Prefeitura de Itatiaia - RJ

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITATIAIA

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL N. 01 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006

A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITATIAIA, com sede à Praça Mariana Rocha Leão, 20 – Centro – Itatiaia/RJ, faz saber que realizará em local, data e horário a serem divulgados oportunamente, Concurso Público para provimento de cargos pertencentes ao quadro de funcionários da Prefeitura do Município de Itatiaia, sob o regime Estatutário, que será regido pelas instruções especiais, parte integrante deste Edital, conforme determinado no artigo 37, Inciso II, da Constituição da República Federativa do Brasil e Lei Orgânica do Município.

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. O Concurso Público será regido por este Edital, seus Anexos e eventuais retificações, caso existam, e sua execução caberá à Associação Educacional Dom Bosco - AEDB.

2. O Concurso Público destina-se ao provimento dos cargos, atualmente vagos, dos que vagarem ou forem criados dentro do prazo de validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período, bem como para cadastro de reserva desta Prefeitura.

3. O Anexo I - Quadro de Vagas apresenta o relacionamento do cargo (código e nome) com as vagas abertas (total de vagas oferecidas e reserva de cota), com a carga horária semanal de trabalho, com o salário e a taxa de inscrição.

4. A Administração Municipal de Itatiaia houve por bem, considerando-se a complexidade da geografia física do município, disponibilizar as vagas, colocadas em concurso público, nos locais onde os candidatos habilitados no processo seletivo serão nomeados, segundo o disposto no Anexo I.

5. O interessado deverá, no ato da sua inscrição, optar pelo local onde exercerá suas funções, se habilitado e convocado para a posse, de acordo com os locais, cargos e números de vagas, dispostas no Anexo I - Quadro de Vagas, deste Edital. A não opção pelo local de trabalho, obrigatório no ato da inscrição, implicará na anulação da respectiva inscrição do candidato. São os seguintes os locais de Trabalho onde o interessado deverá manifestar sua opção em sua ficha de Inscrição: 1 – Sede; 2 – Maromba.

6. O Anexo II – Quadro de Requisitos e Descrição Sumária dos Cargos apresenta os requisitos necessários para o preenchimento do cargo e a descrição sumária dos cargos que possuem vagas abertas no presente Concurso.

7. O Anexo III - Quadro de Provas relaciona o cargo, os tipos de provas e a quantidade de questões por prova.

8. O Anexo IV - Postos de Inscrição apresenta os locais onde será possível fazer a inscrição para o concurso.

9. O Anexo V – Conteúdos Programáticos descreve os conteúdos programáticos de cada prova.

10.O Anexo VI – Recurso apresenta o modelo de pedido de recurso que o candidato pode utilizar.

11.O Anexo VII - Formulário de Inscrição apresenta o modelo da Ficha de Inscrição do candidato.

12.O Anexo VIII – Auto-Declaração de Afro-brasileiro apresenta o modelo de Auto-Declaração de Afro‑brasileiro utilizado no presente Concurso Público.

II - DOS REQUISITOS PARA POSSE

1. O candidato deverá atender, cumulativamente, no ato da posse, aos seguintes requisitos:

a) ter sido aprovado e classificado em todas as etapas do Concurso Público, na forma estabelecida neste Edital, seus Anexos e em suas retificações;

b) ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º do artigo 12 da Constituição da República Federativa do Brasil e Emenda nº 19, de 04 de abril de 1998 – Art. 3º, e na forma do disposto no artigo 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972;

c) ter, na data da posse, idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;

d) estar em gozo dos direitos políticos;

e) estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

f) firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal, nem ter, anteriormente, contrato de trabalho com o Poder Público rescindido por justa causa ou ter sido demitido a bem do Serviço Público;

g) ter concluído a escolaridade necessária, até a data da posse, de forma a atender ao pré-requisito exigido para o cargo ao qual concorre, conforme discriminado nos Anexos I e II deste Edital, e situação regular no órgão fiscalizador do exercício da profissão, para o cargo que o exigir;

h) apresentar outros documentos que forem exigidos pela Prefeitura Municipal de Itatiaia na época da posse;

i) ser considerado apto em todos os exames médicos (clínicos e laboratoriais), físicos e psicológicos pré­admissionais, caso sejam exigidos pelo serviço de perícia da Prefeitura Municipal de Itatiaia.

2. Todos os requisitos especificados no subitem anterior, alíneas "b" a "h”, deverão ser comprovados por meio da apresentação de documento original, juntamente com fotocópia, devendo ser eliminado do Concurso Público aquele que não os apresentar impreterivelmente na primeira convocação, assim como aquele que for considerado INAPTO no exame médico pré-admissional, conforme especificado na alínea “i” do subitem anterior deste Capítulo II.

III - DAS INSCRIÇÕES

1. As inscrições deste Concurso Público estarão abertas oficialmente no período das 09:00h (nove horas) do dia 02 de janeiro de 2007 às 16:00h (dezesseis horas) do dia 31 de janeiro de 2007.

2. As inscrições poderão ser efetuadas nas seguintes condições:

- pela Internet no endereço eletrônico www.aedb.br/concursos/itatiaia, das 09:00h (nove horas) do dia 02 de janeiro de 2007 às 16:00h (dezesseis horas) do dia 31 de janeiro de 2007, horário oficial de Brasília/DF. - Presenciais, pessoalmente, ou através de procuração, no período de 09 de janeiro a 31 de janeiro de 2007, exceto aos Sábados, Domingos e feriados, das 09:00 horas às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas, nos locais previstos no Anexo IV deste Edital.

- O candidato que desejar fazer a opção da classificação por cotas deverá fazê-lo no ato da inscrição, conforme descrito neste Edital, devendo fazer uma única escolha de reserva de vaga.

3. Das Inscrições pela Internet

3.1. O candidato que desejar realizar sua inscrição via Internet poderá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário, pagável em toda a rede bancária, ou por meio de “internet banking”. O boleto bancário está disponível no sítio “ www.aedb.br/concursos/itatiaia ” e deve ser impresso para o pagamento da taxa de inscrição após a conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição on-line, estando vinculado à inscrição enviada.

3.2. A Coordenação do Concurso não se responsabiliza por solicitações de inscrição via Internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.3. As inscrições efetuadas via Internet somente serão acatadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição, sendo permitido o pagamento on line, por meio de qualquer BANCO. Caso o candidato opte por não efetuar o pagamento on line, deverá imprimir o boleto bancário e dirigir-se a uma agência bancária e proceder o pagamento normalmente.

3.4. O pagamento da taxa de inscrição por meio de documento de arrecadação deverá ser efetuado até o dia 01 de fevereiro de 2007. As solicitações de inscrição via Internet cujos pagamentos forem efetuados após 01 de fevereiro de 2007 não serão acatadas.

3.5. O comprovante de inscrição via Internet do candidato estará disponível no sítio “ www.aedb.br/concursos/itatiaia ”, após o acatamento das inscrições, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.

3.6. O candidato inscrito via Internet não deverá enviar cópia de documento de identidade, sendo de sua responsabilidade exclusiva os dados cadastrais informados no ato de inscrição.

3.7. Informações complementares acerca da inscrição via Internet estarão disponíveis no sítio do Concurso, “ www.aedb.br/concursos/itatiaia ”.

3.8. Quando o pagamento da taxa de inscrição for realizado por cheque, a inscrição só será considerada válida quando houver a compensação do cheque, caso contrário a inscrição será considerada nula.

4. Das Inscrições Presenciais

4.1.Dirigir-se aos Postos de Inscrição, indicados no Anexo IV, e receber o boleto de pagamento bancário.

4.2.Pagar a taxa de inscrição, em espécie, de acordo com o cargo a que deseja concorrer, em qualquer agência da rede bancária, até o dia 31 de janeiro de 2006.

4.3.Retornar aos Postos de Inscrição, receber o manual do candidato contendo o formulário de inscrição. Preencher corretamente, com clareza, em letra de forma, à tinta e sem rasuras, o formulário de inscrição e entregá-lo nos locais de inscrição, juntamente com o comprovante de depósito bancário, original, sob pena de não participação no Concurso.

4.4.O comprovante de inscrição do candidato será entregue no próprio local da inscrição, estando disponível no ato da inscrição, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.

4.5.No dia da inscrição presencial, feita em um dos endereços constantes do Anexo IV, será obrigatória a apresentação de documento de identidade original.

5. Das Inscrições por procuração

5.1.Será admitida a inscrição por terceiros mediante procuração do interessado, sendo exigida a constituição formal de procurador com poderes específicos para o concurso, acompanhada de cópia legível de documento de identidade do candidato e com a apresentação de identidade do procurador. Deverá ser apresentada uma procuração para cada candidato e por cargo. A cópia da identidade do candidato e a procuração serão retidas.

5.2.O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do formulário de inscrição e em sua entrega.

5.3.Aplicam-se à modalidade de Inscrição por Procuração, no que couberem, as regras previstas no Capítulo III, item 4. das Inscrições Presenciais, deste Edital, incluídos os seus subitens.

6. O candidato que necessitar de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a realização das provas deverá solicitá-lo, por escrito, no ato da inscrição presencial, indicando claramente no formulário de inscrição quais os recursos especiais necessários (materiais, equipamentos etc.). O candidato, no ato da inscrição, deverá entregar o laudo médico original ou cópia autenticada em cartório, que justifique o atendimento especial solicitado. Candidatos com essa característica só poderão fazer a inscrição nos Postos de Inscrição (forma presencial).

7. A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, as provas e o provimento do candidato, desde que verificada falsidade em qualquer declaração e/ou qualquer irregularidade nas provas e/ou em documentos apresentados.

8. Neste Concurso cada candidato só poderá concorrer a um único cargo, devendo certificar-se dos requisitos exigidos para o provimento no cargo/emprego público/função, que estão disponíveis no Anexo II.

9. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.

10. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, em hipótese alguma, seja qual for o motivo alegado, não cabendo nenhum tipo de recurso, salvo em caso de cancelamento do concurso por conveniência da Administração Pública Municipal.

11. O candidato ao realizar a sua inscrição deverá indicar, no formulário de inscrição, um único código para o cargo que deverá estar obrigatoriamente relacionada no quadro de vagas constante do Anexo I. O candidato que deixar de preencher o campo código para o cargo no formulário de inscrição, ou preencher com código inexistente, para o cargo ao qual deseja concorrer, ou preencher com código errado, será considerado como cargo o que estiver preenchido no campo “cargo para o qual se inscreveu” do Formulário de Inscrição. Caso também não esteja preenchido o campo “cargo para o qual se inscreveu”, a inscrição do candidato não será aceita.

12. Uma vez escolhido o código do cargo, previsto no Anexo I, o candidato automaticamente estará vinculado ao cargo optado, concorrendo unicamente àquelas vagas, não sendo admitida posterior alteração do código do cargo.

13. Após o período de inscrição, poderão ser retificadas as seguintes informações apresentadas no Formulário de Inscrição:

a) incorreções no nome, data de nascimento, número de CPF, número de identidade, tipo de documento de identidade, Órgão/Estado expedidor, números do DDD e Telefone e o sexo;

b) incorreções no endereço, número da residência/domicílio, complemento de endereço, número de CEP, bairro, Município e Estado;

14. O candidato, após a efetivação de sua inscrição, somente poderá retificar os dados apresentados no Formulário de Inscrição, nos limites estabelecidos neste Edital, até o dia 05 de fevereiro de 2007. Tanto quem fez a inscrição presencial, como quem fez a inscrição por Internet, deve dirigir-se pessoalmente ou por meio de um procurador à Coordenação do Concurso, no endereço: Estrada Resende Riachuelo Nº 2535 - Campo de Aviação - Resende – RJ.

15. Transcorrida a data de 05 de fevereiro de 2007, mesmo sem qualquer manifestação do candidato, todas as informações apresentadas no Formulário de Inscrição serão, automática, irrestrita e tacitamente convalidadas, correspondendo à real intenção do candidato, não podendo, sob hipótese nenhuma, sofrer alteração.

16. Não serão aceitas as retificações das informações que visem à transferência da inscrição para terceiros, ou que pretendam burlar quaisquer normas ou condições previstas neste Edital.

17. Os pedidos de retificação das informações de inscrição serão analisados pela Coordenação do Concurso, ouvida, quando for o caso, a Administração Pública Municipal, aplicando-se as normas deste Edital e o ordenamento jurídico vigente.

18. A solicitação de recursos especiais será atendida, obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

19. A não-solicitação de recursos especiais para a realização das provas no ato de inscrição implica a sua não-concessão no dia de realização das provas.

20. As informações prestadas no formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição, via Internet ou Presencial, serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Administração Pública Municipal e a Coordenação do Concurso do direito de excluir do Concurso Público aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos, sem prejuízo das sanções administrativas, civis e penais.

21. Não será aceita a solicitação de inscrição que não atender rigorosamente ao estabelecido neste edital.

22. É vedada a transferência do valor pago a título de taxa para terceiros, assim como a transferência da inscrição para outrem, em qualquer das modalidades previstas.

23. O pagamento da taxa de inscrição pelo candidato implica aceitação tácita das condições exigidas para a inscrição no cargo pretendido e submissão às normas expressas neste Edital.

24. Não serão aceitas inscrições por via postal, via fax, via correio eletrônico (“e-mail”), condicional e/ou extemporânea. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento da inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados, a mesma será cancelada.

25. Não poderão inscrever-se ex-empregados da Prefeitura de Itatiaia demitidos por justa causa.

26. Será publicada no Jornal “A Voz da Cidade” e no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro a convocação dos candidatos para as provas objetivas, indicando local, data e horário de sua realização. Poderá ser verificado, também, pela Internet através do sítio do www.aedb.br/concursos/itatiaia.

27. As informações referentes a data, horário, tempo de duração e local de realização da prova (nome do estabelecimento, endereço e sala), nome e código do cargo para o qual deseja concorrer à vaga e tipo de vaga escolhida pelo candidato (vaga de ampla concorrência, ou vaga reservada para afro-brasileiro, ou vaga reservada para portadores de deficiência), assim como orientações para realização da prova, estarão disponíveis a partir do dia 16 de fevereiro de 2007 no endereço eletrônico “ www.aedb.br/concursos/itatiaia ”, ou na Coordenação do Concursos, entre 16 e 23 de fevereiro de 2007, das 09:00 às 16:00 horas.

28. Adicionalmente, o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) fornecendo as informações descritas no subitem 27 deste Capitulo do Edital será remetido ao candidato, para o endereço indicado no Formulário de Inscrição, por meio dos Correios, devendo ser entregue ao candidato a partir do dia 16 de fevereiro de 2007.

29. O não recebimento por parte do candidato do CCI não o desobriga do dever de obter as informações relacionadas no subitem 27 deste Capítulo do Edital.

30. Não será emitida 2ª via do CCI.

31. Caso o candidato não tenha sua inscrição confirmada ou constate divergências entre as informações obtidas por intermédio das formas descritas nos subitens 27 ou 28 deste Capítulo do Edital e o Formulário de Inscrição, deverá entrar em contato com a Coordenação do Concursos, pelos telefones 0XX24 3358-1500, no horário de 09:00 hs às 12:00 hs e das 13:00 hs às 16:00 hs, impreterivelmente, até o dia 26 de fevereiro de 2007.

32. Havendo divergências entre as informações obtidas por intermédio das formas descritas nos subitens 28 ou 29 deste capítulo do Edital e o Formulário de Inscrição, prevalecerá o constante deste último.

33. Em caso de não aceitação da inscrição, por motivo diferente do descrito no subitem 11, deste capítulo do Edital, o candidato deverá seguir as orientações fornecidas de modo que a regularização de sua inscrição seja feita até o dia 26 de fevereiro de 2007.

34. Os contatos feitos após 26 de fevereiro de 2007 não serão considerados, prevalecendo os dados constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição.

35. Após a data de 26 de fevereiro de 2007, erros referentes a nome, documento de identidade ou data de nascimento, deverão ser comunicados apenas no dia de realização da prova, na sala de prova, junto ao fiscal.

36. É de total responsabilidade do candidato a obtenção de informações referentes à realização da prova.

37. A Coordenação do Concurso põe à disposição Comunicados e Informativos aos candidatos no endereço eletrônico “ www.aedb.br/concursos/itatiaia ”, não isentando, contudo, a responsabilidade de cada participante do concurso em acompanhar nos veículos descritos no subitem 26, deste Capítulo do Edital, a data, o horário e o local de sua prova.

IV – DA PARTICIPAÇÃO DE CANDIDATO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS (DEFICIÊNCIA)

1. Às pessoas portadoras de necessidades especiais, é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público. Em cumprimento ao disposto no art. 37, inciso VIII, da Constituição da República Federativa do Brasil, na Lei n o 7.853, de 24 de outubro de 1989, e no Decreto n o 3.298, de 20 de dezembro de 1999, ficam reservados 5% (cinco por cento) do total das vagas de cada cargo, exceto nos cargos onde a oferta de vagas seja igual a 1 (um), conforme discriminado no Anexo I deste Edital.

2. Consideram-se pessoas portadoras de necessidades especiais aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no Art. 4, do Decreto Federal 3.298 de 20/12/99, com as modificações do Decreto nº 5.296/04.

3. Os candidatos que desejarem concorrer às vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais deverão indicar tal intenção no Formulário de Inscrição e, se necessário, requerer condições especiais para realizar as provas objetivas (prova ampliada, ledor, auxílio para transcrição, sala de mais fácil acesso, ou outro recurso).

4. A inobservância do item anterior acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tais condições, e os que não o fizerem não terão a prova preparada, seja qual for o motivo alegado, estando impossibilitado de realizar a prova.

5. No ato da inscrição deverão apresentar atestado que indique a espécie e o grau ou nível de deficiência de que são portadores, que deve ter sido emitido nos últimos seis meses, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID) e a sua provável causa ou origem. Antes da realização das provas, será encaminhado a uma Junta Especial de perícia médica oficial designada pela Prefeitura de Itatiaia, que terá decisão terminativa sobre a sua qualificação como portador de necessidades especiais, ou não, e sobre o grau de deficiência, que determinará estar, ou não, o candidato, capacitado para o exercício do cargo público a que pretende.

6. O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição, não informar essa condição ou a inobservância do disposto neste Capítulo IV, nos subitens 3 e 4, acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais, valendo a sua inscrição para as vagas de ampla concorrência e recebendo, em todas as fases do concurso, tratamento igual aos previstos para os candidatos não portadores de necessidades especiais.

7. A perícia médica oficial da Prefeitura de Itatiaia comprovará o seu enquadramento na Lei n º 7.853 de 24/10/1989 e Decreto nº 3.298 de 20/12/1999 e atestará sua habilitação para o cargo público, antes do seu Exame Médico de Aptidão Admissional. Da decisão proferida pela perícia médica oficial designada pela Prefeitura de Itatiaia não caberá recurso.

8. As vagas definidas para os portadores de necessidades especiais, que não forem preenchidas por falta de candidatos, por reprovação no concurso ou falta de habilitação na perícia médica retornarão ao quadro geral de onde foram retiradas e serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

9. Não serão considerados como necessidades especiais os distúrbios de acuidade visual ou auditiva passíveis de correção simples pelo uso de lentes ou aparelhos específicos.

10. Os candidatos que se declararem e comprovarem ser portadores de necessidades especiais participarão do concurso público em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

11. O candidato portador de necessidades especiais, se classificado no concurso público, figurará em lista específica e, caso obtenha classificação necessária, figurará também na listagem de classificação geral.

12. A critério da Comissão do Concurso, poderá ser oferecido ao candidato deficiente visual um fiscal ledor.

13. Aos deficientes visuais (amblíopes) serão oferecidas provas ampliadas, com tamanho de letra correspondente a corpo 26, observado o disposto no item 3 deste Capítulo.

V – DA PARTICIPAÇÃO DE CANDIDATO AFRO-BRASILEIRO

1. Aos candidatos afro-basileiros, é assegurado o direito de inscrição para concorrerem a vagas específicas. Em cumprimento ao disposto na Lei nº 422, de 28 de dezembro de 2005, do Município de Itatiaia, ficam reservados 20% (vinte por cento) do total das vagas, conforme discriminado no Anexo I deste Edital. Na aplicação deste percentual, serão desconsideradas frações inferiores a 0,5 (cinco décimos) e arredondadas para maior, aquelas iguais ou superiores a tal valor.

2. Para efeitos do previsto neste Edital, será considerado afro-brasileiro aquele que assim se declarar expressamente no ato da inscrição, identificando-se como de cor preta ou parda, não sendo assim considerado aquele que, embora afro-brasileiro, não tenha a pele de cor preta ou parda, nem pertença à etnia negra, devendo tal informação integrar os registros cadastrais de ingresso na Prefeitura. A Declaração por meio eletrônico, no ato da inscrição pela Internet, será imprescindível e terá, para todos os efeitos, força de documento escrito e assinado pelo candidato. Ou seja, a sua ausência no ato da inscrição pela Internet tornará a inscrição nula para a reserva de cota.

3. Caso seja necessário, os candidatos que se declararem afro-brasileiros e optarem por participar da reserva de vagas, no momento da admissão, poderão ser submetidos à entrevista individual realizada por uma Comissão de Verificação de Afro-descendência, designada pela Prefeitura de Itatiaia, específica para comprovação desta condição, a fim de verificar se o candidato se enquadra dentro do disposto no item 2 deste Capítulo.

4. A Comissão de Verificação de Afro-descendência avaliará se o candidato apresenta traços do fenótipo (aparência física) de acordo com a declaração que foi feita no momento da inscrição.

5. No caso do não enquadramento como afro-brasileiro, o candidato passará para a lista geral de candidatos. Nesse caso, o candidato será informado que não consta mais da lista reservada a afro-brasileiros.

6. O candidato que se declarar afro-brasileiro também poderá optar por não participar desta reserva de vagas, bastando identificar sua opção no ato da inscrição.

7. A observância do percentual de vagas reservadas aos afro-brasileiros dar-se-á durante todo o período de validade do concurso e aplicar-se-á a todos os cargos oferecidos.

8. O acesso dos candidatos à reserva de vagas obedecerá ao pressuposto do procedimento único de seleção, participando em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, ao horário, ao local de aplicação das provas e às condições mínimas de aprovação exigida para todos os demais candidatos.

9. As vagas reservadas aos candidatos afro-brasileiros que não forem providas por falta de candidatos, por reprovação ou eliminação do Concurso, serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem geral de classificação de cada um.

VI - DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS

1. O Concurso será realizado com a aplicação de Provas Objetivas, com questões de múltipla escolha com cinco opções (“A” a “E”) e uma única resposta correta. A prova objetiva tem caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos.

2. As provas a serem aplicadas aos candidatos serão elaboradas com base no conteúdo programático apresentado no Anexo V deste Edital.

3. As provas objetivas serão aplicadas em datas, locais e horários a serem divulgados oportunamente, mediante Edital. O candidato deve acompanhar a Convocação através do Jornal “A Voz da Cidade” e através do Sítio “ www.aedb.br/concursos/itatiaia ”.

4. A Coordenação do Concurso irá alocar os candidatos que concorrem a um tipo de cargo, de forma que a infra-estrutura em disponibilidade para o concurso atenda às demandas identificadas. A Coordenação não assume, entretanto, qualquer responsabilidade quanto ao transporte e alojamento dos candidatos.

5. O candidato deverá comparecer ao local determinado para as provas com 1 (uma) hora de antecedência do horário estipulado, sendo admitido na sala de provas apenas o candidato que estiver munido de Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, ou Carteira expedida por Órgãos ou Conselho de Classe, que, na forma da Lei, valem como instrumento de identidade, devendo ser o mesmo documento que foi apresentado na inscrição. Será exigida a apresentação do original, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de modo a permitir, com clareza, a identificação do candidato. Não serão aceitos protocolos ou quaisquer outros documentos diferentes dos acima estabelecidos.

6. Não será permitido o acesso à sala de provas após o horário estabelecido para o início das mesmas. Não haverá aplicação de provas fora dos locais preestabelecidos e não haverá Segunda Chamada ou repetição de provas, seja qual for o motivo alegado para a ausência ou retardamento do candidato, implicando na sua exclusão do Concurso Público.

7. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança.

8. Quaisquer casos de alterações orgânicas permanentes ou temporárias, tais como estados menstruais, indisposições, trabalho de parto, ou outros que impossibilitem o candidato de submeter-se às provas ou diminuam ou limitem sua capacidade física, mental e/ou orgânica não serão aceitos para fins de tratamento diferenciado por parte da Coordenação de Concursos na aplicação das provas.

9. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em virtude de afastamento de candidato da sala de prova.

10. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas.

11. Por conveniência da Administração Pública, ou outro motivo não informado neste Edital, poderão ser modificados a data, o horário e local das provas, desde que sejam respeitadas as condições de provas.

12. O candidato deverá comparecer ao local designado munido apenas de caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto número 2 e borracha macia.

13. Durante a realização das provas, não será permitida qualquer consulta a livros, cadernos, etc., nem a utilização de instrumentos como máquina de calcular, aparelhos de comunicação de qualquer natureza, telefones celulares, bem como é proibido ausentar-se da sala de provas, a não ser em casos especiais, na companhia de um fiscal. A prova terá a duração de 04 (quatro) horas.

14. O candidato deverá assinalar suas respostas na Folha de Respostas, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, responsabilizando-se por quaisquer rasuras que provocar. Será fornecida apenas uma Folha de Respostas para cada candidato, não havendo substituição em caso de rasura ou anotação inadequada.

15. Serão consideradas marcações incorretas as que estiverem em desacordo com este edital e com as instruções da folha de respostas, tais como: dupla marcação, marcação rasurada ou emendada e campo de marcação não preenchido integralmente.

16. Não será permitido que as marcações na Folha de Respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em caso de candidato que fizer solicitação específica para esse fim. Nesse caso, se houver necessidade, o candidato será acompanhado por um fiscal designado pela Coordenação do Concurso, devidamente treinado.

17. Será excluído do Concurso Público o candidato que: se apresentar após o horário estabelecido; não comparecer a qualquer das provas, seja qual for o motivo alegado; não apresentar um dos documentos exigidos no item 5 deste Capítulo; ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal; for surpreendido durante a realização das provas em comunicação com outra pessoa, bem como utilizando-se de calculadoras, de livros, notas ou impressos não permitidos; estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação; lançar mão de meios ilícitos para a execução da prova; não devolver integralmente o material recebido.

18. As salas de provas serão fiscalizadas por pessoas designadas pela Coordenação do Concurso. Os membros da Comissão do Concurso Público da Prefeitura de Itatiaia poderão verificar o andamento das atividades durante a execução do Concurso. É vedado o acesso de pessoas estranhas aos locais de provas.

19. Os pontos relativos a questões eventualmente anuladas serão atribuídos a todos os candidatos presentes.

20. O candidato do Concurso Público possui o direito de ficar com seu respectivo caderno de prova e de anotar suas respostas para depois conferi-las com o gabarito oficial. Por motivo de manutenção do sigilo, o candidato só poderá sair da sala de prova após 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos do início da prova, mas sem o caderno de questões. O candidato poderá sair com o caderno de questões após decorrida 03 (três) horas a partir do início da prova. Após a aplicação das provas objetivas, a Comissão do Concurso disponibilizará o caderno de questões no sítio “ www.aedb.br/concursos/itatiaia ”, que ficará disponível à consulta de qualquer interessado.

21. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala de aplicação de provas só poderão sair juntos ao final das provas.

VII - DO JULGAMENTO DAS PROVAS OBJETIVAS

1. A nota de cada prova objetiva será calculada conforme a somatória simples dos acertos efetuados pelo candidato.

2. A nota final do candidato será calculada pela soma das notas de cada prova objetiva exigida no Quadro de Provas (Anexo III) para cada cargo previsto no Edital.

3. A prova objetiva terá caráter eliminatório, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 20% (vinte por cento) em cada prova objetiva e um total de 50% (cinqüenta por cento) na soma dos pontos possíveis em todas as provas objetivas do Concurso.

4. Em hipótese alguma haverá vista de provas.

VIII - CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS CANDIDATOS

1. Os candidatos aprovados serão classificados por ordem decrescente do total de pontos obtidos, em listas de classificação para cada cargo e local de trabalho.

2. A publicação do resultado final do Concurso Público será feita em três listas de candidatos aprovados, contendo, a primeira, a classificação de todos os candidatos, inclusive a dos afro-brasileiros e dos portadores de necessidades especiais, a segunda somente com a pontuação dos afro-brasileiros, e a terceira apenas com a pontuação dos portadores de necessidades especiais, considerando as opções feitas no ato da inscrição.

3. Na hipótese de igualdade de pontos, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a) obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;

b) tiver mais idade;

c) possuir número maior de dependentes (cônjuge e filhos).

4. Ainda havendo igualdade de pontos, o desempate ocorrerá na nomeação do candidato, por sorteio.

5. O resultado final do concurso Público, com os candidatos aprovados e classificados, será remetida pela Coordenação do Concurso à Prefeitura Municipal de Itatiaia para homologação.

IX - DOS RECURSOS

1. Os gabaritos oficiais preliminares das Provas Objetivas serão afixados nos quadros de avisos da Prefeitura de Itatiaia, além de serem divulgados na Internet, no sítio “ www.aedb.br/concursos/itatiaia ”, 24 (vinte e quatro) horas após a conclusão da aplicação das provas.

2. O prazo para interposição de recursos será de até 3 (três) dias, tendo como termo inicial o 1º (primeiro) dia útil subseqüente à da divulgação dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas.

3. O recurso, através dos formulários 1 e 2 do Anexo VI, deverá ser apresentado:

a. Datilografado ou digitado;

b. Dentro do prazo estipulado;

c. Em folhas separadas para cada questão recorrida do formulário 2 do Anexo VI;

d. Com indicação do número da questão, da resposta marcada pelo candidato e da resposta do gabarito divulgado pela Coordenação do Concurso;

e. Com argumentação lógica, consistente e com bibliografia pesquisada pelo candidato;

f. Sem qualquer identificação do candidato no corpo do recurso;

g. Com capa - Formulário 1 do Anexo VI em que constem o nome, o número da inscrição, o cargo pretendido, o endereço completo, inclusive o CEP e a assinatura do candidato;

h. Em envelope contendo externamente a identificação “Edital PREFEITURA DE ITATIAIA”, o nome, o número de inscrição do candidato e o cargo pretendido.

4. Os recursos do Concurso Público deverão ser dirigidos ao Protocolo da Coordenação do Concurso, situado à Estrada Resende Riachuelo Nº 2535 - Campo de Aviação - Resende – RJ.

5. Os recursos interpostos serão respondidos exclusivamente pela Coordenação do Concurso e serão devolvidos aos candidatos recorrentes em data informada, ficando à disposição dos candidatos no mesmo local de interposição.

6. Não será aceito recurso via postal, via fax e/ou via correio eletrônico.

7. O candidato deverá entregar dois conjuntos idênticos de recursos (original e uma cópia), sendo que cada conjunto deverá ter todos os recursos e apenas uma capa, devendo seguir o modelo do Anexo VI – Formulários 1 e 2.

8. Não serão aceitos recursos sem fundamentação técnica ampla, que não guardem relação com a matéria em debate ou meramente protelatórios.

9. Recursos inconsistentes, em formulário diferente do exigido e/ou fora das especificações estabelecidas neste edital serão indeferidos.

10. Não serão apreciados os recursos interpostos contra avaliação, nota e/ou resultado de outro(s) candidato(s), sendo desconsiderados, como inconsistentes, na forma do item 9, deste Capítulo IX do Edital.

11. Se do exame de recursos resultar na anulação de questão(ões), a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Se houver alteração do gabarito oficial preliminar, por força de impugnações, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo. Em hipótese alguma o quantitativo de questões de cada uma das Provas Objetivas sofrerá alterações.

X - DA NOMEAÇÃO

1. Após a homologação do resultado, a Prefeitura Municipal de Itatiaia convocará os candidatos, obedecendo à estrita ordem de classificação dos candidatos por locais e classificações, de acordo com as necessidades operacionais e financeiras da Prefeitura, e os encaminhará para realização do Exame Médico, eliminatório, de sanidade e capacidade física e mental.

2. Desde que considerados aptos na verificação dos resultados exigidos para participação no Concurso Público e para exercer a função, bem como em inspeção de saúde, a ser realizada por Médicos, os candidatos considerados aptos tomarão posse do cargo.

3. O candidato que, por qualquer motivo, não iniciar as atividades funcionais no prazo determinado de 02 (dois) dias, perderá o direito à vaga.

XI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A inscrição do candidato importa no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do Concurso Público, tais como se acham estabelecidas neste Edital, nos comunicados que vierem a ser publicados e nas normas legais pertinentes.

2. Todas as convocações e avisos serão publicados no Jornal “A Voz da Cidade” e no sítio “ www.aedb.br/concursos/itatiaia ”.

3. A aprovação dos candidatos no presente Concurso Público não cria direito à nomeação, mas esta, quando se der, respeitará a ordem de classificação dos candidatos aprovados, desde que considerados aptos no exame médico.

4. O candidato aprovado e classificado fica obrigado a submeter-se à perícia médica, a critério da Prefeitura Municipal de Itatiaia, que confirme a capacidade física e mental do mesmo para a posse e exercício do cargo de provimento específico a que se submeteu em concurso público.

5. Nenhum candidato poderá alegar o desconhecimento do presente Edital, ou de qualquer outra norma e comunicado posterior e regularmente divulgados, vinculados ao concurso, ou utilizar-se de artifícios de forma a prejudicar o concurso.

6. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no Concurso Público, valendo, para esse fim, a homologação publicada no Jornal A VOZ DA CIDADE e Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

7. Os candidatos aprovados no Concurso Público serão convocados pela Prefeitura de Itatiaia para firmar Termo de Interesse, ou não, pela Nomeação, razão pela qual devem manter seu endereço atualizado junto à Prefeitura de Itatiaia, responsabilizando-se por eventuais comunicações de mudanças de endereço.

8. Ocorrendo a comprovação de falsidade de declaração/informação ou de inexatidão dolosa dos dados expressos no Formulário de Inscrição, bem como falsidade e adulteração dos documentos apresentados pelo candidato, mesmo que verificadas a qualquer tempo, em especial por ocasião da Nomeação, o mesmo terá sua inscrição cancelada, bem como a anulação de todos os atos dela decorrentes, independentemente da época em que tais irregularidades vierem a ser constatadas, além de sujeitar o candidato às penalidades cabíveis de ordem administrativa, civil ou criminal.

9. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, até a data da convocação dos candidatos para a prova correspondente, circunstância que será mencionada em Edital ou aviso a ser publicado.

10. Os resultados parciais e final do concurso, serão divulgados no Jornal A VOZ DA CIDADE afixados nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de Itatiaia, além de divulgados na Internet, no sítio “ www.aedb.br/concursos/itatiaia ” após a apreciação dos recursos que venham a ser impetrados.

11. Caberá ao Prefeito Municipal de Itatiaia, a homologação dos resultados do Concurso Público, em até 20 (vinte) dias, contados da publicação do resultado final, a vista do relatório apresentado pela Comissão do Concurso Público. O Ato Homologatório será publicado no Jornal “A Voz da Cidade”.

12. O prazo de validade do Concurso Público será de 2 ANOS, contado da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério da Prefeitura de Itatiaia.

13. O preenchimento da vaga, obedecendo ao que foi preestabelecido, será a critério da Prefeitura de Itatiaia.

14. Os casos omissos serão analisados pela Comissão do Concurso Público da Prefeitura de Itatiaia.

15. Decorridos 120 (cento e vinte) dias da homologação do Concurso Público, e não se caracterizando óbice administrativo ou legal, é facultada a incineração das provas e demais registros escritos, mantendo-se pelo período de validade do Concurso Público, os registros eletrônicos a ele referente.

Itatiaia, 29 de dezembro de 2006.

Jair Alexandre Gonçalves
Prefeito Municipal de Itatiaia

ANEXO I
QUADRO GERAL DE VAGAS PARA O CONCURSO DA PMI

Código

CARGO (Função/Especialidade)

Vagas Totais (3)

Vagas Deficientes

Carga Horária

Salário Inicial (1)

Taxa de Inscrição

A1

AUXILIAR DE PRODUÇÃO(SAÚDE)

3

0

40 H

R$ 350,00

R$ 30,00

A2

AUXILIAR DE COZINHA (PLANTONISTA)

4

0

12 POR 36 H

R$ 350,00

R$ 30,00

A3

AUXILIAR DE CRECHE

44

2

40 H

R$ 350,00

R$ 30,00

A4

AUXILIAR DE COZINHA (DIARISTA)

1

0

40 H

R$ 350,00

R$ 30,00

A5

AUXILIAR DE DENTISTA

4

0

40 H

R$ 350,00

R$ 30,00

A6

MERENDEIRA

58

3

40 H

R$ 350,00

R$ 30,00

A7

MERENDEIRA (MAROMBA)

2

0

40 H

R$ 350,00

R$ 30,00

A8

PORTEIRO

21

1

40 H

R$ 350,00

R$ 30,00

A9

PORTEIRO (MAROMBA)

1

0

40 H

R$ 350,00

R$ 30,00

A10

RECEPCIONISTA

4

0

40 H

R$ 350,00

R$ 30,00

A11

RECEPCIONISTA (MAROMBA)

1

0

40 H

R$ 350,00

R$ 30,00

A12

SERVENTE

65

3

40 H

R$ 350,00

R$ 30,00

A13

SERVENTE (MAROMBA)

4

0

40 H

R$ 350,00

R$ 30,00

F1

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

16

1

40 H

R$ 420,44

R$ 35,00

F2

AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS

18

1

40 H

R$ 420,44

R$ 35,00

F3

COZINHEIRO PLANTONISTA

8

0

12 POR 36 H

R$ 420,44

R$ 35,00

F4

INSPETOR DE DISCIPLINA

54

3

40 H

R$ 420,44

R$ 35,00

F5

INSPETOR DE DISCIPLINA (MAROMBA)

2

0

40 H

R$ 420,44

R$ 35,00

F6

ALMOXARIFE

1

0

40 H

R$ 448,87

R$ 40,00

F7

AUXILIAR DE SECRETARIA

28

1

40 H

R$ 448,87

R$ 40,00

F8

AUXILIAR DE SECRETARIA (MAROMBA)

2

0

40 H

R$ 448,87

R$ 40,00

F9

DIGITADOR

4

0

40 H

R$ 448,87

R$ 40,00

F10

ESCRITURÁRIO

8

0

40 H

R$ 448,87

R$ 40,00

T1

GESSEIRO – TÉCNICO EM IMOBILIZAÇÕES ORTOPÉDICAS

6

0

40 H

R$ 504,52

R$ 45,00

T2

FISCAL DE OBRAS

3

0

40 H

R$ 476,50

R$ 45,00

T3

FISCAL SANITÁRIO

2

0

40 H

R$ 504,52

R$ 45,00

T4

PROTÉTICO

2

0

40 H

R$ 504,52

R$ 45,00

T5

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

2

0

40 H

R$ 504,52

R$ 45,00

T6

TÉCNICO DE ENFERMAGEM (MAROMBA)

2

0

12 POR 36 H

R$ 504,52

R$ 45,00

T7

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

10

1

12 POR 36 H

R$ 504,52

R$ 45,00

T8

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

5

0

40 H

R$ 504,52

R$ 45,00

T9

TÉCNICO DE SEG. DO TRABALHO

2

0

40 H

R$ 504,52

R$ 45,00

T10

TÉCNICO DE RAIO X

1

0

24 H

R$ 504,52

R$ 45,00

T11

TOPÓGRAFO

1

0

40 H

R$ 504,52

R$ 45,00

S1

ASSISTENTE SOCIAL

12

1

24 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S2

BIÓLOGO

1

0

30 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S3

BIOQUÍMICO

1

0

30 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S4

CONTADOR

2

0

30 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S5

DENTISTA

11

1

30 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S6

DENTISTA (MAROMBA)

1

0

30 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S7

ENFERMEIRO

5

0

12 POR 36 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S8

ENGENHEIRO CIVIL

2

0

30 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S9

ENGENHEIRO QUÍMICO

1

0

30 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S10

FISIOTERAPEUTA (AMBULATORIAL)

3

0

24 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S11

FONOAUDIÓLOGO

3

0

24 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S12

NUTRICIONISTA

3

0

24 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S13

ORTOPTISTA

1

0

30 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S14

PSICÓLOGO CLÍNICO EDUCACIONAL

4

0

24 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S15

PSICÓLOGO

6

0

24 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S16

ZOOTECNISTA

1

0

30 H

R$ 700,74

R$ 60,00

S17

CIRURGIÃO BUCO-MAXILO FACIAL (AMBULATORIAL)

1

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

S18

VETERINÁRIO (AMBULATORIAL)

1

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M1

ANESTESISTA (SOBREA VISO)

2

0

24 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M2

ANGIOLOGISTA (AMBULATORIAL)

1

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M3

CARDIOLOGISTA (AMBULATORIAL)

3

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M4

CIRURGIÃO GERAL (SOBREAVISO)

2

0

24 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M5

CIRURGIÃO PEDIATRA (AMBULATORIAL)

1

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M6

CIRURGIÃO GERAL (AMBULATORIAL)

2

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M7

CIRURGIÃO GERAL PLANTONISTA

1

0

24 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M8

CLINICO GERAL (AMBULATORIAL)

9

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M9

CLINICO GERAL (PLANTONISTA)

14

1

24 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M10

CLÍNICO GERAL (AMBULATORIAL - MAROMBA)

1

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M11

CLÍNICO GERAL (VISITADOR)

2

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M12

CIRURGIÃO GERAL (VISITADOR)

1

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M13

DERMARTOLOGISTA (AMBULATORIAL)

2

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M14

ENDOCRINOLOGISTA (AMBULATORIAL)

2

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M15

GASTROENTEROLOGISTA (AMBULATORIAL)

1

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M16

GERONTOLOGISTA (AMBULATORIAL)

2

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M17

GINECOLOGISTA (AMBULATORIAL)

3

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M18

GINECOLOGISTA (AMBULATORIAL - MAROMBA)

1

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M19

HOMEOPATA (AMBULATORIAL)

1

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M20

NEUROLOGISTA (AMBULATORIAL)

2

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M21

NEFROLOGISTA (AMBULATORIAL)

1

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M22

NEUROPEDIATRA (AMBULATORIAL)

1

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M23

OBSTETRA (AMBULATORIAL)

4

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M24

OBSTETRA (PLANTONISTA)

4

0

24 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M25

OFTAMOLOGISTA (AMBULATORIAL)

1

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M26

OTORRINOLARINGOLOGISTA (AMBULATORIAL)

2

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M27

ORTOPEDISTA (PLANTONISTA)

1

0

24 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M28

ORTOPEDISTA (AMBULATORIAL)

4

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M29

ORTOPEDISTA (SOBREAVISO)

1

0

24 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M30

PEDIATRA (PLANTONISTA)

4

0

24 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M31

PEDIATRA (AMBULATORIAL)

15

1

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M32

PEDIATRA (AMBULATORIAL MAROMBA)

1

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M33

PEDIATRA (VISITADOR)

2

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M34

PNEUMOLOGISTA (AMBULATORIAL)

2

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M35

PSIQUIATRA (AMBULATORIAL)

1

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M36

REUMATOLOGISTA (AMBULATORIAL)

2

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M37

SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

3

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

M38

UROLOGISTA (AMBULATORIAL)

1

0

20 H

R$ 700,74

R$ 70,00

E1

PEDAGOGO (O.E)

19

1

20 H

R$ 674,81

R$ 60,00

E2

PEDAGOGO (O. P)

21

1

20 H

R$ 674,81

R$ 60,00

E3

PEDAGOGO (O.E - MAROMBA)

2

0

20 H

R$ 674,81

R$ 60,00

E4

PEDAGOGO (O.P - MAROMBA)

2

0

20 H

R$ 674,81

R$ 60,00

E5

PROFESSOR II – CIÊNCIAS

4

0

20 H

R$ 675,31

R$ 60,00

E6

PROFESSOR II – EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

3

0

20 H

R$ 675,31

R$ 60,00

E7

PROFESSOR II – EDUCAÇÃO FÍSICA (MASC/FEM)

16

1

20 H

R$ 675,31

R$ 60,00

E8

PROFESSOR II – EDUCAÇÃO FÍSICA (MASC/FEM-

MAROMBA)

2

0

20 H

R$ 675,31

R$ 60,00

E9

PROFESSOR II - ENSINO RELIGIOSO

3

0

20 H

R$ 675,31

R$ 60,00

E10

PROFESSOR II – ESPANHOL

2

0

20 H

R$ 675,31

R$ 60,00

E11

PROFESSOR II – GEOGRAFIA

4

0

20 H

R$ 675,31

R$ 60,00

E12

PROFESSOR II – HISTÓRIA

3

0

20 H

R$ 675,31

R$ 60,00

E13

PROFESSOR II – INGLÊS

3

0

20 H

R$ 675,31

R$ 60,00

E14

PROFESSOR II – MATEMÁTICA

15

1

20 H

R$ 675,31

R$ 60,00

E15

PROFESSOR II – PORTUGUÊS

12

1

20 H

R$ 675,31

R$ 60,00

E16

PROFESSOR I (MAROMBA)

6

0

24 H

R$ 540,25

R$ 45,00

E17

PROFESSOR I – EDUCAÇÃO ESPECIAL (MAROMBA)

2

0

24 H

R$ 540,25

R$ 45,00

E18

PROFESSOR I – EDUCAÇÃO ESPECIAL

20

1

24 H

R$ 540,25

R$ 45,00

E19

PROFESSOR I

177

9

24 H

R$ 540,25

R$ 45,00

1) Sobre o salário inicial pode incidir diversas gratificações, conforme descrito a seguir:

a- vale alimentação no valor de R$ 80,00 mensais;

b- gratificação especial de até 80 % sobre o vencimento base aos servidores médicos que atendam diariamente 16 pacientes;

c- gratificação especial de até 20% sobre o vencimento base aos servidores médicos responsáveis por programa de saúde

d- vale transporte para os residentes no município, que perfazem a distância de acima de 02 Km do local de trabalho;

e- médico plantonista, salário base mais Gratificação no valor de 01 vez e meia o símbolo CC2, quando o trabalho for de 2ª a 6 ª feira;

f- médico plantonista, salário base mais Gratificação no valor de 01 vez e meia o símbolo CC1, quando o trabalho for sábado e domingo;

g- médico visitador, salário base mais Gratificação no valor a uma vez o símbolo CC4, quando o trabalho for de 2ª a 6ª feira;

h- médico visitador, salário base mais Gratificação no valor a uma vez o símbolo CC3, quando o trabalho for sábado e domingo;

i- médico sobreaviso, salário base mais Gratificação no valor de uma vez o símbolo CC1 (trabalho em qualquer dia da semana);

j- Gratificação de difícil acesso, a todos os servidores lotados nas localidades de Maromba e Vila Flórida, no valor de mais 20% do salário base;

k- Gratificação Especial de Regência, no valor de 10 % do salário base aos professores que estejam efetivamente em sala de aula

2) Tabela de valores dos Cargos Comissionados:

CC1- R$ 1.334,24

CC2- R$ 1.030,76

CC3- R$ 904,74

CC4- R$ 779,00

3) Aos candidatos afro-basileiros, é assegurado o direito de inscrição para concorrerem a vagas específicas, na forma disposta na Lei nº 422, de 28 de dezembro de 2005, do Município de Itatiaia.

ANEXO II – DESCRIÇÃO DE CARGOS E REQUISITOS

FUNÇÃO/ESPECIALIDADE

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO

REQUISITOS

AUXILIAR DE PRODUÇÃO (SAÚDE)

Executar, sob supervisão, tarefas simples que dêem condições ao Bioquímico/Farmacêutico de desempenharem suas tarefas.

Escolaridade: 1º grau completo

AUXILIAR DE COZINHA (PLANTONISTA)

Auxiliar na preparação e distribuição de refeições, selecionando os ingredientes necessários, observando a higiene e a conservação dos mesmos para atender aos cardápios estabelecidos.

Escolaridade: Ensino Fundamental seguido de curso básico de profissionalização. .Não requer experiência anterior.

AUXILIAR DE CRECHE

Executar, sob supervisão, serviços de atendimento às crianças em suas necessidades diárias, cuidando da alimentação, higiene e recreação.

Escolaridade: Alfabetizado

AUXILIAR DE COZINHA (DIARISTA)

Auxiliar na preparação e distribuição de refeições, selecionando os ingredientes necessários, observando a higiene e a conservação dos mesmos para atender aos cardápios estabelecidos.

Escolaridade: Ensino Fundamental seguido de curso básico de profissionalização. Não requer experiência anterior.

AUXILIAR DE DENTISTA

Recepcionar as pessoas em consultórios dentários e auxiliar o Cirurgião-Dentista acompanhando suas atividades.

Escolaridade: 1º grau incompleto

MERENDEIRA

Preparar e distribuir refeições, selecionando os ingredientes necessários, observando a higiene e a conservação dos mesmos para atender aos cardápios estabelecidos.

Escolaridade: Alfabetizado

MERENDEIRA (P/ MAROMBA)

Preparar e distribuir refeições, selecionando os ingredientes necessários, observando a higiene e a conservação dos mesmos para atender aos cardápios estabelecidos.

Escolaridade: Alfabetizado

PORTEIRO

Atender o público em geral, identificando e averiguando suas pretensões para prestar-lhe informações e/ou encaminhá-lo às pessoas ou unidades administrativas solicitadas.

Escolaridade: Alfabetizado

PORTEIRO (P/ MAROMBA)

Atender o público em geral, identificando e averiguando suas pretensões para prestar-lhe informações e/ou encaminhá-lo às pessoas ou unidades administrativas solicitadas.

Escolaridade: Alfabetizado

RECEPCIONISTA

Recepcionar os pacientes, identificando-os e encaminhando-os para o atendimento médico ou odontológico, auxiliando na prestação de serviços nas unidades de Saúde do Município.

Escolaridade: 1º grau incompleto

RECEPCIONISTA (P/ MAROMBA)

Recepcionar os pacientes, identificando-os e encaminhando-os para o atendimento médico ou odontológico, auxiliando na prestação de serviços nas unidades de Saúde do Município.

Escolaridade: 1º grau incompleto

SERVENTE

Executar serviços em diversas áreas da Prefeitura exercendo tarefas de natureza operacional, visando a conservação e limpeza dos próprios municipais.

Escolaridade: Alfabetizado

SERVENTE (P/ MAROMBA)

Executar serviços em diversas áreas da Prefeitura exercendo tarefas de natureza operacional, visando a conservação e limpeza dos próprios municipais.

Escolaridade: Alfabetizado

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Executar pequenos serviços de enfermagem, sob a supervisão do enfermeiro, auxiliando no atendimento aos pacientes.

Escolaridade: 1º grau e curso específico de Auxiliar de Enfermagem, com inscrição no Conselho Regional de Enfermagem - COREN

AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS

Executar, prevenir e complementar o tratamento de saúde, efetuando os devidos acompanhamentos de acordo com os programas estabelecidos, com o objetivo de difundir noções gerais sobre saúde.

Escolaridade: 1° grau e treinamento específico na função.

COZINHEIRO PLANTONISTA

Prepara e distribui refeições, selecionando os ingredientes necessários, observando a higiene e a conservação dos mesmos para atender aos cardápios estabelecidos.

Escolaridade: Ensino Fundamental seguido de cursos básicos de profissionalização. Requer experiência anterior.

INSPETOR DE DISCIPLINA

Inspecionar alunos em todas as dependências do estabelecimento de ensino, garantindo a disciplina e a segurança dos mesmos.

Escolaridade: 1º Grau Incompleto

INSPETOR DE DISCIPLINA (P/ MAROMBA)

Inspecionar alunos em todas as dependências do estabelecimento de ensino, garantindo a disciplina e a segurança dos mesmos.

Escolaridade: 1º Grau Incompleto

ALMOXARIFE

Organizar e/ou executar serviços de almoxarifado como recebimento, registro, guarda, fornecimento e inventário de materiais, observando as normas e dando orientação sobre o desenvolvimento desses trabalhos, para manter o estoque em condições de atender às unidades administrativas.

Escolaridade: 2º grau incompleto

AUXILIAR DE SECRETARIA

Executar serviços gerais de auxiliar de escritório nas diversas unidades administrativas, como a classificação de documentos e correspondência, prestação de informações, arquivo, digitação em geral e atendimento ao público.

Escolaridade: Segundo Grau Incompleto. Conhecimentos de Informática

AUXILIAR DE SECRETARIA (P/ MAROMBA)

Executar serviços gerais de auxiliar de escritório nas diversas unidades administrativas, como a classificação de documentos e correspondência, prestação de informações, arquivo, digitação em geral e atendimento ao público.

Escolaridade: Segundo Grau Incompleto. Conhecimentos de Informática

DIGITADOR

Digitar textos em microcomputador, acionando os dispositivos de comando, observando e controlando as etapas de programação dentro dos critérios definidos, para gravar as informações documentadas pelo sistema de entrada de dados utilizados.

Escolaridade: 2º grau incompleto

ESCRITURÁRIO

Executar serviços gerais de escritório das diversas unidades administrativas, como a classificação de documentos e correspondências, transcrição de dados, lançamentos, prestação de informações, arquivo, datilografia em geral e atendimento ao público.

Escolaridade: 2º grau completo

GESSEIRO – TÉCNICO.IMOBILIZAÇÕES ORTOP.

Confeccionam e retiram aparelhos gessados, talas gessadas (goteiras, calhas) e enfaixamentos com uso de material convencional e sintético (resina de fibra de vidro).

Escolaridade: Ensino de nível médio, seguido de curso básico de profissionalização. Requer experiência anterior.

FISCAL DE OBRAS

Fiscalizar as obras de construção civil, observando e fazendo cumprir normas e regulamentos estabelecidos em legislação específica, para, garantir a segurança da comunidade.

Escolaridade: 2º Grau, Técnico de Edificações.

FISCAL SANITÁRIO (Ensino Médio)

Fiscalizar estabelecimentos em geral, quanto aos aspectos físicos e sanitários. Fiscalizar alimentos quanto à sua constituição, qualidade, conservação e comercialização.

Escolaridade: 2º Grau completo,

PROTÉTICO

Executar serviço geral de prótese dentária para auxiliar/complementar o trabalho do dentista.

Escolaridade: 2º Grau completo, com registro no Conselho Regional de Odontologia.

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Executar e organizar trabalhos inerentes à contabilidade; realizar tarefas pertinentes, para apurar os elementos necessários ao controle e apresentação da situação patrimonial, econômica e financeira da organização municipal.

Escolaridade: 2º grau com especialização em Contabilidade e Registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC

TÉCNICO DE ENFERMAGEM (P/ MAROMBA)

Acompanhar os serviços de enfermagem nas unidades de saúde, zelando pelas metas e rotinas de trabalho, para auxiliar no atendimento aos pacientes.

Escolaridade:, 2º grau - Curso Específico de Técnico de Enfermagem e inscrição no Conselho Regional de Enfermagem - COREN

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Acompanhar os serviços de enfermagem nas unidades de saúde, zelando pelas metas e rotinas de trabalho, para auxiliar no atendimento aos pacientes.

Escolaridade:, 2º grau - Curso Específico de Técnico de Enfermagem e inscrição no Conselho Regional de Enfermagem - COREN

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

Executar trabalhos técnicos de laboratório, relacionados à anatomia patológica, dosagens e análises bacteriológicas e químicas em geral, para possibilitar o diagnóstico de doenças.

Escolaridade: 2º grau completo, curso específico e respectivo registro profissional.

TÉCNICO DE SEGURANÇA. DO TRABALHO.

Orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, bem como, analisando esquemas de prevenção, para garantir a integridade do pessoal.

Escolaridade: 2º grau completo com curso de Segurança do Trabalho e Registro no Ministério do Trabalho

TÉCNICO DE RAIO X

Executar exames radiológicos, sob a supervisão do médico, posicionando adequadamente o paciente e acionando o aparelho de Raio X, para atender às requisições médicas.

Escolaridade:, 2º grau - com Curso de Radiologia ( mínimo de três anos de duração) e inscrição no Conselho Regional de Radiologia.

TOPÓGRAFO

Executar tarefas de caráter técnico, relativos a levantamentos topográficos, efetuando medições com o auxílio de instrumentos adequados e registrando dados para fornecer informações sobre terrenos e locais de construção ou de desapropriação .

Escolaridade: Segundo Grau com Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA.

ASSISTENTE SOCIAL

Prestar serviços de âmbito social, individualmente e/ou em grupos, identificando e analisando seus problemas e necessidades materiais e sociais, aplicando métodos e processos básicos do serviço social.

Escolaridade: Curso Superior de Serviço Social, com inscrição no Conselho Regional de Serviço Social - CRESS

BIÓLOGO

Estudar os seres vivos, seu metabolismo, suas inter-relações e relacionamento com fatores abióticos visando compreender os fenômenos envolvidos com a vida buscando sempre uma otimização desses fatores.

Escolaridade: Curso Superior de Biologia com inscrição no Conselho Regional de Biologia

BIOQUÍMICO

Executar tarefas diversas relacionadas com a composição e fornecimento de medicamentos e outros preparados; analisar substâncias, materiais e produtos acabados, valendo-se de técnicas e aparelhos especiais, baseando-se em fórmulas estabelecidas, para atender a receitas médicas, odontológicas; realizar análises clínicas e bioquímicas.

Escolaridade: Curso Superior de Farmácia com especialização em Bioquímica e inscrição no Conselho Regional de Farmácia - CRF

CONTADOR

Supervisionar, coordenar e executar serviços inerentes à contabilidade geral da Prefeitura.

Escolaridade: Curso Superior de Ciências Contábeis, com Registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC.

DENTISTA

Diagnosticar e tratar afecções da boca, dentes e região maxilofacial, utilizando processos clínicos ou cirúrgicos, para promover e recuperar a saúde bucal.

Escolaridade: Curso Superior de Odontologia, com inscrição no Conselho Regional de Odontologia - CRO.

DENTISTA (P/ MAROMBA)

Diagnosticar e tratar afecções da boca, dentes e região maxilofacial, utilizando processos clínicos ou cirúrgicos, para promover e recuperar a saúde bucal.

Escolaridade: Curso Superior de Odontologia, com inscrição no Conselho Regional de Odontologia - CRO.

ENFERMEIRO

Executar serviços de enfermagem, empregando processos de rotina e/ou específicos para possibilitar a proteção e a recuperação da saúde individual ou coletiva.

Escolaridade: Curso Superior de Enfermagem, com inscrição no Conselho Regional de Enfermagem - COREN.

ENGENHEIRO CIVIL

Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia civil, estudando características e preparando planos, métodos de trabalho e demais dados requeridos, para possibilitar e orientar a construção, a manutenção e o reparo das obras e assegurar os padrões técnicos.

Escolaridade: Curso Superior de Engenharia Civil, com Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA

ENGENHEIRO QUÍMICO

Realizar o tratamento químico de águas, esgotos sanitários e rejeitos urbanos e industriais, bem como o controle de qualidade de águas de poluição geral e da segurança ambiental.

Escolaridade: Curso Superior de Química, com Registro no Conselho Regional de Química.

FISIOTERAPEUTA (AMBULATORIAL)

Tratar meningites, encefalites, doenças reumáticas, paralisia, seqüelas de acidentes vascular, cerebrais e outros, empregando ginástica corretiva, cinesioterapia, eletroterapia e demais técnicas especiais de reeducação muscular, para obter o máximo de recuperação funcional dos órgãos e tecidos afetados.

Escolaridade: Curso Superior de Fisioterapia e Registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

FONOAUDIÓLOGO

Identificar problemas ou dificuldades ligados à linguagem (fala/leitura/escrita), voz, audição, empregando técnicas próprias de avaliação e terapia para possibilitar o aperfeiçoamento e ou reabilitação do indivíduo.

Escolaridade: Curso Superior de Fonoaudiologia, com registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

NUTRICIONISTA

Supervisionar, controlar e fiscalizar o preparo, a distribuição e o armazenamento das merendas nas escolas, a fim de contribuir para a melhoria protéica; no hospital para atender à alimentação de pacientes e na creche para atender à alimentação das crianças.

Escolaridade: Curso Superior de Nutrição e inscrição no Conselho Regional de Nutricionista (CRN).

ORTOPTISTA

A ortóptica identifica, quantifica, qualifica e trata as anomalias da visão e da motilidade ocular, como estrabismos, distúrbios de leitura que causam sintomas como cansaço visual, embaçamento, ardor, lacrimejamento, embaralhamento, sonolência, visão dupla, enjôos, tonturas, fotofobia, dores de cabeça, alterações sensoriais como redução da visão de profundidade (estereopsia) e ambliopia (baixa de acuidade visual de um ou ambos os olhos)

Escolaridade: Curso Superior de Ortóptica

PSICÓLOGO CLINÍCO EDUCACIONAL

Prestar assistência à saúde mental, bem como atender orientar a área educacional e organizacional de recursos humanos, elaborando técnicas para possibilitar a orientação e diagnóstico clínico.

Escolaridade: Curso Superior de Psicologia com inscrição no Conselho Regional de Psicologia

PSICÓLOGO

Prestar assistência à saúde mental, bem como atender orientar a área educacional e organizacional de recursos humanos, elaborando técnicas para possibilitar a orientação e diagnóstico clínico.

Escolaridade: Curso Superior de Psicologia com inscrição no Conselho Regional de Psicologia

ZOOTECNISTA

Compreende adequar as formulações às exigências nutricionais de cada animal.

Escolaridade: Curso Superior em Zootecnia, com inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária.

 

FUNÇÃO/ESPECIALIDADE

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO

REQUISITOS

ANESTESISTA (SOBREAVISO)

Realizar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para procedimentos anestésicos eletivos, de urgência ou emergência, empregando meios clínicos e/ou cirúrgicos para recuperar ou melhorar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Anestesiologia expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia

ANGIOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Realizar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas do tratamento para as afecções e anomalias do sistema vascular periférico, para recuperar ou melhorar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Angiologia ,expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

CARDIOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Fazer exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento das afecções cardíacas congênitas ou adquiridas, empregando meios clínicos ou cirúrgicos para prevenir, promover ou recuperar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Cardiologia, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

CIRURGIÃO BUCO-MAXILO FACIAL (AMBULATORIAL)

Realizar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas do tratamento para procedimentos cirúrgicos na face e arcada dentária eletivos, de urgência e/ou emergência empregando meios clínicos e/ou cirúrgicos para recuperar ou melhorar a saúde dos pacientes.

Escolaridade: Curso Superior em Odontologia, com especialização em Cirurgia Buco Maxilo Facial e inscrição no Conselho Regional de Odontologia - CRO.

CIRURGIÃO GERAL (SOBREAVISO)

Realizar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para procedimentos referentes às regiões anatômicas de pescoço, tórax e abdômen em situações eletivas, de urgência e/ou emergência, empregando meios clínicos e/ou cirúrgicos para recuperar ou melhorar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Cirurgia Geral expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

CIRURGIÃO PEDIATRA (AMBULATORIAL)

Realizar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para procedimentos referentes às regiões anatômicas de pescoço, tórax e abdômen em situações eletivas, de urgência e/ou emergência, empregando meios clínicos e/ou cirúrgicos para recuperar ou melhorar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Cirurgia Pediátrica expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica.

CIRURGIÃO GERAL (AMBULATORIAL)

Realizar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para procedimentos referentes às regiões anatômicas de pescoço, tórax e abdômen em situações eletivas, de urgência e/ou emergência, empregando meios clínicos e/ou cirúrgicos para recuperar ou melhorar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Cirurgia Geral expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

CIRURGIÃO GERAL (PLANTONISTA)

Realizar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para procedimentos referentes às regiões anatômicas de pescoço, tórax e abdômen em situações eletivas, de urgência e/ou emergência, empregando meios clínicos e/ou cirúrgicos para recuperar ou melhorar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Cirurgia Geral expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

CLINICO GERAL (AMBULATORIAL)

Fazer exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, para promover a saúde e o bem-estar do paciente.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Clínica Médica expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

CLINICO GERAL (PLANTONISTA)

Fazer exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, para promover a saúde e o bem-estar do paciente.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Clínica Médica expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

CLÍNICO GERAL (AMBULATORIAL.P/ MAROMBA)

Fazer exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, para promover a saúde e o bem-estar do paciente.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Clínica Médica expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

CLÍNICO GERAL (VISITADOR)

Fazer exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, para promover a saúde e o bem-estar do paciente realizando visitas internas no hospital e maternidade.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Clínica Médica expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

CIRURGIÃO GERAL (VISITADOR)

Realizar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para procedimentos referentes às regiões anatômicas de pescoço, tórax e abdômen em situações eletivas, de urgência e/ou emergência, empregando meios clínicos e/ou cirúrgicos para recuperar ou melhorar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Cirurgia Geral expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

DERMATOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Fazer exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para as afecções da pele e anexos, empregando meios clínicos ou cirúrgicos, para promover ou recuperar a saúde e o bem estar dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Dermatologia, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

ENDOCRINOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Realizar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para as afecções e anomalias do aparelho digestivo empregando meios clínicos ou cirúrgicos para recuperar ou melhorar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Endocrinologia, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

GASTROENTEROLOGISTA (AMBULATORIAL)

Realizar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para as afecções e anomalias do aparelho digestivo empregando meios clínicos ou cirúrgicos para recuperar ou melhorar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Gastroenterologia expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Federação Brasileira de Gastroenterologia.

GERONTOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Realizar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas do tratamento para as afecções e anomalias do sistema orgânico, com um todo, em especial a população da 3ª idade, para recuperar e/ou melhorar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Geriatria, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

GINECOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Fazer exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento das afecções do aparelho reprodutor feminino e órgãos anexos, atender a mulher no ciclo gravídico - puerperal, prestando assistência médica específica, empregando tratamento clínico - cirúrgico, para preservação da vida da mãe e do filho.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

GINECOLOGISTA (AMBULATORIAL P/ MAROMBA)

Fazer exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento das afecções do aparelho reprodutor feminino e órgãos anexos, atender a mulher no ciclo gravídico - puerperal, prestando assistência médica específica, empregando tratamento clínico - cirúrgico, para preservação da vida da mãe e do filho.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

HOMEOPATA (AMBULATORIAL)

Realizar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas do tratamento para as afecções e anomalias do sistema orgânico, como um todo, para recuperar ou melhorar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Homeopatia ,expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Associação Médica Homeopática Brasileira.

NEUROLOGISTA (AMBULATORIAL)

Realizar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para as afecções e anomalias do sistema nervoso central e periférico, para recuperar ou melhorar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Neurologia, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Academia Brasileira de Neurologia.

NEFROLOGISTA (AMBULATORIAL)

Realizar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para as afecções e anomalias do aparelho urinário para recuperar ou melhorar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Nefrologia, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

NEUROPEDIATRA (AMBULATORIAL)

Realizar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para as afecções e anomalias do sistema nervoso para recuperar ou melhorar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Neurologia e/ou Pediatria expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica, com opção em Neurologia Pediátrica ou Título de Especialista concedido pela Academia Brasileira de Neurologia e/ou Sociedade Brasileira de Pediatria.

 

OBSTETRA (AMBULATORIAL)

Fazer exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento das afecções do aparelho reprodutor feminino e órgãos anexos, atender a mulher no ciclo gravídico - puerperal, prestando assistência médica específica, empregando tratamento clínico - cirúrgico, para preservação da vida da mãe e do filho.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

OBSTETRA (PLANTONISTA)

Fazer exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento das afecções do aparelho reprodutor feminino e órgãos anexos, atender a mulher no ciclo gravídico - puerperal, prestando assistência médica específica, empregando tratamento clínico - cirúrgico, para preservação da vida da mãe e do filho.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

OFTALMOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Fazer exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para as afecções e anomalias dos olhos, empregando processos adequados e instrumentação específica, tratamentos cirúrgicos, prescrevendo lentes corretoras para promover ou recuperar a saúde visual do paciente.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Oftalmologia, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

OTORRINOLARINGOLOGISTA( AMBULATORIAL)

Fazer exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para as afecções e anomalias dos ouvidos, nariz e garganta, empregando meios clínicos ou cirúrgicos, para recuperar ou melhorar as funções destes órgãos.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Otorrinolaringologia, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

ORTOPEDISTA (PLANTONISTA)

Fazer exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento das afecções agudas, crônicas ou traumatológicas dos ossos e anexos, valendo-se de meios clínicos ou cirúrgicos para promover, recuperar ou reabilitar a saúde do paciente.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Ortopedia, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

ORTOPEDISTA (AMBULATORIAL)

Fazer exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento das afecções agudas, crônicas ou traumatológicas dos ossos e anexos, valendo-se de meios clínicos ou cirúrgicos para promover, recuperar ou reabilitar a saúde do paciente.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Ortopedia, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

ORTOPEDISTA (SOBREAVISO)

Fazer exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento das afecções agudas, crônicas ou traumatológicas dos ossos e anexos, valendo-se de meios clínicos ou cirúrgicos para promover, recuperar ou reabilitar a saúde do paciente.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Ortopedia, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

PEDIATRA (PLANTONISTA)

Fazer exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, prestando assistência médica específica às crianças até a adolescência, para avaliar, prevenir, preservar ou recuperar a saúde.

Graduação em curso superior de medicina e registro no Conselho Regional de Medicina, residência ou especialização na área de urgência/emergência, curso na área de urgência/emergência – PALS, experiência em Unidades de Urgência (PS, hospital, UTI), experiência em serviços no SUS.

PEDIATRA (AMBULATORIAL)

Fazer exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, prestando assistência médica específica às crianças até a adolescência, para avaliar, prevenir, preservar ou recuperar a saúde.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Pediatria, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

PEDIATRA (AMBULATORIAL P/ MAROMBA)

Fazer exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, prestando assistência médica específica às crianças até a adolescência, para avaliar, prevenir, preservar ou recuperar a saúde.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Pediatria, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

PEDIATRA (VISITADOR)

Fazer exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, prestando assistência médica específica às crianças até a adolescência, para avaliar, prevenir, preservar ou recuperar a saúde.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Pediatria, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

PNEUMOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Realizar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para as afecções e anomalias pulmonares e aparelho respiratório.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Pneumologia expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e tisiologia.

PSIQUIATRA (AMBULATORIAL)

Tratar das afecções psicopatológicas, empregando técnicas especiais, individuais ou em grupo, para prevenir, recuperar ou reabilitar o paciente.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Psiquiatria, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

REUMATOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Realizar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para as afecções reumáticas e aparelho locomotor.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Reumatologia expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.

SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

Fazer exames médicos pré-admissionais e de rotina, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para avaliar, prevenir, preservar ou recuperar a saúde do servidor, assim como elaborar laudos periciais sobre acidentes do trabalho, doenças profissionais e condições de insalubridade, objetivando a garantia dos padrões de higiene e segurança do trabalho.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Medicina do trabalho expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

UROLOGISTA (AMBULATORIAL)

Realizar exames médicos, emitir diagnóstico, prescrever medicamentos e outras formas de tratamento para as afecções e anomalias dos aparelhos urinário masculino e feminino bem como aparelho reprodutor masculino, empregando meios clínicos e/ou cirúrgicos para recuperar ou melhorar a saúde dos pacientes.

Certificado de Curso Superior de Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina, Certificado de Residência Médica em Urologia, expedido por instituição médico-hospitalar devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou Título de Especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Urologia.

VETERINÁRIO (AMBULATORIAL)

Planejar, organizar, supervisionar e executar programas de defesa sanitária, proteção, aprimoramento e desenvolvimento da pecuária, realizando estudos e pesquisas aplicando conhecimento, dando consultas, fazendo relatórios, exercendo fiscalização e empregando métodos para assegurar a sanidade do rebanho, a produção racional econômica de alimentos e a saúde da comunidade.

Escolaridade: Curso Superior de Medicina Veterinária com inscrição no Conselho Federal de Medicina Veterinária - CFMV ou no Conselho Regional de Medicina Veterinária - CRMV.

 

FUNÇÃO/ESPECIALIDADE

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO

REQUISITOS

PEDAGOGO O.E

Dar assistência aos educandos em estabelecimentos de ensino, planejar, orientar e avaliar suas atividades para possibilitar-lhes o desenvolvimento intelectual e a formação de suas personalidades.

Escolaridade - Curso Superior de Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional com registro profissional no Ministério da Educação e Cultura.

PEDAGOGO O.P

Planejar, coordenar e executar atividades técnico-pedagógicas, estabelecendo normas, para subsidiar as equipes dos estabelecimentos escolares.

Escolaridade: Curso Superior de Pedagogia, com habilitação em administração ou supervisão escolar e registro no Ministério da Educação e Cultura.

PEDAGOGO O.E (MAROMBA)

Dar assistência aos educandos em estabelecimentos de ensino, planejar, orientar e avaliar suas atividades para possibilitar-lhes o desenvolvimento intelectual e a formação de suas personalidades.

Escolaridade - Curso Superior de Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional com registro profissional no Ministério da Educação e Cultura.

PEDAGOGO O.P (MAROMBA)

Planejar, coordenar e executar atividades técnico-pedagógicas, estabelecendo normas, para subsidiar as equipes dos estabelecimentos escolares.

Escolaridade: Curso Superior de Pedagogia, com habilitação em administração ou supervisão escolar e registro no Ministério da Educação e Cultura.

PROFESSOR II - CIÊNCIAS

Ministrar aulas no ensino fundamental e médio, visando desenvolver o educando assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. O desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Escolaridade: Formação em nível superior em curso de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a áreas de conhecimento específicas do currículo com formação pedagógica nos termos da legislação vigente.

PROFESSOR II - EDUC.ARTÍSTICA

Ministrar aulas no ensino fundamental e médio, visando desenvolver o educando assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. O desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Escolaridade: Formação em nível superior em curso de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a áreas de conhecimento específicas do currículo com formação pedagógica nos termos da legislação vigente.

PROFESSOR II - EDUC.FÍSICA (MASC/FEM)

Ministrar aulas no ensino fundamental e médio, visando desenvolver o educando assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. O desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Escolaridade: Formação em nível superior em curso de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a áreas de conhecimento específicas do currículo com formação pedagógica nos termos da legislação vigente.

PROF. II - EDUC.FÍSICA (M/F- MAROMBA)

Ministrar aulas no ensino fundamental e médio, visando desenvolver o educando assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. O desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Escolaridade: Formação em nível superior em curso de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a áreas de conhecimento específicas do currículo com formação pedagógica nos termos da legislação vigente.

PROFESSOR II - ENSINO RELIGIOSO

Ministrar aulas no ensino fundamental e médio, visando desenvolver o educando assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. O desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Escolaridade: Formação em nível superior em curso de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a áreas de conhecimento específicas do currículo com formação pedagógica nos termos da legislação vigente.

PROFESSOR II - ESPANHOL

Ministrar aulas no ensino fundamental e médio, visando desenvolver o educando assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. O desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Escolaridade: Formação em nível superior em curso de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a áreas de conhecimento específicas do currículo com formação pedagógica nos termos da legislação vigente.

PROFESSOR II - GEOGRAFIA

Ministrar aulas no ensino fundamental e médio, visando desenvolver o educando assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. O desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Escolaridade: Formação em nível superior em curso de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a áreas de conhecimento específicas do currículo com formação pedagógica nos termos da legislação vigente.

PROFESSOR II - HISTÓRIA

Ministrar aulas no ensino fundamental e médio, visando desenvolver o educando assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. O desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Escolaridade: Formação em nível superior em curso de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a áreas de conhecimento específicas do currículo com formação pedagógica nos termos da legislação vigente.

PROFESSOR II - INGLÊS

Ministrar aulas no ensino fundamental e médio, visando desenvolver o educando assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. O desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Escolaridade: Formação em nível superior em curso de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a áreas de conhecimento específicas do currículo com formação pedagógica nos termos da legislação vigente.

PROFESSOR II - MATEMÁTICA

Ministrar aulas no ensino fundamental e médio, visando desenvolver o educando assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. O desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Escolaridade: Formação em nível superior em curso de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a áreas de conhecimento específicas do currículo com formação pedagógica nos termos da legislação vigente.

PROFESSOR II - PORTUGUÊS

Ministrar aulas no ensino fundamental e médio, visando desenvolver o educando assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. O desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Escolaridade: Formação em nível superior em curso de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a áreas de conhecimento específicas do currículo com formação pedagógica nos termos da legislação vigente.

PROFESSOR I (MAROMBA)

Ministrar aulas no ensino fundamental de acordo com a sua formação (licenciatura curta e/ou estudos adicionais), visando desenvolver o educando assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Escolaridade: Formação em nível médio, na modalidade normal ou formação em nível médio, na modalidade normal com complementação correspondente a áreas específicas do currículo ou formação em nível superior em curso de licenciatura curta.

PROFESSOR I ED. ESPECIAL (MAROMBA)

Ministrar aulas no ensino fundamental de acordo com a sua formação (licenciatura curta e/ou estudos adicionais), visando desenvolver o educando assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Escolaridade: Formação em nível médio, na modalidade normal ou formação em nível médio, na modalidade normal com complementação correspondente a áreas específicas do currículo ou formação em nível superior em curso de licenciatura curta.

PROFESSOR I - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Ministrar aulas no ensino fundamental de acordo com a sua formação (licenciatura curta e/ou estudos adicionais), visando desenvolver o educando assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Escolaridade: Formação em nível médio, na modalidade normal ou formação em nível médio, na modalidade normal com complementação correspondente a áreas específicas do currículo ou formação em nível superior em curso de licenciatura curta.

PROFESSOR I

Ministrar aulas no ensino fundamental de acordo com a sua formação (licenciatura curta e/ou estudos adicionais), visando desenvolver o educando assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Escolaridade: Formação em nível médio, na modalidade normal ou formação em nível médio, na modalidade normal com complementação correspondente a áreas específicas do currículo ou formação em nível superior em curso de licenciatura curta.

Obs: As descrições dos requisitos constantes desta relação seguem a legislação Municipal, divergência desta com leis Federais ou Estaduais prevalecerá a lei Federal ou Estadual pertinente.

ANEXO III - QUADRO DE PROVAS

Código

CARGO (Função/Especialidade)

SUS

Específico

Atualidades

Português

Matemática

Total

A1

AUXILIAR DE PRODUÇÃO(SAÚDE)

5

10

5

10

10

40

A2

AUXILIAR DE COZINHA (PLANTONISTA)

-

10

5

15

10

40

A3

AUXILIAR DE CRECHE

-

-

5

15

15

35

A4

AUXILIAR DE COZINHA (DIARISTA)

-

10

5

15

10

40

A5

AUXILIAR DE DENTISTA

5

10

5

10

10

40

A6

MERENDEIRA

-

10

5

15

10

40

A7

MERENDEIRA (MAROMBA)

-

10

5

15

10

40

A8

PORTEIRO

-

-

5

15

15

35

A9

PORTEIRO (MAROMBA)

-

-

5

15

15

35

A10

RECEPCIONISTA

-

-

5

15

15

35

A11

RECEPCIONISTA (MAROMBA)

-

-

5

15

15

35

A12

SERVENTE

-

-

5

15

15

35

A13

SERVENTE (MAROMBA)

-

-

5

15

15

35

 

Código

CARGO (Função/Especialidade)

SUS

Específico

Atualidades

Português

Matemática

Total

F1

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

5

10

5

10

10

40

F2

AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS

5

10

5

10

10

40

F3

COZINHEIRO PLANTONISTA

-

10

5

15

10

40

F4

INSPETOR DE DISCIPLINA

-

10

5

15

10

40

F5

INSPETOR DE DISCIPLINA (MAROMBA)

-

10

5

15

10

40

F6

ALMOXARIFE

-

10

5

15

10

40

F7

AUXILIAR DE SECRETARIA

-

10

5

15

10

40

F8

AUXILIAR DE SECRETARIA (MAROMBA)

-

10

5

15

10

40

F9

DIGITADOR

-

10

5

15

10

40

F10

ESCRITURÁRIO

-

10

5

15

10

40

Código

CARGO (Função/Especialidade)

SUS

Específico

Atualidades

Português

Matemática

Total

T1

GESSEIRO – TÉCNICO EM IMOBILIZAÇÕES ORTOPÉDICAS

5

10

5

10

10

40

T2

FISCAL DE OBRAS

-

15

5

10

10

40

T3

FISCAL SANITÁRIO (ENSINO MÉDIO)

5

10

5

10

10

40

T4

PROTÉTICO

5

10

5

10

10

40

T5

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

-

15

5

10

10

40

T6

TÉCNICO DE ENFERMAGEM (MAROMBA)

5

10

5

10

10

40

T7

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

5

10

5

10

10

40

T8

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

5

10

5

10

10

40

T9

TÉCNICO DE SEG. DO TRABALHO

5

10

5

10

10

40

T10

TÉC DE RAIO X

5

10

5

10

10

40

T11

TOPÓGRAFO

-

15

5

10

10

40

 

Código

CARGO (Função/Especialidade)

SUS

Específico

Atualidades

Português

Matemática

Total

S1

ASSISTENTE SOCIAL

10

15

5

10

-

40

S2

BIÓLOGO

10

15

5

10

-

40

S3

BIOQUÍMICO

10

15

5

10

-

40

S4

CONTADOR

-

15

5

10

10

40

S5

DENTISTA

10

15

5

10

-

40

S6

DENTISTA (MAROMBA)

10

15

5

10

-

40

S7

ENFERMEIRO

10

15

5

10

-

40

S8

ENGENHEIRO CIVIL

-

15

5

10

10

40

S9

ENGENHEIRO QUÍMICO

-

15

5

10

10

40

S10

FISIOTERAPEUTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

-

40

S11

FONOAUDIÓLOGO

10

15

5

10

-

40

S12

NUTRICIONISTA

10

15

5

10

-

40

S13

ORTOPTISTA

10

15

5

10

-

40

S14

PSICÓLOGO CLINICO EDUCACIONAL

10

15

5

10

-

40

S15

PSICÓLOGO

10

15

5

10

-

40

S16

ZOOTECNISTA

10

15

5

10

-

40

S17

CIRURGIÃO BUCO-MAXILO FACIAL

(AMBULATORIAL)

10

15

5

10

-

40

S18

VETERINÁRIO (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

-

40


Código

CARGO (Função/Especialidade)

SUS / Conteúdo Geral

Específico

Atualidades

Português

Total

M1

ANESTESISTA (SOBREAVISO)

10

15

5

10

40

M2

ANGIOLOGISTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M3

CARDIOLOGISTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M4

CIRURGIÃO GERAL (SOBREAVISO)

10

15

5

10

40

M5

CIRURGIÃO PEDIATRA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M6

CIRURGIÃO GERAL (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M7

CIRURGIÃO GERAL PLANTONISTA

10

15

5

10

40

M8

CLINICO GERAL (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M9

CLINICO GERAL (PLANTONISTA)

10

15

5

10

40

M10

CLÍNICO GERAL (AMBULATORIAL - MAROMBA)

10

15

5

10

40

M11

CLÍNICO GERAL (VISITADOR)

10

15

5

10

40

M12

CIRURGIÃO GERAL (VISITADOR)

10

15

5

10

40

M13

DERMARTOLOGISTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M14

ENDOCRINOLOGISTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M15

GASTROENTEROLOGISTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M16

GERONTOLOGISTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M17

GINECOLOGISTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M18

GINECOLOGISTA (AMBULATORIAL MAROMBA)

10

15

5

10

40

M19

HOMEOPATA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M20

NEUROLOGISTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M21

NEFROLOGISTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M22

NEUROPEDIATRA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M23

OBSTETRA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M24

OBSTRETA (PLANTONISTA)

10

15

5

10

40

M25

OFTAMOLOGISTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M26

OTORRINOLARINGOLOGISTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M27

ORTOPEDISTA (PLANTONISTA)

10

15

5

10

40

M28

ORTOPEDISTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M29

ORTOPEDISTA (SOBREAVISO)

10

15

5

10

40

M30

PEDIATRA (PLANTONISTA)

10

15

5

10

40

M31

PEDIATRA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M32

PEDIATRA (AMBULATORIAL MAROMBA)

10

15

5

10

40

M33

PEDIATRA (VISITADOR)

10

15

5

10

40

M34

PNEUMOLOGISTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M35

PSIQUIATRA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M36

REUMATOLOGISTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

M37

SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

10

15

5

10

40

M38

UROLOGISTA (AMBULATORIAL)

10

15

5

10

40

 

Código

CARGO (Função/Especialidade)

Específico

Estruturas e Fundamentos

Português

Matemática

Total

E1

PEDAGOGO O.E

15

10

15

-

40

E2

PEDAGOGO O.P

15

10

15

-

40

E3

PEDAGOGO O.E (MAROMBA)

15

10

15

-

40

E4

PEDAGOGO O.P (MAROMBA)

15

10

15

-

40

E5

PROFESSOR II – CIÊNCIAS

15

10

15

-

40

E6

PROFESSOR II – EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

15

10

15

-

40

E7

PROFESSOR II – EDUCAÇÃO FÍSICA (MASC/FEM)

15

10

15

-

40

E8

PROFESSOR II - EDUC.FÍSICA (M/F- MAROMBA)

15

10

15

-

40

E9

PROFESSOR II - ENSINO RELIGIOSO

15

10

15

-

40

E10

PROFESSOR II – ESPANHOL

15

10

15

-

40

E11

PROFESSOR II – GEOGRAFIA

15

10

15

-

40

E12

PROFESSOR II – HISTÓRIA

15

10

15

-

40

E13

PROFESSOR II – INGLÊS

15

10

15

-

40

E14

PROFESSOR II – MATEMÁTICA

15

10

15

-

40

E15

PROFESSOR II – PORTUGUÊS

15

10

15

-

40

E16

PROFESSOR I (MAROMBA)

10

10

10

10

40

E17

PROFESSOR I ED. ESPECIAL (MAROMBA)

10

10

10

10

40

E18

PROFESSOR I - EDUCAÇÃO ESPECIAL

10

10

10

10

40

E19

PROFESSOR I

10

10

10

10

40

Anexo IV
Postos de Inscrição

Município

Endereço

Itatiaia

Secretaria Municipal de Educação, Rua São José n° 210 Centro - Itatiaia

Resende

Associação Educacional Dom Bosco - AEDB, Estrada Resende Riachuelo

Nº 2535 - Campo de Aviação - Resende – RJ.

ANEXO V – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A PROVA DE ATUALIDADES será baseada em conhecimentos gerais sobre os aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos e científicos, entre outros, da realidade brasileira e do mundo contemporâneo, buscando avaliar o nível de informação e contextualização do candidato com o seu tempo. Os conteúdos serão aqueles encontrados em revistas, jornais, imprensa escrita e televisiva, assim como em diversos meios de difusão de conhecimentos.

Códigos de A1 até A13

AUX.DE PRODUÇÃO(SAÚDE), AUXILIAR DE COZINHA (PLANTONISTA), AUXILIAR DE CRECHE, AUXILIAR DE COZINHA (DIARISTA), AUXILIAR DE DENTISTA, MERENDEIRA, MERENDEIRA (P/ MAROMBA), PORTEIRO, PORTEIRO (P/ MAROMBA), RECEPCIONISTA , RECEPCIONISTA (P/ MAROMBA) SERVENTE, SERVENTE (P/ MAROMBA).

PORTUGUÊS

Texto: interpretação. Texto para narrar fato; para descrever objeto, uma pessoa, um ambiente; texto para apresentar uma opinião. Assunto e pontos relevantes no texto. Reelaboração de textos. Fonologia: letra, fonema, encontro vocálico, encontro consonantal, dígrafo. Divisão silábica. Acentuação Tônica. Acentuação gráfica. Ortografia. Pontuação. Classe de palavras: substantivo, adjetivo: identificação, e flexão. Pronome: pessoal, demonstrativo, possessivo. Verbo: regulares e auxiliares (ser, ter, haver, estar) conjugação em todos os tempos e modos e formas nominais. Sintaxe: Frase e oração. Termos da oração: sujeito e predicado.

MATEMÁTICA

Números inteiros: propriedades e comparações. Operações com números inteiros: adição, subtração, multiplicação e divisão. Números racionais (fracionários): propriedades e comparações; representação fracionária e decimal. Operações com números racionais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, área e volume. (Razões e proporções, porcentagem.) Raciocínio lógico: formas e seqüências numéricas. Resolução de problemas.

Códigos A1 e A5

SAÚDE PÚBLICA (SUS): Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); O Sistema Único de Saúde - SUS: Princípios e Diretrizes; Lei n.º 8.080/90 e Lei n.º 8.142/90; O Pacto pela Saúde (Portaria MS 399/06), Controle Social (Resolução nº. 333/2003 do Conselho Nacional de Saúde), Humanização da atenção à Saúde, Ética profissional, responsabilidade e trabalho em equipe. Educação em Saúde: conceitos básicos.

CONTEÚDO DA PROVA ESPECÍFICA

A1 AUXILIAR DE PRODUÇÃO

Noções básicas de Biossegurança; Conhecimento do preparo, lavagem, esterilização e estocagem de vidraria e matérias de laboratório; Fundamentos de assepsia de ambiente e manuseio de material de risco biológico; Operacionalização de equipamentos de laboratório: autoclave, forno Pasteur, osmose reversa, estufas, fluxo laminar e outros.

A2 AUXILIAR DE COZINHA (PLANTONISTA), A4 AUXILIAR DE COZINHA (DIARISTA), A6 MERENDEIRA e A7 MERENDEIRA (P/MAROMBA)

Noções de alimentação, nutrição e grupos de alimentos. Conhecimentos sobre características e qualidade dos alimentos. Conhecimentos sobre quantidades, porções e medidas caseiras. Etapa da produção de refeições: recepção e armazenamento de gêneros alimentícios, pré-preparo, preparo e distribuição. Controle de estoque e técnicas de armazenamento de gêneros alimentícios. Manuseio e conservação de equipamentos e utensílios. Higiene: dos alimentos, ambiental, dos utensílios e equipamentos, aparência pessoal. Noções básicas de segurança no trabalho.

A5 AUXILIAR DE DENTISTA

Proteção e segurança no processo de saúde/doença bucal; Preenchimento e anotações de ficha clínica odontológica; Preenchimento de odontograma; Conhecimento e manipulação de materiais dentários; Noções básicas de sinais e sintomas de saúde/doença bucal; Levantamentos epidemiológicos em saúde bucal. Odontologia Social: histórico, legislação e papel do ACD. Odontologia Preventiva: Higiene Dentária: Etiologia e Controle de Placa Bacteriana, Prevenção da Cárie e Doença Periodontal, Processo Saúde/Doença – Levantamentos Epidemiológicos. Noções de Vigilância à Saúde e de Biossegurança. Equipamentos, instrumentais e materiais básicos no atendimento de saúde bucal: manipulação, manutenção e conservação. Esterilização e Desinfecção. Materiais Dentários – Forradores e Restauradores. Noções de instrumentação clínica e cirúrgica, noções de biossegurança. Educação em Saúde.

Códigos de F1 até F10

AUX.DE ENFERMAGEM, AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS, COZINHEIRO PLANTONISTA, INSPETOR DE DISCIPLINA, INSPETOR DE DISCIPLINA (P/ MAROMBA), ALMOXARIFE,AUX.DE SECRETARIA, AUX. DE SECRETARIA (P/ MAROMBA), DIGITADOR, ESCRITURÁRIO.

PORTUGUÊS

Texto: narrativo, descritivo, dissertativo. Idéias principal e secundária. Discurso direto e indireto. Seqüência no texto. Parágrafo. Reelaboração do texto. Acentuação tônica e gráfica. Semântica: sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos. Classes gramaticais: flexão, emprego,; verbos regulares, irregulares, auxiliares e conjugação dos verbos pronominais. Sintaxe: Frase e oração. Períodos simples e composto; termos da oração; coordenação e subordinação; regência nominal e verbal; concordância nominal e verbal; colocação pronominal; crase. Pontuação. Ortografia. Estrutura e formação das palavras.

MATEMÁTICA

Números inteiros: propriedades e comparações. Operações com números inteiros: adição, subtração, multiplicação e divisão. Números racionais (fracionários): propriedades e comparações; representação fracionária e decimal. Operações com números racionais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, área e volume. Relações entre grandezas: tabelas e gráficos. Razões e proporções, porcentagem. Regra de três simples. Equações de primeiro grau: sistemas de equações e inequações. Geometria plana: conhecimento básico sobre perímetro e área de figuras planas. Relações métricas de um triângulo retângulo. Raciocínio lógico e resolução de problemas.

Códigos F1 e F2

SAÚDE PÚBLICA (SUS): Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); O Sistema Único de Saúde - SUS: Princípios e Diretrizes; Lei n.º 8.080/90 e Lei n.º 8.142/90; O Pacto pela Saúde (Portaria MS 399/06), Controle Social (Resolução nº. 333/2003 do Conselho Nacional de Saúde), Humanização da atenção à Saúde, Ética profissional, responsabilidade e trabalho em equipe. Educação em Saúde: conceitos básicos.

CONTEÚDO DA PROVA ESPECÍFICA

F1 AUXILIAR DE ENFERMAGEM

01 - Administração de Medicamentos:- Métodos, vias, regras gerais, diluição, observações; 02 - Aparelho Genital Feminino e Masculino: - Anatomia e fisiologia, cuidados de enfermagem na sala de pré-parto e puerpério, patologia da gravidez, (DPP, Pré-eclampsia, Eclampsia, e aborto), doenças sexualmente transmissíveis e AIDS; 03 - Aspectos Legais:-Órgãos de Classe, Lei do exercício profissional, princípios éticos; 04 - Assistência ao Exame Físico:- Métodos de exames, material, atribuições da Enfermagem, preparo do paciente, posições para exames, e observações; 05 - Cuidados de Enfermagem Cirúrgica: - Sala de cirurgia, material, uniforme, tipos de cirurgias, dreno torácico, recuperação pós anestésica, diálise peritonial; 06 - Enfermagem em Saúde Pública: - Definição, histórico, objetivos, imunização, doenças provocadas por verme (meios de transmissão e profilaxia), ocorrências de outras doenças ligadas a saúde pública. 07 - Esterilização: - Tipos de esterilização, métodos, cuidados, observações; 08 - Introdução à Enfermagem e Enfermagem Médica:- O Paciente e o Hospital - Sinais Vitais: temperatura, pulso, respiração, pressão arterial, quadro gráfico; 09 - História da Enfermagem: - Relações com outras ciências, conceito, evolução da Enfermagem; 10 - Medidas de conforto: - Mobilização, restrição, auxílio ao paciente, prevenção de escaras, observações; 11 - Oxigenoterapia: - Métodos, material, cuidados, observações; 12 - Primeiros Socorros: - Lesões de tecidos moles (contusão, escoriação, ferimentos), ressuscitação cárdio respiratório, lesões traumatoortopédica (fraturas, luxações, entorse); 13 - Sondagem Gástrica:- Finalidade, material, métodos, cuidados, observações.

F2 AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS:

Doenças veiculadas por animais. Controle de animais. Doenças veiculadas por insetos e roedores. Controle de insetos e roedores. Medidas profiláticas. Principais zoonoses. Saneamento: conceito e importância. Noções de Saneamento de água, lixo, dejetos e alimentos. Noções sobre aedes aegypti; operações de campo; criadouros. Atuação do Agente de Combate às Endemias.

F3 COZINHEIRO PLANTONISTA

Noções de alimentação, nutrição e grupos de alimentos. Conhecimentos sobre características e qualidade dos alimentos. Conhecimentos sobre quantidades, porções e medidas caseiras. Etapa da produção de refeições: recepção e armazenamento de gêneros alimentícios, pré-preparo, preparo e distribuição. Controle de estoque e técnicas de armazenamento de gêneros alimentícios. Manuseio e conservação de equipamentos e utensílios. Higiene: dos alimentos, ambiental, dos utensílios e equipamentos, aparência pessoal. Noções básicas de segurança no trabalho.

F4 INSPETOR DE DISCIPLINA e F5 INSPETOR DE DISCIPLINA (P/ MAROMBA)

1.Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990): a criança e o adolescente: conceito legal; Da prevenção e dos direitos fundamentais da criança e do adolescente. Medidas e dispositivos legais de proteção à criança e ao adolescente. 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n º 9394/96 : Princípios, Fins e Organização da Educação Nacional; Níveis e Modalidades de Educação e Ensino. 3.Conceitos de disciplina; Normas disciplinares: regras e limites; Causas da indisciplina na escola: agressividade, violência e relação familiar; Conseqüências da indisciplina: punição, intervenção e prevenção. O inspetor: funções, atitudes e relacionamento.

F6 ALMOXARIFE

01 - Administração de estoques. Previsão de consumo. Classificação de materiais. Ressuprimento. Método para custeio dos estoques. 02 - Aquisição de materiais: Programação de compras. Compras e limitações na Administração Pública. 03 - Controle de materiais: Distribuição de materiais. Sistemas de controle de estoque por computados. Inventário de estoques. 04 - Estrutura de um sistema integrado de administração de material: Organograma. Atribuições e relações interdepartamentais. 05 - Guarda e armazenagem de materiais: Recepção. Almoxarifados-localização e conservação. Precaução na armazenagem.

F7 AUX.DE SECRETARIA e F8 AUX. DE SECRETARIA (P/ MAROMBA)

1.Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990): a criança e o adolescente: conceito legal. Da prevenção e dos direitos fundamentais da criança e do adolescente. 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n º 9394/96 : Princípios, Fins e Organização da Educação Nacional; Níveis e Modalidades de Educação e Ensino. 3.Secretaria Escolar: estrutura, encargos e atividades básicas. Relações humanas no trabalho.

Correio Eletrônico (mensagens, anexação de arquivos, cópias; Microsoft Word 97/2000/2003/XP em português: Edição e formatação de textos (operações do menu Formatar, Inserir, Tabelas, Exibir - cabeçalho e rodapé, Arquivo - configurar página e impressão, Ferramentas - ortografia e gramática); Microsoft Windows 95/98/2000/XP em português: Criação de pastas (diretórios), arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, uso de aplicativos, interação com os aplicativos do Microsoft Office; Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas.

F9 DIGITADOR

Correio Eletrônico (mensagens, anexação de arquivos, cópias; Microsoft Word 97/2000/2003/XP em português: Edição e formatação de textos (operações do menu Formatar, Inserir, Tabelas, Exibir - cabeçalho e rodapé, Arquivo - configurar página e impressão, Ferramentas - ortografia e gramática); Microsoft Excel 97/2000/2003/XP em português: Criação de pastas, planilhas e gráficos, uso de formulas, funções e macros, configurar página, impressão, operações do menu Formatar, operações do menu Inserir, obtenção de dados externos, classificar; Microsoft Windows 95/98/2000/XP em português: Criação de pastas (diretórios), arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, uso de aplicativos, interação com os aplicativos do Microsoft Office; Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas. Redes Microsoft: compartilhamento de pastas e arquivos; localização e utilização de computadores e pastas remotas.

F10 ESCRITURÁRIO

01 - Administração de recursos humanos: - Objetivos de R.H. e suas funções. - Órgãos de Planejamento e Execução. 02 - Avaliação de desempenho: - Objetivos e métodos. 03 - Contratos Individuais de Trabalho: - Servidores do Estado - CLT. - Direitos. - Deveres e responsabilidades. - Assistência previdenciária.

Correio Eletrônico (mensagens, anexação de arquivos, cópias; Microsoft Word 97/2000/2003/XP em português: Edição e formatação de textos (operações do menu Formatar, Inserir, Tabelas, Exibir - cabeçalho e rodapé, Arquivo - configurar página e impressão, Ferramentas - ortografia e gramática); Microsoft Windows 95/98/2000/XP em português: Criação de pastas (diretórios), arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, uso de aplicativos, interação com os aplicativos do Microsoft Office; Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas.

Códigos de T1 até T11

GESSEIRO - TÉCNICO IMOBILIZAÇÕES ORTOPÉDICAS, FISCAL DE OBRAS, FISCAL SANITÁRIO, PROTÉTICO, TÉCNICO EM CONTABILIDADE, TÉCNICO DE ENFERMAGEM (P/ MAROMBA), TEC. DE ENFERMAGEM,TÉC.DE LABORATÓRIO, TÉCNICO DE SEG. DO TRABALHO,TÉC.DE RAIO X, TOPÓGRAFO.

PORTUGUÊS

Texto: narrativo, descritivo, dissertativo. Tema e assunto. Unidade, coerência e coesão. Resumo. Semântica: figura de linguagem, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos. Estrutura morfosintática: emprego das classes gramaticais; frase, oração, período; coordenação e subordinação dos vocábulos na oração e das orações no período; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crase; colocação do pronome oblíquo átono. Estrutura e formação das palavras. Pontuação. Ortografia.

MATEMÁTICA

Números naturais: propriedades e operações. Números primos e divisibilidade. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Números inteiros e racionais (fracionários): propriedades e comparações; módulo. Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Números racionais: representação fracionária e decimal. Números reais: conceito, propriedades e representações na reta. Potenciação e radiciação. Conjuntos: determinação de conjuntos, conceito de igualdade; relações de pertinência e inclusão. Operações: união, interseção, diferença e complemento. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, área e volume. Relações entre grandezas: tabelas e gráficos. Razões e proporções, porcentagem. Regra de três simples e composta. Juros simples. Média aritmética simples e ponderada. Equações de primeiro e de segundo graus: sistemas de equações e inequações. Álgebra elementar: expressões algébricas, polinômios e suas operações, fatoração, produtos notáveis. Sistema cartesiano de coordenadas: representação de pontos. Funções: domínio e imagem; gráficos. Funções de primeiro e segundo graus. Geometria plana: ângulos, paralelismo, congruência e semelhança. Relações métricas de um triângulo retângulo; Teorema de Pitágoras, relações trigonométricas. Cálculo de perímetros e áreas de polígonos. Cálculo de comprimento de circunferências e arcos; áreas de círculos. Raciocínio lógico e resolução de problemas.

Códigos T1, T3, T4, T6, T7, T8, T9, T10

SAÚDE PÚBLICA (SUS): Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); O Sistema Único de Saúde - SUS: Princípios e Diretrizes; Lei n.º 8.080/90 e Lei n.º 8.142/90; O Pacto pela Saúde (Portaria MS 399/06), Controle Social (Resolução nº. 333/2003 do Conselho Nacional de Saúde), Humanização da atenção à Saúde, Ética profissional, responsabilidade e trabalho em equipe. Educação em Saúde: conceitos básicos.

CONTEÚDO DA PROVA ESPECÍFICA

T1 GESSEIRO - TÉCNICO IMOBILIZAÇÕES ORTOPÉDICAS

Noções básicas de redução e técnica de imobilização ortopédica. Principais tipos de imobilização. Aplicação e remoção do gesso. Cuidados com o paciente gessado. Materiais e instrumentais. Destinação correta de lixo biológico e material pérfuro-cortante. Noções elementares de anatomofisiologia humana.

T2 FISCAL DE OBRAS

A função do Fiscal de obras –procedimentos. Código Municipal de Obras - conhecimento e aplicação. Código Tributário Municipal – conhecimento e aplicação - Atualização com os Tributos Municipais. Código de Posturas Municipais - Atualização com a Política de Costumes, Segurança e Ordem Pública. Licenciamento dos Estabelecimentos Industriais e Comerciais e Prestadores de serviços. Fundamentos Técnicos e Legais da Construção Civil – conhecimento das Normas de Construção de Edificações e fiscalização e conclusão de Projetos aprovados. Fiscalização das Normas e Regulamentos da Legislação em Vigor: Legislação Tributária - Segurança da Comunidade – Projetos, Alvarás e licença de Reformas e Obras em andamento e construídas e habite-se – Estabelecimentos Comerciais/Industriais/Feiras/Diversões Públicas/Bares/ Comerciantes Autônomos e outros Industriais no que se refere à segurança procedendo - Notificação, Autuação, Infração, Embargo e Apreensão. Noções de Direito Municipal.

T3 FISCAL SANITÁRIO

Fiscalização de habitações e estabelecimentos comerciais e de serviços; Fiscalização de piscinas de uso coletivo restrito; Fiscalização das condições sanitárias das instalações prediais de águas e esgotos; Fiscalização quanto à regularização das condições sanitárias das ligações de água e esgoto à rede pública; Fiscalização dos estabelecimentos de serviços, tais como: barbearias, salões de beleza, casas de banho, estabelecimentos esportivos de ginástica, cultura física, natação e congêneres, asilos, creches e similares; Fiscalização de estabelecimentos de ensino, hotéis, motéis e congêneres, clubes recreativos e similares, lavanderias e similares, agências funerárias, velórios, necrotérios e cemitérios, no tocante às questões higiênico-sanitárias; Fiscalização de estabelecimentos que comercializem e distribuam gêneros alimentícios, bebidas e águas minerais; Fiscalização de estabelecimentos que fabriquem e/ou manipulem gêneros alimentícios e envasem bebidas e águas minerais; Forma de encaminhamento para análise laboratorial de alimentos e outros produtos para fins de controle; Apreensão de alimentos, mercadorias e outros produtos que estejam em desacordo com a legislação sanitária vigente; Interdição de produtos, embalagens e equipamentos em desacordo com a legislação sanitária vigente; Interdição parcial ou total do estabelecimento fiscalizado; Expedição de autos de intimação, de interdição, de apreensão, de coleta de amostras e de infração e da aplicação diretamente as penalidades que lhe forem delegadas por legislação específica; Execução e/ou participação de ações de Vigilância Sanitária em articulação direta com as de Vigilância Epidemiológica, incluindo as relativas à Saúde do Trabalhador, Controle de Zoonoses e ao Meio Ambiente; Legislação sanitária federal em vigor.

T4 PROTÉTICO

Anatomia dental: classificação dos dentes e suas características; Metaloplástica: fundição e técnicas de preparo; Dentaduras completas: enceramento, escultura e montagem dos dentes, ajuste da oclusão, inclusão, acrilização e recortes e polimentos; Ortodontia: aparelhos removíveis e técnica de construção; Metalocerâmica: fundição, técnicas de aplicação e polimento; Equipamentos e instrumental, Materiais Dentários.

T5 TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Patrimônio. Inventário. Escrituração.: lançamentos básicos. Receitas: conceito; classificação; codificação; estágios; restituição; renúncia e dívida ativa. Despesas Públicas: conceito; classificação; codificação; estágios e restos a pagar. Orçamento Público: Princípios e Ciclo Orçamentário. Créditos adicionais: suplementares, especiais extraordinários.

T6 TÉCNICO DE ENFERMAGEM (P/ MAROMBA) e T7 TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Cuidados em Enfermagem em tratamentos diversos: aplicações quentes e frias, lâmpadas de raios infravermelhos, cateterismo vesical, lavagem intestinal e lavagem gástrica; Sinais vitais: pulso, respiração, pressão arterial, temperatura, pupilas, coloração da pele, estado de consciência, capacidade de movimentação, e reação à dor; Preparo, conservação e cuidados de enfermagem na administração de medicamentos: regras gerais, cuidados na administração de medicamentos, cuidados na diluição de drogas; Registro dos medicamentos: cuidados, controle de saídas pelo receituário; Problemas e riscos na administração de medicamentos: infecções, fenômenos alérgicos, má absorção de drogas, embolias e traumas. Aplicação de injeção endovenosa em pacientes com soro; Medidas de prevenção das infecções hospitalares; Cuidados no pré, trans e pós-operatório; Cuidados com as eliminações; Noções de Desinfecção e Esterilização; Métodos de Controle, seleção e preparo de material para esterilização; Cadeia de frio; Enfermagem em urgências: parada cárdio-respiratória (sinais, sintomas e procedimentos) e hemorragias; Princípios de isolamento e cuidados de enfermagem a portadores doenças infecto-contagiosas; Assistência da Enfermagem ao Pré-natal, Parto e Puerpério, Prevenção do Câncer Uterino e Planejamento Familiar; Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido, Aleitamento Materno, Crescimento e Desenvolvimento e às doenças mais freqüentes na Infância; Conceitos e tipos de Imunidade; Programa de Imunização e Doenças de Notificação Compulsória; Participação do técnico de enfermagem nos programas de atenção integral em doenças infecto-parasitárias, de DST/AIDS, de saúde da mulher, da criança, do adolescente e do adulto; Atenção primária em saúde e Saúde da Família.

T8 TÉCNICO DE LABORATÓRIO

Biossegurança. Assepsia e anti-sepsia; Lavagem e esterilização; Material biológico: coleta, preparo, distribuição, conservação, descontaminação e descarte; Urianálise: caracteres físicos e químicos; Exame parasitológico de fezes: método direto e de concentração; Caracterização dos principais Helmintos e Protozoários intestinais; Bioquímica do sangue: métodos colorimétricos para dosagem de glicose, uréia, creatinina e ácido úrico; Hematologia: contagem global de hemácias, leucócitos e plaquetas; Métodos de coloração: esfregaços sanguíneos, Reação de VDRL; Uso, conservação e limpeza dos equipamentos no laboratório clínico.

T9 TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Higiene do trabalho: conceitos, definições, classificação e programas de prevenção dos riscos ambientais; riscos químicos, físicos e biológicos; parâmetros e índices utilizados nas avaliações dos riscos; Instrumentos e técnicas aplicadas na medição dos riscos ambientais; Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndios: teoria do fogo; equipamentos fixos e móveis de combate a incêndios: tipos, inspeção, manutenção e recarga; sistemas e equipamentos de alarme e detecção e proteção contra incêndio; instruções gerais em emergências e brigadas de incêndio; Acidente do trabalho: conceitos, causas e conseqüências do acidente do trabalho; Investigação e análise do acidente do trabalho; estatísticas de acidentes do trabalho; Doenças profissionais e doenças do trabalho; medidas de controle: EPI’s e EPC’s; Normas reguladoras com ênfase nas NR’s: NR-4, NR-5, NR-7, NR-8, NR-9, NR- 10, NR-12, NR15, NR-16, NR-17, NR-18, NR-20, NR-23, NR-24, NR-25, NR-26 e NR-27; Atividades Educativas de segurança no trabalho: CIPA; Combate a incêndios; Biossegurança: esterilização, laboratórios de contenção, gestão de resíduos e biotérios e preparação para uso de equipamentos de proteção; Ergonomia: levantamento e transporte de cargas; aplicações da antropometria: o assento de trabalho, mobiliário de trabalho, arranjo físico e postos de trabalho informatizados; ambiente: iluminação e cores, efeitos fisiológicos da iluminação; Fatores humanos no trabalho; organização do trabalho; Garantias do empregador e deveres do trabalhador. Sistemas de gestão - BS 8.800; Política de Segurança e Saúde no trabalho; Planejamento; Implementação e operação.

T10 TÉCNICO DE RAIO X

Efeitos biológicos das radiações e meios de proteção; Identificação dos equipamentos radiológicos, seus componentes e acessórios, utilização e funcionamento; Radioproteção: princípios básicos e monitorização pessoal e ambiental; Câmara escura: manipulação de filmes, chassis, écrans reveladores e fixadores, processadora de filmes; Câmara clara: seleção de exames, identificação; exames gerais e especializados em radiologia; Fluxograma técnico-administrativo: registro do paciente, identificação, encaminhamento de laudos, arquivamento; Fatores radiológicos: Incidências, identificações das radiografias, incidências de rotina e incidências especiais; Técnicas radiológicas: Membros superiores, Membros inferiores, Bacia, Coluna vertebral, Crânio, Abdome, Tórax, Exames contrastados, Planigrafia.

T11 TOPÓGRAFO

Planejamento do Levantamento Topográfico: Área a levantar: plana – ondulada – montanhosa – alagada – fechada – interferências – restrições. Serviços Preliminares – abertura de picadas – roçada – capina e limpeza. Material auxiliar: confecção de testemunhas - piquetes-tacha – marcos – tinta – marreta leve – foice – facão. Guarda-sol (umbrella),miras ,balizas – Dimensionamento da Equipe e do sistema de transporte. Definição da Precisão do Levantamento e da Quantidade de Pontos a levantar. Sistemas de Coordenadas. Medidas de Distância Verticais e Inclinadas e Ângulos Horizontais e Verticais áreas e volumes– Unidades Usadas - Erros - - Escalas – Sistema Cotas de Referência Reais e Arbitradas – Altitude a Altura. Tipos quanto ao caminhamento e quanto ao plano horizontal. Tipos de Levantamento: altimétrico – planimétrico – cadastral - arruamentos – loteamentos – elevações e depressões – malhas diversas (energia elétrica- hídrica - telecomunicações – rodovias – ferrovias) – aeroportos – barragens. Instrumentos topográficos: Teodolitos, níveis, trena, balizas, miras, estação total, prisma.Preparo e cuidado com os instrumentos. Métodos topográficos: Planimetria: unidades de medidas, medição a trena, medição a nível teodolito, desenhos de plantas, triangulação a trena, calculo de área por coordenadas. Triangulação para apoio ao Levantamento Aerofotogramétrico – Uso do Estereoscópio.

Altimetria: calculo de cotas com nivelamento – Plano de Referência e trigonométrico, calculo de altitudes com nivelamento, levantamento taqueométrico, levantamento planimétrico. Curva circular, calculo e locação. Uso do Global Positioning System e das Imagens de Satélite com auxílio aos levantamentos. Procedimentos de Segurança: Quedas,picada de animais,insolação,impacto de vegetais, equipamentos de proteção individual.

Códigos de S1 até S18

ASSISTENTE SOCIAL, BIÓLOGO, BIOQUÍMICO, CONTADOR, DENTISTA , DENTISTA (P/ MAROMBA), ENFERMEIRO, ENGENHEIRO CIVIL, ENGENHEIRO QUÍMICO, FISIOTERAPEUTA (AMBULATORIAL), FONOAUDIÓLOGO, NUTRICIONISTA, ORTOPTISTA, PSICÓLOGO CLINICO EDUCACIONAL, PSICÓLOGO, ZOOTECNISTA, CIRURGIÃO BUCO-MAXILO FACIAL (AMBULATORIAL), VETERINÁRIO (AMBULATORIAL).

PORTUGUÊS

Comunicação: Linguagem, língua, discurso; Texto: conceito, modalidades. Unidade, coerência. Tema: assunto e delimitação do assunto. Mecanismos de coesão textual. Parágrafo: estrutura e formas de organização. Linguagem subjetiva e objetiva. Resumo. Estrutura morfossintática: estrutura e formação das palavras; flexão e emprego das classes gramaticais; frase, oração, período; coordenação e subordinação dos vocábulos na oração e das orações no período. Sintaxe de regência, de concordância. Colocação pronominal. Pontuação. Ortografia. Acentuação.

Códigos de S4, S8 e S9

MATEMÁTICA

Números naturais: propriedades e operações. Números primos e divisibilidade. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Números inteiros e racionais (fracionários): propriedades e comparações; módulo. Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Números racionais: representação fracionária e decimal. Números reais: conceito, propriedades e representações na reta. Potenciação e radiciação. Conjuntos: determinação de conjuntos, conceito de igualdade; relações de pertinência e inclusão. Operações: união, interseção, diferença e complemento. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, área e volume. Relações entre grandezas: tabelas e gráficos. Razões e proporções, porcentagem. Regra de três simples e composta. Juros simples. Média aritmética simples e ponderada. Equações de primeiro e de segundo graus: sistemas de equações e inequações. Álgebra elementar: expressões algébricas, polinômios e suas operações, fatoração, produtos notáveis. Sistema cartesiano de coordenadas: representação de pontos. Funções: domínio e imagem; gráficos. Funções de primeiro e segundo graus. Funções exponenciais e logarítmicas. Geometria plana: ângulos, paralelismo, congruência e semelhança. Relações métricas de um triângulo retângulo; Teorema de Pitágoras, relações trigonométricas. Cálculo de perímetros e áreas de polígonos. Cálculo de comprimento de circunferências e arcos; áreas de círculos. Geometria espacial: volumes de sólidos (prima, esfera e tetraedro). Princípios de contagem, progressão aritmética e progressão geométrica. Noções de estatística: gráficos e tabelas; médias, moda, mediana e desvio-padrão. Noções de probabilidade. Raciocínio lógico e resolução de problemas.

Códigos S1, S2, S3, S5, S6, S7, S10, S11, S12, S13, S14, S15, S16, S17 e S18

SAÚDE PÚBLICA (SUS): Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); O Sistema Único de Saúde - SUS: Princípios e Diretrizes; Lei n.º 8.080/90 e Lei n.º 8.142/90; O Pacto pela Saúde (Portaria MS 399/06), Controle Social (Resolução nº. 333/2003 do Conselho Nacional de Saúde), Humanização da atenção à Saúde, Ética profissional, responsabilidade e trabalho em equipe. Educação em Saúde: conceitos básicos.

CONTEÚDO DA PROVA ESPECÍFICA

S1 ASSISTENTE SOCIAL

O serviço social no campo das políticas sociais: descentralização, municipalização e políticas setoriais; intersetorialidade – em especial entre as políticas de assistência social e da criança e do adolescente. Compromisso ético-político e intervenção do assistente social na defesa e garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade social, criança e adolescente, mulher e, em especial a família. O processo de trabalho do serviço social: aspectos metodológicos e ético-políticos; atribuições da profissão, dimensões da competência profissional – planejamento, execução, avaliação, produção de conhecimento e assessoria; dimensão pedagógica, elaboração de estudos sociais, laudos e pareceres; interdisciplinariedade. Fundamentos do Serviço Social e enfrentamentos na prática profissional: mediação e instrumentalidade do serviço social. Conselhos Municipais e Movimentos Sociais. Resolução 145 de 15 de Outubro de 2004: Sistema Único de Assistência Social – SUAS; Sistema Único de Saúde (SUS): Constituição Federal, Lei 8080 e Lei 8142 de dezembro de 1990.

S2 BIÓLOGO

Dinâmica das comunidades biológicas; fatores de desequilíbrio ecológico; Conhecimentos básicos sobre educação ambiental; Noções básicas de manutenção de animais em cativeiro; Noções básicas de montagem e manutenção de herbários; Noções básicas de preparação de animais para coleção; Noções de estatísticas; Noções de primeiros socorros; Caracterização e reconhecimento de artrópodes peçonhentos e não peçonhentos; Noções sobre profilaxia, sintomatologia e tratamento de acidentes com animais peçonhentos; Principais ofídios peçonhentos do Brasil; Soros e vacinas; Análises clínicas: citologia, histologia, anatomia e fisiologia; Análise microbiológica da água.

S3 BIOQUÍMICO

Conhecimentos nas áreas de Análises Bioquímicas, Análises Hematológicas, Análises Microbiológicas e Imunológicas, Análises Parasitológicas e Análises Citológicas; Legislação e Normas das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica sobre área física de laboratórios, fluxos e condições de trabalho, manipulação, armazenamento e descarte de imunobiológicos e material biológico; Controle de estoques de medicamentos e material de consumo; Organização de almoxarifados; Padronização dos itens de consumo; Assistência farmacêutica: política e legislação para o setor. Sistema de compra. Sistema de dispensação de medicamentos e materiais de consumo.

S4 CONTADOR

Administração Pública Direta e Indireta. Os Princípios da Administração Pública. Planejamento Público: Plano Plurianual; Diretrizes Orçamentárias; Orçamento e Programação Financeira. Sistemas Contábeis: Orçamentário; Financeiro; Patrimonial e de Compensação. Exercício Financeiro Regimes Contábeis: Caixa; Exercício e Misto. Balanços: Orçamentário; Financeiro; Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais. Controle Interno. Lei de Responsabilidade Fiscal.

S5 DENTISTA e S6 DENTISTA (P/ MAROMBA)

Procedimentos Coletivos em Saúde Bucal; Planejamento em Saúde Bucal coletiva; Uso de fluoretos na prevenção da cárie dentária; Diagnóstico das principais afecções buco­dentais; Urgências odontológicas; Soluções anestésicas locais, prescrição de medicamentos de uso odontológico; Oclusão; Restaurações diretas com resina composta e amálgama; Uso e aplicações do cimento de ionômero de vidro; Lesões não cariosas; Conceitos básicos e clínicos em periodontia; Diagnóstico e tratamento das patologias periodontais; Alterações pulpares; Tratamento endodôntico; Tratamento de abscessos periapicais; Cirurgia oral menor.

S7 ENFERMEIRO

A assistência e o cuidado de enfermagem ao longo do ciclo vital; Equipe de saúde; O trabalho com grupos; Semiotécnica de Enfermagem (fundamentos); Farmacologia aplicada à enfermagem em situações clínicas e cirúrgicas; Enfermagem em clínica médico-cirúrgica; Assistência de enfermagem nas doenças respiratórias, cardiovasculares, crônicas degenerativas, metabólicas, geniturinárias, musculoesqueléticas e transmissíveis; Assistência de enfermagem ao paciente crítico, nas urgências e nos transtornos mentais; Assistência de enfermagem à criança, ao adolescente e à mulher: cuidados com o RN, crescimento e desenvolvimento da criança e adolescente, aleitamento materno, principais intercorrências na infância e principais riscos de doença na adolescência (DTS, AIDS, sexualidade, gravidez, drogadição e violência), planejamento familiar, pré-natal, parto, puerpério e climatério, prevenção do câncer uterino e de mama; Conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente; Conhecimento do Estatuto do Idoso; Imunização; Doenças de Notificação Compulsória; Programa de Saúde da Família; Ações programáticas em Saúde; Ações de controle e biossegurança; Administração e gerenciamento no serviço de enfermagem; Sistematização da Assistência de Enfermagem; Visita domiciliar, ações educativas, relação população/serviço de saúde, relação paciente/profissional; Administração aplicada à enfermagem: Planejamento Local, Supervisão e Treinamento em Serviço, Avaliação das Ações em Saúde, Os serviços de enfermagem e a estrutura organizacional; Liderança e supervisão em enfermagem; Métodos de esterilização de materiais; Administração de medicamentos: métodos e vias, posologia de drogas e soluções, intoxicação por medicamentos; Ações do enfermeiro nos exames complementares.

S8 ENGENHEIRO CIVIL

01-PROJETO: Código de Municipal de Obras Normas - Levantamentos Topográficos plani-altimétrico e Cálculos; Mecânica dos Solos: Origem e classificação dos solos - Índices físicos - Compactação - Testes e ensaios - Exploração do subsolo- Capacidade de carga dos solos – Recalques Simples e Diferencial– Sondagens tipos e relatórios – “Croquis” – Anteprojeto – Dimensionamento de Estruturas de Aço e Concreto/Instalações Elétricas/ Hidráulicas/Saneamento/Terraplenagem e Pavimentação - Projeto Básico – Projeto Executivo – “ Projeto As built ‘ – Plantas de Situação/ Localização/Construção e Instalações –Memória de Cálculo – Especificações e Orçamentos - Desenho técnico tradicional e por computador. Licenciamento: Aprovação de Projetos– Alvará de Construção – “Habite-se”.Licença Prévia – Licença de Instalação e Licença de Operação. 02-MATERIAIS: Especificação – recepção, estocagem de materiais e confecção de corpos de prova/ensaios de materiais de construção e instalações elétricas,hidráulicas e de saneamento: cimento – pedra britada – areia – tijolos – cerâmica – aço – levantamento de quantitativos e orçamentos. 03-PLANEJAMENTO DE OBRAS: Etapas do Planejamento – Cronograma Físico-Financeiro – PERT/CPM – Controle de Qualidade(TQC). Construção: Infra-estrutura: Normas e execução baldrame - cintas – bloco - sapatas – “radier” – estacas – tubulões; camada de bloqueio – corte(equipamentos e terraplenagem - uso de perfuratrizes e explosivos),corpo do aterro e camadas finais (empréstimo, carga, descarga, transporte, compactação). Meso-Estrutura: Normas e execução de pilares de pilotis; Pontes e Viadutos; Estradas e Rodovias -camadas de base e sub-base. Superestrutura: Normas e execução pilares dos pavimentos-tipo -vigas-lages; Pontes e Viadutos - tabuleiro;Estradas e Rodovias -revestimento. Obras de arte correntes – Normas e execução de meio-fio (guias),sarjetas,caixas,poços de visita,descidas dágua;drenos, bueiros tubulares e celulares. Obras de Arte Especiais – Normas e construção de muros de arrimo, pontilhões, pontes e viadutos. Pavimentação – Normas e execução de pavimentação rígida e flexível. 04-SANEAMENTO AMBIENTAL: Normas – execução de drenagem superficial e profunda – recuperação de áreas degradadas - dimensionamento de sistemas de coleta, tratamento e descarte de esgotos sanitários conforme Diretrizes da FEEMA – Controle de Vetores.Lixo projeto e construção de aterro sanitário e células de resíduos especiais. 05-ABASTECIMENTO DE ÁGUA:– Normas – dimensionamento e execução de captações-adutoras – desarenador – tanques de floculação e decantação –tratamento dágua - cisternas e castelos d´agua – rede de distribuição de água;Piscinas. 06-SEGURANÇA NAS INSTALAÇÕES E OBRAS: Ato Inseguro – Condições Inseguras e Equipamentos de Proteção Individual; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 07-LEGISLAÇÃO: Lei 8666 de 21/06/1993 – Normas para Licitações e Contratos no Serviço Público. Lei 6766 de 19/12/79 e Lei 9875 de 29/01/1999 sobre Parcelamento do Solo.

S9 ENGENHEIRO QUÍMICO

01-INTRODUÇÃO (FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA): Conceito de ecossistema (ecossistemas urbanos e agroecossistemas); Conceitos de hidrologia, com enfoque na dispersão de efluentes líquidos); Conceitos de meteorologia (ventos, termodinâmica da atmosfera); Emissões gasosas e líquidas a serem controladas no ambiente urbano e rural; Gases de efeito estufa e fontes associadas à sua produção no ambiente urbano e rural; Particulados no ambiente urbano e rural (padrões de emissão); Técnicas de análise físico-química da água; Técnicas de análise da qualidade do ar; Técnicas de análise da qualidade do solo; Técnicas de avaliação de impacto ambiental; 02 - GESTÃO DA QUALIDADE DO AR E DE RESÍDUOS SÓLIDOS: Controle da poluição atmosférica e de dispersão de poluentes (poluição dos tipos difusa e pontual); Otimização de serviços de coleta de lixo domiciliar, hospitalar e industrial; Tratamento e destinação dos resíduos sólidos tóxicos e não tóxicos; Fundamentos de aterro sanitário e coleta seletiva; Técnicas de tratamento de água e esgoto; Equipamentos de controle de emissões gasosas; Detecção e controle de contaminação dos solos com pesticidas; Mapas de resíduos, guias de transporte e licenciamento de atividades; Redução, valorização, tratamento e confinamento de resíduos; Prevenção, responsabilidade, precaução e proximidade; Análise de custo- benefício. 03 - LEGISLAÇÃO AMBIENTAL: Conhecimento sobre lei orgânica municipal, legislação estadual e federal sobre qualidade ambiental (solo, água, ar) e sobre recuperação ambiental: exemplo: leis existentes que controlam queimadas em áreas agrícolas, uso de defensivos agrícolas, etc.04 - TÉCNICAS DE INFORMÁTICA: Planilhas de cálculo e programas de edição de texto; Softwares estatísticos; Sistemas de informação geográfica (sigs); Modelos de dispersão de emissões gasosas e efluentes líquidos. 05 - INTERDISCIPLINARIDADE: Experiência em trabalho de equipe, com vários tipos de profissionais (biólogos, químicos, geólogos, geógrafos, sociólogos, economistas, engenheiros civis e outros). Interação com o zoneamento ambiental (conhecimento sobre o plano diretor da cidade), tendo em vista, por exemplo, a localização de agroindústrias (granjas, e criação de porcos, curtumes, etc.); Noções de cartografia.

S10 FISIOTERAPEUTA (AMBULATORIAL)

Anatomia e Fisiologia dos Sistemas Neurológico, Músculo-Esquelético, Cardiovascular e Respiratório; Principais patologias ortopédicas, reumáticas e neurológicas; Avaliação fisioterápica: exame de membros superiores, inferiores e coluna vertebral, exame da marcha, teste muscular, exame sensitivo - motor e reflexos; Reeducação Motora; Reabilitação; Próteses e órteses; Eletroterapia; Termoterapia; Hidroterapia; Radiações; Cuidados com o paciente restrito ao leito; Cuidados com pacientes em ventilação mecânica.

S11 FONOAUDIÓLOGO

Aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita; Afasia; Atraso de linguagem; Disartria; Disfonia; Dislalias; Disfemias; Distúrbios da leitura, escrita e cálculos; Distúrbios de aprendizagem; Lingüística e fonética aplicada à fonoaudiologia; Neurologia aplicada (síndromes); Motricidade oral: anatomia e fisiologia do sistema estomatognático, avaliação e terapia dos distúrbios da motricidade oral, câncer de cabeça e pescoço, desordem da articulação têmporo-mandibular, fissuras lábio-palatinas, disfagias, doenças neuromusculares; Voz: anatomia e fisiologia da laringe, patologia laríngea; Audiologia: anatomofisiologia do sistema auditivo e do sistema vestibular; Audiologia clínica: via aérea, via óssea, índice de reconhecimento de fala (IRF), limiar de reconhecimento de fala (LRF), testes acumétricos, mascaramento na via aérea, na via óssea e na logoaudiometria, timpanometria: princípios básicos e aplicações clínicas, imitância acústica, reflexo acústico, anatomia e fisiologia do reflexo acústico, pesquisa do reflexo acústico, Emissões otoacústicas: conceito, princípios básicos, aplicações clínicas; Avaliação audiológica infantil: métodos de avaliação e técnicas fisiológicas, Triagem auditiva neonatal: perspectiva epidemiológica sobre a identificação precoce da deficiência auditiva, princípios da triagem, técnicas alternativas da triagem, prevalência do distúrbio e desempenho da triagem; Programas de prevenção da perda auditiva ocupacional; Próteses auditivas; Eletrofisiologia da audição: audiometria de tronco encefálico e eletrococleografia; Otoneurologia: avaliação otoneurológica, vecto­eletronistagmografia e reabilitação vestibular; Deficiência auditiva; Próteses auditivas;

S12 NUTRICIONISTA

Alimentos: conceito, classificação e composição química; Nutrientes (Ingestão, Digestão, absorção, metabolismo e excreção); Princípios da Bioquímica das proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, oligoelementos e água; Necessidades e recomendações nutricionais em adultos e crianças; Estado Nutricional: métodos de avaliação, diagnósticos e significado prognóstico; Noções de epidemiologia das doenças nutricionais, vigilância nutricional, atividades de nutrição em programas integrados de saúde pública; Dietoterapia aplicada à Obesidade, Desnutrição protéico-energética de adulto e criança, Desidratação, Neoplasias, Patologias do trato gastrintestinal e glândulas anexas, Alergias, Diabetes Mellitus, Doenças Infecto parasitárias, Queimaduras, Pré e Pós-operatório, Complicações da gravidez, Anemias, Sistema Cardiovascular e nas enfermidades do Sistema Renal; Interação medicamentos-alimentos; Terapia nutricional enteral e parenteral; Administração de Serviços de Alimentação: saneamento e segurança na produção de alimentos, aspectos físicos dos serviços de alimentação, equipamentos para cozinhas institucionais, programas de alimentação para coletividades, organização de lactários; Planejamento de cardápios: Pré-preparo e preparo dos alimentos, operações preliminares de divisão, operações para união, perdas e fatores de correção, métodos e técnicas de cocção.

S13 ORTOPTISTA

Anatomia e fisiologia dos músculos extra oculares; Semiologia motora e sensorial: acuidade visual, teste de cobertura, rotações oculares, correspondência retiniana, teste de fusão bifoveal, amplitude de fusão, testes de estereopsia, convergência e relação CA/A; Visão binocular normal; Ambliopia; Heteroforias; Esotropias; Exotropias; Hipertropias; Anisotropias do meridiano vertical; Paresias e paralisia do III, IV e VI nervos cranianos; Síndromes oculomotoras especiais: S. de retração de Duane, S. ou Sequência de Mobius, Fibrose generalizada de Brown; Nistagmo.

S14 PSICÓLOGO CLINICO EDUCACIONAL

1. Introdução à Psicologia: Conceito de Psicologia, Perspectiva Histórica da Psicologia. 2. Psicologia da Educação: Psicologia da Educação e sua importância para o processo ensino/aprendizagem; A escola, a relação professor/aluno e a sala de aula. 3. Psicologia do Desenvolvimento: Conceito de Desenvolvimento: Principais teorias do desenvolvimento: Piaget, Vygotsky, Wallon e Freud; Temas relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem: Linguagem, Afetividade, Agressividade, Grupos sociais, Sexualidade, Família, Violência, Drogas. 4. Psicologia da Aprendizagem: Conceito de Aprendizagem; Principais teorias da aprendizagem; O Condicionamento: Pavlov. O Conexionismo de Thordike. Teoria do Condicionamento Operante de Skinner. Teoria Sistemática de C. Hall. Teoria Clássica do Gestaltismo. A Teoria de Campo da K. Lewin. O Insigth. Teoria de Bruner. A Psicodinâmica de Freud.Inteligências Múltiplas; Distúrbios de Aprendizagem. 5. Personalidade: Papel da Psicologia da Personalidade. Natureza da Personalidade. Breve História da Psicologia da Personalidade. Diversas Teorias da Personalidade. Bases da Personalidade: Físico. Temperamento. Inteligência. Hereditariedade. Teorias mais importantes. Comportamento Anormal (Psicopatologia).

Teorias da personalidade; Psicopatologia; Técnicas psicoterápicas; Psicodiagnóstico; Psicomotricidade; Desenvolvimento psicológico e sua natureza sócio-histórica; Dificuldades de aprendizagem; Papel e função do psicólogo escolar; Psicologia escolar: atuação preventiva e relações interpessoais; Interações sociais e o contexto escolar; Diagnóstico Psicopedagógico; Testes e Orientação vocacional; Conhecimentos de diagnóstico familiar e de orientação familiar; Elaboração de laudos e pareceres pertinentes à área; Noções de psicologia organizacional: recrutamento de pessoal, seleção, rotação, treinamento e avaliação de desempenho.

S16 ZOOTECNISTA

Forragicultura e pastagens; Bovinocultura de corte; Bovinocultura de leite; Caprinocultura; Ovinocultura; Avicultura; Suinocultura; Aproveitamento e manejo de dejeto para produção de esterco.

S17 CIRURGIÃO BUCO-MAXILO FACIAL (AMBULATORIAL)

Anestesia local e anestesia geral em cirurgia buço maxilo facial; Suturas e pós-operatório; Fisiopatologia dos processos reparativos; Exodontia dos dentes e raízes normalmente implantados; Acidentes e complicações das exodontias; Cirurgia odontológica em ambiente hospitalar; Cirurgia dos dentes inclusos; Cirurgia paraendodôntica; Cirurgia das lesões com aspecto cístico; Cirurgia pré-protética; Cirurgia do seio maxilar; Cirurgia das glândulas salivares; Imagenologia em trauma de face; Atendimento de urgência no trauma de face; Fraturas mandibulares; Fraturas do esqueleto fixo da face; Cirurgia ortognática.

S18 VETERINÁRIO (AMBULATORIAL)

Epidemiologia Básica Veterinária; Saneamento aplicado: água no meio rural, controle de artrópodes, controle de sinantrópicos, limpeza e desinfecção de fômites e instalações, disposição de excretas, cadáveres, lixo e resíduos; Doenças Infecciosas, Parasitárias e da Reprodução; Zoonoses; Planejamento de Programas de Medicina Veterinária Preventiva: Diagnóstico da situação, avaliação de prioridades, delineamento, execução e avaliação; Imunidade passiva e ativa, tipos de vacinas, esquemas de vacinação; Vigilância e inspeção de locais de produção, manipulação, armazenamento e comercialização dos produtos de origem animal, bem como de sua qualidade.

Códigos de M1 até M38

ANESTESISTA (SOBREAVISO), ANGIOLOGISTA (AMBULATORIAL), CARDIOLOGISTA (AMBULATORIAL), CIRURGIÃO GERAL (SOBREAVISO), CIRURGIÃO PEDIATRA(AMBULATORIAL), CIRURGIÃO GERAL (AMBULATORIAL), CIRURGIÃO GERAL PLANTONISTA, CLINICO GERAL (AMBULATORIAL), CLINICO GERAL (PLANTONISTA), CLÍNICO GERAL (AMB.P/ MAROMBA), CLÍNICO GERAL (VISITADOR), CIRURGIÃO GERAL (VISITADOR), DERMARTOLOGISTA (AMBULATORIAL), ENDOCRINOLOGISTA (AMBULATORIAL), GASTROENTEROLOGISTA (AMBULATORIAL), GERONTOLOGISTA (AMBULATORIAL), GINECOLOGISTA (AMBULATORIAL), GINECOLOGISTA (AMBUL. P/ MAROMBA), HOMEOPATA (AMBULATORIAL), NEUROLOGISTA (AMBULATORIAL), NEFROLOGISTA (AMBULATORIAL), NEUROPEDIATRA (AMBULATORIAL), OBSTETRA (AMBULATORIAL), OBSTRETA (PLANTONISTA), OFTAMOLOGISTA (AMBULATORIAL), OTORRINOLARINGOLOGISTA(AMB), ORTOPEDISTA (PLANTONISTA), ORTOPEDISTA (AMBULATORIAL), ORTOPEDISTA (SOBREAVISO), PEDIATRA (PLANTONISTA), PEDIATRA (AMBULATORIAL), PEDIATRA (AMBULATORIAL P/ MAROMBA), PEDIATRA (VISITADOR), PNEUMOLOGISTA (AMBULATORIAL), PSIQUIATRA (AMBULATORIAL), REUMATOLOGISTA (AMBULATORIAL), SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO, UROLOGISTA (AMBULATORIAL).

CONTEÚDO GERAL, comum a todos os profissionais médicos: Anemia, Cefaléia, Epilepsia, Obesidade, Dislipidemias, Hipertensão arterial, Cardiopatia isquêmica, Insuficiência cardíaca, Asma brônquica, Doença pulmonar obstrutiva crônica, Pneumonias, Parasitoses instestinais, Úlcera péptica, Diarréia, Apendicite, Colecistite, Pancreatite, Hepatites, Esquistossomose, Insuficiência renal aguda e crônica, Litíase renal, Diabetes mellitus, Hipotireoidismo e hipertireoidismo, Artrose, Febre Reumática, Artrite reumatóide, Dor lombar, Tuberculose, Hanseníase, Leishmaniose, AIDS, Infecção Urinária, Acidentes por animais peçonhentos, Distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos, Antibioticoterapia, Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária; Doenças de Notificação Compulsória; Código de Ética Médica; Classificação Internacional de Doenças – CID X; Declaração de óbito.

SAÚDE PÚBLICA (SUS), comum a todos os profissionais médicos: Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); O Sistema Único de Saúde - SUS: Princípios e Diretrizes; Lei n.º 8.080/90 e Lei n.º 8.142/90; Normas Operacionais Básica do Sistema Único de Saúde (NOB/91, NOB/93, NOB/96); Norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS-SUS/02), O Pacto pela Saúde (Portaria MS 399/06), Controle Social (Resolução nº. 333/2003 do Conselho Nacional de Saúde), Indicadores de saúde, Humanização da atenção à Saúde,

PORTUGUÊS

Comunicação: Linguagem, língua, discurso; Texto: conceito, modalidades. Unidade, coerência. Tema: assunto e delimitação do assunto. Mecanismos de coesão textual. Parágrafo: estrutura e formas de organização. Linguagem subjetiva e objetiva. Resumo. Estrutura morfossintática: estrutura e formação das palavras; flexão e emprego das classes gramaticais; frase, oração, período; coordenação e subordinação dos vocábulos na oração e das orações no período. Sintaxe de regência, de concordância. Colocação pronominal. Pontuação. Ortografia. Acentuação.

CONTEÚDO DA PROVA ESPECÍFICA

M1 ANESTESISTA (SOBREA VISO)

Anestesia geral e venosa, Anestesia em paciente pediátrico, Avaliação pré-anestésica, Anestesia raquídea, Anestesia peridural e analgesia, Relaxantes musculares (curares), Anestesia com halogenados, Choque, Hipertensão em anestesia, Hipertermia Maligna, Intubação traqueal, Reposição Volêmica, Controle hidroeletrolítico e ácido básico.

M2 ANGIOLOGISTA (AMBULATORIAL)

O exame clínico do paciente vascular. Métodos não invasivos no diagnóstico das doenças vasculares. Angiografias. Insuficiência arterial crônica das extremidades. Vasculites na prática angiológica. Arteriopatias vasomotoras. Aneurismas. Síndromes do desfiladeiro cervical. Insuficiência vascular cerebral extra-craneana. Insuficiência vascular visceral. Impotência sexual por vasculopatia. Hipertensão renovascular. Doença tromboembólica venosa. Varizes dos membros inferiores. Insuficiência venosa crônica. Linfangite e erisipela. Linfedemas. Úlceras de perna. Angiodisplasias. Urgências vasculares: oclusões agudas e traumas. Terapêutica anticoagulante, fibrinolítica e antiplaquetária. Terapêutica hemorreológica.

M3 CARDIOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Semiologia cardiovascular. Métodos complementares em cardiologia. Insuficiência cardíaca congestiva: fisiopatologia, clínica, tratamento. Arritmias cardíacas, síncope, morte súbita: fisiopatologia, diagnóstico, tratamento, marca-passos. Hipertensão arterial. Isquemia miocárdica. Doença reumática. Valvulopatias. Hipertensão pulmonar, tromboembolismo pulmonar e cor pulmonale. Hipertensão arterial: fisiopatologia, diagnóstico, terapia. Cardiopatias congênitas em adultos e crianças. Valvopatias. Endocardite bacteriana. Dislipidemias. Coronariopatia: fisiopatologia, angina estável e instável, infarto agudo do miocárdio. Cardiomiopatias. Tumores cardíacos, doenças do pericárdio, doenças da aorta. Avaliação pré-operatória. Acometimento cardíaco por doenças reumatológicas, hematológicas, neurológicas. Gravidez e cardiopatia. Doença de Chagas. Reabilitação cardiovascular.

M4 CIRURGIÃO GERAL (SOBREAVISO)

Considerações fundamentais: pré e pós-operatório; respostas endócrinas e metabólicas aos traumas; reposição nutricional e hidroeletrolítica do paciente cirúrgico. Trauma; Politraumatismo; Choque; Infecções e complicações em cirurgia. Cicatrização das feridas e cuidados com drenos e curativos. Lesões por agentes físicos, químicos e biológicos; Queimaduras. Hemorragias interna e externa; Hemostasia; Sangramento cirúrgico e transfusão. Tétano; Mordeduras de animais. Cirurgia de urgência: lesões viscerais intra­abdominais, abdome agudo inflamatório, traumático penetrante e por contusão. Traumatismo torácico, raqui-medular e crânio-encefálico. Urgências cardiorrespiratórias. Serviço de atendimento pré-hospitalar móvel (Portaria n.º 2.048/MS, de 05/11/2002).

M5 CIRURGIÃO PEDIATRA(AMBULATORIAL)

Aspectos gerais da criança cirúrgica. Preparo pré-operatório. Anestesia pediátrica. Acessos venosos e arteriais. Resposta metabólica ao trauma cirúrgico. Cuidados pós-operatórios imediatos. Afecções cirúrgicas do pênis; Anomalias vulvovaginais; Cistos e Tumores de ovário na criança; Afecções cirúrgicas da região inguinal; Afecções cirúrgicas da região umbilical; Afecções cirúrgicas da parede abdominal; Afecções cirúrgicas da região cervical; Malformações congênitas dos pulmões. Problemas infecciosos dos pulmões e pleuras; Pneumotórax e pneumatoceles. Afecções do esôfago; Afecções do estomago e duodeno; Afecções cirúrgicas do intestino delgado; Afecções cirúrgicas dos Cólons; Afecções cirúrgicas do reto e anus; Afecções cirúrgicas do fígado e vias biliares; Afecções cirúrgicas do pâncreas; Afecções cirúrgicas do Baco e hipertensão portal; Tumores retroperitoniais; Teratomas. Linfoadenopatias cirúrgicas. Linfomas. Hemangiomas. Queimaduras; Assistência à criança traumatizada; Uropatias obstrutivas no recem-nato; Abordagem da criança com infecções de repetição do trato urinário; Ambiguidade genital. Urolitíase na infância

M6 CIRURGIÃO GERAL (AMBULATORIAL)

Princípios da cirurgia. Propedêutica e avaliação do paciente cirúrgico. Transfusão. Controle hidroeletrolítico e nutricional do paciente cirúrgico. Antimicrobianos em cirurgia geral. Anestésicos locais. Anestesia loco-regional. Fios de sutura: aspectos práticos do seu uso. Curativos: técnica e princípios básicos. Parede abdominal. Omento. Mesentério e Retroperitôneo. Hérnias da parede abdominal. Pré e pós-operatório em cirurgias eletivas e de urgência Choque. Complicações cirúrgicas trans e pós-operatórias. Sistemas orgânicos específicos: pele e tecido celular subcutâneo; tireóide e paratireóide; tumores da cabeça e do pescoço; parede torácica, pleura, pulmão e mediastino. Doenças venosa, linfática e arterial periférica. Esôfago e hérnias diafragmáticas. Estômago, duodeno e intestino delgado. Cólon, apêndice, reto e ânus. Noções importantes para o exercício da Cirurgia Geral sobre Oncologia, Anestesia, Cirurgia pediátrica, vascular periférica, urológica, ginecologia e obstetrícia. Antibioticoterapia profilática e terapêutica; infecção hospitalar.

M7 CIRURGIÃO GERAL PLANTONISTA

Considerações fundamentais: pré e pós-operatório; respostas endócrinas e metabólicas aos traumas; reposição nutricional e hidroeletrolítica do paciente cirúrgico. Trauma; Politraumatismo; Choque; Infecções e complicações em cirurgia. Cicatrização das feridas e cuidados com drenos e curativos. Lesões por agentes físicos, químicos e biológicos; Queimaduras. Hemorragias interna e externa; Hemostasia; Sangramento cirúrgico e transfusão. Tétano; Mordeduras de animais. Cirurgia de urgência: lesões viscerais intra­abdominais, abdome agudo inflamatório, traumático penetrante e por contusão. Traumatismo torácico, raqui-medular e crânio-encefálico. Urgências cardiorrespiratórias. Serviço de atendimento pré-hospitalar móvel (Portaria n.º 2.048/MS, de 05/11/2002).

M8 CLINICO GERAL (AMBULAT0RIAL)

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doenças reumáticas, aneurisma de aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque. Pulmonares: insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonias, tuberculose, tromboembolismo pulmonar, pneumopatia intersticial. Gastrintestinais: neoplasias do sistema digestivo: gastrite e úlcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais, inflamatórias, doença diverticular do cólon. Renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido/base, nefrolitíase, infecções urinárias. Metabólicas e do Sistema Endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes melito, hipotireoidismo, hipertireoidismo, doenças da hipófise e da adrenal. Reumatológicas: osteoartrose, osteoporose, doença de Paget, doença reumatóide, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno. Neurológicas: coma, cefaléias, eplepsias, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias. Psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão, reações agudas ao stress. Infectocontagiosas: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, febre maculosa, dengue, doença meningocócica, infecções por anaeróbios, toxoplasmose. Dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas. Imunológicas: doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafilaxia. Ginecológicas: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorréia, câncer de mama, intercorrências no ciclo gravídico. Hematológicas: anemias, talassemias e neoplasias. Atendimento às vítimas de violência e suas famílias.

M9 CLINICO GERAL (PLANTONISTA)

Crise hipertensiva, Dor torácica, Dispnéia, Arritmias cardíacas, Broncoespasmo com insuficiência respiratória aguda, doença pulmonar obstrutiva crônica infectada, embolia pulmonar; Hipertensão pulmonar. Hemorragia digestiva alta, Hemorragia digestiva baixa, Abdome agudo inflamatório, obstrutivo, perfurativo, Insuficiência renal crônica agudizada, litíase renal. Coma hiperglicêmico e hipoglicêmico. Tireotoxicose. Dor articular crônica agudizada, Doenças infecciosas e terapia antibiótica. Distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos. Choque hipovolêmico, hemorrágico e neurogênico, Cuidados iniciais ao politraumatismo. Queimaduras. Feridas. Urgências em diabéticos. Anafilaxia. Erisipela. Infecção urinária.

M10 CLÍNICO GERAL (AMB.P/ MAROMBA)

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doenças reumáticas, aneurisma de aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque. Pulmonares: insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonias, tuberculose, tromboembolismo pulmonar, pneumopatia intersticial. Gastrintestinais: neoplasias do sistema digestivo: gastrite e úlcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais, inflamatórias, doença diverticular do cólon. Renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido/base, nefrolitíase, infecções urinárias. Metabólicas e do Sistema Endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes melito, hipotireoidismo, hipertireoidismo, doenças da hipófise e da adrenal. Reumatológicas: osteoartrose, osteoporose, doença de Paget, doença reumatóide, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno. Neurológicas: coma, cefaléias, eplepsias, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias. Psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão, reações agudas ao stress. Infectocontagiosas: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, febre maculosa, dengue, doença meningocócica, infecções por anaeróbios, toxoplasmose. Dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas. Imunológicas: doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafilaxia. Ginecológicas: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorréia, câncer de mama, intercorrências no ciclo gravídico. Hematológicas: anemias, talassemias e neoplasias. Atendimento às vítimas de violência e suas famílias.

M11 CLÍNICO GERAL (VISITADOR)

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doenças reumáticas, aneurisma de aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque. Pulmonares: insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonias, tuberculose, tromboembolismo pulmonar, pneumopatia intersticial. Gastrintestinais: neoplasias do sistema digestivo: gastrite e úlcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais, inflamatórias, doença diverticular do cólon. Renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido/base, nefrolitíase, infecções urinárias. Metabólicas e do Sistema Endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes melito, hipotireoidismo, hipertireoidismo, doenças da hipófise e da adrenal. Reumatológicas: osteoartrose, osteoporose, doença de Paget, doença reumatóide, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno. Neurológicas: coma, cefaléias, eplepsias, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias. Psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão, reações agudas ao stress. Infectocontagiosas: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, febre maculosa, dengue, doença meningocócica, infecções por anaeróbios, toxoplasmose. Dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas. Imunológicas: doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafilaxia. Ginecológicas: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorréia, câncer de mama, intercorrências no ciclo gravídico. Hematológicas: anemias, talassemias e neoplasias. Atendimento às vítimas de violência e suas famílias.

M12 CIRURGIÃO GERAL (VISITADOR)

Princípios da cirurgia. Propedêutica e avaliação do paciente cirúrgico. Transfusão. Controle hidroeletrolítico e nutricional do paciente cirúrgico. Antimicrobianos em cirurgia geral. Anestésicos locais. Anestesia loco-regional. Fios de sutura: aspectos práticos do seu uso. Curativos: técnica e princípios básicos. Parede abdominal. Omento. Mesentério e Retroperitôneo. Hérnias da parede abdominal. Pré e pós-operatório em cirurgias eletivas e de urgência Choque. Complicações cirúrgicas trans e pós-operatórias. Sistemas orgânicos específicos: pele e tecido celular subcutâneo; tireóide e paratireóide; tumores da cabeça e do pescoço; parede torácica, pleura, pulmão e mediastino. Doenças venosa, linfática e arterial periférica. Esôfago e hérnias diafragmáticas. Estômago, duodeno e intestino delgado. Cólon, apêndice, reto e ânus. Noções importantes para o exercício da Cirurgia Geral sobre Oncologia, Anestesia, Cirurgia pediátrica, vascular periférica, urológica, ginecologia e obstetrícia. Antibioticoterapia profilática e terapêutica; infecção hospitalar.

M13 DEMARTOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Diagnóstico das doenças da pele: Principais tipos de lesão, disposição das lesões, distribuição das lesões, métodos diagnósticos. Dermatites: dermatite de contato, Dermatite atópica, Dermatite seborréica, Eczema numular, dermatites crônicas, Dermatite esfoliativa generalizada, Dermatite de estase, Líquen simples crônico; Infecções da pele: Doenças estafilocócicas, Erisipela, Foliculite, Furúnculo, Carbúnculo, hidradenite supurativa, infecções periungueais, Eritrasma, Hanseníase, Leishmaniose, Blastomicose; Micoses superficiais: Infecções por dermatófitos, infecções por leveduras: candidíase, ptiríase versicolor, Infecções parasitárias: Escabiose, Pediculose, Larva migrans; Dermatoviroses: Verrugas, Molusco contagioso; Alterações do folículo piloso e das Glândulas sebáceas: Acne, Rosácea, Dermatite perioral, Hipertricose, Alopecia, Pseudofoliculite da barba, Cisto sebáceo; Erupções eritematoescamosas: Psoríase, Ptiríase Rósea, Líquen plano; Reações inflamatórias da pele: Erupções por drogas, Necrólise Epidérmica Tóxica, Eritema polimorfo, Eritema nodoso, Granuloma Anular, Lupus; Erupções bolhosas: Pênfigo foliáceo e vulgar; Dermatite herpetiforme; Alterações da corneificação: Ictiose, Queratose, Calosidades; Úlceras por pressão; Alterações da pigmentação: Hipopigmentação: Albinismo, Vitiligo, Hiperpigmentação; Alterações da sudorese: Miliária, Hiperidrose; Tumores benignos: Nevus, nevus displásicos, lipomas, angiomas, Granuloma piogênico, queratose seborréica, Dermatofibroma, Queratoacantoma, Quelóide; Tumores malignos: Carcinoma Basocelular, Carcinoma Espinocelular, Melanoma, Sarcoma de Kaposi.

M14 ENDOCRINOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Hipófise: Hormônios hipófisários, relações hipotálamo-hipofisárias. Distúrbios do Lobo anterior: Hipofunção da hipófise anterior, hipersecreção da hipófise anterior. Distúrbios do lobo posterior: Diabetes insípido. Tireóide: Hormônios tireóideos, hipertiroidismo, hipotiroidismo, tireoidites, bócio, tumores, Tireotoxicose. Paratireóide: Regulação hormonal, hiperfunção da paratireóide, metabolismo dos minerais e metabólitos, distúrbios primários e secundários da função da paratireóide. Adrenal: Hormônios da suprarenal. Hipofunção adrenal: doenças de Addison, Insuficiência adrenal secundária, hiperfunção cortical adrenal: Hiperplasia adrenal congênita. Virilismo adrenal, Síndrome de Cushing, hiperaldosteronismo. Feocromocitoma. Pâncreas: Metabolismo da insulina e do glucagon, Diabetes juvenil e do adulto, complicações do diabetes, obesidade e diabetes, gravidez na paciente diabética, cetoacidose diabética, coma, coma hiperosmolar não cetólico, acidose lática, Hipoglicemia. Influência das glândulas endócrinas sobre o crescimento e desenvolvimento. Laboratório em endocrinologia clínica. Alterações da diferenciação sexual: Síndrome da disgenesia gonadal, Síndrome de Turner e suas variações, Pseudohermafoditismo feminino, pseudohermafroditismo masculino. Ovários: Hipogonadismo feminino, hirsutismo, virilização, endocrinologia da gravidez, infertilidade feminina. Testículos: Hipogonadismo masculino, ginecomastia, infertilidade masculina.

M15 GASTROENTEROLOGISTA (AMBULATORIAL)

Doença ácido-péptica. Doenças esofágicas. Neoplasias gastrintestinais. Doença pancreática: câncer, pancreatite. Doença hepática e do trato biliar. Hepatites (A, B e C), vacinas, cirrose, abscesso hepático piogênico. Hemorragias digestivas, sangramento por varizes gastrintestinais. Náuseas, vômitos, obstrução intestinal. Manifestações gastrintestinais da AIDS e do lupus eritematoso sistêmico, vasculites. Doenças inflamatórias intestinais. Dor abdominal recorrente. Constipação intestinal. Doença do sistema gastrintestinal. Endoscopia digestiva pediátrica alta. Corpo estranho no sistema digestivo alto. Escleroterapia endoscópica de varies esofagogástricas. Ligadura elástica de varizes. Endoscopia digestiva na hemorragia digestiva alta não-varicosa. Tratamento endoscópico das esteroses benignas do esôfago.

M16 GERONTOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Aspectos gerais do envelhecimento e gerontologia: transição demográfica e epidemiológica, teorias sobre o envelhecimento, aspectos biológicos e fisiológicos do envelhecimento, Política Nacional do Idoso, aspectos legais e éticos, o idoso na sociedade, equipe multidisciplinar, modalidades de atendimento, cuidados com o paciente terminal, prevenção e promoção de saúde, sexualidade no idoso; Geriatria: Psicogeriatria: demências, delirium e depressão, instabilidade postural e quedas, imobilidade e úlceras de pressão, incontinência urinária e fecal, iatrogenia e farmacologia no idoso, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, arritmias, doenças coronarianas e cerebrovasculares no idoso, Parkinson, tremores, neuropatias e epilepsia, pneumonias, doença pulmonar obstrutiva crônica, embolia pulmonar; Reabilitação; Nutrição; Visão e Audição; Osteoartrite, osteoporose e Paget; Diabetes e doenças da tireóide; Anemia e mieloma; Imunizações e infecções; Neoplasias; Doenças dermatológicas; Aparelho gastrintestinal; Infecção urinária; Terapia de reposição hormonal.

M17 GINECOLOGISTA (AMBULATORIAL) e M18 GINECOLOGISTA (AMBUL. P/ MAROMBA)

Anatomia clínico cirúrgica dos órgãos genitais femininos. Propedêutica ginecológica. Planejamento familiar. Saúde da mulher. Métodos anti-concepcionais: classificação, indicações e contra-indicações. Lesões colposcópicas típicas e atípicas. Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); Prevenção do Câncer. Neoplasias benignas e malignas da mama, vulva, vagina, ovários, colo, corpo uterino e endométrio. Hemorragia genital: etiologia, diagnóstico e tratamento. Dismenorréia, climatério. Dor abdominal e ou pélvica. Vulvoscopia: indicação; tratamento das lesões. Videolaparoscopia em ginecologia: diagnóstica e cirúrgica. Incontinência urinária. Fístula uro e enterogenital. Prolapso genital. Diagnóstico da gravidez: pré-natal, parto normal, cesariana, puerpério normal e patológico. Abortamento, gravidez ectópica, mecanismo do parto, assistência ao parto normal, fases Clínicas do parto, parto prematuro, parto prolongado e parto gemelar. Aborto previsto em lei. Humanização do parto e papel das Doulas; exercícios de atenuação da dor. Violência contra a mulher. Hemorragia do 3º trimestre (DPP, NI, placenta prévia, rotura uterina); Urgências obstétricas. Pré-eclampsia e eclampsia. Doença hemolítica perinatal. Sofrimento fetal (agudo e crônico). DHEG (doença hipertensiva específica da gestação). Diabete e gravidez. Climatério. Aleitamento materno. Medicina legal. Indicadores de mortalidade materna e peri-natal. Comitês de mortalidade materna.

M19 HOMEOPATA (AMBULATORIAL)

Filosofia homeopática: Características e propriedades da energia vital segundo Hahnemann. A experimentação patogênica; Categorias de sensibilidade; Suscetibilidade, Idiossincrasia, Intoxicação. Efeitos primários, secundários e alternantes das drogas. Doença artificial medicamentosa: doses mínimas, dose ponderal, efeito farmacodinâmico. Remédio único: individualização do doente e do medicamento. Conceito de doença – Mecanismos defensivos e curativos do organismo. Clínica e terapêutica homeopática, diagnósticos. Prescrição homeopática – Elementos que fundamentam a prescrição – Primeira prescrição. Avaliação das leis de cura – Critérios de avaliação evolutivas nas enfermidades agudas e crônicas. Matéria médica homeopática. Medicamentos.

M20 NEUROLOGISTA (AMBULATORIAL)

Síndrome de hipertensão intracraniana. Doenças vasculares cerebrais e medulares. Doenças infecciosas e parasitárias: meningites. encefalite, abscessos, tromboflebites, cisticercose, esquistossomose, tuberculose e viroses. Doenças dos músculos, da junção neuro-muscular, das raízes, plexos e nervos periféricos. Doenças digestivas: Esclerose Lateral Amiotrófica. Waming-Hoffman. Kugelberg-Walender, Siringomielia. Degenerações Espino-Cerebelares. Tumores intracranianos, raquimedulares e dos nervos periféricos (primitivos e metastáticos). Doenças do sistema nervoso autônomo: hipotensão ortostática neurogênica, neuropatias autonômicas, disautonomia familiar e bexiga neurogênica. Malformações congênitas e anormalidades do desenvolvimento / paralisia cerebral, retardo mental e hidrocefalias. Traumatismos crânio-encefálicos e raquimedulares. Traumatismos dos nervos periféricos. Hérnias discais, mielo-radiculopatias espondilóticas. Estenose do canal raquiano. Noções de neuroimagem e de eletrofisiologia: eletroencefalografia, eletromiografia, estudos da neurocondução e potenciais evocados.

M21 NEFROLOGISTA (AMBULATORIAL)

Doenças glomerulares: glomerulopatias primárias; glomerulopatias secundárias; acometimento túbulo-intersticial. Diabetes e doença renal: relação com hipertensão arterial e insuficiência renal crônica. Hipertensão arterial: primária; secundárias; avaliação cárdio-vascular. Insuficiência renal aguda: laboratório e tratamento intensivo. Insuficiência Renal Crônica: Tratamento conservador; Doença Óssea; Tratamento dialítico: Hemodiálise, CAPD e peritoneal; Nutrição. Nefrologia Intensiva: distúrbios metabólicos e ácido-base; Insuficiência renal aguda. Litíase e Infecção Urinária: Doença Cística; Doenças Túbulo-intersticiais; Erros Metabólicos. Transplante Renal: acompanhamento pré e pós-transplante. Laboratório e Patologia Renal: laboratório de Análises Clínicas; histologia das doenças renais. Treinamento Nefro-urológico: diagnóstico por imagem; Processos obstrutivos; Tumores renais.

M22 NEUROPEDIATRA (AMBULATORIAL)

Neuroanatomia. Neurofisiologia. Neurodesenvolvimento. Semiologia neurológica. Neuropatologia. Neuroquímica. Neuroimunologia. Neurofarmacologia. Neuropediatria. Neurologia geral e neurologia pediátrica. Neuropsicologia pediátrica. Neurocirurgia. Neuroradiologia. Neurogenética. Neurologia neonatal. Neuroftalmologia. Neurotologia.

M23 OBSTETRA (AMBULATORIAL)

Anatomia clínico cirúrgica dos órgãos genitais femininos. Propedêutica ginecológica. Planejamento familiar. Saúde da mulher. Métodos anti-concepcionais: classificação, indicações e contra-indicações. Lesões colposcópicas típicas e atípicas. Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); Prevenção do Câncer. Neoplasias benignas e malignas da mama, vulva, vagina, ovários, colo, corpo uterino e endométrio. Hemorragia genital: etiologia, diagnóstico e tratamento. Dismenorréia, climatério. Dor abdominal e ou pélvica. Vulvoscopia: indicação; tratamento das lesões. Videolaparoscopia em ginecologia: diagnóstica e cirúrgica. Incontinência urinária. Fístula uro e enterogenital. Prolapso genital. Diagnóstico da gravidez: pré-natal, parto normal, cesariana, puerpério normal e patológico. Abortamento, gravidez ectópica, mecanismo do parto, assistência ao parto normal, fases Clínicas do parto, parto prematuro, parto prolongado e parto gemelar. Aborto previsto em lei. Humanização do parto e papel das Doulas; exercícios de atenuação da dor. Violência contra a mulher. Hemorragia do 3º trimestre (DPP, NI, placenta prévia, rotura uterina); Urgências obstétricas. Pré-eclampsia e eclampsia. Doença hemolítica perinatal. Sofrimento fetal (agudo e crônico). DHEG (doença hipertensiva específica da gestação). Diabete e gravidez. Climatério. Aleitamento materno. Medicina legal. Indicadores de mortalidade materna e peri-natal. Comitês de mortalidade materna.

M24 OBSTETRA (PLANTONISTA)

Assistência clínica ao parto. Tocurgia. Apresentações anômalas e parto pélvico. Sofrimento fetal agudo. Patologia do terceiro e quarto período. Abortamento. Puerpério patológico. Prenhez ectópica. Distúrbios hemorrágicos do terceiro trimestre. Choque em obstetrícia. Amniorrexe prematura. Inibição do parto prematuro. Aceleração da maturidade pulmonar fetal anteparto. Síndromes hipertensiva e gravidez. Hipertensão e gravidez. Doença hemolítica perinatal.

M25 OFTALMOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Diagnóstico e tratamento dos traumatismos oculares; Anomalias de refração; Correção das ametropias; Afecções da conjuntiva da córnea e da esclera; Afecções do trato uveal; Irites, iridiciclites e coroidites; Neuro-oftalmologia: papiledema, atrofia do nervo óptico e perimetria; Glaucoma crônico, simples, congênito, agudo e secundário; Estrabismo: forias, paralisias oculares, esotropias e exotropias; Afecções do cristalino: congênitas, adquiridas, luxações e sub-luxações; Afecções da retina: congênitas, traumáticas, inflamatórias, tumores e descolamento; Afecções da órbita: traumáticas, inflamatórias e tumorais; Cirurgia da órbita; Manifestações oculares das afecções do sistema nervoso, semiologia da pupila nas lesões do V Par, nas lesões do simpático. Manifestações oculares nas doenças em geral: diabetes, hipertensão arterial e hanseníase; Conjuntivite neonatal.

M26 OTORRINOLARINGOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Orofaringe: anatomia, malformações congênitas, fisiologia, propedêutica, doenças: diagnóstico, tratamento e complicações; tumores benignos e malignos. Laringe: anatomia, malformações congênitas, fisiologia, propedêutica, doenças: diagnóstico, tratamento e complicações; tumores benignos e malignos. Nariz e seios paranasais: anatomia, malformações congênitas, fisiologia, propedêutica, doenças: diagnóstico, tratamento e complicações; tumores benignos e malignos. Ouvido externo: anatomia, malformações congênitas, fisiologia, propedêutica, doenças: diagnóstico, tratamento e complicações. Ouvido médio: anatomia, malformações congênitas, fisiologia, propedêutica, doenças: diagnóstico, tratamento e complicações. Ouvido interno: anatomia, malformações congênitas, fisiologia, propedêutica, doenças: diagnóstico, tratamento e complicações. Labirintopatias vasculares e metabólicas. Fisiologia e Semiologia da função auditiva. Interpretação dos audiogramas. Disacusias. Fisiologia e Semiologia da função vestibular. Interpretação dos testes e audiogramas. Doenças e manifestações iatrogênicas em otorrinolaringologia. Urgências em otorrinolaringologia. Próteses auditivas: tipos e indicações.

M27 ORTOPEDISTA (PLANTONISTA)

Métodos diagnósticos: anamnese; explorações articulares, musculares, nervosas; dos vasos, radiológicas; exames laboratoriais; exame do esqueleto; biomecânica ortopédica. Métodos terapêuticos conservadores. Métodos cirúrgicos: anatomia; vias de acesso; operações sobre as partes moles; operações ósseas; operações articulares. Radioterapia. Quimioterapia. Enfermidades metabólicas, degenerativas e inflamatórias dos ossos e das articulações. Afecções musculotendinosas e do tecido conjuntivo. Infecções. Tumores benignos e malignos. Enfermidades congênitas e adquiridas. Enfermidades do trabalho. Afecções da coluna vertebral. Traumatismos: contusões; entorses; luxações; fraturas; lesões musculares e tendinosas; diagnóstico e tratamentos; complicações; abordagem imediata, em médio prazo e tardia do politraumatizado. A metalurgia e a traumato-ortopedia. Substituições articulares e ósseas. Transporte ósseo. Enxertos ósseos. Artralgias, periarterite, derrames articulares. Afecções da medula espinhal e nervos periféricos. Urgências em traumato-ortopedia.

M28 ORTOPEDISTA (AMBULATORIAL)

Afecções ortopédicas comuns na infância. Epifisiólise proximal do fêmur. Poliomielite: fase aguda e crônica. Osteomielite aguda e crônica. Pioartrite. Tuberculose ósteo-articular. Paralisia obstétrica. Ortopedia em geral; branquialgias, artrite degenerativa da coluna cervical; síndrome do escaleno anterior e costela cervical. Ombro doloroso. Lombociatalgias: artrite degenerativa da coluna lombo-sacra; hérnia de disco; espondilose. Tumores ósseos benignos e malignos. Fraturas e luxações da coluna cervical, dorsal e lombar. Fratura da pélvis. Fratura do acetábulo. Fratura e luxação dos ossos dos pés. Fratura e luxação dos joelhos. Lesões meniscais e ligamentares. Fratura diafisária do fêmur. Fratura transtrocanteriana. Fratura do colo do fêmur, do ombro; da clavícula e extremidade superior e diáfise do úmero; da extremidade distal do úmero. Luxação do cotovelo e fratura da cabeça do rádio. Fratura diafisária dos ossos do antebraço. Fratura de Colles e Smith. Luxação do carpo. Fratura do escafóide. Traumatologia da mão: fratura metacarpiana e falangeana. Ferimento da mão.

M29 ORTOPEDISTA (SOBREAVISO)

Métodos diagnósticos: anamnese; explorações articulares, musculares, nervosas; dos vasos, radiológicas; exames laboratoriais; exame do esqueleto; biomecânica ortopédica. Métodos terapêuticos conservadores. Métodos cirúrgicos: anatomia; vias de acesso; operações sobre as partes moles; operações ósseas; operações articulares. Radioterapia. Quimioterapia. Enfermidades metabólicas, degenerativas e inflamatórias dos ossos e das articulações. Afecções musculotendinosas e do tecido conjuntivo. Infecções. Tumores benignos e malignos. Enfermidades congênitas e adquiridas. Enfermidades do trabalho. Afecções da coluna vertebral. Traumatismos: contusões; entorses; luxações; fraturas; lesões musculares e tendinosas; diagnóstico e tratamentos; complicações; abordagem imediata, em médio prazo e tardia do politraumatizado. A metalurgia e a traumato-ortopedia. Substituições articulares e ósseas. Transporte ósseo. Enxertos ósseos. Artralgias, periarterite, derrames articulares. Afecções da medula espinhal e nervos periféricos. Urgências em traumato-ortopedia.

M30 PEDIATRA (PLANTONISTA)

Causas mais comuns e fatores relacionados à morbi-mortalidade infantil e medidas de controle. Crescimento e desenvolvimento, avaliação e fatores que influenciam favoravelmente ou desfavoravelmente. Nutrição em pediatria, avaliação nutricional, desnutrição, desvitaminoses, amamentação, dietas de desmame. Alergia alimentar, doença celíaca, mucoviscidose. Imunizações, imunobiológicos especiais. Saúde escolar, monitorização do crescimento e do desenvolvimento da criança e do adolescente, imunizações na escola, vigilância epidemiológica, prevenção de agravos físicos e emocionais. Acidentes e intoxicações. Parasitoses intestinais. Anemias carenciais. Meningites e encefalites -convulsões. Insuficiência cardíaca congestiva - cardiopatias congênitas. Doenças respiratórias agudas. Diarréia na infância. Distúrbios hidroeletrolíticos. Infecções do trato urinário, nefrites e nefroses, glomerulopatias e tubulopatias, hematúrias, nefrolitíases, insuficiência renal aguda e crônica. Leucemias e linfomas, tumor de Wilms, neuroblastoma. Doenças exantemáticas, estreptocócicas e estafilocócicas. AIDS na infância. Tuberculose. Caxumba. Mononucleose infecciosa. Salmoneloses e shigeloses. Hepatites. Artrites, doença reumática. Enurese. Distúrbios de comportamento da infância. Leishmaniose, malária, schistosomose. Peculiaridades anatômicas e fisiológicas do recém-nascido de termo e do pré-termo, problemas respiratórios do recém-nascido, problemas metabólicos do recém-nascido, icterícias do período neonatal, infecções neonatais. Terapêutica infantil, antibióticos e quimioterápicos, antiinflamatórios hormonais e não-hormonais, diuréticos, digitálicos, anticonvulsivantes, anti-histamínicos, antiparasitários, analgésicos e antitérmicos.

M31 PEDIATRA (AMBULATORIAL) e M32 PEDIATRA (AMBULATORIAL P/ MAROMBA)

Condições de saúde da criança brasileira. Organização da atenção à criança na rede básica de saúde. Alimentação da criança. O recém-nascido normal e patológico. Programa de imunização do estado de São Paulo. Crescimento e desenvolvimento. Desnutrição protéico-calórica. Anemias na infância. Diarréia aguda e crônica na criança. Cardiopatias na criança. Doenças respiratórias na criança. Doenças no trato geniturinário na criança. Doenças auto-imunes e colagenoses na criança. Doenças infecto-contagiosas mais freqüentes na criança (no estado de São Paulo). Parasitoses intestinais. Dermatoses mais freqüentes na criança. Convulsões na criança. Principais problemas ortopédicos na criança. Diagnóstico diferencial e procedimentos frente aos sinais e sintomas mais freqüentes na criança. Patologias cirúrgicas mais freqüentes na criança. Atuação interdisciplinar frente às dificuldades escolares. Atenção às vítimas de violência e maus tratos e suas famílias. Atuação nas instituições que trabalham com crianças (creches, orfanatos, abrigos, escolas, etc). Sexualidade nestas fases do ciclo de vida; gestação na adolescência. Uso de drogas e dependência química. A criança, a família e seus direitos (ECA). Morbi-Mortalidade na Infância. Alimentação na Infância. Nutrição e seus Desvios. Crescimento e Desenvolvimento. Imunizações. Acidentes na Infância: Prevenção e Tratamento. Diarréias. Distúrbios Hidroeletrolíticos e Acidobásicos. Distúrbios Metabólicos. Doenças Infecciosas e Parasitárias. Doenças Respiratórias na Infância.Doenças Alérgicas na Infância. Cardiopatias Congênitas. Doenças Reumáticas. Insuficiência Cardíaca. Choque. Ressuscitação Cardiopulmonar. Cetoacitose Diabética. Anemias. Púrpuras e Micoses. Colagenoses. Convulsão. Afecções do Aparelho Genito-urinário. Urgências Cirúrgicas na Infância. Abordagem da Criança Politraumatizada. Síndrome de Maus-tratos.

Condições de saúde da criança brasileira. Organização da atenção à criança na rede básica de saúde. Alimentação da criança. O recém-nascido normal e patológico. Programa de imunização do estado de São Paulo. Crescimento e desenvolvimento. Desnutrição protéico-calórica. Anemias na infância. Diarréia aguda e crônica na criança. Cardiopatias na criança. Doenças respiratórias na criança. Doenças no trato geniturinário na criança. Doenças auto-imunes e colagenoses na criança. Doenças infecto-contagiosas mais freqüentes na criança (no estado de São Paulo). Parasitoses intestinais. Dermatoses mais freqüentes na criança. Convulsões na criança. Principais problemas ortopédicos na criança. Diagnóstico diferencial e procedimentos frente aos sinais e sintomas mais freqüentes na criança. Patologias cirúrgicas mais freqüentes na criança. Atuação interdisciplinar frente às dificuldades escolares. Atenção às vítimas de violência e maus tratos e suas famílias. Atuação nas instituições que trabalham com crianças (creches, orfanatos, abrigos, escolas, etc). Sexualidade nestas fases do ciclo de vida; gestação na adolescência. Uso de drogas e dependência química. A criança, a família e seus direitos (ECA). Morbi-Mortalidade na Infância. Alimentação na Infância. Nutrição e seus Desvios. Crescimento e Desenvolvimento. Imunizações. Acidentes na Infância: Prevenção e Tratamento. Diarréias. Distúrbios Hidroeletrolíticos e Acidobásicos. Distúrbios Metabólicos. Doenças Infecciosas e Parasitárias. Doenças Respiratórias na Infância.Doenças Alérgicas na Infância. Cardiopatias Congênitas. Doenças Reumáticas. Insuficiência Cardíaca. Choque. Ressuscitação Cardiopulmonar. Cetoacitose Diabética. Anemias. Púrpuras e Micoses. Colagenoses. Convulsão. Afecções do Aparelho Genito-urinário. Urgências Cirúrgicas na Infância. Abordagem da Criança Politraumatizada. Síndrome de Maus-tratos.

M34 PNEUMOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Anatomofisiologia do sistema respiratório. Farmacologia do sistema respiratório. Mecanismos de defesa pulmonar. Vias respiratórias superiores e inferiores. Correlações fisiopatológicas e clínicas. Métodos de diagnóstico clínico, radiológico, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiografia digital. Radiologia intervencionista do tórax. Ultra-sonografia do tórax e cintigrafia pulmonar. Métodos de diagnóstico bioquímico, hematológico, bacteriológico (microbactérias atípicas), imunológico, citopatológico, histopatológico, funcional (funções e biópsias); o eletrocardiograma em pneumologia. Clínica - infecções respiratórias agudas. Pneumonias e broncopneumonias. Manifestações pulmonares na Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Pneumopatias intersticiais. Supurações broncopulmonares. Sarcoidose. Micoses pulmonares. Doenças da pleura. Pneumotórax. Câncer de pulmão. Tumores pleurais, costais, partes moles e outros, tumores do mediastino, poluição atmosférica, doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Asma. Distúrbios da respiração durante o sono. Aspergilose broncopulmonar alérgica e alveolite alérgica extrínseca (pneumopatias de hipersensibilidade). Insuficiência respiratória. Avaliação do pré e pós-operatório - risco cirúrgico. Fisioterapia respiratória. Pneumopatias profissionais. Síndrome pulmão-rim. Outras doenças de causa desconhecida, manifestações pulmonares das colagenoses. Tromboembolismo pulmonar. Edema pulmonar. Hipertensão pulmonar e “cor pulmonale”. Malformações do sistema respiratório - traumatismo torácico - doenças do diafragma - Síndrome da Angústia Respiratória no adulto (SARA). O sistema respiratório nas atividades de mergulho e hiperbáricas - afogamento. Endoscopia brônquica. Tuberculose. Estimativa de risco de infecção por TB em população de alta cobertura de vacinação com BCG; Epidemiologia molecular na TB: aplicabilidade e limitações; Recentes avanços no conhecimento da relação parasita/hospedeiro de TB; Mecanismos efetores da imunidade inata e adquirida em TB; Novos métodos diagnósticos de biologia molecular no paciente sob suspeita de TB; Impacto do HAART na morbi/mortaliidade do paciente com TB e HIV; Interações farmacológicas entre fármacos anti-TB e medicamentos utilizados para o controle de outras co-morbidades; Tratamento da tuberculose latente no paciente HIV negativo e positivo; Abordagem do contato de paciente com TB pulmonar: prioridades e limitações; Aplicabilidade de medidas de biossegurança para o controle de TB intra-hospitalar; Infecciosidade do paciente com TB: impacto da virulência do bacilo e da co-infecção pelo HIV; Perspectivas para novas vacinas no controle da TB; Desenho de ensaios clínicos para novos fármacos, novas vacinas e novos métodos diagnósticos para TB.

M35 PSIQUIATRA (AMBULATORIAL)

Reforma Psiquiátrica no Brasil. Desospitalização, Luta Antimanicomial, implantação de equipamentos substitutivos Epidemiologia dos Transtornos Mentais. Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas: transtornos mentais orgânicos, incluindo sintomáticos; transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas; esquizofrenias, transtornos esquizotípicos e delirantes; transtornos do humor (afetivos); transtornos neuróticos, relacionados ao estresse e somatoformes; síndromes comportamentais associadas a perturbações fisiológicas e fatores físicos; transtornos de personalidade e de comportamento em adultos; retardo mental; transtornos do desenvolvimento psicológico; transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente ocorrendo na infância e adolescência; transtorno mental não especificado. Psicofarmacologia. Psicoterapias: individuais/Grupal/Familiar. Psiquiatria Social e Prevenção. Organização da atenção em saúde mental. Organização dos serviços: rede de atenção psicossocial, planejamento e implantação de equipamentos substitutivos (CAPS I e II, CAPS AD, CAPS I, Residências terapêuticas e outros). Legislação e portarias relativas à Saúde Mental da implantação do SUS até a atualidade.

M36 REUMATOLOGISTA (AMBULATORIAL)

Laboratório em reumatologia. Exames por imagem em reumatologia. Semiologia das doenças reumatológicas. Estruturas morfológicas e funcionais das articulações. Auto-imunidade. Auto-anticorpos e sistema de complemento. Reumatismo de partes moles. Fibromialgia. Lombalgias. Osteoartrite. Osteoporose e osteomalácia. Osteopatias microcristalinas. Artrites infecciosas. Artrites secundárias a doenças crônicas. Artrite reumatóide. Espondilite anquilosante. Artropatia psoriática. Artrite reativa. Artrite das colopatias. Febre reumática. Síndrome do anticorpo antifosfolípide. Doença de Still do adulto. Reumatismo crônico da infância e adolescência. Lupus eritematoso sistêmico. Esclerose sistêmica. Síndrome de Sjögren. Doença mista do tecido conjuntivo. Vasculite sistêmica. Neoplasias articulares. Miopatias inflamatórias.

M37 SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

Organização dos serviços de saúde do trabalhador: Organização Internacional do Trabalho e Normas Internacionais do Trabalho; Recomendações 112/59 da OIT - Convenção 16 1/85 da OIT-NR4_SESMT, NR5 - CIPA, NR7 - PCMSO, NR9 - PPRA. Doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho: Conceito, relação saúde/doença/ambiente do trabalho; Doenças ocupacionais e profissionais; Doenças causadas por agentes físicos, químicos e biológicos; Doenças relacionadas aos sistemas cardiovascular, digestivo, endócrino, hemolinfático, neuropsíquico, osteomuscular, respiratório, tegumentar, urogenital, oftálmico e otolaringológico; Doenças infecciosas ocupacionais e câncer. Acidentes no trabalho ou portador de uma doença do trabalho - Reabilitação profissional - mudança de cargo/função. Toxicologia ocupacional: Agentes tóxicos, exposições e vias de introdução; Classificação das intoxicações - limites permissíveis para agentes tóxicos no ambiente de trabalho. Ergonomia - cargas e solicitações no trabalho - formas de trabalho humano: Fadiga e monotonia, vibrações intensas - iluminação. Saúde ambiental e repercussões na saúde individual e coletiva: Mapeamento de riscos - ações de saúde, de segurança do trabalho e dos agentes funcionais - campanhas de prevenção de saúde, planejamento, implantação e execução de programa; AIDS, Alcoolismo, Tabagismo e uso de drogas nas empresas. Legislação previdenciária e acidentária (CLT): Decreto n.o 3048/99 – Direito do Trabalho - regulamentação atual de insalubridade - NR 15 da Portaria n.° 3.214/78. Laudo pericial e os processos trabalhistas - proteção do trabalhador, da mulher e do menor. Vigilância sanitária - legislação estadual e municipal - epidemiologia e saúde do trabalhador: Sistema de abastecimento de água, desinfecção da água, águas residuárias; Aspectos de biossegurança. Experiência no atendimento de urgências em medicina pré-hospitalar para vítimas de acidentes e mal súbito - Perícia Médica - Sigilo Profissional Atestado e Boletim Médico. A Patologia do Trabalho numa perspectiva ambiental. Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS. Vigilância à Saúde do Trabalhador. Investigação e análise dos acidentes de trabalho - conceito do acidente do trabalho, medidas técnicas e administrativas de prevenção. Metodologia de abordagem: individual e coletiva dos trabalhadores, com o uso de ferramentas epidemiológicas. Epidemiologia das doenças profissionais no Brasil, aspectos toxicológicos e sua prevenção.

M38 UROLOGISTA (AMBULATORIAL)

Anatomia, embriologia e anomalias do sistema geniturinário. Propedêutica urológica. Litiase e infecções do trato geniturinário. Traumatismo do sistema geniturinário. Neoplasias benignas e malignas do sistema geniturinário; prevenção e diagnóstico precoce dos tumores do aparelho genital masculino; bexiga neurogênica. Doenças vasculares do aparelho geniturinário. Tuberculose do aparelho geniturinário. Doenças específicas dos testículos. Urgências do aparelho geniturinário. Doenças sexualmente transmissíveis; disfunção erétil; infertilidade. Cirurgias do aparelho geniturinário - cirurgias vídeo laparoscópica - transplante renal. Tratamento clínico e cirúrgico da incontinência urinária. Tratamento clínico da insuficiência renal. Fisiopatologia da obstrução Urinária. Infecção do trato geniturinário. Hiperplasia nodular da próstata. Tumores: próstata, pênis, testículo, bexiga, renais e das adrenais. Uropediatria.

Códigos de E1 até E19

PEDAGOGO O.E, PEDAGOGO O.P, PEDAGOGO O.E (MAROMBA), PEDAGOGO O.P (MAROMBA), PROFESSOR II – CIÊNCIAS, PROFESSOR II - EDUC.ARTÍSTICA, PROFESSOR II - EDUC.FÍSICA (MASC/FEM), PROF. II - EDUC.FÍSICA (M/F- MAROMBA), PROFESSOR II - ENSINO RELIGIOSO, PROFESSOR II – ESPANHOL, PROFESSOR II – GEOGRAFIA, PROFESSOR II – HISTÓRIA, PROFESSOR II – INGLÊS, PROFESSOR II – MATEMÁTICA, PROFESSOR II – PORTUGUÊS. PROFESSOR I (MAROMBA), PROFESSOR I ED. ESPECIAL (MAROMBA), PROFESSOR I - EDUCAÇÃO ESPECIAL, PROFESSOR I.

ESTRUTURAS E FUNDAMENTOS

01 - A educação pública como instrumento de inclusão social; 02 - O Projeto Político Pedagógico da escola (conceito, caracterização, elaboração e execução); 03 - O trabalho escolar e o processo educacional: o desenvolvimento da aprendizagem enquanto instrumento de inclusão; 04 - A organização curricular compromissada com a aquisição de competências e habilidades; 05 - A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos; O ensino - aprendizagem no contexto do currículo por competências: Aprendizagem e desenvolvimento. 06 - Os processos de avaliação da aprendizagem; 07 - A organização dos tempos e dos espaços escolares; 08 - Os colegiados escolares (composição, atribuições e participação dos segmentos); 09 - A relação da escola com a família: a transformação na estrutura familiar e suas repercussões no processo educativo e nas funções da escola; 10 - A articulação escola/família no processo educativo; 11 - As políticas públicas e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei n º 9394/96 : Princípios, Fins e Organização da Educação Nacional; Níveis e Modalidades de Educação e Ensino. O Ensino Fundamental. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. O Ensino Médio. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. A avaliação da aprendizagem. Gestão democrática na escola. A Educação Especial. O financiamento da educação brasileira. O FUNDEF e o FUNDEB. 12.Os Referenciais Nacionais para a Formação de Professores: Papel do professor no coletivo escolar; As novas competências requeridas para o ensino. 13. A pedagogia dos projetos. 14. Planejamento e Gestão educacional. A organização da escola e a gestão escolar. Relação pedagógica professor/aluno/conhecimento.Causas e conseqüências do fracasso escolar. A interdisciplinaridade no trabalho pedagógico. 15.Aspectos conceitos e metodologias na educação de jovens e adultos. 16. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos.

PEDAGOGO O.E, PEDAGOGO O.P, PEDAGOGO O.E (MAROMBA), PEDAGOGO O.P (MAROMBA), PROFESSOR II – CIÊNCIAS, PROFESSOR II - EDUC.ARTÍSTICA, PROFESSOR II - EDUC.FÍSICA (MASC/FEM), PROF. II - EDUC.FÍSICA (M/F- MAROMBA), PROFESSOR II - ENSINO RELIGIOSO, PROFESSOR II – ESPANHOL, PROFESSOR II – GEOGRAFIA, PROFESSOR II – HISTÓRIA, PROFESSOR II – INGLÊS, PROFESSOR II – MATEMÁTICA, PROFESSOR II – PORTUGUÊS.

PORTUGUÊS

Comunicação: Linguagem, língua, discurso; Texto: conceito, modalidades. Unidade, coerência. Tema: assunto e delimitação do assunto. Mecanismos de coesão textual. Parágrafo: estrutura e formas de organização. Linguagem subjetiva e objetiva. Resumo. Estrutura morfossintática: estrutura e formação das palavras; flexão e emprego das classes gramaticais; frase, oração, período; coordenação e subordinação dos vocábulos na oração e das orações no período. Sintaxe de regência, de concordância. Colocação pronominal. Pontuação. Ortografia. Acentuação.

PROFESSOR I (MAROMBA), PROFESSOR I ED. ESPECIAL (MAROMBA), PROFESSOR I - EDUCAÇÃO ESPECIAL, PROFESSOR I.

PORTUGUÊS

Texto: narrativo, descritivo, dissertativo. Tema e assunto. Unidade, coerência e coesão. Resumo. Semântica: figura de linguagem, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos. Estrutura morfosintática: emprego das classes gramaticais; frase, oração, período; coordenação e subordinação dos vocábulos na oração e das orações no período; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crase; colocação do pronome oblíquo átono. Estrutura e formação das palavras. Pontuação. Ortografia.

MATEMÁTICA

Números naturais: propriedades e operações. Números primos e divisibilidade. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Números inteiros e racionais (fracionários): propriedades e comparações; módulo. Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Números racionais: representação fracionária e decimal. Números reais: conceito, propriedades e representações na reta. Potenciação e radiciação. Conjuntos: determinação de conjuntos, conceito de igualdade; relações de pertinência e inclusão. Operações: união, interseção, diferença e complemento. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, área e volume. Relações entre grandezas: tabelas e gráficos. Razões e proporções, porcentagem. Regra de três simples e composta. Juros simples. Média aritmética simples e ponderada. Equações de primeiro e de segundo graus: sistemas de equações e inequações. Álgebra elementar: expressões algébricas, polinômios e suas operações, fatoração, produtos notáveis. Sistema cartesiano de coordenadas: representação de pontos. Funções: domínio e imagem; gráficos. Funções de primeiro e segundo graus. Geometria plana: ângulos, paralelismo, congruência e semelhança. Relações métricas de um triângulo retângulo; Teorema de Pitágoras, relações trigonométricas. Cálculo de perímetros e áreas de polígonos. Cálculo de comprimento de circunferências e arcos; áreas de círculos. Raciocínio lógico e resolução de problemas.

CONTEÚDO DA PROVA ESPECÍFICA

E1 PEDAGOGO O.E e E3 PEDAGOGO O.E (MAROMBA)

Aspectos Filosóficos da Educação – concepções liberais e progressistas da educação; tendências pedagógicas na prática escolar – as tendências liberais e as tendências progressistas; o pensamento pedagógico em uma visão histórica e dialética; as principais teses, teorias e pontos de vista sobre o fenômeno educativo e sobre a escola. Aspectos Sociológicos da Educação – os estudos sociológicos da educação; enfoques teóricos em sociologia da educação: o paradigma do consenso e o paradigma do conflito; os grupos sociais na escola: integração, controle e disciplina; a democratização da escola: autonomia, autogestão, participação e cidadania. Aspectos Psicológicos da Educação – desenvolvimento: aspectos do desenvolvimento humano – as correntes teóricas e suas repercussões na escola; as contribuições de Piaget e de Vigotsky; aprendizagem: abordagem comportamentalista e cognitivista; interação desenvolvimento aprendizagem. Aspectos da Política Educacional Brasileira para a Educação Básica – a LDB e os PCNs; Aspectos do Cotidiano Escolar – o educador, o educando e suas relações; os conteúdos de ensino e os materiais didáticos; os métodos e procedimentos de ensino; a produção do conhecimento: planejamento, execução e avaliação das ações na escola. Fundamentos da Educação Inclusiva. A atuação do Orientador Educacional: Atribuições do Orientador Educacional. Princípios éticos na atuação do Orientador Educacional. Visão crítica da Orientação Educacional no Brasil. O espaço da Orientação Educacional na Educação. A Orientação e as relações significativas. Projetos de Orientação Educacional. Aspectos do trabalho cotidiano do OE - A postura ética no trabalho. A ação educacional do profissional de OE no contexto do sistema municipal de ensino. A visão crítica do OE sobre o trabalho desenvolvido pelas unidades escolares. Pedagogia de Projetos.

E2 PEDAGOGO O.P e E4 PEDAGOGO O.P (MAROMBA)

Aspectos Filosóficos da Educação – concepções liberais e progressistas da educação; tendências pedagógicas na prática escolar – as tendências liberais e as tendências progressistas; o pensamento pedagógico em uma visão histórica e dialética; as principais teses, teorias e pontos de vista sobre o fenômeno educativo e sobre a escola. Aspectos Sociológicos da Educação – os estudos sociológicos da educação; enfoques teóricos em sociologia da educação: o paradigma do consenso e o paradigma do conflito; os grupos sociais na escola: integração, controle e disciplina; a democratização da escola: autonomia, autogestão, participação e cidadania. Aspectos Psicológicos da Educação – desenvolvimento: aspectos do desenvolvimento humano – as correntes teóricas e suas repercussões na escola; as contribuições de Piaget e de Vigotsky; aprendizagem: abordagem comportamentalista e cognitivista; interação desenvolvimento aprendizagem. Aspectos da Política Educacional Brasileira para a Educação Básica – a LDB e os PCNs; Aspectos do Cotidiano Escolar – o educador, o educando e suas relações; os conteúdos de ensino e os materiais didáticos; os métodos e procedimentos de ensino; a produção do conhecimento: planejamento, execução e avaliação das ações na escola.Fundamentos da Educação Inclusiva. Aspectos do trabalho cotidiano do Supervisor Escolar - A postura ética no trabalho. A ação educacional do profissional de Supervisão Escolar no contexto do sistema municipal de ensino. A visão crítica do supervisor escolar sobre o trabalho desenvolvido pelas unidades escolares. Elaboração de currículos: o quê, como e quando ensinar e avaliar. O contexto legal indispensável ao trabalho de supervisão escolar: a legislação federal, a Nova LBD, os Parâmetros Curriculares Nacionais. Acompanhamento do trabalho pedagógico e da avaliação dos alunos. A integração do trabalho do supervisor escolar com os demais profissionais envolvidos no sistema: a participação do profissional no treinamento e aperfeiçoamento das equipes escolares. Pedagogia de Projetos. Medidas e dispositivos legais de proteção à criança e ao adolescente.

E5 PROFESSOR II - CIÊNCIAS

Meio Ambiente. Água, Solo e Ar. Higiene e Saúde: noções básicas. Doenças Endêmicas. Ecologia: Seres Vivos, Cadeias e Teias Alimentares, Energia e Ciclos Biogeoquímicos, Equilíbrio de Ecossistemas, Interações nas Comunidades. Educação Ambiental. Seres Vivos: Reinos da Natureza, Vírus. Citologia, Histologia, Corpo Humano: Nutrição, Digestão, Circulação, Respiração, Excreção, Sistemas de Regulação, Reprodução, Hereditariedade, Evolução. Química: Materiais da Natureza, Misturas, Estrutura Atômica, Tabela Periódica, Ligações Químicas, Funções Químicas, Reações Químicas. Física: Cinemática, Dinâmica, Óptica, Termologia, Eletricidade, Ondas e Magnetismo. Ética, Saúde, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo.

E6 PROFESSOR II - EDUC.ARTÍSTICA

ARTE – LINGUAGEM: As linguagens da arte: visual, audiovisual, música, teatro e dança; construção e produção de significados nas linguagens artísticas; leitura e interpretação significativas de mundo. ARTE – ÁREA DE CONHECIMENTO: A produção artística da humanidade em diversas épocas, diferentes povos, países, culturas; a identidade e diversidade cultural brasileira. ARTE E EDUCAÇÃO: O papel da arte na educação. O professor como mediador entre a arte e o educando. O ensino e a aprendizagem em arte. O fazer artístico, a apreciação estética e o conhecimento histórico da produção artística da humanidade, na sala de aula (metodologia triangular).

E7 PROFESSOR II - EDUC.FÍSICA (MASC/FEM) e E8 PROF. II - EDUC.FÍSICA (M/F- MAROMBA)

01- Atividade Física/Movimento Humano e Performance (Efeitos da atividade física sobre o condicionamento cardiopulmonar, neuromuscular e desempenho humano). 02-Atividade Física/Movimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida (Aptidão física e aspectos preventivos e terapêuticos do exercício físico. Exercícios de alongamento e flexibilidade). 03- Componentes básicos de um programa de condicionamento físico (Freqüência, Volume, Intensidade, Progressão, Tipos de Exercício). 04- Biodinâmica da Atividade Física/Movimento Humano (Morfologia, fisiologia e biomecânica). 05- Comportamento da Atividade Física/Movimento Humano (Mecanismos e processos de desenvolvimento motriz, aquisição de habilidades motoras). 06- Crescimento e Desenvolvimento Corporal – Motor e Cognitivo. 07- Cineantropometria (Técnicas de avaliação antropométrica). 08- Bases esportivas e biológicas para o treinamento na infância e na juventude (Características determinadas pelo crescimento e características psicofísicas de diferentes faixas etárias). 09- Efeitos do meio ambiente sobre a prática da atividade física (Riscos e Primeiros Socorros). 10- Abordagens da Educação Física Escolar (Desenvolvimentista, Crítica, Psicomotora e Construtivista). 11- As dez competências para ensinar, planejamento, projeto político-pedagógico, currículo e avaliação (Ensino e aprendizagem em Educação Física: procedimentos metodológicos e avaliatórios). 12- Corporeidade (Esquema Corporal, Imagem Corporal e Expressão Corporal). 13- Motricidade Humana (Lateralidade, Tonicidade, Orientação Espaço-Temporal, Práxia Global e Fina). 14- Cultura da Atividade Física/Movimento Humano (Jogos, lutas, danças, ginásticas, esportes, lazer e recreação). 15- Equipamentos e Materiais (diferentes equipamentos e materiais e suas possibilidade de utilização na ação pedagógica e técnico científica com as manifestações de Atividade Física/Movimento Humano). 16- Organização de Eventos e Competições Desportivas. 17- Os quatro pilares da educação. 18- Parâmetros Curriculares Nacionais para Educação Fundamental.

E9 PROFESSOR II - ENSINO RELIGIOSO

01- Elementos históricos do ensino religioso. 02- O ensino religioso e a participação social. Cultura e transferência. 03- Culturas e tradições religiosas, as escrituras sagradas, o ensino religioso / teologias. 04- A origem do fenômeno Religioso. 05- O ensino religioso e a escola a partir da Lei n.° 9.394/96. 06- Objetivos do ensino religioso para o Ensino fundamental.

E10 PROFESSOR II - ESPANHOL

01-Oração gramatical e seus elementos. 02-Estrutura do Sintagma Nominal. 03-Estrutura do Sintagma verbal. 04-Fonologia e ortografia da língua espanhola. 05-Divergências léxicas entre as línguas portuguesa e espanhola: heterográficos, heteroprosódicos (heterofônicos ou heterotônicos), heterogenéricos, heterosemânticos, biléxicos. 06-Expressões idiomáticas. 07-Léxico do espanhol peninsular e léxico do espanhol americano. 08-Evolução histórica da língua espanhola. 09-Variedades textuais. 10-Interpretação de textos.

E11 PROFESSOR II - GEOGRAFIA

01. Evolução do Pensamento geográfico; O ensino de Geografia no Ensino Fundamental; Conceitos: Espaço, Região e Território. 2. Os domínios naturais; paisagens climato­botânicas. 3. BRASIL: quadro geomorfológico; A exploração dos recursos naturais e seus impactos ambientais; A construção geográfica do território; Desterritorialização e suas dimensões; O meio técnico-científico internacional; Reorganização produtiva do território; Metropolização e involução Urbana; Transformações na agricultura; A população. 4. O neoliberalismo: impactos sobre espaço e a sociedade latino-americana; Mercosul: dilemas e perspectivas; Dilemas e contradições da hegemonia norte-americana; Desagregação soviética e a posição periférica russa; Leste Europeu e a transição para o capitalismo; O espaço europeu; Contradições do crescimento econômico chinês; África: periferia do capitalismo; África: diversidades regionais; Blocos econômicos; Islamismo e geopolítica; Globalização e suas conseqüências.

E12 PROFESSOR II - HISTÓRIA

História do pensamento histórico; As origens do homem e suas mudanças socioeconômicas e culturais; As civilizações da Antigüidade Oriental e Ocidental; O feudalismo na Europa Ocidental, a baixa Idade Média, conflitos sociais e a cultura medieval; A transição da Idade Moderna e, a formação e consolidação das monarquias centralizadas européias;

Trabalho , modo de produção e cidadania ao longo da História da humanidade; Renascimento cultural, urbano, comercial, a evolução do capitalismo, as formas de trabalho e as mudanças religiosas da Idade Moderna; Expansão Marítima comercial, mercantilismo e domínios coloniais dos séculos XV, XVI e XVII. África do período que antecede a colonização européia aos dias atuais; Apogeu e crise do sistema colonial no continente americano; Iluminismo, revoluções burguesas, as revoluções industriais e a urbanização; As transformações políticas, econômicas, sociais e culturais do Brasil Imperial, Regencial e Republicano; Imperialismo e as doutrinas socialistas, liberais, as lutas trabalhistas e as internacionais operárias; A política internacional do século XX, seus conflitos e suas conseqüentes mudanças. Movimentos culturais do século XX; A nova ordem internacional e os desafios da globalização. Parâmetros curriculares Nacionais para a Educação Fundamental, Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96; Estatuto da criança e do adolescente, Lei Federal nº 8.069. História da Educação no Brasil, suas mudanças e permanências.

E13 PROFESSOR II - INGLÊS

01 - Compreensão e interpretação de textos em inglês; 02 - Objetivos Específicos: a) Reconhecer as estruturas particulares da língua; b) Desenvolver a capacidade de síntese, análise, dedução e seleção. A prova constará de textos informativos em que apareçam as estruturas básicas da língua. O conhecimento de gramática será exigido em nível funcional para auxiliar a interpretação do texto; o uso de Dicionário não será permitido. 03 - Compreensão dos fundamentos teóricos do processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa e principais abordagens metodológicas.

E14 PROFESSOR II - MATEMÁTICA

1. Noções básicas de lógica e conjuntos: simbologia, subconjuntos, união, intersecção, diferença e complementar. 2. Conjuntos Numéricos: sistemas de numeração, números naturais, inteiros, racionais e reais, conceitos, operações, propriedades. Números inteiros: divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum e decomposição em fatores primos. Números reais: relação de ordem, valor absoluto e intervalos. 3. Funções: domínio, contradomínio, imagem. Sobrejeção, injeção, bijeção, função inversa e função composta. Função constante e função identidade. 4. Função modular. 5. Funções polinomiais do 1º e 2º graus. Equações e inequações 6. Potenciação e a funções exponencial e logarítmica; equações e inequações. 7. Trigonometria no triângulo retângulo; trigonometria na circunferência (círculo trigonométrico, relações fundamentais, arcos notáveis, reduções); lei dos cossenos e a lei dos senos. 8. Números Complexos: operações na forma algébrica e trigonométrica. 9. Polinômios, divisão de polinômios, reduzindo o grau de uma equação algébrica, fatoração, multiplicidade de raízes, relações entre coeficientes e raízes. 10. Matrizes: operações e propriedades; determinantes e matrizes invertíveis. 11. Sistemas de Equações Lineares: método do escalonamento e regra de Cramer. 12. Progressões aritméticas e geométricas. Princípios fundamentais da contagem, arranjos, permutações e combinações; desenvolvimento binomial, noções básicas de probabilidade. 13. Geometria Plana: Conceitos primitivos e axiomática euclidiana. Ângulos, paralelismo, perpendicularismo, triângulos, congruência e semelhança, relações métricas, Teorema de Pitágoras, áreas e perímetros de figuras planas. 14. Geometria Espacial: paralelismo, perpendicularismo, diedros, triedros e poliedros; área e volume de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. 15. Geometria Analítica: distância entre dois pontos e entre ponto e reta. . Condição de alinhamento. Equações da reta e o coeficiente angular. Equação da circunferência. Cônicas. Posições relativas. Perpendicularidade. Tangência. Lugares geométricos. 16. Noções de Matemática Financeira: porcentagem, juros simples e compostos. Proporcionalidade: razão, proporção, regra de três simples e regra de três composta. 17. Noções básicas de cálculo em uma variável: limite, derivada e integrais definidas. 18. Resolução e interpretação de problemas.

E15 PROFESSOR II - PORTUGUÊS

O português como língua de cultura. Relações gramaticais e discursivas: paralelos e contrastes. Aspectos funcionais e padrões estruturais. Análise interpretativa de fenômenos relativos aos diversos níveis constitutivos do português: fonético-fonológico, prosódico, morfológico, sintático e semântico. Relação entre língua, cultura e sociedade. A heterogeneidade lingüística: variantes e variáveis lingüísticas; relação entre pensamento e linguagem. Análise do discurso: língua, discurso e ideologia. Da frase ao texto: significado e contexto; a noção de textualidade: coesão e coerência textuais; a linguagem em uso: enunciado e enunciação. Modos de organização do discurso e tipologia textual. Discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre. Os pressupostos e as inferências. Interpretação e compreensão. O texto na sala de aula: a formação do produtor/ leitor. O português do Brasil: diversidade e preconceito lingüístico. Língua falada e língua escrita. O signo lingüístico; os elementos da comunicação; as funções da linguagem; figuras e vícios de linguagem. Sinonímia, polissemia. A gramática na escola: a articulação gramática e texto. Literatura Brasileira: importância, gêneros literários e movimentos literários, estilos e principais autores de cada período. Comparação de uma época literária e outra. Reconhecimento de textos escritos e orais, literários e nãoliterários como corpus adequado para o estudo da língua, segundo as perspectivas sincrônica e diacrônica, nos aspectos gramaticais, discursivos e estilísticos. A estruturação do sentido: palavra, frase, texto e contexto. Valor nocional das classes e categorias gramaticais; hierarquia de unidades lingüísticas: estrutura e função de morfemas, palavras, sintagmas e frases - os processos de formação de palavras; a estrutura sintática da frase, gramaticalidade e intelegibilidade; os processos sintáticos, o paralelismo semântico; a organização do período; sintaxe de concordância; sintaxe de regência. Crase. Questões gramaticais: ortografia, acentuação e pontuação.

E16 PROFESSOR I (MAROMBA) e E19 PROFESSOR I

Estudos Sociais: Conceitos fundamentais do saber histórico: fato histórico, sujeito histórico e tempo histórico. Geografia: objeto de estudo e categorias (paisagem, território e lugar). Divisão social do trabalho. Sociedade e Cultura. Tempo social (formação, história do país, estado e município) e físico (ordenação, duração e simultaneidade). Brasil: Transformações sociais, econômicas, políticas e administrativas. Espaço: localização, orientação, representação e organização. Espaço social do Sul Fluminense e do município de Itatiaia.

Ciências: Diversidade dos seres vivos. Ciclo Vital e os Elementos da natureza: ar, água, rocha e solo. Fenômenos naturais. Relações ecológicas. Homem X Meio. Corpo Humano, Higiene e Saúde. Temas Transversais: ética, meio ambiente, saúde, orientação sexual, pluralidade cultural.

E17 PROFESSOR I EDUCAÇÃO ESPECIAL (MAROMBA) e E18 PROFESSOR I - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Conceitos fundamentais em Educação Especial. Educação Especial no contexto da Educação Brasileira. Educação Especial/Educação Inclusiva: Direito à diversidade. Estigma e identidade social do deficiente. Ensino do indivíduo especial: métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica. Ações integradoras: sala de recursos/oficina pedagógica. Ação junto às famílias de pessoas portadoras de necessidades especiais (deficiência). Legislação: LDB-Lei nº 9394/96. Decreto nº 5296 de 02/12/2004 – Promoção da Acessibilidade. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Prática em Educação Especial.

80311

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231