Prefeitura de Guarabira - PB

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARABIRA

ESTADO DA PARAÍBA

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO

Calendário de eventos:

EVENTODATA

Período de inscrição

02 de janeiro a 19 de janeiro de 2007 de segunda a sexta-feira.

Horário: das 8:00 às 12:00 horas. E de 14:00 h às 17:00 horas.

Local: Ginásio do Centro Educacional Osmar de Aquino, situado a Rua Luis José de Oliveira,S/N,(próximo a saída para Pirpirituba). GUARABIRA –PB

Entrega dos cartões de inscrição

De 05 a 09 de fevereiro de 2007 no mesmo horário e local que se efetuaram as inscrições.

Realização das provas escritas

25 de fevereiro de 2007

Resultado geral das provas

Até o dia 16 de março de 2007

Maiores Informações no site:

www.examesconsultoria.com

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO

A Prefeita Constitucional do município de GUARABIRA, Estado da Paraíba, no uso de suas atribuições legais, faz saber a todos quantos o presente Edital virem ou dele tomarem conhecimento que será realizado neste Município, conforme Portaria instituída e tendo em vista o disposto do artigo 37 da Constituição Federal c/c as Leis Municipais, através da Exames & Consultorias Ltda, Concurso Público de Provas e de Provas e Títulos, como também resolve baixar esta RESOLUÇÃO que passa a vigorar como único regulamento deste Concurso Público para o recrutamento e seleção de candidatos aos Cargos de Agente de Administrativo- 20 vagas; Auxiliar de Enfermagem-10 vagas; Auxiliar de Limpeza Urbana-40 vagas; Auxiliar de Serviços Diversos- 35 vagas; Assistente Social da Saúde- 02 vagas; Assistente Social Escolar – 02 vagas; Bombeiro Hidráulico- 02 vagas; Digitador- 10 vagas; Eletricista(de Iluminação Pública)- 01 vaga; Enfermeiro- 12 vagas; Engenheiro Civil- 01 vaga; Fiscal de Obras- 02 vagas; Fisioterapeuta- 04 vagas; Fonoaudiólogo-03 vagas; Médico- 10 vagas; Merendeira- 10 vagas; Monitor de Creche- 15 vagas; Motorista- 10 vagas; Pedagogo- 01 vaga; Pedreiro- 02 vagas; Professor de Nível Médio- 14 vagas; Professor de Nível Superior- 31 vagas; Psicólogo Clínico-03 vagas; Psicólogo Escolar- 02 vagas; Servente- 02 vagas; Supervisor Escolar- 04 vagas; Técnico Agrícola-01 vaga; Telefonista- 02 vagas e Vigilante Municipal- 30 vagas. O presente Processo Seletivo Externo será realizado sob a responsabilidade técnica e operacional da Exames & Consultoria Ltda, conforme o processo licitatório e Contrato Estabelecido.

CAPÍTULO I Dos Cargos e Requisitos

1. O concurso público destina-se ao provimento de vagas no Quadro da Prefeitura Municipal de GUARABIRA, sob o Regime Jurídico de Trabalho do Servidor Estatutário e tem a relação dos cargos adiante discriminados.

2. A distribuição de quantidade por categorias funcionais e os requisitos mínimos obedecem às seguintes especificações:

ATIVIDADES DE NÍVEL DE APOIO E ELEMENTAR

CARGO

Nº de Vagas

Requisitos

Vencimento Inicial em R$

AUXILIAR DE SERVIÇOS DIVERSOS

35 ( Sendo 05 vagas P/Zona Rural )

Alfabetizado

350,00

AUXILIAR DE LIMPEZA URBANA

40

Alfabetizado

350,00

BOMBEIRO HIDRÁULICO

02

Possuir 1ª Fase do ensino fundamental incompleto e experiência mínima de 1 ano devidamente comprovada

376,00

ELETRICISTA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

01

Possuir 1ª Fase do ensino fundamental incompleto e experiência mínima de 1 ano devidamente comprovada

376,00

MERENDEIRA

10 (Sendo 05 vagas P/Zona Rural)

Alfabetizado

350,00

MOTORISTA

05

Possuir 1ª Fase do ensino fundamental incompleto e CNH categoria AB

376,00

05

Possuir 1ª Fase do ensino fundamental incompleto e CNH categoria categoria D

376,00

PEDREIRO

02

Alfabetizado e experiência mínima de 1 ano devidamente comprovada

376,00

SERVENTE

02

Alfabetizado

350,00

VIGILANTE MUNICIPAL

30 (Sendo 13 vagas P/Zona Rural )

Alfabetizado e experiência mínima de 1 ano devidamente comprovada

350,00

GRUPO DE ATIVIDADES DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO

CARGO

Nº de Vagas

RequisitosVencimento Inicial em R$

AGENTE DE ADMINISTRATIVO

20

Possuir o Ensino Médio Completo350,00

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

10

Possuir Ensino Fundamental completo e Inscrição no Conselho competente350,00

DIGITADOR

10

Possuir o Ensino Médio Completo e curso específico na área de informática376,00

FISCAL DE OBRAS

02

Possuir Ensino Fundamental completo e Curso específico ou experiência mínima de 1 ano devidamente comprovada350,00

MONITOR DE CRECHE

15 ( Sendo 10 vagas P/Zona Rural)

Possuir Ensino Fundamental completo350,00

TÉCNICO AGRÍCOLA

01

Possuir o Ensino Médio Completo e curso específico376,00

TELEFONISTA

02

Possuir Ensino Fundamental completo350,00

GRUPO DE ATIVIDADES DO MAGISTÉRIO

CARGO

Nº de vagas

Requisitos

Vencimento Inicial em R$

ASSISTENTE SOCIAL ESCOLAR

02

Possuir Curso Superior na área específica

597,00

PROFESSOR DE NÍVEL MÉDIO

14 ( Sendo 09 vagas P/Zona Rural)

Possuir a habilitação específica obtida em curso de ensino médio ou equivalente

350,00 ( mais 50% sobre o vencimento de gratificação de atividade docência)

PROFESSOR DE NÍVEL SUPERIOR

nas seguintes disciplinas:

Português – 04 vagas

Matemática – 13 vagas

Ciências – 04 vagas

Inglês – 02 vagas

Educação Física - 02 vagas

Biologia – 01 vaga

Física – 01 vaga

31

Possuir a habilitação específica obtida em curso superior de Licenciatura Plena na Disciplina para a qual prestará concurso

446,00 ( mais 50% sobre o vencimento de gratificação de atividade docência)

Língua de Sinais-02 vagas

Braile-02 vagas

Possuir licenciatura plena com curso de treinamento de no mínimo 40 horas ou experiência mínima de 1 ano na área devidamente comprovada

PEDAGOGO

01

Possuir curso superior na área específica

597,00

PSICÓLOGO ESCOLAR

02

Curso Superior em Psicologia/ Formação de Psicólogo e inscrito no conselho profissional

597,00

SUPERVISOR ESCOLAR

04

Possuir Curso Superior na área específica

376,00

GRUPO DE ATIVIDADE DE NÍVEL SUPERIOR

CARGO

Nº de Vagas

Requisitos

Vencimento Inicial em R$

ASSISTENTE SOCIAL DA SAÚDE

02

Curso Superior em Bioquímica e inscrito no conselho profissional

597,00

ENFERMEIRO

12

Curso Superior em Enfermagem e inscrito no conselho profissional

740,00

ENGENHEIRO CIVIL

01

Curso Superior em Engenharia e inscrito no conselho profissional

941,00

FISIOTERAPEUTA

04

Curs. Sup. Fisioterapia e inscrito no conselho profissional

740,00

FONOAUDIÓLOGO

03

Curs. Sup. Fonoaudiólogo e inscrito no conselho profissional

740,00

MÉDICO

Nas seguintes especializações:

Dermatologista- 02 vagas;

Reumatologista- 01 vaga;

Psiquiatria- 01 vaga;

Pneumologista- 02 vagas;

Gastroenterologista - 01 vaga;

Urologista-01 vaga;

Neurologista- 02 vagas.

10

Medicina e residência médica ou Medicina na especialidade médica e registro no Conselho Profissional

1.085,00

PSICÓLOGO CLÍNICO

03

Curso Superior em Psicologia/ Formação de Psicólogo e inscrito no conselho profissional

597,00

3. As vagas aos cargos de Vigilante, Auxiliar de Serviços Diversos, Professor de Nível Médio, Merendeira e Monitor de Creche previstas no quadro do item anterior, serão distribuídas e oferecidas para Área Urbana e Área Rural. São consideradas da Área Urbana as repartições públicas, autarquias, escolas e outros órgãos da Prefeitura localizados em toda a cidade de Guarabira, E são consideradas para a Área Rural as localidades abaixo discriminados:

Zona Rural

Cargos

Nº de vagas

Área I

Distrito Pirpiri

Vigilante

01

Professor de Nível Médio

02

Monitor de Creche

02

Merendeira

01

Área II

Sítio Carrasco

Vigilante

01

Área III

Sítio Contento

Vigilante

01

Merendeira

01

Professor de Nível Médio

01

Área IV

Sítio Quati

Vigilante

01

Professor de Nível Médio

01

Área V

Sítio Escrivão

Vigilante

01

Professor de Nível Médio

02

Área VI

Tananduba

Vigilante

01

Área VII

Sítio Passagem

Vigilante

01

Professor de Nível Médio

02

Área VIII

Sítio Encruzilhada

Vigilante

01

Merendeira

01

Auxiliar de Serviços Diversos

01

Área IX

Sítio Catolé

Vigilante

01

Área X

Distrito Cachoeira dos Guedes

Vigilante

01

Auxiliar de Serviços Diversos

01

Monitor de Creche

02

Merendeira

01

Área XI

Sítio Maciel

Vigilante

01

Monitor de Creche

03

Professor de Nível Médio

01

Auxiliar de Serviços Diversos

02

Área XII

Sítio Itamatay

Vigilante

01

Área XIII

Sítio Passassunga

Vigilante

01

Área XIV

Sítio Contendas

Auxiliar de Serviços Diversos

01

Monitor de Creche

03

Merendeira

01

4. A experiência mínima devidamente comprovada exigida como requisito dos cargos far-se-á mediante cópia autenticada de portaria de nomeação ou designação ou cópia autenticada da carteira de trabalho. 

5. As atribuições dos cargos supracitados obedecem às determinações constitucionais e conforme as Leis Ordinárias vigentes.

5.1. A jornada de trabalho dos servidores públicos municipais é de 40(quarenta) horas semanais.

5.2. A jornada básica de trabalho do ocupante do cargo de professor é de 25( vinte e cinco) horas semanais, e que poderá exercer jornada integral até 40 horas semanais. CAPÍTULO II Das inscrições ao Concurso Público

1. De 02 a 19 de janeiro de 2007.

Horário: das 8:00 às 12:00 horas. E de 14:00 h às 17:00 horas.

Local: Ginásio do Centro Educacional Osmar de Aquino, situado a Rua Luis José de Oliveira,S/N,(próximo a saída para Pirpirituba). GUARABIRA –PB

2. 2. Cada candidato poderá inscrever-se para apenas um dos cargos em Concurso.

3. São condições de inscrição: ser brasileiro; possuir no ato de inscrição, idade mínima de 18 anos e o pagamento dos seguintes valores:

a) R$ 20,00 PARA OS CARGOS DE AUXILIAR DE SERVIÇOS DIVERSOS, AUXILIAR DE LIMPEZA URBANA, BOMBEIRO HIDRÁULICO, ELETRICISTA, MERENDEIRA, MOTORISTA, PEDREIRO , SERVENTE E VIGILANTE MUNICIPAL.

b) R$ 25,00 PARA OS CARGOS DE AGENTE DE ADMINISTRATIVO- 20 VAGAS; AUXILIAR DE ENFERMAGEM, DIGITADOR, TÉCNICO AGRÍCOLA, FISCAL DE OBRAS, MONITOR DE CRECHE, TELEFONISTA E PROFESSOR DE NÍVEL MÉDIO;

c) R$ 35,00 PARA OS CARGOS DE PROFESSOR DE NÍVEL SUPERIOR E SUPERVISOR ESCOLAR

d) R$ 50,00 PARA OS CARGOS DE ASSISTENTE SOCIAL, ENFERMEIRO, ENGENHEIRO CIVIL, FISIOTERAPEUTA, FONOAUDIÓLOGO, MÉDICO, PEDAGOGO E PSICÓLOGO.

4. Não pertencer aos quadros da Exames & Consultorias Ltda, empresa responsável pela organização do presente Concurso.

4.1. Possuir na data da inscrição requisito mínimo exigido para o cargo pretendido, conforme o Capítulo I do presente edital. Com exceção do previsto no item 2.2. do Capítulo III do presente Edital.

4.3. O cartão de inscrição será entregue ao candidato no período de 05 a 09 de fevereiro de 2007, no mesmo local das inscrições.

5. É assegurado o direito de inscrição às pessoas portadoras de deficiência, no presente concurso, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, submetendo-se, quando convocadas, a exame oficial, a qual terá decisão terminativa sobre o exercício do cargo.

5.1. Serão reservadas vagas aos deficientes físicos, na proporção de 5% (cinco por cento), a serem oferecidas em obediência à Legislação vigente. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos com estreita observância à ordem de classificação. Obedecendo ao seguinte quadro das vagas disponíveis:

Cargo

Vagas reservadas aos deficientes

Agente Administrativo

01

Auxiliar de Limpeza Urbana

02

Auxiliar de Serviços Diversos

02

Auxiliar de Enfermagem

01

Enfermeiro

01

Merendeira

01

Monitor de Creche

01

Vigilante Municipal

02

Professor de Nível Médio

01

Professor de Nível Superior-Matemática

01

5.2. O portador de deficiência deve requerê-lo por escrito, especificando o teor da deficiência e o cargo para cuja vaga se inscreveu, juntando documento médico que comprove ser portador de deficiência.

5.3. O candidato cego ou amblíope deverá solicitar, por escrito, até o término das inscrições a confecção de prova em Braile ou Ampliada, especificando o teor da deficiência, sob pena de não ter sua prova preparada e impossibilitando de realizá-la.

5.4. Será eliminado da lista dos deficientes o candidato cuja deficiência assinalada no requerimento de inscrição não se constate, no ato de posse, devendo o mesmo constar apenas da lista de classificação geral.

5.5. Logo após a investidura do candidato classificado, a deficiência não poderá ser argüida para justificar o pedido de aposentadoria.

CAPÍTULO III

Das Provas e da Data de Realização

1. O Concurso Público constará de prova escrita, em forma objetiva, de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas.

1.1. Para os cargos de Auxiliar de Serviços Diversos, Auxiliar de Limpeza Urbana, Bombeiro Hidráulico, Eletricista, Merendeira, Pedreiro, Servente e Vigilante Municipal a prova escrita constará de 30 questões objetivas, valendo 100 (cem) pontos versando sobre as seguintes matérias: português, valendo 40 pontos; matemática e conhecimentos gerais, valendo 30 pontos respectivamente, totalizando 100 pontos, todos em nível de alfabetização até a 4º série do Ensino Fundamental (antigo primário).

1.2. Para os cargos de a prova escrita de Agente Administrativo e constará de 30 questões objetivas, valendo 100 (cem) pontos, versando sobre as seguintes matérias: português, valendo 40 pontos; matemática e conhecimentos gerais, valendo 30 pontos cada, totalizando 100 pontos, todos em nível de Ensino Médio.

1.3. Para os cargos de a prova escrita de Monitor de Creches, Fiscal de Obras e Telefonista constará de 30 questões objetivas, valendo 100 (cem) pontos, versando sobre as seguintes matérias: português, valendo 40 pontos; matemática e conhecimentos gerais, valendo 30 pontos cada, totalizando 100 pontos, todos em nível de Ensino Fundamental.

1.4. Para os cargos de Digitador e Técnico Agrícola a prova escrita constará de 10 questões objetivas, versando sobre matéria de português em nível de Ensino Médio, valendo 30 pontos e 20 questões objetivas versando sobre a matéria específica, valendo 70 pontos.

1.4.1 Para o cargo de Auxiliar de Enfermagem a prova escrita constará de 10 questões objetivas, versando sobre matéria de português em nível de Ensino Fundamental, valendo 30 pontos e 20 questões objetivas versando sobre a matéria específica, valendo 70 pontos.

1.4. Para o cargo de Motorista A, a prova escrita constará de 10 questões objetivas, versando sobre a matéria de português de nível de da 1ª fase do Ensino Fundamental do ensino fundamental valendo 30 pontos e 20 questões objetivas versando sobre a matéria específica, valendo 70 pontos.

1.4.1. Para o cargo de Motorista somente os aprovados serão submetidos à prova prática que constará de avaliação de caráter eliminatório, na quantidade de três (3) vezes mais das vagas oferecidas, que determinará ser o candidato apto ou não apto para o exercício do cargo pretendido, a ser realizada após o resultado da primeira, e a informação do local da prova será divulgada 08 dias antes da data de sua aplicação.

1.5 Para os Cargos de Nível Superior de Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Pedagogo e Psicólogo, a prova escrita constará de 40 questões objetivas, sendo 25 questões objetivas versando sobre a matéria específica, valendo 70 pontos e 15 questões objetivas, versando sobre matéria de português em nível de Ensino Médio, valendo 30 pontos

1.6. Para os cargos de Professor de Nível Médio, o concurso será de provas escritas e títulos. A prova escrita será composta de duas partes: a primeira constará de 20 questões objetivas versando sobre didática, valendo 60 pontos; a segunda constará de 20 questões objetivas versando sobre conteúdo de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, sendo 8(oito) questões da primeira disciplina e 6(seis) questões (de cada) das demais disciplinas, valendo 40 pontos. Para a prova de títulos, serão avaliados os títulos apresentados pelos candidatos, observando a pontuação especificada no quadro Anexo I, valendo 20 pontos.

1.7. Para os cargos de Professor de Nível Superior e Supervisor Escolar, o Concurso Público será de provas escritas e títulos. A prova escrita será composta de duas partes: a primeira constará de 20 questões objetivas versando sobre Didática, valendo 40 pontos; a segunda constará de 20 questões objetivas versando sobre a matéria de disciplina específica, valendo 60 pontos. Para a prova de títulos, serão avaliados os títulos apresentados pelo candidato, obedecendo à pontuação especificada no quadro Anexo II, valendo 20 pontos.

2. O resultado parcial das provas escritas para o magistério não garantirá posição definitiva para efeito de classificação, somente após a apuração das provas de títulos é que será dado o resultado final.

2.1. Somente os candidatos aos cargos de Professores, que obtiverem nota superior a 50 pontos e estiverem na quantia de três (3) vezes mais das vagas oferecidas, terão seus títulos avaliados para efeito de resultado final, obedecendo à ordem classificatória do resultado parcial (1ª Etapa).

2.2. Para os candidatos aprovados e classificados nos cargos de Professor, a apresentação de conclusão de curso será exigida, quando do ato de nomeação.

2.3. No ato de convocação para o provimento do cargo o candidato que não apresentar o requisito mínimo exigido fica impedido de tomar posse e sua portaria de nomeação será anulada.

3. Para todos os cargos, os programas para os candidatos inscritos serão divulgados amplamente na data e local destas inscrições. E após a realização das provas escritas, no prazo de 72 horas, a Empresa Organizadora do Concurso divulgará os respectivos gabaritos de respostas das provas escritas.

4. Data da Realização das Provas: 25 de fevereiro de 2007: das 8:30 horas às 12:30 horas.

5. Os candidatos serão cientificados através de publicação dos locais das provas, e através dos cartões definitivos que serão entregue aos candidatos na data prevista do item 4.3. do Capítulo II deste Edital. A entrega dos cartões serve para confirmação da inscrição, caso o candidato não compareça no período determinado para a entrega daqueles a Exames & Consultoria Empresa Organizadora não se responsabilizará por inscrições não efetivadas.

5.1. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e de horário de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem publicados.

6. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência de quarenta minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica azul ou preta, cartão de inscrição e de documento de identificação original.

6.1. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identificação original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial.

6.2. Não serão aceitos como documento de identidade: certidões de nascimento, título de eleitor, CPF, carteira de estudante, nem documentos ilegíveis e/ou não-identificáveis.

7. Será excluído do Concurso o candidato que:

1. Não comparecer, ou não mandar procurador em seu lugar, no período de inscrição do Concurso.

2. Apresentar-se após o horário estabelecido.

3. Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal, ou antes, de decorrido 30 (trinta) minutos do início das provas.

4. For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas, impressos não permitidos ou calculadora.

5. Estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação.

6. Lançar meios ilícitos para execução das provas.

7. Não devolver integralmente o material recebido.

8. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

8. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível, e mais:

a) O candidato deve transcrever com cuidado as respostas das provas objetivas para a folha de respostas de leitura óptica, que será o único documento válido para a correção das provas.

b) O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, o seu caderno de questões.

c) O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.

d) Em hipótese alguma haverá vista de prova.

CAPÍTULO IV

Classificação e Aprovação

1. A classificação dos candidatos dar-se-á na ordem decrescente das notas obtidas nas provas, calculada na forma estabelecida neste Edital.

2. Será considerado classificado o candidato aprovado cujo número representativo de sua classificação for menor ou igual ao número de vagas oferecidas, para o respectivo cargo.

3. Do desempate: na hipótese de igualdade de nota, terá preferência, sucessivamente, o candidato:

3.1.Para os cargos de Auxiliar de Serviços Diversos, Auxiliar de Limpeza Urbana, Bombeiro Hidráulico, Eletricista, Merendeira, Pedreiro, Servente, Vigilante Municipal, Agente Administrativo e Fiscal de Obras, Monitor de Creches e Telefonista aquele que:

a) obtiver maior nota na prova de português;

b) obtiver maior nota na prova de matemática;

c) obtiver maior nota na prova de conhecimentos gerais;

d) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

3.2. Para o cargo de Auxiliar de Enfermagem, Digitador, Motorista e Técnico Agrícola, aquele que:

a) obtiver maior nota na prova específica ou de conhecimentos específicos;

b) obtiver maior nota na prova de português;

c) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

3.3. Para os cargos de Professor Nível Superior e Supervisor Escolar, aquele que:

a) obtiver maior nota na prova específica;

b) obtiver maior nota na prova didática;

c) obtiver maior nota na prova de títulos;

d) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

3.4. Para os cargos de Professor de Nível Médio, aquele que:

a) Obtiver maior nota na prova de Didática;

b) Obtiver maior nota na prova de Português;

c) Obtiver maior nota na prova de Matemática;

d) Obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Gerais;

e) Obtiver maior nota na prova de títulos;

f) Persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

3.5 Para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico e Psicólogo, aquele que:

a) obtiver maior nota na prova de conhecimentos específicos;

b) obtiver maior nota na prova de português;

c) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

3.6 Para os cargos de Assistente Social Escolar, Pedagogo e Psicólogo Escolar, aquele que:

a) obtiver maior nota na prova de conhecimentos específicos;

b) obtiver maior nota na prova de português;

c) obtiver maior nota na prova de títulos;

d) persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio.

CAPÍTULO V

Da Organização

1. A Prefeitura Municipal de GUARABIRA, através da Senhora Prefeita, contratou a Empresa Exames & Consultoria Ltda. para a execução do Concurso e esta é a responsável pela organização do certame.

CAPÍTULO VI

Dos Recursos

1. Será admitida a interposição de recurso pelo candidato que se achar prejudicado na prova escrita do Concurso. Para isso terá um prazo de 48 horas após o encerramento da prova.

2. O recurso somente será conhecido, para efeito de julgamento, quando se fundamentar em “má formulação de questão” e de “impertinência do conteúdo da questão”.

3. Será também admitido recurso pelo candidato que se achar prejudicado na divulgação das questões (gabarito) das provas corrigidas (respostas consideradas como certas) e do seu resultado, obedecendo em um prazo de 48 horas.

4. Compete à Exames & Consultorias Ltda. julgar, em instância única, administrativa, no prazo de cinco dias úteis do recebimento, os recursos interpostos de acordo com o Edital.

4.1. Não será aceito recurso via postal, via fax e/ ou correio eletrônico.

4.2. Recursos inconsistentes e/ou intempestivo serão indeferidos.

4.3. Se do exame de recursos resultar anulação de questão(ões) ou item(ns), de questão, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido.

CAPÍTULO VII

Da Homologação

1. Apreciada a regularidade do Concurso, mediante relatório sucinto, a Exames & Consultorias encaminhará a Prefeita que homologará e fará publicar no Diário Oficial o seu resultado.

CAPÍTULO VIII

Das Nomeações

1. A nomeação dos candidatos classificados far-se-á por ordem decrescente das notas obtidas, mediante a quantidade das vagas oferecidas, devendo o candidato apresentar os seguintes documentos: a) 02 (duas) fotos 3 x 4; b) xerox de quitação eleitoral; c) certidão negativa fornecida pela Justiça Criminal Estadual e declaração de aptidão física e mental, através de exame médico.

2. As nomeações serão feitas de acordo com as necessidades do Município, mediante decisão administrativa, por meio de Decreto e/ou Portaria.

CAPÍTULO IX

Das Disposições Gerais

1. Não será admitida concessão de vista das provas.

2.A inexatidão das afirmativas e irregularidades de documentos ou outras irregularidades constatadas no decorrer do processo seletivo, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, anulando-se os atos decorrentes da inscrição.

3. A inscrição importa no conhecimento e aceitação das normas do presente Edital.

4. O Concurso Público terá validade pelo prazo de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação no Diário Oficial, podendo ser prorrogada a critério da Administração Pública Municipal, obedecendo ao disposto do artigo 37, incisos III e IV da CF.

5. Não poderá ser fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de aprovação no Concurso, valendo para esse fim o resultado publicado.

6. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso público no Diário Oficial do Município e do Estado, quadros de avisos na sede da Prefeitura.

7. A classificação no processo seletivo assegurará a expectativa do direito de ser nomeado dos candidatos aprovados, seguindo a ordem classificatória, ficando a concretização das nomeações condicionada à existência de vagas e a prioridade sobre novos concursados para assumir cargo no serviço público municipal de GUARABIRA.

8. O candidato aprovado deve manter sempre o seu endereço atualizado junto a Secretaria da Administração do Município, a fim de que possa convocá-lo para comparecer quando for para tratar assunto relacionado a sua nomeação.

9. Além dos candidatos aprovados dentro do número de vagas ofertadas neste edital, os demais aprovados no concurso público integrarão lista de classificados que será utilizada em função da necessidade da Prefeitura Municipal de GUARABIRA, através das Secretarias, enquanto da vigência da validade do presente certame.

10. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Fiscalizadora, juntamente com a Exames & Consultorias Ltda.

GUARABIRA, em 27 de dezembro de 2006.

MARIA DE FÁTIMA DE AQUINO PAULINO
PREFEITA

P/ Comissão de Supervisão e Fiscalização do Concurso

P/EXAMES & CONSULTORIAS LTDA

ANEXO I

QUADRO PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS PARA PROFESSOR NÍVEL MÉDIO

PONTOS

TÍTULO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (no máximo de dois cursos)

3

TÍTULO DE CURSO DE MESTRADO

5

TÍTULO DE CURSO DE DOUTORADO

6

TÍTULO DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO OU ATUALIZAÇÃO COM DURAÇÃO MÍNIMA DE 40 HORAS (no máximo de quatro (4) cursos)

1

EFETIVO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL (no máximo de seis (6) anos de efetivo exercício, 0,5 p /cada ano).

0,5

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA PLENA PARA O MAGISTÉRIO (no máximo de dois (2) cursos) em área diferente.

1

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO (no máximo de seis (4) artigos)

1

PUBLICAÇÃO DE LIVRO (no máximo de dois (2) livros)

2

PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIOS, CONGRESSOS e OFICINAS (no máximo de cinco(5) participações).

0,5

OBSERVAÇÕES

1. Os títulos deverão ser apresentados em fotocópias autenticadas e será desconsiderado o título que não preencher devidamente os requisitos da comprovação e/ou que não esteja especificado no presente quadro.

2. A comprovação da atividade no magistério far-se-á através de declaração da direção da unidade de exercício do interessado, especificando o período do efetivo exercício. Sob pena de ser desconsiderada a declaração apresentada.

3. Os artigos publicados são considerados quando os mesmos são publicados em revistas e jornais especializados e na área específica da disciplina do candidato com o mínimo de 2(duas) laudas.

4. O(s) livro(s) deve(m) ser comprovado na íntegra através de cópias ou exemplares com ficha catalográfica.

5. A nota máxima do exame de títulos não ultrapassará 20 pontos para a somatória no resultado final.

6. Para efeito de classificação no resultado final do concurso, o candidato, mesmo que não obtenha nota na prova de títulos, poderá ser aprovado, desde que a sua nota nas provas escritas não seja inferior a 50 pontos.

ANEXO II

QUADRO PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS PARA PROFESSOR DE NÍVEL SUPERIOR, ASSISTENTE SOCIAL ESCOLAR, PEDAGOGO, SUPERVISOR ESCOLAR E PSICÓLOGO ESCOLAR.

PONTOS

TÍTULO DE GRADUAÇÃO DIFERENTE DO EXIGIDO PARA O CONCURSO (no máximo de dois cursos).

1

TÍTULO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (no máximo de dois cursos)

3

TÍTULO DE CURSO DE MESTRADO

5

TÍTULO DE CURSO DE DOUTORADO

6

EFETIVO EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - no máximo de 6 anos ( 0,5 ponto por ano de efetivo exercício)

0,5

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO - mínimo de 120 h/aulas e máximo de 2 cursos

1

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO OU ENSINO - máximo de 4 (quatro)artigos

1

PUBLICAÇÃO DE LIVRO - máximo de dois (2) livros

2

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS (seminário, congresso, no máximo de 5 (cinco) participações).

0,5

OBSERVAÇÕES

1. Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada e será desconsiderado o título que não preencher devidamente os requisitos da comprovação e/ou que não esteja especificado no presente quadro.

2. A comprovação da atividade no magistério far-se-á através de declaração da direção da unidade de exercício do interessado, especificando o período do efetivo exercício. Sob pena de ser desconsiderada a declaração apresentada.

3. Os artigos publicados são considerados quando os mesmos são publicados em revistas e jornais especializados e na área específica da disciplina do candidato. No mínimo com 2(duas) laudas

4. O(s) livro(s) deve(m) ser comprovado na íntegra através de cópias ou exemplares com ficha catalográfica e registro competente..

5. A nota máxima do exame de títulos não ultrapassará 20 pontos para a somatória no resultado final.

6. Para efeito de classificação no resultado final do concurso, o candidato, mesmo que não obtenha nota na prova de títulos, poderá ser aprovado, desde que a sua nota nas provas escritas não seja inferior a 50 pontos.

PROGRAMAS DOS CARGOS DO CONCURSO

AUXILIAR DE SERVIÇOS DIVERSOS, AUXILIAR DE LIMPEZA URBANA, BOMBEIRO HIDRÁULICO, ELETRICISTA, MERENDEIRA, PEDREIRO, SERVENTE E VIGILANTE MUNICIPAL – PORTUGUÊS 1 - Alfabeto da Língua Portuguesa: Vogais e Consoantes; 2 - Letras : Minúsculas e Maiúsculas; 3 - Encontros Vocálicos e Consonantal; 4 - Sílabas : Número de Sílabas; 5 –Ortografia oficial; 6 – Verbo; 7. Substantivo; 8. Adjetivos; 9. Antônimo e Sinônimo. MATEMÁTICA: 1 - Conjuntos: Tipos de Conjuntos; Pertence e Não Pertence; 2 - Igual e Diferente; 3 - Operações com Números Naturais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; 4 - Sentenças Matemáticas; 5 - Sistema Monetário Brasileiro; 6 - As horas. CONHECIMENTO GERAIS: 1 - Meios de Transporte; 2 - Meios de Comunicação; 3 - O Município; 4. Autoridades e Poderes Públicos ( Federal, estadual e Municipal) e os Serviços Públicos; 5 - Zona Urbana e Zona Rural; 6 - Datas Comemorativas; 7- Meio ambiente. 8. As regiões geográficas do Brasil. 9. Informações sobre o município de Guarabira.

MOTORISTA : PORTUGUÊS: 1- Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; 2- Estabelecer relações entre seqüência de fatos ilustrados; 3- Conhecimento da língua: a) ortografia, b) acentuação gráfica, c) pontuação, d) masculino e feminino, e) antônimo e sinônimo, f) diminutivo e aumentativo. CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Legislação de Trânsito: Novo Código de Trânsito Brasileiro; 1- Normas Gerais de Circulação e Conduta; 2- Do Cidadão; 3- Da educação para o trânsito; 4- Da sinalização de trânsito; 5- Das infrações; 6- Dos crimes de Trânsito; 7- Direção Defensiva; 8- Inspeção e cuidados com as máquinas; 9- Noções de mecânica.

AGENTE ADMINISTRATIVO - PORTUGUÊS. 1- Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; 2- Estabelecer relações entre seqüência de fatos ilustrados; 3- Conhecimento da língua: a) ortografia, b) acentuação gráfica, c) pontuação, d) masculino e feminino, e) antônimo e sinônimo, f) diminutivo e aumentativo..MATEMÁTICA: MATEMÁTICA – 1-números inteiros; 2-operação com números naturais e fracionais; 3-proporção; 4-regra de três simples; 5-porcentagem; 6-problemas envolvendo as quatro operações (adição, subtração, divisão, multiplicação. CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, História e Geografia do Brasil, do Estado da Paraíba e do Município de Guarabira..

MONITOR DE CRECHES, TELEFONISTA E FISCAL DE OBRAS - PORTUGUÊS-1- ortografia; 2-plural e singular; 3-pontuação; 4-concordância verbal e nominal; 5-sujeito; 6-antônimos e sinônimos; 7-substantivo; 8-adjetivos. MATEMÁTICA – 1-números inteiros; 2-operação com números naturais e fracionais; 3-proporção; 4-regra de três simples; 5-porcentagem; 6-problemas envolvendo as quatro operações (adição, subtração, divisão, multiplicação). ESTUDOS SOCIAIS(Conhecimentos Gerais) – 1-meios de comunicação; 2-poderes da república; 3-descobrimento do Brasil; 4-as atividades agrícolas no Brasil; 5-as regiões geográficas; 6-a população; 7-os limites do município. 8- meio ambiente.

 DIGITADOR - PORTUGUÊS - Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA: 1 - conhecimento básico de operação de microcomputadores tipo PC, com teclado padrão de 101 teclas; 2 - conhecimentos básicos de MS-DOS. WINDOWS, WORD FOR WINDOWS COREL DRAW E EXCEL; 3 - sinais de revisão; 4 - noções básicas do processo de preparação de originais para livros, jornais e revistas.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM: PORTUGUÊS : 1- Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; 2- Estabelecer relações entre seqüência de fatos ilustrados; 3- Conhecimento da língua: a) ortografia, b) acentuação gráfica, c) pontuação, d) masculino e feminino, e) antônimo e sinônimo, f) diminutivo e aumentativo ESPECÍFICA: Técnicas Fundamentais em Enfermagem: Registro de Enfermagem, com evolução do paciente, sinais vitais (TPR/PA), peso, altura, mobilização, higiene corporal, controle hídrico, administração e preparo de medicamentos; orientações pertinentes ao autocuidado, promoção do conforto físico, auxílio em exames e coleta de materiais para exames. Lei do exercício profissional: Decreto que regulamenta a profissão; código de ética do profissional de Enfermagem; Legislação do Sistema Único de Saúde. Saúde Pública: Participar da vigilância epidemiológica, imunizações, programas de atenção à saúde do adulto, mulher, criança e adolescente; conhecer doenças infectoparasitárias e demais patologias atendidas na rede básica; Atentar para a importância das ações educativas a respeito de higiene e saneamento básico e suas implicações com a saúde. Noções de Enfermagem Médico-cirúrgica: Assistência a pacientes portadores de doenças crônicas (hipertensão arterial, diabetes mellitus, asma, bronquite, pneumonia). Assistência ao paciente cirúrgico e possíveis complicações. Atuação no Centro Cirúrgico, circulando, e na recuperação anestésica, assim como atuar no processamento de artigos hospitalares, conhecendo as rotinas de esterelização, preparo de material e prevenção de infecção hospitalar. Noções de Enfermagem Materno-Infantil: Assistência ao pré-natal/pré-parto/puerpério; cuidados imediatos com recém-nascido, e seu conforto, higiene, segurança e alimentação. Cuidados com recém-nascido filho de cliente com patologias de bases com diabete mellitus e hipertensão arterial. Noções de Enfermagem em Pronto-Socorro: Reconhecer situações que envolvam pacientes em risco de vida, auxiliando com técnicas científicas.

TÉCNICO AGRÍCOLA: PORTUGUÊS. Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA: I- Agricultura Geral: 1.Solos: a) manejo e conservação, cálculo de fórmula de adubação química.c) acidez e uso de corretivos,d) adubação orgânica e compostagem, e) adubação verde. 2- Irrigação: a) sistema de irrigação utilizado de acordo com o tipo de solo, b)qualidade da água utilizada; 3- Produção de sementes e mudas: a) essências florestais, b) fruteiras. 4-Instalação de hortas comunitárias; 5-Cuidados com o uso de agrotóxicos; II- Sistema de produção : 1. Para as culturas de feijão( Phaseolus e Vigna), milho, mandioca, cana de açúcar, batata doce, inhame( Dioscoriacea), banana, laranja, limão, maracujá, graviola, alho, cebolinha, coentro, alface e cenoura. 2. Sobre cada cultura será exigido as seguintes áreas de conhecimento: a) exigências climáticas, b)solo, seu preparo e adubação, c) espaçamento e população de plantas, d) irrigação, e) capinas, f) controle de pragas e doenças, g) tutoramento(para maracujá e inhame) h) desbastes( para bananeira), i) colheita, embalagem e armazenamento, j) comercialização.

PROFESSOR DE PORTUGUÊS - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, Pcns. ESPECÍFICA – Comunicação: Elementos da comunicação, língua e fala; O signo lingüístico (significante, significado, denotação, conotação, figuras de linguagem). Funções da linguagem; linguagem oral e linguagem escrita; comunicação de massa – jornais, revistas, rádio e televisão; Publicidade e propaganda, história em quadrinho; linguagem, língua e discurso; Língua e sociedade. Redação: O ato de escrever como uma potencialidade humana; a palavra; o período; o parágrafo (importância, estrutura, tópico frasal); discurso (direto, indireto livre); A construção dos períodos; Descrição, narração e dissertação. Gramática: Ortografia, acentuação gráfica, pontuação, crase estrutura e formação de palavras. Morfossintaxe: classe de palavras; substantivo (tipos, gênero, número e grau); adjetivo (tipo, gênero, número e grau); artigo; numeral; pronome; verbo (flexões, regulares, irregulares, auxiliares); termos integrantes da oração (complementos verbais, complementos nominais, agentes da passiva); termos acessórios da oração (adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto); vocativo; período composto por coordenação e período composto por subordinação; sintaxe de concordância (nominal e verbal); sintaxe de regência (nominal e verbal). Literatura Brasileira: Noções sobre o classicismo, o barroco, o neoclassicismo, o romantismo: filosofia, características – autores: José de Alencar e Castro Alves. Realismo e Naturalismo: filosofia, características – autores: Machado de Assis e Aluísio de Azevedo, Parnasianismo: filosofia, características – autor: Olavo Bilac, Simbolismo: filosofia, características – autor: Cruz e Souza, Modernismo: A semana da arte moderna. 1ª geração: Manuel Bandeira; 2ª geração Carlos Drummond de Andrade e Graciliano Ramos; 3ª geração: João Cabral de Melo Neto. Autores contemporâneos brasileiros: João Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo, Daltro Trevisan, Marcelo Paiva, Zélia Gattai.

PROFESSOR DE MATEMÁTICA- DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, Pcns. ESPECÍFICA – Aspectos metodológicos do ensino de matemática; A matemática e seu papel no desenvolvimento do pensamento lógico da criança; Sistema de numeração decimal; Números naturais e inteiros/operações; Números racionais absolutos e relativos – representação fracionária e decimal/operações; Proporcionalidade – razão, escala, proporção, grandezas, diretamente e universalmente proporcionais, regras de três simples e composta; porcentagem; juros; Números reais; Expressões algébricas racionais e polinômios, equações algébricas fracionárias; Equações; Sistemas e inequações do 1º Grau; Equações do 2º Grau; Medidas – comprimento, superfície, capacidade, volume, massa, tempo, ângulos, área, Geometria – noções de reta, semi-reta, segmento de reta, polígonos, sólidos geométricos, ângulos, círculo e disco, semelhança, relações métricas no triângulo retângulo, razões trigonométricas no triângulo retângulo, relações métricas no círculo; Noções de probabilidade; Noções de estatística (coleta e organização e construção) média, moda, mediana. Situações, problemas e envolvendo todos os conteúdos.

PROFESSOR DE CIÊNCIAS - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, PCN’S. ESPECÍFICA – Aspectos metodológicos do ensino de Ciências; Matéria e suas propriedades; a evolução da química: Da alquimia a química dos nossos dias: classificação dos elementos e misturas – substâncias e reações químicas – As funções e as leis químicas – A utilização dos elementos químicos e de seus compostos pelos seres vivos; A química no progresso de ciências e da tecnologia-bioquímica; energia: formas, transformação da energia e a qualidade de vida humana, fontes alternativas; Noções de Física: Movimento, força inércia, massa e peso – máquinas – redução do espaço para a realização do trabalho – óptica; constituição do organismo; os principais eventos históricos no estabelecimento da teoria celular; a evolução celular; Aspectos gerais na organização e funcionamento da célula; diferenciação entre células, tecidos e sistemas; estudo dos tecidos; Exigências nutritivas básicas e minerais; Aspectos básicos na organização e fisiologia dos aparelhos: digestório,circulatório, respiratório, excretor, nervoso, endócrino, reprodutor, locomotor, características anatômicas e fisiológicas das glândula endócrinas; A descoberta do sexo – métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção da AIDS; Sexo na adolescência; Origem, evolução, classificação e características dos seres vivos – ecossistemas, populações e comunidade; Relação Produtor/ Consumidor/ decompositor; Evolução da Astronomia: estudo dos astros, instrumento para pesquisa do Universo; O homem e as viagens espaciais; o planeta terra: a importância para os seres vivos; Fósseis, solo: litosfera, uso, nutrientes do solo e seu aproveitamento; Água: ciclo atmosférico: as funções vitais e naturais, ar e saúde humana.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, PCN’S. ESPECÍFICA – Conceito, princípios, finalidades e objetivos da educação física escolar, tendências e filosofias subjacentes às concepções de educação física; processo histórico da educação física, o homem e sua corporeidade; metodologia do ensino da educação física escolar; o homem e a motricidade; a cultura corporal e sua expressão nos temas de dança (ritmos e movimentos), ginástica, jogo e esporte; a ludicidade e o jogo; fundamentos metodológicos e princípios do esporte educacional, dos jogos e das expressões ginásticas; indicação para uma transformadora – avaliação da educação física escolar.

PROFESSOR DE INGLÊS - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, Pcns ESPECÍFICA – Verbo To be ( presente/passado); Adjetivos possessivos; Pronomes possessivos; Pronomes demostrativos; Pronomes Oblíquos, pronomes interrogativos; Artigos, Uso do How much e How many; grau dos adjetivos(comparativo e superlativo); Posição dos adjetivos; Preposições(in, on, at, by); Formação de advérbios; Tempos verbais (presente simples, passado simples, futuro simples); Passado dos verbos regulares e irregulares; Present Continuous; Futuro Imediato; Plural dos substantivos; Tag Questions; Números Ordinais; Dias da semana; Meses do ano.

PROFESSOR ESPECIAL: BRAILE/LÍNGUA DE SINAIS - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, Pcns ESPECÍFICA – 1 - Tendências Pedagógicas na Prática Da Educação Especial Integrada ao Currículo; 2 - O Planejamento Da Educação Especial ; 3- Avaliação Escolar; 4- Legislação Do Ensino( LDB/96; lei do FUNDEF); Diretrizes Nacionais para Educação Infantil, Ensino fundamental; Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.

PROFESSOR DE BIOLOGIA - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, Pcns ESPECÍFICA: 1. Aspectos metodológicos do ensino de Biologia. 2. Os principais eventos históricos no estabelecimento da teoria celular; a evolução celular; 3. Aspectos gerais na organização e funcionamento da célula; diferenciação entre células, 4. Tecidos e sistemas; estudo dos tecidos; 5. Exigências nutritivas básicas e minerais; 6. Aspectos básicos na organização e fisiologia dos aparelhos: digestório, circulatório, respiratório, excretor, nervoso, endócrino, reprodutor, locomotor, características anatômicas e fisiológicas das glândula endócrinas; 7. A descoberta do sexo – métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção da AIDS; Sexo na adolescência; 8. Origem, evolução, classificação e características dos seres vivos – ecossistemas, populações e comunidade.

PROFESSOR DE FÍSICA - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, Pcns ESPECÍFICA: 1. Movimento: Variações e Conservações- movimento presentes do cotidiano;tempos e velocidade; grandezas relevantes nos movimentos e suas variaçõesd, força e lei de Newton; trabalho e potência; transformações e conservações de energia mecânica; conservaçõa da quantidade de movimento; condições de equilíbrio estático e dinâmico; máquinas e instrumentos de ampliação de forças; ação da pressão nos liqídos: vazão e flutuação em sistemas naturais e tecnológico. 2. Gravitação, Terra e Universo – interações gravitacionais entre a Terra e o Universo; movimento da Terra, Lua e Sol e fenômenos astronômicos corresondentes; movimento de naves e satélites; o Universo e sua evolução; concepções sobre as teorias e modelos propostos para a Terra eo Universo; 3. Calor, Ambiente, Fontes e Uso de Energia-Trocas de calor em fenômenos naturais e tecnológicos, propriedades térmicas dos materiais e suas aplicações; relação entre calor e variação de temperatura e mudança de estado; papel do calor na manutenção das vida; os diferentes processos envolvendo calor e suas dinâmicas nos fenômenos climáticos e suas conseqüências; 4. Som e Luz- Propagação de ondas e suas características; fontes sonoras, características físicas de sons; Modelo de natureza da luz; fonte d eluz e produção d e imagens; 5. Equipamentos Eletromagnéticos e Energias-Aparelhos elétricos: características físicas e transformações de energia; consumo de energia elétrica residencial, fenômenos elétricos e magnéticos. 6. Matéria e Radiação- Modelos de constituição da matéria; o espectro de radiações e suas características; produção de energia nuclear e seus usos, efeitos biológicos e ambientais das radiações.

PROFESSOR A – NÍVEL MÉDIO (POLIVALENTE) - DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - o processo de ensino na escola; 3 - objetivos de ensino, conteúdos, Métodos e técnicos; 4 - recursos de ensino e avaliação; 5 - tipos de planos de ensino. 6- Pcns.

PORTUGUÊS: I– Interpretação de Texto; II-Alfabetização e Língua Portuguesa: Concepções de aprendizagem da leitura e da escrita; alfabetização na perspectiva do letramento; aspectos lingüísticos e psicolingüísticos da alfabetização; aspectos sociolingüísticos da alfabetização: usos e funções da escrita e da leitura; oralidade e escrita; norma padrão e linguagem do aluno; aspectos metodológicos envolvidos na alfabetização; leitura e literatura infantil: relação leitor/texto e a construção de sentido na leitura; avaliação dos processos de apropriação da leitura e da escritas.MATEMÁTICA: Educação matemática - perspectivas atuais; construtivismo e educação matemática; etnomatemática; o conhecimento matemático e suas características; os objetivos do ensino de matemática na escola; a construção dos conceitos matemáticos; o conteúdo de matemática no ensino fundamental: seleção e organização para propostas alternativas de educação. aspectos metodológicos do ensino da matemática.

CONHECIMENTOS GERAIS:1- Geografia, história e economia do Estado da Paraíba; 2- Processo de Formação das cidades Paraibanas; 3- Aspectos geográficos, históricos, econômicos e culturais do município de Guarabira.

SUPERVISOR ESCOLAR- DIDÁTICA – 1- a didática e a formação profissional do professor; 2 - educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4 - tendências pedagógicas; 5 - tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, Pcns . ESPECÍFICA – 1 - Histórico e Contextualização da Supervisão Escolar. 2 - Função e Papel do Supervisor Escolar.3 - Supervisão Escolar e o Trabalho Coletivo.4 - Tendências Pedagógicas.5 - Currículos e Conhecimentos. 6 - Planejamento de Ensino. 7 - Avaliação de Ensino.8 - Lei de Diretrizes e Bases ( Lei n° 9.394, de 20 de Dezembro de 1996).Contribuições teóricas ao processo de ensino –aprendizagem: B.F.Skinner, Carl Rogers, Jean Piaget, Lev. S. Vygo-Tsky e Paulo Freire.

PEDAGOGO PORTUGUÊS – Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA – Noções básicas de Pedagogia;. 2 – Projeto, Elaboração, Implementação e Avaliação do Pedagogia Educacional;.3 – Legislação de Ensino: Lei de Diretrizes e Bases ( Lei n° 9.394, de 20 de Dezembro de 1996)Lei sobre o Fundef; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Ensino Fundamental, Educação Infantil; Educação de Jovens e Adultos, e Educação Especial. Plano Nacional de Educação- Lei nº10172/2001.

ASSISTENTE SOCIAL- PORTUGUÊS – Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA – 1 - O Processo Histórico da Profissão: Do Conservadorismo ao Serviço Social Alternativo – 1.1. Métodos e Metodologia; 1.2. Relação Teoria/Prática, Sujeito/Objeto; 1.3. Objetivos. 2 - Políticas Públicas e Instituição: Espaço Profissional/Mediação/Práxis. 3-Divisão Social do Trabalho e a Prática Profissional. 4-.Planejamento/Pesquisa-Ação-Qualitativa. 5-Assistência Social e Cidadania. 6- Movimentos Sociais. 7- Previdência Social: Benefícios. 8- Reforma Sanitária: Da 8ª Conferência Nacional de Saúde ao Sistema Único de Saúde. 9. Ética Profissional.

FONOAUDIÓLOGO PORTUGUÊS – Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA –1 - Aquisição e evolução da linguagem; 2 - Morfofisiologia dos órgãos da fala; 3 - Elementos de lingüística; 4 - Princípios e processos de Fonoaudiologia; 5 - Técnicos de Comunicação; 6 - Distúrbios da fala: etiologia, caracterização e atendimento; 8 – Disfonias, Disortias; 9 - A linguagem e sua relação com outras patologias: atismo, paralisia cerebral, deficiência mental, privação sócio-cultura e outros; 10 - Capacidade pneumo fono articulatória e os distúrbios da fala; 11 – Afasia; 12 – Dislexia; 13 - Avaliação do potencial educativo para os portadores de distúrbios da linguagem; 14 - métodos, técnicas e recursos especiais para (re) educação.

ENFERMEIRO - PORTUGUÊS – Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA - 1 - Ética e Legislação Profissional. 2 - Administração das Assistências de Enfermagem; 3 - Assistência de Enfermagem nas doenças infecto-contagiosas; 4 - Atuação do enfermeiro no centro cirúrgico e centro de material de esterilização; 5 - Assistência de Enfermagem ao cliente com distúrbios gastrointestinais, cardiovasculares, hematológicos, respiratórios, endócrinos e neurológicos; 6 - Assistência de Enfermagem na Saúde da Mulher; 7 - Atuação do enfermeiro na prevenção e controle de infecção hospitalar; 8 - Programa Nacional de Imunização (Indicadores de Saúde, Vigilância Sanitária); 9 - Enfermagem na Saúde da Criança; 10 - Aleitamento Materno.

FISIOTERAPEUTA: PORTUGUÊS: Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem) ESPECÍFICA: Métodos e técnicas de avaliação, tratamento e procedimentos em fisioterapia. Provas de função muscular. Cinesiologia e Biomecânica. Análise da marcha. Exercícios terapêuticos e treinamento funcional. Indicação, contra-indicação, técnicas e efeitos fisiológicos da hidroterapia, massoterapia, mecanoterapia, crioterapia, eletroterapia, termoterapia superficial e profunda. Prescrição e treinamento de órteses e próteses. Anatomia, fisiologia, fisiologia do exercício e fisiopatologia, semiologia e procedimentos fisioterápicos nas áreas: neurológicas e neuropediátricas; ortopedia e traumatologia; cardiologia; pneumologia; ginecologia e obstetrícia. Geriatria: fisioterapia preventiva, curativa e reabilitadora.

PSICÓLOGO CLÍNICO: PORTUGUÊS: Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA: Teoria de Personalidade: -Psicanálise –Freud, Melaine Klein, Erickson,; - Reich; - Jung; - Adler; - Sullivan; - Horney; - Fromm; - Rogers; - Teoria Cognitiva de Kelly; - Topologia de Lewin; - A abordagem S = R. Teorias e Técnicas Psicoterápicas. Entrevista Psicológica. Processos de Mudanças em Psicoterapia. Diferenças Individuais e de Classes. Cultura e Personalidade: “Status” , papel e o indivíduo. Fatores Sociais na Anormalidade. Interação Social. A Psicologia Social no Brasil. Aconselhamento Psicológico. Desenvolvimento X Aprendizagem. Abordagem Psicológica da Educação. Atuação do Psicólogo no contexto hospitalar.-Internação do Psicólogo numa equipe multidisciplinar.-Intervenções Terapêuticas em Instituição Hospitalar.-Problemas Sociais, Epidemiológicas, Transculturais e ecológicas nas doenças psicossomáticas.-Distúrbios psicossomáticos: classificação e simbologia.-O corpo como linguagem.-O papel da doença.-A criança e a hospitalização.-Atitudes do profissional - Psicólogo diante do comportamento de pacientes terminais.

PSICÓLOGO ESCOLAR: PORTUGUÊS: Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA: Teorias psicológicas da aprendizagem. Psicologia do desenvolvimento. . Psicologia Social e Comunitária. Psicologia da saúde no contexto educacional. Técnicas de exame Psicológico. Intervenção diagnóstica. Psicopedagogia. Políticas Educacionais. Fundamentos teóricos dos Processos Grupais. Psicologia Aplicada Especial. Pesquisa em Psicologia.

ENGENHEIRO CIVIL - PORTUGUÊS - Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA: 1 - Projeto de obras civis. 2 –Projetos de fundações. de instalações elétricas e hidrossanitarias. 3- Programações de obras. 4- Orçamento : composição de custos unitários, parciais e totais : levantamento de quantidades. 5 – Construção:organização do canteiro de obras, execução de fundações (sapatas,estacas e tubulões); alvenaria; estrutura e concreto, aço e madeira; coberturas e impermeabilização; esquadrias, pisos e revestimentos; pinturas; instalações (água, esgoto, eletricidade e telefonia).6 - Fiscalização: acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura. etc ), controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais,cerâmicas, vidro, etc. ).7 - Legislação especificas para obras de engenharia civil. 8- Análise de contratos para execução de obras. 9 - Vistoria e elaboração de pareceres. 10 - Princípios de planejamento e de orçamento publico. 11 - Elaboração de orçamentos.

MÉDICO REUMATOLOGISTA PORTUGUÊS – Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA– Orteoartrose; Doença Reumatóide; Doença Reumatóide Juvenil; Doença Reumática; Lípus Eritematoso Sistêmico; Esclerose sistêmica Progressiva; Poli-dermatomiosites; Poliarterite Nodosa; Doença Mista do Tecido Conjuntivo; Síndrome de Sjogren; Artrites Infecciosas; Espondilite ancilosante; Artrite Psoriásica; Artrite e Enterocolopatias; Gota; Condrocalcinose Articular; Reumatismo de Partes Moles; Doença Degenerativa Discal; Síndrome de Bechet; Manifestações paraneoplásticas.

MÉDICO PNEUMOLOGISTA – PORTUGUÊS – Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA – 1 – Tuberculose: Pulmonar, Extrapulmonar; 2 – Doenças obstrutivas do pulmão: Asma brônquica, Bronquite crônica, Enfisema pulmonar; 3 – Supurações broncopulmonares: Abscesso pulmonar, Bronquiectasias; 4 – Derrames pleurais; 5 – Micoses pulmonares; 6 – Fibroses pulmonares; 7 – Tromboembolia pulmonar; 8 – Pneumonias; 9 – Insuficiência respiratória aguda; 10 – Câncer de pulmão; 11 – Sarcoidose.

MÉDICO UROLOGISTA – PORTUGUÊS – Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem) ESPECÍFICA – 1 – Anatomia cirúrgica do trato urogenital; 2 – Fisiologia do trato gênito urinário; 3 – Embriologia e anomalias do trato urogenital; 4 – Infecções urinárias inespecíficas; 5 – Próstata vesiculites; 6 – Tuberculose urogenital; 7 – D. S. T; 8 – Tumores renais; 9 – Tumores uroteliais; 10 – Tumores da próstata; 11 – Tumores do pênis e lesões pré-cancerosas; 12 – Tumores dos testículos; 13 – Tumores das supra-renais; 14 – Traumatismo urogenital; 15 – Bexiga neurogênica; 16 – Refluxo vésico ureteral; 17 – Hipertensão renovascular; 18 – Infertilidade masculina; 19 – Litíase urinária; 20 – Disfunção erétil peniana; 21 – Diagnóstico por imagem do trato urogenital; 22 – Endoscopia urinária.

MÉDICO DERMATOLOGISTA PORTUGUÊS – Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA – Lesões Elementares, primárias e secundárias; Piodermites; Outras Dermatopatias por Bactérias; Dermatopatias por Vírus; Dermatofitoses; Farmacodermias; Eczemas,exogenos,endógenos; Alterações da pigmentação; Dermatoses Bolhosas; Foto Dermatoses; Dermatoses Eritemato- Escamosas; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Hanseníase; Tuberculose cutânea; Colagenoses- Les, Esclerodermia, Dermatomiosite; Tumores Cutâneos, Benignos,Malígnos. Manifestações Cutâneas das Doenças Sistêmicas; Principais Dermatopatias da Infância.

MÉDICO NEUROLOGISTA PORTUGUÊS – Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA –Diagnóstico Clínico do Paciente Neurológico; Métodos em Diagnósticos em Neurologia; Distúrbios da Consciência e Despertar, Alterações breves da Consciência, Alterações persistentes da Consciência; Distúrbios do Sono; Distúrbios da Memória e da Linguagem; Doença de ALZHEIMER e outras Demências; Morte Cerebral; Distúrbios da Função Motora; Distúrbios da Sensação; Complicações cerebrais do Álcool e da Nutrição; Distúrbios Extrapiramidais; Doenças Degenerativas do Sistema Nervoso; Doenças Vasculares Cerebrais, Isquêmicas, Hemorrágicas; Infecções do Sistema Nervoso, Bactérias, Virais; Distúrbios Neurológicos associados a queda da Imunidade; Doenças Desmielinizantes; Tumores Intracranianos; Traumatismos Cranianos; Doenças do Sistema Nervoso Periférico.

MÉDICO PSIQUIATRA PORTUGUÊS – Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA – O exame psiquiátrico; Métodos diagnósticos em psiquiatria; Neurobiologia; Psicopatologia; Psicodinâmica; Psicofarmacologia; Métodos terapêuticos alternativos em psiquiatria.

MÉDICO GASTROENTEROLOGIA PORTUGUÊS – Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÍFICA –1-exame clinico do paciente em gastroenterologia -2- metodos diagnósticos em gastroenterologia -3- sinais de sitomas em gastroentelogia-dispepsia- nauseas e vomitos - soluço - constipação e diarreia – hemorragia digestiva -4- doenças do peritônio -5- doenças do esogago -6-doenças do estomago duodeno -7- doenças do intestino delgado -8- doenças do colon e reto -9- doenças do fígado -10- doenças das vias biliares -11- doenças do pâncreas.

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