Prefeitura de Piracanjuba - GO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACANJUBA

ESTADO DE GOIÁS

EDITAL Nº 001/2008, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2008

CONCURSO PÚBLICO

ALTERADO PELA RETIFICAÇÃO I

Notícia:   42 vagas de até R$ 3.500,00 para a Prefeitura de Piracanjuba - GO

O MUNICÍPIO DE PIRACANJUBA, ESTADO DE GOIÁS, neste ato representado por seu Prefeito Municipal, Naudiomar Elias de Souza, nos termos das Leis nºs 591/90, 1.098/02, 1.337/08 e 1.361/08, torna público que estarão abertas, no período de 17 de novembro a 23 de dezembro de 2008, as inscrições para o Concurso Público destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos efetivos constantes do Anexo I deste Edital , para a Administração Pública Municipal, cujas provas realizar-se-ão no dia 18 de janeiro de 2009, sob a responsabilidade da Faculdade de Piracanjuba - FAP, organizadora do concurso.

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. As informações sobre cargos, número de vagas, pré-requisitos, remuneração, formas de avaliação e taxas de inscrição encontram-se no Anexo I, sobre provas e conteúdo programático das disciplinas no Anexo II e sobre as atribuições dos cargos no Anexo III, do presente Edital.

2. O Concurso Público tem validade por 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de sua respectiva homologação. Os candidatos aprovados poderão ser admitidos para os cargos existentes, para os que forem criados e para os que se vagarem durante o prazo de validade do concurso, sob o regime do Estatuto dos Funcionários Públicos de Piracanjuba.

3. O período de validade estabelecido para este concurso público não gera obrigatoriedade para o Município de Piracanjuba de aproveitar, neste período, todos os candidatos classificados. O aproveitamento dos candidatos classificados reger-se-á, exclusivamente, pelos procedimentos vigentes, à época, nos respectivos órgãos da Administração Pública Municipal e segundo as necessidades dos serviços.

4. As provas serão realizadas na cidade de Piracanjuba-GO, no dia 18 de janeiro de 2009, domingo, das 13:00 às 17:00 horas, na Faculdade de Piracanjuba - FAP, à Av. Amym José Daher, s/n, esq. com Rodovia GO-217, Setor Norte, e, caso seja necessário, poderão também ser realizadas em outros locais, os quais serão divulgados com antecedência mínima de 7 (sete) dias da data de sua realização.

II - DAS INSCRIÇÕES

5. As inscrições serão recebidas no período de 17 de novembro a 23 de dezembro de 2008, no horário das 08:00 às 17:00 h, na sede da Faculdade de Piracanjuba, à Av. Amym José Daher, s/n, Setor Norte, Piracanjuba, onde serão efetuados todos os passos para a inscrição do candidato, bem como pelo site www.fapgoias.com.br.

6. Para inscrever-se, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos, se a inscrição for feita pessoalmente, na FAP:

· 2 fotos 3X4 recentes e coloridas;

· CPF (original e fotocópia);

· Carteira de Identidade (original e fotocópia);

· Certidão de casamento, quando houver mudança do nome do cônjuge;

· Ficha de Inscrição devidamente preenchida, no próprio local;

. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

6.1. O primeiro passo é retirar, gratuitamente, no local determinado no item 5, o boleto para pagamento da taxa, de acordo com o Anexo I do presente Edital;

6.2. De posse da taxa paga, o candidato volta ao local de inscrição, preenche a Ficha de Inscrição, devolve-a e recebe cópia do presente Edital e o comprovante de inscrição devidamente chancelado;

6.2.1. Na inscrição pela internet, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição no site www.fapgoias.com.br, imprimir o boleto e fazer o pagamento, sendo que a inscrição somente será efetivada quando for confirmado o pagamento da taxa pelo banco, e os documentos de que trata o inciso 6 devem ser entregues no dia das provas, às pessoas devidamente credenciadas pela Faculdade de Piracanjuba, sob pena de ser o candidato impedido de realizar as provas.

6.2.2. O pagamento da importância poderá ser efetuado em dinheiro ou cheque do próprio candidato, nas agências bancárias e agências lotéricas. No caso de cheque devolvido, por qualquer motivo, a inscrição é automaticamente cancelada;

6.3. O candidato não poderá se inscrever em mais de uma opção; caso isto ocorra, prevalece a última inscrição.

6.4. O candidato não poderá, em hipótese alguma, requerer devolução da importância paga e/ou alteração do código referente a opção a que estiver se candidatando, mesmo que, posteriormente, seja constatado erro por parte do candidato, ao registrar o código da opção desejada.

6.5. O candidato deverá, no caso de inscrição por procuração, apresentar o instrumento de mandato com firma reconhecida, o documento de identidade do procurador, que se responsabilizará pelo preenchimento da ficha, e o pagamento da taxa de inscrição. Será exigida uma procuração para cada candidato no ato da inscrição, a qual ficará retida.

6.5.1. Ficará retida no ato da inscrição a Ficha de Inscrição preenchida, juntamente com cópia autenticada de documento de identidade do procurador e a procuração, esta quando for o caso.

6.5.2. O candidato e o respectivo procurador respondem, civil e criminalmente, pelas informações prestadas na ficha de inscrição.

7. O preenchimento correto da Ficha de Inscrição, assim como a sua devolução no local de inscrição, serão de total responsabilidade do candidato ou de seu procurador.

8. O candidato, ao se inscrever, declarará, sob as penas da Lei, satisfazer as seguintes condições:

a) Estar de acordo com os termos deste Edital;

b) Ser brasileiro ou gozar das prerrogativas do Decreto nº 70.436/72;

c) Estar no gozo dos seus direitos políticos;

d) Ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos por ocasião da posse no cargo;

e) Quando do sexo masculino, estar quite com o Serviço Militar;

f) Não ter sofrido qualquer tipo de condenação com sentença transitada em julgado;

g) Atender aos requisitos solicitados para o provimento dos cargos, de acordo com o Anexo I deste Edital.

h) Não sofrer de qualquer moléstia que impeça o desempenho das funções do cargo para o qual concorre

i) A falsidade na prestação dessa informação, em sendo constatada doença preexistente, implicará na desclassificação do candidato, se aprovado.

9. No ato da inscrição não serão solicitados comprovantes dos requisitos legais contidos no Anexo I deste Edital e das exigências contidas no item 8 deste capítulo. No entanto, será automaticamente eliminado do cadastro de candidatos inscritos o candidato que não os apresentarem no ato da admissão, sendo declarada nula a sua inscrição e todos os atos dela decorrentes.

10. Não serão aceitas inscrições por via postal, fac-símile, condicional e/ou extemporânea. Verificando-se, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados, será ela cancelada.

11. A inscrição do candidato implicará na tácita e integral aceitação das condições estabelecidas neste Edital e nas instruções específicas, das quais não poderá alegar desconhecimento.

III - DOS RECURSOS

12. Em caso de irregularidade substancial insanável relativa aos atos do Concurso Público, caberá recurso que deverá ser dirigido à Comissão Especial de Concurso Público, mediante protocolo na sede da Prefeitura de Piracanjuba.

12.1. O prazo de interposição de recurso será de 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do resultado, tendo como termo inicial o primeiro dia útil subseqüente.

13. Caberá recurso também da divulgação do gabarito, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas após a sua divulgação, tendo como termo inicial o primeiro dia útil subseqüente

14. O recurso deverá estar devidamente fundamentado, constando o nome do candidato, número de inscrição, cargo a que concorre e endereço para correspondência.

14.1 O recurso interposto fora do respectivo prazo ou que não obedeça as formalidades prevista neste Edital, não será aceito, sendo considerada, para tanto, a data do protocolo.

15. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Especial de Concurso, em comum acordo com a Administração Pública Municipal.

IV - DAS FORMAS DE AVALIAÇÃO DAS PROVAS

16. A avaliação será realizada com base nos instrumentos identificados nos Anexos I e II, de acordo com as exigências dos respectivos cargos: prova objetiva de conhecimentos básicos, conhecimentos específicos e conhecimentos gerais.

16.1 O conteúdo programático, o número de questões e os pesos relativos às provas de conhecimentos básicos, conhecimentos específicos e conhecimentos gerais, são parte integrante do presente Edital, em seu Anexo II.

17. As provas de conhecimentos básicos, conhecimentos específicos e conhecimentos gerais serão avaliadas de acordo com a quantidade de questões, obedecendo-se os pesos de cada uma constantes no Anexo II deste Edital, em uma única fase, sendo eliminatórias e classificatórias.

18. Os candidatos serão classificados através da soma dos pontos obtidos nas provas de conhecimentos básicos, conhecimentos específicos e conhecimentos gerais, tendo-se como aprovados os candidatos que obtiverem a melhor pontuação, até o limite das vagas oferecidas, desde que atinjam a nota de corte.

18.1. Para ser classificado, o candidato deve atingir no mínimo 50 (cinqüenta) pontos na soma das provas do concurso, sendo que não poderá obter a nota 0,0 (zero) em quaisquer das provas, sob pena de desclassificação automática do concurso.

18.2. No caso de empate, serão classificados os candidatos de acordo com a seguinte ordem: o candidato com maior idade, os que obtiverem as melhores notas, respectivamente, nas provas de conhecimento específico, português, conhecimentos gerais e matemática (para o cargo de Analista de Sistemas ).

18.3. Não será permitida, durante a realização das provas escritas, consulta a qualquer documento, seja livros, apostilas, anotações, bem como aos candidatos entre si, sob pena de o candidato flagrado nesta situação ser excluído do concurso.

18.4 Não será permitida a entrada de candidatos nos locais da provas portando armas, aparelhos eletrônicos de quaisquer espécies (máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, BIP, palmtop, computador portátil, telefone celular, walkman, discman, MP3 player, receptor, gravador, entre outros). Também não é permitida a entrada nos locais das provas, e nas salas de aula, de qualquer pessoa não credenciada pela Comissão organizadora do concurso.

V - DOS PROCEDIMENTOS

19. As provas serão realizadas em Piracanjuba-GO, no dia 18 de janeiro de 2009, domingo, no horário das 13:00 às 17:00 horas, na Faculdade de Piracanjuba, à Av. Amym José Daher, s/n, esq. com Rodovia GO-217, Setor Norte, e, se forem necessários outros locais, de acordo com o número de inscritos, estes locais serão divulgados até o dia 11 de janeiro de 2009 no placar oficial da Prefeitura Municipal de Piracanjuba e no site da Faculdade de Piracanjuba, www.fapgoias.com.br.

20. Não serão admitidas solicitações, anteriores ou posteriores, de aplicação de provas em local, dia e horário diferentes dos preestabelecidos.

21. Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver munido de Cédula Oficial de Identidade ou Carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe ou de Carteira de Trabalho e Previdência Social ou de Certificado de Reservista ou Carteira de Habilitação novo padrão (com fotografia), sendo obrigatória a apresentação do documento original, pois não serão aceitas cópias, ainda que autenticadas. O documento deve estar em perfeito estado de conservação, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

22. Os candidatos deverão comparecer aos locais das provas com pelo menos 30 (trinta) minutos antes da hora marcada, munidos de cartão de identificação (comprovante de inscrição) e de um dos documentos citados no item anterior e caneta esferográfica azul ou preta.

23. Os candidatos só poderão se ausentar do recinto de provas após decorridos 60 (sessenta) minutos do início das mesmas.

23.1. Os cadernos de provas somente poderão ser levados pelos candidatos após decorridos 3 (três) horas do início das mesmas.

24. Somente em casos especiais será permitido ao candidato ausentar-se do recinto das provas e desde que acompanhado pelo fiscal.

25. Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.

26. O candidato deverá assinalar suas respostas no Cartão de Respostas com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

26.1 - Não serão computadas questões não assinaladas ou assinaladas a lápis ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

26.2. O Cartão de Respostas será o único documento válido para a correção, sendo que seu preenchimento é de inteira responsabilidade do candidato, que arcará com os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente.

26.3. Não serão consideradas para a correção as marcações feitas no Caderno de Provas, cujo preenchimento é facultativo.

26.4. O candidato deverá assinar o Cartão de Respostas.

26.5. Qualquer dúvida ou reclamação sobre a falta de alguma parte da prova ou qualquer outro defeito gráfico deve ser apresentada durante a prova, sendo intempestiva e de pronto indeferida a argüição feita após o término da mesma.

27. Será excluído do Concurso o candidato que:

a) apresentar-se após o horário estabelecido ou em local diferente do designado;

b) não comparecer à prova seja qual for o motivo alegado;

c) não apresentar o documento de identidade exigido;

d) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal ou antes de decorridos 60 (sessenta) minutos do início das provas;

e) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas, impressos não permitidos ou qualquer objeto eletrônico;

f) estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação;

g) lançar mão de meios ilícitos para a execução das provas;

h) não devolver o Cartão de Respostas das questões;

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

j) agir com descortesia em relação aos examinadores e seus auxiliares ou autoridades presentes.

28. Uma hora após o início das provas, os candidatos receberão o Cartão de Respostas, e, ao terminá-la, o entregarão ao fiscal devidamente preenchido e assinado.

28.1. Ao final das provas, os 03 (três) últimos candidatos de cada sala deverão permanecer no recinto, sendo liberados somente quando os 03 (três) as tiverem concluído.

28.2. Expirado o prazo para realização dos exames, os Cartões de Respostas serão imediatamente recolhidos pelo fiscal e entregues à comissão organizadora do concurso, mesmo que o candidato não tenha concluído a sua prova.

29. Em hipótese alguma haverá segunda chamada, vista, revisão de provas ou de resultados, em quaisquer das formas de avaliação, nas diferentes fases do concurso público, seja qual for o motivo alegado.

30. No caso de o candidato não concordar com o resultado, poderá interpor recurso, nos termos estabelecidos nos itens 12, 13 e 14 deste Edital.

31. Os gabaritos oficiais das provas serão divulgados no dia 19 de janeiro de 2009, às 15:00 h, no Placar da Prefeitura Municipal de Piracanjuba e no site www.fapgoias.com.br.

VI - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E DA CLASSIFICAÇÃO

32. A divulgação do resultado final do concurso dar-se-á no dia 28 de janeiro de 2009, quarta-feira, no placar oficial da Prefeitura Municipal de Piracanjuba e no site da Faculdade de Piracanjuba, www.fapgoias.com.br.

33 - A nota final do candidato classificado será igual ao total de pontos obtidos nas provas, observado o que dispõe a cláusula 18.1 deste Edital.

34. A classificação será única para cada cargo objeto do concurso.

35. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota final, em lista de classificação para cada opção, até o limite das vagas oferecidas e observada a nota de corte de que trata a Cláusula 18.1. No caso de o candidato não aprovado quiser saber a sua classificação, deverá dirigir-se à Seção de Pessoal da Prefeitura Municipal de Piracanjuba ou acessar o site www.fapgoias.com.br, em campo específico e individualizado para obter tal informação.

35.1. Dentro do prazo de validade do concurso, a Prefeitura poderá chamar os candidatos classificados acima do número de vagas oferecidas, desde que, por quaisquer motivos, entre eles o fato de os candidatos classificados até o limite das vagas não venham a tomar posse, depois de devidamente chamados para tanto, nos termos do item VII, deste Edital, e desde que os candidatos empossados não ultrapassem o limite das vagas de que trata este Edital ou ainda caso haja a necessidade do aumento do quantitativo de vagas no quadro de pessoal.

VII - DA ADMISSÃO

36. A admissão obedecerá rigorosamente à classificação obtida pelo candidato que será integrante de lista final de classificação.

36.1. A convocação para a nomeação será feita através do envio de correspondência da Administração Municipal, para o endereço informado pelo candidato, sendo considerado desistente o candidato que não comparecer ao respectivo órgão da Prefeitura Municipal de Piracanjuba, munido de toda documentação para a admissão, no prazo de 3 (três) dias úteis, contado a partir do mesmo dia útil da data do recebimento da correspondência.

37. A admissão do candidato decorrerá de ato do Chefe do Poder Executivo, o qual reger-se-á pelos preceitos do Estatuto dos Funcionários Públicos de Piracanjuba.

38. A aprovação no Concurso Público não significa imediata admissão do candidato aprovado, a qual só será efetivada segundo os critérios de conveniência e oportunidade da Administração Pública Municipal de Piracanjuba, em decorrência de condições técnicas de trabalho e disponibilidade orçamentária.

39. Os candidatos aprovados e nomeados tomarão posse na sede da Prefeitura Municipal de Piracanjuba e, posteriormente, serão lotados nos órgãos da administração pública, na medida da necessidade do serviço público, a critério exclusivo do Chefe do Poder Executivo Municipal.

40. A admissão dos candidatos ficará condicionada à classificação no concurso público e, por ocasião do processo de nomeação, à apresentação dos seguintes documentos:

a) Documento de identidade;

b) CPF;

c) Comprovação de conclusão de estudos, de acordo com a exigência para cada cargo, nos termos estabelecidos neste Edital;

d) Título de eleitor com comprovante de votação do último pleito;

e) Certificado de estar quite com as obrigações do Serviço Militar, no caso de candidato do sexo masculino;

f) Certidão de nascimento ou casamento;

g) Certidão Negativa da Fazenda Municipal;

h) Comprovação, mediante laudo médico, de que está física e mentalmente apto para o desempenho das funções para as quais foi aprovado.

i) Declaração de bens e valores;

j) Três fotos 3x4 (coloridas);

k) Para o candidato que já tenha sido servidor de qualquer órgão público, será exigida a comprovação de que não está impedido de exercer função pública;

l) O candidato que exerce alguma função pública deverá, se convocado para admissão, comprovar regularidade quanto a eventual acúmulo de cargo, nos termos da Constituição Federal.

40.1. Os documentos constantes das letras "a", "b", "c", "d" e "e" deverão ser apresentados em 2 (duas) fotocópias autenticadas ou acompanhadas do original;

40.2. Durante o período de estágio probatório, com duração de 3 (três) anos, o servidor não poderá solicitar remoção, sendo desconsiderada qualquer pretensão neste sentido, após ter definida a sua lotação pela Administração Pública Municipal;

40.3. O candidato nomeado apresentar-se-á para posse e exercício às suas expensas, cabendo ao mesmo custear eventuais despesas de estadia e transporte para o exercício de suas funções;

40.4. Em nenhuma hipótese será efetuado remanejamento de vagas entre os cargos;

40.5 O candidato aprovado que não comparecer para posse no prazo estabelecido pela administração, sem justo motivo, estará sujeito às penalidades legais.

40.5.1 - O aprovado que, por motivo de força maior, devidamente comprovado, não puder tomar posse na data marcada, poderá requerer, no prazo de 15 (quinze) dias, que esta lhe seja deferida em outra data, a ser designada pela Administração.

41. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no concurso público, valendo, para esse fim, a homologação.

42. O candidato obriga-se a manter atualizado seu endereço junto ao Departamento de Pessoal da Prefeitura Municipal de Piracanjuba, durante o período de validade do concurso público.

43. Os candidatos que atenderem à convocação para a admissão e recusarem-se, ainda que tacitamente, ao preenchimento da vaga, serão excluídos do cadastro, sendo o fato formalizado em Termo de Desistência.

44. Por ocasião da admissão, o candidato será submetido a exame médico e, quando houver necessidade, a exames laboratoriais de caráter eliminatório, para avaliação das condições atuais de saúde que o habilite ao desempenho das funções.

45. Se houver alteração na estrutura de cargos e remuneração dos órgãos da Prefeitura Municipal de Piracanjuba, o aproveitamento dos candidatos dar-se-á considerando as atividades para os cargos contidos neste Edital, mantendo-se a classificação obtida.

VIII - CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

46. Os candidatos portadores de deficiência deverão declarar, quando da inscrição, serem portadores de deficiência, especificando-a na própria ficha, e submeter-se, quando convocados, a perícia médica a ser realizada por profissional de saúde do respectivo órgão da Prefeitura Municipal de Piracanjuba e que emitirá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo.

46.1. Consideram-se deficiências aquelas conceituadas na medicina especializada, de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos.

46.2. Não serão considerados como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção.

47. As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere a conteúdo, avaliação, horário e local de realização das provas.

48. O candidato portador de deficiência, ou aquele que necessitar de condições especiais para a realização das provas, deverá solicitá-las, na própria ficha de inscrição, no período de realização da mesma.

49. De acordo com a legislação pertinente, serão destinados 5% das vagas a portadores de deficiência compatível com o exercício do cargo, desprezadas as frações menores que 1 (um), ou seja, não serão consideradas as possibilidades de investidura, cuja disponibilidade de vaga ofertada seja menor que um cargo.

50. Obedecidos os critérios estabelecidos neste capítulo, o candidato que se inscreveu como deficiente e que obteve classificação, terá prioridade para admissão, obrigando-se, para tal, requerer junto à Prefeitura Municipal de Piracanjuba exame médico, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas da publicação da lista final de classificação.

50.1. O não cumprimento do que dispõe o "caput" deste item, por parte do candidato, desobriga o Poder Público Municipal de lhe conceder a prioridade para admissão, passando ele a integrar a lista normal de convocação, na classificação conforme os pontos obtidos.

IX - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

51. Efetivada a inscrição, com a entrega do requerimento e recebimento do respectivo comprovante de inscrição pelo candidato, implicará conhecimento destas instruções e compromissos já expressos no requerimento de inscrição, de aceitar as condições do concurso, nos termos em que se acham estabelecidos neste Edital, na forma de regulamentos e leis em vigor, em relação aos quais não poderá alegar desconhecimento.

52. A inexatidão das afirmativas contidas em documentos apresentados, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do concurso público, anulando-se os atos decorrentes da inscrição.

52.1 Essa disposição incide, também, na declaração de que o candidato detém todas as condições físicas para o desempenho das atividades e funções do cargo.

53. Os atos relativos ao concurso público serão publicados na íntegra no Placar oficial da Prefeitura de Piracanjuba e no site www.fapgoias.com.br, e o extrato do edital será publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás e em jornal de grande circulação no Estado, não se aceitando justificativa para o desconhecimento dos prazos neles assinalados.

54. Ao Chefe do Poder Executivo Municipal é facultada a anulação parcial ou total deste Concurso Público, antes de sua homologação, se constatada irregularidade substancial insanável.

Piracanjuba-GO, 04 de novembro de 2008.

Naudiomar Elias de Souza
Prefeito Municipal de Piracanjuba

ANEXO I - INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO PÚBLICO

Código

Cargos

Vagas

Remuneração (R$)

Escolaridade Exigida (para posse)

Carga horária semanal (horas)

Taxa de Inscrição

01

Analista de Sistemas

01

700,00 + vantagens

Ensino Superior Completo - Bacharel em Ciência da Computação ou Análise de Sistemas

44

100,00

02

Assistente Social

01

1.000,00 + vantagens

Ensino Superior Completo -Graduação em Assistência Social, com registro no CRESS

44

110,00

03

Biomédico

02

1.200,00 + vantagens

Ensino Superior Completo-Graduação em Biomedicina, com registro na CRBM

44

110,00

04

Bioquímico

01

1.200,00 + vantagens

Ensino Superior Completo-Graduação em Farmácia/Bioquímica ou Bioquímica, com registro no CRF.

44

110,00

05

Cirurgião Dentista

06

1.200,00 + vantagens

Ensino Superior Completo-Graduação em Odontologia, com registro no CRO

40

110,00

06

Enfermeiro

06

1.200,00 + vantagens

Ensino Superior Completo-Graduação em Enfermagem, com registro na COREN

40

110,00

07

Farmacêutico

01

1.200,00 + vantagens

Ensino Superior Completo-Graduação em Farmácia , com registro na CRF

40

110,00

08

Fisioterapeuta

01

1.000,00 + vantagens

Ensino Superior Completo-Graduação em Fisioterapia, com registro na CREFITO

40

110,00

09

Médico (PSF/Centro de Saúde)

06

3.500,00 + vantagens

Ensino Superior Completo-Graduação em Medicina, com registro no CRM

40

130,00

10Médico Anestesiologista012.500,00 + vantagensEnsino Superior Completo-Graduação em Medicina e especialização em Anestesiologia, com registro no CRM20130,00
11Médico Cardiologista011.600,00 + vantagensEnsino Superior Completo-Graduação em Medicina, com especialização em Cardiologia, com registro no CRM08130,00
12Médico Cirurgião Geral012.200,00 + vantagensEnsino Superior Completo-Graduação em Medicina,a com especialização em Cirurgia Geral, com registro no CRM20130,00
13Médico Ginecologista012.200,00 + vantagensEnsino Superior Completo-Graduação em Medicina, com especialização em Ginecologia, com registro no CRM20130,00
14Médico Ortopedista012.200,00 + vantagensEnsino Superior Completo-Graduação em Medicina, com especialização em Ortopedia, com registro no CRM20130,00
15Médico Pediatra012.200,00 + vantagensEnsino Superior Completo-Graduação em Medicina, com especialização em Pediatria, com registro no CRM20130,00
16Médico Plantonista07350,00 por plantão de 12 h + vantagensEnsino Superior Completo-Graduação em Medicina, com registro no CRM36130,00
17Médico Radiologista011.600,00 + vantagensEnsino Superior Completo-Graduação em Medicina, com especialização em Radiologia, com registro no CRM08130,00
18Nutricionista011.000 ,00 + vantagensEnsino Superior Completo-Graduação em Nutrição, com registro no CRM40110,00
19Psicólogo021.000,00 + vantagensEnsino Superior Completo-Graduação em Psicologia, com registro no CRP40110,00

ANEXO II - INFORMAÇÕES SOBRE AS PROVAS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS DISCIPLINAS

CARGOS

Conhecimentos Básicos

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Gerais

Totais

Português

Matemática

Questões

Peso

Questões

Peso

Questões

Peso

Questões

Peso

Questões

Pontos

Analista de Sistemas

10

2

10

1

15

4

10

1

45

100

Assistente Social

15

2

-

-

15

4

10

1

40

100

Biomédico

15

2

-

-

15

4

10

1

40

100

Bioquímico

15

2

-

-

15

4

10

1

40

100

Cirurgião Dentista

15

2

-

-

15

4

10

1

40

100

Enfermeiro

15

2

-

-

15

4

10

1

40

100

Farmacêutico

15

2

-

-

15

4

10

1

40

100

Fisioterapeuta

15

2

-

-

15

4

10

1

40

100

Médico (PSF e Centro de Saúde)

15

2

-

-

15

4

10

1

40

100

Médico Anestesiologista

15

2

-

-

15

4

10

1

40

100

Médico Cardiologista

15

2

-

-

15

4

10

1

40

100

Médico Cirurgião Geral

15

2

-

-

15

4

10

1

40

100

Médico Ginecologista

15

2

-

-

15

4

10

1

40

100

Médico Ortopedista

15

2

-

-

15

4

10

1

40

100

Médico Pediatra

15

2

-

-

15

4

10

1

40

100

Médico Plantonista

15

2

-

-

15

4

10

1

40

100

Médico Radiologista152--15410140100
Nutricionista152--15410140100
Psicólogo152--15410140100

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS PROVAS, POR CARGOS E DISCIPLINAS

ANALISTA DE SISTEMAS

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS EM SAÚDE PÚBLICA

Conhecimento nos programas do Ministério da Saúde dos seguintes Sistemas de Informação : CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde , HIPERDIA - Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos , SISPRENATAL - Programa de Humanizaçãono Pré-Natal e Nascimento , SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais , DE-PARA FCES-SAI , VERSIA , SIFAB - Sistema Farmacêutico de Atenção Básica , CADSUS - Cartão Nacional de Saúde ( CadCentralizador , CadCorretor , CadCadastrado ) , SISAIHO1 -Sistema de Informações Hospitalares , SIHD - Sistema de Informação Hospitalar , FPO-Mag - Ficha de Produção Orçamentária , SISPPIMunicipal -Sistema de Produção e Pactuação Integrada , BPA- Boletim de Produção Ambulatorial.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Sistemas de Computação: Hardware e Software. Hardware: definição, constituição, componentes, características, funções e funcionamento dos computadores e periféricos. Software: definição, tipos de software, funções e características. Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) e Banco de Dados: Arquitetura de um SGBD (características, componentes, vantagens e desvantagens e funcionalidades). Bancos de dados: fundamentos, características componentes e funcionalidades. Modelos de Bancos de Dados. Projeto de Banco de Dados: conceitual, lógico e físico. Modelo relacional e modelo entidade-relacionamento. Linguagem de consulta estruturada (SQL). Projeto de banco de dados relacional. Banco de Dados Distribuídos. Engenharia de Software: Evolução e características, Ciclo de vida, Metodologias e técnicas de especificação. Projeto de software: planejamento, requisitos, arquiteturas, elaboração do projeto, validação e análise de risco. Teste e medidas de software. Sistemas de Informação: conceitos e tipologia (Sistema de Informação Gerencial, Executivo e Empresarial, Sistema Transacional, Sistema de Apoio à Decisão). Análise, projeto e desenvolvimento de sistemas de informação utilizando os conceitos, metodologias, arquiteturas, técnicas, fases, ferramentas, diagramas e notações da Análise Estruturada, Engenharia da Informação, Análise Essencial e Análise e Projeto Orientados a Objetos (UML). Ferramentas Case. Intranet, Administração de Informática: funções da administração e fatores críticos de sucesso. Redes de Computadores: conceitos básicos, tipos de redes, componentes e transmissão de dados. Protocolos: o modelo OSI da ISO, TCP/IP (fundamentos, endereçamento IP, máscara de rede, protocolos IP, ARP, ICMP, UDP, TCP, DNS, Telnet, FTP, SMTP e HTTP). Sistemas operacionais: Windows (98, NT 4.0, 2000 e XP), Unix e Linux (distribuições conectivas e Red Hat). Gerência de projetos: Estatísticas, Técnicas de controle, Projeção de custos, Métricas de sistema, de projeto, de implementação e de resultados.

3. MATEMÁTICA

Conjuntos Numéricos. Análise Combinatória. Permutação Simples. Matrizes. Números Complexos. Funções Trigonométricas. Progressões Geométricas. Progressões Aritméticas. Funções do 1° e do 2° grau. Gráficos. Potência e raízes. Equação do 2° grau. A proporcionalidade em geometria. Semelhança. Triângulos retângulos. Razões trigonométricas nos triângulos retângulos. Circunferências, arco e relações métricas. Polígonos regulares e áreas. Juros simples e compostos. Descontos.

4. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

ASSISTENTE SOCIAL

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

História do Serviço Social. Investigação em serviço social: conceitos e categorias de análises; projeto de pesquisa em Serviço Social. Teoria do Serviço Social : análise da produção de conhecimentos em Serviço Social: conceitos, definições, objetivos, propostas de autores. Metodologia de Serviço Social : procedimento metodológico (diálogo, entrevista, ação e transformação, estudos, diagnósticos, tratamento e avaliação, investigação diagnóstica e intervenção planejada). Administração e planejamento em Serviço Social : assessoria, consultoria e supervisão; plano, programa e projeto. Participação no Serviço Social : no atendimento individual e grupal. Questões sociais decorrentes da realidade família, criança, adolescente, idoso, deficiente, educação, saúde e previdência do trabalho. O assistente social atuando nas equipes interprofissionais: direcionamento do trabalho social. Distinção da prática do Serviço Social. Os movimentos sociais e o Serviço Social. Atuação do Serviço Social na administração de políticas sociais. Instituições e Serviço Social. A família e o Serviço Social. O código de ética do profissional em serviço social . Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei n° 8.069/90. Lei n° 8.842/94 - Política Nacional do Idoso. Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei n.° 8742, de 7 de dezembro de 1993). Lei de regulamentação da profissão de Serviço Social. Instrumentais técnico-operativos em Serviço Social. Serviço Social e Políticas Sociais. Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

BIOMÉDICO

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Microbiologia e imunologia: estrutura bacteriana, isolamento, identificação e classificação de bactérias, esterilização, desinfecção e anti-sepsia. Bactérias pyogênicas: Stapylococcus e Streptococcus, Coccus e bastonetes Gram-negativos, bacilos álcoois-ácidos resistentes, infecções bacterianas por anaeróbicos esporulados. Prevenção, tratamento e epidemiologia de doenças infecciosas, vacinas. Interferência de medicamentos/alimentos em exames laboratoriais. Virologia. Fungos. Hematologia geral: índices hematimétricos, hemostasia e coagulação. Imunohematologia. Noções básicas de imunologia: antígeno e anticorpo. Imunidade humoral e celular, hipersensibilidade, reações de fixação de complemento, aglutinação e precipitação. Parasitologia: helmintologia, protozoologia, entomologia. Ética profissional.

- Resolução RDC nº 302, de 13 de outubro de 2005 - Dispõe sobre Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos. Resolução RDC nº 306, de 07 de dezembro de 2004 - Dispõe sobre Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Cálculos básicos aplicáveis em Análises Clínicas. Biossegurança em Análises Clínicas. Garantia da Qualidade em Análises Clínicas. Métodos diagnósticos em: imunologia, parasitologia, microbiologia, micologia, virologia, hematologia, bioquímica e toxicologia. Avaliação laboratorial das funções: renal, hepática, pancreática, cadiovascular e endócrina. Diagnóstico laboratorial das principais doenças auto-imunes, de doenças infecciosas e parasitárias e enfermidades hematológicas.

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

BIOQUÍMICO

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Microbiologia: estrutura bacteriana; crescimento; isolamento; identificação e classificação de bactérias; Antibiograma; esterilização, desinfecção e antisepsia; coleta de material de amostras biológicas; técnicas de coloração. 2. Técnicas e aparelhagem de análise: fotometria, fluorimetria, nefelometria, turbidimetria e Eletroforese. 3. Testes sorológicos: aglutinação; precipitação; ensaios líticos; imunofluorescência; radioimunoensaio; técnicas imunoenzimáticas; Ensaios quimioluminescentes. 4. Métodos de biologia molecular e DNA recombinante. 5. Técnicas de coleta de sangue. 6. Anticoagulantes mais utilizados no laboratório clínico. 7. Bactérias patogênicas: infecções por Cocos e bastonetes Gram negativos; Infecções por Cocos e bastonetes Gram positivos; Bacilos álcool-ácidos resistentes; Infecções bacterianas por anaeróbicos esporulados. 8 Prevenção, tratamento e epidemiologia de doenças infecciosas. 9 Vacinas. 10. Virologia clínica. 11. Micologia clínica. 12. Hematologia geral: Origem e desenvolvimento dos elementos morfológicos do sangue; Hemograma; Velocidade de hemossedimentação; Reticulócitos; Pesquisas de células LE; Hemostasia e coagulação; Hemoglobinopatias. 13. Imunematologia: Grupos sanguíneos; Fator Rh; Doença hemolítica perinatal. 14. Imunologia: Imunidade; Bases celulares da resposta imune; Anticorpos; Imunidade humoral e celular; Complemento; Reações antígeno anticorpo; Doenças autoimunes; Reações de hipersensibilidade; Provas sorológicas utilizadas em laboratório clínico: metodologias e interpretação; Provas sorológicas para diagnóstico da sífilis; Provas sorológicas para diagnóstico da Doença de Chagas. 15 Bioquímica clínica: Marcadores tumorais; Lipídeos; Glicídeos; Eletrólitos; Enzimas; Aminoácidos e proteínas; Gases e pH do sangue; Provas de função hepática; Metabólitos nitrogenados e função renal; Funções gástrica, pancreática e intestinal. 16 Hormônios: Endocrinologia e diagnóstico laboratorial. 17 Parasitologia: Técnicas de concentração; Coleta de material; Fixadores; Conservadores; Protozoários e helmintos; Exame microscópico e macroscópico das fezes; Pesquisa de sangue oculto; Pesquisa de gordura fecal; 18 Análises realizadas na urina. 19 Transudatos e exsudatos. 20 Biossegurança aplicada ao laboratório clínico.

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

CIRURGIÃO DENTISTA:

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Métodos de prevenção da cárie e das doenças periodontais. Crescimento e desenvolvimento dos dentes. Princípios e organização em Saúde Bucal Coletiva. Os cuidados odontológicos às gestantes. Uso tópico e sistêmico do flúor. Educação em saúde bucal. Ética profissional. Vigilância à Saúde. Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças Bucais. Patologia e diagnóstico bucal. Técnica e interpretação radiográfica. Semiologia e tratamento das afecções de tecido mole. Semiologia e tratamento da cárie e das doenças periodontais. Semiologia e tratamento das afecções pulpares. Materiais restauradores. Terapêutica e farmacologia de interesse clínico. Anatomia e histologia bucal. Fisiologia e patologia bucal. Microbiologia e bioquímica bucal. Ortodontia. Próteses. Técnicas anestésicas em odontologia. Urgências em odontologia. Oclusão. Diagnóstico Oral e Plano de Tratamento Odontológico. Noções Básicas de dentística operatória e restauradora. Noções Básicas de Periodontia. Noções Básicas de Cirurgia Oral Menor. Noções Básicas de Odontopediatria. Noções Básicas de Atendimento a Pacientes Especiais. Noções Básicas de endodontia. Patologia e Diagnóstico Oral. Cirurgia Buco Maxilo Facial. Radiologia Oral e Anestesia. Odontologia Legal. Farmacologia e Terapêutica Aplicada a Odontologia. Materiais Dentários. Prótese Dentária. Procedimentos Clínicos Integrados. Prática odontológica baseada na promoção de saúde: epidemiologia das doenças bucais. Biossegurança em odontologia: técnica de acondicionamento, desinfecção e esterilização do material e ambiente. Doenças ocupacionais, controle de infecção, medicamentos. Estomatologia: patologia intra e extra óssea da cavidade bucal - características clínicas, diagnóstico e tratamento. Câncer bucal: fatores de risco, prevenção e detecção precoce. Doenças sexualmente transmissíveis. Clareamento dental. Restaurações em dentes posteriores com resinas compostas. Restaurações em amálgama. Flúor (mecanismo de ação e farmacocinética).

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

ENFERMEIRO

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.1. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Ética profissional e legislação em Enfermagem. Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem. - História e Processo de Trabalho em Enfermagem. Assistência em Enfermagem ao cliente/paciente com alteração das funções: endócrinas, cardiovasculares, pulmonares, ortopédicas; auto-imune e reumatológicas, hepáticas, e das funções digestivas, renais e do trato urinário, neurológicas, das funções sanguíneas, dermatológicas. Enfermagem na saúde coletiva: doenças infecto-contagiosas (sinais, sintomas, prevenção, controle e tratamento). Programa Nacional de Imunização (PNI): calendário atual de vacinação, aspectos importantes sobre as vacinas do PNI. Rede de Frio: transporte, armazenamento e conservação, cuidados de enfermagem na administração de vacinas. Sistema de Informação em Saúde. Educação em saúde. Assistência de Enfermagem em urgências e emergências. Medidas de Biossegurança e Precauções Padrão em enfermagem; preparo, acondicionamento e métodos de desinfecção e esterilização de artigos e áreas em serviços de saúde. Assistência de Enfermagem na saúde da Mulher: profilaxia e tratamento das afecções ginecológicas. Prevenção de câncer de mama e cérvico-uterino. Ciclo reprodutivo; modificações fisiológicas da gravidez; pré-natal; parto e puerpério; planejamento familiar. Assistência de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente: Estatuto do Menor e do Adolescente. Crescimento e Desenvolvimento. Doenças prevalentes na infância. Humanização dos serviços de saúde. Cuidado de Enfermagem na Administração de Medicamentos. .Cuidado de Enfermagem à pessoa portadora de Diabetes Mellitus. Cuidado de Enfermagem à pessoa portadora de Hipertensão Arterial. Cuidado de Enfermagem ao Recém Nascido. Cuidado de Enfermagem à Gestante e Puérpera.

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

FARMACÊUTICO

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Fármacos que atuam nos diversos sistemas orgânicos. Farmacocinética. Antimicrobianos /antiinflamatórios/antineoplásicos, medicamentos controlados. Manipulação de medicamentos - produção de anti-sépticos e desinfetantes. Material descartável. Órteses e Próteses. Dispensação de medicamentos. Doses. Vias de administração. Padronização de medicamentos. Controle de infecção hospitalar. Medicamentos genéricos, medicamentos excepcionais, medicamentos específicos. Política nacional de medicamentos. Vigilância Sanitária: - Legislações referentes a medicamento genérico (Lei n° 9787 de 10/02/99, RDC n° 47 de 28/03/01, RDC n° 10 de 02/01/01); Resolução n° 328 de 22/07/99, Lei n° 5991 de 17/12/73; Decreto n° 74.170 de 10/06/74; Portaria SVS/MS n° 344 de 12/05/98; Resolução RDC 33/00. Conceitos de Farmacovigilância. Ética e legislação profissional. Normas de armazenamento e transportes de fármacos. Incentivo a assistência farmacêutica. Política nacional de medicamentos. Farmacotécnica: - Medicamentos, Administração de Medicamentos; Principais Formas Farmacêuticas e Formulações Magistrais; Pesagem e medidas de volume. Farmácia magistral (Armazenamento de Matérias-Primas). Farmácia Hospitalar: Dispensação de medicamentos, seleção de medicamentos, aquisição, armazenamento, conservação de medicamentos, distribuição, Funções Clínicas.

- Logística: - Aquisição, armazenamento, controle de materiais. Controle de Qualidade: Métodos Físico-químicos e biológicos aplicados na análise de fármacos e medicamentos. Organização de Almoxarifados, avaliação da área física e condições adequadas de armazenamento. Controle de estoques de medicamentos e material de consumo. Padronização dos itens de consumo. Sistema de compra. Misturas intravenosas, nutrição parenteral e manipulação de citostáticos. Boas Práticas de Fabricação de Produtos Farmacêuticos.

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

FISIOTERAPEUTA

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes.16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Anatomia humana (sistemas esquelético, muscular, nervoso, circulatório e respiratório). Fisioterapia humana: neurofisiologia, fisiologia do exercício, fisiologia circulatória e respiratória. Biofísica: respostas fisiológicas do organismo aos seguintes agentes físicos: calor, água, luz, eletricidade, vibrações mecânicas. Cinesiologia: princípios básicos de bio-mecânica, análise dos movimentos articulares. Fundamentos de traumatologia, reumatologia, ortopedia, neurologia, cardiologia, pneumologia e psicologia. Avaliação funcional: teste de função articular e muscular e espirometria, eletrodiagnóstico, cinesioterapia, mecanoterapia, eletroterapia, termoterapia, fototerapia, hidroterapia. Princípios da prática fisioterapeutica nos diferentes níveis de atuação em adultos e crianças. Conceito e Aplicação: Exercícios Ativos, Exercícios Ativos Assistidos, Exercícios Passivos, Exercícios Isométricos. Conceito e Aplicação: Mecanoterapia. Conceito e Aplicação: Hidroterapia. Conceito e Aplicação: Termoterapia. Conceito e Aplicação: Crioterapia. Conceito e Aplicação: Massoterapia. Conceito e Aplicação: Eletroterapia. Fisioterapia aplicada à geriatria. - Trabalho multi e interdisciplinar, reabilitação: conceito, objetivos, processo e equipe técnica. A importância do Grupo de exercícios no processo de reabilitação. Código de ética profissional. Relação de serviços de reabilitação com o programa de Saúde da Família.

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

MÉDICO (PSF e CENTRO DE SAÚDE)

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Saúde e seus determinantes sócioeconômico-culturais. Conhecimentos básicos em epidemiologia (indicadores de saúde); identificação de situações de risco individual/familiar/coletivo; noções de vigilância em saúde (epidemiológica, sanitária e ambiental). Principais eventos durante todo o ciclo de vida: da infância à velhice. Identificação e intervenção para os principais eventos/agravos que cometem crianças, adolescentes, adultos e idosos, destacando-se: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; imunização; desnutrição proteico-calórica; anemias; doenças respiratórias; doenças infecciosas mais relevantes (parasitoses, tuberculose, hanseníase, dengue, leptospirose, DST-AIDS, meningites); hipertensão arterial; diabetes; convulsões; principais acometimentos ósteo-musculares; gestação; vulvovaginites; limatério; depressão. Noções básicas de urgência/ emergência na prática médica. Aspectos relacionados à sexualidade nas várias fases do ciclo de vida. Orientação sexual reprodutiva; sexo seguro. Alcoolismo e demais dependências químicas, uso e abuso de drogas. Doenças relacionadas ao trabalho, destacando-se: LER/DORT. Noções básicas em Saúde Mental, com o enfoque na Reforma Psiquiátrica

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

MÉDICO ANESTESIOLOGISTA

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Sistema Nervoso Central: anátomo fisiologia: Sistema Nervoso Autônomo, Sistema Respiratório: anatomia, mecânica e circulação pulmonar, transporte de gases e controle. Sistema Cardio-circulatório: anatomo-fisiologia; fisiopatologia. Farmacologia Cardiovascular. Sangue: fisiologia e fisiopatologia; reposição e transfusão; equilíbrio hidroeletrolíticos; equilíbrio ácido-básico. Fígado e vias biliares. Rins e vias urinárias. Preparo pré-anestésico: anestesia venosa,; física e anestesia: farmacocinética de anestesia inalatória; farmacologia dos anestésicos locais; anestesias na Raque, (bloqueio subaracnóideo e extradural); bloqueios periféricos; sistema endócrino e anestesia; hipotermia e hipotensão induzida; transmissão e bloqueios neuromusculares; anestesia em: Obstetrícia, Pediatria, Neurocirurgia; anestesia para O.R.L., oftalmologia e Cirurgia Plástica; anestesia ambulatória, e para procedimentos diagnósticos; anestesia no tórax aberto; anestesia em Cardiopatas, urgências, Geriatria; recuperação anestésica; complicação da anestesia; choque; parada cardíaca e reanimação; monitoração e Terapia Intensiva; ventilação artificial; Fisiopatologia e controle da dor. Ética, risco profissional e Medicina Legal.

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

MÉDICO CARDIOLOGISTA

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Cardiopatia e gravidez. Reanimação cardiovascular. M.A.P.A.: Monitorização ambulatorial da pressão arterial. O trabalho na urgência e emergência. Fundamentos fisiopatológicos. 2. Exame do Paciente: Anamnese. Exame físico do Coração e da Circulação. Eletrocardiografia. Teste de Esforço. Ecocardiografia. Radiologia do Coração e Vasos da Base. Cardiologia Nuclear. Ressonância Magnética. Tomografia Computadorizada. Cateterismo Cardíaco. Angiografia Coronária. Ultra-som Intravascular. Exames Laboratoriais. 3. Função Cardíaca Normal e Anormal: Mecanismo de Contração-Relaxamento Cardíacos. Avaliação das Funções Cardíacas Normais e Anormais. Fisiopatologia da Insuficiência Cardíaca. Insuficiência Cardíaca de Alto Débito. Edema Pulmonar. Síndromes de hipertensão pulmonar. Métodos Farmacológicos de Tratamento da Insuficiência Cardíaca. Circulação Assistida. Transplante Cardíaco e Cardiopulmonar. Tratamento da Insuficiência Cardíaca. Considerações Eletrofisiológicas da Gênese das Arritmias. Tratamento do Paciente com Arritmias Cardíacas. Arritmias e bloqueios de condução Marca-passos Cardíaco e Cardioversores-desfibriladores. Diagnóstico e Tratamento das Arritmias Específicas. Parada Cardíorespiratória e reanimação. Choque. Morte Súbita. Hipertensão e Síncope. 4. Doença Cardiovascular Aterosclerótica e Hipertensiva: Mecanismos e Diagnóstico na Hipertensão Sistêmica. Terapêutica da Hipertensão Sistêmica. Biologia Vascular da Aterosclerose. Fatores de Risco para a Doença Aterosclerótica. Prevenções primária e secundária da Doença das Artérias Coronárias. Estudos da Redução dos Lípides. Fluxo Sangüíneo Coronário e Isquemia Miocárdica. Doenças do Miocárdio. Infarto Agudo do Miocárdio. Angina Instável. Doença Crônica das Artérias Coronárias. Intervenções Percutâneas Coronárias e Valvar. Reabilitação Abrangente de Pacientes com Doenças das Artérias Coronárias. Doenças da aorta. Doenças Arteriais Periféricas.Intervenções Vasculares Extracardíacas. 5. Doenças do Coração, Pericárdio e Leito Vascular Pulmonar: Cardiopatias Congênitas. Cardiopatias Adquiridas. Doença Cardíaca Valvar. Endocardite Infecciosa. Cardiomiopatias e Miocardites. Tumores Primários do Coração. Doenças do Pericárdio. Traumas Cardíacos. Embolia Pulmonar. Hipertensão Pulmonar. Cor pulmonale. 6. Doença Cardiovascular e Distúrbios em outros Sistemas do Organismo: Hemostasia. Trombose. Fibrinólise e Doença 3 Cardiovascular. Diabetes Mellitus. Febre Reumática. Doenças Reumáticas. Distúrbios Renais. 7. Valvulopatias.

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

MÉDICO CIRURGIÃO GERAL

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.2. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Cuidados pré e pós-operatórios em Cirurgia Geral - parada cardíaca; choque; distúrbios da coagulação sangüínea. 2. Politraumatizado - métodos propedêuticos e terapêuticos. trauma tóracico-abdominal. 3. Abdômen agudo - fisiopatologia da peritonite; abordagem diagnóstica e condutas cirúrgicas. 4. Patologias cirúrgicas do pescoço - anatomia cervical; vias de acesso. 5. Esôfago - métodos diagnósticos; patologias benignas e malignas; abordagens cirúrgicas. 6. Estômago - patologias benignas e malignas; abordagens cirúrgicas. 7. Intestino delgado - métodos diagnósticos; patologias benignas e malignas; abordagens cirúrgicas. 8. Intestino grosso - canal anal/ânus - métodos diagnósticos; patologias benignas e malignas; abordagens cirúrgicas. 9. Fígado/vias biliares/baço - métodos diagnósticos; patologias benignas e malignas; abordagens cirúrgicas. 10. Pâncreas/supra-renal - métodos diagnósticos; patologias benignas e malignas; abordagens cirúrgicas. 11. Parede tóracico-abdominal/diafragma - métodos diagnósticos; patologias benignas e malignas; abordagens cirúrgicas; considerações clínico-cirúrgicas sobre as hérnias. 12. Tórax - patologias benignas e malignas de estruturas torácicas. 13. Infecção em cirurgia - agentes etiológicos; métodos diagnósticos e tratamento clínico-cirúrgico.

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

MÉDICO GINECOLOGISTA

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Atenção integral à saúde da mulher e o Sistema Único de Saúde. Diretrizes do programa de atenção integral à saúde da mulher. Organização do serviço de assistência ao pré- natal de alto, médio e baixo risco. Prevenção e controle de câncer de colo do útero e mama. Procedimentos especializados em ginecologia e obstetrícia. Diretrizes do programa de abordagem sindrômica de prevenção e assistência às DST/HIV/AIDS. Assistência ginecológica, concepção e anticoncepção, leucorréias, climatério e menopausa, velhice. Indicação e avaliação dos exames laboratoriais e de imagem. Educação, saúde e sexualidade

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

MÉDICO ORTOPEDISTA

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Introdução ao estudo da biomecânica; Biomecânica localizada (MMSS, MMII e Coluna); Embriologia humana; Histogênese óssea; Fisiologia e Bioquímica óssea; Consolidação e retardamento de consolidação das fratura; Doenças ósseas metabólicas; Distúrbios congênitos da osteogênese do desenvolvimento; Deformidades congênitas; Exame músculo-articular; Osteomielites e pioartrites; Infecções ósseas específicas: tuberculose, lues, micoses; Tratamento de seqüelas de paralisia infantil; Paralisia obstétrica; Paralisia cerebral; Cervicobraquialgias; Pé plano postural; Afecções ortopédicas comuns da infância; Pé equinovaro congênito; Hallux Valgus; Lombalgia, lombociatalgia e hérnia discal; Escoliose; Espondilolise e espondilolistese; Epifisiolistese proximal do fêmur; Osteocondrites; Moléstia de Perthes; Displasia congênita do quadril; Tratamento das artroses do MMII; Ombro doloroso; Tumores ósseos; Fraturas expostas; Fraturas de escafóide; Fraturas luxações do carpo; Fraturas do punho (Fratura de Colles); Lesões traumáticas da mão; Fraturas dos ossos do antebraço; Fraturas supracondilianas do úmero na criança; Fraturas e luxações da cintura escapular; Fraturas do úmero; Fraturas e luxações da cintura pélvica; Fraturas do terço proximal do fêmur; Fraturas do colo do fêmur na criança; Fraturas supracondilianas do fêmur; Fratura do joelho; Lesões ligamentares e meniscais do joelho; Fratura da diáfise tibial e fraturas do tornozelo; Fratura dos ossos do Tarso; Anatomia e Radiologia em Ortopedia e Traumatologia; Anatomia do sistema muscular; Anatomia dos vasos e nervos; Anatomia cirúrgica: vias de acesso em cirurgia ortopédica e traumatológica.

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

MÉDICO PEDIATRA

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimentos Específicos: Condições da situação das crianças e adolescentes (0 a 19 anos) brasileiros. Organização da atenção às crianças e adolescentes no Programa de Saúde da Família. Desenvolvimento de ações preventivas durante o pré-natal. Aleitamento materno. Acompanhamento do desenvolvimento neuropsico-motor. Identificação de situações de risco em famílias/grupos e atuação na promoção e prevenção de agravos. Detecção precoce e acompanhamento dos casos instalados, destacando-se: anemias, parasitoses, principais dermatoses, IVAS, imunização, asma, pneumonias, meningites, doenças infecciosas mais prevalentes, desnutrição proteico-calórica; GECA/desidratação, cardiopatias congênitas, doenças auto-imunes, doenças do trato genito-urinário, convulsões, obesidade, problemas ortopédicos mais freqüentes, patologias cirúrgicas da 1ª infância; acidentes e traumas na infância e adolescência. Atuação interdisciplinar frente às dificuldades escolares. Atuação nas instituições que trabalham com crianças (creches, orfanatos, abrigos, escolas, etc). Sexualidade nestas fases do ciclo de vida; gestação na adolescência. Uso de drogas e dependência química. A criança, a família e seus direitos (ECA). Organização dos sistemas de urgência. Plano municipal de atenção às urgências. Noções básicas de urgência/emergência em Pediatria. A abordagem inicial à criança traumatizada. Traumatismo cranioencefálico. Infecções de vias aéreas superiores. Pneumopatias agudas. Insuficiência respiratória aguda. Diarréia aguda e desidratação. Reidratação oral e parenteral. Distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-básico. Conduta quanto a ferimentos superficiais: indicação de sutura, antibioticoterapia, profilaxia antitetânica e anti-rábica. Aspiração e ingestão de corpos estranhos. Acidentes por animais peçonhentos. Intoxicações agudas. Doenças exantemáticas na infância. Antibioticoterapia em urgência pediátrica. Meningites virais e bacterianas. Estado de mal convulsivo. Insuficiência cardíaca congestiva. Glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica. Cetoacidose diabética. Abdome agudo na infância. Infecções bacterianas de pele e de tecido celular subcutâneo. Programa de reanimação. ABC da reanimação neonatal. Queimaduras.

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

MÉDICO PLANTONISTA

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 1 3 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 1 5 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 1 8 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurismas da aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque; pulmonares: insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, trombo-embolismo pulmonar, pneumopatia intestinal, neuplasias; sistema digestivo: gastrite e úlcera péptica, colicistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatite, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon, tumores de cólon; renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomeruloneferites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido base, nefrolitíase, infecções urinárias; metabólicas e do sistema endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipotiroidismo, hipertiroidismo, doenças da hipófise e da adrenal; hematológicas: anemias hipocrônicas, macroncíticas e homolíticas, anemia aplástica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão; reumatológicas:osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno; neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias; psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão; infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença meningocócica, infecções por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses; dermatologias: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas; imunológicas: doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafiloxia: ginecológicas: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorréias, câncer de mama, intercorrentes no ciclo gravídico, intoxicações exógenas: barbitúricos, entorpecentes.

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

MÉDICO RADIOLOGISTA

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Produção dos Raios-X - Princípios da Radiologia e Radioproteção - Técnicas Radiológicas - Diagnóstico por Imagem em adultos e crianças- Estudo radiológico comum: crânio, tórax, ossos e articulações, seios da face, coração e vasos da base - sistema cardiovascular , abdômen simples e agudo - Estudos radiológicos com contraste - técnicas, definições e aplicações - meios de contraste - reações - tratamento das reações -Trato urogenital e gastro-intestinal.

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

NUTRICIONISTA:

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conceito de alimentação e nutrição. Critérios para planejamento e avaliação de dietas normais: qualitativos, quantitativos e grupos de alimentos. Leis de alimentação. Cálculo das necessidades calóricas basais e adicionais para adulto normal. Cálculo de dietas normais. Nutrientes: definição, propriedades, função, digestão, absorção, metabolismo, fontes alimentares. Particularização da dieta normal por estado fisiológico da gestante e da nutriz. Particularização da dieta normal para os diferentes grupos etários: alimentação do lactente (0 a 1 ano), do infante (1 a 2 anos), do pré-escolar (2 a 7 anos), do escolar (7 a 12 anos) e do adolescente (12 a 18 anos). Dietoterapia. Modificações da dieta normal e padronizações hospitalares. Nutrição Materno-Infantil: gestação, lactação, recém-nascido, aleitamento materno. Técnica Dietética: características físico-químicas dos alimentos. Condições sanitárias, higiênicas e métodos de conservação. Critérios para seleção e aquisição de alimentos. Pré-preparo e preparo de alimentos. Administração de serviços de alimentação. Planejamento do serviço de alimentação - compras, métodos e procedimentos de recepção e estocagem movimentação e controle de gêneros. Métodos e técnicas de higienização da área física, equipamentos e utensílios. Elaboração de cardápios a nível institucional. Lactário - organização e controle bacteriológico. Programas educativos - fatores determinantes do estado nutricional de uma população e carências nutricionais. Avaliação do Sistema de Vigilância alimentar e nutricional. Métodos direto e indireto para diagnóstico e avaliação do estado nutricional. Ética Profissional.

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

PSICÓLOGO

1. PORTUGUÊS: Usos da linguagem: Sentido literal e sentido figurado (denotação e conotação), Figuras de Linguagem, Idéias principais do texto com sua respectiva estruturação, Sentido contextual de palavras, expressões e parágrafos, Significado das palavras, Interpretação crítica e coerente do texto, Ortografia, Acentuação gráfica, Crase, Pontuação, Morfologia e Sintaxe.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

2.1. CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

1 O processo saúde-doença (historicidade e conceitos). 2 Modelos assistenciais em saúde. 3 A Reforma Sanitária brasileira. 4 SUS: Atribuições, Doutrinas e Competências. 5 Legislação e Saúde: Constituição Federal, Lei 8080 e 8142/90. Normas complementares. 6 Gestão em Saúde. 7 Epidemiologia: Conceitos, usos e principais indicadores. 8 Modelos de estudo da causalidade das doenças. 9 Demografia. 10 Classificação Internacional de Doenças: histórico, conceitos e utilização. 11 Sistemas de Informações em Saúde. 12 Vigilância em saúde. 13 Doenças infecciosas de interesse para a saúde pública. 14 Doenças crônico-degenerativas de maior interesse para a saúde pública. 15 Doenças emergentes e reemergentes. 16 Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e a Vigilância Sanitária. 17 Estratégia de Saúde da Família. 18 Pacto pela Saúde.

2.2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Histórico da Psicologia. Desordens da Personalidade; Deficiências Mentais; Orientação de Pais. Conhecimentos em Psicomotricidade. Teoria psicanalítica - Sigmund Freud. Teoria dos papéis - Jacob Levy Moreno. Teoria de campo - Kurt Lewin. Teoria behaviorista ou comportamental - Burrhus Frederic Skinner. Transformações no mundo do trabalho e mudanças nas organizações. Análise e desenvolvimento organizacional. Cultura organizacional. Paradigmas, conceitos, elementos e dinâmica. Poder nas organizações. Clima organizacional: evolução conceitual, componentes e estratégias de gestão. Suporte organizacional. Liderança e poder nas organizações. Processo de comunicação. Grupos nas organizações: abordagens e modelos de intervenção. Equipes de trabalho e desempenho organizacional. Condições e organização do trabalho: trabalho prescrito, ambiente físico, processos de trabalho e relações sócioprofissionais. Trabalho, subjetividade e saúde psíquica. Segurança no trabalho e saúde ocupacional. - Fatores psicossociais da DORT e outros distúrbios relacionados ao trabalho. Análise de tarefa e desenho do trabalho. Recrutamento e seleção de pessoal: planejamento, técnicas, avaliação e controle de resultados, preditores em seleção: entrevistas, testes, dinâmicas de grupo, técnicas situacionais; apresentação de resultados: laudos, relatórios, listas de classificação. Treinamento e desenvolvimento: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação. Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, implantação e acompanhamento. Análise de cargos: objetivos e métodos. Orientação, acompanhamento e readaptação profissionais. Pesquisa e intervenção nas organizações: planejamento, instrumentos, procedimentos e análise. O indivíduo e o contexto organizacional: variáveis individuais, grupais e organizacionais. Criatividade e inovação. Ética e legislação profissional.

3. CONHECIMENTOS GERAIS: Atualidades sobre economia, política, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento tecnológico e regional, relacionadas ao país, ao estado e ao município de Piracanjuba.

ANEXOS III - ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

ANALISTA DE SISTEMAS

Planejamento, coordenação e execução de projetos de sistemas de informação, como tais entendidos os que envolvam o processamento de dados ou utilização de recursos de informática e automação; Elaboração de orçamentos e definições operacionais e funcionais de projetos e sistemas para processamento de dados, informática e automação; Definição, estruturação, teste e simulação de programas e sistemas de informação; Elaboração e codificação de programas; Estudos de viabilidade técnica e financeira para implantação de projetos e sistemas de informação, assim como máquinas e aparelhos de informática e automação; Fiscalização, controle e operação de sistemas de processamento de dados que demandem acompanhamento especializado; Suporte técnico e consultoria especializada em informática e automação; Estudos, análises avaliações, vistorias, pareceres, perícias e auditorias de projetos e sistemas de informação; Ensino, pesquisa, experimentação e divulgação tecnológica; Qualquer outra atividade que, por sua natureza, se insira no âmbito de suas profissões

ASSISTENTE SOCIAL

Executar as políticas sociais do governo, visando assegurar os segmentos sociais, vulneráveis às crises sócio-econômicas, o acesso aos bens e serviços da sociedade e ainda contribuir com o processo de organização e participação popular, realizar pesquisas referentes às necessidades básicas, para aliviar ou prevenir dificuldades de natureza social e pessoal, prestando serviços de consultas, elaborando planos e programas de ordem social para os funcionários do órgão e seus dependentes, promovendo meios de ordem social, divertimentos e outros.

BIOMÉDICO

O Biomédico tem como atribuição realização de exames e emissão de laudos técnicos pertinentes às análises clínicas. Assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré- transfussionais. Supervisionar, orientar e realizar exames hematológicos, imunológicos, microbiológicos e outros, utilizando aparelhos e reoperadores apropriados. Assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades. Desempenhar outras atividades afins ao cargo.

BIOQUÍMICO

Realizar análises de exames laboratoriais.

CIRURGIÃO DENTISTA

Executar atividades de assistência buço-dentária, participar de estudos e pesquisas de assuntos de odontologia, promover programas de educação da clientela e da implantação de normas técnicas e equipamentos, emitir pareceres e relatórios sobre questões da área de atuação, propor medidas que possam melhorar o nível oral da comunidade.

ENFERMEIRO

Executar serviços de cuidados em enfermagem, através de técnicas usuais ou específicas; efetuar atividades de educação sanitária, observação, cuidado, visitas diárias e tratamento dos doentes, gestantes e acidentados, bem como de aplicação de medidas destinadas à prevenção de doenças, possibilitando a proteção e a recuperação da saúde individual e coletiva.

FARMACÊUTICO

O Farmacêutico tem como atribuições o controle de medicamentos; organizar e recuperar material de trabalho, lavando, secando, separando e embalando; dispensar medicamentos, imunobiológicos, cosméticos, alimentos especiais e correlatos; produzir medicamentos, alimentos, cosméticos, insumos, imunobiológicos, domissanitários e correlatos; garantir a qualidade de produtos e serviços farmacêuticos; desenvolver produtos; coordenar política de medicamento e de serviços; supervisionar, armazenamento, distribuição e transporte de produtos; efetuar pesquisas tecnocientíficas; fiscalizar estabelecimentos, produtos, serviços e exercício profissional; prestar serviço; administrar estabelecimento; demonstrar competências pessoais; executa outras atividades afins.

FISIOTERAPEUTA

Ações voltadas para a educação, prevenção e assistência fisioterapêutica coletiva e individual, inserido e trabalhado de forma interdisciplinar; Participar de equipes multiprofissionais destinadas a planejar, implementar, controlar e executar políticas, programas, cursos, pesquisas ou eventos em Saúde Pública; Executar ações de assistência integral em todas as fases do ciclo de vida: criança, adolescente, mulher, adulto e idoso, intervindo na prevenção, através da atenção primária e também em nível secundário e terciário de saúde por julgar o profissional habilitado para realizar procedimentos tais como: imobilizações de fraturas, mobilização de secreções em pneumopatas, tratamento de pacientes com AVC na fase de choque, tratamento de pacientes cardiopatas durante o pré e pós-cirúrgico, analgesia através da manipulação e do uso da eletroterapia;

Realizar atendimentos domiciliares em pacientes portadores de enfermidades crônicas e/ou degenerativas, pacientes acamados ou impossibilitados. Encaminhando à serviços de maior complexidade,quando julgar necessário; Realizar técnicas de relaxamento, prevenção e analgesia para diminuição e/ou alívio da dor, nas diversas patologias ginecológicas; No pré-natal e puerpério, devido as modificações gravídicas locais e gerais, atua nestas fases da vida da mulher realizando condicionamento físico, exercícios de relaxamento e orientações de como a gestante deve proceder no pré e no pós parto para que ela possa retornar às suas atividades normalmente; Desenvolver atividades físicas e culturais para a terceira idade, para que o idoso consiga realizar suas atividades diárias de forma independente, melhorando sua qualidade de vida e prevenindo as complicações decorrentes da idade avançada; Orientar a família ou responsável, quanto aos cuidados com o idoso ou paciente acamado; - Atuar de forma integral às famílias, através de ações interdisciplinares e intersetoriais, visando assistência e a inclusão social das pessoas portadores de deficiências, incapacitadas e desassistidas.

MÉDICO

Efetuar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e realizar outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos da medicina preventiva ou terapêutica, para promover a saúde e bem-estar do paciente.

MÉDICO ANESTESIOLOGISTA

Atendimento aos pacientes cirúrgicos internados, administrando anestesia e supervisionando as condições clínicas do paciente, desde o início da anestesia até a alta do paciente do centro cirúrgico; Responsável pela anestesia das cirurgias eletivas e avaliações de pacientes no ambulatório de anestesia; Controlar pacientes no pós-operatório quando assim for necessário e transferência, realização de visita pré anestésica e pós anestésica e tratamento das intercorrências da especialidade em pacientes internados na Unidade Hospitalar; Atendimento ao Pronto Socorro para consultas e procedimentos de urgência/emergência; Acompanhar pacientes em transferência quando solicitado pelo mesmo ou por necessidade do departamento e/ou Unidade Hospitalar; Plantão dentro da Unidade Hospitalar; Cumprimento das normas técnicas, funcionais e administrativas estabelecidas pela Secretaria de Saúde e Unidade Hospitalar; A especialidade será responsável pelas divisões dos plantões quando da ausência de algum de seus membros na ocasião de férias, licenças ou problemas de saúde; Desempenhar outras atividades correlatas e afins.

MÉDICO CARDIOLOGISTA

Prestar atendimento médico hospitalar e ambulatorial, examinando pacientes, solicitando e interpretando exames complementares, formulando diagnósticos e orientando-os no tratamento. Efetuar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos, na especialidade de Cardiologia e Clínica Geral, e realizar outras formas de tratamento para demais tipos de patologia, aplicando recursos da medicina preventiva ou terapêutica. Elaborar programas epidemiológicos, educativos e de atendimento médico preventivo, voltados para a comunidade em geral. Manter registro dos pacientes examinados, anotando a conclusão diagnosticada, tratamento prescrito e evolução da doença. Prestar atendimento de urgência em Cardiologia e clínica geral. Prestar serviços de âmbito de saúde pública, executando atividades clínico, epidemiológicas e laboratoriais, visando a promoção prevenção e recuperação da saúde da coletividade. Coordenar atividades médicas institucionais a nível local. Coordenar as atividades médicas, acompanhando e avaliando ações desenvolvidas, participando do estudo de casos, estabelecendo planos de trabalho, visando dar assistência integral ao munícipe. Delegar funções à equipe auxiliar, participando da capacitação de pessoal, bem como de supervisão dos demais recursos envolvidos na prestação de cuidados de saúde. Grau máximo de responsabilidade imprescindíveis à função. Efetuar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior. Executar outras tarefas afins.

MÉDICO CIRURGIÃO GERAL

Atuar nas urgências/emergências cirúrgicas e ambulatoriais, realizar procedimentos para diagnóstico e terapêutica (clínico e cirúrgico) e seguimento dos pacientes dentro da área de atuação da especialidade definida pelo CRM;- Plantão no hospital; Realizar auxílio de cirurgia, cirurgias eletivas e pequenas cirurgias; Acompanhar pacientes em transferência quando solicitado pelo mesmo ou por necessidade do departamento e/ou Unidade Hospitalar; Atendimento ao Pronto Socorro para consultas e procedimentos de urgência/emergência; Cumprimento das normas técnicas, funcionais e administrativas estabelecidas pela Secretaria de Saúde e Unidade Hospitalar; A especialidade será responsável pelas divisões dos plantões quando da ausência de algum de seus membros na ocasião de férias, licenças ou problemas de saúde; Desempenhar outras atividades correlatas e afins.

MÉDICO GINECOLOGISTA

Ambulatório de gestação de alto risco, se solicitado pela Unidade Hospitalar; Atendimento a gestantes nas patologias do pré natal, no trabalho de parto, parto normal e suas complicações, bem como urgências e emergências relacionadas à Saúde da Mulher; Plantão dentro da Unidade Hospitalar; Realizar auxílio de cirurgia e cirurgias eletivas; Acompanhar pós operatório; Atendimento ao Pronto Socorro para consultas e procedimentos de urgência/emergência; Acompanhar pacientes em transferência quando solicitado pelo mesmo ou por necessidade do departamento e/ou Unidade Hospitalar; Cumprimento das normas técnicas, funcionais e administrativas estabelecidas pela Secretaria de Saúde e Unidade Hospitalar; A especialidade será responsável pelas divisões dos plantões quando da ausência de algum de seus membros na ocasião de férias, licenças ou problemas de saúde; Desempenhar outras atividades correlatas e afins.

MÉDICO ORTOPEDISTA

Prestar atendimento médico hospitalar e ambulatorial, examinando pacientes, solicitando e interpretando exames complementares, formulando diagnósticos e orientando-os no tratamento. Efetuar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos, na especialidade de Ortopedia e Clínica Geral, e realizar outras formas de tratamento para demais tipos de patologia, aplicando recursos da medicina preventiva ou terapêutica. Elaborar programas epidemiológicos, educativos e de atendimento médico preventivo, voltados para a comunidade em geral. Manter registro dos pacientes examinados, anotando a conclusão diagnosticada, tratamento prescrito e evolução da doença. Prestar atendimento de urgência em Ortopedia e Clínica Geral. Prestar serviços de âmbito de saúde pública, executando atividades clínico, epidemiológicas e laboratoriais, visando a promoção prevenção e recuperação da saúde da coletividade. Coordenar atividades médicas institucionais a nível local. Coordenar as atividades médicas, acompanhando e avaliando ações desenvolvidas, participando do estudo de casos, estabelecendo planos de trabalho, visando dar assistência integral ao munícipe. Delegar funções à equipe auxiliar, participando da capacitação de pessoal, bem como de supervisão dos demais recursos envolvidos na prestação de cuidados de saúde. Grau máximo de responsabilidade imprescindíveis à função. Efetuar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior. Executar outras tarefas afins.

MÉDICO PEDIATRA

Realiza consultas médicas, emite diagnóstico, prescreve tratamentos, realiza intervenções de pequenas cirurgias. Aplica seus conhecimentos utilizando recursos da medicina preventiva e terapêutica, para promover, proteger e recuperar a saúde dos clientes e da comunidade. Realizar exames clínicos, diagnósticos e tratamento médico, bem como intervenções de pequenas cirurgias, aplicando recursos da medicina preventiva ou curativa. Desenvolver atividades de educação em saúde pública, junto com o paciente e a comunidade. Participar das ações de vigilância epidemiológica. Executar tarefas afins

MÉDICO PLANTONISTA

Integrar-se com a equipe de saúde da unidade para a qual for designado; participar do planejamento, organização, execução, acompanhamento e avaliação das ações de saúde; desenvolver ações de saúde da mulher, da criança, do adolescente e do trabalhador, individuais e/ou coletivas que atendam às necessidades da demanda específica; prestar atendimento médico a todas as afecções; realizar procedimentos específicos relativos às ações específicas; executar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos, realizar outras formas de tratamento, fazer pequenas cirurgias aplicando recursos de medicina preventiva e terapêutica de acordo com a especialidade; desenvolver atividades de educação em saúde junto ao usuário individual, bem como junto a grupos na comunidade; executar outras tarefas da mesma natureza e nível de dificuldade.

MÉDICO RADIOLOGISTA

Realizar e interpretar exames radiológicos/ radiográficos, interpretação de imagens, emitir laudos de exames radiológicos/radiográficos, orientação aos técnicos de RX.; avaliar os equipamentos de radiologia/radiografia instalados Coordenar, supervisionar e executar demais atividades qualificadas na área de radiologia.

NUTRICIONISTA

Executar atividades de serviços ou programas de nutrição nos campos hospitalares, de saúde pública, educação e de outros similares, identificando as carências alimentares e o conveniente aproveitamento dos recursos dietéticos e controlando a estocagem, preparação, conservação e distribuição dos alimentos, a fim de contribuir para a melhoria protéica, racionalidade e economicidade dos regimes alimentares da população ou de grupos desta.

PSICÓLOGO

Executar atividades de orientação profissional, desenvolvimento de potenciais humanos, emitir diagnósticos, realizar tratamentos para saúde mental e psicologia.

103283

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231