Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ

PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2005

A Comissão Organizadora do Concurso Público, no uso de suas atribuições legais e nos termos do artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, faz saber a todos os interessados que se encontram abertas às inscrições ao Concurso Público para provimento de vagas para o Cargo de Agente de Trânsito e Transporte, existentes no Quadro de Pessoal da Prefeitura de Nova Iguaçu, de acordo com o quadro demonstrativo listado no item 2 e as especificações deste Edital.

1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Concurso Público será regido por este Edital, sendo executado pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO que é responsável, técnica e operacionalmente, pelo desenvolvimento das Etapas.

1.2 O Concurso Público será realizado na Cidade de Nova Iguaçu/RJ e consistirá de 4 (quatro) etapas, conforme especificado a seguir:

1.2.1 a primeira etapa será composta de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; 1.2.2 a segunda etapa será composta de uma avaliação psicológica, de caráter eliminatório;

1.2.3 a terceira etapa será composta de uma prova de capacidade física, de caráter eliminatório; 1.2.4 a quarta etapa será composta de exames médicos, de caráter eliminatório;

1.3 Os demais procedimentos pré-admissionais são de responsabilidade da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu tendo caráter eliminatório.

1.4 Os candidatos habilitados em todas as avaliações do Concurso Público serão chamados, em função das vagas existentes e de acordo com as necessidades, obedecida à ordem de classificação final dos Candidatos.

2 - QUADRO DE CARGO, VAGAS, CARGA HORÁRIA, REQUISITOS BÁSICOS, SALÁRIO E TAXA DE INSCRIÇÃO:

CargoVagasCarga HoráriaRequisitos BásicosSalário R$Taxa de Inscrição R$
Agente Municipal de Trânsito e Transporte30036 horas semanais- Curso de Nível Médio completo.
- Atestado Médico para a prova de Aptidão Física.
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação (modelo ...)
600,0035,00

2.1- SÍNTESE DAS TAREFAS.

Atribuições do Cargo de Agente Municipal de Trânsito e Transporte

Exercer os poderes de autoridade de trânsito, cumprindo e fazendo cumprir a legislação e demais normas pertinentes, como também executar as seguintes atividades, entre outras:

operar o trânsito de veículos e o sistema de sinalização, orientar e comunicar os acidentes de trânsito, realizar vistorias, atuar em conjunto com órgãos policiais nas situações específicas de repressão ao uso irregular de veículos, estabelecer ronda de trânsito, participar dos projetos e programas de educação e segurança de trânsito.

3 - VAGAS DESTINADAS A PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

3.1 Aos portadores de necessidades especiais é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público para o cargo cujas atribuições sejam compatíveis com as deficiências de que são portadores.

3.2 Do total de vagas previstos neste Edital, serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas às pessoas portadoras de necessidades especiais conforme Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, publicado no Diário Oficial da União de 21 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto 5296, de 02/12/2004.

3.3 Os candidatos portadores de necessidades especiais que desejarem concorrer às vagas reservadas deverão declarar tal intenção no Requerimento de Inscrição e, se necessário, solicitar condições especiais para realizar as Provas Escritas (sala de mais fácil acesso para candidatos com dificuldade de locomoção e auxílio para transcrição para os candidatos com impossibilidade de marcação do cartão-resposta). No ato de inscrição, deverão apresentar atestado que indique a espécie e o grau ou nível de deficiência de que são portadores, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) e à sua provável causa ou origem. O atestado médico deverá ser grampeado ao Requerimento de Inscrição.

3.4 Na falta do atestado médico ou não contendo este as informações acima indicadas, o candidato não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção no Requerimento de Inscrição.

3.5 O candidato que não solicitar, no ato da inscrição, as condições especiais previstas no subitem 3.3 não poderá dispor das mesmas.

3.6 Não serão considerados como deficiências os distúrbios de acuidade visual ou auditiva passíveis de correção simples pelo uso de lentes ou aparelhos específicos.

3.7 Ressalvadas as disposições especiais definidas, os candidatos portadores de deficiências participarão deste Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que diz respeito ao horário de início, aos locais de aplicação, ao conteúdo e à correção das provas, aos critérios de aprovação e a todas as demais normas que regem este Concurso Público.

3.8 Os candidatos que, no ato de inscrição, manifestarem a intenção de concorrer às vagas reservadas aos portadores de deficiências, se classificados, além de figurarem na lista geral de classificação, terão seus nomes publicados em relação à parte, observada a ordem de classificação.

3.9 Os candidatos portadores de deficiências, se aprovados e classificados, terão apurada a compatibilidade do exercício das atribuições do cargo com a deficiência específica de que são portadores, mediante avaliação por equipe multiprofissional especialmente constituída pela Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, nos termos da legislação vigente.

3.10 Os candidatos que não se enquadrarem como portadores de deficiências pela equipe multiprofissional, conforme o estabelecido na legislação vigente, figurarão na classificação das vagas não abrangidas pelas reservadas.

3.11 A necessidade de intermediários permanentes para auxiliar na execução das atribuições do cargo, ou na realização de qualquer uma das provas pelo portador de necessidades especiais, é impedimento à sua participação no Concurso.

3.12 Os portadores de deficiências que não optarem, no momento da inscrição, por disputar as vagas reservadas aos deficientes ou não cumprirem o disposto no subitem 3.4 deixarão de concorrer às mesmas.

3.13 Na falta de candidatos pretendentes ou aprovados para as vagas reservadas a portadores de deficiências, estas serão preenchidas pelos demais candidatos com estrita observância da ordem classificatória.

4 - REMUNERAÇÃO E REGIME DE TRABALHO

4.1 O Plano de Carreira, os valores dos subsídios, as cargas horárias e o regime de trabalho a que os servidores públicos estão submetidos são os descritos na Lei Municipal nº 3662, de 15/07/2005.

4.2 Os candidatos que vierem a ser admitidos serão regidos pelo Estatuto do Servidor Público do Município de Nova Iguaçu e suas eventuais modificações que estiverem em vigor na data das respectivas investiduras nos cargos.

5 - CONDIÇÕES/PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

5.1 Condições Gerais: a) a inscrição no presente Concurso Público implica o pleno conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento; b) a não-integralização dos procedimentos de inscrição (pagamento de taxa de inscrição, entrega do Requerimento próprio, devidamente preenchido e assinado e xerox do documento de identidade), implica a DESISTÊNCIA do candidato e sua conseqüente ELIMINAÇÃO do Concurso Público; c) não serão aceitas inscrições condicionais e/ou extemporâneas, por via postal ou por fax, admitindo-se, contudo, inscrições através de Procuração. O original da Procuração e as cópias dos documentos oficiais de identidade do candidato e do procurador ficarão retidos. Nesta hipótese, o candidato sujeitar-se-á às conseqüências de eventuais erros de seu Procurador quando do preenchimento do respectivo Requerimento de Inscrição. Deverá ser apresentada uma Procuração para cada candidato; d) será vedada a admissão de ex-servidor público demitido ou destituído em decorrência de processo administrativo disciplinar ou condenado por sentença judicial com trânsito em julgado na qual conste expressamente a perda do cargo, da função pública ou do mandato eletivo.

5.2 Os pré-requisitos para inscrição são: a) ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos, na data da posse; b) ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e o gozo dos direitos políticos (Decreto nº 70.436/72 e Constituição Federal, parágrafo 1º do Artigo 12); c) ter cumprido o serviço militar ou dele ter sido dispensado, se do sexo masculino; d) ter a situação regularizada perante a legislação eleitoral; e e) ter concluído, até a data da posse, o(s) curso(s) exigido(s) - para o cargo a que se candidatou, conforme Item 2 deste Edital. Não será considerada, como curso concluído, a hipótese de o candidato estar cumprindo período de recuperação ou dependência, fato que implicará sua desclassificação.

5.3 Documentação exigida para inscrição: a) documento oficial de identidade (que contenha retrato do candidato) e xerox que ficará retida; b) Requerimento de Inscrição fornecido no local, completa e corretamente preenchido e assinado; c) declaração constante do Requerimento de Inscrição, firmada pelo candidato, de que conhece e está de acordo com as exigências contidas neste Edital; d) comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

5.4 Roteiro do Candidato: por ocasião da inscrição, será entregue ao candidato um Roteiro contendo: Edital completo, atribuições gerais do cargo, locais de inscrição, programas, bibliografias e cronograma de eventos básicos. Cumpre salientar que os interessados poderão ter conhecimento do conteúdo do Roteiro do Candidato, nos locais de inscrição, antes de efetivarem o pagamento da taxa de inscrição.

6 - PERÍODO, HORÁRIO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO

6.1 Período: de 04/10 a 14/10/2005.

6.2 Horário: o de atendimento das Agências credenciadas dos Correios.

6.3 Locais: nas Agências dos Correios, constantes do Anexo II, ou via Internet (vide subitem 7.2).

7 - RECOLHIMENTO DA TAXA E PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO

7.1 INSCRIÇÕES NAS AGÊNCIAS DA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT

7.1.1 O recolhimento da taxa de inscrição, expressa em reais, no item 2, deverá ser efetuado, em espécie ou cheque do próprio candidato, nas Agências dos Correios constantes do Anexo II. Caso o cheque seja devolvido, por qualquer motivo, a inscrição será, automaticamente, CANCELADA.

7.1.2 Uma vez paga, a taxa de inscrição não será devolvida sob nenhuma hipótese.

7.1.3 Ao término dos procedimentos de inscrição, o candidato deve exigir o Comprovante de Entrega do Requerimento de Inscrição (canhoto do Requerimento), devidamente rubricado e etiquetado, bem como o Roteiro do Candidato.

7.2 INSCRIÇÕES VIA INTERNET

7.2.1 Para inscrição via Internet, o candidato deverá adotar os seguintes procedimentos: a) estar ciente de todas as informações sobre este Concurso Público disponíveis na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO ( www.cesgranrio.org.br ) ou através do Roteiro do Candidato disponível na página citada para download; b) cadastrar-se, no período entre 0 (ZERO) hora do dia 04 de outubro de 2005 e 23:59 horas do dia 14 de outubro de 2005, observado o horário oficial de Brasília, através do formulário específico disponível na página citada; c) imprimir o boleto bancário que deverá ser pago, em qualquer banco, impreterivelmente, até a data de vencimento constante no mesmo. O pagamento após a data de vencimento implicará o cancelamento da inscrição. O banco confirmará o seu pagamento junto à FUNDAÇÃO CESGRANRIO. ATENÇÃO: a inscrição via Internet só será efetivada após a confirmação do pagamento feito por meio do boleto bancário. O recolhimento da taxa de inscrição, conforme especificado no subitem 7.1.1, é exclusivo para os candidatos inscritos nas Agências dos Correios; d) verificar a Confirmação de Inscrição, a partir de 09/11/2005, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO citada no item a acima e imprimi-la; e) em caso de repetição de inscrição, só será aceita a última.

ATENÇÃO: a inscrição via Internet só será válida após a confirmação do pagamento feito por meio do boleto bancário até a data do vencimento.

7.2.2 A FUNDAÇÃO CESGRANRIO não se responsabiliza por solicitações de inscrição via Internet NÃO-RECEBIDAS, por quaisquer motivos, sejam os de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados por procedimento indevido dos usuários.

7.2.3 Os candidatos inscritos via Internet não deverão enviar cópia de documento de identidade, sendo de responsabilidade exclusiva dos candidatos os dados cadastrais informados no ato de inscrição.

7.2.4 IMPORTANTE: Os candidatos portadores de deficiência que optarem pela inscrição via Internet também deverão cumprir as exigências contidas no subitem 3.3 deste Edital endereçando ao Departamento de Concursos da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (mencionando Concurso Público Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu), à Rua Santa Alexandrina, 1011, Rio Comprido, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20261-235, os documentos relacionados.

8 - CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO

8.1 O CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO será enviado, por via postal, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos somente para aos candidatos inscritos via ECT para o endereço indicado pelo candidato no Requerimento de Inscrição, sendo IMPRESCINDÍVEL o preenchimento COMPLETO e CORRETO do endereço do candidato, inclusive Código de Endereçamento Postal - CEP. No Cartão, serão colocados, além dos principais dados do candidato, informados por ocasião da respectiva inscrição, seu número de inscrição, data, horário e local de realização das provas e eventuais informações relativas a portadores de deficiência.

Os candidatos inscritos pela Internet deverão retirar o seu Cartão de Confirmação de Inscrição através do site da Fundação Cesgranrio ( www.cesgranrio.org.br ), a partir do dia 09/11/2005.

8.2 É obrigação do candidato conferir, no CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, os seguintes dados: nome; número do documento de identidade, sigla do órgão expedidor e Estado emitente; data de nascimento e sexo, e, quando for o caso, a informação de tratar-se de portador de deficiência que demande condição especial para realização das provas e/ou esteja concorrendo às vagas reservadas aos mesmos.

8.3 Caso haja inexatidão na informação relativa a sua opção por vaga para deficiente e/ou condição especial de provas, o candidato deverá dirigir-se, munido do documento de identidade e do Comprovante de Entrega do Requerimento de Inscrição, nos dias 10 ou 11/11/2005, das 10:00 às 16:00 horas, no Ginásio da Vila Olímpica - Rua Luis de Lima 268 - Centro - Nova Iguaçu. Convém esclarecer que somente será procedida a alteração na hipótese de que o dado expresso pelo candidato em seu Requerimento de Inscrição tenha sido transcrito erroneamente para o CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO.

8.4 Os eventuais erros de digitação do nome, número/órgão expedidor ou Estado emitente do documento de identidade, data de nascimento, sexo, etc deverão ser corrigidos, somente, no dia das respectivas provas.

8.5 Caso o CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO não seja recebido até 09/11/2005, o candidato deverá dirigir-se, munido do documento de identidade e do Comprovante de Entrega do Requerimento de Inscrição, nos dias 10 ou 11/11/2005 das 10:00 às 16:00 horas, ao local mencionado no subitem 8.3. As informações sobre os respectivos locais de Provas estarão disponíveis, também, no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO ( www.cesgranrio.org.br ), sendo o documento impresso por meio do acesso à página na Internet válido como Cartão de Confirmação de Inscrição.

8.6 O desconhecimento dos locais de realização das Provas implicará a DESISTÊNCIA do candidato e sua conseqüente ELIMINAÇÃO do Concurso Público.

8.7 Não serão emitidas segundas vias dos CARTÕES DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO sob qualquer pretexto.

9 - ESTRUTURA DO CONCURSO PÚBLICO

9.1 Agente Municipal de Trânsito e Transporte

9.1.2 Primeira Etapa - Provas Objetivas (múltipla escolha) de Português (10 questões), Matemática (10 questões) e Conhecimentos Específicos (20 questões), no valor total de 100,00 pontos, de caráter eliminatório e classificatório, com a seguinte distribuição:

Português: 5 questões valendo 2,0 pontos e 5 valendo 3,0, subtotalizando 25,0 pontos;

Matemática: 5 questões valendo 1,0 ponto e 5 valendo 2,0, subtotalizando 15,0 pontos;

Conhecimentos Específicos: 5 questões valendo 1,5 ponto; 5 valendo 2,5; 5 valendo 3,5 e 5 valendo 4,5, subtotalizando 60,0 pontos.

9.1.3 Após as Provas, os candidatos serão classificados a partir do total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% (quarenta por cento) do total da pontuação do conjunto das Provas Objetivas. Será, ainda, eliminado, o candidato que obtenha zero em qualquer das Provas. Havendo empate na totalização, prevalecerá, sucessivamente, o maior número de pontos nas provas de Conhecimentos Específicos e Português. Persistindo o empate, o maior número de acertos nas questões de maior valor, sucessivamente, em Conhecimentos Específicos, Português e Matemática. Mantido o empate, terá preferência o candidato mais idoso.

9.1.4 Condições para habilitação à Segunda Etapa: não ter sido eliminado nas Provas Objetivas e estar classificado entre os mais bem colocados até o limite do dobro das vagas oferecidas.

9.2 Segunda Etapa, de caráter eliminatório - Avaliação Psicológica.

9.2.1 A Avaliação Psicológica consistirá na aplicação e na avaliação de testes psicológicos, de aptidão, de nível mental e personalidade, visando aferir se o candidato possui perfil adequado ao exercício das atividades inerentes o cargo de Agente Municipal de Trânsito e Transporte.

9.2.2 Na Avaliação Psicológica o candidato será considerado APTO ou NÃO APTO.

9.2.3 O candidato considerado NÃO APTO na Avaliação Psicológica será eliminado do Concurso.

9.2.4 Condições para habilitação à Terceira Etapa - ter sido considerado APTO na Avaliação Psicológica.

9.3 Terceira Etapa, de caráter eliminatório - Prova de Aptidão Física.

9.3.1 Na prova de Aptidão Física, de caráter eliminatório, os candidatos serão considerados indicados ou contra-indicados. Somente os candidatos indicados poderão ser classificados no presente Concurso Público. Somente os candidatos indicados poderão ser classificados no presente Concurso Público. Os candidatos contra-indicados serão eliminados do Concurso.

9.3.2 Os candidatos deverão apresentar-se para a Prova de Aptidão Física munidos da seguinte documentação e vestimenta:

a) cartão de confirmação de inscrição; b) documento original de identidade; c) atestado médico, comprovando estar em pleno gozo de saúde física e mental, apto, portanto, para ser submetido à prova de Aptidão Física; d) camiseta, calção ou calça de agasalho e tênis.

9.3.3 Somente será submetido à Prova de Aptidão Física, o candidato que estiver de posse do atestado médico original, em papel timbrado e com o carimbo que conste o nome e o CRM do médico, expedido em data, no máximo, retroativa a 30 (trinta) dias da realização da prova de Aptidão Física.

9.3.4 Na hipótese de apresentar no dia da prova, atestado com data superior a 30 (trinta) dias, o candidato será considerado sumariamente eliminado.

9.3.5 Condições para habilitação à Quarta Etapa - ter sido indicado na Prova de Aptidão Física.

9.4 Quarta Etapa, de caráter eliminatório - Exames Médicos

9.4.1 Nos Exames Médicos, de caráter eliminatório, os candidatos serão considerados APTOS e NÃO APTOS. Somente os candidatos considerados APTOS poderão ser aprovados no presente Concurso Público.

10 - NORMAS E PROCEDIMENTOS RELATIVOS À CONTINUIDADE DO CONCURSO PÚBLICO

10.1 As provas objetivas terão por base Programas e bibliografias específicos que serão entregues aos candidatos no ato da inscrição.

10.2 As provas objetivas serão realizadas preferencialmente, na cidade de Nova Iguaçu, em data, horário e local informados aos candidatos pelos Cartões de Confirmação de Inscrição referidos no item 8. No caso de não existir locais adequados para aplicação das provas, em razão do quantitativo de inscritos, serão utilizados municípios vizinhos que possibilite a alocação dos candidatos.

10.3 Somente será admitido na sala de provas o candidato que estiver munido de Cédula Oficial de Identidade ou Carteira expedida por Órgãos ou Conselhos de Classe ou Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira de Motorista (modelo novo, com foto) ou de Certificado de Reservista (documentação que, necessariamente, deverá conter fotografia do candidato). Como o documento não ficará retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas.

10.4 O candidato deverá chegar ao local das provas com uma hora de antecedência do início das mesmas, munido de CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO (se houver recebido), caneta esferográfica de tinta na cor preta.

10.5 - Não será admitido o ingresso na sala de provas do candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início das mesmas.

10.6 Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato, nem será permitida a realização de provas, exames ou avaliações fora do local previsto no CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO ou nas listas de alocação divulgadas pela Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu.

10.7 - O candidato só poderá ausentar-se do recinto das provas após 45 (quarenta e cinco) minutos contados a partir do efetivo início das mesmas e, por razões de segurança, não poderá levar o Caderno de Questões, a qualquer tempo.

10.8 As questões das provas Objetivas estarão à disposição dos candidatos, no primeiro dia útil seguinte ao de realização das mesmas, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO ( www.cesgranrio.org.br ).

10.9 Ao final das provas, os 3 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos as tiverem concluído ou as mesmas tenham sido dadas por encerradas.

10.10 O candidato deverá assinalar suas respostas, na folha própria (Cartão-Resposta), a caneta esferográfica de tinta na cor preta e assinar no local próprio com caneta esferográfica.

10.11 - Não serão computadas as questões não assinaladas e questões que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras, ainda que legíveis.

10.12 O candidato será sumariamente eliminado do Concurso Público se: lançar mão de meios ilícitos para execução das provas; perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido ou descortês para com qualquer dos aplicadores, seus auxiliares ou autoridades; atrasar-se ou não comparecer a qualquer das provas, exames e avaliações; afastar-se do local das provas sem o acompanhamento de um fiscal, antes de ter concluído as mesmas; deixar de assinar a Lista de Presença e o respectivo Cartão-Resposta; ausentar-se da sala portando o Caderno de Questões e/ou o Cartão-Resposta; descumprir as instruções contidas nas capas das provas; for surpreendido, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou fazer uso de máquinas de calcular ou similares, livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, ou após as provas, for constatado por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, lançar mão de processos ilícitos na realização das mesmas.

10.13 São vedados o porte/ou o uso de armas, aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas, relógios não convencionais, telefones celulares, "pagers", microcomputadores portáteis ou similares.

10.14 Os resultados das provas objetivas serão distribuídos à Imprensa para divulgação, estando também à disposição dos candidatos na Sede da Secretaria de Coordenação do Sistema Municipal de Transporte ou no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO ( www.cesgranrio.org.br ), a partir de 01/12/2005. Na ocasião, também serão convocados os candidatos habilitados à Segunda Etapa.

10.15 Em 21/12/2005 serão divulgados os resultados da Avaliação Psicológica no site da FUNDAÇÃO CESGRANRIO ( www.cesgranrio.org.br ). Na ocasião, serão convocados, também, os candidatos à Terceira e Quarta Etapas.

11 - RECURSOS

11.1 Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados pela Imprensa no primeiro dia útil seguinte ao de realização das provas, estando também disponíveis no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO ( www.cesgranrio.org.br ).

11.2 Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, relativamente ao conteúdo das questões objetivas e aos gabaritos divulgados, desde que devidamente fundamentado e apresentado no prazo máximo de 3 (três) dias úteis contados da realização das provas objetivas. O recurso deverá ser dirigido à Banca Examinadora e poderá ser entregue, no dia das provas, à Coordenação, nos locais de realização de provas, ou dentro do prazo anteriormente citado, até às 17:00 horas, na Fundação Cesgranrio à rua Santa Alexandrina 1011 - Rio Comprido - RJ.

11.3 O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos presentes.

11.4 As decisões dos recursos serão dadas a conhecer, coletivamente, e apenas as relativas aos pedidos que forem deferidos quando da divulgação dos resultados das Provas Objetivas, em 01/12/2005.

11.5 A Banca Examinadora da entidade promotora do presente Concurso Público constitui última instância recursal, sendo soberana em suas decisões, sendo vedada a admissão de eventuais recursos adicionais.

12 - PROCEDIMENTOS PRÉ-ADMISSIONAIS

12.1 Após o término das etapas deste Concurso Público conduzidas pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO, os candidatos aprovados poderão, dentro do juízo de conveniência e oportunidade da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, ser nomeados na forma da legislação vigente.

12.2 Após a nomeação e até a data da posse, o candidato aprovado deverá comprovar: a) o preenchimento dos requisitos estabelecidos no subitem 5.2. deste Edital; b) gozar de boa saúde física e mental;

12.3 Deverá apresentar, ainda: a) declaração negativa de acumulação de cargo público; b) comprovante escolar, original e cópia sem autenticação; c) declaração de bens na forma da Lei nº 8.730/93; d) declaração de não ter sofrido, no exercício de função pública, as penalidades que o incompatibilizem para nova investidura em cargo público federal em decorrência de processo administrativo disciplinar ou ter sido condenado por sentença judicial com trânsito em julgado na qual conste expressamente a perda do cargo, função pública ou mandato eletivo.

12.4 Não ocorrerá a posse, se o candidato: a) for considerado INAPTO no exame médico; b) deixar de atender às exigências regulamentares da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu; ou c) deixar de cumprir os prazos estabelecidos para a Posse.

12.5 Será excluído deste Concurso Público o candidato que, na data da posse, não comprovar o atendimento a todos os requisitos fixados no Quadro de Cargo (item 2) do Edital

12.6 O candidato convocado para a posse que não comparecer nos prazos determinados será considerado desistente, ficando automaticamente excluído do Concurso Público, convocando-se o candidato seguinte na lista de classificação.

13 - INFORMAÇÕES GERAIS

13.1 São partes integrantes do presente Edital as informações específicas sobre a atribuição geral do cargo, os locais de inscrição, os programas, as bibliografias e o cronograma de eventos básicos deste Concurso Público constantes no Roteiro do Candidato.

13.2 A homologação do resultado final deste Concurso Público far-se-á por ocasião de sua conclusão pela Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, divulgado por Edital publicado no Diário Oficial do Município de Nova Iguaçu.

13.3 Este Concurso Público terá validade de 2 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu.

13.4 Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação neste Concurso Público, valendo para esse fim a homologação divulgada no Diário Oficial da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu.

13.5 Não serão concedidas vistas ou recontagens de pontos de provas, exames, avaliações ou pareceres, qualquer que seja a alegação do candidato.

13.6 A aprovação do candidato neste Concurso Público não implica a obrigatoriedade da sua nomeação, cabendo à Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, dentro de sua conveniência e oportunidade, aproveitar ou não os candidatos aprovados.

13.7 Não serão aceitos protocolos de requerimentos para expedição de quaisquer documentos exigidos neste Certame. Quando da exigência de cópias, as mesmas deverão estar acompanhadas dos originais para confronto.

13.8 A inexatidão de declarações e/ou a irregularidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente, importarão insubsistência de inscrição, nulidade da aprovação ou habilitação e perda dos direitos decorrentes, sem prejuízo das cominações legais aplicáveis.

13.9 Os candidatos aprovados se comprometem a manter atualizados seus endereços junto ao setor competente da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu e se responsabilizam por prejuízos decorrentes da não-atualização.

13.10 As ocorrências não previstas neste Edital serão resolvidas conjuntamente pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO e pela Comissão do Concurso Público da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu.

13.11 Todas as convocações, avisos e resultados serão publicados no Diário Oficial da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu e em listas afixadas na Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu.

COMISSÃO ORGANIZADORA

ANEXO I

PROGRAMAS E BIBLIOGRAFIAS

PORTUGUÊS

I - Compreensão e interpretação de texto. II - Significação das palavras. III - Ortografia oficial. IV - Acentuação gráfica. V - Flexão nominal. VI - Flexão verbal. VII - Pronomes: emprego, formas de tratamento, colocação dos pronomes oblíquos e átonos. VIII - Verbos: conjugação e vozes, regulares, irregulares e impessoais. IX - Concordância verbal. X - Concordância nominal. XI - Regência verbal. XII - Regência nominal. XIII - Pontuação. XIV - Sintaxe da oração e do período.

BIBLIOGRAFIA: 1. BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Lucerna, 1999. 2. CEGALLA, Domingos P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. CEN, 2002. 3. CUNHA,C. e LINDLEY, C. Nova gramática do português contemporâneo. Nova Fronteira,1985. 4. FERREIRA, Aurélio B. H. Dicionário da Língua Portuguesa (Século XXI). Nova Fronteira,1999. 5. TERRA, E. Curso Prático de Gramática. Nova Fronteira, 1999.

MATEMÁTICA

I - Números inteiros e racionais. Operações. Problemas. II - Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples. III - Porcentagem. Juros Simples. IV - Equações do 1o Grau. Problemas. V - Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. Sistema métrico decimal. BIBLIOGRAFIA: 1. BONGIOVANNI, VISSOTO & LAUREANO. Matemática e Vida. Ática. 2. JAKUBOVIC, José & LELLIS, Marcelo. Matemática na Medida Certa. Scipione.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

I - Sistema Nacional de Trânsito. II - Normas Gerais de Circulação e Conduta. III - Pedestres e Condutores de Veículos não Motorizados. IV - Educação para o Trânsito. V - Sinalização de Trânsito. VI - Engenharia de Tráfego, Operação, Fiscalização e Policiamento Ostensivo de Trânsito. VII - Veículos: tipos, segurança, identificação; circulação internacional, registro. VIII - Licenciamento de veículos. IX - Condução de Escolares. X - Habilitação. XI - Infrações. XII - Penalidades. XIII - Medidas administrativas. XIV - Processo administrativo: atuação, julgamento das autuações e penalidades. XV - Crimes de trânsito. XVI - Conceitos e definições relativos a trânsito. XVII - Direção Defensiva. XVIII - Noções de Primeiros Socorros.

BIBLIOGRAFIA: 1. Lei no 9.503, de 23/09/97. Código de Trânsito Brasileiro e seus Anexos. 2. Resolução no 160/04 - CONTRAN. 2. Ministério das Cidades. DENATRAN. Direção Defensiva: Trânsito Seguro é um direito de todos, 2005. Disponível em www.serpro.gov.br/arquivosdownload/denatran/DIRECAO_DEFENSIVA. 3. Associação

Brasileira de Acidentes e Medicina de Tráfego/ABRAMET. Noções de Primeiros Socorros no Trânsito, 2005. Disponível em www.serpro.gov. br/arquivosdownload/denatran/NOCOES_1_SOCORROS. NORO, João (org). Manual de Primeiros Socorros.Editora Ática, 2002.

ANEXO II
LOCAIS DE INSCRIÇÃO - AGÊNCIAS DA ECT

AgênciasEndereços
AC CENTRALRUA PRIMEIRO DE MARÇO 64 - CENTRO
AC CASTELOAVENIDA ALMIRANTE BARROSO 63 - LOJAS B e C - CENTRO
AC MADUREIRAPRAÇA ARMANDO CRUZ, 120 - LOJA 8 - MADUREIRA
AC CAMPO GRANDEPRAÇA DOUTOR RAUL BOAVENTURA 61 - CAMPO GRANDE
ACF FÓRUM DE NOVA IGUAÇURUA CORONEL BERNARDINO DE MELO 2067 - NOVA IGUAÇU
ACF OTÁVIO TARQUINIORUA OTÁVIO TARQUINO 209 - LOJA 7 - CENTRO - NOVA IGUAÇU
AC NOVA IGUAÇURUA OTÁVIO TARQUINO 87- CENTRO - NOVA IGUAÇU
ACC I AUSTINESTRADA JOSÉ LUÍS DA SILVA 108 - AUSTIM
AC BELFORD ROXOPRAÇA GETÚLIO VARGAS 53 - BELFORD ROXO
AC XERÉM 
ACF MESQUITAPRAÇA ELIZABETH PAIXÃO 85 - MESQUITA
AC NILÓPOLISRUA ALBERTO TEIXEIRA DA CUNHA, 109 - NILÓPOLIS
AC PARACAMBIRUA FRANCISCO DIAS RAPOSO, 26 PARACAMBI
AC QUEIMADOSAVENIDA DOUTOR PEDRO JORGE 144 - QUEIMADOS
AC SÃO JOÃO DE MERITIRUA SANTO ANTÔNIO 179 - SÃO JOÃO DE MERITI

ANEXO III
CRONOGRAMA DE EVENTOS BÁSICOS

DATAS

EVENTOS BÁSICOS

04 a 14/10/2005Inscrições
09/11/2005Entrega dos Cartões de Confirmação de Inscrição (com informações dos locais de provas), via ECT.
10 e 11/11/2005Atendimento aos Candidatos que não tenham recebido os respectivos Cartões de Confirmação.
13/11/2005Aplicação das Provas Objetivas.
14/11/2005

Divulgação dos gabaritos oficiais das Provas Objetivas.

Até 17/11/2005

Interposição de recursos contra as Provas Objetivas e ou Gabaritos

01/12/2005

Divulgação dos Resultados das Provas Objetivas e convocação para o Teste Psicológico.

04/12/2005

Aplicação do Teste Psicológico

21/12/2005

Resultado do Teste Psicológico e convocação para os Testes Físicos e Exames Médicos.

27 a 29/12/2005

Testes Físicos e Exames Médicos.

13/01/2006

Divulgação dos Resultados Finais

65151

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231