Prefeitura de Gonçalves - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE GONÇALVES

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N° 001/2008

Rua Antônio Carlos, 196 - CENTRO - 37680-000 Telefax (35) 3654-1222

A PREFEITURA MUNICIPAL DE GONÇALVES, Estado de Minas Gerais, usando de suas atribuições legais, torna público que fará realizar neste Município, através da empresa ALR Assessoria Comunicação e Marketing, Concurso Público Municipal para provimento dos cargos relacionados no Anexo 1, nos termos da legislação pertinente e das normas estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - O Concurso Público Municipal visa ao provimento de vagas dispostas no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores Públicos do Município de Gonçalves, dos que vierem a vagar ou forem criados, dentro do prazo de validade deste Concurso Público Municipal.

1.2 - O provimento para os cargos constantes no Anexo 1 será em caráter efetivo. O Regime Jurídico é o Estatutário, conforme estabelecido na legislação municipal de Gonçalves.

1.3 - O número de vagas, os vencimentos, a carga horária, a escolaridade exigida e a taxa de inscrição para cada um dos cargos são os estabelecidos no Anexo 1.

1.4 - O Concurso Público Municipal será realizado pela empresa ALR Assessoria Comunicação e Marketing, situada em Pouso Alegre/MG, com sede à Travessa Evaristo da Veiga, 40, Sala 705, 7º Andar, Edifício Dr. Joaquim Nelson de Morais, Pouso Alegre/MG - web-site: www.alrconcursos.com.br

1.5 - O Concurso Público Municipal exigirá nível de conhecimento e grau de complexidade compatível com a escolaridade e atribuição de cada cargo.

1.6 - Integram o presente Edital os seguintes anexos:

- ANEXO 1 - Cargos, Vagas, Escolaridade, Carga Horária e Vencimentos;

- ANEXO 2 - Denominações e Atribuições dos Cargos;

- ANEXO 3 - Cronograma das datas referente ao Concurso Público;

- ANEXO 4 - Programa de Provas;

- ANEXO 5 - Formulário de Recursos.

1.7 - No Anexo 1 deste Edital destina-se o equivalente a 5% (cinco por cento) do total das vagas para pessoas portadoras de deficiências regidas pelo Decreto n° 3.298 de 20/12/99, com as alterações introduzidas pelo Decreto n° 5.296 de 02/12/2004, ressaltando-se que a deficiência deve ser compatível com as atribuições do cargo. As vagas para pessoas portadoras de deficiência serão àquelas dispostas no Anexo 1 do Presente Edital.

1.8 - O candidato portador de deficiência deverá declarar, no momento da inscrição, essa condição e a deficiência da qual é portador, apresentando Laudo Médico Original, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência. Este laudo ficará retido e ficará anexado ao formulário de inscrição. Caso o candidato não anexe o laudo médico, não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção no formulário de inscrição.

1.8.1 - O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição, não declarar essa condição, não poderá interpor recurso em favor de sua situação.

1.8.2 - Caso necessite de condições especiais para se submeter as provas previstas neste Edital, o candidato portador de deficiência deverá solicitá-las por escrito à Comissão Especial do Concurso Público, no ato da inscrição.

1.8.3 - Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual, passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres. O candidato portador de deficiência, se aprovado, quando de sua posse, será submetido a exames médicos e complementares, que terão decisão terminativa sobre a qualificação como deficiente ou não e o grau de deficiência que não o incapacite para o exercício do cargo.

1.8.4 - As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e os critérios de aprovação, no horário e no local de aplicação das provas e à pontuação mínima exigida.

1.8.5 - Os candidatos que, no ato da inscrição, se declararem portadores de deficiência, se aprovados no Concurso Público, terão seus nomes publicados na lista geral de classificação e em lista à parte.

1.8.6 - Não havendo candidatos portadores de deficiência inscritos ou aprovados, as vagas reservadas retornarão ao contingente global.

1.9 - O Concurso Público, para todos os efeitos, tem validade de dois anos a partir da data de homologação do resultado final que será publicado na Imprensa Oficial, no jornal de circulação local e no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves, no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro - Gonçalves/MG. O prazo de 02 (dois) anos poderá ser prorrogado a critério da Administração Pública.

2 - DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS:

2.1 - As atribuições de cada um dos cargos estão definidas no Anexo 2 do presente Edital.

3 - DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

3.1 - O candidato aprovado no Concurso Público Municipal de que trata este Edital será investido no cargo, se atendidas as seguintes exigências:

a) ter sido aprovado e classificado no Concurso Público Municipal, na forma estabelecida neste Edital;

b) ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972;

c) gozar dos direitos políticos;

d) estar em dia com as obrigações eleitorais;

e) estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;

f) preencher os requisitos mínimos exigidos para o cargo (Anexo 1);

g) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por atestado médico;

h) apresentar declaração de bens com dados até a data da posse;

i) apresentar declaração firmada pelo candidato de não haver sofrido, no exercício profissional ou de qualquer função pública, penalidade disciplinar por prática de atos desabonadores ou condenação por crime ou contravenção;

j) documentos originais exigidos no item 12.3 deste edital;

l) para o cargo de Agente Comunitário de Saúde será exigido documento comprobatório de residência em nome do candidato, desde a data da publicação deste edital, na área/localidade (PSF - Programa de Saúde da Família) de escolha. Os documentos válidos para comprovação são: contas de água, luz, telefone, celular, correspondências (caso habite com os pais), contrato de locação no nome do candidato.

3.1.1 - A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no item 3.1 impedirá a posse do candidato.

3.1.2 - O candidato optante pela vaga reservada a portador de deficiência deverá apresentar, ainda, documento de reconhecimento dessa condição, expedido em conformidade com os requisitos dispostos neste edital.

4 - DA INSCRIÇÃO E ENTREGA DE TÍTULOS

4.1 - A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, às quais não poderá alegar desconhecimento.

4.2 - As inscrições serão realizadas no período de 25/03/2008 a 04/04/2008, nos dias úteis, no horário das 09:30 às 11:30 horas e das 13:30 às 15:30 horas, na PREFEITURA MUNICIPAL, situada à Rua Cap. Antonio Carlos, 196 - Centro - Gonçalves - MG.

4.3 - As inscrições somente poderão ser realizadas no período estabelecido no item anterior.

4.4 - O deferimento da inscrição dependerá do correto preenchimento da Ficha de Inscrição pelo candidato e pagamento da taxa de inscrição correspondente.

4.5 - Será admitida a inscrição por terceiros mediante a entrega de procuração do interessado, acompanhada de documento original de identidade do candidato.

4.5.1 - Não há necessidade de reconhecimento de firma na procuração.

4.5.2 - O candidato inscrito por Procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do Formulário de Pedido de Inscrição.

4.6 - No caso de pagamento com cheque, será considerada sem efeito a inscrição se o cheque for devolvido por qualquer motivo.

4.7 - O valor da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma.

4.8 - Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

4.9 - As informações prestadas no Formulário do Pedido de Inscrição são de inteira responsabilidade do candidato. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos ou as de outra natureza, ocorridas do decorrer desse Concurso Público Municipal, mesmo que só verificada posteriormente, inclusive após a entrada em exercício no cargo, eliminará o candidato anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes de sua inscrição.

4.10 - No ato da inscrição, juntamente com o Formulário de Inscrição já devidamente preenchido, o candidato portador de deficiência deverá:

a) apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência;

b) requerer, se necessário, tratamento diferenciado para os dias do Concurso Público Municipal, indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas;

c) requerer, se necessário, tempo adicional para a realização das provas, apresentando justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

4.10.1 - A viabilidade de atendimento do requerido nas letras "b" e "c" deste subitem será comunicada ao candidato quando da confirmação do seu pedido de inscrição, na forma do subitem 4.10.

4.10.2 - O candidato portador de deficiência participará do Concurso Público Municipal em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, ao horário, ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

4.11 - O candidato portador de deficiência, se habilitado e classificado, será submetido à avaliação de junta médica designada pela Secretaria Municipal de Saúde de Gonçalves, que decidirá de forma terminativa, sobre a qualificação do candidato como portador de deficiência e a compatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo.

4.12 - O candidato considerado portador de deficiência, se habilitado e classificado, além de figurar na lista geral de classificação, terá seu nome publicado em separado.

4.13 - Caso o candidato não tenha sido qualificado como portador de deficiência ou sua deficiência não tenha sido julgada compatível com o exercício das atribuições do cargo, e não tenha atingido nota suficiente para constar na lista geral de habilitados e classificados de ampla concorrência, este será considerado reprovado no Concurso Público Municipal, não cabendo recurso dessa decisão.

4.14 - Os candidatos deverão manter, junto à ALR Concursos, durante o período de realização do Concurso Público Municipal, e junto à Prefeitura Municipal depois de encerrado o Concurso Público Municipal, seu endereço atualizado. Não lhe caberá qualquer reclamação caso não seja possível localizá-lo por motivo de endereço errôneo ou insuficiente.

4.15 - É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e avisos referentes a este Concurso Público Municipal no jornal de circulação do Município de Gonçalves (Jornal do Estado de Pouso Alegre/MG), no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves, no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro, Gonçalves/MG e através dos sites: www.alrconcursos.com.br e www.goncalves.mg.gov.br.

4.16 - Títulos: Serão considerados SOMENTE PARA OS CARGOS DA ÁREA DA SAÚDE (Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro do PSF e Médico do PSF) para somatória de pontos juntamente com as provas escritas, com uma pontuação máxima de 50 (cinqüenta) pontos no total, diplomas de cursos de especialização, participação em cursos, congressos, seminários e/ou eventos similares, produção científica e experiência profissional, conforme quadro abaixo de detalhamento de pontuação:

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 40,00

Curso Introdutório de formação de Agente Comunitário de Saúde

40,00

Especialização em PSF (Programa Saúde da Família)

05,00

Especialização em Saúde da Família e Comunidade

05,00

Especialização em Saúde Pública, Coletiva

02,50

PARTICIPAÇÃO EM CURSO, CONGRESSO, SEMINÁRIOS E/OU EVENTOS SIMILARES

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 03,00

Eventos dentro da área pretendida, carga horária superior/igual 80h/a

01,50

Eventos dentro da área pretendida, carga horária superior/igual 40h/a

00,75

Eventos dentro da área pretendida, carga horária superior/igual 20h/a

00,50

Eventos em Epidemiologia, carga horária superior/igual 20h/a

00,50

Eventos em DST/AIDS, carga horária superior/igual 20h/a

00,25

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 02,00

Artigos publicados em revista cientifica

01,00

Comunicação em eventos científicos de 03 ou mais

00,75

Comunicação em eventos científicos de 01 à 02

00,50

Outras publicações científicas

00,25

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 05,00

Experiência em saúde na área de PSF (Programa Saúde da Família) - acima de 05 (cinco) anos

05,00

Experiência em saúde na área de PSF (Programa Saúde da Família) - de 01 (um) ano até 04 (quatro) anos

02,00

Experiência em saúde na área de PSF (Programa Saúde da Família) - de 06 (seis) meses a 01 (um) ano

01,00

4.17. Para a experiência profissional será exigida comprovação em Carteira de Trabalho ou Certidão de Contagem de Tempo de Serviço expedida pela empresa ou entidade.

4.18. Os títulos deverão ser apresentados no ato da inscrição e não serão aceitos em nenhuma outra data posterior.

4.19. Os títulos deverão ser apresentados em cópia xerográfica e autenticados.

4.20. Não serão aceitos títulos que extrapole a somatória da pontuação máxima de 50 (cinqüenta) pontos.

5 - DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS ESCRITAS E PRÁTICAS

5.1 - As provas escritas serão aplicadas na cidade de Gonçalves-MG no dia 13 de Abril de 2008 na Escola Municipal "Antenor Vieira da Silva", situada à Rua Antonio Gomes Pinto, s/n°, Centro. As provas escritas serão em dois horários distintos conforme a seguir:

* PROVAS ESCRITAS NO PERÍODO DA MANHÃ PARA OS CARGOS DE:

- Médico do PSF, Enfermeiro do PSF, Técnico de Enfermagem, Inspetor de Alunos, Guarda Noturno, Professor II, Professor de Inglês e Tratorista

O fechamento dos portões de acesso será às 8:30h (horário local) e as provas escritas terão início às 9:00h (horário local).

* PROVAS ESCRITAS NO PERÍODO DA TARDE PARA OS CARGOS DE:

- Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem e Recepcionista

O fechamento dos portões de acesso será às 13:30h (horário local) e as provas escritas terão início às 14:00h (horário local).

5.2 - O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de trinta minutos do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais das provas, considerado o horário local, munido de caneta esferográfica (tinta azul ou preta), comprovante de inscrição e seu documento de identificação pessoal com foto: original de sua Cédula Oficial de Identidade ou de Carteira expedida por Órgão ou Conselhos de Classe que tenham força de documento de identificação (OAB, CRC, CRA, CREA, etc.) ou de Carteira de Trabalho e Previdência Social, de Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo novo, com foto), será exigida a apresentação do original, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas.

5.2.1 - Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato e deverão conter, obrigatoriamente, filiação, fotografia e data de nascimento.

5.2.2 - Não serão aceitos protocolos ou quaisquer outros documentos (como crachás, identidade funcional, título de eleitor, carteira nacional de habilitação antiga etc.) diferentes dos acima estabelecidos.

5.2.3 - Não será permitido o ingresso de candidatos, em hipótese alguma, no estabelecimento após o fechamento dos portões que se dará as 8:30h no período da manhã e 13:30h no período da tarde.

5.2.4 - Depois de identificado e instalado em sala de provas, o candidato não poderá consultar nenhum material de estudo enquanto aguardar o horário de início das provas.

5.2.5 - O horário de início das provas será definido dentro de cada sala de aplicação, observado o tempo de duração para as provas objetivas, que será de 03 (três) horas. Os três últimos candidatos deverão permanecer dentro da sala até que o último termine e entregue a sua prova. Os fiscais de sala e os três últimos candidatos assinarão a ata de encerramento.

5.3 - A inviolabilidade das provas será comprovada na sala de aplicação das provas, no momento do rompimento do lacre dos pacotes e na presença de todos os candidatos presentes.

5.4 - Durante as provas não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras (também em relógios) e agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, walkman, gravador ou qualquer outro receptor de mensagens.

5.5 - Somente serão permitidos assinalamentos, nos Cartões-Respostas, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

5.6 - Não haverá segunda chamada para as provas.

5.7 - Em hipótese alguma o candidato poderá prestar provas fora da data, do horário estabelecido para fechamento dos portões, da cidade e do local pré-determinados.

5.8 - Será eliminado do Concurso Público o candidato que, durante a realização da prova, for surpreendido comunicando-se com outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio de comunicação.

5.9 - Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o seu Cartão-Respostas, devidamente assinado.

5.10 - O Cartão-Respostas será o único documento válido para a correção das provas.

5.11 - Na correção do Cartão-Respostas será atribuída nota zero à questão com mais de uma opção assinalada, ou sem opção assinalada ou com rasura.

5.12 - Em nenhuma hipótese haverá substituição do Cartão-Resposta por erro do candidato.

5.13 - O candidato não poderá se ausentar da sala de prova sem o acompanhamento do Fiscal.

5.14 - Não será permitido o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao Concurso Público Municipal no estabelecimento de aplicação das provas.

5.15 - Por motivos de segurança, os candidatos somente poderão ausentar-se do recinto de provas, depois de decorrida uma hora do início das mesmas.

5.16 - Será automaticamente excluído do Concurso Público o candidato que:

a) Apresentar-se após o fechamento dos portões (o fechamento dos portões se dará às 8:30 horas no período da manhã e 13:30 horas no período da tarde);

b) Não apresentar o protocolo de inscrição e documento de identidade exigidos no item 14;

c) Não comparecer a prova, seja qual for o motivo;

d) Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do Fiscal;

e) Lançar mão de meios ilícitos para executar a prova;

f) Não entregar ao Fiscal o Gabarito com as respostas definitivas;

g) Agir com incorreção ou descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação da prova.

5.17 - As provas práticas acontecerão no dia 03/05/2008 às 9 horas da manhã na sede da Prefeitura Municipal de Gonçalves, situada à Rua Cap. Antonio Carlos 196 - Centro - Gonçalves/MG.

5.18 - As provas práticas serão aplicadas somente para os aprovados nas provas escritas para os cargos de: Recepcionista e Tratorista. O candidato só poderá fazer a prova prática, caso alcance o mínimo de 60 (sessenta) pontos na somatória das notas da prova escrita.

5.19 - Os candidatos deverão estar no local pré-determinado para a prova prática com antecedência mínima de 30 minutos, ou seja, às 08:30 horas, onde os portões de acesso da Prefeitura Municipal de Gonçalves serão fechados. O candidato deverá portar o protocolo de inscrição e documento de identificação.

6 - DAS PROVAS

6.1 - A prova escrita será composta de questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório, com pontuação máxima de 100 (cem) pontos.

6.2 - A duração da prova objetiva será de 03 (três) horas.

6.3 - Os 03 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala de aplicação da prova. Os fiscais, bem como estes candidatos, deverão assinar a ata de encerramento.

6.4 - Será considerado aprovado o candidato que obtiver 60% (sessenta por cento) dos pontos válidos na somatória das provas escritas e títulos (somente para os cargos da área da saúde).

6.5 - Serão aplicadas provas objetivas que serão pontuadas conforme demonstrado no quadro abaixo:

GRUPO 1

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Agente Comunitário de Saúde

Português

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

100

Saúde Pública

ELIMINATÓRIA

20

2,5

50

Conhecimentos Gerais

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

GRUPO 2

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Auxiliar de Enfermagem

Português

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

100

Saúde Pública

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

Conhecimentos Específicos

ELIMINATÓRIA

20

2,5

50

GRUPO 3

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Médico do PSF Enfermeiro do PSF Técnico de Enfermagem

Português

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

100

Saúde Pública

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

Conhecimentos Específicos

ELIMINATÓRIA

20

2,5

50

GRUPO 4

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Inspetor de Alunos

Português

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

100

Matemática

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

Conhecimentos Gerais

ELIMINATÓRIA

20

2,5

50

GRUPO 5

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Guarda Noturno

Português

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

100

Matemática

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

Conhecimentos Gerais

ELIMINATÓRIA

20

2,5

50

GRUPO 6

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Professor II

Português

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

100

Conhecimento. Gerais

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

Conhecimentos Específicos

ELIMINATÓRIA

20

2,5

50

GRUPO 7

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Professor de Inglês

Português

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

100

Conhecimentos Pedagógicos

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

Conhecimentos Específicos

ELIMINATÓRIA

20

2,5

50

GRUPO 8

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Tratorista

Português

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

100

Matemática

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

Conhecimento.Gerais

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

Legislação de. Trânsito

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

PROVA PRATICA

ELIMINATÓRIA

05

20

100

100

GRUPO 9

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Recepcionista

Português

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

100

Matemática

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

Conhecimento.Gerais

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

Conhecimento. Especif.

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

PROVA PRATICA

ELIMINATÓRIA

05

20

100

100

6.6 - A prova prática terá caráter eliminatório e será submetida somente para os candidatos aos cargos de: RECEPCIONISTA E TRATORISTA, aprovados na Prova escrita com nota superior a 60% (sessenta por cento) dos pontos e não zerar em nenhuma das matérias/disciplinas que a compõem, com pontuação máxima de 100 (cem) pontos.

6.7 - As provas práticas serão realizadas por técnicos legalmente habilitados perante os órgãos competentes de cada função e acompanhados sob a supervisão da Comissão de Concurso.

6.8 - Para as provas práticas, os candidatos deverão apresentar-se munidos de documento de identidade no seu original e Carteira Nacional de Habilitação (para o cargo de Tratorista, Carteira de Habilitação Categoria C), e do protocolo de inscrição.

6.9 - A prova prática destina-se a avaliar a experiência prévia do candidato e sua adequabilidade na execução de tarefas típicas do cargo.

6.10 - A avaliação para o cargo de Recepcionista incidirá sobre a demonstração dos conhecimentos e habilidades na prática do domínio com o micro computador, na digitação de textos, na edição de planilhas de cálculo, domínio e noções básicas sobre navegação em internet, envio de e-mails, impressão de documentos, objetivando apenas declarar aptidão ou inaptidão do candidato para o exercício do cargo. Será avaliado na digitação do texto: tabulação e margem, falta de alinhamento do texto ou frase ou palavra ou título (esquerda, direita, centralizado, justificado), se for o caso não negritar ou sublinhar o texto ou frase ou palavra ou título, tipo de letras utilizados, espaçamento entre linhas, inversão de letras, omissão e/ou excesso de letras, sinais e/ou acentos errados, duplicação de letras, falta de espaço entre palavras, espaço a mais entre palavras e letras, falta ou uso indevido de maiúsculas, palavra escrita incorretamente. A prova prática será dividida em 5 (cinco) tarefas distintas, onde cada tarefa tem o valor de 20 (vinte) pontos. Para cada erro cometido implicará na subtração de 01 ponto. Para cada tarefa que não for feita será subtraído 20 (vinte) pontos do total.

6.11 - A avaliação para o cargo de Tratorista incidirá sobre a demonstração dos conhecimentos e habilidades na prática do domínio com o trator, no funcionamento do motor, conhecimentos técnicos sobre tipos de lubrificantes utilizados, cuidados com a operação da máquina e postura durante o percurso de trabalho, objetivando apenas declarar aptidão ou inaptidão do candidato para o exercício do cargo. A prova prática será dividida em 5 (cinco) tarefas distintas, onde cada tarefa tem o valor de 20 (vinte) pontos. Para cada tarefa que não for feita será subtraído 20 (vinte) pontos do total.

6.12 - A prova prática terá duração média de 15 minutos para cada candidato.

7 - DO JULGAMENTO DAS PROVAS

7.1 - A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

7.1.1 - Os títulos serão avaliados e terão pontuação máxima de 50 (cinqüenta) pontos.

7.2 - O peso das notas de cada matéria constante da prova ficará distribuído conforme consta no item 6.5.

7.3 - A prova prática será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

8 - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

8.1 - Os candidatos habilitados serão classificados por ordem decrescente do número total de pontos obtidos na somatória da prova objetiva.

8.1.1 - Para os candidatos habilitados na área da saúde serão classificados por ordem decrescente do número total de pontos obtidos na somatória da prova objetiva e títulos.

8.2 - Os candidatos submetidos a prova prática serão classificados por ordem decrescente do número total de pontos obtidos na somatória da prova objetiva escrita e da prova prática. Terão somados a nota da prova prática com a prova escrita, somente os candidatos aprovados na prova prática.

9 - CRITÉRIO DE DESEMPATE

9.1 - No caso de empate de notas na prova escrita, terá preferência para nomeação, sucessivamente, o candidato que:

1°) Obtiver maior nota na Prova de Conhecimentos Específicos (se existente);

2°) Obtiver maior nota na Prova de Saúde Pública (se existente);

3°) Obtiver maior nota na Prova de Português;

4°) Obtiver maior nota na Prova de Conhecimentos Gerais (se existente);

5°) For mais idoso, maior idade;

6°) O candidato com maior número de filhos;

7°) Persistindo o empate, a escolha será feita a partir da realização de sorteio por comissão da Prefeitura Municipal de Gonçalves, especialmente designada para esse fim, com convite da presença dos candidatos empatados.

10 - DOS RECURSOS

10.1 - O candidato poderá apresentar recurso:

10.1.1 - Contra o edital, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da divulgação do edital que será divulgado na imprensa oficial do Município de Gonçalves/MG: Jornal do Estado - de Pouso Alegre/MG, no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro, Gonçalves/MG, no dia 12 de Março de 2008 e nos web-sites: www.alrconcursos.com.br e www.goncalves.mg.gov.br;

10.1.2 - Contra as questões da prova, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da divulgação do gabarito que será divulgado no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro, Gonçalves/MG, no dia 14 de Abril de 2008 e no web-site: www.alrconcursos.com.br e www.goncalves.mg.gov.br.

10.1.3 Contra a lista de aprovados, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de sua publicação no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro, Gonçalves/MG e nos web-sites: www.alrconcursos.com.br e www.goncalves.mg.gov.br.

10.1.4 Contra a Classificação Final, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de sua publicação na imprensa oficial do Município de Gonçalves/MG: Jornal do Estado - de Pouso Alegre/MG e no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro, Gonçalves/MG e nos web-sites: www.alrconcursos.com.br e www.goncalves.mg.gov.br.

10.1.5. Não caberá recursos contra a prova prática.

10.2 - O recurso deverá ser interposto por petição, acompanhado das razões, dirigido à empresa responsável pela realização do concurso público, a ALR Assessoria e Concursos Públicos, com sede a Travessa Evaristo da Veiga, 40 - Sala 705 - 7º Andar - Edifício Dr. Joaquim Nelson de Morais - CEP: 37.550-000 - Pouso Alegre/MG, que determinará o seu processamento, caso cabível. Dele deverá constar o nome do candidato, número de Inscrição, número do documento de identidade e endereço para correspondência.

10.3 - Admitido o recurso, a empresa contratada para realização do concurso público, decidirá pela reforma ou manutenção do ato recorrido, dando ciência ao recorrente através de publicação no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves, no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro, Gonçalves/MG e nos web-sites: www.alrconcursos.com.br e www.goncalves.mg.gov.br.

10.4 - Serão indeferidos os recursos interpostos fora do prazo estabelecido neste Edital.

10.5 - Após a avaliação e decisão dos recursos apresentados nos termos deste Edital, será publicado, na imprensa oficial do Município de Gonçalves: Jornal do Estado de Pouso Alegre/MG, o resultado final pós-recursos, não sendo admitidos recursos deste resultado.

11- DA HOMOLOGAÇÃO

11.1 - O resultado final do Concurso Público Municipal será homologado pelo Prefeito Municipal e o Decreto de Homologação será publicado na Imprensa Oficial, no jornal de circulação local do Município de Gonçalves, não se admitindo recursos deste resultado.

12 - DA NOMEAÇÃO E POSSE

12.1 - A nomeação do candidato aprovado será publicado no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves, no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro, Gonçalves/MG e nos web-sites: www.alrconcursos.com.br e www.goncalves.mg.gov.br.

12.2 - Os candidatos tomarão posse nos termos da Legislação Municipal e serão regidos pelo Estatuto dos Servidores Públicos de Gonçalves.

12.3 - Para habilitarem-se à posse os candidatos deverão apresentar, os seguintes documentos originais:

a) Cédula de identidade (RG);

b) Cadastro de Pessoa Física do Ministério da Fazenda (CPF/MF) em dia;

c) Título de Eleitor e prova de quitação das suas obrigações com a Justiça Eleitoral;

d) Certificado de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar constando dispensa (se do sexo masculino);

e) Certidão de Nascimento dos filhos;

f) Caderneta de Vacinação dos filhos menores de 07 (sete) anos;

g) Comprovante de Freqüência à escola para os filhos com idade de 07 (sete) a 14 (catorze) anos;

h) Certidão de Nascimento ou Casamento;

i) PIS/PASEP;

j) Comprovante de Escolaridade exigida para o cargo;

l) 02 fotos 3x4;

m) Atestado médico de saúde acompanhado pelos seguintes exames:

a) Hemograma completo;

b) Glicemia em jejum;

c) Creatinina;

d) Urina - rotina;

e) Raio-x de tórax.

n) Laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da classificação internacional de doença - CID, bem como a provável causa da deficiência e compatibilidade com as atribuições do cargo;

o) Declaração quanto ao não exercício remunerado de outro cargo, emprego ou função pública, respeitado o disposto no artigo 37, incisos XVI e XVII da Constituição Federal;

p) Declaração de bens e valores (móveis, imóveis, semoventes, dinheiro, títulos, ações ou quaisquer outros bens e valores patrimoniais), com dados até a data da posse;

q) Laudo de avaliação médica expedido pelo serviço médico indicado pela Administração, atestando a aptidão para o serviço público;

r) Declaração firmada pelo candidato de não haver sofrido, no exercício profissional ou de qualquer função pública, penalidade disciplinar por prática de atos desabonadores ou condenação por crime ou contravenção;

s) Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde será exigido documento comprobatório de residência em nome do candidato, desde a data da publicação deste edital, na área/localidade (PSF - Programa de Saúde da Família) de escolha e nomeação. A documentação apresentada será objeto de análise por uma Comissão designada pelo Sr. Prefeito Municipal, para deferimento ou não da documentação, com comparecimento na residência do nomeado;

t) Para os cargos de Professor II, Professor de Inglês e Inspetor de alunos será exigido experiência mínima de 01 (um) ano comprovada em Carteira de Trabalho (CTPS) ou Certidão de Contagem de Tempo expedida pela Empresa ou Entidade no cargo no qual o candidato foi nomeado, para os cargos de Professor II e Professor de Inglês a experiência deverá ser atuada nas primeiras séries do ensino fundamental (faixa etária de 07 (sete) a 10 (dez) anos);

u) Outros documentos que a Prefeitura Municipal de GONÇALVES julgar necessário.

12.4 - Declaração ou apresentação de documento falso ensejará a demissão do candidato empossado e regular comunicação ao Ministério Público.

12.5 - Os candidatos aprovados, nomeados e empossados serão submetidos a estágio probatório de 03 (três) anos, durante o qual terão avaliação de desempenho e não poderão afastar-se do cargo para qualquer fim, salvo licença para tratamento de saúde, por acidente de trabalho, maternidade, lactante e adotante, paternidade e férias regulamentares.

13 - DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1 - O concurso terá validade por 02 (dois) anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

13.2 - Os candidatos aprovados e excedentes obrigam-se a manter atualizado seu endereço, junto a Prefeitura Municipal de GONÇALVES, enquanto perdurar a validade do concurso, no qual os candidatos excedentes poderão ser aproveitados conforme novas vagas que foram criadas, dentro da legislação e necessidade da Administração.

13.3 - Ocorrendo nova implementação, pela Administração Municipal, de PSF - Programa Saúde da Família - em novas áreas/localidades do Município de Gonçalves serão nomeados, enquanto perdurar a validade do concurso, os candidatos remanescentes da listagem dos aprovados para o cargo, devendo o candidato residir na área da comunidade para o qual for nomeado, desde a data da publicação deste Edital.

13.4 - Os portadores de deficiência participarão do certame em igualdade de condições com os demais candidatos, no que diz respeito ao conteúdo e à avaliação da prova.

13.5 - Os candidatos que recusarem o provimento do cargo ou manifestarem sua desistência por escrito serão excluídos do cadastro.

13.6 - A inscrição do candidato implica na Integral aceitação das normas do presente Edital e das normas da Legislação Municipal a respeito.

13.7 - Sem prejuízo das sanções criminais cabíveis, a qualquer tempo, a Comissão de Concurso Público poderá anular a inscrição, prova ou admissão do candidato, desde que sejam verificadas falsidades de declaração ou irregularidade na prova.

13.8 - Será excluído do Concurso Público Municipal, por ato da Direção-Geral da ALR Concursos, o candidato que:

a) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) agir com incorreção ou descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação das provas;

c) for surpreendido utilizando-se de um ou mais meios previstos no subitem 5.4.

d) for responsável por falsa identificação pessoal;

e) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Concurso Público Municipal;

f) efetuar o pedido de inscrição fora do prazo estabelecido neste Edital; ou

g) não atender às determinações regulamentares deste Edital.

13.9 - A ALR Concursos e a Prefeitura Municipal de Gonçalves - MG, não fornecerão e nem se responsabilizarão pela elaboração de nenhum tipo de livro de estudos, apostila ou qualquer outro tipo de material contendo a matéria especificada no Anexo 4 deste Edital (Programa de Provas), devendo o próprio candidato se encarregar de pesquisar os assuntos requeridos para efetuar seus estudos, bem como não será fornecida a bibliografia para nenhum dos cargos uma vez que as questões das provas serão de caráter genérico podendo ser utilizada qualquer fonte de estudos.

13.10 - Na desistência ou eliminação de algum candidato aprovado dentro do número de vagas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos, observando-se a ordem de classificação.

13.11 - Os casos omissos serão resolvidos pela Direção-Geral da ALR Concursos, ouvida a Comissão Coordenadora e Fiscalizadora do Concurso Público Municipal, no que couber.

13.12 - Os itens deste Edital e de seus respectivos anexos poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência do evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves, no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro, Gonçalves/MG, obedecendo aos prazos de republicação.

13.13 - Após a homologação e não se caracterizando qualquer óbice, é facultado o arquivamento das folhas de respostas das provas escritas, que deverão ser mantidas em arquivo da empresa responsável pela realização do concurso público, pelo período de validade do concurso.

13.14 - Os candidatos habilitados no presente Concurso poderão ser aproveitados para efeito de contratação por prazo determinado, nas condições previstas em lei.

GONÇALVES, 12 de Março de 2008.

LUIZ ROSA DA SILVA
Prefeito do Município de Gonçalves-MG

ANEXO 1

CARGOS, VAGAS, ESCOLARIDADE, CARGA HORÁRIA E VENCIMENTOS

Código Emprego

Cargo

Nº de vagas

Nº Vagas Deficientes

Qualificação Mínima exigida

Carga Horária de Trabalho Semanal

Vencimento mensal (R$)

Taxa de inscrição (R$)

1

Médico do PSF (clínico geral)

01

00

Curso Superior completo em Medicina e registro atualizado no CRM/MG

40h

R$ 3.800,00

R$ 266,00

2

Enfermeiro do PSF

01

00

Curso Superior completo em Enfermagem e registro atualizado no COREN/MG

40h

R$ 1.975,39

R$ 138,30

3

Técnico de Enfermagem

02

00

Curso Técnico completo em Enfermagem e registro atualizado no COREN/MG

40h

R$ 740,75

R$ 51,90

4

Agente Comunitário de Saúde Micro região 01: Venâncios, São Sebastião das Três Orelhas, Terra Fria, Pedra do Forno e Campestre

01

00

Ensino Fundamental completo, Residir na área de atuação (*)

40h

R$ 462,97

R$ 32,40

5

Agente Comunitário de Saúde Micro região 02: Sertão do Canta Galo, Retiro, Boa Vista e Vila Dona Olívia

01

00

Ensino Fundamental completo, Residir na área de atuação (*)

40h

R$ 462,97

R$ 32,40

6

Agente Comunitário de Saúde Micro região 03: Serrinha, Atrás da Pedra, Meleiros e Três Barras

01

00

Ensino Fundamental completo, Residir na área de atuação (*)

40h

R$ 462,97

R$ 32,40

7

Agente Comunitário de Saúde Micro região 04: Lambari, Piquiras e Remédios

01

00

Ensino Fundamental completo, Residir na área de atuação (*)

40h

R$ 462,97

R$ 32,40

8

Agente Comunitário de Saúde Micro região 05: Ribeirãozinho, Renê, Lambari de Baixo e São Lázaro

01

00

Ensino Fundamental completo, Residir na área de atuação (*)

40h

R$ 462,97

R$ 32,40

9

Agente Comunitário de Saúde Micro região 06: Barra, Ozórios, Ezequiel, Córrego da Foice, Brejo Grande e Serra dos Américos

01

00

Ensino Fundamental completo, Residir na área de atuação (*)

40h

R$ 462,97

R$ 32,40

10

Agente Comunitário de Saúde Micro região 07: Cidade

01

00

Ensino Fundamental completo, Residir na área de atuação (*)

40h

R$ 462,97

R$ 32,40

11

Agente Comunitário de Saúde Micro região 08: Mundo Novo, Henriques, Fazenda Cachoeira, Dona Luciana e Cidade

01

00

Ensino Fundamental completo, Residir na área de atuação (*)

40h

R$ 462,97

R$ 32,40

12

Recepcionista

01

00

Ensino Médio completo e noções básicas de informática

30h

R$ 462,97

R$ 32,40

13

Guarda Noturno

05

00

Ensino Médio completo

44h

R$ 462,97

R$ 32,40

14

Inspetor de Alunos

01

00

Ensino Médio Completo e Experiência de no mínimo 01 (um) ano no referido cargo comprovada em Carteira de Trabalho ou Certidão de Contagem de Tempo expedida pela Empresa ou Entidade no referido cargo

40h

R$ 555,56

R$ 38,90

15

Professor de Inglês

01

00

Curso Superior completo em Letras (Português e Inglês) Experiência de no mínimo 01 (um) ano como professor de inglês atuados nas primeiras séries do ensino fundamental (faixa etária de 07 a 10 anos) comprovada em Carteira de Trabalho ou Certidão de Contagem de Tempo expedida pela Empresa ou Entidade

12h e 30minutos

R$ 308,65

R$ 21,60

16

Auxiliar de Enfermagem

01

00

Ensino Fundamental completo e registro no COREN

30h

R$ 555,56

R$ 38,90

17

Tratorista

01

00

Ensino Fundamental incompleto, Carteira de Habilitação Categoria C ou superior

44h

R$ 740,75

R$ 51,90

18

Professor II

01

00

Ensino médio completo, Conservatório completo e Experiência de no mínimo 01 (um) ano como professor de música atuados nas primeiras séries do ensino fundamental (faixa etária de 07 a 10 anos) comprovada em Carteira de Trabalho ou Certidão de Contagem de Tempo expedida pela Empresa ou Entidade

30h

R$ 740,75

R$ 51,90

TOTAL

23

00

-

23

(*) O candidato aprovado ao ser nomeado deverá comprovar residência em seu nome na área da comunidade que atuar desde a data da publicação do presente edital.

ANEXO 2

DENOMINAÇÕES E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

CARGO

ATRIBUIÇÃO

Médico do PSF

Treinamento técnico e educação permanente da equipe do PSF junto com o enfermeiro; Agendamento das atividades mensais do PSF; Atendimento médico à gestante, crianças, adolescentes, adultos e idosos nas unidades de saúde na zona rural e urbana; Realização de primeiro atendimento nas urgências e emergências e posterior encaminhamento aos serviços de referência, quando necessário; Encaminhamento para internação hospitalar ao serviço de referência, quando necessário; Acompanhamento a pacientes que recebem alta hospitalar e pós-cirurgias; Visita domiciliares as puérperas, e aos recém nascidos para orientação quanto aos cuidados e estimulo a amamentação; Atendimento médico domiciliar, quando necessário; Elaboração de relatórios ao Conselho Tutelar de casos onde se verificam maus tratos e / ou negligência à criança ou idoso; Acompanhamento dos hipertensos e diabéticos cadastrados através das reuniões mensais, ajustando medicações, solicitando exames complementares; Encaminhamento de pacientes às especialidades de referência; Executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito de suas atribuições.

Enfermeiro do PSF

Coordenação, orientação e avaliação do trabalho desenvolvido pelas ACS e pela técnica de enfermagem; Preenchimento e encaminhamento à DADS da documentação mensal do PSF: SSA2, PMA2, Ficha A ; Participação nas reuniões mensais de hipertensos e diabéticos, realizando aferição da PA e fazendo orientações de prevenção e auto-cuidado; Atendimento de enfermagem à gestante e ao recém-nascido promovendo o aleitamento materno e cuidado com bebê, crianças, adultos e idosos; Atendimento domiciliar à pacientes acamados, orientando paciente e familiares para auto cuidado; Atendimento de enfermagem e nas unidades de saúde na zona rural (curativo, consultas, injeções, etc); Atendimento de enfermagem familiar (melhoria na dinâmica familiar), a casais que são encaminhados pelas ACS, quando se constata dificuldades na dinâmica familiar. Executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito de suas atribuições.

Técnico de Enfermagem

Organização da medicação e material de curativo utilizada pelo PSF, nas reuniões de HAS e DM e nas unidades de atendimento; Distribuição da mediação aos pacientes hipertensos e diabéticos cadastrados nas reuniões mensais nos 16 bairros zona rural, sob supervisão médica; Vacinação mensal em bairros da zona rural a crianças e adultos, junto à equipe da UBS, verificação de cartão vacinal; Esterilização do material utilizado pelo PSF e organização das Unidades de Saúde Familiares; Busca ativa de casos de TB, HAS, DM, Câncer, gestantes, desnutridos em visitas familiares junto ao ACS, encaminhando-os para atendimento médico; Visita diária aos pacientes acamados, e outras indicadas pelos ACS; Procedimentos de enfermagem: curativo, injeção, retiradas de pontos; TRO; etc; Preparação do material educativo com o tema escolhido do mês, que são utilizados pelas ACS nas reuniões mensais realizadas nos bairros; Executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito de suas atribuições.

Agente Comunitário de Saúde

Atualização das famílias no SIAB mensalmente com a digitadora; Atualização de seu mapa de abrangência; Pesagem das crianças menores de 5 anos em reuniões com as mães mensalmente nos bairros; Verificação do cartão de vacina nas visitas e na pesagem; Distribuição de leite e multimistura para as crianças cadastradas; Visita mensal a 100% das famílias cadastradas; Comunicação de exames agendados pelo serviço de saúde; Diagnóstico da dinâmica familiar, identificando e comunicando à equipe famílias em situações de risco; Promover e educar a comunidade desenvolvendo ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente; Preenchimento dos documentos oficiais do PSF: ficha da gestante, DM e HAS, SSA2... Acompanhamento junto à técnica de enfermagem nas visitas familiares; Participação na educação permanente e reunião técnica; Agendamento de consultas para dentista, clínico, pediatra, ginecologista e coleta de preventivo; Cadastro da população carente dos projetos sociais do governo federal (cadastramento único); Participação dinâmica nas reuniões educativas de HAS e DM; Acompanhamento à visita familiar com a médica e enfermeiro (quando necessário); Busca ativa de HAS, DM, TB, HANS, gestantes, desnutridos; Buscar parcerias na comunidade para trabalhos voluntários tais como: mutirão de limpeza coletiva, oficinas de artesanato, oficina de beleza... Executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito de suas atribuições.

Recepcionista

Atendimento ao público em geral, com urbanidade e educação; Operar sistema telefônico, fazendo e atendendo chamadas internas e externas; Anotar e transmitir recados e informações; Organizar e manter atualizados fichários e arquivos de documentos, correspondências e afins; Prestar, sob orientação, informações gerais sobre sua área de atuação; Acompanhar os serviços sob sua responsabilidade, propor alternativas e promover ações para o alcance dos objetivos da organização; Promover o atendimento aos clientes internos e externos, orientando-os às unidades organizacionais; Redigir e/ou digitar, sob orientação, segundo as normas técnicas, qualquer modalidade de ato administrativo; Preencher, sob orientação, boletins, formulários e quadros demonstrativos; Auxiliar no levantamento de bens patrimoniais; Auxiliar na realização de eventos; Inserir e atualizar registros em bancos de dados e arquivos dos sistemas informatizados da sua área de atuação; Integrar comissões ou conselhos de serviços administrativos; Operar os equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados, na execução de suas atividades; Executar trabalhos de digitação; Executar os serviços de reprodução de documentos; Realizar serviços de recepcionista e telefonista; Operar máquinas fotocopiadoras; Efetuar contatos com as instituições e serviços de referências regionais e providenciar encaminhamentos; Executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito de suas atribuições.

Guarda Noturno

Zelar pela guarda e segurança das pessoas, do patrimônio público municipal localizados na zona urbana da cidade e pelo cumprimento das leis e regulamentos; Exercer vigilância de fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios privados e outros estabelecimentos, percorrendo-os sistematicamente, para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades; Recepcionar e controlar a movimentação de pessoas em áreas de acesso livre e restrito, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; Escoltar pessoas e mercadorias; Fazer manutenções simples nos locais de trabalho; Comunicar via rádio ou telefone e prestar informações ao público e aos órgãos competentes; Executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito de suas atribuições.

Inspetor de Alunos

Assistir à entrada e à saída dos alunos em educandários; velar pela disciplina nos estabelecimentos de ensino e áreas adjacentes; zelar pelo abastecimento de material escolar nas salas de aula; em certos casos fazer chamadas de alunos e anotar o comparecimento; inspecionar as salas de aula para verificar as condições de limpeza e arrumação; revisar, após a saída dos alunos, as salas de aula a fim de verificar se foram esquecidos livros, cadernos e outros objetos, efetuando a sua arrecadação e recolhimento à Secretária; comunicar à autoridade competente os atos ou fatos relacionados à quebra de disciplina ou qualquer anormalidade verificada; encaminhar aluno indisciplinado à direção para medidas cabíveis; chamar e acompanhar alunos no horário da merenda escolar; prestar assistência a alunos que adoecerem ou sofrerem acidentes; auxiliar nos serviços de secretaria da escola, no período de férias escolares; não permitir a presença de pessoas estranhas nas dependências da unidade escolar; manter a disciplina no período do recreio; controlar banheiros; verificar falta de professores e comunicar à coordenação que a turma está sem professor; permanecer na sala de aula quando o professor precisar se ausentar; dar sinal para início e término de turno; executar tarefas afins.

Professor de Inglês

Ministram aulas de inglês para alunos de pré a 4ª série do Ensino Fundamental visando a aprendizagem dos alunos; Realizam atividades pedagógicas; Participar de reuniões pedagógicas e administrativas a fim de discutir e solucionar os problemas surgidos na escola; Realizar trabalhos extra-classe, vinculados com o planejamento de suas atividades docentes, participação em reuniões e promoções do estabelecimento de ensino; Raciocínio verbal, uso de linguagem, memória, imaginação, sociabilidade e desembaraço, meticulosidade e liderança; Planejar e executar o plano de ensino conforme orientação e objetivo da escola; Desenvolver com os alunos datas comemorativas; Desenvolver o método natural do construtivismo; Colaborar com diretores, orientadores e outros profissionais da escola, fornecendo informações que possam auxiliá-los em seu trabalho com os alunos; Reunir semanalmente com supervisora pedagógica para avaliação do Plano de Ensino; Registrar dificuldades dos alunos e fornecer aula de reforço; Estimular trabalhos de pesquisa em murais; Zelar por materiais e equipamentos de trabalho; Fazer previsão e solicitar material para realização do trabalho; Trabalhar com os alunos formas, cores e brinquedos pedagógicos; Desenvolver percepção motora, auditiva, visual, coordenação motora fina e grossa, criatividade; Ensinar boas maneiras, noções de higiene e educação física; Promover jogos recreativos, trabalhos em grupos, etc. Executar outras tarefas correlatas.

Auxiliar de Enfermagem

Aplicar, mediante recomendação médica, injeções endovenosa, intramuscular, intradérmica, subcutânea e vacinas, fazer curativos, ministrar remédios, tomar e registrar temperaturas, pulso, respiração e pressão; Auxiliar médicos, dentistas e enfermeiros no desempenho de suas funções, preparando o paciente para o tratamento e o material a ser utilizado; Esterilizar instrumentos de trabalho; Organizar e manter atualizado o arquivo das fichas de controle médico e odontológico; Receber, conferir e controlar medicamentos e materiais; Prestar primeiros socorros nos casos de emergência; Participar dos programas de medicina do trabalho e medicina comunitária; Executar tarefas correlatas.

Tratorista

Executar a programação e itinerário estabelecidos pelas ordens de serviço; Inspecionar as partes vitais do veículo, comunicando a quem de direito as falhas verificadas; Zelar pela manutenção do equipamento efetuando simples reparos de limpeza, lubrificação e abastecimento; Direção e operação veicular de máquinas leves e pesadas motorizadas e não motorizadas; Operar tratores e reboques montados sobre rodas, para carregamento e descarregamento de materiais, roçadas de terrenos, preparo da terra e desobstrução de vias públicas; Conduzir e manobrar a máquina, acionando o motor e manipulando os comandos de marcha e direção, para posicioná-la conforme as necessidades do serviço; Operar mecanismos de tração e movimentação dos implementos da máquina, acionando pedais e alavancas de comando, para carregar ou descarregar terra, areia, cascalho, pedras, materiais similares; Realizar o bombeamento de herbicidas e outros produtos químicos para manutenção das estradas de rodagem; Zelar pela boa qualidade do serviço, controlando o andamento das operações e efetuando os ajustes necessários, a fim de garantir sua correta execução; Por em prática as medidas de segurança recomendadas para operação e estacionamento da máquina, a fim de evitar possíveis acidentes; Acompanhar os serviços de manutenção preventiva e corretiva da máquina e seus implementos e, após executados, efetuar os testes necessários; Executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito de suas atribuições.

Professor II

Planejar e executar o plano de ensino conforme orientação e objetivo da escola; Desenvolver com os alunos a percepção musical; Estudar a história da música, dando ênfase a compositores regionais; Organizar eventos para a apresentação de recitais; Colaborar com diretores, orientadores e outros profissionais da escola, fornecendo informações que possam auxiliá-los em seu trabalho com os alunos; Reunir semanalmente com supervisora pedagógica para avaliação do Plano de Ensino; Registrar dificuldades dos alunos e fornecer aula de reforço; Estimular trabalhos de pesquisas musicais; Zelar por materiais e instrumentos de trabalho; Fazer previsão e solicitar material para realização do trabalho; Executar outras tarefas correlatas.

ANEXO 3

CRONOGRAMA DAS DATAS REFERENTE AO CONCURSO PÚBLICO

Data

Horário

Atividade

Local

12/03/08

******

Publicação do Extrato do Edital

Imprensa do Município de Gonçalves, quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves, no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro - Gonçalves/MG e nos sites: www.alrconcursos.com.br e www.goncalves.mg.gov.br

25/03/08

09:30 h.

Abertura das Inscrições

Prefeitura Municipal

04/04/08

15:30 h.

Encerramento das inscrições

Prefeitura Municipal

13/04/08

08:30 h.

Fechamento dos portões

Escola Municipal "Antenor Vieira da Silva", situada à Rua Antonio Gomes Pinto, s/n°, Centro.

13/04/08

09:00 h.

Provas Escritas para os cargos de Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Inspetor de Alunos, Guarda Noturno, Professor II, Professor de Inglês e Tratorista

Escola Municipal "Antenor Vieira da Silva", situada à Rua Antonio Gomes Pinto, s/n°, Centro.

13/04/08

13:30 h.

Fechamento dos portões

Escola Municipal "Antenor Vieira da Silva", situada à Rua Antonio Gomes Pinto, s/n°, Centro.

13/04/08

14:00 h.

Provas Escritas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem e Recepcionista

Escola Municipal "Antenor Vieira da Silva", situada à Rua Antonio Gomes Pinto, s/n°, Centro.

14/04/08

16:00 h.

Publicação do Gabarito

Quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves, no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro - Gonçalves/MG e no site: www.alrconcursos.com.br

16/04/08

horário funcionamento correios

Prazo final para interposição de recursos contra questões da prova

Empresa contratada para realização

23/04/08

18:00 h.

Publicação da lista de aprovados e publicação da decisão dos recursos contra questões da prova

Quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves, no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro - Gonçalves/MG e no site: www.alrconcursos.com.br

25/04/08

horário funcionamento correios

Prazo final para interposição de recursos contra a lista de aprovados

Empresa contratada para realização

29/04/08

18:00 h.

Publicação da decisão dos recursos contra a lista de aprovados

Quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves, no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro - Gonçalves/MG e no site: www.alrconcursos.com.br

03/05/08

08:30 h.

Fechamento dos portões

Prefeitura Municipal

03/05/08

09:00 h.

Provas Pratica

Prefeitura Municipal

07/05/08

18:00 h.

Publicação da lista de aprovados na prova pratica e classificação final

Quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves, no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro - Gonçalves/MG e no site: www.alrconcursos.com.br

09/05/08

horário funcionamento correios

Prazo final para interposição de recursos contra a classificação final

Empresa contratada para realização

13/05/08

18:00 h.

Publicação da decisão dos recursos contra a classificação final

Quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves, no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro - Gonçalves/MG e no site: www.alrconcursos.com.br

A partir de 13/05/08

*********

Homologação do resultado final

Imprensa do Município de Gonçalves, quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves, no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro - Gonçalves/MG e no site: www.alrconcursos.com.br

ANEXO 4

PROGRAMA DE PROVAS

CARGO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

PORTUGUÊS: 1 - Leitura e interpretação de texto, bilhete, aviso, notícia de jornais, anúncio e carta familiar. Conhecimento do alfabeto. Encontro vocálico e consonantal, substantivo, coletivo, sinônimos e antônimos. Frase e tipos de frase. Substantivo próprio e comum. Gênero, numero e grau do substantivo, adjetivo, pronomes, verbos, tempos do verbo, sujeito e predicado. Conhecimentos lingüísticos: reconhecimento de grafia correta de palavras de uso comum; reconhecimento do uso adequado de estruturas frasais básicas, grupos ortográficos simples, divisão silábica e sinais de pontuação (. , : ? !): concordância nominal (masculino/feminino, singular/plural), acentuação gráfica.

CONTEÚDO DA PROVA DE SAÚDE PÚBLICA: A Saúde na Constituição Brasileira. Leis 8080/90 e 8142/90. O Pacto pela Saúde. Política Nacional de Atenção às Urgências. Urgências e Emergências - Atenção Integral da morbi-mortalidade prevalente. Epidemiologia Básica: Conceitos básicos; Epidemiologia descritiva; Indicadores de saúde; Estudos analíticos; Epidemiologia dos problemas ligados à urgência e emergência; Vigilância em Saúde.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1° grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

CARGO: AUXILIAR DE ENFERMAGEM

PORTUGUÊS: 1 - Leitura e interpretação de texto, bilhete, aviso, notícia de jornais, anúncio e carta familiar. Conhecimento do alfabeto. Encontro vocálico e consonantal, substantivo, coletivo, sinônimos e antônimos. Frase e tipos de frase. Substantivo próprio e comum. Gênero, numero e grau do substantivo, adjetivo, pronomes, verbos, tempos do verbo, sujeito e predicado. Conhecimentos lingüísticos: reconhecimento de grafia correta de palavras de uso comum; reconhecimento do uso adequado de estruturas frasais básicas, grupos ortográficos simples, divisão silábica e sinais de pontuação (. , : ? !): concordância nominal (masculino/feminino, singular/plural), acentuação gráfica.

CONTEÚDO DA PROVA DE SAÚDE PÚBLICA: A Saúde na Constituição Brasileira. Leis 8080/90 e 8142/90. O Pacto pela Saúde. Política Nacional de Atenção às Urgências. Urgências e Emergências - Atenção Integral da morbi-mortalidade prevalente. Epidemiologia Básica: Conceitos básicos; Epidemiologia descritiva; Indicadores de saúde; Estudos analíticos; Epidemiologia dos problemas ligados à urgência e emergência; Vigilância em Saúde.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM: Noções elementares de enfermagem, acompanhamento de pacientes, sinais vitais, medicação por todas as vias de administração, imunização, Lei 7.498 do exercício profissional do Código de Ética de Enfermagem e outros serviços permitidos e normatizados pelo COREN.

CARGO: MÉDICO CLÍNICO GERAL - PSF, ENFERMEIRO - PSF, TÉCNICO EM ENFERMAGEM

PORTUGUÊS: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

CONTEÚDO DA PROVA DE SAÚDE PÚBLICA: A Saúde na Constituição Brasileira. Leis 8080/90 e 8142/90. O Pacto pela Saúde. Política Nacional de Atenção às Urgências. Urgências e Emergências - Atenção Integral da morbi-mortalidade prevalente. Epidemiologia Básica: Conceitos básicos; Epidemiologia descritiva; Indicadores de saúde; Estudos analíticos; Epidemiologia dos problemas ligados à urgência e emergência; Vigilância em Saúde.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTO DE ESPECÍFICO PARA O CARGO DE MÉDICO CLÍNICO GERAL: O pronto atendimento ao idoso: estados confusionais, quedas, hipertensão postural, hipertensão arterial, infecção. Pneumologia. Insuficiência respiratória aguda, doença pulmonar obstrutiva crônica, doenças infecciosas agudas e crônicas, doenças da pleura. Cardiologia: arritmias, isquemia miocárdica aguda e crônica, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca. Dor torácica. Hematologia: anemias, distúrbios da hemostasia, estados hipercoaguláveis. Gastroenterologia: hemorragias digestivas, má absorção, icterícias, hepatites, imunologia, imunodeficiências, doenças auto-imunes. Reumatologia: farmacologia dos medicamentos usados no controle das doenças reumatológicas, equilíbrio hidro-eletrolítico e ácido básico. Nefrologia: glomerulopatias, doenças túbulo-intersticiais, insuficiência renal crônica aguda. Sistema nervoso central. Coma, esturpor, estados confusionais. Endocrinologia: doenças da tireóide, doenças da córtex supra renal. Uso clínico de corticosteróides. Doenças metabólicas: dislipoproteinemias, diabetes mellitus. Antibióticos. Ressuscitação Cardiopulmonar. Urgências, emergências em adultos.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTO DE ESPECÍFICO PARA O CARGO DE ENFERMEIRO: Ética e legislação aplicada à enfermagem: Código de deontologia; Política nacional de saúde; Entidade de classe; Lei do exercício profissional. Princípios científicos aplicados à Enfermagem: nutrição e hidratação; eliminações; higiene e conforto. Soro e repouso; assepsia; administração de medicamentos. Curativos e bandagens; cuidados dispensados ao paciente terminal; medicação. Enfermagem e Saúde Pública: imunização; saneamento básico; vigilância epidemiológica; conceito, medidas de controle das doenças transmissíveis; Estatísticas vitais (indicadores de saúde). Princípio de administração no serviço de enfermagem: planejamento; organização; direção; coordenação; supervisão e avaliação. Processo de enfermagem. Enfermagem no controle de infecção hospitalar. Medidas de prevenção; precauções universais. Clínica médica: assistência de enfermagem a paciente com doenças infecto-contagiosas e sexualmente transmissíveis. Enfermagem na clínica cirúrgica: assistência de enfermagem ao paciente no pré, trans e pós-operatório. Central de material; controle de avaliação dos meios de esterilização físico e químico; instrumental cirúrgico. Assistência de enfermagem nas emergências médicas; parada cardio respiratória; edema agudo de pulmão; politrauma; envenenamento; queimadura; choque, hemorragias. Assistência de enfermagem e pediatria: crescimento e desenvolvimento; criança hospitalizada; necessidades básicas (nutrição, eliminações, higiene e conforto, sono, repouso, recreação). Assistência de Enfermagem nas patologias pediátricas. Estatuto do menor e do adolescente. Enfermagem. ginecologia e obstetrícia: assistência de enfermagem ao recém nascido; na gestação com patologia obstetrícia; no puerpério. Sistema Unificado de Saúde.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM: 1 - Noções de anatomia e fisiologia. 2 - Fundamentos de Enfermagem: técnicas básicas. 3 - Noções de organização da assistência e cuidados de enfermagem à mulher, a criança, adolescente, ao adulto, ao idoso e saúde mental. 4 - Cuidados de Enfermagem na prevenção e controle de doenças infectocontagiosas, sexualmente transmissíveis e de doenças crônicas e degenerativas. 5 - Enfermagem de urgência e emergência: primeiros socorros. 6 - Executar Técnicas de Enfermagem: tais como sinais vitais, sondagens, higienização, procedimentos e técnicas pre-hospitalares, administração de medicamentos, administração de dietas, coleta de material para exame, oxigenoterapia, nebulização, procedimento pós-morte, cuidados com traqueotomia, cuidados com drenagens torácicas e ostomias; 7 - Cuidados de Enfermagem no tratamento de feridas e prevenção de lesões cutâneas. 8 - Central de Material Esterilizado: Métodos e procedimentos específicos de Limpeza, desinfecção e esterilização; 9 - Enfermagem Médico-cirúrgica: Assistência de enfermagem em Doenças Transmissíveis - defesa do organismo, conceito e tipo de imunidade, noções de vacinação, vacinas e rede de frio. 10 - Assistência de enfermagem em distúrbios crônico-degenerativos: respiratórios, cardiovasculares, gastrintestinais, músculo-esquelético. 11 - Atuação de enfermagem em Centro Cirúrgico de Central de Material. 12 - Enfermagem Materno-Infantil e Pediatria: Atendimento de enfermagem à saúde materno-infantil e pediatria: pré-natal, parto e puerpério e período neonatal. 13 - Programas Nacionais de Saúde:Imunização - PNI, Tuberculose, Hanseníase, DST' s e AIDS, Diabetes. 14 - Deontologia de Enfermagem: Lei do exercício profissional, Trabalho em equipe. 15 - Políticas de saúde: noções sobre o Sistema Único de Saúde - SUS, Políticas institucionais de Humanização da Assistência. 16 - Prontuário e Registro de enfermagem. 17 - Resíduos de Saúde.

CARGO: INSPETOR DE ALUNOS, GUARDA NOTURNO

PORTUGUÊS: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

MATEMÁTICA: Conjuntos: conjunto, elemento, pertinência, diagramas; determinações (analítica - sintética), igualdade, intersecância, disjunção; universo, unitário, vazio; subconjunto, complementar, interseção, união, diferença, diferença simétrica. * Números: naturais, inteiros, racionais, reais: ordenação, intervalos, módulo; propriedades operatórias; * Funções: definição, notação, diagramas; injetora, sobrejetora, bijetora; domínio; gráfico. * Funções, equações, inequações polinomiais de uma variável real: constante, linear, afim. * Funções trigonométricas. * Arcos, ângulos, identidades. * Combinatória: princípios fundamentais da combinatória - adição, produto, arranjos, combinações, permutações. * Geometria espacial: a) paralelismo/ perpendicularidade: de reta e plano; de dois planos; ângulos, distâncias, projeção ortogonal, postulados, teoremas; b) Prisma/pirâmide/cilindro/cone/bola-esfera; superfícies, sólidos; classificações; secções e pontos importantes; áreas lateral e total, volume, cálculo; teoremas principais; c) Poliedros, biedros, triedos, ângulos poliédricos; poliedros, relação de Büler.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1° e 2° grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

CARGO: PROFESSOR II

PORTUGUÊS: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1° e 2° grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO DE PROFESSOR II: Conhecimentos de leis de incentivo a cultura; Lei Rouanet nº 8313/91; Cultura e sociedade; Conhecimentos sobre manuseio de diversos instrumentos; Notação Musical - Pauta - Claves; Figuras de som - Figuras de pausas; O tempo de duração - Figuras simples; O compasso - Generalidades - Unidade de tempo e de compasso - Signo de compasso - Compasso simples - Barras de compasso - Travessão duplo - Barra final; Sinais de abreviaturas; Sinais de repetição; Fermata - suspensão - Contagem de compasso; Contratempo; Síncopes; Quiálteras; Escalas diatônica de DO maior - Tons e semitons naturais - Graus de escala - Graus conjuntos e disjuntos; Sinais de alteração; Semitons cromáticos e diatônicos; Dinâmica - Andamentos; Intervalos maiores, menores e justos; Modos da escala - Maior; Modos da escala - Menor; Arnaduras de clave; Escalas maiores e menores com sustenidos e benois; Noções de acordes: perfeito maior e perfeito menor. Transposição para instrumentos.

CARGO: PROFESSOR INGLÊS

PORTUGUÊS: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA OS CARGO DE PROFESSOR DE INGLÊS: Teoria e Pratica da Educação - Conhecimentos Político-Pedagogicos - Função social e política da escola: perspectiva critica e perspectiva neoliberal; gestão democrática e autonomia na organização do trabalho escolar; colegiados escolares; projetos político-pedagogicos. A educação básica no Brasil: acesso; permanência; inclusão e fracasso escolar. A organização da educação básica: LDB Lei Federal 9394/96; princípios e fins da educação nacional; diretrizes curriculares para o ensino fundamental e para a educação infantil; parâmetros curriculares nacionais. Conhecimentos da Pratica de Ensino: Processos e conteúdos do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; a organização do tempo e do espaço e a avaliação escolar, projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relações de poder na escola; currículo e cultura; tendências pedagógicas na pratica escolar.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO DE PROFESSOR DE INGLÊS: Analise e interpretação: identificação do tema central e das diferentes idéias contidas nos textos. Estabelecimento de relações entre as diferentes partes nos textos. Identificação de enunciados que expressam lugar, tempo, modo, finalidade, causa, condição, conseqüência e comparação. Estudo do vocabulário: significado de palavras e expressões num contexto. Semelhanças e diferenças de significados de palavras e expressões (falsos cognatos). Aspectos gramaticais / aplicação pratica: flexão do nome, do pronome e do artigo. Substantivos (contáveis e não contáveis em inglês). Flexão do verbo. Significado através da utilização do tempo verbal e verbos auxiliares. Regência e concordância nominal/verbal. Preposições de tempo/lugar. Substantivos, adjetivos e verbos seguidos de preposição. Orações com relação de causa, conseqüência, tempo, modo, condição, concessão, comparação. Orações relativas. Pronomes interrogativos. Frases interrogativas.

CARGO: TRATORISTA

PORTUGUÊS: - Leitura e interpretação de texto, bilhete, aviso, notícia de jornais, anúncio e carta familiar. Conhecimento do alfabeto. Encontro vocálico e consonantal, substantivo, coletivo, sinônimos e antônimos. Frase e tipos de frase. Substantivo próprio e comum. Gênero, numero e grau do substantivo, adjetivo, pronomes, verbos, tempos do verbo, sujeito e predicado. Conhecimentos lingüísticos: reconhecimento de grafia correta de palavras de uso comum; reconhecimento do uso adequado de estruturas frasais básicas, grupos ortográficos simples, divisão silábica e sinais de pontuação (. , : ? !): concordância nominal (masculino/feminino, singular/plural), acentuação gráfica.

MATEMÁTICA: - Noções elementares de sistema de manutenção decimal, sistema romano de numeração, operação com números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão); números racionais em forma de fração e operações com frações de mesmo denominador, números decimais, sistema monetário, sistema de medidas (tempo, valor, comprimento, massa, capacidade, área, perímetro e volume); geometria (figuras planas)

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS: Noções de história do Brasil. Assuntos ligados ao cotidiano e atualidade nas áreas: econômica, cientifica, tecnológica, política, cultural, esportiva, saúde, meio ambiente e social do Brasil, do Estado de Minas Gerais e do mundo. Testes de raciocínio lógico.

CONTEÚDO DA PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO PARA O CARGO DE TRATORISTA: Legislação de Trânsito Atual, normas de segurança, noções de mecânica, manutenção do veículo, código nacional de trânsito e seu regulamento, comportamento do condutor na direção veicular, comportamento do pedestre na via de circulação, equipamentos obrigatórios, primeiros socorros, legislação e responsabilidade do servidor público no município. Outras questões versando sobre as atividades e atribuições específicas do cargo pleiteado.

CARGO: RECEPCIONISTA

PORTUGUÊS: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

MATEMÁTICA: Conjuntos: conjunto, elemento, pertinência, diagramas; determinações (analítica - sintética), igualdade, intersecância, disjunção; universo, unitário, vazio; subconjunto, complementar, interseção, união, diferença, diferença simétrica. * Números: naturais, inteiros, racionais, reais: ordenação, intervalos, módulo; propriedades operatórias; * Funções: definição, notação, diagramas; injetora, sobrejetora, bijetora; domínio; gráfico. * Funções, equações, inequações polinomiais de uma variável real: constante, linear, afim. * Funções trigonométricas. * Arcos, ângulos, identidades. * Combinatória: princípios fundamentais da combinatória - adição, produto, arranjos, combinações, permutações. * Geometria espacial: a) paralelismo/ perpendicularidade: de reta e plano; de dois planos; ângulos, distâncias, projeção ortogonal, postulados, teoremas; b) Prisma/pirâmide/cilindro/cone/bola-esfera; superfícies, sólidos; classificações; secções e pontos importantes; áreas lateral e total, volume, cálculo; teoremas principais; c) Poliedros, biedros, triedos, ângulos poliédricos; poliedros, relação de Büler.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1 e 2° grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO DE RECEPCIONISTA: Noções sobre atendimento ao público em geral; noções sobre operação de sistema telefônico e máquinas fotocopiadoras, noções sobre atualização de fichários e arquivos de documentos, correspondências e afins; Noções elementares de informática, pacote Office (Word, Excell, PowerPoint), navegação na internet, envio e recebimento de e-mails, digitação de textos e ofícios, confecção de planilhas e gráficos, redigir e/ou digitar, sob orientação, segundo as normas técnicas, qualquer modalidade de ato administrativo; Preencher, sob orientação, boletins, formulários e quadros demonstrativos; execução de atividades que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito de suas atribuições.

ANEXO 5

FORMULÁRIO DE RECURSOS

ORIENTAÇÕES:

1 - Use uma folha separada para cada questão.

2 - Não assine, nem coloque identificação em parte alguma do recurso.

3 - Anulada uma questão, os pontos a ela correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

4 - O julgamento dos recursos será publicado no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de Gonçalves, no endereço: Rua Cap. Antonio Carlos, 196, Centro - Gonçalves/MG.

CARGO:

DISCIPLINA:

Nº DA QUESTÃO RECORRIDA:

FUNDAMENTAÇÃO DO RECURSO:

 

 

 

 

FONTES QUE EMBASAM A ARGUMENTAÇÃO DO CANDIDATO:

95129

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231