Prefeitura de Corbélia - PR

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORBÉLIA

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL DE ABERTURA

CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2007

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2007

SÚMULA: Dispõe sobre a abertura de cargos para o Concurso Público Municipal de nº 01/2007, edital nº 001/2007, e dá outras providências.

O Prefeito Municipal de Corbélia, Estado do Paraná, no uso das atribuições legais, considerando o disposto no artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, na Lei nº 286/1992 e na Lei Orgânica Municipal, resolve:

TORNAR PÚBLICO

Este Edital destinado a abertura de cargos através do Concurso Público Municipal de nº 01/2007, de Provas e Provas e Títulos para o preenchimento de vagas no quadro de pessoal, de provimento efetivo da Administração Pública Municipal, regido pela Lei Municipal nº 286/1992, como segue

1. DOS CARGOS A SEREM PROVIDOS

CARGO VAGAS

VAGAS RESERVADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

REQUISITOS MÍNIMOS

C.H. MENSAL

Salário Inicial (R$)

Taxa de Inscrição (R$)

ASSISTENTE SOCIAL

01

5%

Curso Superior em Serviço Social, e Registro no respectivo órgão fiscalizador do exercício profissional, quando da posse

220

1.223,84

50,00

DENTISTA

02

5%

Curso Superior em Odontologia, e Registro no respectivo órgão fiscalizador do exercício profissional, quando da posse

120

1.223,84

50,00

ENFERMEIRO

01

5%

Curso Superior em Enfermagem, e Registro no respectivo órgão fiscalizador do exercício profissional, quando da posse.

220

1.423,84

50,00

FARMACÊUTICO

BIOQUÍMICO

01

5%

Curso Superior em Farmácia/Bioquímica, e Registro no respectivo órgão fiscalizador do exercício profissional, quando da posse

220

1.423,84

50,00

MÉDICO CLÍNICO GERAL

03

5%

Curso Superior em Medicina, e Registro no respectivo órgão fiscalizador do exercício profissional, quando da posse

120

1.923,84

50,00

MÉDICO GINECOLOGISTA OBSTETRA

* Cadastro de Reserva

5%

Curso Superior em Medicina, com curso de especialização em Ginecologia e Obstreticia, e Registro no respectivo órgão fiscalizador do exercício profissional, quando da posse

120

1.923,84

50,00

NUTRICIONISTA

01

5%

Curso Superior em Nutrição, e Registro no respectivo órgão fiscalizador do exercício profissional, quando da posse

220

1.223,84

50,00

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

* Cadastro de Reserva

5%

Curso Superior em Educação Física, e Registro no respectivo órgão fiscalizador do exercício profissional, quando da posse

120

535,97

35,00

PSICÓLOGO

02

5%

Curso Superior em Psicologia, e Registro no respectivo órgão fiscalizador do exercício profissional, quando da posse

220

1.223,84

50,00

VETERINÁRIO

01

5%

Curso Superior em Medicina Veterinária, e Registro no respectivo órgão fiscalizador do exercício profissional, quando da posse

220

1.623,84

50,00

FISIOTERAPEUTA

01

5%

Curso Superior em Fisioterapia, e Registro no respectivo órgão fiscalizador do exercício profissional, quando da posse

220

1.223,84

50,00

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

01

5%

Curso Superior em Sistemas de Informação ou Ciências da Computação ou Análise de Sistemas, quando da posse.

220

1.223,84

50,00

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

03

5%

Ensino Médio Concluído, quando da posse.

220

500,31

35,00

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

02

5%

Ensino Médio Concluído, e Conclusão de Curso Especifico na Área com Certificado e Registro no respectivo órgão fiscalizador do exercício profissional, quando da posse

220

643,42

35,00

ELETRICISTA

01

5%

Ensino Fundamental Concluído, quando da posse

220

500,31

25,00

MOTORISTA

02

5%

Ensino Fundamental Concluído e CNH, quando da posse

220

500,31

25,00

OPERADOR DE MÁQUINAS

01

5%

Ensino Fundamental Concluído e CNH, quando da posse

220

546,96

25,00

GARI

12

5%

Alfabetizado, quando da posse

220

380,00

15,00

PEDREIRO

02

5%

Alfabetizado, quando da posse

220

500,31

15,00

VIGIA

02

5%

Alfabetizado, quando da posse

220

380,00

15,00

ZELADOR

03

5%

Alfabetizado, quando da posse

220

380,00

15,00

*Cadastro de Reserva: vagas que surgirem ou forem criadas no prazo de validade do Concurso, observado o interesse da Administração.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 PERÍODO, HORÁRIO E LOCAL

As inscrições serão realizadas nos dias de 09 de julho de 2007 a 13 de julho de 2007, através do site www.exatuspr.com.br, sendo que no dia 13 de julho de 2007, as inscrições encerrar-se-ão às 15 horas.

A inscrição também poderá ser efetuada na Agência do Trabalhador, sito à Rua Amor Perfeito, 1622, Corbélia/PR, no horário das 8:00 h às 12:00 h e 13:30 h às 17:00 h. Qualquer informação acerca da realização das inscrições será na Agência do Trabalhador.

2.2 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação do certame.

2.3 Não haverá inscrição condicional, por correspondência, por fac-símile ou fora do prazo. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados, será a mesma cancelada.

2.4 Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato indicará o cargo para o qual se inscreveu, sendo vedada qualquer alteração posterior.

2.5 O candidato que não apresentar os dados exigidos no ato da inscrição e não realizar o pagamento da inscrição até a data prevista no boleto bancário, será considerado inabilitado.

2.6 O candidato somente poderá inscrever-se para concorrer a um único cargo, esclarecendo-se que as provas serão realizadas no mesmo dia.

2.7 Após o encerramento das inscrições haverá publicação da homologação das inscrições pela Comissão Especial do Concurso, publicando-se a lista dos nomes e números de inscrições dos candidatos aptos a realizarem as provas. Aludida publicação ocorrerá no Jornal O Paraná e em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal.

2.8 Do indeferimento do pedido de inscrição caberá recurso à Comissão Especial do Concurso, no prazo de 02 (dias) dias úteis, a contar da data da publicação que por último se realizar na forma referida no item 2.8.

2.9 Não serão aceitos para fins de inscrição no concurso, recibo ou protocolo de solicitação de documento, fornecido por qualquer órgão de qualquer natureza.

2.10 Não serão aceitas, em hipótese alguma e sob nenhum pretexto, inscrições de candidatos que se apresentarem posteriormente ao prazo de inscrição.

3. DAS PROVAS

3.1 O concurso será realizado da forma abaixo estabelecida:

3.1.1 Para o cargo de Eletricista, Motorista, Operador de Máquinas, Gari, Pedreiro, Vigia e Zelador, o concurso será realizado em duas etapas, a primeira, sendo prova objetiva, será de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda, sendo prova prática, será de caráter eliminatório e classificatório.

3.1.2 Para o cargo de Professor de Educação Física, o concurso será realizado em duas etapas, a primeira, sendo prova objetiva, será de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda, sendo prova de títulos, será de caráter classificatório.

3.1.3 Para os demais cargos elencados no presente Edital, o concurso será realizado em uma única etapa, sendo prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

3.2 A prova objetiva consistirá de 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com quatro alternativas (a,b,c,d) sendo uma só correta, valendo cem pontos, avaliados na escala de zero a cem, com duração de três horas improrrogáveis.

3.2.1 A prova versará sobre português, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos inerentes ao respectivo cargo, sendo trinta questões no total, distribuídas da seguinte forma:

MATÉRIA

N° QUESTÕES

PONTUAÇÃO DE CADA QUESTÃO

PONTUAÇÃO GERAL

Conhecimentos Específicos

16

4 cada

64

Português

05

2 cada

10

Matemática

05

2 cada

10

Conhecimentos Gerais

04

4 cada

16

3.2.2 Serão considerados aprovados, os candidatos que obtiverem na somatória dos acertos, o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de aproveitamento, ou seja, nota igual ou superior a cinqüenta pontos, na prova objetiva.

3.3 Quando da realização das provas, o candidato deverá comparecer uma hora antes do horário munido de:

3.3.1 Comprovante de inscrição, impresso no site www.exatuspr.com.br.

3.3.2 Cédula de identidade (ou documento oficial de identificação com foto - ex: Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação).

3.3.3 Caneta esferográfica preta ou azul.

3.3.4 Comprovante de pagamento de inscrição.

3.4 A prova objetiva será realizada em data, local e horário a serem divulgados posteriormente, no edital de homologação das inscrições, o qual será publicado no Jornal O Paraná, e no site www.exatuspr.com.br.

3.4.1 As portas e/ou portões do recinto de realização das provas serão fechados 30 minutos antes do início das provas. O candidato que chegar após este horário não poderá realizar as provas.

3.4.2 Não haverá provas em outros horários por conta de enfermidade do candidato.

3.5 Os candidatos somente poderão ausentar-se do recinto das provas, após decorrida uma hora do início das mesmas.

3.6 Quando da realização da prova, os três últimos candidatos deverão permanecer na sala, para assinatura da ata e lacre dos envelopes com os cartões respostas e provas, comprovando a regularidade de aplicação da provas.

3.7 Será concedida fiscalização especial aos candidatos que, a critério médico, devidamente comprovado junto a Comissão Especial do Concurso até o último dia de realização de inscrição do concurso, que estiver impossibilitado por motivos de saúde, de realizar a prova em sala de aula com os demais candidatos.

3.8 Os gabaritos com as devidas respostas das provas, tornar-se-ão públicos, após a aplicação das provas, em publicação no Jornal O Paraná, em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal e através do site www.exatuspr.com.br.

3.9 A assinatura do candidato será lançada no cartão resposta, que terá o número da inscrição repetido na prova.

3.10 Para o cargo de Professor de Educação Física, será realizada a prova de títulos, sendo considerado além do previsto no artigo 19, Parágrafo 1º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Federal - 2,00 (dois) pontos, a freqüência e conclusão em cursos relacionados diretamente com a área de atuação e experiência de trabalho, conforme segue abaixo:

I - Freqüência e conclusão em cursos relacionados diretamente com a área de atuação:

CURSOS PONTOS
De 08 a 20 horas

0,25 cada

De 21 a 40 horas

0,50 cada

De 41 a 80 horas

1,00 cada

De 81 a 160 horas

1,25 cada

Mais de 160 horas

1,50 cada

Curso de Graduação (desde que não seja pré-requisito ao cargo)

1,50 cada

Curso de Pós Graduação - Especialização

2,00 cada

Curso de Pós Graduação - Mestrado

3,00 cada

Curso de Pós Graduação - Doutorado

4,00 cada

II - Experiência de trabalho, desde que comprovado o tempo trabalhado em Carteira Profissional de Trabalho, ou xerox autenticada do comprovante da folha de pagamento, ou contrato de trabalho reconhecido firma com data da época em que foram prestados os serviços, ou declaração de serviço do tempo trabalhado (reconhecido firma), emitida pelo empregador atual, ou anterior, ou Empresas pelas quais o Candidato tenha prestado serviço na área específica.

TEMPO DE SERVIÇO

PONTUAÇÃO

12 (doze) meses

0,50

13 (treze) meses á 24 (vinte e quatro) meses

1,00

25 (vinte e cinco) meses á 36 (trinta e seis) meses

1,50

Acima de 37 (trinta e sete) meses

2,00

3.10.1 Os títulos serão devidamente comprovados e deverão guardar direta relação com as atribuições dos cargos em Concurso, e só terão validade para contagem de pontos os títulos emitidos nos últimos cinco anos, (exceto para os Diplomas de graduação e pós-graduação).

3.10.2 A somatória da pontuação dos Títulos fica fixada no máximo de 20,00 (vinte pontos), não podendo em hipótese alguma ser ultrapassado esse limite, mesmo que o candidato apresente títulos cuja somatória venha ultrapassar esse limite.

3.10.3 Os candidatos deverão apresentar xérox autenticado dos títulos (diplomas, certificados, cursos da área e outros documentos comprobatórios de experiência), no dia de realização da contagem de títulos, conforme previsto no Edital de Convocação para Entrega de Títulos.

3.10.4 Somente serão julgados os títulos dos candidatos aprovados na primeira etapa.

3.11 A prova prática versará sobre:

3.11.1 Para o cargo de Gari, Vigia e Zelador, serão avaliados os seguintes pontos:

I - Corrida 12 Minutos;

II - Resistência Abdominal;

III - Agilidade.

Na aplicação dos testes acima mencionados serão utilizados os seguintes critérios:

1) CORRIDA 12 MINUTOS

Na realização do teste o candidato poderá, durante 12 minutos, deslocar-se em qualquer ritmo, correndo ou caminhando, podendo, inclusive parar e depois prosseguir.

A nota para os candidatos do sexo masculino será atribuída de acordo com a distância percorrida, segundo a seguinte pontuação:

De 0 à 1.500 metros

Eliminado

De 1501 à 1699 metros

10,00

De 1700 à 1899 metros

18,00

De 1900 à 2099 metros

25,00

Acima de 2100 metros

33,34

A nota para os candidatos do sexo feminino será atribuída de acordo com a distância percorrida, segundo a seguinte pontuação:

De 0 à 1.000 metros

Eliminado

De 1001 à 1199 metros

10,00

De 1200 à 1399 metros

18,00

De 1400 à 1599 metros

25,00

Acima de 1600 metros

33,34

2) RESISTÊNCIA ABDOMINAL

Na realização do teste o candidato deverá executar exercícios abdominais.

A nota para os candidatos do sexo masculino será atribuída de acordo com o número de repetições realizadas no intervalo de tempo de 1 (um) minuto, segundo a seguinte pontuação:

De 0 à 29 repetições

Eliminado

De 30 à 33 repetições

10,00

De 34 à 37 repetições

18,00

De 38 à 41 repetições

25,00

Acima de 42

33,33

A nota para os candidatos do sexo feminino será atribuída de acordo com o número de repetições realizadas no intervalo de tempo de 1 (um) minuto, segundo a seguinte pontuação:

De 0 à 19 repetições

Eliminado

De 20 à 23 repetições

10,00

De 24 à 27 repetições

18,00

De 28 à 31 repetições

25,00

Acima de 32

33,33

3) TESTE DE AGILIDADE "SHUTTLE RUN"

Na realização do teste o candidato deverá demonstrar agilidade.

A presente avaliação consta de duas linhas paralelamente traçadas no solo distantes 9,14 metros, medidos a partir de seus bordos externos. Dois blocos de madeira, com dimensões de 5cm x 5cm x 10cm serão colocados a 10cm da linha externa e separados entre si por um espaço de 30cm. Estes devem ocupar uma posição simétrica em relação à margem externa. Requer ainda espaço plano e livre de obstáculos, solo com atrito suficiente para evitar o deslize do tênis do avaliado.

A avaliação ocorrerá da seguinte forma: o avaliado coloca-se em afastamento ântero-posterior das pernas, com o pé anterior o mais próximo possível da linha de saída. Com voz de comando: "vai", corre em direção aos blocos, pega um bloco, retorno à linha de partida, colocando o bloco atrás desta linha e repete esta movimentação com o outro bloco. São dadas duas tentativas com um intervalo de descanso entre elas. O resultado será o tempo de percurso na melhor das duas tentativas.

A nota para os candidatos do sexo masculino será atribuída de acordo com o número de repetições realizadas no intervalo de tempo de 1 (um) minuto, segundo a seguinte pontuação:

13 segundos

Eliminado

12 segundos

10,00

11 segundos

18,00

10 segundos

25,00

9 segundos

33,33

A nota para os candidatos do sexo feminino será atribuída de acordo com o número de repetições realizadas no intervalo de tempo de 1 (um) minuto, segundo a seguinte pontuação:

14 segundos

Eliminado

13 segundos

10,00

12 segundos

18,00

14 segundos

25,00

10 segundos

33,33

A data, local e horário do teste físico será divulgado no Edital de Convocação para prova prática.

3.11.2 Para o cargo de Eletricista e Pedreiro, serão avaliados os seguintes pontos:

I - Habilidade com equipamentos

II - Eficiência/qualidade

III - Aptidão

IV - Organização na execução dos trabalhos

V - Conhecimento especifico na área

Cada critério acima mencionado terá a validade de 20,00 pontos, sendo no total 100,00 pontos.

A data, local e horário da prova prática será divulgado no Edital de Convocação para prova prática.

3.11.3 Para o cargo de Operador de Máquina e Motorista, serão avaliados os seguintes pontos:

I - Verificação dos acessórios do veículo

II - Verificação da situação mecânica do veículo

III - Habilidade na condução do veículo

IV - Cuidados básicos na condução do veículo

Cada critério acima mencionado terá a validade de 25,00 pontos, sendo no total 100,00 pontos.

A data, local e horário da prova prática será divulgado no Edital de Convocação para prova prática.

3.12 O candidato que não atingir 50% (cinqüenta por cento) de aproveitamento na prova prática está eliminado do Concurso Público.

3.13 A ausência e a recusa do candidato em participar de qualquer das provas implicará, automaticamente, na sua exclusão do concurso, ficando impedido de participar de qualquer prova subseqüente.

4. DA CLASSIFICAÇÃO

4.1 Os candidatos aprovados serão classificados em lista nominal, na ordem decrescente de nota, da seguinte forma:

4.1.1 Para os cargos de Eletricista, Motorista, Operador de Máquinas, Gari, Pedreiro, Vigia e Zelador, a classificação se dará pela nota final, sendo: NF = (NO + NP)/2, onde NF = nota final, NO = nota da prova objetiva e NP = nota da prova prática.

4.1.2 Para o cargo de Professor de Educação Física, a classificação se dará pela nota final, sendo: NF = NO + NT, onde NF = nota final, NO = nota da prova objetiva e NT = nota da prova de títulos, podendo haver notas superiores à 100,00 (cem) pontos.

4.1.3 Para os demais cargos elencados no presente Edital, a classificação se dará pela nota final, sendo: NF= NO, onde NF = nota final e NO = nota da prova objetiva.

4.2 Em caso de igualdade de notas na classificação, como critério de desempate, terá preferência o candidato com a maior nota:

4.2.1 Conhecimentos Específicos;

4.2.2 Prova Prática, quando houver;

4.2.3 Prova de Títulos, quando houver;

4.2.4 Língua Portuguesa;

4.2.5 Conhecimentos Gerais;

4.2.6 Matemática;

4.2.7 Mais idoso.

4.2.8 Nos termos do art. 27 da Lei nº 10.741/2003, o primeiro critério de desempate entre os candidatos com mais de 60 (sessenta) anos completados até o último dia do prazo de inscrição e entre estes e os demais candidatos será o de idade mais elevada, considerando-se o ano, o mês e o dia do nascimento.

4.3 O resultado do concurso e a classificação dos candidatos aprovados serão publicados no Jornal O Paraná, em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal e no site www.exatuspr.com.br.

4.3.1 Não serão fornecidos atestado, certificado ou certidão relativa a classificação das notas, de candidatos aprovados e reprovados, para tal finalidade, valerá para tal fim os resultados publicados no Jornal O Paraná, em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal e no site www.exatuspr.com.br.

4.4 A nomeação respeitará a ordem de classificação final.

4.5 Para fins de comprovação de classificação no concurso, valerá a publicação da homologação do resultado final, conforme previsto no item 4.3 deste edital.

5. DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

5.1 Em cumprimento ao artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal, ficam reservadas aos candidatos portadores de deficiência, das vagas ofertadas por cada categoria funcional, 5% (cinco por cento), conforme prevê o Decreto nº 059/2007.

5.2 Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de inscrever-se neste processo de seleção, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições do cargo a ser preenchido.

5.3 Os portadores de deficiência participarão em igualdades de condições com os demais candidatos.

5.4 As vagas definidas, que não forem providas por falta de candidatos, por reprovação no concurso ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais concursandos, observada a ordem de classificação.

5.5 Até o último dia de realização da inscrição, o candidato portador de deficiência deverá protocolar declaração, junto a Agência do Trabalhador do Município de Corbélia, concernente a condição e a deficiência da qual é portador, apresentando Laudo Médico (original) atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência. Este Laudo será retido e ficará anexado ao protocolo de inscrição. O Laudo também deverá ser apresentado quando dos exames pré-admissionais, no caso do candidato ser aprovado e convocado.

5.6 A não observância do disposto no subitem anterior acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tais condições, mesmo que tenha assinalado tal opção.

5.7 Os candidatos que no ato de inscrição se declararem portadores de deficiência, se classificados nas provas, além de figurarem nas listas de classificação, terão seus nomes publicados em relação à parte, observada a respectiva ordem de classificação.

6. INVESTIDURA NO CARGO

6.1 REQUISITOS

O candidato deverá atender cumulativamente, no ato da investidura do cargo, aos seguintes requisitos:

6.1.1 Ter nacionalidade brasileira;

6.1.2 Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

6.1.3 Provar estar quite com as obrigações eleitorais;

6.1.4 Quando do sexo masculino, haver cumprido suas obrigações quanto ao Serviço Militar;

6.1.5 Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo e o respectivo Registro no Órgão de Classe, quando for o caso;

6.1.6 Não estar condenado por sentença criminal transitada em julgado e não cumprida, atestado por declaração assinada pelo candidato;

6.1.7 Não ter sido demitido do serviço público, atestado por declaração, assinada pelo candidato;

6.1.8 Não estar aposentado em decorrência de cargo, função ou emprego público, de acordo com o previsto no §10° do art. 37 da Constituição Federal;

6.1.9 Não estar em exercício de cargo, função ou emprego público, de acordo com o previsto nos incisos XVI e XVII do art. 37 da Constituição Federal;

6.1.10 Estar em gozo das aptidões físicas e mentais para o exercício do respectivo cargo.

6.1.11 Para os cargos de serviço braçal a idade máxima é de 65 (sessenta e cinco) anos;

6.1.12 A posse dependerá de prévia inspeção médica oficial, a ser realizada pelo órgão indicado pelo Município de Corbélia.

6.2. DOCUMENTOS

O candidato aprovado e convocado, deverá apresentar os seguintes documentos para admissão e nomeação:

I - Cédula de Identidade (R.G.) e fotocópia autenticada.

II - Certificado de reservista e fotocópia autenticada, quando couber.

III - Título de eleitor e fotocópia autenticada.

IV ­- Comprovante de voto na última eleição ou a justificativa da ausência.

V ­- Cadastro de Pessoa Física (C.P.F.) e fotocópia autenticada.

VI - Comprovante de escolaridade e habilitação exigida.

VII - Registro no órgão de classe e fotocópia autenticada.

VIII - Certidão de nascimento ou casamento e fotocópia.

IX - Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos e fotocópia, quando couber.

X - Uma fotografia 3X4 recente, tirada de frente.

XI - Atestado de sanidade física, quando solicitado.

XII - Certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Estadual e Justiça Federal, onde o candidato residiu nos 5 (cinco) últimos anos.

XIII - Declaração dos bens e valores que constituem seu patrimônio;

XIV - Declaração sobre o exercício de outro cargo, emprego ou função pública e certidão de tempo de serviço anterior, caso houver.

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 O preenchimento da inscrição é de inteira responsabilidade do candidato.

7.2 O pedido de inscrição será indeferido a qualquer tempo, se o candidato não satisfizer as exigências legais contempladas neste Edital.

7.2.1 O candidato que fizer em qualquer documento, declaração falsa ou nexata, deixar de apresentar os documentos exigidos, ou deixar de atender os requisitos exigidos por este edital, ainda que verificado posteriormente, será excluído do concurso, com a conseqüente anulação do ato de investidura no cargo, pela autoridade competente, sem prejuízo das medidas de ordem administrativa, civil e criminal, cabendo quando for o caso o recurso administrativo para o mesmo.

7.3 O simples requerimento de inscrição do candidato implicará o conhecimento do Edital, Decretos, Portaria e demais documentos relacionados ao Concurso Público e, conseqüente, aceitação.

7.4 O candidato aprovado e classificado, quando convocado para nomeação, será submetido ao regime estatutário.

7.5 O candidato aprovado e convocado deverá comparecer na Prefeitura Municipal no prazo de trinta dias, para proceder sua nomeação, no dia e horário estabelecido e será submetido a estágio probatório de 36 (trinta e seis) meses período em que será avaliado quanto ao exercício de suas atribuições assiduidade, disciplina, pontualidade, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade e eficiência e, se aprovado, será considerado efetivo.

7.6 O concurso terá validade por dois anos a contar da data da homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, pelo mesmo período.

7.7 No prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da publicação, poderá o candidato requerer a Comissão Especial do Concurso Público, a revisão/recurso das notas atribuídas à prova objetiva, à prova prática e à prova de títulos.

7.7.1 O pedido de recurso/revisão deverá conter argumentação lógica e consistente, indicando, precisamente, a questão ou ponto sobre o qual versa a reclamação, contendo nome do candidato, número de inscrição e o cargo para o qual se inscreveu, e deverá ser apresentado no protocolo da Prefeitura Municipal.

7.7.2 A revisão/recurso destituída de fundamentação será liminarmente indeferida.

7.7.3 Se provida a revisão e/ou recurso, a Comissão Especial do concurso determinará as providências devidas.

7.7.4 Serão rejeitadas as revisões e/ou recursos que não estiverem redigidos em termos, bem como, os que derem entrada fora do prazo.

7.7.5 Se dos exames de recursos resultar em anulação de questão(ões), a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido, desde que já não tenham recebido a pontuação correspondente a questão anulada quando da correção dos gabaritos.

7.7.6 Não serão examinados recursos contra os atos do concurso que não forem apresentadas em termos convenientes ou não apontarem, com absoluta clareza, fatos e circunstâncias que as justifiquem e permitam pronta apuração.

7.8 Se ficar provado o vício, irregularidade insanável ou preterição de formalidade substancial, o concurso será anulado total ou parcialmente, de acordo com a conveniência e interesse da Prefeitura Municipal.

7.9 O candidato que, visando interesses pessoais, lançar mão de falsas alegações e fatos inverídicos com o propósito de embargo do processo seletivo, após a apuração dos fatos, poderá ser processado criminalmente e impedido, definitivamente, de se inscrever em outros concursos realizados por órgãos públicos municipais.

7.10 Não haverá segunda chamada para prova, importando a ausência por qualquer motivo, inclusive moléstia ou atraso, na exclusão do candidato no concurso.

7.11 Não será permitido o uso de máquinas calculadoras, equipamentos e/ou aparelhos eletrônicos, ou outros instrumentos similares, consulta a qualquer tipo de material e, ainda, não será admitida qualquer espécie de consulta, inclusive legislação seca ou comunicação entre os candidatos.

7.12 Será atribuída nota zero, quando no cartão respostas ou prova for assinalada mais de uma resposta ou rasura, intenção de marcação, ainda que legível, bem como aquela que não for assinalada no cartão respostas, ou assinalada a lápis.

7.13 Em hipótese nenhuma haverá substituição do cartão resposta ou prova em caso de erro ou rasura do candidato.

7.13.1 Somente será permitido assinalamentos nos cartões respostas feitos pelos próprios candidatos.

7.14 É vedada a comunicação do candidato com qualquer pessoa, durante a realização da prova.

7.15 As salas de prova serão fiscalizadas por pessoas especialmente designadas pela Comissão Especial, sendo vedado o ingresso de pessoas estranhas ao concurso.

7.16 Nenhum candidato poderá ausentar-se do recinto da prova a não ser momentaneamente e acompanhado por fiscal.

7.17 Ao terminar a prova, o candidato entregará obrigatoriamente ao Fiscal de Sala o material que a Comissão Especial do Concurso solicitar.

7.18 Por razões de ordem técnica e direitos autorais, não será fornecido exemplares das provas a candidatos ou a instituições públicas ou privadas, mesmo após o encerramento do Concurso Público.

7.19 Eventuais erros de digitação de nomes e números de inscrições deverão ser corrigidos no dia das provas, em Ata, pela Comissão Especial.

7.20 Será excluído do concurso público, por ato da Comissão Especial do Concurso, o candidato que cometer as seguintes irregularidades:

I - Agir com incorreção ou descortesia, para com qualquer membro da equipe encarregada na aplicação das provas;

II - Utilizar ou tentar utilizar por meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do processo seletivo;

III - Não devolver integralmente o material solicitado pela Comissão Especial no dia das provas;

IV - Comunicar-se com os demais candidatos, ou pessoas estranhas ao Concurso, bem como consultar livros ou apontamentos;

V - Ausentar-se do recinto, a não ser momentaneamente, em casos especiais e em companhia do fiscal;

VI - Efetuar o pagamento da inscrição com cheque com insuficiência de saldo bancário;

VII - Colocar no corpo da prova o seu nome ou qualquer outro sinal que possa identificá-lo.

7.21 As notas das provas, bem como a nota final, não sofrerão aproximações ou arredondamentos, considerando-se as quatro casas.

7.22 Serão publicados as notas obtidas pelos candidatos e o nome dos candidatos que não estiveram presentes no dia da prova.

7.23 A taxa de inscrição não será devolvida em hipótese alguma. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

7.24 A elaboração, aplicação e correção das provas será realizada por empresa contratada, a qual terá autonomia sobre a elaboração e julgamento das provas.

7.25 Os cartões respostas e provas depois de colocados em sobrecarta fechada e rubricada, ficarão sob a guarda da Empresa Contratada.

7.26 Todas as provas objetivas e gabaritos referentes ao concurso serão confiados, após seu término, à guarda da Empresa Contratada, os quais serão mantidos pelo prazo de seis meses da homologação, findo o qual, serão incinerados, os demais documentos como: edital de abertura, homologação das inscrições, fichas de inscrições, homologação de resultado final, portaria da comissão especial entre outros, serão mantidos à guarda, por um prazo de dois anos após a homologação, findo o qual serão incinerados.

7.27 Caso haja prorrogação do concurso, os documentos acima mencionados serão guardados enquanto estiver em validade o concurso realizado.

7.28 A aprovação no concurso, ainda que no limite de vagas estimadas, assegurará apenas a expectativa do direito a nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância da conveniência e oportunidade em fazê-lo, das disposições legais pertinentes, da rigorosa classificação e do prazo de validade do concurso.

7.29 A posse ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da publicação do ato de provimento, podendo ser prorrogada por igual período, a requerimento do interessado.

7.30 O candidato que, convocado, recusar a nomeação ou deixar de assumir o exercício da função no prazo estipulado, será incluso no final da lista de aprovados.

7.31 A convocação do candidato para posse será feita mediante a publicação em órgão de imprensa escrita local.

7.32 A não observância dos itens anteriores, facultará a Prefeitura Municipal, convocar e admitir o candidato seguinte, ficando excluídos do concurso os que não atenderem a convocação.

7.33 O ocupante de cargo, emprego ou função na Prefeitura Municipal, quando aprovado em concurso, não terá, para fins de nomeação, qualquer vantagem sobre os demais aprovados.

7.34 O candidato que já estiver investido em dois cargos públicos ativos ou em um cargo público efetivo e um aposentado, quando da sua convocação, não poderá assumir sua vaga se não renunciar o vínculo empregatício anterior.

7.35 Durante o prazo de validade do concurso, além das vagas previstas, poderão ser preenchidas, por candidatos aprovados, as vagas existentes no Quadro Geral de Servidores Públicos assim como as que vierem a vagar no período, bem como as que forem criadas.

7.36 Os prazos fixados neste Edital poderão ser prorrogados a juízo do Prefeito Municipal, através de publicidade prévia e ampla.

7.37 É de inteira responsabilidade dos candidatos acompanhar os editais, portarias, decretos, comunicados e demais publicações referente a este concurso no Jornal O Paraná, em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal e através do site www.exatuspr.com.br.

7.38 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualização ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disserem respeito.

7.39 O resultado oficial final das provas escritas será divulgado no Jornal O Paraná, em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal e no site www.exatuspr.com.br.

7.40 Todos os atos do concurso público serão praticados pela Empresa Contratada.

7.41 Todas as provas ficarão, desde a elaboração, sob a guarda e responsabilidade da Empresa Contratada.

7.42 Os conteúdos básicos para as provas objetivas são os constantes do Anexo Único.

7.43 Nada impede que, durante o prazo de validade de um concurso, outro seja aberto, levado a efeito e classificados os aprovados, o que não se pode dentro desse prazo, é nomear os classificados de um concurso posterior, enquanto existir concursado anterior com direito à nomeação.

7.44 Os casos omissos serão resolvidos pelo Executivo Municipal e pela Comissão Especial do Concurso.

EDIFÍCIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CORBÉLIA, ESTADO DO PARANÁ, AOS 02 DIAS DO MÊS DE JULHO DO ANO DE 2007.

ELIEZER JOSÉ FONTANA
Prefeito Municipal CORBÉLIA - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO I - CONTEÚDOS BÁSICOS

1 - CONHECIMENTO ESPECÍFICO

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

1. Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS nº 8742/93;

2. Norma Operacional Básica - NOB/2005, que regulamenta o Sistema Único da Assistência Social - SUAS;

3. Política Nacional de Assistência Social PNAS/2004;

4. Código de Ética Profissional do Assistente Social - CEFESS;

5. Resolução nº 273/93;

6. Lei que regulamenta Profissão do Assistente Social nº 7662/93;

7. Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8069/90;

8. Estatuto do Idoso - Lei nº 10741/2003;

9. Lei da Saúde - Lei nº 8080/90;

10. Questão Social e Políticas Sociais;

CARGO: DENTISTA

1. Anestesiologia;

2. Bio-segurança;

3. Dentística;

4. Endodontia;

5. Estomatologia;

6. Exodontia;

7. Farmacologia;

8. Odontologia preventiva;

9. Odontopediatria;

10. Ortodontia;

11. Periodontia;

12. Radiologia.

CARGO: ENFERMEIRO

1. Atuação do Enfermeiro nos programas Ministeriais: Hanseníase, Tuberculose, Hipertensão, Diabetes. Doenças transmissíveis: medidas preventivas, diagnóstico diferencial;

2. Ética e Código de Deontologia de Enfermagem, Lei do exercício profissional;

3. Saúde da Criança e do Adolescente - Puericultura, controle de crescimento e desenvolvimento, saúde do escolar e saúde do adolescente, Intervenções da Enfermagem na assistência à Criança nos aspectos preventivos e curativos: doenças preveníveis por imunização: vacinas, (rede de frio, via de administração, validade, rede de frio e esquema do M.S);

4. DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis: HIV e AIDS, Prevenção, Transmissão e Tratamento; Sifilis; Cancro mole e duro, Vulvovaginites;

5. Noções Básicas de: Vigilância epidemiológica e Vigilância Sanitária;

6. Atenção a Saúde da Mulher: Gravidez, modificações fisiológicas e psicológicas na gestação, gravidez de baixo e alto risco, pré-natal, puerpério (normal e patológico) e amamentação;

7. Saúde do Adulto e do Idoso - Assistência à Saúde para melhor qualidade de vida: alimentação saudável, exercícios psicofísicos e controle emocional. Atenção ao adulto: hipertensão arterial, Diabetes, noções de oncologia;

8. Consulta em enfermagem: Anamnese, exame físico, diagnóstico e tratamento de enfermagem;

9. Atenção a Saúde em paciente psiquiátrico: Assistência de Enfermagem e controle de medicamentos;

10. Papel do enfermeiro no processo de educação em saúde: importância, métodos, atuação, resultados.

CARGO: FARMACÊUTICO/BIOQUÍMICO

1. Farmacologia: Farmacocinética, Farmacodinâmica, Drogas que atuam no SNC, Drogas Cardiovasculares, Drogas que Afetam a Função Gastrointestinal, Fármacos Antimicrobianos, Manejo de Asma.

2. Imunologia: Resposta Inflamatória, Imunidade Celular, Grupos Sanguíneos.

3. Análises Clínicas: Urinálise, Análise do Sangue e Dosagens Sanguíneas, Métodos de Análise.

CARGO: MÉDICO CLÍNICO GERAL

1. Lei 8080/90;

2. Lei 8142/90;

3. Epidemiologia & saúde;

4. Medicina ambulatorial: condutas clínicas em atenção primária;

5. Atenção Primária, equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços-tecnologia;

6. Controle das doenças sexualmente transmissíveis: DST;

7. Famílias: funcionamento & tratamento;

8. Norma Operacional Básica 96 - NOB/96;

9. Norma Operacional de Assistência à Saúde - NOAS;

CARGO: NUTRICIONISTA 1. Avaliação Nutricional;

2. Técnica Dietética;

3. Educação Nutricional;

4. Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição;

5. Características físicas e de construção;

6. Conhecimentos gerais sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar;

7. Nutrição e Saúde Pública;

8. Higiene e manipulação de alimentos;

CARGO: PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA

1. Conhecimentos Específicos;

1.1 Fundamentos da Educação Física;

1.2 Concepções da Educação Física;

1.3 Objetivos da Educação Física;

2. Aspectos técnicos, políticos e pedagógicos da educação física escolar;

3. Regras Oficiais de Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol e Atletismo;

4. Recreação Escolar;

5. Fundamentos de fisiologia do exercício;

6. Fisiologia do exercício: Teoria e Aplicação ao Conhecimento e ao Desempenho;

7. Bases Biomecânicas do movimento Humano;

8. Biomecânica dos esportes;

9. Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento;

10. Noções básicas de primeiros socorros: primeiros socorros no esporte;

CARGO: PSICÓLOGO

1. Técnicas Psicoterápicas;

2. Processo Psicodiagnóstico;

3. Saúde mental;

4. Psicologia do Desenvolvimento;

5. Psicologia da Aprendizagem;

6. Psicologia Institucional e processo grupal;

7. Código de Ética profissional do Psicólogo;

CARGO: VETERINÁRIO

1. Noções básicas de inspeção de produtos de origem animal;

2. Zoonose e Epidemiologia;

CARGO: FISIOTERAPEUTA

1. Fisioterapia Respiratória;

2. Hemiplegia no Adulto: Avaliação e Tratamento;

3. A deficiência motora em pacientes com paralisia cerebral;

4. Psicomotricidade - Teoria e Prática;

5. Desenvolvimento normal e seus desvios no lactente- diagnóstico e tratamento precoce do nascimento até o 18º mês;

6. Fisioterapia na Ortopedia e na Medicina do Esporte;

7. Ortopedia e Traumatologia: princípios e prática;

8. Fisioterapia Cardiopulmonar;

9. Tratado de Medicina Física e Reabilitação de Krusen;

10. Fisioterapia: Avaliação e Tratamento;

11. Fisioterapia em pediatria;

12. Paralisia Cerebral- Aspectos práticos;

13. Fisioterapia Neurológica;

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

1. Conhecimentos básicos em executar tarefas inerentes ao serviço de informática: Word, Windows, Excel, Internet e noções em arquivos, ofício, portarias, decretos, edital, comunicação interna, protocolo, arquivos, elaborar e datilografar cartas, atas, circulares, tabelas, gráficos, memorandos e executar outras atividades correlatas.

CARGO: TÉCNICO DE ENFERMAGEM

1. Curativos - Potencial de contaminação, Técnicas de curativos;

2. Princípios da administração de medicamentos: terapêutica medicamentosa, Cálculo de medicação;

3. Atendimento de Emergência - PCR, Queimadura, Traumatismos, Intoxicações, Convulsões, Picada por animais peçonhentos;

4. Condutas do Téc. de Enfermagem na Saúde Mental -intervenções, sinais e sintomas;

5. Doenças Sexualmente Transmissíveis - AIDS/SIDA, Sífilis, Gonorréia, Uretrites, Condiloma Acuminado, Linfogranuloma venéreo, Cancro mole - Prevenção;

6. Imunização - Vacinas, acondicionamento, Cadeia de frio(conservação), dosagens, aplicação, Calendário de vacinação);

7. Conselho Regional de Enfermagem (Coren ) - Código de Ética de Enfermagem - Lei 7498 do exercício Profissional;

8. Esterilização - á vapor, seco, químico;

9. Sondagens - Vesical e Nasogástrica - Tipos de sonda, técnica e cuidados;

10. Saneamento Básico - Esgoto sanitário, Destino do Lixo;

11. Saúde da Mulher - Planejamento familiar, gestação(pré- natal), parto e puerpério, prevenção do câncer de colo e mamas;

12. Assistência de enfermagem ao Recém-Nascido: Cuidados de Enfermagem na sua residência e no Hospital.

CARGO: TÉCNICO DE INFORMÁTICA

1. Algoritmos e Estruturas de Dados;

2. Arquitetura e Organização de Computadores;

3. Automação e Controle;

4. Banco de Dados;

5. Compiladores;

6. Complexidade de algoritmos;

7. Computação Gráfica;

8. Engenharia de Software;

9. Estrutura de Dados;

10. Fundamentos em Computação Digital;

11. Fundamentos Matemáticos para Computação;

12. Inteligência Artificial;

13. Linguagens de Programação;

14. Lógica de programação;

15. Probabilidade e estatística;

16. Projeto de Software;

17. Redes de Computadores;

18. Requisitos de Software;

19. Sistemas Distribuídos;

20. Sistemas Multimídia;

21. Sistemas Operacionais;

22. Teoria da Computação;

23. Transmissão de Dados;

CARGO: MÉDICO GINECOLOGISTA/OBSTETRA

1. Anatomia clínica e cirúrgica do aparelho reprodutor feminino. Fisiologia do ciclo menstrual. Disfunções menstruais. Bioesteroidogênese. Histopatologia cíclica do aparelho genital. Anomalias congênitas e intersexo. Distúrbios do desenvolvimento puberal. Climatério. Vulvovaginites e cervicites. Doenças inflamatórias pélvica aguda e crônica. Doenças sexualmente transmissíveis. Abdômen agudo em ginecologia. Endometriose. Distopias genitais. Distúrbios urogenitais. Patologias benignas e malignas: da vulva, da vagina, do útero, do ovário. Anatomia, embriologia, semiologia e patologias benignas da mama. Rastreamento, estadiamento e tratamento do câncer de mama. Esterilidade conjugal. Fertilização assistida. Endoscopia ginecológica. Planejamento familiar. Ética Médica em ginecologia. Anatomia e fisiologia da gestação. Diagnóstico de gravidez e determinação da idade gestacional. Assistência pré-natal na gestação normal e avaliação do risco obstétrico. Diagnóstico das malformações fetais. Aborto, gravidez ectópica e mola hidatiforme. Transmissão materno-fetal de infecções. Pré-eclânpsia. Diabetes e outras intercorrências clínicas na gestação. Hemorragias do III trimentre. Sofrimentos fetal crônico e agudo. Prevenção da prematuridade.

CARGO: ELETRICISTA

1. Atividades específicas inerentes ao cargo, boas maneiras, comportamento no ambiente de trabalho, organização do local de trabalho, noções básicas de instalação elétrica predial.

CARGO: MOTORISTA

1. Conhecimentos básicos inerentes ao Código de Trânsito Brasileiro, Resoluções, Deliberações, Portarias e demais Leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito e executar outras atividades correlatas.

CARGO: OPERADOR DE MÁQUINAS

1. Conhecimentos básicos inerentes ao Código de Trânsito Brasileiro, Resoluções, Deliberações, Portarias e demais Leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

2. Operar veículos motorizados especiais, tais como: guindastes, máquinas de limpeza de rede de esgoto, retroescavadeira, carro plataforma, motoniveladora, pá-carregadeira, trator de esteira e outras máquinas rodoviárias e executar outras atividades correlatas.

CARGO: GARI

1. Atividades específicas inerentes ao cargo, boas maneiras, comportamento no ambiente de trabalho, organização do local de trabalho, noções básicas de limpeza urbana.

CARGO: PEDREIRO

1. Atividades específicas inerentes ao cargo, boas maneiras, comportamento no

ambiente de trabalho.

CARGO: VIGIA

1. Atividades específicas inerentes ao cargo, boas maneiras, comportamento no ambiente de trabalho, organização do local de trabalho, noções básicas de vigilância.

CARGO: ZELADOR

1. Atividades específicas inerentes ao cargo, boas maneiras, comportamento no ambiente de trabalho, organização do local de trabalho, noções básicas de limpeza.

2 - CONHECIMENTOS GERAIS - para todos os cargos

1. Atualidades e Aspectos Políticos: País, Estado e Município;

2. História e Geografia do Brasil, do Estado do Paraná e do Município de Corbélia.

3 - LÍNGUA PORTUGUESA

CARGOS: ASSISTENTE SOCIAL, DENTISTA, ENFERMEIRO, FARMACÊUTICO/BIOQUIMICO, MÉDICO CLÍNICO GERAL, MÉDICO GINECOLOGISTA/OBSTRETA, NUTRICIONISTA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PSICÓLOGO, VETERINÁRIO, FISIOTERAPEUTA, TÉCNICO DE INFORMÁTICA, AUXILIAR ADMINISTRATIVO E TÉCNICO DE ENFERMAGEM.

1. Interpretação de Texto;

2. Ortografia;

3. Acentuação Gráfica;

4. Flexão da palavra: gênero, número e grau;

5. Concordância Nominal e Verbal;

6. Emprego dos Pronomes;

7. Análise Sintática: termos essenciais da oração;

8. Coordenação e Subordinação;

9. Regência Nominal e Verbal.

CARGOS: ELETRICISTA, MOTORISTA, OPERADOR DE MÁQUINA, GARI, PEDREIRO, VIGIA E ZELADOR.

1. Interpretação de Texto;

2. Ortografia;

3. Acentuação Gráfica;

4. Flexão da palavra: gênero, número e grau;

4 - MATEMÁTICA

CARGOS: ASSISTENTE SOCIAL, DENTISTA, ENFERMEIRO, FARMACÊUTICO/BIOQUIMICO, MÉDICO CLÍNICO GERAL, MÉDICO GINECOLOGISTA/OBSTRETA, NUTRICIONISTA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PSICÓLOGO, VETERINÁRIO, FISIOTERAPEUTA, TÉCNICO DE INFORMÁTICA, AUXILIAR ADMINISTRATIVO E TÉCNICO DE ENFERMAGEM.

1. Sistema de Numeração Decimal;

2. Problemas envolvendo as quatro operações;

3. Números Decimais e fracionários;

4. Noções básicas de geometria;

5. Juros e Porcentagens;

6. Regra de Três;

7. Sistema de Medidas;

8. Razão e Proporção; divisão proporcional;

9. Números inteiros e racionais.

CARGOS: ELETRICISTA, MOTORISTA, OPERADOR DE MÁQUINA, GARI, PEDREIRO, VIGIA E ZELADOR.

1. Problemas envolvendo as quatro operações;

2. Números Decimais e fracionários;

3. Noções básicas de geometria;

4. Juros e Porcentagens;

5. Regra de Três.

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