Prefeitura de Extrema - MG

EDITAL 001/05

O Município de Extrema- MG torna Público que estarão abertas, no período a seguir indicado , inscrições para Concurso Público para provimento dos cargos do Quadro de Pessoal, com nº de vagas inicial estipuladas nos termos das Leis nºs. 1.461/99, 1.664/2001, 038/04, 047/05, 048/05, 049/05 demais legislações pertinentes e normas estabelecidas neste edital.

CONDIÇÕES GERAIS

1 . DOS CARGOS/ESPECIALIDADES E OUTROS DADOS

As atribuições dos cargos estão previstas no Plano de Cargos e Vencimentos, da Prefeitura Municipal de Extrema. Os cargos, a remuneração mensal, jornada de trabalho e escolaridade e ainda os requisitos exigidos são os expostos abaixo:

I. Técnico Ambiental

1. Remuneração : R$ 1.020,96;

2. Vagas: 03 (três);

3. Pré-requisito: Diploma de conclusão de 2º. Grau e Curso Técnico equivalente;

4. Jornada de trabalho: 40 horas semanais.

II. Professor Nível Médio - PNM

1. Remuneração : R$ 547,66;

2. Vagas: 20 (vinte);

3. Pré-requisito: Magistério;

4. Jornada de trabalho: 30 Horas/Aula semanais.

III. Professor de Ensino Infantil

1. Remuneração : R$ 547,66;

3. Vagas: 50 (cinqüenta);

3. Pré-requisito: Magistério;

4. Jornada de trabalho: 30 Horas/Aula semanais.

IV. Professor Licenciatura - PLF - Língua Portuguesa

1. Remuneração : R$ 10,67 Hora/Aula;

2. Vagas: 01 (uma);

3. Pré-requisito: Comprovante de conclusão de curso de licenciatura plena, legalmente reconhecido, que habilite para disciplina diferente a que concorre, iniciado na vigência da portaria MEC nº 399, de 28 de julho de 1989, acompanhado do histórico escolar, onde conste o registro de no mínimo de 160 horas-aula da disciplina específica em que se inscreveu, ou que tenha a habilitação para matéria específica

4. Jornada de trabalho: Horas/Aula .

V. Professor Licenciatura - PLF - Matemática

1. Remuneração : R$ 10,67 Hora/Aula;

2. Vagas: 03 (três);

3. Pré-requisito: Comprovante de conclusão de curso de licenciatura plena, legalmente reconhecido, que habilite para disciplina diferente a que concorre, iniciado na vigência da portaria MEC nº 399, de 28 de julho de 1989, acompanhado do histórico escolar, onde conste o registro de no mínimo de 160 horas-aula da disciplina específica em que se inscreveu, ou que tenha a habilitação para matéria específica

4. Jornada de trabalho: Horas/Aula .

VI. Professor Licenciatura - PLF - Inglês

1. Remuneração : R$ 10,67 Hora/Aula;

2. Vagas: 01 (uma);

3. Pré-requisito: Comprovante de conclusão de curso de licenciatura plena, legalmente reconhecido, que habilite para disciplina diferente a que concorre, iniciado na vigência da portaria MEC nº 399, de 28 de julho de 1989, acompanhado do histórico escolar, onde conste o registro de no mínimo de 160 horas-aula da disciplina específica em que se inscreveu, ou que tenha a habilitação para matéria específica

4. Jornada de trabalho: Horas/Aula .

VII. Professor Licenciatura - PLF - Ciências

1. Remuneração : R$ 10,67 Hora/Aula;

2. Vagas: 01 (uma);

3. Pré-requisito: Comprovante de conclusão de curso de licenciatura plena, legalmente reconhecido, que habilite para disciplina diferente a que concorre, iniciado na vigência da portaria MEC nº 399, de 28 de julho de 1989, acompanhado do histórico escolar, onde conste o registro de no mínimo de 160 horas-aula da disciplina específica em que se inscreveu, ou que tenha a habilitação para matéria específica

4. Jornada de trabalho: Horas/Aula .

VIII. Professor Licenciatura - PLF - Geografia

1. Remuneração : R$ 10,67 Hora/Aula;

2. Vagas: 01 (uma);

3. Pré-requisito: Comprovante de conclusão de curso de licenciatura plena, legalmente reconhecido, que habilite para disciplina diferente a que concorre, iniciado na vigência da portaria MEC nº 399, de 28 de julho de 1989, acompanhado do histórico escolar, onde conste o registro de no mínimo de 160 horas-aula da disciplina específica em que se inscreveu, ou que tenha a habilitação para matéria específica

4. Jornada de trabalho: Horas/Aula .

IX. Professor Licenciatura - PLF - Educação Física

1. Remuneração : R$ 10,67 Hora/Aula;

2. Vagas: 01 (uma);

3. Pré-requisito: Comprovante de conclusão de curso de licenciatura plena, legalmente reconhecido, que habilite para disciplina diferente a que concorre, iniciado na vigência da portaria MEC nº 399, de 28 de julho de 1989, acompanhado do histórico escolar, onde conste o registro de no mínimo de 160 horas-aula da disciplina específica em que se inscreveu, ou que tenha a habilitação para matéria específica

4. Jornada de trabalho: Horas/Aula .

X. Gestor Ambiental

1. Remuneração : R$ 3.808,91;

2. Vagas: 01 (uma);

3. Pré-requisito:Possuir Curso Superior e pós graduação "latu senso" em matéria relacionada ao Meio Ambiente ;

4. Jornada de trabalho: 40 horas semanais

XI. Analista Ambiental

1. Remuneração : R$ 1.766,66;

2. Vagas: 02 (duas);

3. Pré-requisito: Possuir Curso Superior Completo;

4. Jornada de trabalho: 40 horas semanais

XII. Instrutor de Informática

1. Remuneração : R$ 547,66;

2. Vagas: 04 (quatro);

3. Pré-requisito: : Magistério e qualificação comprovada na matéria;

4. Jornada de trabalho: 30 horas semanais.

XIII.Orientador Pedagógico I - 40 Horas Semanais

1. Remuneração : R$ 1.236,66;

2. Vagas: 05 (cinco);

3. Pré-requisito:Possuir Curso Superior em Pedagogia com especialização em Supervisão Pedagógica;

4. Jornada de trabalho: 40 horas semanais.

XIV.Orientador Pedagógico II - 20 Horas Semanais

1. Remuneração : R$ 634,09;

2. Vagas: 03 (três);

3. Pré-requisito:Possuir Curso Superior em Pedagogia com especialização em Supervisão Pedagógica;

4. Jornada de trabalho: 20 horas semanais.

2.DO REGIME JURÍDICO: Estatutário

3.DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS

3.1. Às pessoas portadoras de deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, e para fins do artigo 1º da Lei Complementar nº 683 de 18.09.92 e do artigo 37 do Decreto Federal 3298/99, é assegurado o direito de inscrição para os cargos em concurso, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras. O candidato portador de deficiência concorrerá a todas as vagas existentes, sendo reservado o percentual de 5% (cinco por cento) em face da classificação obtida, a não ser para os cargos que ofereçam somente uma vaga.

3.2. Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal 3298/99 com as alterações introduzidas pelo artigo 70 do Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004.

3.3. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a deficientes, estas serão preenchidas pelos demais concursados com estrita observância da ordem classificatória.

3.4. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso, desde que as deficiências de que são portadoras sejam compatíveis com as atribuições do cargo e declarado no ato da inscrição.

3.5. As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal 3298/99, particularmente em seu artigo de nº 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas, e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos. Os benefícios previstos no referido artigo, parágrafos 1º e 2º, deverão ser requeridos por escrito, durante o período das inscrições, via SEDEX, ao CENTRO DE CONSULTORIA E TREINAMENTO LIBERTAS.

3.6. O candidato inscrito como portador de deficiência deverá comunicá-la especificando-a na ficha de inscrição e, no período das inscrições, e encaminhar via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), ao CENTRO DE CONSULTORIA E TREINAMENTO LIBERTAS à Av. Luiz Paulo Franco 651, 13º andar - B. Belvedere - CEP 30320.570, em Belo Horizonte:

a) Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua prova;

b) Solicitação de prova especial em Braile ou Ampliada.

3 .6.1. Aos deficientes visuais (cegos), serão oferecidas provas no sistema Braile e suas respostas deverão ser transcritas também em Braile. Os referidos candidatos deverão levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção podendo, ainda, utilizar-se de soroban.

3.6.2. Aos deficientes visuais (amblíopes) serão oferecidas provas ampliadas, com tamanho de letra correspondente a corpo 24.

3.6.3 Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

3.7. Os candidatos que não atenderem os dispositivos, dentro do prazo do período das inscrições, mencionados no:

item 3.6 "A" - serão considerados como não portadores de deficiência.

Item 3.6 "B" - não terão a prova preparada, seja qual for o motivo alegado, estando impossibilitados de realizar a prova.

3.8. A publicação do resultado final do Concurso Público será feita em duas listas, contendo a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e a segunda somente a pontuação destes últimos.

3.9. O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição não declarar essa condição, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

3.10. Será excluído da lista de deficientes o candidato cuja deficiência, assinalada na ficha de inscrição, não se constate.

4.DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

4.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado.

4.2 Estar em dia com as obrigações eleitorais.

4.3 Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.

4.4 Ter, na data da posse, idade mínima de 18 (dezoito) anos completos.

4.5 Possuir a qualificação exigida para o cargo pretendido na data da posse.

5.DAS INSCRIÇÕES

5.1.Locais:

5.1.1 a)Em Extrema: Na Sede da Prefeitura Municipal à Pça. Presidente Vargas, 100, Centro - CEP 35.640000.

b)Na sede do Centro de Consultoria e Treinamento Libertas em Belo Horizonte à Av. Luiz Paulo Franco 651, sala 1305 - B. Belvedere - CEP 30320.570.

5.1.2 Pela internet, no site www.libertas-mg.com.br

5.2 Período: De 02 a 13 de Janeiro de 2006, exceto aos sábados, domingos e feriados.

5.3 Horário: De 08:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00 horas.

5.4 Documentação exigida: O candidato deverá pagar a taxa referente ao cargo pretendido e apresentar os seguintes documentos, pessoalmente ou por procurador:

a)Requerimento de Inscrição corretamente preenchido (em modelo fornecido no local da inscrição), no qual declare atender às condições exigidas para a inscrição e submeter-se às normas expressas neste Edital.

b)Certidão de contagem de pontos de títulos para todos os cargos de Professores, Orientadores Pedagógicos e Instrutor de Informática, emitida pela Secretaria Municipal de Educação.

c)Fotocópia legível e identificável (frente e verso) da Carteira de Identidade ou documento equivalente, de valor legal. São considerados documentos de identidade para efeito deste concurso unicamente as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública; pelas Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores, pelas Polícias Militares, pelos Corpos de Bombeiros Militares a seus servidores; Passaporte; Certificado de Reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; além das carteiras expedidas por Ordens ou Conselho de Classe que, por lei federal, valham como documento de identidade/identificação, como por exemplo, as do CRE, CRC, CRA, CREA, OAB, Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia na forma da Lei n.º 9.503/97).

d)Será admitida inscrição via Internet, no endereço eletrônico www.libertas-mg.com.br, solicitada no período de inscrição até às 20:00 horas do último dia, observado o horário oficial de Brasília - DF.

As inscrições efetuadas via Internet somente serão acatadas após o lançamento do valor da taxa de inscrição, na conta corrente do Centro de Consultoria e Treinamento Libertas, nº 8518-9, Agência 3294-8, Banco do Brasil. Se o pagamento for efetuado em cheque, a inscrição somente poderá ser confirmada após este ser compensado.

d)Quem optar pela inscrição na internet, após as providências descritas no item acima, deve providenciar, obrigatoriamente : o envio, via fax, do comprovante do depósito da taxa de inscrição contendo nome e a informação do cargo pretendido , nos números 0.XX.31.3264.0482 ou 0.XX.31.3264.0602

O envio de cópia do referido recibo de depósito e ainda fotocópia da carteira de identidade ou documento equivalente. Postar no CORREIO até o último dia da data de inscrição prevista neste edital IMPRETERÍVELMENTE para o endereço Av. Luiz Paulo Franco 651, sala 1305 - B. Belvedere - CEP 30320.570- Belo Horizonte - Minas Gerais , sob o título "CONCURSO PÚBLICO - PREFEITURA MUNICIPAL DE EXTREMA- 2005".

Não serão acatadas inscrições cujo pagamento tenha sido efetuado em desacordo com as opções oferecidas no procedimento de inscrição via Internet, qualquer que seja o motivo alegado.

A taxa de inscrição paga em desacordo com o estabelecido neste edital não será devolvida, seja qual for o motivo alegado.

O pagamento da taxa de inscrição via Internet deverá será efetuado até último dia de inscrição previsto neste edital , impreterivelmente.

O descumprimento das instruções para inscrição via Internet implicará na não efetivação da inscrição.

A Empresa não se responsabiliza por solicitações de inscrição via Internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

Informações complementares acerca da inscrição via Internet estarão disponíveis no site citado neste item. O site da empresa explica facilmente estes procedimentos, passo a passo.

O candidato portador de deficiência que efetuar a inscrição via Internet deverá enviar declaração prevista no item 3 juntamente e na forma do previsto neste item.

 Valor das taxas de inscrição:

CARGOS PRETENDIDOS

VALOR R$

1

Técnico Ambiental

55,00

2

Professor de Nível Médio - PNM

27,00

3

Professor de Ensino Infantil

27,00

4

Professor - PLF

40,00

5

Gestor Ambiental

100,00

6

Analista Ambiental

70,00

7

Instrutor de informática

27,00

8

Orientador Pedagógico I

45,00

9

Orientador Pedagógico II

32,00

5.5.Outras Informações:

a) Efetuar apenas o pagamento da Taxa de Inscrição não significa que o candidato esteja inscrito.

b) O preenchimento do Requerimento de Inscrição é de responsabilidade única do candidato ou de seu procurador legal. A declaração falsa ou inexata dos dados constantes no Requerimento de Inscrição, bem como a apresentação de documentos falsos ou inexatos, determinará o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época.

c) Em hipótese alguma será devolvido o valor da Taxa de Inscrição já paga.

d) Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.

e) O Comprovante Definitivo de Inscrição será enviado pelo correio ao endereço constante na sua ficha de inscrição. Não nos responsabilizamos por dados incorretos ou incompletos constantes desta ficha, que são de inteira responsabilidade do candidato.

f) Caso o candidato não receba seu comprovante até o dia 19 de janeiro de 2006, ele deverá entrar em contato com a CENTRO DE CONSULTORIA E TREINAMENTO LIBERTAS pelos Telefones: (31) 0.XX.31.3264.0482 ou 0.XX.31.3264.0602.

g) É de responsabilidade do candidato conferir o Comprovante Definitivo de Inscrição no ato de seu recebimento, verificando os seguintes dados: nome, número do documento de identidade, e o nome do cargo; devendo comunicar ao CENTRO DE CONSULTORIA E TREINAMENTO LIBERTAS eventuais erros de digitação e opção do cargo, pelos telefones: 0.XX.31.3264.0482 ou 0.XX.31.3264.0602

h) O candidato poderá inscrever-se para mais de um cargo desde que as provas não sejam no mesmo horário.

6. Das Provas

6.1. O processo seletivo constará de Prova Escrita de Múltipla Escolha para todos os cargos; 

6.2. A Prova Escrita de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório, SERÁ REALIZADA NO DIA 22 de janeiro de 2006. Essa prova, terá duração máxima de duas horas e será valorizada de 0(zero) a 100(cem) pontos. A constituição da prova está especificada, em função dos cargos, no Anexo II, que integra este Edital. 

6.3. A prova Escrita de Múltipla Escolha, será composta de 25 (vinte e cinco) questões. Em qualquer dos casos, as questões valerão 4 (quatro) pontos cada uma.

6.4. Para os cargos de Professores, Orientadores Pedagógicos e Instrutor de Informática, haverá a soma dos valores dos títulos (10 pontos), perfazendo o valor máximo de 110 (cento e dez) pontos. Será eliminado TODO E QUALQUER CANDIDATO que não obtiver 50% (cinqüenta por cento) dos pontos previstos para a Prova Escrita de Múltipla Escolha, ou seja, neste caso, os títulos não serão pontuados.

6.5. Os Diplomas ou Certificados expedidos por Instituição de Ensino Superior ou registro de habilitação expedido por órgão competente, ou Declaração de Conclusão de Curso de Licenciatura Plena, legalmente reconhecido, acompanhado de Histórico Escolar, deverão ser entregues em fotocópias autenticadas, ou em originais e fotocópias.

6.6. Estes Documentos constantes no item anterior, deverão ser entregues, quando da efetiva investidura do candidato ao cargo pleiteado, a não ser os títulos para contagem de pontos, que deverão ser entregues de acordo com o especificado no item 9.2 deste edital

6.7. Os cadernos de prova de todos os cargos do concurso público estarão disponíveis na sede da empresa - CENTRO DE CONSULTORIA E TREINAMENTO LIBERTAS para consultas dos interessados após a realização das mesmas pelo prazo de 7 dias corridos.

7.Da Realização das Provas Escritas

7.1. O local das Provas Escritas será indicado no Comprovante Definitivo de Inscrição. Seu horário será conforme tabela abaixo :

HORÁRIO

CARGOS

13h00min

Professores de Nível Médio - PNM

09h00min

Demais Cargos

7.2. O ingresso do candidato na sala onde se realizarão as provas só será permitido, no horário estabelecido, mediante a apresentação do Comprovante Definitivo de Inscrição e do Documento de Identidade (original) usado na inscrição.

7.3. Não haverá segunda chamada para as provas escritas.

7.4. Em hipótese alguma serão realizadas provas fora do local determinado.

7.5. Será excluído deste Concurso Público o candidato que, durante a realização das provas, for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente, ou por gestos, por escrito ou por meio de equipamentos eletrônicos, ou ainda, que venha tumultuar a realização das provas; ausentar-se do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia de um fiscal; usar de incorreções ou descortesia para com os coordenadores, membros da Comissão Especial de Concurso, fiscais de salas, auxiliares e autoridades presentes; não devolver integralmente o material recebido.

7.6. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com, no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência, portando lápis preto nº 2, borracha e caneta esferográfica azul ou preta.

7.7. Não será permitido o uso de calculadora eletrônica ou qualquer instrumento de cálculo.

7.8. Não será permitido qualquer tipo de consulta.

7.9. Não será permitida a entrada de candidatos após o início das provas.

7.10. Ao terminar a prova o candidato entregará, obrigatoriamente, ao Fiscal da Sala, o seu Gabarito Oficial juntamente com seu caderno de provas.

8.Do Processo de Classificação e Desempate

8.1. Será selecionado o candidato que obtiver a pontuação mínima exigida para a Prova Escrita de Múltipla Escolha.

8.2. A classificação final será feita pela maior pontuação obtida na prova de múltipla escolha, com exceção dos cargos de Professores, onde as notas serão somadas com os títulos (caso dos Professores).

8.3. Em caso de igualdade na nota final, para fins de classificação, a situação em que nenhum dos candidatos empatados, possua idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completos até o último dia da inscrição, o desempate se fará da seguinte forma:

a) maior pontuação na Prova de Português;

b) maior pontuação na prova de títulos, se existente;

c) maior idade dentre os de idade inferior a 60 ( sessenta) anos.

8.4. Em caso de igualdade da nota final, para fins de classificação na situação em que pelo menos um dos candidatos empatados possua idade igual ou superior 60 (sessenta) anos, completos até o último dia de inscrição, o desempate se fará da seguinte forma:

a) maior idade dentre os de idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos;

b) maior pontuação na prova de português;

c) maior pontuação na prova de títulos se existente;

9.Dos Títulos

9.1. Para todos os cargos de Professores, Orientadores Pedagógicos e Instrutor de Informática, serão contados títulos, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu artigo 67, inciso I, para fins de caráter classificatório, perfazendo o valor máximo de 10 (dez) pontos, de acordo com o especificado a seguir;

9.2. Os títulos (cópias autenticadas) deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Educação de Extrema-MG, que emitirá certidão de contagem de pontos que deverá ser entregue no momento da inscrição do candidato. Em hipótese alguma serão aceitos títulos, para fins de pontuação desta certidão, após a data final das inscrições do concurso.

9.3. Os documentos de que tratam o item 9.2, deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Extrema, SOB PROTOCOLO, endereçados à Comissão do Concurso em envelopes com os seguintes dizeres: "Títulos" e o nome do candidato e cargo pretendido. Os documentos ficarão de posse da Secretaria Municipal de Educação que emitirá Certidão de Contagem de Pontos dos Títulos.

9.4. A entrega dos documentos referentes aos títulos não faz necessariamente que a pontuação postulada seja concedida, sendo que os documentos serão analisados de acordo com as normas estabelecidas neste edital.

9.5. A não apresentação dos títulos importará na atribuição de nota zero ao candidato na fase de avaliação de títulos, o que não possui caráter eliminatório, mas somente classificatório.

9.6. A classificação final dos candidatos será feita pelo somatório dos pontos obtidos na prova de Múltipla Escolha e dos Títulos em ordem decrescente (desde que o candidato obtenha 50% do valor das provas de Múltipla Escolha ).

Valores de pontos dos Títulos:

TÍTULOS

ESPECIFICAÇÕES

COMPROVAÇÕES

CRITÉRIOS

MÁX PTS

CURSOS

Curso de Pós Graduação Latu Sensu Mínimo de 360horas

Certificação de conclusão ou declaração com indicação de C.H.

04 pontos

10 pontos

Capacitação relacionada com Magistério com Carga Horária mínima de 40 horas

Certificado de participação em Curso com indicação de Carga Horária, expedida pela Instituição Mantenedora

1 ponto por curso Máximo de 6,0 pontos

Obs.: Não serão aceitos certificados de cursos tais como: Word, Windows, Excel, digitação, etc.. Somente serão computados títulos que se relacionem com atividades de magistério.

10.Dos Resultados

10.1. O gabarito oficial da Prova de Múltipla Escolha será afixado no quadro oficial de avisos da Prefeitura Municipal no dia seguinte à realização da mesma, e será divulgado no site www.libertas-mg.com.br, após às 12:00h.

10.2. As listagens com o resultado das Provas Escritas de Múltipla Escolha, bem como o resultado final, serão afixadas na Sede da Prefeitura Municipal de Extrema, no quadro oficial de avisos, e divulgados no site supracitado.

11.Dos Recursos

11.1. Caberá recurso ao Prefeito Municipal de Extrema, dentro de 2 (dois) dias úteis, a contar do dia da divulgação oficial do gabarito no quadro Oficial de Avisos da Prefeitura Municipal , dos seguintes atos:

a)gabarito e questões da prova objetiva de múltipla escolha;

b) erros ou omissões na classificação final.

11.2 Em qualquer dos casos, o recurso, devidamente fundamentado, deverá conter dados que informem a identidade do reclamante, o seu número de inscrição, bem como seu endereço completo, incluindo o respectivo CEP.

11.3 Admitir-se-á somente um único recurso para cada candidato, relativamente a cada um dos itens descritos acima (etapas), desde que devidamente fundamentado. Não serão aceitos recursos coletivos.

11.4. Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem redigidos em termos próprios ou não fundamentados, ou, ainda, aqueles a que se der entrada fora do prazo improrrogável de 2 (dois) dias úteis, a contar da publicação oficial do gabarito ou do resultado final.

11.5. As autoridades competentes para reconhecer e julgar os recursos são o Prefeito Municipal de Extrema e a Comissão de Coordenação e Supervisão deste Concurso Público, designada pelo Prefeito, no prazo de 4 (quatro) dias úteis.

11.6. O resultado dos recursos será afixado no quadro oficial de avisos da Prefeitura Municipal.

11.7. Os recursos deverão ser protocolados na sede da Prefeitura Municipal de Extrema, no horário de 08:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.

12.Das Disposições Gerais

12.1 Este edital poderá ser impugnado administrativamente até 5(cinco) dias úteis anteriores à data de aplicação das provas.

12.2. O prazo de validade deste Concurso Público é de até 2 (dois) anos, a contar da data da sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

12.3. A aprovação neste Concurso Público não cria direito à nomeação, mas esta, quando ocorrer, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos.

12.4. O candidato aprovado deverá manter, junto a Prefeitura Municipal de Extrema, durante o prazo de validade deste Concurso Público, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações. Não caberá qualquer reclamação, caso não seja possível a Prefeitura convocá-lo por falta dessa atualização. A convocação será efetivada via A.R. ou pessoalmente.

12.5. Independentemente de sua aprovação/classificação neste Concurso Público, não será admitido candidato ex-servidor da Prefeitura Municipal de Extrema, que tenha sido demitido por justa causa.

12.6. O CENTRO DE CONSULTORIA E TREINAMENTO LIBERTAS será responsável pela elaboração, aplicação e avaliação das provas, bem como pelo fornecimento de todas as informações referentes a este Concurso Público, pelos telefones 0.XX.31.3264.0482 ou 0.XX.31.3264.0602 , com o Dr. Gustavo Souto, Dr. Miguel Dianese ou Sra. Débora Dianese.

12.7. A Prefeitura Municipal de Extrema e a empresa não se responsabilizarão por quaisquer cursos, textos ou apostilas referentes a este Concurso Público, embora reconheçam sua importância.

12.8. O candidato aprovado, antes de ser nomeado, deverá submeter-se a exame médico admissional de caráter eliminatório;

12.9. O candidato aprovado, antes de ser nomeado, deverá apresentar, obrigatoriamente, para efeito de posse no cargo, os seguintes documentos:

a) CPF;

b) Título de Eleitor, com o comprovante de votação na última eleição;

c) Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

d) Carteira de Identidade;

e) Cartão de Cadastramento no PIS/PASEP(se tiver);

f) Laudo Médico favorável, fornecido por médico do trabalho credenciado pelo Instituto;

g) Fotocópia autenticada do respectivo registro profissional C.N.H expedido pelo órgão competente;

h) Comprovante de experiência, para os cargos que assim o exigirem, mediante registro na Carteira Profissional, ou documento hábil a critério da Comissão Coordenadora deste Concurso Público;

i) Duas fotos 3 x 4 recentes;

j) Certidão de Nascimento ou Casamento;

k) Certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos;

l) Comprovante de vacinação dos filhos menores de 14 anos;

m) Comprovante de escolaridade exigido no pré-requisito.

12.10. A nomeação dos candidatos aprovados é feita de acordo com a conveniência administrativa, disponibilidade orçamentária e obedecerá à classificação final no concurso.

12.11. A posse no cargo é condicionada à apresentação de documentação comprobatória dos requisitos para a investidura e ao atendimento das demais condições constitucionais, legais, regulamentares e deste edital.

12.12. A falta de comprovação de requisito para a investidura até a data da posse acarreta anulação da inscrição, eliminação do concurso e anulação de todos os atos praticados pela Prefeitura com respeito ao candidato, ainda que já tenha sido homologado o resultado final do Concurso Público, sem prejuízo da sanção legal cabível.

12.13. É nulo ato de lotação inicial de candidato nomeado, praticado em desacordo com a indicação constante no Resultado Final do Concurso.

12.14. Os candidatos arcarão com todas as despesas resultantes de seus deslocamentos, obrigatórios ou voluntários, referentes ao concurso.

12.15. O candidato convocado terá 03 (três) dias corridos para assumir o cargo, a contar da data de sua convocação.

12.16. O candidato que não atender à convocação para entrar em exercício, somente será convocado, para qualquer vaga subseqüente, após serem chamados todos os outros candidatos, na ordem de classificação e se o prazo do concurso ainda estiver em vigor.

12.17. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de Edital ou comunicado de convocação referente ao Concurso, no Diário Oficial (Minas Gerais) , jornal de circulação local ou afixado na Sede da Prefeitura Municipal.

12.18 Fica permitida a publicação e divulgação de todos os atos relativos a este Concurso Público, inclusive a lista de aprovados e suas respectivas notas, nos meios eletrônicos e internet.

12.19 Os gabaritos oficiais e as provas práticas deste Concurso Público, ficarão de posse da empresa CENTRO DE CONSULTORIA E TREINAMENTO LIBERTAS, pelo prazo de 1 (um) ano, quando serão incineradas.

12.20. As divulgações ocorridas no site www.libertas-mg.com.br não terão caráter oficial e são meramente informativas.

12.21. A inscrição no Concurso Público implica ciência e aceitação das normas contidas no presente edital.

Extrema, 23 de dezembro de 2005.

Dr. Sebastião Camargo Rossi
Prefeito Municipal de Extrema

ANEXO I

CARGOS

VAGAS

ESCOLARIDADE MÍNIMA

JORNADA DE TRABALHO

VENCIMENTO* (R$)

VALOR INSCRIÇÃO (R$)

Técnico Ambiental

03

Diploma de conclusão de 2º grau e curso técnico equivalente

40 h/s

R$1.020,96

55,00

Professor Nível Médio - PNM

20

Ensino Médio Magistério

30 h/aula semanais

R$ 547,66

27,00

Profesor do Ensino Infantil

50

Ensino Médio Magistério

30 h/aula semanais

R$ 547,66

27,00

Professor II - Língua Portuguesa

01

Ensino Superior Licenciatura Plena (Conforme disposto no item 1)

h/aula semanais

R$ 10,67*

40,00

Professor II Matemática

03

Ensino Superior Licenciatura Plena (Conforme disposto no item 1)

h/aula semanais

R$ 10,67*

40,00

Professor II - Língua Estrangeira Inglês

01

Ensino Superior Licenciatura Plena (Conforme disposto no item 1)

h/aula semanais

R$ 10,67*

40,00

Professor II - Ciências

01

Ensino Superior Licenciatura Plena (Conforme disposto no item 1)

h/aula semanais

R$ 10,67*

40,00

Professor II - Geografia

01

Ensino Superior Licenciatura Plena (Conforme disposto no item 1)

h/aula semanais

R$ 10,67*

40,00

Professor II - Educação Física

01

Ensino Superior Licenciatura Plena (Conforme disposto no item 1)

h/aula semanais

R$ 10,67*

40,00

Gestor Ambiental

01

Curso Superior e pós graduação "latu senso" em matéria relacionada a meio ambiente

40 h/s

R$ 3.808,91

100,00

Analista Ambiental

02

Curso superior completo

40 h/s

R$ 1.766,66

70,00

Instrutor de Informática

04

Magistério com qualificação

30 h/s

R$ 547,66

27,00

Orientador Pedagógico I

05

Superior em Pedagogia com especialização em Supervisão Pedagógica

40 h/s

R$ 1.236,66

45,00

Orientador Pedagógico II

03

Superior em Pedagogia com especialização em Supervisão Pedagógica

20 h/s

R$ 634,09

32,00

Legenda:
· Valor por hora/aula
h/s: horas semanais

ANEXO II

CÓDIGO

CARGO

NÍVEL

PROGRAMA SOLICITADO

No. DE QUESTÕES

001

Técnico Ambiental

Curso Técnico de Nível Médio

Língua Portuguesa

Conhecimentos Específicos

05

20
 

002

Professor Nível Médio

Ensino Médio Magistério

Língua Portuguesa

Matemática

Conhecimentos de Ensino

08

08

09
 

003

Professor de Ensino Infantil

Ensino Médio Magistério

Língua Portuguesa

Matemática

Conhecimentos de Ensino

10

10

05
 

004

Professor II - Língua Portuguesa

Superior Específico-licenc. Plena*

Conhecimentos de Ensino

Conhecimentos Específicos

08
 

17
 

005

Professor II - Matemática

Superior Específico-licenc. Plena

Língua Portuguesa

Conhecimentos de Ensino

Conhecimentos Específicos

07

08
 

10
 

006

Professor II - Língua Estrangeira - Inglês

Superior Específico-licenc. Plena*

Língua Portuguesa

Conhecimentos de Ensino

Conhecimentos Específicos

07

08
 

10
 

007

Professor II - Ciências

Superior Específico-licenc. Plena *

Língua Portuguesa

Conhecimentos de Ensino

Conhecimentos Específicos

07

08
 

10
 

008

Professor II - Geografia

Superior Específico-licenc. Plena

Língua Portuguesa

Conhecimentos de Ensino

Conhecimentos Específicos

07

08
 

10
 

009

Professor II - Educação Física

Superior Específico-licenc. Plena

Língua Portuguesa

Conhecimentos de Ensino

Conhecimentos Específicos

07

08
 

10
 

010

Gestor Ambiental

Curso Superior e Pós-Graduação

Língua Portuguesa

Conhecimentos Específicos

05

20
 

011

Analista Ambiental

Curso Superior

Língua Portuguesa

Conhecimentos Específicos

05

20
 

012

Instrutor de Informática

Ensino Médio Magistério

Língua Portuguesa

Conhecimentos de Ensino

Conhecimentos Específicos

07

08
 

10
 

013

Orientado Pedagógico I

Superior Pedagogia com Habilitação Específica

Português

Conhecimentos Específicos

Conhec. Ensino/atualid.

08

10
 

07
 

014

Orientador Pedagógico II

Superior Pedagogia com Habilitação Específica

Português

Conhecimentos Específicos

Conhec. Ensino/atualid.

08

10
 

07
 

ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

Ø PROFESSOR DE ENSINO INFANTIL

LÍNGUA PORTUGUESA

I. Leitura e compreensão de textos

II. Conhecimento da Língua:

Ortografia. Pontuação. Acentuação gráfica. Crase. Antônimos/sinônimos Masculino/Feminino Diminutivo/aumentativo Classe de palavras: substantivo, numeral, artigo, pronome, adjetivo, advérbio, verbo, preposição, conjunção Flexões: gênero, número e grau do substantivo e do adjetivo Divisão Silábica Emprego de tempos e modos verbais Coletivo MATEMÁTICA

CONJUNTOS

Tipos de conjuntos: vazio, unitário, finitos e infinitos.

OPERAÇÕES NO CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS

Adição , subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação dos números naturais.

TEORIA DOS NÚMEROS: Múltiplos, divisores, divisibilidade, fatoração, máximos divisor comum, mínimo divisor comum; problemas.

OPERAÇÕES NO CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS

Representação, simplificação, redução ao mesmo denominador, comparação, problemas.

Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação dos números racionais na forma de fração e na forma decimal; problemas.

SISTEMA DE MEDIDAS:

1. Unidades de: comprimento, volume, capacidade, massa e área; problemas.

2. Unidades usuais de tempo e ângulo: múltiplos e submúltiplos.

3. Valores monetários.

4. Problemas.

RAZÕES E PROPORÇÕES:

Razão de dois números, razão de suas grandezas, razões especiais (velocidade média, escala, densidade demográfica).

Proporções: termos, propriedade fundamental, cálculo de termos desconhecidos, terceira proporcional, quarta proporcional, resolução de sistemas usando propriedades.

Proporcionalidade, regra de três e porcentagem; problemas.

MÉDIAS:

Médias aritmética simples, aritmética ponderada, geométrica; problemas.

MATEMÁTICA FINANCEIRA:

Termos usuais, juros simples, juros compostos; problemas.

 CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 ;

IV- Didática ;

V- Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI - O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: CEE, NAFTA, MERCOSUL,etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 e alterações;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2º grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

Constituição Federal

Ø PROFESSOR NÍVEL MÉDIO - PNM

LÍNGUA PORTUGUESA

I. Estudo de texto.

II. Conhecimento da Língua:

1. Ortografia.

2. Pontuação.

3. Acentuação. Crase.

4. Formação e significação das palavras.

5. Emprego do nome.

6. Emprego do pronome.

7. Flexões: gênero, número e grau do substantivo e do adjetivo

8. Classe de palavras: substantivo, numeral, artigo, pronome, adjetivo, advérbio, verbo, preposição, conjunção

9. Emprego dos tempos e modos do verbo.

10. Regência verbal e nominal: aspectos gerais e casos particulares.

11. Divisão silábica

12. Concordância verbal e nominal: aspectos gerais e casos particulares.

13. Estrutura do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos.

14. Variação lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Português. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1983

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1984.

FARACO, Carlos Emílio e MOURA, Francisco Marto de. Gramática. São Paulo: Ática, 1992.

NEVES, Maria Helena de Moura. A Gramática Funcional. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Outras gramáticas e livros didáticos de Língua Portuguesa.

MATEMÁTICA

I. Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números naturais.

II. Teoria dos números: múltiplos, divisores, divisibilidade, fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum; problemas.

III. Números racionais: representação, simplificação, redução ao mesmo denominador, comparação; problemas.

IV. Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais na forma de fração e na forma decimal; problemas.

V. Sistema de medidas:

1. Unidades de: comprimento, volume, capacidade, massa e área; problemas.

2. Unidades usuais de tempo e ângulo: múltiplos e submúltiplos.

3. Valores monetários.

4. Problemas.

VI. Razões e proporções:

1. Razão de dois números, razão de suas grandezas, razões especiais (velocidade média, escala, densidade demográfica).

2. Proporções: termos, propriedade fundamental, cálculo de termos desconhecidos, terceira proporcional, quarta proporcional, resolução de sistemas usando propriedades.

3. Problemas.

VII. Proporcionalidade, regra de três e porcentagem; problemas.

VIII. Médias: aritmética simples, aritmética ponderada, geométrica; problemas.

IX. Matemática Financeira: termos usuais, juros simples, juros compostos; problemas.

X. Monômios, polinômios e frações algébricas: fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, operações, uso de fórmulas.

XI. Equações e inequações:

1. Resolução de equações e inequações de 1º e 2º graus com uma variável, equações redutíveis ao 1º e 2º graus.

2. Estudo do trinômio do segundo grau, representação gráfica, relação entre coeficientes e raízes, máximos e mínimos.

3. Problemas

XII. Sistemas: resolução de sistemas de equações e inequações de 1º e 2º graus; discussão; problemas.

XIII. Geometria Plana:

1. Teoria das paralelas.

2. Triângulos: relação entre lados e ângulos, congruência e semelhança.

3. Polígonos.

4. Relações métricas e trigonométricas em triângulos e retângulos.

5. Circunferência e disco: cordas, arcos e ângulos, relações métricas.

6. Áreas de triângulos, quadriláteros, polígonos retangulares, discos e suas partes.

7. Problemas.

XIV. Geometria sólida:

1. Áreas e volumes dos prismas e pirâmides.

‘2. Áreas e volumes dos cilindros e cones.

3. Esfera e bola: áreas e volumes.

4. Problemas.

XV. Funções:

1. Conceito da função.

2. Funções reais de variável real; estudo de gráficos de funções de 1º e 2º graus.

3. Funções definidas por duas ou mais leis.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Coleção: Fundamentos da Matemática Elementar. São Paulo: Atual.

 CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 ;

IV- Didática ;

V- Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI - O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: CEE, NAFTA, MERCOSUL,etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 e alterações;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2º grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

Constituição Federal

Ø PROFESSOR PLF - LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 ;

IV- Didática ;

V- Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI- O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: CEE, NAFTA, MERCOSUL,etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 e alterações;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2º grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

Constituição Federal

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Estudo de texto.

2. Literatura - Estilos de época portugueses: trovadorismo, humanismo, classicismo, barroco, arcadismo, romantismo, realismo/naturalismo, simbolismo, modernismo. Estilos de época brasileiros: literatura de informação, barroco, arcadismo, romantismo, realismo/naturalismo/parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo.

3. Fatos Lingüísticos

3.1. - A modalidade oral da língua: características, sobretudo quanto à seleção lexical e morfossintática, nos registros específicos (formal, coloquial tenso, coloquial distenso e familiar).funções da linguagem; figuras de estilo

3.2 - A modalidade escrita da língua: características, sobretudo quanto à seleção lexical e morfossintática, nos registros específicos (literário, formal, semiformal, familiar). Convenção ortográfica em vigor. Regras de pontuação.

3.3 - Aspectos do léxico: polissemia, sinonímia, homonímia, hiperonímia, hiponímia.

3.4 - Aspectos da sintaxe: Processos de estruturação dos períodos na modalidade escrita formal (subordinação e coordenação), incluindo a abordagem de valor semântico dos conectivos coordenativos e dos subordinativos adverbiais, estrutura das orações relativas, coerência interna na estruturação dos períodos. Tipos de oração: imperativas, interrogativas, exclamativas, declarativas, optativas.

3.5 - Aspectos da morfossintaxe: Classes de palavras, incluindo a distinção entre palavras "variáveis" e "invariáveis". Morfemas lexicais e gramaticais. Flexão de gênero e número: substantivos, adjetivos. Flexão de número, pessoa, modo e tempo nos verbos. A expressão do grau: substantivos, adjetivos, advérbios. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Processos de formação de palavras: composição, derivação, recomposição, hibridismo, onomatopéia, abreviação vocabular, siglas.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ABDALA JÚNIOR, Benjamin. Literatura, história e política; literatura de língua portuguesa no século XX. S. Paulo: Ática, 1989.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 3.ed. S. Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CHAUÍ, Marilena. Seminários. 2.ed. S. Paulo: Brasiliense, 1984.

GOMES, João Carlos Teixeira, Gregório de Matos; um estudo de plágio e criação intertextual. Petrópolis: Vozes, 1995.

JOBIM, J. L. Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

MATTA, Roberto da. O que faz o brasil, Brasil / 8.ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira & identidade nacional. 5.ed. S. Paulo: Brasiliense, 1994.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro; a formação e o sentido do Brasil. S. Paulo: Companhia das Letras, 1995.

ROCHA, Everardo; GUIMARÃES, P. O que é etnocentrismo. S. Paulo: Brasiliense, 1984. (Coleção Primeiros Passos)

RONCARI, Luiz. Literatura brasileira dos primeiros cronistas aos últimos românticos. 2.ed. S. Paulo: EDUSP/FDT, 1995.

SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa; ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

Nas malhas da letra; ensaios. S. Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Por uma literatura nos trópicos; ensaios sobre dependência cultural. S. Paulo: Perspectiva, 1978; Brasiliense (Coleção Primeiros Passos); Ática (Série Princípios).

CÂMARA JÚNIOR, Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. 10.ed. Petropólis: Vozes, 1990.

FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Prática de texto; língua portuguesa para nossos estudantes. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto; leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990.

GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. 16.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1995.

PRETTI, Dino. Sociolingüística; os níveis da fala. 6.ed. S. Paulo: Nacional, 1987.

SILVEIRA, Dileta et al. Português instrumental. Porto Alegre: Sagra, 1992.

CUNHA, Celso. Gramática da língua portuguesa. 4.ed. Rio de Janeiro: MEC/FENAME, 1977.

CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

Ø PROFESSOR II - MATEMÁTICA

PORTUGUÊS

Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Acentuação . Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.

CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 ;

IV- Didática ;

V- Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI - O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: CEE, NAFTA, MERCOSUL,etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 e alterações ;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2º grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

Constituição Federal

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

I. Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números naturais.

II. Teoria dos números: múltiplos, divisores, divisibilidade, fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum; problemas.

III. Números racionais: representação, simplificação, redução ao mesmo denominador, comparação; problemas.

IV. Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais na forma de fração e na forma decimal; problemas.

V. Sistema de medidas:

1. Unidades de: comprimento, volume, capacidade, massa e área; problemas.

2. Unidades usuais de tempo e ângulo: múltiplos e submúltiplos.

3. Valores monetários.

4. Problemas.

VI. Razões e proporções:

1. Razão de dois números, razão de suas grandezas, razões especiais (velocidade média, escala, densidade demográfica).

2. Proporções: termos, propriedade fundamental, cálculo de termos desconhecidos, terceira proporcional, quarta proporcional, resolução de sistemas usando propriedades.

3. Problemas.

VII. Proporcionalidade, regra de três e porcentagem; problemas.

VIII. Médias: aritmética simples, aritmética ponderada, geométrica; problemas.

IX. Matemática Financeira: termos usuais, juros simples, juros compostos; problemas.

X. Monômios, polinômios e frações algébricas: fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, operações, uso de fórmulas.

XI. Equações e inequações:

1. Resolução de equações e inequações de 1º e 2º graus com uma variável, equações redutíveis ao 1º e 2º graus.

2. Estudo do trinômio do segundo grau, representação gráfica, relação entre coeficientes e raízes, máximos e mínimos.

3. Problemas

XII. Sistemas: resolução de sistemas de equações e inequações de 1º e 2º graus; discussão; problemas.

XIII. Geometria Plana:

1. Teoria das paralelas.

2. Triângulos: relação entre lados e ângulos, congruência e semelhança.

3. Polígonos.

4. Relações métricas e trigonométricas em triângulos e retângulos.

5. Circunferência e disco: cordas, arcos e ângulos, relações métricas.

6. Áreas de triângulos, quadriláteros, polígonos retangulares, discos e suas partes.

7. Problemas.

XIV. Geometria sólida:

1. Áreas e volumes dos prismas e pirâmides.

‘2. Áreas e volumes dos cilindros e cones.

3. Esfera e bola: áreas e volumes.

4. Problemas.

XV. Funções:

1. Conceito da função.

2. Funções reais de variável real; estudo de gráficos de funções de 1º e 2º graus.

3. Funções definidas por duas ou mais leis.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Livros Didáticos de Matemática do Ensino Fundamental:

A conquista da Matemática; teoria e aplicação. José Ruy Giovanni, Benedito Castrucci, José Ruy Giovanni Jr. São Paulo;FTD. ( 5ª a 8ª série)1998.

Matemática e realidade. Gelson Iezzi, Antônio Machado. São Paulo. Atual.

Coleção: Fundamentos da Matemática Elementar. São Paulo: Atual.

Ø PROFESSOR II - LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Acentuação . Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.

CONHECIMENTOS DE ENSINO

 I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 ;

IV- Didática ;

V- Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI- O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: CEE, NAFTA, MERCOSUL,etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 e alterações;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2º grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

Constituição Federal

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1 - Compreensão de textos contemporâneos escritos, de nível intermediário,

2 - Estruturas gramaticais:

2.1 - Frase nominal: substantivo (gênero e número), adjetivo (grau comparativo e superlativo), artigo definido e indefinido e outros modificadores

2.2 - Pronome

2.3 - Frase verbal: verbo (modo, tempo, aspecto), o auxiliar, modal; advérbio e locução verbal, voz ativa e passiva

2.4 - Conjunção: coordenação, subordinação

2.5 - Discurso indireto

2.6 - Frase declarativa e frase interrogativa

2.7 - Preposição e locução prepositiva

2.8 - Formação de palavras: composição e derivação

2.9 - Numerais cardinais e ordinais

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ABBS, Brian; FREEBAIRN, Ingrid. Blueprint one. Essex, U.K.: Longman, 1990.

ALLSOP, Jake. English grammar; Cassell's students'. London: Cassell Publishers, 1990.

PINTO, Dilce et al. Grasping the meaning; compreensão inteligente de textos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1988.

LEECH, Geoffrey; STARTVIK, Jan. A communicative grammar of english. Essex, U.K.: Longman, 1975.

EASTWOOD, John. Oxford practice grammar. Oxford: Oxford University Press, 1992.

MURPHY, Raymond. English Grammar in Use.Cambridge : Cambridge University Press, 1994.

THOMPSON, A. J.; MARTINET, A. V. A practical english grammar. Oxford: Oxford University Press, 1986.

WILLIS, Dave. Collins cobuild student's grammar. London: Harper Collins, 1991.

Ø PROFESSOR II - CIÊNCIAS

LÍNGUA PORTUGUESA

 Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Acentuação . Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.

CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 ;

IV- Didática ;

V- Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI - O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: CEE, NAFTA, MERCOSUL,etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 ;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2º grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

Constituição Federal

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. O homem na natureza: estudo do corpo humano; o corpo em funcionamento. Células, tecidos, as funções de nutrição, o papel dos alimentos, metabolismo, o valor calórico dos alimentos, digestão , respiração, circulação, excreção, o sangue e a defesa do corpo, a locomoção, a coordenação e os sentidos, as glândulas endócrinas, a reprodução humana , a hereditariedade.

2. Biologia - Conhecimento científico; características dos seres vivos; célula; reprodução; embriologia; histologia; classificação dos seres vivos; vírus; bactérias; protistas; algas; fungos; reino vegetal; reino animal; anatomia e fisiologia humanas; genética e evolução; ecologia.

3. Noções de Química: .

3.1 . A matéria: estados físicos , propriedades

3.2 . O átomo: a estrutura atômica, os elementos químicos, a tabela periódica dos elementos

3.3 As ligações químicas: ligações eletrovalentes ou iônicas, ligações covalentes ou moleculares; valência, massa molecular, as fórmulas das substâncias

3.4 Substâncias puras, misturas e combinações

3.5 As reações químicas : equações químicas, tipos de reações, leis das reações químicas

3.6 As funções químicas

4. Noções de física:

4.1. Mecânica:

4.1.1 O estudo das forças, diferença entre massa e peso, a gravidade, queda do corpo no vácuo, o equilíbrio das forças, lei da gravitação universal

4.1.2 O estudo dos movimentos: o atrito, inércia, força centrípeta e força centrífuga, o trabalho, a potência, energia cinética e potencial

4.2. Acústica: som, propagação, velocidade, qualidade, fontes sonoras, reflexão

4.3. Termologia : calor: fontes, propagação, unidades, dilatação. Equilíbrio térmico, calorimetria, termometria.

4.4.Óptica: Luz, espelhos, lentes, prisma: corpos luminosos e iluminados, translúcidos, transparentes e opacos. Luz: velocidade, propagação, reflexão, refração, decomposição, importância, definição. Lentes: aplicações, definições.

4.5. Eletricidade : origem, formação, condutores, corrente elétrica, corrente contínua e alternada, medicas de corrente, o eletroscópio, Lei de Ohm, os geradores de eletricidade .

4.6. Magnetismo: definição, ímãs naturais e artificiais, linhas de força, atração e repulsão dos pólos, fragmentação

5. Astronomia: evolução como ciência, instrumentos utilizados, medidas: tempo- espaço - velocidade, recursos para medir grandes distâncias.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino fundamental; ciências naturais. Brasília : MEC/SEF, 2001.

CARVALHO, A.M.P.; GIL PÉRES,D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo : Cortez, 1993.

CARVALHO, A.M.P. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo : Scipione, 1998.

CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo : Moderna, 1994. CRUZ, D. O meio ambiente. São Paulo : Ática, 2000. (Coleção ciência e educação ambiental).

GOWDAK, Denétrio. Ciências: Livro 4. São Paulo: F.T.D., 1980

GOWDAK, Denétrio. Ciências: Livro 2. São Paulo: F.T.D., 1980

GUTIÉRREZ, F. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo : Cortez; Instituto Paulo Freire, 2000.

LAGO, Samuel Ramos , ENS Waldemar. Uma Nova Visão de Ciências. 1º Volume São Paulo: IBEP

PENTEADO, H. D. Meio Ambiente e formação de professores. São Paulo : Cortez, 2001.(Coleção questões da nossa época: v.38)

POZO, J. I. (Org). A solução de problemas nas ciências da natureza. Porto Alegre : Artmed. 1998.

REIGOTA, M. Meio Ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995.

O que é educação ambiental. São Paulo : Brasiliense, 1994. (Coleção primeiros passos 292).

SASSON, Sezar , SILVA, César da Júnior. Biologia 1 . São Paulo: Atual Editora Ltda. 1981

Ø PROFESSOR II - GEOGRAFIA

LÍNGUA PORTUGUESA

 Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Acentuação . Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.

CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 ;

IV- Didática ;

V- Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI - O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: CEE, NAFTA, MERCOSUL,etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 ;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2º grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

Constituição Federal

 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1 - Geografia - uma Ciência Voltada para o Estudo das Organizações Espaciais:

1.1 - Abordagem teórico-conceitual.

1.2 - A importância do estudo geográfico no cotidiano e suas aplicações. As interações da Geografia com as demais áreas do conhecimento humano. O espaço geográfico como produto da combinação de processos naturais e sociais.

1.3 - O significado das ordens de grandezas no estudo geográfico. Os movimentos da Terra e suas conseqüências geográficas. O zoneamento planetário em função da radiação solar. Os grandes subsistemas terrestres e suas interações. Paisagens naturais e humanizadas.

1.4 - Os principais recursos naturais, sua distribuição espacial e as conseqüências econômicas e geográficas de sua exploração. A poluição, os desequilíbrios ambientais e suas conseqüências nos grandes ecossistemas mundiais e nas sociedades contemporâneas.

1.5 - As inter-relações homem/meio na organização do espaço. A estrutura geológica, formas do relevo terrestre, tipos de clima, de vegetação e de solos. Os grandes ecossistemas terrestres e suas formas de apropriação pelas sociedades.

2 - A Organização do Espaço Mundial:

2.1 - A Transformação do Espaço Mundial: o espaço do capitalismo industrial e financeiro, a transformação do espaço socialista, a disputa e a formação dos grandes blocos de poder.

2.2 - A Geopolítica Mundial: noções gerais. Caracterização geral dos sistemas político- econômicos contemporâneos e suas áreas de influência e disputa. Os conflitos geopolíticos recentes, suas inter-relações e especialidades. Os conflitos étnicos atuais e a questão das nacionalidades.

2.3 - Industrialização e Acumulação: evolução da produção manufatureira até os grandes complexos industriais modernos. Antigos e novos fatores de localização industrial. Concentração espacial e concentração financeira da economia industrial.

2.4 - O Espaço Urbano: o sítio e a situação das cidades, rede e hierarquia urbanas, metropolização e problemas urbanos.

2.5 - O Espaço Agrário: diferentes formas de organização da agropecuária, formas de apropriação e exploração da terra. Importância do quadro natural na estruturação do espaço agrário, as relações com a indústria.

2.6 - A População no Espaço: fatores condicionantes da distribuição da população e dos movimentos migratórios internos e internacionais, estruturas da população. Crescimento demográfico (variações no tempo e no espaço). Formação e distribuição da população latino-americana.

2.7 - A Circulação no Espaço: meios de transportes. Comércio interno e comércio externo.

2.8 - Processo de Desenvolvimento/Subdesenvolvimento: indicadores, origens, divisão internacional do trabalho.

3 - Organização do Espaço Brasileiro:

3.1 - A Inter-relação entre os Elementos Formadores da Natureza e a Organização do Espaço Brasileiro: gênese e evolução do relevo brasileiro e o papel da ação antrópica na sua transformação. Os ecossistemas brasileiros e suas formas de apropriação pela sociedade. Os recursos hídricos brasileiros e sua importância econômica e geopolítica.

3.2 - A Questão Ambiental no Brasil: as grandes regiões naturais do Brasil, os recursos naturais brasileiros, sua distribuição territorial, formas de exploração e problemas ambientais. Desequilíbrios resultantes da ação antrópica, degradação e área de preservação. Políticas ambientais.

3.3 - Integração ao Processo de Internacionalização da Economia: industrialização dependente e aprofundamento das desigualdades sociais. Fatores responsáveis pela localização das indústrias. Evolução do processo de industrialização e repercussões na organização do espaço.

3.4 - A População no Espaço Brasileiro: crescimento populacional e políticas demográficas - ocupação territorial e distribuição da população. Estrutura da população, movimentos imigratórios e suas implicações espaciais e sociais.

3.5 - Urbanização: crescimento das cidades, redes urbanas e processo de metropolização. Problemas urbanos (marginalização), poluição ambiental.

3.6 - Transporte e Organização do Espaço: conexão entre locais de produção e de consumo, entre locais de moradia e de trabalho. Evolução e situação dos meios de transportes.

3.7 - Os Espaços Industriais: concentração e problemas de desconcentração industrial no Brasil.

3.8 - O Espaço Agrário: localização e diferentes formas de organização da produção agropecuária. Objetivos de produção agropecuária. Relações de produção capitalista no campo e suas conseqüências. Evolução da estrutura fundiária e relações de trabalho no campo. Dinâmica das fronteiras agrícolas.

3.9 - A Organização Geopolítica do Espaço Brasileiro: a ação do Estado e o planejamento territorial. Medidas e políticas de intervenção no espaço. Divisão regional do trabalho. Relações inter e intra-regionais. Relações internacionais - evolução e tendências atuais.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

COELHO, Marcos de Amorim. Geografia do Brasil. S. Paulo: Moderna, 1991.

COIMBRA, Pedro; TIBÚRCIO, J. A. M. Geografia: uma análise do espaço geográfico. São Paulo: Harbra, 1998.

MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. A nova geografia: estudo de geografia geral. São Paulo: Moderna, 1991.

MAGNOLI, Demétrio. O novo mapa do mundo. São Paulo: Moderna, 1993.

________. A nova geografia: estudos de geografia da América. São Paulo: Moderna, 1995.

________. União européia: história e geopolítica. S. Paulo: Moderna, 1995.

________. Geografia: paisagem e território. S. Paulo: Moderna, 1993.

OLIC, Nelson Bacia. A desintegração do Leste: URSS, Iugoslávia, Europa Oriental. São Paulo: Moderna, 1994.

OLIVA, Jaime. Espaço e modernidade: temas da geografia mundial. S. Paulo: Atual, 1995.

PEREIRA, Diamantino et al. Geografia - ciência do espaço: o espaço mundial. S. Paulo: Atual, 1988.

PEREIRA, Diamantino. Geografia - ciência do espaço: o espaço brasileiro. S. Paulo: Atual, 1988.

VESENTINI, J. William. Sociedade e espaço. 22.ed. S. Paulo: Ática, 1992.

________. Sociedade e espaço: geografia do Brasil. 16.ed.reform.atualiz. São Paulo: Ática, 1998.

________. A nova ordem mundial. S. Paulo: Ática, 1995.

Ø PROFESSOR II - EDUCAÇÃO FÍSICA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Acentuação . Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.

CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 ;

IV- Didática ;

V- Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI - O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: CEE, NAFTA, MERCOSUL,etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 ;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2º grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Programa de Capacitação dos Professores (PROCAP);

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

Constituição Federal

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Os objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental. O programa de Educação Física nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. O perfil do professor de Educação Física para o Ensino Fundamental. O programa extra-curricular em Educação Física. A função do planejamento na docência em Educação Física. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. Dimensões históricas da Educação Física. Dimensões filosóficas, antropológicas e sociais aplicadas à Educação e ao Esporte. Lazer e as interfaces com a Educação Física. Esporte, mídia e os desdobramentos na Educação Física. As questões de gênero e o sexismo aplicados à Educação Física. Corpo, sociedade e a construção da cultura corporal de movimento. Dimensões biológicas aplicadas à Educação Física e ao Esporte. As mudanças fisiológicas resultantes da atividade física. Nutrição e atividade física. Socorros de urgência aplicados à Educação Física. A Educação Física no currículo da Educação Básica: significados e possibilidades. As diferentes tendências pedagógicas da Educação Física na escola. Educação Física escolar e cidadania. Os objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação na Educação Física escolar. Esporte e jogos na escola: competição, cooperação e transformação didático - pedagógica. Crescimento e desenvolvimento motor. Legislação de ensino.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino fundamental; Educação Física. Brasília : MEC/SEF, 2001.

BROTTO, Fábio O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos : Projeto Cooperação, 2001

BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre : Artmed, 1998.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas : Papirus, 1991.

COSTE, Jean-Claude. A psicomotricidade. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1992.

DARIDO, Suraya C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2003. cap. 1, 2 e 4

DAÓLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas : Papirus, 1995.

FAZENDA, I. Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo : Cortez, 1993.

FREIRE, João B. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo : Scipione, 1994.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo : Perspectiva, 1999.

KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo : Pioneira, 1998. LE BOULCH, Jean. Educação Psicomotora. Porto Alegre : Artmed, 1988.

 DOS CARGOS LIGADOS AO MEIO AMBIENTE

Ø TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

A estrutura dos Sistemas Ambientais SISNAMA, SISEMA e órgãos de apoio e do município de Extrema. A regulamentação das atividades antrópicas à luz das legislações ambientais Federal, Estadual e Municipal. Os recursos água, biodiversidade, solo e ar e as legislações ambientais pertinentes.

1. Política nacional do meio ambiente.

2. Legislação ambiental em Minas Gerais.

3. Legislações do Município de Extrema: Lei Ôrgânica, Plano Diretor, CODEMA e meio ambiente - Código de Obras, Código de Posturas.

4. Unidades de conservação

5. Educação ambiental

6. Gestão e manejo dos recursos naturais.

7. Recursos hídricos

8. Licenciamento ambiental

9. Crimes ambientais.

10. Saneamento ambiental.

11. Temas ambientais: desenvolvimento sustentável, ecologia, mudanças climáticas, organismos geneticamente modificados; florestas tropicais; sistema de gestão ambiental.

Ø ANALISTA AMBIENTAL.

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

A estrutura dos Sistemas Ambientais SISNAMA, SISEMA e órgãos de apoio e do município de Extrema. A regulamentação das atividades antrópicas à luz das legislações ambientais Federal, Estadual e Municipal. Os recursos água, biodiversidade, solo e ar e as legislações ambientais pertinentes.

1. Política nacional do meio ambiente

2. Legislação ambiental em Minas Gerais

3. Legislações do Município de Extrema: Lei Ôrgânica, Plano Diretor, CODEMA e meio ambiente - Código de Obras, Código de Posturas.

4. Unidades de conservação

5. Educação ambiental

6. Gestão e manejo dos recursos naturais.

7. Recursos hídricos

8. Licenciamento ambiental

9. Crimes ambientais.

10. Saneamento ambiental.

11. Temas ambientais: desenvolvimento sustentável, ecologia, mudanças climáticas, organismos geneticamente modificados; florestas tropicais; sistema de gestão ambiental.

12. Política urbana.

13. Desenvolvimento sustentável.

14. Agenda 21 global

15. Agenda 21 brasileira.

16. Agenda 21 de Extrema.

17. Temas ambientais: - ecologia; mudanças climáticas; organismos geneticamente modificados; florestas tropicais; sistema de gestão ambiental.

Ø CARGO GESTOR AMBIENTAL

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

A estrutura dos Sistemas Ambientais SISNAMA, SISEMA e órgãos de apoio e do município de Extrema. A regulamentação das atividades antrópicas à luz das legislações ambientais Federal, Estadual e Municipal. Os recursos água, biodiversidade, solo e ar e as legislações ambientais pertinentes.

1. Lei de responsabilidade fiscal.

2. Lei de licitações.

3. Lei de diretrizes orçamentárias.

4. Plano plurianual.

5. Constituição Brasileira

6. Política nacional do meio ambiente.

7. Legislação ambiental de Minas Gerais.

8. Legislação Município de Extrema:- Lei Orgânica, Plano Diretor, CODEMA e Meio Ambiente, Código de Obras, Código de Posturas.

9. Gestão e manejo dos recursos ambientais.

10. APA Fernão Dias.

11. Sistema nacional de unidades de conservação.

12. Recursos hídricos

13. Educação ambiental

14. Licenciamento ambiental

15. Crimes ambientais.

16. Saneamento ambiental.

17. Política urbana.

18. Desenvolvimento sustentável.

19. Agenda 21 global

20. Agenda 21 brasileira

21. Agenda 21 de Extrema

22. Temas ambientais - ecologia; mudanças climáticas, organismos geneticamente modificados; florestas tropicais; sistema de gestão ambiental.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

(Comum a todos os Cargos ligados ao Meio Ambiente)

Legislação Federal

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Leis

4.771/65 - Código Florestal

5.197/67 - Dispõe sobre a proteção a fauna

6.766/79 - Dispõe sobre o parcelamento do solo urbano.

6.938/81 - Política Nacional do Meio Ambiente

7.804/89 - Alterações Lei 6.938/81

9.433/97 - Política Nacional de Recursos Hídricos

9.605/98 - Lei de Crimes Ambientais

9.795/99 - Política Nacional de Educação Ambiental

9.985- Sistema Nacional de Unidades de Conservação

10.165/00 - Altera Lei 6.938/81 - PNMA

10.257/01 - Estatuto das Cidades

Decretos

97.632/89 - Regulamentação da Lei 9.938/81 - Recuperação de áreas degradadas

99.274/90 - Regulamenta Política Nacional do Meio Ambiente

2.519/98 - Convenção sobre Diversidade Biológica

3.179/99- Regulamenta a lei 9.605/98

4.281/02 - Regulamenta Lei 9.795//02

5.440/05 - Controle de Qualidade da Água

Resoluções CONAMA

04/85 - Reservas ecológicas definidas na Lei 6.938/81

01/86 - Critérios básicos e diretrizes para RIMA

237/97 - Licenciamento Ambiental

275/01 - Estabelece código de cores para resíduos

283/01- Dispõe sobre tratamento e destinação final de resíduas de saúde.

302 e 303/02 - Áreas de preservação permanente - APP

308/02 - Licenciamento ambiental de disposição final de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte

313/02 - Inventário nacional de resíduos sólidos industriais

319/02 - Regulamentos de Postos de combustíveis e Serviços.

357/05 - Classificação dos corpos d'água e padrões de lançamento de efluentes

358/05 - Tratamento e destinação final de resíduos de serviço de saúde

Medidas Provisórias

2.166-67/01 - Altera Lei 4.771/65

LEGISLAÇÃO ESTADUAL DE MINAS GERAIS

Leis

7.772/80 - Proteção, conservação e melhoria do meio ambiente

10.793/92 - Proteção dos mananciais destinados ao abastecimento público no estado de Minas Gerais

13.199/99 - Política Estadual de Recursos Hídricos

13.771/00 - Conservação/Proteção de águas subterrâneas no estado de Minas Gerais

13.803/00 - Distribuição da parcela de ICMS aos municípios

14.309/02 - Dispões sobre a política florestal e proteção a biodiversidade.

14.940/03 - Cadastro Técnico Estadual de Atividades Potencialmente Poluidoras

Delegada 62/03 - Institui a SEMAD

Decretos

37.191/95 - Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CERH

38.925/97- Cria a APA - Fernão Dias.

39.424/98 - Regulamenta Lei 7.772/80

41.578/01 - Política Estadual de Recursos Hídricos

43.127/02 - Alterações Decreto 39.424/98

43.373/03 - Altera Decreto 37.191/95

43.710/04 - Regulamenta a lei 14.309/02

44.045/05 - Taxa de controle e fiscalização ambiental no estado de Minas Gerais

44.046/05 - Cobrança pelo uso dos Recursos Hídricos

Deliberações Normativas - COPAM

01/81 - Normas e Padrões para a Qualidade do ar

10/86 - Estabelece normas e padrões para qualidade de água.

03/90 - Estabelece normas e padrões para licenciamento de minerais classe II.

01/92 - Padrões e emissões de poluentes na atmosfera

48/01 - Prazo de validade de licenças ambientais

58/02 - Licenciamento de loteamentos do solo urbano / residenciais

66/03 - Classificação das barragens de rejeito e reservatórios de água em indústria e mineração

09/04 - Define usos insignificantes para as circunscrições hidrográficas no estado de Minas Gerais

74/04 - Classificação do porte e potencial poluidor

89/05 - Normas para laboratórios de medições ambientais

90/05 - Declaração de informações relativas ao gerenciamento de resíduos sólidos industriais

LEIS MUNICIPAIS DE EXTREMA

LEI ORGÂNICA -

1.606/2001 - Cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental - CODEMA.

1.829/2003- Dispõe sobre a política de meio ambiente de Extrema.

1.574/2001- Plano Diretor.

805/90 - Código de Posturas.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

FUNDAÇÃO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE - FEAM - Manual de Saneamento e Proteção Ambiental para os Municípios - Volumes - I, II, III, IV e V.

FUNDAÇÃO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE - FEAM - A Questão ambiental em Minas Gerais.

MINISTÉRIO DO MEIOAMBIENTE - Biodiversidade Brasileira.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE- Agenda 21 Brasileira.

SENADO FEDERAL - Agenda 21 Global.

PREFEITURA DE EXTREMA- Agenda 21 de Extrema.

SPERLING, M. Von. Princípios básicos do tratamento de esgotos. Vol 2: Princípios do tratamento biológico de águas residuárias. Belo Horizonte, DESA/UFMG, 1996.

BARROS,R.T.V; 1998.Resíduos sólidos.

FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE - FEAM. Como Destinar os Resíduos Sólidos Urbanos (Série Manual: n. 1). Belo Horizonte, 1995.

INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL - IBAM. Gestão integrada de resíduos sólidos. Manual de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. 15ª edição. 197 p. Rio de Janeiro. 2001.

INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS - IPT. Lixo Municipal. Manual de Gerenciamento Integrado. Compromisso Empresarial para Reciclagem - CEMPRE.. 2ª edição. 370 p. São Paulo. 2000.

DRUMMOND, G. M. et alii. (Organizadores). Biodiversidade em Minas Gerais: um Atlas para sua conservação. Belo Horizonte, Fundação Biodiversitas. 2005. 2ª ed.

PRIMACK, R. B. & RODRIGUES, E. 2001. Biologia da Conservação. Ed. E. Rodrigues, Londrina, 328 pp.

Matas ciliares - conservação e recuperação. Editora da Universidade de São Paulo - Edusp.

DONAIRE, D- Gestão Ambiental na Empresa- Atlas ,1998.

RIBEIRO, M. A. Ecologizar - Rona, 1999.

CAVALCANTI, C. (org.) Meio ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas. Cortez, 1999.

INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS -IEF - Diagnóstico APA Fernão Dias.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - NBR 10.004 / 1987.

ISTITUTO BRASILEIRA DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA - Mapa de Vegetação do Brasil.

Ø INSTRUTOR DE INFORMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Acentuação . Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.

CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 ;

IV- Didática ;

V- Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI - O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: CEE, NAFTA, MERCOSUL,etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 ;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2º grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Programa de Capacitação dos Professores (PROCAP);

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

Constituição Federal

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Noções do ambiente Windows.

2. Word.

3. Excel.

4. Outlook

5. Conceitos relacionados à Internet.

6. Internet Explorer.

7. Utilização do Windows Explorer

8. Conceitos sobre microinformática: hardware, software, sistemas operacionais, vírus

Obs. Considerar versão em Português do Sistema Operacional e Ferramentas.

Ø ORIENTADOR PEDAGÓGICO I e II 

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Acentuação . Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.

CONHECIMENTOS DE ENSINO E ATUALIDADES

I- Concepção de ensino e aprendizagem. Currículo e o Ensino Fundamental : fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento; concepção de alfabetização, leitura e escrita. Orientações metodológicas: específicas das diferentes áreas do conhecimento; visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

II- Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC - Secretaria de Educação;

III- Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 ;

IV- Didática ;

V- Política educacional: educação e sociedade. Legislação suporte da educação. O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e aprendizagem. Programas, métodos e processos. Avaliação do Processo educativo.

VI - O Mundo Atual : movimentos étnicos e nacionais frente ao processo de globalização econômica.; as organizações supranacionais: CEE, NAFTA, MERCOSUL,etc; a guerra contra o terrorismo; países de origem islâmica. O Brasil no Início do Milênio - Identificar os principais elementos que envolvem a questão agrária, o problema do desemprego e da educação, o desenvolvimento das organizações civis e da participação social e o controle político. Aspectos atuais dos acontecimentos no país - organização política, desenvolvimento social, ecologia, cultura, atualidades.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v.1, v.8, v.9 e v.10, 1997.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n.º 9394/96 ;

LIBÂNEO, J. Didática. Coleção Magistério. 2º grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1992.

Programa de Capacitação dos Professores (PROCAP);

Reflexões sobre a prática pedagógica: Guia Introdutório e Guia de Estudo;

Constituição Federal

 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. O pedagogo e a gestão democrática dos processos educacionais.

1.1 O projeto político pedagógico da escola.

1.2 Organização do trabalho na escola e o planejamento.

1.3 Organização dos tempos e espaços escolares.

2. O desenvolvimento da proposta curricular e o processo de aprendizagem.

2.1 Desenvolvimento da criança e do adolescente.

2.2 Construção de competências na escola.

3. O processo de avaliação na escola: suas abordagens e estratégias.

4. O papel do pedagogo na formação continuada dos professores.

5. Educação e Formação Humana: a construção de uma escola democrática e inclusiva.

6. Ética e as relações no interior da escola.

 Bibliografia

1. BRASIL/SEF.Parâmetros Curriculares Nacionais.Vol.I ao X (Ensino Fundamental. 1a a 4a séries)

2. MEC/SEF. Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil .Vol.I, II e II. Brasília.MEC/SEF.1997.

3.VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento, Plano de ensino, Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo, Libertad, 1995.

4. GANDIM, Danilo. Planejamento como Prática Educativa. São Paulo: Loyola, 1994.

5. GADOTTI, Moacir. O Projeto Político Pedagógico da Escola na Perspectiva de uma Educação para a Cidadania. Revista de Educação Ciência e Cultura. V.I, n. 2, p.33-41,1996

6. PERRENOUD, Philippe. Construir competências desde a Escola. Porto Alegre, Artes

Médicas, 1999

HOFFMAN, Jussara. Pontos e Contrapontos: do pensar ao agir em avaliação - Porto Alegre.

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