Prefeitura de Guaíra - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAIRÁ

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº. 002/2013

Notícia:   Guaíra - SP divulga 3ª retificação do edital 002/2013 para cadastros de reserva

Av. Gabriel Garcia Leal, nº. 676 - Fone: (17) 3332-5100 - Fax: (17) 3331-3356
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A Prefeitura do Município de Guaíra, situada na Avenida Gabriel Garcia Leal, 676, Maracá - Município de Guaíra, Estado de São Paulo, por intermédio da Comissão nomeada pelo Senhor Prefeito Sérgio de Mello, constituída pelo Decreto 4.297, de 30 de outubro de 2013, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização de Processo Seletivo destinado a selecionar candidatos visando atender a necessidade temporária de excepcional interesse público para a contratação de profissionais para programas específicos da Secretaria Municipal de Educação deste Município.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Processo Seletivo será regido por este Edital, e eventuais retificações, e sua execução caberá à PERSONA CAPACITAÇÃO ASSESSORIA E CONSULTORIA EIRELI.

1.2. Toda menção a horário neste Edital terá como referência o horário oficial de Brasília.

1.3. A todas as funções atividades deste Processo Seletivo serão estabelecidos o regime de cadastro reserva, sendo sua contratação a critério da necessidade da Secretaria Municipal de Educação, observando a ordem de classificação.

1.4. A eventual contratação dos classificados neste Processo Seletivo reger-se-á pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

1.4.1. O candidato classificado, quando contratado, não terá assegurado qualquer estabilidade ou benefício concedido aos Servidores Públicos Efetivos Municipais que realizam a mesma função.

2. DO OBJETO E CARACTERIZAÇÃO DA FUNÇÃO

2.1. O processo seletivo visa preenchimento das seguintes funções:

2.2. Quadro de funções.

Funções

Remuneração Mensal

Nº. de Vagas

Carga Horária Semanal

Taxa de Inscrição

Requisitos

Ajudante de Serviços Diversos

R$ 798,73

CR

40h

R$ 9,00

Ensino Fundamental Incompleto.

Cuidador Infantil

R$ 806,38

CR

40h

R$ 9,00

Ensino Fundamental Incompleto

Educador Infantil

R$ 1.279,95

CR

40h

R$ 11,00

Magistério a Nível Médio com habilitação em Ensino Infantil ou Ensino Superior com Licenciatura Plena em Pedagogia ou Normal Superior.

Fonoaudiólogo

R$ 2.713,53

CR

30h

R$ 11,00

Ensino Superior Completo em Fonoaudiologia com Registro no Conselho (CRFa).

Jardineiro

R$ 798,73

CR

40h

R$ 9,00

Ensino Fundamental Incompleto

Merendeira

R$ 798,73

CR

40h

R$ 9,00

Ensino Fundamental Incompleto

Monitor de Artesanato

R$ 1.279,95

CR

30h

R$ 10,00

Ensino Fundamental Completo e Experiência Comprovada por declaração idônea que atua na especialidade artesanato há mais de dois anos.

Monitor de Capoeira

R$ 1.279,95

CR

30h

R$ 10,00

Ensino Fundamental Completo e Experiência Comprovada por declaração na especialidade Capoeira, através de certificado, diploma ou comprovante de faixa de mestre.

Monitor de Dança

R$ 1.279,95

CR

30h

R$ 10,00

Ensino Fundamental Completo e Experiência Comprovada por declaração na especialidade Dança, através de certificado, diploma ou comprovante.

Monitor de Informática

R$ 1.279,95

CR

30h

R$ 10,00

Ensino Médio Completo. Diploma ou certificado de Curso Técnico de Informática e Experiência Comprovada.

Monitor de Música

R$ 1.279,95

CR

30h

R$ 10,00

Ensino Fundamental Completo e Experiência Comprovada na especialidade Música, mediante a apresentação de certificado ou diploma na área.

Professor de Artes

R$ 1.937,86

CR

28h

R$ 11,00

Ensino Superior Completo com Licenciatura Plena em Educação Artística ou Artes

Professor de Atividades Esportivas

R$ 1.937,86

CR

28h

R$ 11,00

Ensino Superior com Licenciatura Plena em Educação Física e registro em respectivo Conselho (CREF).

Professor de Cidadania (Ética e Cultura de Paz)

R$ 1.937,86

CR

28h

R$ 11,00

Ensino Superior Completo com Licenciatura Plena em História, Pedagogia, Sociologia ou Ciências Sociais.

Professor de Ciências Ambientais

R$ 1.937,86

CR

28h

R$ 11,00

Ensino Superior Completo com Licenciatura Plena em Biologia ou Ciências Físicas e Biológicas ou Química.

Professor de Educação Básica I

R$ 1.937,86

CR

28h

R$ 11,00

Magistério a Nível Médio ou Ensino Superior com Licenciatura Plena em Pedagogia ou Normal Superior.

Professor de Educação Física

R$ 1.937,86

CR

28h

R$ 11,00

Ensino Superior com Licenciatura Plena em Educação Física e registro em respectivo Conselho (CREF).

Professor de Ensino Infantil

R$ 1.523,19

CR

22h

R$ 11,00

Magistério a Nível Médio com habilitação em Ensino Infantil ou Ensino Superior com Licenciatura Plena em Pedagogia ou Normal Superior.

Professor de Espanhol

R$ 1.937,86

CR

28h

R$ 11,00

Ensino Superior Completo com Licenciatura Plena em Letras - Espanhol.

Professor de Inglês

R$ 1.937,86

CR

28h

R$ 11,00

Ensino Superior Completo com Licenciatura Plena em Letras - Inglês.

Professor de Reforço

R$ 1.937,86

CR

28h

R$ 11,00

Magistério a Nível Médio ou Ensino Superior com Licenciatura Plena em Pedagogia ou Letras ou Normal Superior.

Psicólogo

R$ 2.713,53

CR

30h

R$ 11,00

Ensino Superior Completo em Psicologia com Registro no Conselho (CRP)

2.2.1. O candidato aprovado e convocado para a função de Monitor de Dança deverá optar, no momento da atribuição estipulada pela Secretaria de Educação, qual modalidade ele deseja praticar, sendo estas "Ballet", "Jazz" e "Hip Hop", de acordo com a classificação.

2.2.2. O candidato aprovado e convocado para a função de Monitor de Música deverá optar, no momento da atribuição estipulada pela Secretaria de Educação, qual modalidade ele deseja praticar, sendo estas "Percussão", "Flauta", "Violão", "Coral" e "Canto", de acordo com a classificação.

2.2.3. O candidato aprovado e convocado para a função de Professor de Atividades Esportivas deverá optar, no momento da atribuição estipulada pela Secretaria de Educação, qual modalidade ele deseja praticar, sendo estas "Futebol", "Atletismo", "Natação", "Ginástica Olímpica" e "Xadrez", de acordo com a classificação.

2.2.4. O candidato aprovado e convocado para a função de Professor de Reforço abrangerá os reforços em tarefa e leitura, podendo também ajudar na função de Professor de Teatro.

2.3. PRAZO DE CONTRATAÇÃO

2.3.1. Os candidatos classificados neste Processo Seletivo serão contratados de acordo com a necessidade do serviço público, por prazo determinado, não superior a 06 (seis) meses, podendo ser prorrogado por igual período.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições serão efetuadas exclusivamente nas formas descritas neste Edital.

3.1.2. Antes de efetuar a inscrição e o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento do disposto neste Edital e certificar-se que preenche todos os requisitos exigidos.

3.1.3. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

3.1.4. Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea.

3.1.5. A inscrição e o valor pago referente à taxa de inscrição são pessoais e intransferíveis.

3.1.6. Em nenhuma hipótese será aceita transferência de inscrições entre pessoas e alteração de locais de realização das provas.

3.1.7. A declaração falsa ou inexata dos dados constantes do Formulário de Inscrição determinará o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos dela decorrentes, em qualquer época, sem prejuízo das sanções civis e penais cabíveis.

3.2. Procedimento para inscrição:

3.2.1. Para formalizar a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, da seguinte forma:

- Acesse o site www.personacapacitacao.com.br;

- Localize a tabela com o título "Faça sua Inscrição";

- Clique em Processo Seletivo 002/2013- Guaíra/SP;

- Preencha corretamente todos os campos do formulário de inscrição;

- Clique em Finalizar;

- Na sequência o sistema irá gerar o comprovante de inscrição/boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição, que deverá ser impresso e pago nas agências bancárias ou correspondentes.

3.2.2. Período para Inscrição: Serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, das 08h do dia 31 de dezembro de 2013 até ás 22h do dia 19 de janeiro de 2014.

3.3. Os candidatos aprovados deverão se enquadrar nas seguintes condições:

3.3.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado;

3.3.2. Ser maior de 18 anos;

3.3.3. Estar com o título eleitoral em vigor e ter votado ou justificado a ausência nas últimas eleições;

3.3.4. Estar em dia com o serviço militar, quando do sexo masculino;

3.3.5. Apresentar certidão negativa de registro de distribuição criminal, relativas aos crimes de homicídio, roubo, estupro, tráfico, uso de drogas e corrupção de menores, renovável a cada ano.

3.4. A qualquer tempo, poder-se-á anular a inscrição, prova ou nomeação do candidato, desde que verificadas falsidades de declarações ou documentos.

3.5. Não serão aceitas inscrições via postal, fac-símile, condicional e/ou extemporânea, bem como, não será aceito pedidos de alteração de empregos, verificando, a qualquer tempo, o recebimento da inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados, será ela cancelada.

3.6. Compete à empresa organizadora do Processo Seletivo o indeferimento das inscrições quando ocorrerem irregularidades.

3.7. Do indeferimento do pedido, caberá recurso dirigido a Prefeitura Municipal, a ser interposto no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de sua divulgação.

3.8. Interposto o recurso, e não tendo havido decisão, o candidato poderá participar condicionalmente das provas que se realizarem.

3.9. O comprovante de inscrição deverá estar sempre com o candidato, para apresentação em todas as fases de seleção.

3.10. Os candidatos deverão assinalar, quando da inscrição, serem portadores de deficiência, especificando-a, e submeterem-se, quando convocados, a exame médico, que concluirá sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência capacitante para o exercício da função.

3.11. O candidato portador de deficiência poderá requerer a condição especial para a realização das provas, indicando a condição de que necessita para a realização destas.

3.11.1. A realização de provas nas condições especiais solicitadas pelo candidato portador de deficiência, assim considerada aquela que possibilita a prestação do exame respectivo, será condicionada à solicitação do candidato e à legislação específica, devendo ser observada a possibilidade técnica examinada pela PERSONA CAPACITAÇÃO ASSESSORIA E CONSULTORIA EIRELI.

3.11.2. O candidato portador de deficiência deverá apresentar até o último dia de inscrição, a Solicitação para Condições Especiais para a realização da prova (anexo a este Edital), acompanhada do Laudo Médico,no local de realização das inscrições.

3.11.3. Os candidatos deverão observar o período para solicitação das condições especiais para realização das provas, nos termos no item 3.11.2. deste Edital, sob pena de não terem concedidas às condições solicitadas, seja qual for o motivo alegado.

3.11.4. Na falta do Laudo Médico ou não contendo este as informações indicadas no item 3.11. e seus subitens ou for entregue fora do prazo, aos candidatos portadores de deficiência, mesmo que declarada tal condição no Formulário de Inscrição, não terá atendida a condição especial para realização das provas.

3.11.5. O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional para a realização das provas deverá entregar parecer emitido por especialista da área de sua deficiência justificando a necessidade de tempo adicional, nos termos do § 2º do art. 40, do Decreto Federal nº 3.298/1999 e suas alterações, juntamente com a Solicitação para Condições Especiais para a realização da prova (anexo a este Edital).

3.11.6. Aos deficientes visuais (amblíopes), que solicitarem prova especial ampliada, serão oferecidas provas com tamanho de letra correspondente a corpo 22.

3.12. Os candidatos poderão concorrer para mais de um cargo, devendo indicá-lo no ato da inscrição, conforme discriminado no ANEXO I, deste Edital, observando os blocos de cargos em que as provas serão realizadas simultaneamente, evitando-se assim, inscrever-se para cargos em que a aplicação da prova seja simultânea, conforme segue:

BLOCO I

BLOCO II

Educador Infantil

Ajudante de Serviços diversos

Fonoaudiólogo

Cuidador Infantil

Jardineiro

Professor de Artes

Merendeira

Professor de Cidadania

Monitor de Artesanato

Professor de Ciências Ambientais

Monitor de Capoeira

Professor de Educação Básica I

Monitor de Dança

Professor de Educação Física

Monitor de Informática

Professor de Espanhol

Monitor de Música

Professor de Inglês

Professor de Atividades Esportivas

Professor de Reforço

Professor de Ensino Infantil

Psicólogo

4. DAS PROVAS

4.1. O processo seletivo será composto de Prova Objetiva e Prova de Títulos de caráter classificatório, distribuído em:

- 05 (cinco) Questões de Língua Portuguesa;

- 05 (cinco) Questões de Matemática;

- 10 (dez) Questões de Conhecimentos Específicos.

4.1.2. A prova objetiva de múltipla escolha será realizada no dia 26 de janeiro de 2014, na EMEF "Profª. Vera Lúcia Vitali", localizada na Avenida 1-A, 2000 - José Pugliesi - Guaíra/SP, com início às 09 (nove) horas. Caso o volume de inscritos seja maior que o esperado, haverá designação de outra escola para realização do Processo Seletivo.

4.1.3. As provas objetivas terão duração máxima de 02 (duas) horas. Caso haja qualquer impedimento para a realização da prova na data especificada, será feita retificação e divulgada pelos meios previstos neste Edital.

4.1.4. A prova será composta de 20 (vinte) questões com 05 (cinco) alternativas, das quais apenas uma atende as condições da questão.

4.1.5. A classificação final será de acordo com o total de pontos obtidos pelo candidato.

4.1.6. A prova objetiva de múltipla escolha será atribuída um valor de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

4.1.7. O resultado final do certame tem caráter classificatório.

4.1.8. Os candidatos somente poderão se retirar do local da prova depois de transcorrido o tempo mínimo de 01 (uma) hora do início da mesma, não podendo levar consigo o caderno de prova.

4.1.9. O candidato deverá transcrever as respostas da prova objetiva para o Cartão de Respostas, que será o único documento válido para a correção. O preenchimento do Cartão de Respostas é de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de conformidade com as instruções específicas contidas na capa do Caderno de Questões. Não haverá substituição do Cartão de Respostas por erro do candidato.

4.1.10. Os gabaritos da prova estarão disponíveis no dia seguinte a realização da prova, no seguinte endereço eletrônico: www.personacapacitacao.com.br.

4.1.11. Por razões de segurança e direitos autorais, a Persona Capacitação - Assessoria e Consultoria, não fornecerá exemplares do caderno de questões a candidatos ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do Processo Seletivo, no entanto, se necessário, será dada vista do caderno de provas (mediante recurso, devidamente fundamentado e nos prazos determinados neste Edital).

4.2. Dos Títulos

Serão submetidos à Prova de Títulos todos os candidatos ao cargo de:

a) Educador Infantil;

b) Professor de Artes;

c) Professor de Atividades Esportivas;

d) Professor de Cidadania;

e) Professor de Ciências Ambientais;

f) Professor de Educação Básica I;

g) Professor de Educação Física;

h) Professor de Ensino Infantil;

i) Professor de Espanhol;

j) Professor de Inglês;

k) Professor de Reforço.

Os candidatos deverão entregar a comprovação dos títulos no dia da prova objetiva, após o término da mesma.

Os candidatos deverão entregar os seguintes documentos:

a) Cópia autenticada dos Títulos que possui;

4.2.1. Serão considerados títulos somente os constantes na tabela a seguir, limitada a pontuação ao máximo descrito na mesma, sendo que os pontos excedentes serão desconsiderados.

ESPECIFICAÇÃO DOS TÍTULOS

VALOR UNITÁRIO

VALOR MÁXIMO

Diploma de Doutor na área da Educação

4 pontos

4 pontos

Diploma de Mestrado

3 pontos

3 pontos

Curso de Pós-graduação, especialização lato sensu na área da educação.

1 ponto

3 pontos

4.2.2. A soma total dos títulos não poderá ultrapassar 10 (dez) pontos.

4.2.3. Serão pontuados como títulos, Certificado, Declaração ou Atestado em papel timbrado da instituição, contendo assinatura e identificação do responsável e a respectiva carga horária ou tempo trabalhado (modelo em anexo), que ateste sobre a conclusão do curso ou tempo de serviço.

4.2.4. Os pontos serão contados apenas para efeito de classificação e não de aprovação.

4.2.5. Não serão pontuados como títulos a graduação ou pós-graduação, quando exigidas como pré-requisito.

4.2.6. A pontuação dos títulos será feita pela mesa receptora, na frente do candidato e/ou seu Procurador, que terá ciência da pontuação obtida, assinando o termo de anuência, não cabendo assim interposição de recursos posteriores à assinatura da ciência da pontuação, no ato da inscrição.

4.3. A soma geral da nota da prova será feita da seguinte maneira:

Total de Pontos na Prova Objetiva + Total de Pontos na Prova de Títulos = Pontuação Total.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Língua Portuguesa (Nível Fundamental): Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Tipologia textual. Significação literal e contextual de palavras. Estabelecimento da sequencia lógica de frases, acontecimentos, situações. Coesão e coerência. Ortografia oficial: emprego de S, SS, Z, Ç, CH, X, J e G. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo da crase. Emprego das classes gramaticais. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais.

Português (Nível Médio): Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Tipologia textual. Significação literal e contextual de palavras: noção de conotação, denotação, polissemia, sinonímia, antonímia, homonímia, parônima, e ambiguidade. Coesão e coerência. A intertextualidade na produção de textos, funções da linguagem. Variação linguística: emprego da linguagem formal e da informal. Ortografia oficial: emprego de S, SS, Z, Ç, CH, X, J e G. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo da crase. Estrutura e formação de palavras. Emprego das classes gramaticais. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais.

Português (Nível Superior): Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Tipologia textual. Significação literal e contextual de palavras: noção de conotação, denotação, polissemia, sinonímia, antonímia, homonímia, parônima, e ambiguidade. Coesão e coerência. A intertextualidade na produção de textos, funções da linguagem. Variação linguística: emprego da linguagem formal e da informal. Ortografia oficial: emprego de S, SS, Z, Ç, CH, X, J e G. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo da crase. Estrutura e formação de palavras. Emprego das classes gramaticais. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais.

Matemática (Nível Fundamental): Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal:operações e propriedades. Razão e proporção. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Potenciação. Radiciação. Porcentagem. Regra de três simples. Equação do 1º e 2º grau. Unidades de medida. Sistema métrico decimal. Geometria plana: ângulos, triângulos, quadriláteros, cálculo de áreas, Teorema de Tales e Teorema de Pitágoras. Análise de gráficos e tabelas. Resolução de situações-problema.

Matemática (Nível Médio): Teoria dos conjuntos. Conjuntos numéricos (definições, operações e propriedades): números naturais, números inteiros, números racionais, números irracionais e números reais. Unidades de medida. Sistema métrico decimal. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Relações: par ordenado, representação gráfica, produto cartesiano, relação binária, domínio e imagem e relação inversa. Análise de gráficos e tabelas. Teoria das funções. Funções do 1º grau. Funções do 2º grau. Equações irracionais. Inequações irracionais. Potenciação. Radiciação. Equação do 1º e 2º grau. Trigonometria. Sequencias. Progressão aritmética e geométrica. Matrizes. Determinantes. Sistemas lineares. Análise combinatória: principio fundamental de contagem, fatorial, permutações, arranjos e combinações. Binômio de Newton. Probabilidade. Razão e proporção. Regra de três simples e composta. Matemática financeira: porcentagem, capital, montante, descontos, taxas de juros, juros simples e juros compostos. Estatística. Geometria plana: ângulos, triângulos, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculo, cálculo de áreas, Teorema de Tales, Teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema.

Conhecimento Específico

AJUDANTE DE SERVIÇOS GERAIS

Atividades específicas teóricas inerentes ao cargo. Boas Maneiras. Comportamento no ambiente de trabalho. Organização do local de trabalho. Carregamento e descarregamento de mercadorias de veículos em geral. Serviços de capina em geral. Limpeza de vias públicas e praças municipais. Tarefas de construção. Instrumentos agrícolas. Serviços de lavoura. Aplicação de inseticidas e fungicidas. Lavagem de máquinas e veículos. Limpeza de peças e oficinas. Produtos de limpeza, sua utilidade e aplicação. Instrumentos e materiais utilizados na realização de limpezas em geral. Serviços de limpeza de: móveis, paredes, janelas, portas, vidros, espelhos, persianas, equipamentos, escadas, pisos, passadeiras, tapetes e utensílios. Coleta de lixo e tipos de recipientes. Guarda e conservação de alimentos. Controle de estoque de materiais de limpeza e de cozinha. Higiene pessoal e com todo o material mantido sobre a sua responsabilidade. Noções de segurança no trabalho. Noções de primeiros socorros.

CUIDADOR INFANTIL

Lei Federal n.º 8069/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lei Federal nº 9.394/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

EDUCADOR INFANTIL E PROFESSORES

Lei Federal n.º 8069/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lei Federal nº 9.394/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

FONOAUDIÓLOGO

Anatomia e fisiologia dos órgãos da fala, voz, audição e linguagem. Sistemas e processos de Comunicação: órgãos responsáveis. Patologias Fonoaudiológicas: Conceito, Etiologia, Tratamento. Psicomotricidade: Teoria, Técnicas em Terapias Psicomotoras. Aspectos Neurológicos ligados à linguagem: Estruturas, Processos Neurológicos envolvidos na fala, voz, audição, linguagem. Terapia Fonoaudiológica: Níveis de Prevenção, Intervenção Precoce, Reeducação Psicomotora, Reeducação da Deglutição Atípica. Reabilitação Fonoaudiológica: (afasias, displasias, disfemias, afonia e disfonia, disartria, dislalias, disortografias, dislexias, disgrafias, discalculias, atrasos de linguagem por transtornos). Avaliação Audiológica: Laudos, Diagnósticos e Prognósticos, Principais Testes Complementares. Ética Profissional.

JARDINEIRO

Jardinagem - Noções; Sementes; Noções de Botânica; Solo e Adubação; Poda de árvores; Plantio; Replantio; O cultivo de frutas - fruticultura; Hortas; Arbustos e trepadeiras; Pragas e doenças em plantas; Gramados; Equipamentos; Ferramentas e utensílios comuns ao exercício da função.

MERENDEIRA

Manipulação, estocagem, preparo e classificação de alimentos. Limpeza e organização da cozinha. Princípios fundamentais para o bom atendimento. Relações humanas no trabalho. Conservação dos instrumentos de trabalho. Cuidados com a saúde, qualidade de vida, higiene e limpeza. Postura profissional e apresentação pessoal. Prevenção de acidentes no trabalho. Equipamentos de segurança. Conservação do mobiliário e material de trabalho. Destinação do lixo e reciclagem. Cuidados com o meio ambiente. Saneamento básico.

MONITOR DE ARTESANATO

Técnicas em artes plásticas. Conhecimento de técnica, máquinas, equipamentos, ferramentas e materiais utilizados: Patchwork, trabalho com velas, biscuit, decoupage, pátina, bordado com barbante, linhas e pedrarias, pintura em tecido, pintura em tela, arraiolo, tear, customização, oficina em pano e feltro, macramê, crochê, tricô. Conhecimento sobre o manuseio de máquina e ferramentas do artesanato em questão. Conhecimento dos materiais necessários (permanente e de consumo) para realização do artesanato em questão, como e onde adquiri-los. Orientações de estética, teoria, composição de cores e texturas de materiais. Orientação de alunos para o desenvolvimento da criatividade e técnicas diversas em artes plásticas (banco de ideias). Conservação e guarda de máquinas, ferramentas e materiais de artesanato. Conhecimento sobre hábitos e atitudes adequados de trabalho. Conhecimento sobre hábitos de higiene e cuidados pessoais.

MONITOR DE CAPOEIRA

Estatuto da Criança e do Adolescente; Ações voltadas para a qualidade de vida; Técnicas pedagógicas, plano de curso, plano de aula; Regras, Regulamentos, Competições, Golpes - ataques - defesas. Execução de atividades afins.

MONITOR DE DANÇA

Ritmo. Dança. Dança de Salão. Dança aos pares. Sentido dos passos pelos cavalheiros ou damas. Compasso da música. Aquecimento articular. Concentração na música e no ritmo. Respiração e freqüência cardíaca durante as aulas de dança. Objetivos da dança. Alongamento e flexibilidade. Expressões de danças brasileiras. Sintonia entre o casal de dançarinos. Relacionamento pessoal e social. Regras para se obter melhor desempenho na aprendizagem da dança. Lei Nº 8.069, de 13/07/90, com as modificações introduzidas pela Lei Nº 8.242, de 12/10/91: Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA (atualizada).

MONITOR DE INFORMÁTICA

Windows XP / Vista / Seven,

INTERNET E INTRANET: Configurações Básicas e Navegação;

MICROSOFT OFFICE 2000/2003/2007 WORD: Formatação de textos em geral, Mala direta e memorandos; EXCEL: Planilhas Eletrônicas, Gráficos e Funções; Outlook, PowerPoint.

MONITOR DE MÚSICA

Cotidiano na educação musical: metodologias e abordagens teóricas.

Discussões contemporâneas sobre currículo em música.

História da educação musical no Brasil.

Pesquisa em educação musical.

Improvisação, exercícios técnicos e abordagens de gêneros musicais variados.

Ensino do instrumento: abordagens metodológicas e estratégias para distintos níveis de compreensão musical.

PSICÓLOGO

→ Terapêutica Psicológica; Generalidades; → Psicoterapia Infantil; → Sala e material para psicoterapia lúdica infantil; → Psicoterapia de grupo; → O Campo da Saúde Mental: reorientação do modelo assistencial e atenção psicossocial; → O direito dos portadores de transtornos mentais; → A Psicossomática; → O Psicodiagnóstico; → Avaliação Psicológica: campo de conhecimento; → A Entrevista Psicológica e Grupos; → Assistência à Infância, à Adolescência e ao Idoso e suas interseções; → A profissão do psicólogo e o código de ética; → A prática psicológica na escola pública; → As relações entre escolas, atuações do psicólogo e comunidade; → A instituição família em sua dimensão política; → Aspectos da temática institucional; → Os processos psicossociais que interferem nos indivíduos e nas organizações; → Análise dos principais conceitos e técnicas de recursos humanos; → A Psicanálise: o desenvolvimento libidinal infantil e o mal-estar na civilização. Freud; → Psicoterapia breve; → Psicopatologias; → Recrutamento e Seleção; → Treinamento; → Adolescência; → A Concepção Integracionista: Piaget e Vygotsky; → As etapas do desenvolvimento cognitivo; → A construção do pensamento complexo e do abstrato; → Noções de Vulnerabilidade e risco social; → Noções de prevenção ao álcool e as drogas; → O processo do controle da abstinência; → Técnicas de entrevista individual e grupal; → Teorias e técnica psicológicas; → Teorias e técnicas grupais; → Terapia Psicossocial; → Tipos e formas de tratamento eficaz na recuperação por dependência química; → Psicopatologia; → Psicoterapia / Psicoterapia breve / Psicoterapia de apoio (conceituação, teoria e técnicas); → Psicopatologia; → Violência doméstica contra crianças e adolescentes.

6. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

DATAS

EVENTOS

31/12/2013

Publicação do extrato do edital no Diário Oficial do Município de Guaíra, ou em jornal de interesse da municipalidade, e publicação do edital na íntegra no site da Empresa Organizadora e no site oficial da Prefeitura.

31/12/2013 a 19/01/2014

Período de Inscrição.

22/01/2014

Publicação dos candidatos inscritos no site da Empresa Organizadora.

26/01/2014

Realização das Provas

27/01/2014

Data prevista para publicação do Gabarito no site da Empresa Organizadora.

29/01/2014

Data prevista para interposição de recursos do Gabarito

07/02/2014

Data prevista para publicação do resultado final no Diário Oficial do Município, ou em jornal de interesse da municipalidade, e site da Empresa Organizadora e no site oficial da Prefeitura.

09/02/2014

Data prevista para interposição de recursos do resultado final

12/02/2014

Data prevista da Publicação da Homologação no Diário Oficial do Município, ou em jornal de interesse da municipalidade, e site da Empresa Organizadora e no site oficial da Prefeitura.

Observação:

previstas e poderão sofrer alterações a qualquer momento. publicação dos atos nos meios descritos no Item 9.

As datas deste cronograma são Somente serão confirmadas após

7. DAS NORMAS

7.1. O candidato deverá chegar ao local da prova, com no mínimo 30 (trinta) minutos de antecedência do horário designado, munido de cédula de identidade, comprovante de inscrição, caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto e borracha.

7.2. Não será admitido na sala de provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido.

7.3. Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato. O não comparecimento a qualquer prova, importará na eliminação do candidato.

7.4. Durante a realização das provas não será permitido qualquer espécie de consulta, comunicação com outro candidato, calculadoras, telefones celulares, bips ou qualquer outro meio de comunicação com o mundo exterior. Reserva-se a Comissão de Fiscalização do Processo Seletivo o direito de excluir do recinto e eliminar da prova o candidato cujo comportamento for considerado inadequado, bem como tomar medidas e estabelecer outros critérios para resguardar a execução individual e correta das provas.

7.5. Não serão computadas questões não assinaladas ou assinaladas a lápis, questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

8 - DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. Se ocorrer igualdade na classificação final, proceder-se-á o desempate segundo os seguintes critérios:

I - Maior idade;

II - Maior número de acertos em Conhecimentos Específicos;

III - Maior número de acertos em Língua Portuguesa.

8.2. Das decisões da Comissão de Fiscalização do Processo Seletivo caberá recurso fundamentado ao Presidente da Comissão Especial do Processo Seletivo, nos seguintes prazos:

Recurso contra indeferimento da inscrição: 02 (dois) dias úteis, contados da homologação das inscrições.

Recurso a respeito de questões ou resultados do Gabarito: 02 (dois) dias úteis, contados da divulgação dos gabaritos.

Recurso a respeito da somatória dos pontos obtidos pelo candidato: 02 (dois) dias úteis, contados da divulgação da classificação final.

8.2.1. O recurso deverá ser protocolado, diretamente pelo candidato ou por terceiro, com indicação precisa do objeto em que o candidato se julgar prejudicado, no prazo determinado no item 8.2., na Sede da Secretaria de Educação do Município de Guaíra, Rua 8, 1400 - Centro, Guaíra/SP.

8.2.1.2. Os candidatos deverão identificar as razões recursais, inclusive sobre a necessidade de vista do gabarito e caderno de provas. Ficará a critério da Persona Capacitação - Assessoria e Consultoria EIRELI, decidir o meio pelo qual o candidato terá concedida a vista ao Caderno de Questões e/ou Cartão de Respostas.

8.2.2. Os Recursos deverão ser entregues digitados, em 02 (duas) vias (original e cópia) em envelope fechado, tamanho ofício, contendo na parte externa e frontal do envelope os seguintes dados:

a) Edital de Processo Seletivo nº 002/2013;

b) Referência do motivo do recurso, exemplo: INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO.

c) Nome completo e número de inscrição do candidato;

d) Cargo para o qual o candidato está concorrendo.

8.2.3. Não serão considerados os recursos encaminhados via fax, telegrama, internet ou qualquer outra forma que não esteja prevista neste edital, assim como aqueles apresentados fora do prazo determinado no item 8.2. deste Edital.

8.2.4. Não serão aceitos pedidos de revisão após o prazo determinado no item 8.2. deste Edital.

8.2.5. O candidato deverá usar o modelo de formulário para recurso, anexo a este Edital.

8.3. O Processo Seletivo terá validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período.

8.4. A convocação para admissão dos candidatos habilitados ocorrerá de conformidade com a necessidade do preenchimento das vagas, tendo o candidato o prazo de 48 (quarenta e oito) horas, após convocado, para comparecer junto a Prefeitura Municipal de Guaíra. A convocação obedecerá à ordem de classificação, não gerando o fato de sua aprovação o direito automático à nomeação, pois serão chamados na conformidade da real necessidade dos serviços segundo o critério oportunidade.

8.5. Para efeito de sua admissão, fica o candidato aprovado e convocado, sujeito à aprovação em exame médico, cópia do RG, CPF, Título de Eleitor, 02 (duas) foto 3x4, comprovante de votação nas 02 (duas) últimas eleições ou justificativa de ausência, certidão de antecedentes criminais, comprovante de escolaridade e habilitação legal para o cargo, declaração de gozo dos direitos políticos e civis, declaração de não ter sido demitido a bem do serviço público e declaração de não ocupar função pública e remunerada "exceto os acúmulos permitidos pela Lei" e alguns documentos solicitados pelo Departamento Pessoal da Prefeitura do Município de Guaíra/SP. Documentos estes que devem ser entregues no prazo de 10 (dez) dias.

8.6. Todos os casos, problemas ou questões que surgirem e que não tenham sido previstos no presente Edital, serão resolvidos pela Comissão de Fiscalização do Processo Seletivo constituída pelo prefeito de Guaíra, através do Decreto 4.297, de 30 de outubro de 2013.

9. - DA DIVULGAÇÃO

9.1. A divulgação do Edital do Processo Seletivo será da seguinte forma:

a) O Extrato do Edital será publicado no Diário Oficial do Município, ou em jornal de interesse da municipalidade, e afixado no Mural da Prefeitura Municipal, Mural da Secretaria Municipal de Educação e nos seguintes endereços eletrônicos: www.personacapacitacao.com.br e www.guaira.sp.gov.br.

b) O Edital na íntegra será publicado no mural da Prefeitura Municipal, no Mural da Secretaria de Educação e nos seguintes endereços eletrônicos: www.personacapacitacao.com.br e www.guaira.sp.gov.br.

9.2. Os demais atos pertinentes ao certame serão publicados no Mural da Prefeitura Municipal, no Mural da Secretaria Municipal de Educação e nos seguintes endereços eletrônicos: www.personacapacitacao.com.br e www.guaira.sp.gov.br.

9.3. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos, editais, avisos e comunicados referentes a este Processo Seletivo que sejam publicados através dos meios de divulgação acima citados.

9.4. Não haverá avisos pelos correios dos atos do certame, presumindo-se que os candidatos estão cientificados dos atos concernentes ao Processo Seletivo nos termos dispostos nos itens 9.1. a 9.4. deste Edital.

REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

Guaíra, 31 de dezembro de 2013.

André Luiz Temóteo dos Santos
Presidente da Comissão Especial do Processo Seletivo

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