Prefeitura de Espinosa (PREVESP) - MG

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE ESPINOSA - PREVESP

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N.º 001/2007

"Concurso Público de Provas para provimento de cargos vagos e reserva técnica no Quadro de Pessoal Permanente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Espinosa - PREVESP, Estado de Minas Gerais".

O Instituto de Previdência do Servidores Públicos de Espinosa - PREVESP torna público que estão abertas as inscrições ao Concurso Público de Provas para provimento de cargos vagos e reserva técnica no seu Quadro Permanente de Pessoal, o qual se regerá pelas normas deste edital.

1. DAS VAGAS

O número de vagas a serem preenchidas neste Concurso é o constante do ANEXO I, distribuído de acordo com item 2 deste Edital.

2. DOS CARGOS, SUA ESPECIFICAÇÃO, VENCIMENTO E VAGAS.

Os cargos, seus respectivos pré-requisitos, vencimentos e número de vagas são os constantes do ANEXO I do presente Edital.

3. DO REGIME JURÍDICO, PREVIDENCIÁRIO, DO LOCAL DE TRABALHO E DA CARGA HORÁRIA.

3.1. Do Regime Jurídico e Previdenciário:

Estatutário, vinculados ao Regime Próprio.

3.2. Local de Trabalho:

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Espinosa.

3.3. Carga Horária:

De acordo com o especificado no Anexo I do presente Edital.

4. DAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS A INSCRIÇÃO.

4.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado.

4.2. Estar em dia com as obrigações militares, em se tratando de candidato do sexo masculino.

4.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

4.4. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data de sua posse no serviço público municipal, se aprovado e classificado.

4.5. Declarar, no requerimento da inscrição ter escolaridade exigida para o cargo pretendido e que conhece as exigências constantes deste Edital.

4.6. Possuir o pré-requisito exigido no Anexo I deste Edital, na data de sua posse no serviço público municipal, se aprovado e classificado.

5. DAS INSCRIÇÕES E DAS TAXAS.

São os seguintes os dados relativos às inscrições:

5.1. Local: Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Espinosa - PREVESP, no endereço a rua Sete de Setembro nº 67, centro Espinosa/MG.

5.2. Período: 28/05/2007 a 01/06/2007.

5.3. Horário: de 07:00 às 11:00 e de 13:00 às 17:00 horas.

5.4. O candidato deverá apresentar no ato da inscrição, pessoalmente ou através de procurador devidamente credenciado, os seguintes documentos:

a) requerimento preenchido em Espinosa, fornecido no ato de inscrição, no qual o candidato deverá declarar atender às condições exigidas para inscrição e que se submete às normas expressas neste Edital;

b) fotocópia da carteira de identidade ou documento de valor legal, inclusive do procurador, se for o caso, contendo retrato, filiação, data de nascimento e assinatura;

c) comprovante de recolhimento a favor da Administração do Concurso, sendo que a forma de pagamento das taxas de inscrições, constantes no Anexo I do presente Edital, será informada no próprio local da inscrição;

5.4.1 o candidato deverá entregar toda a documentação acima no local próprio onde se encontra o pessoal de apoio às inscrições.

5.5. Não serão aceitas inscrições provisórias ou condicionais.

5.6. O preenchimento incorreto da ficha de inscrição é de responsabilidade única do candidato, ou do seu procurador, bem como a falta de documentação ou informação podendo sua inscrição ser indeferida com quaisquer dessas ocorrências.

5.7. A inscrição feita indevidamente não dará ao candidato o direito de receber de volta a taxa de inscrição e efetuar apenas o pagamento não significa que o candidato se inscreveu.

5.8. Caberá recurso junto à Comissão de Concurso Público da PREVESP quanto ao indeferimento ou deferimento de inscrições, desde que interposto dentro de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da data da publicação da relação de inscritos, que será afixado no Quadro de Avisos da PREVESP, no local de inscrições e no endereço eletrônico www.jmsbhz.com.br.

5.9. O candidato só poderá se inscrever para um único cargo.

5.10. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será devolvida, mesmo nos casos de desistência, perda de prazo, indeferimento ou cancelamento da inscrição.

6. DAS PROVAS.

6.1. Os candidatos inscritos no concurso farão provas escritas, a serem realizadas no dia 24 de junho do corrente ano, em local e horário a serem divulgados posteriormente através do cartão de inscrição e nos locais de inscrição e Quadro de Avisos e Publicações da PREVESP, bem como no endereço eletrônico www.jmsbhz.com.br.

6.2. As provas terão entre 20 (vinte) e 50 (cinqüenta) questões. A duração, em qualquer dos casos, será de no máximo 03:00 (três) horas, devendo o candidato permanecer em sala pelo prazo mínimo de 60 (sessenta) minutos.

6.2.1. O candidato deverá assinalar nas folhas de respostas, com caneta esferográfica azul ou preta.

6.2.2. Não serão computadas questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legíveis.

6.2.3. Será desclassificado o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido em comunicação com outro candidato, bem como se utilizando de livros e impressos não permitidos e máquinas de calcular, celular ou qualquer outro equipamento eletrônico.

6.3. A cada prova será atribuído um valor de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

6.4. Não haverá segunda chamada da prova por ausência do candidato, seja qual for o motivo alegado.

6.5. Não será realizada prova fora do local determinado.

6.6. Os tipos de provas para cada cargo são os constantes do ANEXO II deste Edital.

6.7. O programa de prova consta do ANEXO III deste Edital, conforme o cargo pretendido.

6.8. O candidato, ao terminar a prova, devolverá ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, o caderno de questões, que ficarão a disposição em protótipos dentro do prazo de recursos quanto a questões de provas.

6.9. Para realização da prova o candidato deverá comparecer ao local previsto, com trinta minutos de antecedência, munido de caneta esferográfica azul ou preta, e documento de identidade original e cartão de inscrição dos quais não serão admitidas cópias ainda que autenticadas, ficando desclassificado o candidato que não apresentá-los.

6.9.1. Não haverá tolerância por atraso, seja qual for o motivo alegado, ficando o candidato automaticamente desclassificado.

6.10. Os candidatos que não alcançarem o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de acerto nas questões da prova escrita ficam desclassificados.

6.11. O cartão de inscrição será distribuído no local de inscrição entre os dias 20 a 22 de junho do corrente ano.

6.11.1. O cartão de inscrição conterá o nome do candidato, o número da inscrição, a data, o horário e o local da prova, o nome do cargo pretendido, sendo sua utilização de verificação e instrução ao candidato.

6.11.2. Ocorrendo qualquer divergência no cartão de inscrição, o candidato deverá procurar a empresa gerenciadora do Concurso Público, no local onde se inscreveu.

7. DOS PROGRAMAS.

Programas para as provas escritas são constantes do Anexo III, parte integrante deste Edital.

8. DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO

8.1. A classificação final dos candidatos por cargo será feita pelo total de pontos obtidos nas provas aplicadas, que serão:

I - escritas para todos os cargos;

8.2. Apurado o total final de pontos por cargo e categoria profissional, na hipótese de empate, será dada a preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, ao candidato que obtiver maior nota na prova Específica, maior nota na prova de Português, maior nota na prova de Noções de Informática e maior nota na prova de Matemática.

8.3. Ao deficiente físico aprovado, ficam reservados 10% (Dez Por Cento) das vagas oferecidas conforme Anexo I, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que sejam portadoras.

8.3.1 - As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere a conteúdo, avaliação, duração, horário e local de realização das provas.

8.3.2 - O candidato deverá declarar, quando da inscrição, ser portador de deficiência, especificando-a.

8.3.3 - Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a portadores de deficiência, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com estrita observância da ordem classificatória.

8.3.4 - Havendo parecer médico oficial contrário à condição de portador de deficiência, o candidato automaticamente será incluído na listagem geral.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

9.1. Caberá recurso, a ser interposto perante a Comissão de Concurso Público da PREVESP que o encaminhará à JMS Assessoria e Consultoria Ltda., que assessorará nas decisões:

a) contra as disposições deste Edital, até o último dia do encerramento das inscrições;

b) contra qualquer questão da prova, dentro de 48 (quarenta e oito) horas a contar da divulgação do gabarito das provas;

c) da lista de aprovados, dentro de 48 (quarenta e oito) horas contadas da publicação dessa;

d) da classificação final, dentro de 48 (quarenta e oito) horas a contar da divulgação da mesma.

9.2. O ingresso na sala de provas será permitido até o horário estabelecido para o início das provas, pelos aplicadores, para contagem das 03 (três) horas de duração.

9.3. Será excluído do presente concurso o candidato que, durante a realização da prova promover perturbação da boa ordem dos trabalhos, quando inclusive será retirado do local das provas.

9.4. Os casos omissos, de dúvidas ou controversos serão resolvidos pela Comissão de Concurso Público, com parecer da Empresa JMS Assessoria e Consultoria Ltda.

9.5. O prazo de validade do presente Concurso é de 01 (um) ano, a contar da data de sua homologação, prorrogável a critério da Administração, nos limites da Constituição Federal e o seu resultado aproveitado para reserva técnica e vagas criadas posteriormente.

9.6. Não haverá revisão de provas.

9.7. O candidato aprovado no presente Concurso, e que for nomeado cumprirá estágio probatório de 03 (três) anos no qual deverá obter avaliação de desempenho considerada satisfatória nas funções por ele exercidas e inerentes ao cargo ou emprego.

9.8. A aprovação e classificação não geram direito a admissão, ficando reservado à PREVESP o direito de convocar os concursados na razão direta de suas necessidades.

9.9. A não comprovação, pelo candidato aprovado e classificado, de que atende aos pré-requisitos de idade, de escolaridade, de registro profissional ou experiência implica na sua desclassificação e na convocação do classificado seguinte.

9.10. O candidato aprovado e classificado, ao atender à convocação para posse, deverá apresentar a seguinte documentação:

a) 02 (duas) fotografias 3x4;

b) fotocópia autenticada de certidões de nascimento ou casamento e de filhos;

c) fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;

d) fotocópia autenticada do CPF;

e) fotocópia autenticada de Título de Eleitor e comprovante de votação na última eleição;

f) fotocópia autenticada do Certificado de Reservista, se candidato do sexo masculino;

g) laudo médico subscrito por junta de profissionais credenciados pelo Município, atestando a capacidade física e mental para o desempenho das funções do cargo;

h) fotocópia autenticada do Certificado da escolaridade exigida, para o cargo a qual se inscreveu;

i) comprovante de registro profissional no respectivo órgão;

j) declaração de bens e valores que constituam seu patrimônio e declaração de exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública, com respectivo horário.

9.11. Por razões de ordem técnica e de segurança, a JMS ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA, empresa responsável pela realização do Concurso, não fornecerá exemplares dos cadernos de questões a candidatos ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento das provas.

9.11.1. Serão disponibilizados cadernos de questões das Provas Objetivas para a Comissão de Concurso Público pelo período de 48 (quarenta e oito) horas após a publicação do Gabarito Oficial, para que se o candidato assim desejar, promover a interposição de recursos.

9.12. O candidato aprovado, quando nomeado, terá o prazo de 30 (trinta) dias para a posse, podendo ser prorrogado este prazo por uma única vez por igual período, mediante requerimento.

9.13. Quando a posse do candidato não ocorrer dentro dos prazos previstos, sua nomeação deverá ser considerada sem efeito, devendo ser convocado o próximo candidato da lista de aprovados.

9.15. Este edital será afixado em seu inteiro teor, no Quadro de Avisos da PREVESP, em extrato em órgão oficial do estado, e no endereço eletrônico www.jmsbhz.com.br, não se responsabilizando o Município e/ou empresa gerenciadora por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações quanto aos conteúdos dos programas constantes deste ato, preparadas por pessoas estranhas ao gerenciamento do processo.

Espinosa, 15 de maio de 2007.

Lúcio Balieiro Gomes
Prefeito Municipal

Comissão Organizadora do Concurso Público:

- Levir Neris Cirqueira

- Cordelúcia Ramos Batista Chaves

- Constantino Ferreira de Silva

Quadro de Cargos, Vagas, Reserva Técnica, Escolaridade, Pré-Requisitos, Vencimentos, Taxas de Inscrição, e Jornadas de Trabalho.

Cargo

Vagas

Reserva para Deficientes

Escolaridade/Pré-Requisito

Vencimento

Taxa Inscrição

Jornada Trabalho

Assessor Administrativo Nível I

01

-

2º Grau completo

800,00

30,00

30Hs. Sem.

Assessor Administrativo Nível II

01

-

2º Grau completo

1.000,00

40,00

30Hs. Sem.

Assessor Administrativo Nível III

01

-

2º Grau completo

1.300,00

50,00

30Hs. Sem.

Auxiliar de Serviços Gerais

01

01

Elementar/Capacidade Física e Mental

380,00

20,00

40Hs. Sem.

Vigilante

01

-

Elementar/Capacidade Física e Mental

380,00

20,00

42Hs. Sem.

TOTAL

05

01

-

Cronograma de Concurso Público

DATA

HS.

ATIVIDADE

LOCAL

15/05/2007

-

Publicação do Edital.

Imprensa Oficial, PREVESP e www.jmsbhz.com.br

28/05/2007

7h.

Início das inscrições de 7 às 11 horas e de 13 às 17 horas, exceto sábados, domingos e feriados.

PREVESP

01/062007

17h.

Encerramento das inscrições.

PREVESP

01/06/2007

17h.

Final do prazo de recursos contra o Edital.

PREVESP

04/06/2007

17h.

Publicação da decisão de recursos.

PREVESP

11/06/2007

17h.

Publicação da relação de inscritos.

PREVESP www.jmsbhz.com.br

13/06/2007

17h.

Prazo final recursos contra deferimento/indeferimento de inscrições.

PREVESP

14/06/2007

17h.

Publicação de decisão de recursos.

PREVESP

20/06 a
22/06/2007

7 às 11 h e 13 às 17h.

Entrega comprovante de inscrições com locais e horários das provas.

PREVESP www.jmsbhz.com.br

24/06/2007

A publicar

Realização das Provas escritas.

A publicar

25/06/2007

8h.

Publicação de gabaritos.

PREVESP e www.jmsbhz.com.br

27/06/2007

17h.

Prazo final de recursos contra as questões de provas.

PREVESP

28/06/2007

17h.

Publicação de decisão de recursos.

PREVESP

29/06/2007

17h.

Publicação da lista de aprovados.

PREVESP e www.jmsbhz.com.br

03/0/2007

17h.

Prazo final de recursos contra a lista de aprovados.

PREVESP

04/07/2007

17h.

Publicação de decisão de recursos.

PREVESP

05/07/2007

17h.

Publicação da classificação final.

PREVESP e www.jmsbhz.com.br

09/07/2007

17h.

Prazo final de recursos contra a classificação final.

PREVESP

10/07/2007

17h.

Publicação de decisão em recursos.

PREVESP

11/07/2007

17h.

Entrega do Ato de Homologação do Concurso com cadastro de aprovados e classificados.

PREVESP

ANEXO III

PROGRAMAS DE PROVA

NÍVEL ELEMENTAR

CARGOS: Auxiliar de Serviços Gerais e Vigilante.

PROVA ESCRITA

A prova escrita constará de testes dirigidos de percepção que visam medir a capacidade de atuação e acuidade visual e auditiva do candidato e observar a sua capacidade intelectual.

2º GRAU COMPLETO

CARGO: Assessor Administrativo I, Assessor Administrativo II, Assessor Administrativo III .

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de texto; Fonemas: Aparelho fonador; Classificação dos fonemas; Classificação das vogais; Encontros vocálicos: Ditongo, Tritongo, Hiato; Classificação das consoantes; Encontros consonantais; Dígrafos; Notações léxicas; Sílaba: Classificação das palavras quanto ao número de sílabas; Divisão silábica; Acento tônico; Classificação das palavras quanto ao acento tônico; Vocábulos átonos e vocábulos tônicos; Vocábulos rizotônicos e arrizotônicos; Acento de insistência; Análise fonética; Ortografia: Alfabeto português; Emprego de certas letras; Emprego das iniciais maiúsculas; Acentuação gráfica; Notações léxicas; Emprego do til; Emprego do trema; Emprego do apóstrofo; Emprego do hífen; Participação das palavras; Sinais de pontuação; Substantivo: Substantivos coletivos; Flexão dos substantivos: gênero, número e grau; Artigo; Adjetivo: Adjetivos eruditos, flexão do adjetivo, plural dos adjetivos compostos, grau do adjetivo e superlativos absolutos sintéticos; Numeral; Pronome: Pronomes pessoais, pronomes de tratamento, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes relativos, pronomes indefinidos e pronomes interrogativos; Verbo: Tempos verbais, modos do verbo, formas nominais, verbos auxiliares, conjunções, elementos estruturais dos verbos, tempos primitivos e derivados, formação do imperativo, formação dos tempos compostos,verbos regulares, irregulares, e defectivos, conjunção dos verbos ser, estar, ter e haver, verbos regulares 1ª, 2ª e 3ª conjugações, vozes do verbo, conjugação de um verbo na voz passiva analítica, conjugação dos verbos pronominais, verbos irregulares 1ª, 2ª e 3ª conjugação, verbos defectivos, verbos abundantes, conjugação de um verbo com os pronomes oblíquos, pronúncia correta de alguns verbos; Advérbio: Palavras e locuções denotativas; Preposição; Crase; Conjunção: Conjunções coordenativas, conjunções subordinadas; Interjeição; Conectivos; Formas variantes; Análise morfológica; Significação das palavras; Sinônimos; Antônimos; Homônimos; Parônimos; Polissemia; Sentido próprio e sentido figurado; Denotação e conotação. Análise sintática: Frase, tipos de frase, oração, núcleo de um termo e período; Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado; Sujeito, tipos de sujeito; Orações sem sujeito; Tipos de predicado; Predicado verbal; Classificação dos verbos quanto à predicação; Predicativo; Termos integrantes da oração: Objeto direto; Objeto direto preposicionado;

Objeto direto pleonástico; Objeto indireto; Objeto indireto pleonástico; Complemento nominal; Agente da passiva; Termos acessórios da oração: Adjunto adnominal; Adjunto adverbial; Aposto; Vocativo; Período composto; Orações coordenadas independentes: Orações coordenadas sindéticas; Orações coordenadas assindéticas; Orações principais e subordinadas: Oração principal; Oração subordinada; Classificação das orações subordinadas; Orações subordinadas e coordenadas; Orações subordinadas substantivas; Orações subordinadas adjetivas; Orações subordinadas adverbiais; Orações reduzidas; Estudo complementar do período composto: Orações interferentes; Modelos de análise sintática; Sintaxe de concordância; Concordância verbal: Casos especiais de concordância verbal; Sintaxe de regência: Regência nominal e verbal; Deslocamento de preposições; Sintaxe de colocação: Posposição do sujeito; Antecipação dos termos da oração; Colocação das orações subordinadas; Colocação dos pronomes átonos; Próclise; Ênclise; Colocação dos pronomes átonos nos tempos compostos; Colocação dos pronomes átonos nas locuções verbais. Emprego de algumas classes de palavras: Emprego do artigo, adjetivo, numeral, pronomes pessoais, contração dos pronomes oblíquos; O pronome se; Emprego dos pronomes possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos e emprego do advérbio; Emprego dos modos e tempos: Modo indicativo, modo subjuntivo, modo imperativo, particípio e gerúndio; Emprego do infinitivo: Infinitivo não-flexionado, infinitivo pessoal flexionado; Emprego do verbo haver.

Bibliografia

Gramáticas da Língua Portuguesa.

MATEMÁTICA

Sistema de medida; Sistema métrico decimal; Unidade de comprimento; Unidades usuais de tempo; Matemática comercial, Razão e proporções; Grandezas diretas e inversamente proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples; Problemas com números naturais; Divisibilidade; Potenciação (propriedades); Números Negativos; Equação de 2º grau; Números inteiros; Média aritmética e ponderada; Máximo Divisor Comum; Mínimo Múltiplo Comum; Fração.

Bibliografia

Livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio

CONHECIMENTOS GERAIS:

- História do Brasil, Geografia do Brasil, Ciências, Atualidades na Política, Economia, Artes e Esportes.

BIBLIOGRAFIA:

Gramática de Língua Portuguesa; Livros Didáticos de ENSINO FUNDAMENTAL de Matemática, História, Geografia, Ciências / Jornais e Revistas.

Noções de Informática

Assessor Administrativo I, Assessor Administrativo II, Assessor Administrativo III

Noções básicas de informática: Word, Excell, Outlok, Internet, cópias de segurança, power point, Internet Explorer e outros aplicativos usuais

Bibliografia

Livros didáticos e apostilas de ensino da informática.

PARTE ESPECÍFICA

Assessor Administrativo I, Assessor Administrativo II.

DIREITO ADMINISTRATIVO: Servidores; Agentes Públicos, Agentes Políticos, Atos Administrativos. Lei 1.359/2007 de 02 de maio de 2007 que dispõe sobre a reestruturação do Regime Próprio de Previdência Social do Município de Espinosa.

BIBLIOGRAFIA:

Livros e publicações específicos da área, Lei 1.359/2007 de 02 de maio de 2007.

PARTE ESPECÍFICA

Assessor Administrativo III.

DIREITO ADMINISTRATIVO: Servidores; Agentes Públicos, Agentes Políticos, Atos Administrativos, noções de Licitação e Contratos Administrativos. Lei Federal 8.666/93. Lei 1.359/2007 de 02 de maio de 2007 que dispõe sobre a reestruturação do Regime Próprio de Previdência Social do Município de Espinosa.

BIBLIOGRAFIA:

Livros e publicações específicos da área, Lei 1.359/2007 de 02 de maio de 2007. Lei Federal 8.666/93.

ANEXO II

CARGOS, PROVAS E NÚMERO DE QUESTÕES

Cargos

Provas

Número de Questões

Auxiliar de Serviços Gerais

Teste Dirigido

20

Vigilante

Assessor Administrativo Nível I

Assessor Administrativo Nível II

Assessor Administrativo Nível III

Português

10

Matemática

10

Conhecimentos Gerais

05

Noções Informática

05

Específica

20

85017

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231