Prefeitura de Paraúna - GO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAÚNA

ESTADO DE GOIÁS

CONCURSO PÚBLICO

EDITAL Nº 01/2007

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Notícia:   Salário até R$ 4.000,00 em Paraúna - GO

A Comissão de Concurso Público, instituída pelo Poder Executivo do Município de Paraúna através do Decreto Municipal n° 122/2007 de 10 de abril de 2007 , no uso de suas atribuições, torna público que realizará, com o Apoio Técnico e Operacional da Empresa Infocol Informática e Concursos Ltda., sendo responsável técnica a administradora Liliamélia Arantes Veloso, CRA nº 5280-RD, Concurso Público de Provas e Provas e Títulos para provimento de cargos atualmente vagos e especialmente dos especificados no presente Edital, que integram o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público do Município - Lei Municipal n° 1.674/05 de 11 de outubro de 2005, o Plano de Cargos e Vencimentos do Servidor Público - Lei Municipal nº 1.672/2005 de 11/10/2005 e a Lei Municipal nº 1.743/2007 de 22 de março de 2007, bem assim dos que vagarem ou forem criados dentro do prazo de validade deste Concurso, inclusive com a hipótese de sua prorrogação nos termos do inciso III, do art. 37 da novel Constituição da República, segundo o Superior e Predominante interesse público, dentro das conveniências e necessidades dos serviços do Município.

Os cargos ofertados são os constantes do Item 1 - Dos Cargos, regidos pelo Estatuto do Magistério Público - Lei Municipal nº 1.675/05 de 11 de outubro 2005 e pelo Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Paraúna - Lei Municipal nº 1.673/2005 de 11 de outubro de 2005.

1. DOS CARGOS

O Quadro a seguir define os cargos efetivos em concurso, descrição sumária, pré-requisitos, vagas, vencimentos, carga horária e taxas de inscrição.

1.1- Cargos em geral

ADVOGADO

Descrição Sumária

Pré-Requisitos

Vagas

Venc.

C. H Semanal

Taxa de Insc.

Exercer atividades de natureza jurídica, apresentando soluções, elaborando projetos de leis, pareceres, contratos, convênios; prestando assessoria jurídica aos órgãos da Administração Municipal.

Ensino Superior em Direito. Registro no Órgão Competente.

01

4.000,00

40 H

150,00

 

AGENTE DE SERVIÇOS E OBRAS PÚBLICAS

Descrição Sumária

Pré-Requisitos

Vagas

Venc.

C. H Semanal

Taxa de Insc.

Exercer atividades na área de pedreiro e pintura, serviços especializados e outros inerentes a serviços e obras públicas, utilizando ferramentas e equipamentos adequados para assegurar a execução dos serviços pertinentes à área de atuação.

1ª fase do Ensino Fundamental

02

639,52

40 H

60,00

ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

Descrição Sumária

Pré-Requisitos

Vagas

Venc.

C. H Semanal

Taxa de
Insc.

Executar atividades de apoio na recepção, agendando consultas e atendendo pacientes, lavando, esterilizando o material utilizado pelo Odontólogo, mantendo e organizando o gabinete Odontológico. Desempenhar atividades técnicas sob a supervisão do Odontólogo, nas funções de higiene dental, orientando e assistindo os pacientes e desenvolvendo programas curativos, educativos e preventivos, objetivando a melhoria da saúde bucal.

Ensino Médio.

Registro no Conselho de Odontologia.

01

571,00

40 H

50,00

BIOMÉDICO

Descrição Sumária

Pré-Requisitos

Vagas

Venc.

C. H Semanal

Taxa de
Insc.

Realização de exames e emissão de laudos técnicos pertinentes às análises clínicas. Supervisionar, orientar e realizar exames hematológicos, imunológicos, microbiológicos e outros, utilizando aparelhos e reoperadores apropriados. Desempenhar outras atribuições atinentes ao cargo.

Ensino Superior em Ciências Biológicas modalidade Biomedicina. Registro Profissional.

01

1.600,00

40 H

100,00

 

ENFERMAGEM ESPECIAL I

Descrição Sumária

Pré-Requisitos

Vagas

Venc.

C. H
Semanal

Taxa de
Insc.

Auxiliar no atendimento a pacientes sob a supervisão e orientação do enfermeiro; cumprir prescrições médicas e de enfermagem, auxiliar em intervenções cirúrgicas; reprocessar e conservar o instrumental médico; observar e registrar sintomas e sinais vitais apresentados pelos pacientes para reconhecimento de autoridade superior; participar da preparação e assistência a pacientes no período pré e pós operatório nos trabalhos de obstetrícia e ainda em exames especializados; participar de programas de aprimoramento profissional; desempenhar outras tarefas semelhantes em especial nos programas de Saúde desenvolvidos pelo Município.

Ensino Fundamental - Curso de Auxiliar de Enfermagem. Registro Profissional.

02 Sendo: Assentamento Ponte de Pedra-01 Povoado da Baiínha-0 1

571,00

40 H

50,00

ENFERMEIRO

Descrição Sumária

Pré-Requisitos

Vagas

Venc.

C. H Semanal

Taxa de Insc.

Planejar, organizar, supervisionar, coordenar e executar os serviços de enfermagem nas Unidades Municipais de Saúde, bem como, participar da elaboração e execução de programas de Saúde Pública. Desempenhar outras atribuições atinentes ao cargo.

Ensino Superior em Enfermagem Registro Profissional.

04

1.600,00

40 H

100,00

INSTRUTOR DE INFORMÁTICA

Descrição Sumária

Pré-Requisitos

Vagas

Venc.

C. H Semanal

Taxa de Insc.

Ministrar aulas que capacitem os treinandos na área de informática. Desempenhar outras atividades correlatas do cargo.

Ensino Médio. Noções básicas na área.

02 Sendo: Povoado da Baiínha-01 Assentamento Ponte de Pedra-01

571,00

40 H

50,00

 

MÉDICO CLÍNICO GERAL

Descrição Sumária

Pré-Requisitos

Vagas

Venc.

C. H Semanal

Taxa de Insc.

Prestar atendimento médico, ambulatorial e hospitalar, em clínica geral; participa de programas preventivos na área de Saúde e na elaboração e/ou adequação de normas e rotinas, visando a sistematização da melhoria da qualidade das ações de saúde; auxilia em investigações epidemiológicas; procede exames gerais e inspeções médicas para admissão de servidores, concessões de licenças médicas e aposentadorias por invalidez. Presta outros serviços atinentes à área.

Ensino Superior - Curso de Graduação em Medicina e registro na área - CRM.

04

4.000,00

40H

150,00

ODONTÓLOGO

Descrição Sumária

Pré-Requisitos

Vagas

Venc.

C. H Semanal

Taxa de Insc.

Prestar serviços odontológicos, realizando exames de cavidade oral, efetuando obturações, restaurações, extrações, limpezas dentárias e demais procedimentos necessários ao tratamento, prevenção e promoção de saúde oral; prescrever, aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo indicadas em odontologia; aplicar anestesia local, gengival e/ou troncular, para conforto do cliente e facilidade do tratamento, participar de estudos e pesquisas tendo em vista uma padronização tanto no material e equipamento, como das técnicas e métodos usados nos serviços odonto-sanitários; promover programas de prevenção da cárie dentária, principalmente, na infância; promover a educação da clientela: gestante, nutrizes e escolares, principalmente no que diz respeito à profilaxia dentária e higiene oral; diagnosticar e tratar afecções da boca, dentes e região maxilofacial, utilizando processos clínicos ou cirúrgicos para promover e recuperar a saúde bucal em geral; diagnosticar a má oclusão dos dentes, examinando-os por ocasião da consulta ou tratamento para encaminhar o caso ao especialista em ortodontia; desempenhar outras tarefas semelhantes.

Ensino Superior em Odontologia. Registro Profissional.

05

3.500,00

40 H

120,00

 

OPERADOR DE SERVIÇOS GERAIS

Descrição Sumária

Pré-Requisitos

Vagas

Venc.

C. H Semanal

Taxa de Insc.

Coletar e entregar correspondências internas e externas; executar serviços externos; controlar a entrada e saída de pessoas da repartição; operar máquinas copiadoras, encadernar documentos e grampear apostilas; operar equipamentos áudio-visuais; desempenhar outras tarefas semelhantes. Exercer vigilância diurna e noturna nas diversas dependências; observar e fiscalizar a entrada e saída de pessoas e viaturas das dependências dos órgãos e instituições públicas; fazer comunicação sobre qualquer ameaça ao patrimônio do Município; desempenhar outras tarefas semelhantes. Plantar, zelar, regar, podar, cortar árvores, gramas, flores e hortaliças; colher e transportar flores, plantas, verduras e legumes; desempenhar outras tarefas semelhantes. Varrer as vias públicas e providenciar o acondicionamento do lixo urbano em recipientes próprios à sua coletação; coletar o lixo urbano e suburbano da cidade, inclusive de estabelecimentos comerciais e hospitalares e conduzi-lo aos respectivos depósitos. Colocar e retirar placas de sinalização; lubrificar e lavar veículos, máquinas e equipamentos; transportar e carregar material de um local para outro; marcar campos, colocar e retirar redes e bandeirolas; auxiliar e executar tarefas nas áreas de alvenaria, marcenaria, carpintaria, armações, hidráulicas, sanitárias em geral, na construção civil; borracharia; capina e roçagem. Manter, conservar e construir estradas e vias urbanas, pavimentação e iluminação pública;desempenhar funções na área de cozinha, lavanderia e faxina nas instalações dos postos fiscais e frentes de serviços situados na zona rural; desempenhar outras tarefas semelhantes.

Alfabetizado.

22 Sendo:

Sede-11

Povoado da Baiínha-04.

Assentamento Ponte de Pedra-06

Escola Tosado-01

380,00

40 H

30,00

TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Realizar os exames de Raios-X, simples e contrastados, procedendo, inclusive, punções venosas, de acordo com a solicitação médica; revelação; zelar pela assepsia, conservação e manutenção dos equipamentos, materiais e das salas de exames; proceder a reposição do material necessário às punções venosas, para os exames contrastados; elaborar estatística diária dos exames realizados, filmes utilizados e inutilizados, distinguindo-os por tamanho; zelar pelo controle radioativo do pessoal e do ambiente, através da proteção de dosímetros, observando os períodos de reposição.

Ensino Superior na área ou Habilitação Técnica na área. Registro profissional definitivo no Conselho.

01

700,00

20 H

70,00

 

TOPÓGRAFO

Descrição Sumária

Pré-Requisitos

Vagas

Venc.

C. H Semanal

Taxa de Insc.

Proceder o levantamento de terrenos ou bacias hidrográficas; auxiliar no levantamento de dados técnicos e pesquisa; realizar serviços topográficos; esboçar projetos provisórios; demarcação e curvas de níveis; fazer locação e nivelamento de eixo de estrada e notas de serviços de terraplanagem; analisar mapas, plantas, títulos de propriedades, registros e especificações; elaborar esboços, plantas e relatórios técnicos sobre os traçados a serem feitos, indicando pontos e conversões, para desenvolvê-los sobre a forma de mapas, cartas e projetos; desempenhar outras tarefas semelhantes.

Ensino Médio. Curso na Área - Registro Profissional.

01

802,21

40 H

80,00

1.2 - PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO

NÍVEL ESPECIAL I

Descrição Sumária

Pré-Requisitos

Vagas

Venc.

C. H Semanal

Taxa de Insc.

Formação mínima de Nível Médio - Habilitação em Magistério

Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental

04 Sendo: Povoado da Baiínha - 01 Assentamento P.Pedra - 02 Escola Tosado - 01

507,00

30 Horas Aula

50,00

 

NÍVEL I

Descrição Sumária

Pré-Requisitos

Vagas

Venc.

C. H Semanal

Taxa de Insc.

Formação em nível superior, com Habilitação em Magistério, para atuar na Educação Infantil ou na 1ª fase do Ensino Fundamental. Licenciatura Plena, correspondente a áreas de conhecimentos específicos do currículo, para atuar no Ensino Fundamental e ou Médio.

Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

13 Sendo: Sede-07 Povoado da Baiínha-02 Assentamento P.Pedra-03 01 - Escola Tosado-01

640,00

30 Horas
Aula

60,00

Língua Portuguesa

05 Sendo: Sede-01 Povoado da Baiínha-02 Assentamento P.Pedra-02

 

NÍVEL I (Continuação)

Descrição Sumária

Pré-Requisitos

Vagas

Venc.

C. H Semanal

Taxa de Insc.

Formação em nível superior, com Habilitação em Magistério, para atuar na Educação Infantil ou na 1ª fase do Ensino Fundamental. Licenciatura Plena, correspondente a áreas de conhecimentos específicos do currículo, para atuar no Ensino Fundamental e ou Médio

Língua Inglesa

03 Sendo: Sede-01 Povoado da Baiínha-0 1 Assentamento P.Pedra -01

640,00

30 Horas
Aula

60,00

Matemática

04 Sendo: Sede-02 Povoado da Baiínha-0 1 Assentamento P.Pedra-0 1

Ciências Biológicas

03 Sendo: Sede-01 Povoado da Baiínha-0 1 Assentamento P.Pedra-0 1

Química

01

Física

01

 

NÍVEL I (Continuação)

Descrição Sumária

Pré-Requisitos

Vagas

Venc.

C. H Semanal

Taxa de Insc.

Formação em nível superior, com Habilitação em Magistério, para atuar na Educação Infantil ou na 1ª fase do Ensino Fundamental. Licenciatura Plena, correspondente a áreas de conhecimentos específicos do currículo, para atuar no Ensino Fundamental e ou Médio.

Geografia

03 Sendo: Sede-01 Povoado da Baiínha-0 1 Assentamento P.Pedra-0 1

640,00

30 Horas Aulas

60,00

História

02 Sendo: Povoado da Baiínha-0 1 Assentamento P.Pedra-01

Educação Física

02 Sendo: Sede-01 Assentamento P.Pedra-0 1

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 - Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os pré-requisitos exigidos para o ingresso no cargo.

2.2 - A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital em relação as quais não poderá alegar desconhecimento.

2.3 - As inscrições serão realizadas no período de 10 a 23 de julho de 2007, das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 h, de 2ª a 6ª feira, no Banco do Povo, situado à Rua Benjamin Constant, esquina com a Rua Ataul Silva, Centro- Paraúna - Goiás (em frente ao Banco do Brasil).

2.4 - O candidato deverá, no ato da inscrição:

2.4.1 - fornecer os dados para o preenchimento da ficha de inscrição, indicando o cargo para o qual está se candidatando, e após, assiná-la;

2.4.2 - entregar fotocópia legível do documento de identidade;

2.4.2.1 - Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros e Militares; carteiras expedidas pelos Órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais de Ministério Público; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto);

2.4.3 - ter pago a taxa de inscrição.

2.5 - A inscrição poderá ser feita por terceiros mediante apresentação de procuração, que deverá estar com firma reconhecida, acompanhada da fotocópia do documento de identidade do procurador e do candidato.

2.5.1 - No momento da inscrição, o procurador deverá assinar a ficha de inscrição.

2.6 - Uma vez efetivada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, qualquer alteração.

2.7 - Será permitida apenas uma inscrição por candidato.

3. DAS TAXAS

3.1 - O valor da taxa de inscrição será de conformidade com o estabelecido nos Quadros constantes nos itens 1.1 e 1.2 deste Edital, a ser pago no Banco do Brasil, Ag. 0749-8, C/C 9157 - X, no período de 01 a 23 de julho de 2007.

3.2 - O simples recolhimento da taxa de inscrição não confirmará a inscrição para o candidato.

3.3 - Não serão aceitos os comprovantes de depósitos realizados através de "Caixas Rápidos" (Caixas Eletrônicos), para efetuar a inscrição.

3.4 - Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

3.5 - O valor da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma.

3.6 - Não serão aceitas ou consideradas válidas as taxas de inscrições pagas fora do período fixado no item 3.1.

4. DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

4.1 - Fica assegurado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas de cada cargo para pessoas portadoras de deficiência, que se encontram enquadradas nas categorias estabelecidas pelo art. 4º do Decreto Federal nº 3298 de 20/12/99, observada a exigência de compatibilidade com as atribuições do cargo constantes do item 1.1 deste edital.

4.2 - O candidato portador de deficiência deverá, no ato da inscrição, entregar laudo médico de especialista que comprove a sua deficiência e indique a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa e clara referência ao CID. Caso não apresente o laudo médico no momento da Inscrição, o candidato será considerado não-portador de deficiência, sem direito à reserva da vaga.

4.3 - Aos deficientes visuais (cegos), serão oferecidas provas no sistema Braile e suas respostas deverão ser transcritas também em Braile, devendo os mesmos levar para esse fim no dia da aplicação da prova, reglete e punção, podendo ainda, utilizar-se de soroban.

4.4 - Aos deficientes visuais (amblíopes) serão oferecidas provas ampliadas, com tamanho de letra correspondente a corpo 24.

4.5 - Não serão considerados como deficiência os distúrbios passíveis de correção.

4.6 - O candidato portador de deficiência deverá indicar em requerimento o atendimento especial de que necessita para a realização das provas.

4.7 - O candidato portador de deficiência participará do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação, ao horário e local de aplicação das provas, e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

4.8 - Os candidatos considerados como Portadores de Deficiência, se aprovados no Concurso Público, terão seus nomes publicados na lista geral dos aprovados e em lista à parte.

4.9 - Não havendo candidatos aprovados para o atendimento do previsto neste capítulo, o cargo será preenchido por candidatos não portadores de deficiência, na estrita observância da ordem classificatória.

4.10 - O candidato que for julgado pela Perícia Médica do Município como inapto para o exercício do cargo, em razão de a deficiência incompatibilizar-se com o exercício das atividades próprias do cargo, será desclassificado do concurso.

5. DAS PROVAS

5.1 - DA REALIZAÇÃO

5.1.1 - Cabe à Infocol a confecção, aplicação e correção das provas objetivas, a aplicação e avaliação das provas práticas e o processamento do concurso.

5.1.2 - Serão aplicadas Provas Objetivas e Provas Práticas, abrangendo o Conteúdo Programático especificado no Anexo Único, que faz parte integrante deste Edital.

5.1.3 - As provas escritas terão a duração de 04 (quatro) horas para os cargos cujo total de questões é de 35, 40 e 50, e de 03 (três) horas para os demais cargos, e serão realizadas no dia 05 de agosto de 2007, com horário e local a ser amplamente divulgado no Placard da Prefeitura Municipal de Paraúna e nos sites www.infocol.com.br e governo(www.parauna.go.gov.br a partir do dia 01 de agosto de 2007.

5.1.4 - As provas práticas iniciarão na mesma data das provas escritas e terão o seu cronograma com data, local e horário informado no placard da Prefeitura Municipal de Paraúna e nos sites

www.infocol.com.br e governo(www.parauna.go.gov.br a partir do dia 01 de agosto de 2007.

5.1.5 - Os candidatos deverão comparecer ao local das provas escritas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do início das mesmas, munidos de documento de identidade original, cartão de identificação e caneta esferográfica cor azul ou preta.

5.1.6 - Para a realização das provas práticas, o candidato deverá apresentar-se munido de documento de identidade no seu original e cartão de identificação.

5.1.7 - O candidato impossibilitado de prestar provas escritas, no local estabelecido, por motivo de doença imprevisível, deverá informar por escrito à Comissão do Concurso, se possível juntando Atestado Médico, com antecedência mínima de 2 (duas) horas do início das mesmas para que seja providenciada a sua aplicação, desde que o local onde se encontra o candidato seja na sede do Município, caso contrário será automaticamente eliminado do processo seletivo.

5.1.8 - A Candidata que tem necessidade de amamentar durante a realização das Provas, deverá levar um acompanhante, que será responsável pela guarda da criança.

5.1.9 - Não será permitido o ingresso de candidatos, em hipótese alguma, no estabelecimento onde serão aplicadas as provas objetivas, após o fechamento dos portões.

5.1.10 - Não será permitido o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao Concurso no Estabelecimento de aplicação das provas, com exceção do caso previsto no item 5.1.8.

5.1.11 - Não serão aceitos para identificação do candidato, protocolos ou quaisquer outros documentos como, crachás, identidade funcional, título de eleitor.

5.1.12- Os candidatos deverão transcrever as respostas das Provas Objetivas para o Cartão Resposta. Em nenhuma hipótese haverá substituição do mesmo, exceto em caso de falhas de impressão.

5.1.13 - Não haverá substituição de provas, exceto em caso de falhas de impressão.

5.1.14 - O envelope contendo as provas, será aberto por dois candidatos, na presença dos fiscais, na sala de realização das provas.

5.1.15 - Não será permitido, durante a realização das provas objetivas, qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos, e/ou qualquer outro material de consulta. Não será permitida também, a entrada de Candidatos portando armas e/ou a utilização de aparelhos eletrônicos (Bip, telefone celular, walkman, receptor, gravador) e similares.

5.1.16 - Será eliminado, automaticamente do Concurso, o candidato que se recusar a prestar qualquer prova, ou se retirar do recinto durante a sua realização, salvo se terminadas todas as provas que deva prestar.

5.1.17 - O Candidato só poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização das provas escritas, levando consigo o caderno das questões, após 1 (uma) hora contada do efetivo início das mesmas.

5.1.18 - Não haverá prova de segunda chamada para qualquer candidato, importando sua ausência em desclassificação automática.

5.1.19 - O candidato que perturbar de qualquer modo a ordem do trabalho, incorrendo em comportamento indevido, terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do processo seletivo.

5.1.20 - Quando, após as provas, for constatado ter o candidato utilizado processos ilícitos, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do processo seletivo.

6 - DO QUADRO DE PROVAS 6.1 - Cargos em geral

Cargo

Área de Conhecimento

Prova/Tipo

N° Questões

Valor de cada Questão

Peso

Caráter

Advogado

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Específica:

Direito Constitucional

Direito Administrativo

Direito Civil

Direito Processual Civil

Direito do Trabalho

Direito Tributário

Direito Ambiental e Urbanístico

P2) Objetiva

40

0,25

2

Agente de Serviços e Obras Públicas

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Matemática

P2) Objetiva

10

1,0

1

Teste Prático nas funções de Pedreiro e Pintor

P3) Prática

-

-

2

Atendente de Consultório Dentário

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Matemática

P2) Objetiva

10

1,0

1

Específica

P3) Objetiva

20

0,5

2

Biomédico

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Específica

P2) Objetiva

25

0,4

2

 

Cargo

Área de Conhecimento

Prova/Tipo

N° Questões

Valor de cada Questão

Peso

Caráter

Enfermagem Especial I

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Específica

P2) Objetiva

10

1,0

1

Teste prático na função

P3) Prática

-

-

2

Enfermeiro

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Específica

P2) Objetiva

10

1,0

1

Teste prático na função

P3) Prática

-

-

2

Instrutor de Informática

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Matemática

P2) Objetiva

10

1,0

1

Teste prático na função

P3) Prática

-

-

2

Médico Clínico Geral

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Específica

P2) Objetiva

40

0,25

2

Odontólogo

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Específica

P3) Objetiva

40

0,25

2

 

Cargo

Área de Conhecimento

Prova/Tipo

N° Questões

Valor de cada Questão

Peso

Caráter

Operador de Serviços Gerais

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Matemática

P2) Objetiva

10

1,0

1

Teste prático na função

P3) Prática

-

-

2

Técnico em Radiologia

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Matemática

P2) Objetiva

10

1,0

1

Específica

P3) Objetiva

20

0,5

2

Topógrafo

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Matemática

P2) Objetiva

10

1,0

1

Específica

P3) Objetiva

20

0,5

2

6.2 - PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO

Cargo

Área Específica

Área de Conhecimento

Prova/Tipo

N° Questõe

Valor de Cada Questão

Peso

Caráter

Nível
Especial I

Educação
Infantil e
Séries
Iniciais do
Ensino
Fundamental

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Matemática

P2) Objetiva

10

1,0

1

Conhecimentos Pedagógicos (Específica)

P3) Objetiva

10

1,0

2

Legislação (Área da Educação)

P4) Objetiva

10

1,0

1

Nível I

Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Matemática

P2) Objetiva

10

1,0

1

Conhecimentos Pedagógicos (Específica)

P3) Objetiva

20

0,5

2

Legislação (Área da Educação)

P4) Objetiva

10

1,0

1

 

Cargo

Área Específica

Área de Conhecimento

Prova/Tipo

N° Questões

Valor de Cada Questão

Peso

Caráter

Nível I

Língua Portuguesa

Português (Específica)

P1) Objetiva

20

0,5

2

Classificatório e Eliminatório

Literatura

P2) Objetiva

10

1,0

1

Conhecimentos Pedagógicos

P3) Objetiva

10

1,0

1

Legislação (Área da Educação)

P4) Objetiva

10

1,0

1

Língua Inglesa

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Inglês (Específica)

P2) Objetiva

20

0,5

2

Conhecimentos Pedagógicos

P3) Objetiva

10

1,0

1

Legislação (Área da Educação)

P4) Objetiva

10

1,0

1

 

Cargo

Área Específica

Área de Conhecimento

Prova/Tipo

N° Questões

Valor de Cada Questão

Peso

Caráter

Nível I

Matemática

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Matemática (Específica)

P2) Objetiva

20

0,5

2

Conhecimentos Pedagógicos

P3) Objetiva

10

1,0

1

Legislação (Área da Educação)

P4) Objetiva

10

1,0

1

Ciências
Biológicas

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Ciências Biológicas (Específica)

P2) Objetiva

20

0,5

2

Conhecimentos Pedagógicos

P3) Objetiva

10

1,0

1

Legislação (Área da Educação)

P4) Objetiva

10

1,0

1

Química

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e Eliminatório

Química (Específica)

P2) Objetiva

20

0,5

2

Conhecimentos Pedagógicos

P3) Objetiva

10

1,0

1

Legislação (Área da Educação)

P4) Objetiva

10

1,0

1

 

Cargo

Área Específica

Área de Conhecimento

Prova/Tipo

N° Questões

Valor de Cada Questão

Peso

Caráter

Nível I

Física

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e
Eliminatório

Física (Específica)

P2) Objetiva

20

0,5

2

Conhecimentos Pedagógicos

P3) Objetiva

10

1,0

1

Legislação (Área da Educação)

P4) Objetiva

10

1,0

1

Geografia

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e
Eliminatório

Geografia (Específica)

P2) Objetiva

20

0,5

2

Conhecimentos Pedagógicos

P3) Objetiva

10

1,0

1

Legislação (Área da Educação)

P4) Objetiva

10

1,0

1

História

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e
Eliminatório

História (Específica)

P2) Objetiva

20

0,5

2

Conhecimentos Pedagógicos

P3) Objetiva

10

1,0

1

Legislação (Área da Educação)

P4) Objetiva

10

1,0

1

 

Cargo

Área Específica

Área de Conhecimento

Prova/Tipo

N° Questões

Valor de Cada Questão

Peso

Caráter

Nível I

Educação Física

Língua Portuguesa

P1) Objetiva

10

1,0

1

Classificatório e
Eliminatório

Educação Física (Específica)

P2) Objetiva

20

0,5

2

Conhecimentos Pedagógicos

P3) Objetiva

10

1,0

1

Legislação (Área da Educação)

P4) Objetiva

10

1,0

1

7. DOS TÍTULOS

7.1 - O concurso público será de provas e títulos para os cargos: Advogado, Biomédico, Enfermeiro, Médico Clínico Geral, Odontólogo, Profissional do Magistério, e exclusivamente de provas para os demais cargos.

7.2 - Serão considerados os seguintes títulos:

a) Doutorado (Diploma devidamente registrado, acompanhado do respectivo Histórico Escolar) - 1,5 (um vírgula cinco) pontos (máximo um título).

b) Mestrado (Diploma devidamente registrado, acompanhado do respectivo Histórico Escolar) - 1,0 (um) ponto (máximo um título).

c) Pós-Graduação "latu sensu" ou Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento (Comprovante de conclusão do curso acompanhado do respectivo Histórico Escolar) com carga horária igual ou superior a 360 (trezentas e sessenta) horas - 0,25 (zero vírgula vinte e cinco) pontos por título (máximo dois títulos).

d) Curso na área correlata ao cargo, com carga horária mínima de 30 (trinta) horas - 0,05 (zero vírgula zero cinco) pontos por título (máximo 05 títulos).

7.3 - Não serão considerados como títulos nenhum curso de graduação, não se confundindo estes com cursos de especialização ou .aperfeiçoamento.

7.4 - A soma total dos títulos não poderá ultrapassar 1,5 (um vírgula cinco) pontos.

7.5 - Sobre a média obtida pelos candidatos, serão somados os pontos referentes aos títulos para classificação final.

7.6 - Os pontos dos títulos serão contados apenas para efeito de "classificação" e não de "aprovação".

7.7 - Os candidatos deverão apresentar na data das provas escritas, até 30 (trinta) minutos após o encerramento das respectivas provas, em local especialmente designado, cópia reprográfica autenticada de eventuais títulos que possuam, conforme item 7.2 do presente edital. Não serão considerados os títulos apresentados, por qualquer forma, fora do dia e horário acima determinado, e estes deverão ser apresentados e entregues em envelope identificado com nome, cargo e número de inscrição do candidato, que após conferência será fechado, emitindo-se comprovante de recebimento ao candidato.

7.8 - Não serão aceitos protocolos de documentos referentes a títulos, declarações ou atestados de conclusão do curso. As cópias reprográficas deverão estar autenticadas.

7.9 - Não haverá segunda chamada para entrega dos títulos, qualquer que seja o motivo de impedimento do candidato que não apresentou os títulos no dia e horário determinado.

7.10 - Em que pese os títulos serem apresentados na data das provas, os pontos somente serão contados se o candidato obtiver a nota mínima para aprovação na prova objetiva.

8 - DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

8.1 - As Provas Objetivas serão avaliadas numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) e terão peso 1 (um) ou 2 (dois) na apuração da média do candidato, conforme o especificado no Quadro de Provas.

8.2 - As Provas Práticas serão avaliadas numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) e terão peso 2 (dois) na apuração da média do candidato, conforme o especificado no Quadro de Provas.

8.3 - As questões das Provas Objetivas são todas de múltipla escolha, contendo quatro alternativas e uma única resposta.

8.4 - As Provas Práticas serão avaliadas da seguinte forma:

1. Para o cargo de Agente de Serviços e Obras Públicas: serão avaliados 10 (dez) itens, que terão o valor de 1,0 (um) ponto cada.

2. Para o cargo de Enfermagem Especial I: serão avaliados 10 (dez) itens, que terão o valor de 1,0 (um) ponto cada.

3. Para o cargo de Enfermeiro: serão avaliados 10 (dez) itens, que terão o valor de 1,0 (um) ponto cada.

4. Para o cargo de Instrutor de Informática: serão avaliados 3 (três) itens, sendo que o valor do primeiro item será de 4,0 (quatro) pontos e dos demais de 3,0 (três) pontos cada.

5. Para o cargo de Operador de Serviços Gerais: serão avaliados 5 (cinco) itens, que terão o valor de 2,0 (dois) pontos cada um.

Os itens que serão avaliados nas Provas Práticas estão dispostos no Anexo Único que faz parte integrante deste Edital.

8.5 - Os candidatos que não obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco) em cada uma das Provas Objetivas e ou 7,0 (sete) na Prova Prática serão desclassificados.

8.6 - Também será desclassificado o candidato que obtiver Média inferior a 6,0 (seis).

8.7 - O total de pontos obtidos é a média do candidato somada aos pontos equivalentes aos títulos.

8.8 - Os candidatos aprovados serão classificados de acordo com o total de pontos obtidos e o Resultado será divulgado pela Comissão do Concurso em agosto de 2007. Os homologados serão chamados de acordo com a necessidade dos serviços, durante o prazo de validade do Concurso, obedecendo à ordem de Classificação, e deverão se submeter, à época da nomeação, aos exames médicos através da Perícia Médica do Município e só serão empossados os aprovados nos referidos exames.

9. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

9.1 - Em caso de empate, terá preferência pela ordem, para efeito de classificação, o candidato que:

9.1.1 - tiver maior nota na Prova Prática;

9.1.2 - tiver maior nota na Prova Específica;

9.1.3 - tiver maior nota na Prova Objetiva de Língua Portuguesa;

9.1.4 - tiver maior nota na Prova Objetiva de Matemática;

9.1.5 - tiver mais idade.

10 - DOS RECURSOS

10.1 - Os gabaritos oficiais preliminares das provas escritas serão afixados no Placard da Prefeitura Municipal de Paraúna, em pontos estratégicos na sede do Município e nos sites www.infocol.com.br e governo@parauna.go.gov.br dois dias após o encerramento da aplicação das mesmas.

10.2 - Caberá recurso:

1) - contra questões das Provas, erros ou omissões no Gabarito, que deverá ser interposto dentro de 02 (dois) dias úteis, contados a partir da hora e do dia da divulgação do Gabarito;

2) - quanto à atribuição de Notas e à Classificação dos candidatos, que deverá ser interposto dentro de 03 (três) dias úteis, contados a partir da hora e do dia da divulgação do Resultado do Concurso pela Comissão.

10.3 - O recurso devidamente fundamentado, incluindo bibliografia pesquisada, deve conter todos os dados que informem a identidade do reclamante, seu número de inscrição e o cargo para o qual está se candidatando.

10.4 - O recurso deve ser datilografado e ou digitado, protocolado e dirigido ao Presidente da Comissão do Concurso Público.

10.5- Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, abrangendo uma ou mais questões relativamente ao seu conteúdo, sendo automaticamente desconsiderado recurso de igual teor.

10.6 - O recurso interposto fora do prazo, não será conhecido, sendo considerada, para tanto, a data do seu protocolo.

10.7 - No caso de alguma questão ser anulada, os pontos referentes à mesma serão atribuídos a todos os candidatos.

10.8 - Se, por força de decisão favorável a impugnações, houver modificação do gabarito divulgado antes dos recursos, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito definitivo, não se admitindo recurso dessas modificações decorrentes das impugnações.

10.9 - Havendo recursos protocolados tempestivamente, e sendo acatados pela comissão do concurso público, os resultados poderão sofrer alterações gerando nova publicação.

10.10 - A decisão proferida pela Comissão do Concurso Público, tem caráter irrecorrível na esfera administrativa, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

11. DA HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO

11.1 - O Resultado do Concurso será homologado pelo Chefe do Poder Executivo de Paraúna, no prazo de 30 (trinta) dias a partir da data da publicação do Resultado. Os candidatos aprovados serão classificados de acordo com a média final das notas obtidas, em ordem decrescente.

12. DA NOMEAÇÃO E DA POSSE

12.1 - Obedecida rigorosamente à ordem de classificação, a nomeação do candidato será subordinada à existência de cargos vagos e às necessidades declaradas pela Prefeitura Municipal de Paraúna.

12.2 - Não será permitida a acumulação remunerada de cargos e empregos públicos, exceto nas hipóteses previstas no inciso XVI do art. 37 da Constituição Federal.

12.3 - O candidato deverá comunicar, por escrito, ao Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Paraúna, qualquer mudança de endereço residencial. É de inteira responsabilidade do candidato fornecer, de maneira completa, seu endereço.

12.4 - A Prefeitura Municipal de Paraúna não se responsabilizará por eventuais prejuízos ao candidato, decorrentes de:

a) endereço não atualizado;

b) endereço incompleto;

c) correspondência devolvida pela ECT, por endereço errado do candidato ou por outras razões;

d) correspondência recebida por terceiros.

12.5 - O candidato será empossado se atendidas as seguintes exigências:

a) ter submetido a exames médicos e ser considerado com aptidão física e mental para o exercício das atribuições inerentes ao cargo;

b) ter nacionalidade brasileira;

c) ter idade mínima de dezoito anos, na data em que for tomar posse;

d) estar em dia com as obrigações eleitorais;

e) estar quite com as obrigações do serviço militar, no caso de candidato do sexo masculino;

f) comprovar os pré-requisitos exigidos no cargo para o qual será empossado;

g) apresentar, à época da posse, documentos pessoais e outros documentos que se fizerem necessários e que forem solicitados pelo setor de Recursos Humanos da Prefeitura .

13 - DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1 - O Concurso é regulamentado pelo presente Edital.

13.2 - O Concurso terá validade de 02 (dois) anos a contar da data da respectiva homologação, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Poder Executivo.

13.3 - A aprovação e a classificação geram, para o candidato, apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada às disposições legais pertinentes e às necessidades da Prefeitura Municipal de Paraúna.

13.4 - Os candidatos que venham a ser nomeados e empossados estarão sujeitos ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Paraúna - Estatutário.

13.5 - Após nomeação e posse, o servidor cumprirá estágio probatório, nos termos da Constituição Federal.

13.6 - Será excluído do Concurso o candidato que:

13.6.1 - em qualquer documento prestar declaração falsa ou inexata para fins de inscrição, nomeação ou posse;

13.6.2 - não atender à época da posse as exigências contidas no item 12.5 deste Edital.

13.7 - Em qualquer das hipóteses constantes do item anterior, o candidato terá sua nomeação invalidada por ato do Poder Executivo, sem prejuízo das demais cominações legais.

13.8 - Os casos omissos nesse Edital serão resolvidos pela Comissão do Concurso.

13.9 - O presente Edital será publicado, através de extrato, no Diário Oficial do Estado de Goiás e em jornal de grande circulação e afixado em inteiro teor no placard da Prefeitura Municipal, em local de costume e de livre acesso, e nos sites www.infocol.com.br e governo@parauna.go.gov.br .

Paraúna, 22 de junho de 2007.

DALVA ESTELA FERRO PARREIRA
Presidente da Comissão do Concurso
Representante do Poder Executivo

Membros da Comissão:

LÚCIA BARBOSA RODRIGUES
Representante dos Servidores Públicos Municipais

HÊNIO LEMES DE RESENDE
Representante dos Servidores Públicos Municipais

ANEXO ÚNICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGO: ADVOGADO

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

PROVA OBJETIVA

- ESPECÍFICA

Conteúdo Programático:

I - DIREITO CONSTITUCIONAL

1- Constituição. Conceito, objeto, tipos e elementos. Supremacia da Constituição. Emenda, reforma e revisão constitucional.

2- Direito Constitucional Internacional. Conflito de normas no tempo e no espaço.

3- Normas constitucionais. Aplicabilidade. Princípios específicos de interpretação. Integração. Disposições constitucionais gerais e disposições transitórias.

4- Controle de constitucionalidade no Brasil. Evolução histórica. Espécies de controle exercido pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Ação Direta de Inconstitucionalidade. Ação Direta de Inconstitucionalidade Interventiva. Ação Direta de Inconstitucionalidade por omissão e Ação Direta de Constitucionalidade. Arguição de descumprimento de preceito fundamental. Suprimento de omissões.

5- Organização do Estado no Brasil. Princípios. Federalismo Brasileiro. Visão crítica. Organização político-administrativa. União. Estados Federados. Municípios. Distrito Federal e Territórios. Repartição de competências. Constituições Estaduais. Leis Orgânicas Municipais.

6- A República Federativa do Brasil. Princípios fundamentais.

7- Intervenção federal nos Estados e intervenção dos Estados nos Municípios.

8- Bens da União e dos Estados.

9- Organização dos Poderes. Separação das funções estatais. Sistema de freios e contrapesos.

10- Poder Legislativo Federal. Organização e atribuições. Processo e procedimento legislativo. Espécies normativas. Assembléia Legislativa. Atribuições. Processo e Procedimentos Legislativo Estadual. Câmaras Municipais.

11 Poder Executivo. Atribuições e responsabilidades do Presidente da República, do Governador e Prefeitos Municipais.

12 Poder Judiciário Brasileiro. Organização e competências. Justiças Comuns e Especializadas. Supremo Tribunal Federal. Superior Tribunal de Justiça. Justiça Federal Comum. Justiça dos Estados. Justiça do Trabalho. Justiça Eleitoral. Justiça Militar.

13 Poder Judiciário Estadual. Tribunal de Justiça. Controle de Constitucionalidade dos Atos Normativos Estadual e Municipal. Juízes de Direito. Conselhos de Justiça Militar.

14 Funções Essenciais à Administração da Justiça. Ministério Público e seu perfil constitucional. Defensoria Pública .

15. Administração Pública. Princípios Constitucionais. Disposições Gerais. Servidores Públicos Civis dos Estados. Militares dos Estados.

16- Direitos e Garantias Fundamentais. Direitos e Garantias Individuais e Coletivos. Direitos Sociais. Direitos Políticos. Nacionalidade.

17- Da Ordem Social: Seguridade Social. Educação, Cultura e Desporto. Ciência e Tecnologia. Família, Criança, Adolescente e Idoso.

18- Da Ordem Econômica. Princípios da atividade econômica. Regime Constitucional da propriedade. Monopólios estatais. Intervenções sancionatórias. Abuso do Poder Econômico e Responsabilidade das pessoas jurídicas.

19- Finanças Públicas. Orçamentos. Princípios Constitucionais. Leis Orçamentárias. Formas e Sistemas de Controle. Fiscalização Contábil, Financeira, Orçamentária, Operacional e Patrimonial. Os Tribunais de Contas. Finanças Públicas Estaduais. Empréstimos externos contraídos por Estados e Municípios.

20 - Poder Constituinte. Espécies. Autonomia e limites do Poder Constituinte dos Estados.

21 - Procedimentos especiais capitulados em legislação esparsa. Mandado de Segurança. Ação Popular. Ação Civil Pública. Ação Direta de Inconstitucionalidade. Ação Direta de Constitucionalide. Ação de Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental.

22 - A Fazenda Pública em Juízo.

II - DIREITO ADMINISTRATIVO

1- Regime Jurídico-Administrativo. Princípios Constitucionais do Direito Administrativo: expressos e implícitos. Princípios da Administração Pública.

2- Organização Administrativa. Centralização e descentralização administrativa. Administração Direta e Indireta. Autarquias. Fundações Públicas. Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista. Agências: executiva e reguladora. Organizações Sociais e Organização da sociedade civil de interesse público. Contrato de Gestão.

3- Controle da Administração Pública. Espécies. Controle Legislativo. Controle Jurisdicional. Meios de controle. Recursos Administrativos. Coisa Julgada administrativa. Prescrição administrativa. Tutela das entidades da administração indireta.

4- Servidores públicos. Classificação. Normas constitucionais. Sistema remuneratório. Responsabilidades dos agentes públicos. Comunicabilidade de instâncias. Lei Municipal n° 7.502/90. Aposentadoria. Os direitos previdenciários dos servidores públicos .A reforma da Previdência no setor público e seus efeitos.Lei Municipal n° 7.984/99 e Lei 8.234/03.

5- Atos Administrativos. Conceito. Atributos. Elementos. Classificação. Vinculação e discricionariedade. Invalidade dos atos administrativos. Convalidação.

6- Processo Administrativo. Princípios. Lei Federal n° 9.784, de 29.01.1999. Processo administrativo disciplinar. Sindicância.

7- Licitação. Lei n° 8.666/93 e alterações. Princípios. Modalidades. Pregão. Dispensa e inexigibilidade. Fases. Revogação e invalidação. Sanções Administrativas.

8- Contrato Administrativo. Características. Peculiaridades. Modalidades. Contratos da Administração. Contrato administrativo e contrato de direito privado. Equilíbrio econômico-financeiro.Cláusula "rebus sic stantibus". Teoria da imprevisão.

9- Serviços Públicos e intervenção no domínio econômico. Concessões e permissões. Responsabilidade do concessionário e responsabilidade subsidiária do Estado por danos a terceiros.

10. Poderes Administrativos. Poder de Polícia. Limitações administrativas à propriedade e servidão administrativa.

11- Desapropriação. Fundamentos. Objeto. Beneficiários. Procedimentos expropriatório. Efeitos. Indenização. Imissão provisória na posse. Desapropriação indireta. Desapropriação por zona. Retrocessão. Requisição.

12- Bens Públicos. Conceito. Regime Jurídico. Afetação e desafetação. Formas de aquisição e alienação de bens públicos. Formas de utilização dos bens públicos.

13- Responsabilidade extracontratual do Estado. Evolução. O dano indenizável. Excludentes. Atos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário. Ação regressiva.

14- Improbidade Administrativa (Lei n°8.492/92). Limites das despesas com o funcionalismo público (Lei complementar n° 101, de 04.05.2000).

III - DIREITO CIVIL

1- Lei. Vigência, hierarquia, aplicação, integração, revogação e interpretação das leis.Revogação, derrogação e ab-rogação. Eficácia espacial e temporal (retroatividade e irretroatividade).Conflitos intertemporais e interespaciais de leis.

2-A Lei de Introdução ao Código Civil do Brasil.

3- Das Pessoas. Pessoas naturais e pessoas jurídicas. Entes não personificados. Personalidade e capacidade jurídicas. Desconsideração da personalidade jurídica. Domicílio e residência.

4- Dos Fatos jurídicos. Negócio jurídico e atos jurídicos lícitos e ilícitos. Pressupostos de validade, prova, defeitos e invalidade. Teoria das nulidades. Boa- fé.

5- Dos Bens. Classificação . Bem de família. Dos Bens Públicos.

6- Da Responsabilidade civil. Dano material e moral . Da obrigação de indenizar .Reparação de danos morais e materiais. Abuso de Direito. Legítima defesa, exercício regular de direito e estado de necessidade.

7- Da Prescrição : conceito, prazos, suspensão e interrupção. A prescrição e a Fazenda Pública. Da decadência : conceito e prazos. Renúncia. Ação regressiva. Decretação ex-oficio.

8- Do Direito das obrigações: modalidades, transmissão , adimplemento, inadimplemento e extinção. Obrigações líquidas e ilíquidas. Cláusula Penal.

9- Dos Contratos : disposições gerais, formação , vícios e extinção . Teoria da imprevisão .Contratos Típicos: compra e venda, troca, doação, locação de coisas, empréstimos, prestação de serviços, empreitada, comodato, mútuo, depósito, seguro ,transporte de coisas , transporte de pessoas , fiança e mandato.

10- Dos Atos unilaterais. Da gestão de negócios .Pagamento indevido e enriquecimento sem causa.

11. Da Empresa : unificação parcial das obrigações privadas. Da Sociedade : disposições gerais, espécies, direitos, obrigações e responsabilidades da sociedade e dos sócios. Tipos societários. Liquidação, transformação, incorporação , fusão e cisão. Do estabelecimento comercial. Do nome comercial.

12-Sociedades cooperativas.

13- Posse . Aquisição , perda, efeitos , proteção. Composse.

14. Da Propriedade. Limitações. Propriedade móvel e imóvel. Aquisição e perda. Usucapião. Direitos de vizinhança. Condomínio. Propriedade resolúvel. Registro de imóveis.

15. Direitos reais. Superfície. Aforamento de terras e de terrenos de marinha. Servidões.Usufruto. Uso. Habitação . Rendas constituídas sobre imóveis.

16-Penhor e hipoteca.

IV - DIREITO PROCESSUAL CIVIL

1- Direito Processual Civil: princípios informativos do processo e do procedimento.

2- Jurisdição. Princípios. Características. Poderes. Espécies. Competências. Critérios de determinação. Modificação. Prorrogação. Conexão. Continência. Prevenção. Declaração de incompetência. Conflito de competência.

3- Ação. Condições. Elementos. Cumulação de ações.

4- Processo. Objeto. Mérito. Questão principal. Questões preliminares.

5- Pressupostos processuais. Poderes, direitos, faculdades, deveres e ônus processuais.

6- Sujeitos da relação processual: o Juiz. Poderes. Impedimentos e suspeição. As partes. Capacidade Processual e legitimação. Representação, assistência, autorização. Substituição processual. Os procuradores.

7- Litisconsórcio. Assistência. Intervenção de terceiros: oposição, nomeação à autoria, denunciação da lide e chamamento ao processo.

8- Atos processuais. Forma. Tempo. Lugar. Prazos. Impulsos processual. Preclusão. Prescrição. Decadência. Teoria das nulidades processuais.

9- Processo de Conhecimento. Ajuizamento. Demanda. Petição Inicial: requisitos. Pedido. Causa de pedir. Modificações do pedido. Valor da Causa. Distribuição. Indeferimento da petição inicial.

10- Tutela antecipada. Tutela específica das Obrigações de fazer e não fazer. Tutela específica das Obrigações de Entregar Coisa.

11- Resposta do réu. Defesa de rito e de mérito. Defesa indireta. Contestação. Exceções. Reconvenção. Revelia.

12- Providências preliminares. Julgamento conforme o estado do processo. Saneamento do processo.

13- Sentença. Estrutura, requisitos e efeitos. Publicação, intimação, correção e integração. A coisa julgada.

14- Ação rescisória.

15- Recursos. Requisito de admissibilidade. Efeitos. Desistência e renúncia. Recurso Adesivo.

16- Recursos em espécie. Apelação. Agravos. Embargos de declaração. Embargos infringentes. Recurso Especial. Recurso Extraordinário. Recurso Ordinário em mandado de segurança. Agravos regimentais. A ordem dos processos no Tribunal.

17- Reclamação e correição.

18- Sentença líquida e ilíquida. Liquidação de sentença.

19- Título Executivo.

20- Processo de execução. Partes. Competência. Requisitos. Responsabilidade patrimonial. Execução definitiva e execução provisória. Remissão. Suspensão e extinção do processo de execução.

21- As diversas espécies de execução. Execução para entrega de coisa. Execução das obrigações de fazer e não fazer. Execução por quantia certa contra devedor solvente

22- Execução contra a Fazenda Pública. Precatório

23- Execução Fiscal.

24- Embargos do devedor. Exceção de Pré-executividade

25- Processo cautelar. Medida cautelar inominada. Procedimentos cautelares específicos.

26- Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa: Ação de consignação em pagamento; Ação de Prestação de Contas; Ações Possessórias; Ação de Nunciação de Obra Nova; Ação de Usucapião de Terras Particulares; Ação de Divisão e Demarcação de Terras Particulares e Embargos de Terceiros, Inventário e Partilha.

27 - Ações declaratórias, anulatórias e de consignação de pagamento.

V- DIREITO DO TRABALHO

1- Direito do Trabalho : conceito, princípios, características , autonomia.

2- Fontes formais do Direito do Trabalho. Conceito, classificação e hierarquia. Conflitos e suas soluções .

3- Hermenêutica : interpretação, integração e aplicação do Direito do Trabalho. O papel da equidade . Eficácia das normas trabalhistas no tempo e no espaço.Revogação. Irretroatividade. Direito adquirido.

4- Relação de trabalho. Trabalho autônomo . Trabalho Avulso . Trabalho eventual. Trabalho Temporário. Estágio. Cooperativa de mão-de-obra, terceirização da prestação dos serviços.Responsabilidade do tomador dos serviços. Responsabilidade do Estado em face de prestadores de serviços. Trabalho voluntário.

5-Relação de emprego .Natureza jurídica. Contrato individual de trabalho: conceito, classificação, caracteres , objeto , forma , sujeitos , obrigações e direitos do empregado e do empregador , alteração lícita e ilícita , interrupção , suspensão , modos de extinção e suas obrigações decorrentes . Justa causa. Elementos integrantes : essenciais, naturais e acidentais. Vícios do consentimento .Nulidade e efeitos. Contrato de trabalho e contratos afins. Trabalho lícito.

6-Tipos de empregador. Grupo de empresas, solidariedade. Sucessão de empresas. Poder disciplinar.

7-Salário e remuneração . Formas de salário e remuneração .Proteção ao Salário .Salário utilidade. Salário profissional. Salário - mínimo .Salário normativo. Comissões. Gratificação. Prêmios. Abonos. Participação nos lucros. Diárias . Ajuda de Custo. Vale-transporte. .Gratificação de Natal. Equiparação salarial.

8- Estabilidade e garantia de emprego. Extinção do estabelecimento. Força maior e Factum principis. Aviso prévio . FGTS.

9 - O contrato de trabalho com Estado, suas Autarquias, Fundações e integrantes da Administração Pública Indireta . Servidores regidos pelo Regime celetista na Administração Direta e Indireta do Estado.

10 - Duração do trabalho. Jornada normal e extraordinária. Horas extras . Jornada noturna e Adicional Noturno .Duração semanal do trabalho. Trabalho por turnos. Repouso semanal remunerado, férias.

11- Segurança e higiene do trabalho. Labor em circunstâncias nocivas e perigosas à saúde do empregado. Periculosidade e insalubridade. Adicionais de insalubridade e periculosidade

12- Trabalho da criança, do menor e da mulher.

13- A discriminação no contrato de trabalho.

14- Os sistemas de organização sindical. A organização sindical brasileira. Natureza jurídica do sindicato. Entidades sindicais de grau superior. Enquadramento e contribuição sindical. Unicidade sindical. Sindicalização do servidor público. Direito de Greve . Direito de Greve do Servidor Público.

15 - Negociação coletiva.

16- Convenção e Acordo coletivo do trabalho. Natureza jurídica .Conteúdo e efeitos. Evolução no direito brasileiro. Contrato coletivo de trabalho. Limites à aplicação das normas convencionais. Mediação e arbitragem.

17- Dissídio individual . O Processo e procedimento dos dissídios individuais do trabalho.Princípios. Fontes.Nulidades. Prescrição. Preclusão. Decadência . Normas aplicáveis subsidiariamente no processo do trabalho. Competência da Justiça do Trabalho. Modificações de competência. Exceções.

18-Provas no processo do trabalho : princípios, peculiaridades, oportunidade e meios. Interrogatório. Confissão e conseqüências. Documentos. Oportunidade de juntada. Incidente de falsidade. Perícia. Sistemática de realização de perícias. Testemunhas. Ônus da prova no processo do trabalho.

19- Recursos no processo do trabalho . Princípios gerais. Requisitos de admissibilidade. Efeitos. Desistência e renúncia. Recurso adesivo. Privilégios do Estado.

20- Recursos em espécies: recurso ordinário, recurso de revista, agravo de petição, agravo de instrumento, agravo regimental .Embargos de declaração .Reclamação Correicional.

21- O Ministério Público do Trabalho . Organização. Competência. Atribuições. Lei Complementar n 75/93. Inquérito civil público.

22- Ação civil Pública.Legitimação. Substituição Processual. Condenação genérica e liquidação. Coisa julgada e litispendência .

23- Ação rescisória no processo do trabalho . Cabimento. Competência, fundamentos de admissibilidade . Prazo e procedimento.

24- Ações cíveis admissíveis no processo trabalhista. Ação de consignação em pagamento. Mandado de Segurança. Ação Monitória.

25 - Ação anulatória de sentença e de cláusula de acordo ou convenção coletiva de trabalho. 26- Antecipação de tutela. Cabimento de antecipação de tutela em face da Fazenda Pública.

27 - Liquidação de sentença . Execução no processo trabalhista . Embargos de Terceiros.Exceção de Pré-executividade e Embargos do devedor . Execução por prestações sucessivas. Execução de obrigação de fazer e não fazer A execução das decisões proferidas contra pessoas jurídicas de Direito Público. O precatório requisitório. O pedido de ordem processual (Instrução Normativa nº 11 do TST)

28-O Poder Normativo da Justiça do Trabalho . Dissídios Coletivos. Classificação. Processo e procedimento dos dissídios coletivos. Competência para processá-los e julgá-los. Natureza jurídica e eficácia da sentença normativa. Recursos cabíveis. Ação de cumprimento

29- Coisa julgada formal e material da sentença trabalhista. Acordos.

VI - DIREITO TRIBUTÁRIO

1- Legislação Tributária: vigência, aplicação, integração e interpretação.

2- Sistema Constitucional Tributário. Princípios Constitucionais Tributários. Limitações ao poder de tributar. Competência e Capacidade tributária.

3- Tributos Vigentes. Espécies e características. Taxa e preço público. Taxa judiciária.

4- Obrigação Tributária. Conceito, elementos, o dever tributário e os deveres instrumentais, natureza jurídica. Sujeição ativa e passiva. A hipótese de incidência e o ato imponível: base de cálculo, alíquota, domicílio tributário, capacidade passiva.

5- Responsabilidade Tributária. Sujeição passiva indireta. Responsabilidade por solidariedade, sucessão e de terceiros; da responsabilidade pela prática de infrações. A substituição tributária:conceito e espécies.

6- Crédito Tributário. Constituição. Lançamento: conceito, natureza jurídica, privilégios e garantias do crédito tributário, espécies. Suspensão.

7- Extinção e exclusão do crédito tributário.

8- Evasão, sonegação, elisão e fraude.

9- Processo tributário administrativo.

10- Processo tributário judicial. Dívida ativa. Execução fiscal. Ação de repetição de indébito. Ações declaratórias, anulatórias e de consignação de pagamento.

Medidas cautelares.

11- Imposto sobre transmissão ou doação de bens ou direitos.

12- Extinção de punibilidade pelo pagamento do débito. Sucessão de leis e situação atual. O parcelamento administrativo de débito e a extinção de punibilidade.

VII -DIREITO URBANÍSTICO E AMBIENTAL

1-Conceito de meio ambiente. Direitos difusos. Direitos Coletivos. Direitos individuais homogêneos. Bens ambientais. Bens públicos e bens difusos.

2-Política Nacional de Meio Ambiente. Constituição Federal de 1988. Princípios.

Responsabilidade pelo dano ambiental. Responsabilidade Penal da pessoa jurídica. Zoneamento Ambiental.

3-Licenciamento Ambiental e Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

4-Competência em matéria ambiental. União, Estados e Municípios.

5-Flora e fauna. Natureza Jurídica. Proteção. Lei 9605/98 e seu Decreto n° 3179, de 21.09.99.

6-Recursos Hídricos. Poluição da água. Proteção das águas doces.

7-Estatuto da Cidade (Lei 10257/2001). Usucapião especial de imóvel urbano.

8-Recursos Minerais. Pesquisa. Lavra. Participação do proprietário do solo (Lei 8901/94).

9-Aspectos processuais da jurisdição civil coletiva (legitimidade, ônus da prova, tutelas de urgência, coisa julgada, litisconsórcio, intervenção de terceiros, desistência da ação, prescrição, litispendência, competência , mandamento cominatório, recursos, liquidação coletiva e execução coletiva. Lei 7347/85. Ação civil pública ambiental, ação popular ambiental, mandado de segurança coletivo ambiental, mandado de injunção ambiental.

10-Legislação ambiental. Lei 6938 de 31.08.81; Lei Municipal n° 8.233/03.

11-Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: instrumentos de intervenção ambiental, de controle ambiental e de controle repressivo (Lei 9605/98 e Decreto n° 3179, 21.09.99). 12-Instrumentos de controle ambiental. Permissão. Autorização e licenças ambientais.

CARGO: AGENTE DE SERVIÇOS E OBRAS PÚBLICAS

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

GRAMÁTICA: Frases; Pontuação; Sinais de Pontuação; Fonemas e letras; Substantivo; Adjetivo; Separação de sílabas; Artigo; Numeral; Encontros vocálicos; Encontros consonantais; Verbos; Concordância nominal; Concordância verbal; INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

- MATEMÁTICA

Conteúdo Programático:

Conjuntos; números naturais; sistemas de numeração; operações no conjunto dos números naturais; medidas de comprimento; problemas usando as quatro operações.

- PROVA PRÁTICA:

Teste prático na função de pintor e pedreiro, avaliando os seguintes itens: 1. conhecimento de ferramentas e materiais; 2. textura das paredes; 3. alinhamento; 4. prumo; 5. esquadro; 6. nível; 7. talisca - piso; 8. talisca - parede; 9. reboco; 10. economia de material e qualidade do serviço.

CARGO: ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

- MATEMÁTICA

Conteúdo Programático:

1. Número e operações: Conjuntos dos números naturais, conjunto dos números inteiros, conjunto dos números racionais, conjunto dos números irracionais e conjunto dos números reais. Operações com números naturais; operações com números inteiros; operações com números reais. Divisibilidade; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.

2. Números fracionários: Frações; frações equivalentes; adição, subtração, multiplicação e divisão de frações.

3. Números decimais: Número decimal e dinheiro; comparação de números decimais; operação com números decimais; dízima periódica.

4. Matemática financeira: Porcentagem; regra de três; juros simples; juros compostos .

5. Medidas: Medidas de comprimento; Cálculo do perímetro de um polígono; Medidas de áreas; Cálculo da área de triângulos, retângulos, paralelogramos, trapézios e círculos; Medidas de volumes; Cálculo do volume do cubo, do paralelepípedo e do cilindro.

6. Equações do primeiro grau e do segundo grau: Resolver equações do primeiro e segundo grau; Problemas.

7. Sistema de equações: Resolver um sistema de equações; Problemas.

8. Medidas estatísticas: Média aritmética; Média aritmética ponderada.

- ESPECÍFICA

Conteúdo Programático:

1. Noções de anatomia dentária decídua e permanente e odontograma;

2. Noções de negociação;

3. Noções de semiologia;

4. Atendimento ao público;

5. Acolhimento do paciente e ética profissional;

6. Etiologia e prevenção da cárie dentária:

6.1 Placa;

6.2 Cárie;

6.3 Dieta;

6.4 Flúor;

7. Princípios de Biossegurança:

7.1 Principais doenças transmissíveis de interesse odontológico;

7.2 Controle de infecção;

7.3 Esterilização e acondicionamento dos materiais.

8.Cuidados com o equipamento odontológico;

9. Conceito, característica, instrumentais e materiais de uso (noções básicas)em:

9.1 Dentista Geral;

9.2 Cirurgia;

9.3 Odontopediatria;

9.4 Periodontia;

9.5 Endodontia;

9.6 Radiologia;

9.7 Prótese.

CARGO: BIOMÉDICO

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

- ESPECÍFICA Conteúdo Programático:

HEMOGRAMA: 01 - Diagnóstico clínico e laboratorial. 02 - Glóbulos brancos. 03 - Glóbulos vermelhos. 04 - Hemoglobina. 05 - Plaquetas. BIOQUÍMICA DO SANGUE: 01 - Interpretação dos exames. 02 - Métodos de coleta. 03 - Técnica empregada. PROVAS SOROLÓGICAS: 01 - Machado Guerreiro. 02 - Reação de fixação de complemento, qualitativo para Doença de Chagas. 03 - Reação de Sabin-feldman. 04 - Reação de Widal. 05 - Reações de Aglutinação para Leptospirose. 06 - Soro Aglutinação para Brucelose. EXAMES LABORATORIAIS NAS PRINCIPAIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. GRUPOS SANGUÍNEOS: 01 - Determinação de aglutinogênios nas Hemácias. 02 - Determinação de grupos sangüíneos. 03 - Determinação do Fator RH. 04 - Herança do Fator RH. 05 - Prova cruzada. 06 - Sistema ABO. URINA: 01 - Exame Bacteriológico. 02 - Exame microscópico. 03 - Exame químico. - Qualitativo e quantitativo. 04 - Identificação de cálculos. 05 - Verificação dos caracteres gerais. FEZES: 01 - Doenças ocasionadas por verminoses. 02 - Exame Macroscópico. 03 - Exame Microscópico. 04 - Métodos diagnósticos para parasitas e protozoários. ESCARRO: 01 - Coleta. 02 - Exame Bacteriológico. 03 - Exame Macroscópico. 04 - Exame Microscópico. VITAMINAS: 01 - Absorção, distribuição e eliminação. 02 - Doenças relacionadas as vitaminas. 03 - Fontes de vitaminas. 04 - Funções no organismo. 05 - Necessidades pelo organismo. 06 - Química. QUÍMICA: 01 - A matéria e suas transformações. 02 - Ácidos, bases e sais. 03 - Álcool, cetona e eter. 04 - Equações e fórmulas químicas. 05 - Funções. 06 - Soluções. FÍSICA: 01 - Calorimetria. 02 - Hidrostática. 03 - Mecânica. 04 - Termologia.

CARGO: ENFERMAGEM ESPECIAL I

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Leitura, compreensão e interpretação de textos. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia, acentuação gráfica. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais. Teoria geral da frase e sua análise: orações, períodos e funções sintáticas. Sintaxe de concordância: concordância nominal e verbal (casos gerais e particulares). Crase. Colocação de pronomes: próclise, mesóclise e ênclise. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.

- ESPECÍFICA Conteúdo Programático:

· Legislação profissional - Lei de Criação do Conselho de Enfermagem, Lei do Exercício Profissional, Decreto Regulamentado de Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Entidades da Enfermagem: ABEn, COFEn, COREn, sindicatos, noções gerais de bioética: conduta humana, valores e significados, situações e dilemas éticos, relações humanas, Introdução à teoria do cuidado: conceitos; relação do cuidador com o ser cuidado; a questão da nudez; a invasão do corpo, formas de trabalho, técnicas e princípios de anotações de ocorrências e serviços.

· Segurança no trabalho - saúde e segurança no trabalho, princípios gerais de segurança no trabalho, prevenção de acidentes do trabalho, Fatores de risco, EPIs e EPCs, causas dos acidentes do trabalho, procedimentos legais nos acidentes de trabalho, manutenção preventiva de materiais e equipamentos.

· Clínica médica - preparo, transformação de soluções e administração de medicamentos por via tópica, oral e parenteral, cateterismo vesical, sondagem nasogástrica, nasoentérica, lavagem gástrica, assistência de enfermagem a pacientes portadores de feridas, controle hidroeletrolitico, afecções dos sistemas: gastrintestinal, cardiovascular, hematopoietico, respiratório, endócrino, reumático, otorrinolaringológico, oftalmológico, neurológico, urinário e afecções neoplásicas, técnica de isolamento reverso, interações medicamentosas, limitações e seqüelas conseqüentes às principais doenças clínicas.

· Clinica Cirúrgica e Central de material - procedimentos que requerem utilização de técnica asséptica, métodos de esterilização, técnicas de manuseio de material e instrumental cirúrgico, estéril e contaminado, protocolos técnicos e manuseio, técnicas básicas de preparo físico do paciente no pré-operatório, técnicas de transporte do paciente no pré e pós-operatório, processo de trabalho de enfermagem em centro cirúrgico, técnicas de circulação em sala de cirurgia, indicativos da recuperação dos níveis de consciência e dos sentidos, técnicas de enfermagem no pós- operatório imediato, mediato e tardio, desconforto e complicações no pós-operatório: sinais, sintomas e cuidados de enfermagem, noções básicas de controle hidroeletrolítico, drenos, cateteres e sondas utilizados em cirurgia, noções de farmacologia: anestésicos, anticoagulantes, coagulantes e antibióticos, termos técnicos específicos, procedimentos indicados para cirurgias contaminadas antes, durante e após o ato cirúrgico, técnicas de posicionamento correto no leito e na mesa de operação, proteção de membros e tronco do cliente/paciente, mudanças de decúbito.

· Saúde Coletiva - conceito, origem e evolução da saúde pública, doenças infecciosas e parasitárias: AIDS, coqueluche, cólera, dengue, difteria, doenças de chagas, hanseníase, febre tifóide, esquistossomose, leishmaniose, malária, parasitas, poliomielite, raiva, sarampo, tétano, tuberculose, hepatite e calendário básico de vacinação, saúde e cidadania, políticas de saúde pública, direitos do cliente aos serviços de saúde, esquema de imunizações nas doenças imuno-preveníveis; vacinação - PNI (Programa Nacional de Imunização).

· Saúde Mental - psicologia - relações humanas, personalidade, aparelho psíquico, planos de manifestações mentais, mecanismos de defesa, sensação de percepção, períodos de desenvolvimento humano, evolução da saúde mental, saúde e doença mental, classificação das doenças mentais, etapas da personalidade, hospital psiquiátrico, hospital dia, técnicas de terapias: ocupacionais, musicoterapias, psicoterapias, farmacoterapias, sonoterapias e terapias de grupos.

· Materno Infantil - enfermagem em ginecologia e obstetrícia, planejamento familiar, puericultura, DSTs e gestação, menarca, menopausa e climatério, reprodução humana, gestação, parto, puerpério, aborto, crescimento e desenvolvimento do adolescente normal, enfermagem pediátrica, programa de assistência integral à saúde da mulher (PAISM), programa de assistência integral à saúde da criança (PAISC), programa de saúde do adolescente (PROSAD), estatuto da criança e do adolescente, farmacologia: cálculo e administração de medicamentos em pediatria - fracionamento de doses, sexualidade e saúde reprodutiva.

PROVA PRÁTICA

1. Administração de medicamentos por via EV, IM e SC; 2. Venóclise; 3. Curativo; 4. Sinais vitais; 5. lavagem das mãos; 6. calçar luvas para procedimentos estéreis; 7. aplicação de quentes e frios; 8. Clister; 9. Oxigenoterapia; 10. preparação do leito.

CARGO: ENFERMEIRO

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

- ESPECÍFICA

Conteúdo Programático:

- Sistema Único de Saúde - SUS.

- Princípios Básicos do SUS.

- Gestão do SUS.

- Atenção Básica a Saúde.

- Planejamento e gestão em saúde; formulação e implementação de políticas públicas.

- Administração e gerenciamento dos serviços de enfermagem.

- Prevenção e controle de infecção nos serviços de saúde.

- Controle e Prevenção da Dengue.

- Controle e Prevenção da Hanseníase.

- Controle e Prevenção da Tuberculose.

- Doenças Sexualmente Transmissíveis/DST - AIDS.

- Programa Nacional de Imunização - PNI.

- Programa de Saúde da Família - PSF.

- Programa de Saúde Mental.

- Planejamento Familiar.

- Programa de Saúde da Mulher, Criança, Adolescente e do Idoso.

- Estatuto da criança e do adolescente.

- Estatuto do Idoso.

- Saúde do Adulto.

- Saúde do Trabalhador.

- Ética e Princípios de Bioética.

- Assistência de enfermagem aos pacientes em situações clínicas e cirúrgicas.

- Atuação do enfermeiro em unidade de internação, ambulatório, centro cirúrgico, centro de material e esterilização.

- Atuação do enfermeiro na unidade de clínica médica, cirúrgica, saúde mental, saúde publica, materno infantil, urgência e de emergência, central de material e centro cirúrgico. - Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde.

PROVA PRÁTICA

1. Assistência de enfermagem ao exame físico; 2. clister, 3. oxigenoterapia, 4. alimentação enteral e parenteral, 5. administração de medicamentos por via EV, IM e SC; 6. Venóclise; 7. Curativo; 8. sinais vitais, 9. lavagem das mãos e calçar luvas para procedimentos estéreis; 10. sondagens nasogástrica, nasoentérica e vesical.

CARGO: INSTRUTOR DE INFORMÁTICA

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

- MATEMÁTICA

Conteúdo Programático:

1. Número e operações: Conjuntos dos números naturais, conjunto dos números inteiros, conjunto dos números racionais, conjunto dos números irracionais e conjunto dos números reais. Operações com números naturais; operações com números inteiros; operações com números reais. Divisibilidade; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.

2. Números fracionários: Frações; frações equivalentes; adição, subtração, multiplicação e divisão de frações.

3. Números decimais: Número decimal e dinheiro; comparação de números decimais; operação com números decimais; dízima periódica.

4. Matemática financeira: Porcentagem; regra de três; juros simples; juros compostos .

5. Medidas: Medidas de comprimento; Cálculo do perímetro de um polígono; Medidas de áreas; Cálculo da área de triângulos, retângulos, paralelogramos, trapézios e círculos; Medidas de volumes; Cálculo do volume do cubo, do paralelepípedo e do cilindro.

6. Equações do primeiro grau e do segundo grau: Resolver equações do primeiro e segundo grau; Problemas.

7. Sistema de equações: Resolver um sistema de equações; Problemas.

8. Medidas estatísticas: Média aritmética; Média aritmética ponderada.

PROVA PRÁTICA

- Sistema Operacional Windows:

* Conhecimentos em: estrutura do armazenamento; menus e janelas; painel de controle; área de transferência; windows explorer.

- Editor de Texto Word:

* Conhecimento dos comandos dos menus: formatar, inserir, tabela, arquivo; cabeçalhos e rodapés; impressão mala direta.

- Planilha de Cálculo Excel:

* Conhecimentos dos comandos dos menus: formatar, inserir, arquivo, dados; formulas e funções do excel; tabela dinâmica, impressão.

CARGO: MÉDICO CLÍNICO GERAL

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

- ESPECÍFICA

Conteúdo Programático:

Conhecimentos Gerais de : Epidemiologia; Medicina Social e Preventiva; Código de Ética; Código de Processo Ético; Saúde Pública, Atualidades sobre Saúde Pública e Atualidades sobre Medicina Geral. Conhecimentos Específicos de: Antibioticoterapia. Anemias. Hipertensão arterial. Diabetes. Parasitoses Intestinais. Esquistossomose. Cefaléias. Febre de origem indeterminada. Diarréias. Ulcera péptica. Hepatite. Hipertireoidismo. Hipotireoidismo. Insuficiência cardíaca. Alcoolismo. Doenças sexualmente transmissíveis. Cardiopatia isquêmica. Arritmias cardíacas. Doença pulmonar obstrutiva crônica. Dor toráxica. Dor lombar. Ansiedade. Asma brônquica. Pneumonias. Tuberculose. Hanseníase. Aids. Leishmaniose. Infecção urinária. Enfermidades bucais. Epilepsia. Febre reumática. Artrites. Acidentes por animais peçonhentos. Micoses superficiais. Obesidade. Dislipidemias. Infarto agudo do Miocárdio. Edema agudo do Pulmão. Tromboembolismo Pulmonar.

CARGO: ODONTÓLOGO

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

- ESPECÍFICA

Conteúdo programático

1. Cariologia; 2. Doenças da polpa e dos tecidos periapicais; 3. Distúrbios do desenvolvimento das estruturas bucais e parabucais; 4. Tumores benignos e malignos da cavidade bucal; 5. Tumores das glândulas salivares; 6. Cistos e tumores de origem odontogênica; 7. Alterações regressivas dos dentes; 8. Infecções bacterianas, virais e micóticas; 9. Disseminação das infecções bucais; 10. Lesões físicas e químicas da cavidade bucal; 11. Manifestações bucais das doenças metabólicas; 12. Doenças do periodonto; 13. Doenças dos nervos e músculos; 14. Anestesiologia local e controle da dor; 15. Técnicas de anestesia regional e local; 16. Anatomia das regiões da cabeça e pescoço; 17. Soluções anestésicas; 18. Emergências no consultório; 19. Flúor; 20. Adesão aos tecidos dentários; 21. Radiologia; 22. Oclusão; 23. Periodontia aplicada à dentística; 24. Restaurações diretas e indiretas em dentes posteriores com resinas compostas; 25. Restaurações diretas em dentes anteriores com resinas compostas; 26. Lesões não-cariosas, 27. Restaurações adesivas diretas; 28. Facetas diretas com resinas compostas; 29. Restaurações cerâmicas do tipo Inlay/Onlay; 30. Facetas de porcelana; 31. Restaurações de dentes tratados endodonticamente; 32. Restaurações em dentes fraturados; 33. Materiais odontológicos; 34. Biocompatibilidade dos materiais dentários; 35. Materiais de moldagem; 36. Gesso; 37. Resinas para restauração; 38. Amálgama dental; 39. Cimentos odontológicos; 40. Cerâmicas odontológicas; 41. Materiais de acabamento e polimento; 42. Diagnóstico e plano de tratamento em clínica odontológica infantil; 43. Dor em Odontopediatria; 44. Tratamento nas lesões cariosas em dentes decíduos; 45. Terapia endodôntica em dentes decíduos; 46. Desenvolvimento da oclusão; 47. Cirurgia bucal pediátrica; 48. Traumatismo em dentes anteriores; 49. Selantes de fóssulas e fissuras; 50. Doenças infecciosas de preocupação especial na Odontologia; 51. Avaliação do paciente e proteção pessoal; 52. Princípios de esterilização e desinfecção; 53. AIDS e a prática odontológica; 54. Controle da infecção cruzada na prática odontológica.

CARGO: OPERADOR DE SERVIÇOS GERAIS

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Leitura, compreensão e interpretação de pequenos textos. Alfabeto. Tipos de frases: afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Plural e singular. Aumentativo e Diminutivo. Feminino e Masculino. Substantivo. Adjetivo. Sinônimos e Antônimos.

- MATEMÁTICA

Conteúdo Programático:

Números: seqüência numérica e as quatro operações. Noções de dúzia. Unidade, Dezena, Centena e Milhar. Medidas de massa, comprimento, tempo. Formas Geométricas: reconhecimento de figuras (quadrado, retângulo, triângulo)

PROVA PRÁTICA

Teste prático na função de capina e roçagem, sendo avaliados os seguintes itens: 1. Iniciativa; 2. Conhecimento dos equipamentos de trabalho. 3. Resistência física. 4. Rapidez na realização das tarefas. 5. Qualidade do trabalho.

CARGO: TÉCNICO EM RADIOLOGIA

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

- MATEMÁTICA

Conteúdo Programático:

1. Número e operações: Conjuntos dos números naturais, conjunto dos números inteiros, conjunto dos números racionais, conjunto dos números irracionais e conjunto dos números reais. Operações com números naturais; operações com números inteiros; operações com números reais. Divisibilidade; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.

2. Números fracionários: Frações; frações equivalentes; adição, subtração, multiplicação e divisão de frações.

3. Números decimais: Número decimal e dinheiro; comparação de números decimais; operação com números decimais; dízima periódica.

4. Matemática financeira: Porcentagem; regra de três; juros simples; juros compostos .

5. Medidas: Medidas de comprimento; Cálculo do perímetro de um polígono; Medidas de áreas; Cálculo da área de triângulos, retângulos, paralelogramos, trapézios e círculos; Medidas de volumes; Cálculo do volume do cubo, do paralelepípedo e do cilindro.

6. Equações do primeiro grau e do segundo grau: Resolver equações do primeiro e segundo grau; Problemas.

7. Sistema de equações: Resolver um sistema de equações; Problemas.

8. Medidas estatísticas: Média aritmética; Média aritmética ponderada.

- ESPECÍFICA

Conteúdo Programático:

1. Administração e Preparo de Soluções, Sinais Vitais, Primeiros Socorros na Parada Cardíaca.

2. Câmara Escura.

3. Ética.

4. Técnica Radiológica:

4.1 Linhas e Planos;

4.2 Incidências Básicas.

5. Proteção Radiológica:

5.1 Individual;

5.2 Blindagem;

5.3 Colimadores.

6. Anatomia Esquelética e Artrologia (articulação).

7. Terminologia Radiográfica;

7.1 Princípios Básicos de Formação da Imagem;

7.2 Princípios de Posicionamento Radiográfico;

7.3 Radiologia Pediátrica;

7.4 Preparo do paciente para procedimentos com meios de contraste;

7.5 Introdução a radiologia;

7.6 Técnicas de posicionamento do ajuste.

CARGO: TOPÓGRAFO

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

- MATEMÁTICA

Conteúdo Programático:

1. Número e operações: Conjuntos dos números naturais, conjunto dos números inteiros, conjunto dos números racionais, conjunto dos números irracionais e conjunto dos números reais. Operações com números naturais; operações com números inteiros; operações com números reais. Divisibilidade; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.

2. Números fracionários: Frações; frações equivalentes; adição, subtração, multiplicação e divisão de frações.

3. Números decimais: Número decimal e dinheiro; comparação de números decimais; operação com números decimais; dízima periódica.

4. Matemática financeira: Porcentagem; regra de três; juros simples; juros compostos .

5. Medidas: Medidas de comprimento; Cálculo do perímetro de um polígono; Medidas de áreas; Cálculo da área de triângulos, retângulos, paralelogramos, trapézios e círculos; Medidas de volumes; Cálculo do volume do cubo, do paralelepípedo e do cilindro.

6. Equações do primeiro grau e do segundo grau: Resolver equações do primeiro e segundo grau; Problemas.

7. Sistema de equações: Resolver um sistema de equações; Problemas.

8. Medidas estatísticas: Média aritmética; Média aritmética ponderada.

- ESPECÍFICA

Conteúdo Programático:

Topografia: Instrumentos topográficos: teodolitos, níveis, trena, balizas, miras, estação total, prisma.

Métodos topográficos.

Planimetria: unidades de medidas, medição a trena, medição a teodolito, desenhos de plantas, triangulação a trena, calculo de área por coordenadas.

Altimetrias: calculo de cotas com nivelamento trigonométrico, calculo de altitudes com nivelamento, levantamento taqueométrico, levantamento planimétrico.

Curva circular, calculo e locação.

CARGO: PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO

NÍVEL ESPECIAL I

Área Específica: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

- MATEMÁTICA

Conteúdo Programático:

1. Número e operações: Conjuntos dos números naturais, conjunto dos números inteiros, conjunto dos números racionais, conjunto dos números irracionais e conjunto dos números reais. Seqüências e padrões. Operações com números naturais; operações com números inteiros; operações com números reais. Prova real da adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais. Expressões numéricas. Divisibilidade; números primos; mínimo múltiplo comum; máximo divisor comum. Tabelas e gráficos. Problemas.

2. Números fracionários: Frações; frações equivalentes; adição, subtração, multiplicação e divisão de frações, número misto e problemas. 3. Números decimais: Número decimal e dinheiro; comparação de números decimais; operação com números decimais; dízima periódica e problemas.

4. Matemática financeira: Porcentagem; regra de três; juro simples e problemas.

5. Geometria e Medidas: Sólidos geométricos. Simetria. Ângulos: reto, agudo e obtuso e medidas de ângulos. Polígonos: triângulos e quadriláteros. Circunferência. Medidas de comprimento; cálculo do perímetro de um polígono. Medidas de áreas; cálculo da área de triângulos, retângulos, paralelogramos, trapézios, losangos e do círculos. Medidas de volumes; cálculo do volume do cubo e do paralelepípedo. Problemas

6. Equação do primeiro grau - problemas.

7. Sistema de Equações do primeiro grau - problemas

8. Medidas estatísticas: Média aritmética. Média aritmética ponderada.

- CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS (ESPECÍFICA)

Conteúdo Programático:

1. A escola como espaço de convivência comunitária: o papel do profissional da educação.

2. Abordagens, métodos e metodologias de ensino - do tradicional ao sócio-construtivista, os diferentes olhares da pedagogia e da psicologia.

3. As relações intra e interpessoais no processo de aprendizagem do aluno.

4. Processos e instrumentos de avaliação: do diagnóstico às ações de correção das distorções e dificuldades de aprendizagem.

5. A escola como espaço de convivência e respeito às diversidades: cultural, de gênero, racial, formas etc.

6. Aprendizagem significativa: da sala de aula ao cotidiano.

7. Gestão Escolar: espaço de construção da cidadania.

8. Arte, Movimento, Teatro, Cultura e Lazer no chão da escola.

9. Meio Ambiente, Educação Sexual e Educação Básica: caminhos interligados.

- LEGISLAÇÃO (Área da Educação)

Conteúdo Programático:

1. Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação

2. Estatuto da Criança e do Adolescente.

3. Fundef e Fundeb

4. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

5. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

6. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

7. Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais do Ensino Fundamental

8. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

09. Estatuto da Criança e do Adolescente.

NÍVEL I

Área Específica: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

- MATEMÁTICA

Conteúdo Programático:

1. Número e operações: Conjuntos dos números naturais, conjunto dos números inteiros, conjunto dos números racionais, conjunto dos números irracionais e conjunto dos números reais. Seqüências e padrões. Operações com números naturais; operações com números inteiros; operações com números reais. Prova real da adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais. Expressões numéricas. Divisibilidade; números primos; mínimo múltiplo comum; máximo divisor comum. Tabelas e gráficos. Problemas.

2. Números fracionários: Frações; frações equivalentes; adição, subtração, multiplicação e divisão de frações, número misto e problemas.

3. Números decimais: Número decimal e dinheiro; comparação de números decimais; operação com números decimais; dízima periódica e problemas.

4. Matemática financeira: Porcentagem; regra de três; juro simples e problemas.

5. Geometria e Medidas: Sólidos geométricos. Simetria. Ângulos: reto, agudo e obtuso e medidas de ângulos. Polígonos: triângulos e quadriláteros. Circunferência. Medidas de comprimento; cálculo do perímetro de um polígono. Medidas de áreas; cálculo da área de triângulos, retângulos, paralelogramos, trapézios, losangos e do círculos. Medidas de volumes; cálculo do volume do cubo e do paralelepípedo. Problemas

6. Equação do primeiro grau - problemas.

7. Sistema de Equações do primeiro grau - problemas

8. Medidas estatísticas: Média aritmética. Média aritmética ponderada.

- CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS (ESPECÍFICA)

Conteúdo Programático:

1. A escola como espaço de convivência comunitária: o papel do profissional da educação.

2. Abordagens, métodos e metodologias de ensino - do tradicional ao sócio-construtivista, os diferentes olhares da pedagogia e da psicologia.

3. As relações intra e interpessoais no processo de aprendizagem do aluno.

4. Processos e instrumentos de avaliação: do diagnóstico às ações de correção das distorções e dificuldades de aprendizagem.

5. A escola como espaço de convivência e respeito às diversidades: cultural, de gênero, racial, formas etc.

6. Aprendizagem significativa: da sala de aula ao cotidiano.

7. Gestão Escolar: espaço de construção da cidadania.

8. Arte, Movimento, Teatro, Cultura e Lazer no chão da escola.

9. Meio Ambiente, Educação Sexual e Educação Básica: caminhos interligados.

- LEGISLAÇÃO (Área da Educação) Conteúdo Programático:

1. Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação

2. Estatuto da Criança e do Adolescente.

3. Fundef e Fundeb

4. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

5. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

6. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

7. Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais do Ensino Fundamental

8. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Área Específica: LÍNGUA PORTUGUESA

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA (ESPECÍFICA)

Conteúdo Programático:

Letramento; Conhecimentos pressupostos teóricos metodológicos que embasam as diretrizes curriculares para o ensino fundamental. - Português. A psicogênese da leitura e da escrita. As teorias psicológicas contemporâneas sobre o desenvolvimento e aprendizagem humana e suas implicações na prática pedagógica: Teorias psicogenéticas contemporâneas. Noções históricas da língua portuguesa: origem e expansão. Aspectos metodológicos do ensino da língua portuguesa. Comunicação - elementos, codificação, decodificação - signo - significado - linguagem - língua falada - língua escrita - variações lingüísticas (língua culta, literária popular, linguagem, línguas especiais, gíria) comunicação de massa. Conhecimentos lingüísticos. Bases psicológicas, lingüística, psicolinguística e sócio lingüística do ensino da língua portuguesa: Fonética e Fonologia (som e fonema - letra e fonema classificação). Ortografia: Morfosintaxe - classes de palavras (flexão e emprego) Sintaxe - frase, oração e período - termos de oração, concordância nominal e verbal - regência nominal e verbal. Texto: (estrutura, composição, importância) - Semântica sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem - figuras semânticas, fonéticas e fonologia. Literatura brasileira; importância, gêneros literários e movimentos literários (sendo capaz de transmitir um modelo de linguagem daquele movimento e fazer o seu contexto histórico) estilos e principais autores de cada período. Comparação de uma época literária e outra. Confronto da história da cultura com a cultura contemporânea ao aluno com a música, a moda, a televisão e os movimentos culturais alternativos.

- LITERATURA

Conteúdo Programático: Literatura brasileira; importância, gêneros literários e movimentos literários (sendo capaz de transmitir um modelo de linguagem daquele movimento e fazer o seu contexto histórico) estilos e principais autores de cada período. Comparação de uma época literária e outra. Confronto da história da cultura com a cultura contemporânea ao aluno com a música, a moda, a televisão e os movimentos culturais alternativos.

- CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Conteúdo Programático:

1. A escola como espaço de convivência comunitária: o papel do profissional da educação.

2. Abordagens, métodos e metodologias de ensino - do tradicional ao sócio-construtivista, os diferentes olhares da pedagogia e da psicologia.

3. As relações intra e interpessoais no processo de aprendizagem do aluno.

4. Processos e instrumentos de avaliação: do diagnóstico às ações de correção das distorções e dificuldades de aprendizagem.

5. A escola como espaço de convivência e respeito às diversidades: cultural, de gênero, racial, formas etc.

6. Aprendizagem significativa: da sala de aula ao cotidiano.

7. Gestão Escolar: espaço de construção da cidadania.

8. Arte, Movimento, Teatro, Cultura e Lazer no chão da escola.

9. Meio Ambiente, Educação Sexual e Educação Básica: caminhos interligados.

- LEGISLAÇÃO (Área da Educação) Conteúdo Programático:

1. Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação

2. Estatuto da Criança e do Adolescente.

3. Fundef e Fundeb

4. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

5. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

6. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

7. Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais do Ensino Fundamental

8. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

9. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Área Específica: LÍNGUA INGLESA

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

- INGLÊS (ESPECÍFICA)

Conteúdo Programático:

Objetivo Geral: Compreensão e interpretação de textos; Objetivos Específicos: a) Reconhecer as estruturas particulares da língua; b) Desenvolver a capacidade de síntese, análise, dedução e seleção. A prova constará de um texto informativo em que apareçam as estruturas básicas da língua. O conhecimento de gramática será exigido em nível funcional para auxiliar a interpretação do texto; o uso do Dicionário não será permitido.

- CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Conteúdo Programático:

1. A escola como espaço de convivência comunitária: o papel do profissional da educação.

2. Abordagens, métodos e metodologias de ensino - do tradicional ao sócio-construtivista, os diferentes olhares da pedagogia e da psicologia.

3. As relações intra e interpessoais no processo de aprendizagem do aluno.

4. Processos e instrumentos de avaliação: do diagnóstico às ações de correção das distorções e dificuldades de aprendizagem.

5. A escola como espaço de convivência e respeito às diversidades: cultural, de gênero, racial, formas etc.

6. Aprendizagem significativa: da sala de aula ao cotidiano.

7. Gestão Escolar: espaço de construção da cidadania.

8. Arte, Movimento, Teatro, Cultura e Lazer no chão da escola.

9. Meio Ambiente, Educação Sexual e Educação Básica: caminhos interligados.

- LEGISLAÇÃO (Área da Educação)

Conteúdo Programático:

1. Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação

2. Estatuto da Criança e do Adolescente.

3. Fundef e Fundeb

4. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

5. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

6. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

7. Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais do Ensino Fundamental

8. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

9. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Área Específica: MATEMÁTICA

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

- MATEMÁTICA (ESPECÍFICA) Conteúdo Programático:

1. Número e operações: Conjuntos dos números naturais, conjunto dos números inteiros, conjunto dos números racionais, conjunto dos números irracionais e conjunto dos números reais. Operações com números naturais; operações com números inteiros; operações com números reais. Prova real da adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais. Expressões numéricas. Divisibilidade; números primos; mínimo múltiplo comum; máximo divisor comum. Tabelas e gráficos. Problemas

2. Matemática financeira: Porcentagem; regra de três; juro simples e problemas.

3. Geometria e Medidas: Sólidos geométricos. Simetria. Ângulos e medidas de ângulos. Figuras planas. Circunferência. Medidas de comprimento e cálculo dos perímetros das figuras planas. Medidas de áreas e cálculo da área de triângulos, retângulos, paralelogramos, trapézios, losangos hexágono regular e círculo. Medidas de volumes e cálculo do volume do cubo e do paralelepípedo, do cilindro, do prisma, do cone, da pirâmide e da esfera. Problemas.

4. Trigonometria

5. Equação do primeiro grau e segundo grau; equação exponencial; equação logarítmica e problemas.

6. Função do primeiro grau, função do segundo grau, função exponencial, função logarítmica e problemas.

7. Sistemas lineares - problemas

8. Seqüências numéricas: Progressão Aritmética e Progressão geométrica

9. Geometria Analítica: Distância entre dois pontos; Equação da reta; Paralelismo e perpendicularidade.

10. Medidas estatísticas: Média aritmética; Média aritmética ponderada.

- CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Conteúdo Programático:

1. A escola como espaço de convivência comunitária: o papel do profissional da educação.

2. Abordagens, métodos e metodologias de ensino - do tradicional ao sócio-construtivista, os diferentes olhares da pedagogia e da psicologia.

3. As relações intra e interpessoais no processo de aprendizagem do aluno.

4. Processos e instrumentos de avaliação: do diagnóstico às ações de correção das distorções e dificuldades de aprendizagem.

5. A escola como espaço de convivência e respeito às diversidades: cultural, de gênero, racial, formas etc.

6. Aprendizagem significativa: da sala de aula ao cotidiano.

7. Gestão Escolar: espaço de construção da cidadania.

8. Arte, Movimento, Teatro, Cultura e Lazer no chão da escola.

9. Meio Ambiente, Educação Sexual e Educação Básica: caminhos interligados.

- LEGISLAÇÃO (Área da Educação)

Conteúdo Programático:

1. Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação

2. Estatuto da Criança e do Adolescente.

3. Fundef e Fundeb

4. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

5. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

6. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

7. Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais do Ensino Fundamental

8. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

9. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Área Específica: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

- CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESPECÍFICA)

Conteúdo Programático: Biologia: Origem; Evolução; Classificação e características dos seres vivos; Relações entre os seres vivos: Ecossistemas; Populações; Comunidades; Parasitas do homem, epidemias e endemias; DST e AIDS; Diferenciação entre células, tecidos, sistemas, estudo dos tecidos; Morfologia e fisiologia dos aparelhos digestivo, circulatório, respiratório, excretor, nervoso, endócrino, locomotor e reprodutor; Genética e hereditariedade.

- CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Conteúdo Programático:

1. A escola como espaço de convivência comunitária: o papel do profissional da educação.

2. Abordagens, métodos e metodologias de ensino - do tradicional ao sócio-construtivista, os diferentes olhares da pedagogia e da psicologia.

3. As relações intra e interpessoais no processo de aprendizagem do aluno.

4. Processos e instrumentos de avaliação: do diagnóstico às ações de correção das distorções e dificuldades de aprendizagem.

5. A escola como espaço de convivência e respeito às diversidades: cultural, de gênero, racial, formas etc.

6. Aprendizagem significativa: da sala de aula ao cotidiano.

7. Gestão Escolar: espaço de construção da cidadania.

8. Arte, Movimento, Teatro, Cultura e Lazer no chão da escola.

9. Meio Ambiente, Educação Sexual e Educação Básica: caminhos interligados.

- LEGISLAÇÃO (Área da Educação)

Conteúdo Programático:

1. Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação

2. Estatuto da Criança e do Adolescente.

3. Fundef e Fundeb

4. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

5. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

6. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

7. Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais do Ensino Fundamental

8. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Área Específica: QUÍMICA

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

- QUÍMICA (ESPECÍFICA)

Conteúdo Programático:

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: Reconhecimento, caracterização e interpretação de transformações químicas que ocorrem no dia-a-dia, na natureza e no sistema produtivo; segurança no manuseio e armazenagem de substâncias: riscos, prevenção de acidentes e organização de laboratório. MODELOS INTERPRETATIVOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES: Das idéias de Dalton ao modelo mecânico-quântico; ligação química; relação entre propriedades e estruturas das substâncias. PROCESSOS NUCLEARES: Energia Nuclear e radioatividade - história, características e aplicações; impactos ambientais. ASPECTOS TERMODINÂMICOS DAS TRANSFORMAÇÕES: Energia, entalpia, entropia e as Leis da Termodinâmica; Energia nas transformações químicas e nas mudanças de estado; Energia livre, espontaneidade, não-espontaneidade e reversibilidade das transformações, Equilíbrio químico. ASPECTOS CINÉTICOS DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: rapidez das transformações químicas - fatores que influem; aspectos quantitativos; mecanismos de reação. TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E ENERGIA ELÉTRICA: Processos químicos envolvidos na produção e consumo de energia elétrica. A ÁGUA NO PLANETA TERRA (HIDROSFERA): Propriedades da água e das soluções aquosas; Soluções aquosas e vida - critérios de qualidade; tratamento da água, hidrólise, interação ácido-base; As águas naturais como fontes de matérias-primas para o sistema produtivo; Poluição das águas. A ATMOSFERA DO PLANETA TERRA: Propriedade dos gases; Atmosfera e sistema produtivo: obtenção de materiais a partir dos gases atmosféricos; Ação atmosférica sobre diferentes materiais; Poluição do ar. A LITOSFERA DO PLANETA TERRA: Propriedades dos sólidos; A litosfera como fonte de matérias-primas e energia para o sistema produtivo; perturbações da litosfera. A BIOSFERA DO PLANETA TERRA: Propriedades e funções dos compostos de carbono; Biosfera e sistema produtivo; Ciclos biogeoquímicos; Perturbações da biosfera. CIÊNCIA E CULTURA: Conhecimento científico e tecnológico, parte integrante da cultura contemporânea; ciência como construção histórica e social, processos de produção dos conhecimentos científicos e tecnológicos; ética e cidadania.

- CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Conteúdo Programático:

1. A escola como espaço de convivência comunitária: o papel do profissional da educação.

2. Abordagens, métodos e metodologias de ensino - do tradicional ao sócio-construtivista, os diferentes olhares da pedagogia e da psicologia.

3. As relações intra e interpessoais no processo de aprendizagem do aluno.

4. Processos e instrumentos de avaliação: do diagnóstico às ações de correção das distorções e dificuldades de aprendizagem.

5. A escola como espaço de convivência e respeito às diversidades: cultural, de gênero, racial, formas etc.

6. Aprendizagem significativa: da sala de aula ao cotidiano.

7. Gestão Escolar: espaço de construção da cidadania.

8. Arte, Movimento, Teatro, Cultura e Lazer no chão da escola.

9. Meio Ambiente, Educação Sexual e Educação Básica: caminhos interligados.

- LEGISLAÇÃO (Área da Educação)

Conteúdo Programático:

1. Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação

2. Estatuto da Criança e do Adolescente.

3. Fundef e Fundeb

4. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

5. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

6. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

7. Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais do Ensino Fundamental

8. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

9. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Área Específica: FÍSICA

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

- FÍSICA (ESPECÍFICA)

Conteúdo Programático:

Cinemática Escalar e Vetorial. Leis de Newton. Hidrostática. Termologia. Óptica. Ondulatória. Eletrostática. Eletrodinâmica. Eletromagnetismo. Física Moderna.

- CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Conteúdo Programático:

1. A escola como espaço de convivência comunitária: o papel do profissional da educação.

2. Abordagens, métodos e metodologias de ensino - do tradicional ao sócio-construtivista, os diferentes olhares da pedagogia e da psicologia.

3. As relações intra e interpessoais no processo de aprendizagem do aluno.

4. Processos e instrumentos de avaliação: do diagnóstico às ações de correção das distorções e dificuldades de aprendizagem.

5. A escola como espaço de convivência e respeito às diversidades: cultural, de gênero, racial, formas etc.

6. Aprendizagem significativa: da sala de aula ao cotidiano.

7. Gestão Escolar: espaço de construção da cidadania.

8. Arte, Movimento, Teatro, Cultura e Lazer no chão da escola.

9. Meio Ambiente, Educação Sexual e Educação Básica: caminhos interligados.

- LEGISLAÇÃO (Área da Educação)

Conteúdo Programático:

1. Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação

2. Estatuto da Criança e do Adolescente.

3. Fundef e Fundeb

4. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

5. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

6. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

7. Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais do Ensino Fundamental

8. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

9. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Área Específica: GEOGRAFIA

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

- GEOGRAFIA (ESPECÍFICA)

Conteúdo Programático: Questões técnicos metodológicas da Geografia - As relações sociedade natureza do ensino da geografia. O repensar constante do ensino da geografia a partir da leitura das paisagens. Produção/organização do espaço brasileiro e suas relações, internacionais. As fases da industrialização e o processo de ocupação do território e suas vinculações com a industrialização mundial. - A industrialização e o processo de urbanização brasileira (movimentos da população), industrialização, urbanização, questão ambiental (qualidade de vida). Relação cidade campo. As relações de produção circulação distribuição e consumo, nos vários movimentos de ocupação do território brasileiro. Recursos naturais brasileiros no processo de produção e organização do território nacional ( questão ambiental). A organização da sociedade no território brasileiro. Organização regional do território brasileiro. O processo de regionalização do território brasileiro - as relações de trabalho e os movimentos da população os recursos naturais e a regionalização. As regiões Geoeconômicas brasileiras. A divisão político-administrativo regional e o planejamento da organização do território brasileiro - a divisão regional atual IBGE - as outras divisões regionais do território brasileiro. Organização do espaço mundial, processo de industrialização e urbanização na edificação do espaço mundial, a espacialização da indústria no mundo. Os recursos naturais do globo e a questão ambiental. O processo de apropriação/utilização, conservação/degradação dos grandes conjuntos morfoclimáticos, os recursos minerais e a escola geológica do tempo, a industrialização, recursos naturais e a questão ambiental. A regionalização mundial - A geopolítica na atualidade e reestruturação da ordem mundial. A geopolítica e o processo de expansão das relações capitalistas no globo, surgimento do mundo de produção socialista e suas repercussões na organização do espaço mundial. A organização da sociedade mundial na atualidade. Área de conflito no mundo atual - região do Golfo Pérsico - o Leste Europeu O Fenômeno da Globalização.

- CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Conteúdo Programático:

1. A escola como espaço de convivência comunitária: o papel do profissional da educação.

2. Abordagens, métodos e metodologias de ensino - do tradicional ao sócio-construtivista, os diferentes olhares da pedagogia e da psicologia.

3. As relações intra e interpessoais no processo de aprendizagem do aluno.

4. Processos e instrumentos de avaliação: do diagnóstico às ações de correção das distorções e dificuldades de aprendizagem.

5. A escola como espaço de convivência e respeito às diversidades: cultural, de gênero, racial, formas etc.

6. Aprendizagem significativa: da sala de aula ao cotidiano.

7. Gestão Escolar: espaço de construção da cidadania.

8. Arte, Movimento, Teatro, Cultura e Lazer no chão da escola.

9. Meio Ambiente, Educação Sexual e Educação Básica: caminhos interligados.

- LEGISLAÇÃO (Área da Educação)

Conteúdo Programático:

1. Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação

2. Estatuto da Criança e do Adolescente.

3. Fundef e Fundeb

4. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

5. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

6. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

7. Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais do Ensino Fundamental

8. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

9. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Área Específica: HISTÓRIA

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

- HISTÓRIA (ESPECÍFICA)

Conteúdo Programático:

Aspectos metodológicos do ensino da história. A história como conhecimento humano. Formação do espaço social brasileiro, a apropriação da terra, a apropriação da América pelos Europeus, formação da sociedade brasileira, a organização administrativa, a organização econômica e as formas de trabalho, a sociedade colonial, expansão territorial e das descobertas das minas, influência das ideologias literais na história do Brasil e movimentos político-sociais no Final do Séc. XVIII. Transformações ocorridas na Europa no início do Séc. XIX e a vinda da Corte portuguesa para o Brasil. Formação do espaço social brasileiro independente: a colonização da América - sistemas coloniais e mercantilismo, movimentos da independência, a organização do Estado Brasileiro, movimentos populares e agitações político‑ sociais nas províncias, mudanças no panorama mundial e transformações sócio-econômicas no Brasil. O Brasil no século XX, a Segunda república e a crise mundial, uma experiência democrática no Brasil - Deposição de Vargas e a era JK, o golpe de 1964 e a abertura democrática. O Estado nacional brasileiro na América Latina. O Estado brasileiro atual, os Estados Nacionais na América Latina (semelhanças e diferenças), a formação dos Estados Nacionais liberais nos séculos XVIII e XIX nas Américas. A modernização dos Estados Republicanos na América Latina - Brasil, Argentina, México, Paraguai, Uruguai e Chile, a crise dos Estados republicanos na América Latina e suas manifestações. As novas relações econômicas e políticas - a Globalização e o Mercosul, as manifestações culturais na América Latina - ontem e hoje. A construção do Brasil contemporâneo na ordem internacional: transição do Feudalismo para o Capitalismo, potências européias e a disputa pelas regiões produtoras de matéria prima, consolidação do Capitalismo monopolista nos EUA e a crise mundial do liberalismo, os conflitos entre as grandes potências e a Consolidação do Capitalismo monopolista no Brasil, governos militares na América e o processo de redemocratização. Desenvolvimento brasileiro na atualidade, o Brasil no contexto do mundo atual.

- CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Conteúdo Programático:

1. A escola como espaço de convivência comunitária: o papel do profissional da educação.

2. Abordagens, métodos e metodologias de ensino - do tradicional ao sócio-construtivista, os diferentes olhares da pedagogia e da psicologia.

3. As relações intra e interpessoais no processo de aprendizagem do aluno.

4. Processos e instrumentos de avaliação: do diagnóstico às ações de correção das distorções e dificuldades de aprendizagem.

5. A escola como espaço de convivência e respeito às diversidades: cultural, de gênero, racial, formas etc.

6. Aprendizagem significativa: da sala de aula ao cotidiano.

7. Gestão Escolar: espaço de construção da cidadania.

8. Arte, Movimento, Teatro, Cultura e Lazer no chão da escola.

9. Meio Ambiente, Educação Sexual e Educação Básica: caminhos interligados.

- LEGISLAÇÃO (Área da Educação)

Conteúdo Programático:

1. Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação

2. Estatuto da Criança e do Adolescente.

3. Fundef e Fundeb

4. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

5. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

6. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

7. Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais do Ensino Fundamental

8. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Área Específica: EDUCAÇÃO FÍSICA

PROVA OBJETIVA

- LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo Programático:

Interpretação de texto. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

- EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECÍFICA)

Conteúdo Programático:

O processo de construção histórica da Educação Física. A Educação Física frente à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Perspectivas teórico-metodológicas para a Educação Física Escolar. Limites e possibilidades da Educação Física nas concepções críticas. A Educação Física e o Projeto Político Pedagógico da Escola. A questão do planejamento nas aulas de Educação Física Escolar. O desenvolvimento motor no processo de aprendizagem escolar. As capacidades físicas e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física Escolar. A didática do esporte nas aulas de Educação Física Escolar. As contribuições do jogo e do brinquedo no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

- CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Conteúdo Programático:

1. A escola como espaço de convivência comunitária: o papel do profissional da educação.

2. Abordagens, métodos e metodologias de ensino - do tradicional ao sócio-construtivista, os diferentes olhares da pedagogia e da psicologia.

3. As relações intra e interpessoais no processo de aprendizagem do aluno.

4. Processos e instrumentos de avaliação: do diagnóstico às ações de correção das distorções e dificuldades de aprendizagem.

5. A escola como espaço de convivência e respeito às diversidades: cultural, de gênero, racial, formas etc.

6. Aprendizagem significativa: da sala de aula ao cotidiano.

7. Gestão Escolar: espaço de construção da cidadania.

8. Arte, Movimento, Teatro, Cultura e Lazer no chão da escola.

9. Meio Ambiente, Educação Sexual e Educação Básica: caminhos interligados.

- LEGISLAÇÃO (Área da Educação)

Conteúdo Programático:

1. Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação

2. Estatuto da Criança e do Adolescente.

3. Fundef e Fundeb

4. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

5. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica

6. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

7. Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais do Ensino Fundamental

8. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

9. Estatuto da Criança e do Adolescente.

86231

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231