Prefeitura de Cardoso Moreira - RJ

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDOSO MOREIRA

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2008

Notícia:   Prefeitura de Cardoso Moreira - RJ oferece 108 vagas

Tornamos público, por ordem do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Cardoso Moreira - RJ, que no período de 24 de abril a 09 de maio de 2008 estarão ABERTAS as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E DE TÍTULOS, para provimento de 109 (cento e nove) cargos vagos existentes no Quadro de Pessoal e Cadastro de Reserva da Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira - RJ, em consonância com as leis municipais n°s. 002/97, 009/98, 005/99, 007/99, 015/99, 020/99, 001/00, 010/00, 012/00, 046/02, 055/02, 072/03, 075/03, 118/04, 120/04, 126/04, 162/05, 164/05, 175/05 e 184/06, bem como os que vagarem ou forem criados no período de validade deste certame, em conformidade com o Art. 37, II, da Constituição da República Federativa do Brasil.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - Os Grupos Ocupacionais, Nomenclatura, Carreira, Padrão, Requisitos, Carga Horária Semanal, Vencimentos com valores de abril de 2008 e número de vagas seguem discriminados no ANEXO I.

1.2 - O CONCURSO PÚBLICO será coordenado pela Comissão Coordenadora do Concurso, instituída pelo Prefeito Municipal através do Decreto n° 0436 de 17 de abril de 2008 sob assessoria técnica especializada da GUALIMP - Assessoria e Consultoria Ltda., observadas as seguintes condições:

1.2.1 - A Comissão Coordenadora de Concurso deverá, sob supervisão, coordenar todas as etapas da elaboração e julgamento do certame.

1.2.2 - Compete ao Prefeito do Município de Cardoso Moreira-RJ, a homologação do resultado do Concurso, à vista do relatório apresentado pela Comissão Coordenadora de Concurso, dentro de cinco dias contados da publicação do Resultado Final.

1.3 - O Edital do referido concurso na integra, está publicado no site www.gualimp.com.br e www.cardosomoreira.rj.gov.br, onde poderá ser retirado gratuitamente pela população em geral.

1.4 - Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, até a data da prova, circunstância que será mencionado em Edital ou Comunicado Público a ser publicado no site www.gualimp.com.br, www.cardosomoreira.rj.gov.br, e/ou no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira-RJ e no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

1.5 O CADASTRO DE RESERVA é para possível provimento de vagas que vagarem ou forem criadas no período de validade deste Concurso.

2. DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS:

2.1 - Fica reservado 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas para cada cargo do presente Edital, desprezadas as frações, para os candidatos portadores de Necessidades Especiais, desde que não os incompatibilize para o exercício da função ao cargo pretendido.

2.2 - Na hipótese de aplicação do percentual resultar número fracionado (igual ou superior a 0,5 (cinco décimos), a fração será arredondada para 1 (uma) vaga. Se inferior a 0,5 (cinco décimos) será considerada nas nomeações posteriores, esclarecendo-se tal circunstância por ocasião da ocorrência do evento. Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas a portadores de deficiência, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com estrita observância da ordem classificatória.

2.2.1 - Os Portadores de Necessidades Especiais (PNE) serão convocados para posse de acordo com o relatório específico de aprovados em ordem decrescente do total das notas conforme vagas existentes para cada cargo demonstradas no quadro abaixo:

QUADRO I

ITEM

CARGO

TOTAL DE VAGAS NESTE EDITAL

N° DE VAGAS RESERVADA PARA PNE

01

Motorista

14

01

02

Auxiliar de Serviços Gerais

15

01

2.3 - Consideram-se pessoas portadoras de deficiências aquelas que se enquadrem nas categorias discriminadas no artigo 4° do Decreto 3.298/99, que regulamentou a Lei n. 7.853, de 1989, com as alterações advindas do Decreto Federal n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004, conforme as definições a seguir:

a) deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho das funções.

b) deficiência auditiva: perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000HZ e 3.000HZ.

c) deficiência visual: cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,5 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60À, ou a ocorrência simultânea de quaisquer condições anteriores.

d) deficiência mental: funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais; utilização dos recursos da comunidade, saúde e segurança, habilidades acadêmicas, lazer e trabalho.

e) deficiência múltipla: associação de duas ou mais deficiências.

2.4 - O Candidato portador de necessidades especiais que, no ato da inscrição, não declarar esta condição conforme as determinações previstas neste edital, não poderão impetrar recursos em favor de sua situação.

2.5 - Caso seja necessário condições especiais para o candidato submeter-se à realização das provas e demais exames previstos neste Edital, o candidato deverá solicitá-las por escrito no ato da inscrição, justificando os motivos de sua solicitação, sob pena de não terem provas especiais preparada.

2.5.1 - O candidato com dificuldade de locomoção deverá indicar sua condição, informando no Requerimento de Inscrição se utiliza cadeira de rodas ou se necessita de local de fácil acesso.

2.5.2 - Os portadores de deficiência visual poderão optar em prestar provas mediante a utilização do método BRAILLE, ou através da utilização de provas ampliadas.

2.6 - Os candidatos portadores de deficiência compatíveis com o exercício da função ao cargo pretendido, que assinalarem no Requerimento de Inscrição a condição de deficiente deverão apresentar, no ato da inscrição, laudo médico original expedido no prazo de até 90 (noventa) dias antes do término das inscrições, atestando a espécie o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID), bem como sua provável causa, que ficará retido e anexado ao Requerimento de Inscrição, sob pena de indeferimento de seu Requerimento.

2.7 - Caso o candidato não anexe o Laudo Médico, não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção no Requerimento de Inscrição.

2.8 - As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal N° 3.298/99, particularmente em seu art. 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e a nota mínima exigida para todos os demais candidatos. Os benefícios previstos no referido artigo, §§ 1° e 2°, deverão ser requeridos por escrito, em até 10 (dez) dias antes da realização dos exames.

2.9 - Os candidatos portadores de necessidades especiais, aprovados no Concurso Público, terão preferência à nomeação em relação aos demais candidatos classificados no cargo, observado o percentual previsto no Edital.

2.10 - A publicação do resultado final do concurso será feita em duas listas, contendo na primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de necessidades especiais, e na segunda, somente a pontuação destes últimos.

2.11 - A perícia municipal terá decisão terminativa quanto à compatibilidade da deficiência do candidato com as atribuições do cargo no ato da nomeação, devendo seu parecer ser fundamentado. Havendo parecer médico oficial contrário a essa compatibilidade, o nome do candidato será excluído da listagem de classificação correspondente e, conseqüentemente, do Concurso.

2.12 - Os casos omissos neste Edital em relação aos portadores de necessidades especiais, obedecerão ao disposto no Decreto Federal 3298/99 e Decreto Federal 5296/04.

3. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

3.1 - O Candidato deverá preencher as seguintes exigências para sua inscrição neste Concurso:

I. Ser brasileiro nato ou naturalizado;

II. Preencher o Requerimento de Inscrição, de forma legível, que será fornecido no ato da inscrição;

III. Apresentar cópia do Documento de Identidade de reconhecimento nacional, que contenha fotografia visível e em perfeitas condições;

IV. Apresentar o Comprovante de Pagamento da taxa de inscrição;

V. Apresentar seus títulos de conformidade com o item 8.3.1 no FORMULÁRIO DE PROVA DE TÍTULOS, conforme ANEXO III.

3.2 - O candidato deverá atender no ato da posse todas as exigências contidas na Lei Municipal n° 0177/93 de 24 de novembro de 1993, bem como os previstos no item 13 do presente edital.

4. DAS INSCRIÇÕES:

4.1 - Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital que poderá ser obtido gratuitamente pelo site www.gualimp.com.br e www.cardosomoreira.rj.gov.br, e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

4.2 - Uma vez efetivada a inscrição, não será permitida, em nenhuma hipótese, a sua alteração no que se refere à opção de cargo pretendido.

4.3 - As inscrições serão realizadas na Rua Monsenhor Jomar, n° 26, centro, Cardoso Moreira - RJ., no "CENTRO DE ATENDIMENTO AO PRODUTOR RURAL" ao lado da EMATER-RJ, de segunda a sexta-feira, no horário de 9:00 às 17:00 horas, no período especificado no início deste Edital.

4.3.1 - Os Valores das taxas serão as constantes do quadro abaixo:

QUADRO II

CARGO

TAXA R$

CARGO

TAXA R$

Auxiliar de Serviços Gerais

25,00

Contador

110,00

Gari

25,00

Enfermeiro

100,00

Auxiliar de Mecânico

25,00

Engenheiro

110,00

Auxiliar de Serviços Agrícolas

25,00

Fisioterapeuta

100,00

Aux. de Serv. Escol/Hospit.

25,00

Dentista

100,00

Carpinteiro

35,00

Médico I - Plantonista

110,00

Pedreiro

35,00

Médico II Pediatra

100,00

Zelador de Cemitério

25,00

Médico II Ginecologista

100,00

Motorista

50,00

Médico II Ortopedista

100,00

Contínuo

35,00

Médico II Psiquiatra

100,00

Artífice

35,00

Médico II Cardiologista

100,00

Auxiliar Administrativo

35,00

Médico II Clinico Geral

100,00

Auxiliar de Enfermagem

35,00

Nutricionista

100,00

Guarda Municipal

30,00

Veterinário

100,00

Monitor

35,00

Professor I Ed. Infantil e Séries Iniciais Ens. Fund.

50,00

Recepcionista

25,00

Professor II Inglês

60,00

Telefonista

40,00

Professor II Educ. Artística

60,00

Agente Administrativo

60,00

Professor II Matemática

60,00

Auxiliar de Contabilidade

35,00

Professor II Ciências

60,00

Desenhista

60,00

Professor II Educ. Física

60,00

Fiscal de Obras

60,00

Professor II História

60,00

Fiscal de Postura

40,00

Professor II Geografia

60,00

Operador de Computador

60,00

Professor II Português

60,00

Técnico em Raio X

60,00

Fiscal de Renda

60,00

4.3.2 - A taxa deverá ser recolhida observado os valores constantes no item anterior, no BANCO DO BRASIL S/A na conta n° 9864-7 agência 0370-0.

4.3.3 - É vedada a transferência do valor pago a título de taxa para terceiros e para outros concursos.

4.3.4 - Em nenhuma hipótese haverá devolução da importância paga a título de ressarcimento das despesas com material e serviços necessários a realização do certame, mesmo nos casos de desistência, perda de prazo, indeferimento ou cancelamento de inscrição.

4.4 As inscrições a que se refere este Edital serão feitas pelo próprio candidato ou por seu procurador, mediante outorga com poderes para tal fim, cujo instrumento ficará retido no ato da inscrição.

4.4.1 - O procurador outorgado deverá apresentar no ato 01 (uma) foto colorida 3x4 do outorgante da procuração.

4.4.2 - O candidato assumirá as conseqüências de eventuais erros de seu procurador, quando do preenchimento do requerimento de Inscrição e apresentação da documentação.

4.5 - No ato da inscrição, o Candidato, deverá satisfazer as exigências contidas no item 3 deste Edital, preenchendo corretamente e assinando o Requerimento de Inscrição, que constará de declaração de inteiro conhecimento e aceitação às normas e exigências estabelecidas nesse Edital, sob pena de nulidade, dispondo a empresa organizadora do direito de excluir do concurso público aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível.

4.6 - Não será permitida, sob qualquer pretexto, a inscrição condicional por internet, correspondência ou fax, nem documentos enviados por fax;

4.7 - Ao entregar o Requerimento de Inscrição e os demais documentos exigidos conforme item 3 deste edital, o candidato receberá um PROTOCOLO, e posteriormente, caso sua inscrição seja deferida, o candidato receberá o seu Cartão de Identificação observado o item 5.

4.7.1 - Julgado os Requerimentos de Inscrição, com o exame da documentação apresentada e satisfeitas as exigências, o Presidente da Comissão do Concurso homologará as inscrições.

4.7.2 - O Candidato, cuja documentação não for considerada em ordem, terá sua inscrição indeferida.

4.7.3 - Caso o Requerimento de Inscrição seja indeferido, o candidato receberá via Correio Comunicado de Indeferimento apontando o motivo do indeferimento.

4.8 - Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração dos cargos, seja qual for o motivo alegado.

4.9 - Após a data e horário fixados para o término da realização das inscrições, não será permitido o recebimento de qualquer documento sob qualquer condição ou pretexto.

4.10 - Os conteúdos a serem estudados, bem como a descrição dos cargos, são os constantes no ANEXO II.

4.11 - O candidato que se inscrever para mais de um cargo, só poderá fazer uma única prova por turno, mesmo que as outras provas de suas inscrições sejam selecionadas na mesma sala ou local de realização, sob pena de ter todos os Cartões Respostas preenchidos anulados.

4.12 - Caso o candidato faça uma prova em cada turno, e seja aprovado em dois cargos, o candidato deverá, no ato da Posse, assinar Termo de Renúncia, manifestando a sua renúncia a um dos cargos, respeitada a exceção do Art. 37, Inciso XVI, alíneas "a", "b" e "c", e inciso XVII da Constituição Federal.

4.13 - Poderá solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição para o concurso público ora divulgado o candidato comprovadamente de baixa renda, cujo cadastro foi deferido para inclusão no Programa do Governo Federal - "Bolsa Família".

4.14 - O interessado que preencher os requisitos no subitem anterior e desejar isenção de pagamento de taxa de inscrição neste concurso público deverá dirigir-se ao posto de atendimento especificado no item 4.3, do edital 001/2008, no período de 24 a 30 de abril de 2008, das 9 horas às 17 horas, preencher o requerimento de inscrição conforme ANEXO V, e apresentar cópia autenticada da carteira de inclusão no Programa do Governo Federal - "Bolsa Família".

4.15 - Não será concedida isenção de pagamento de valor de inscrição ao candidato que não constar da relação de pagamentos do mês de março 2008, do Programa do Governo Federal - "Bolsa Família" divulgada pela CEF - Caixa Econômica Federal, ou que:

a) fraudar e/ou falsificar documentação;

b) não observar o prazo e os horários estabelecidos no subitem 4.14 deste edital.

4.16 - Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de valor de inscrição via postal, via fax e/ou via correio eletrônico ou por procuração.

4.17 - Cada pedido de isenção será analisado e julgado pela Comissão do Concurso, observado as exigências do presente edital.

4.18 - A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada até o dia 06 de maio de 2008, por meio de publicação no site www.gualimp.com.br e publicação no átrio da Prefeitura Municipal.

4.19 - Os candidatos que tiveram seu pedido de isenção julgado indeferido deverão observar os seguintes procedimentos:

a) efetuar o pagamento da taxa de inscrição, nos dias 07 a 09 de maio de 2008, por meio de depósito na conta especificada no subitem 4.3.2 do edital 001/2008;

b) enviar original ou cópia autenticada via AR para o endereço Rua Irmãos Fernandes n° 28, Bairro Bela Vista, Guaçuí - ES, CEP 29.560-000, até o dia 12 de maio de 2008, onde será processado o cartão de inscrição que posteriormente poderá ser retirado de acordo com o item 5 do presente edital.

4.20 - O interessado que não tiver seu pedido de isenção deferido e que não efetuar o depósito na forma e no prazo estabelecidos no subitem anterior estará automaticamente excluído do concurso público.

5. DO CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO:

5.1 - O Cartão de Identificação é o documento que permite o acesso do candidato à sala de provas. Deverá ser guardado cuidadosamente e apresentado no dia da realização das provas, juntamente com o documento de identidade de reconhecimento nacional que contenha foto.

5.2 - Os cartões de identificação dos candidatos inscritos no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira - RJ, estarão à disposição no site: www.gualimp.com.br a partir de 21 de maio de 2008.

5.3 - É obrigação do candidato conferir no Cartão de Inscrição, seu nome, o n À do documento de identidade utilizado na inscrição e a sigla do órgão expedidor. Em caso de erro de digitação, comunicar imediatamente à Gualimp - Assessoria e Consultoria Ltda para a devida correção, no endereço: Rua Irmãos Fernandes nº, 28 - Bairro Bela Vista - Guaçuí - ES, Cep: 29.560-000 - Telefax: (28) 3553-0291 - email: gualimp@gualimp.com.br.

5.4 As reclamações referentes ao CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO serão aceitas até às 17:00 horas do dia 29 de maio de 2008.

6. DO CONCURSO:

6.1 - O concurso será realizado em 2 (duas) etapas distintas, sendo a primeira etapa constituída de prova objetiva com caráter eliminatório e a segunda etapa constituída de avaliação de títulos de caráter classificatório.

6.2 - Os detalhes, por cargo, fazem parte do ANEXO I deste Edital.

6.3 - A prova objetiva, que terá a duração máxima de 03 (três) horas, consistirá em questões de múltipla escolha, conforme ANEXO I deste Edital, cada uma com 05 (cinco) opções de resposta, das quais apenas 01 (uma) será correta.

6.4 6 Para os cargos Auxiliar de Serviços Gerais e Gari prova objetiva, que terá a duração máxima de 03 (três) horas, consistirá em questões de múltipla escolha, conforme ANEXO I deste Edital, cada uma com 03 (três) opções de resposta, das quais apenas 01 (uma) será correta

7. DA PRIMEIRA ETAPA:

7.1 - A primeira etapa, de caráter eliminatório, para os cargos do magistério e classificatório para os demais cargos, constará de Provas Objetivas conforme discriminados no ANEXO I.

7.2 - As provas constarão de questões objetivas de acordo com o nível de escolaridade e âmbito de atuação inerentes ao cargo pretendido.

7.3 - As provas objetivas serão avaliadas de 0 (ZERO) a 10 (DEZ) pontos para cada uma. Será considerado HABILITADO o candidato que obtiver média igual ou superior a 05 (CINCO) pontos no somatório das provas objetivas.

7.4 - Para efeito de HABILITAÇÃO dos candidatos inscritos para os cargos do magistério, e CLASSIFICAÇÃO dos candidatos inscritos para os demais cargos, será extraído a Média das Provas ObJetivas que será apurada da seguinte forma:

MPO = Σp
             QP

Onde

MPO = Média das Provas Objetivas

p = Nota obtida em cada prova objetiva;

QP = Quantidade de provas objetivas efetuadas.

7.5 - Somente concorrerão à segunda etapa, os candidatos HABILITADOS inscritos para os cargos do magistério, observado o item 7.4.

8. DA SEGUNDA ETAPA:

8.1 - A Segunda Etapa, de caráter classificatório' apenas para os cargos do magistério constará da Avaliação de Títulos, com a participação exclusiva dos candidatos HABILITADOS na primeira etapa, visando avaliar os títulos na área de qualificação profissional, relacionados com o cargo pretendido.

8.2 - Da Avaliação de Títulos

8.2.1 - A Avaliação de Títulos constará de pontuação aos Títulos apresentados de conformidade ao disposto no item 8.2.2 e 8.3.1.

8.2.2 - Serão considerados os títulos apresentados apenas para os cargos de Professor e os demais cargos de Nível Superior, conforme discriminados no ANEXO I.

8.3.1 - Para a avaliação dos títulos observar-se-á os seguintes requisitos e respectivos pontos.

8.3.1.1 - Serão considerados os seguintes Títulos:

a) Doutorado (Diploma devidamente registrado, acompanhado do respectivo Histórico Escolar) - 3 (três) pontos (máximo um título);

b) Mestrado (Diploma devidamente registrado, acompanhado do respectivo Histórico Escolar) - 2 (dois) pontos (máximo um título);

c) Pós-Graduação "latu sensu" ou Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento (Comprovante de conclusão do Curso, acompanhado do respectivo Histórico Escolar) com carga horária igual ou superior a 360 horas - 1,5 (um e meio) ponto (máximo dois títulos);

d) Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento em área específica, com carga horária igual ou superior a 40 (quarenta) horas realizado nos últimos 5 (cinco) anos - 0,50 (maio) ponto (máximo quatro títulos);

8.3.1.2 - Não será considerado como título nenhum curso de graduação, não se confundindo estes com cursos de especialização ou aperfeiçoamento, bem como não serão objetos de pontuação os títulos considerados como requisito para nomeação.

8.3.1.3 - A soma total dos Títulos, não poderá ultrapassar "10 (dez) pontos".

8.3.2 - Os Certificados entregues de conclusão de Pós Graduação deverão obedecer o que determina a RESOLUÇÃO CNE/CES N° 1 DE 03 DE ABRIL DE 2001.

8.3.3 - Sobre a nota obtida pelos candidatos serão somados os pontos referentes aos títulos, para classificação final.

8.3.4 - Os pontos de títulos serão contados apenas para efeito de "classificação" e não de " habilitação ".

8.3.5 - Os Títulos deverão ser apresentados no ato da inscrição em consonância com o item 3 VII, no FORMULÁRIO DE PROVA DE TÍTULOS, conforme ANEXO III.

8.3.6 - O candidato deverá preencher o formulário observado o item 8.3.1 deste edital e apresentá-lo junto com os comprovantes dos títulos em cópias xerográficas autenticadas.

8.3.7 - Somente serão considerados os títulos apresentados, por qualquer forma, no ato da inscrição.

8.3.8 - A responsabilidade pela escolha dos documentos a serem apresentados da Prova de Avaliação de Títulos é exclusiva do candidato.

8.3.9 - Não haverá segunda chamada para entrega dos títulos, qualquer que seja o motivo de impedimento do candidato que não apresentou os títulos no dia e horário determinado.

9. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS:

9.1 - As Provas objetivas serão realizadas no dia 01 de Junho de 2008, no local e horário de início previamente especificado no Cartão de Identificação, devendo os concorrentes fazerem-se presentes no local, pelo menos 60 (SESSENTA) minutos antes do início das provas, munidos de caneta AZUL ou PRETA, cientes de que não será permitida a entrada após o seu início e sem a apresentação do cartão de identificação, conforme item 5.

9.2 - Durante a realização das provas, o candidato deverá observar as recomendações a seguir, sob pena de ser excluído do processo seletivo:

a) Não será permitido comunicar-se com os demais candidatos ou pessoas estranhas ao Concurso;

b) Não será permitida consulta a nenhuma espécie de livro, revista, folheto, tabelas, lápis tabuada, pessoalmente ou através de mecanismos eletrônicos, ou a outro elemento qualquer;

c) Não será permitida a utilização de máquinas calculadoras, aparelhos eletrônicos e/ou similares ou qualquer material que não seja estritamente necessário e permitido para a realização das provas;

d) Não será permitido portar ou utilizar aparelho telefônico e celular.

e) Não será permitido o porte de qualquer tipo de arma.

9.3 - Iniciadas as provas não será permitida a comunicação entre Candidatos ou consultas em livros e/outros, sob pena de exclusão.

9.4 - Será automaticamente eliminado do concurso o candidato que:

a) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) Agir com incorreção ou descortesia, independentemente, do momento, para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação de provas ou do processo seletivo;

c) Se apresentar para as provas com sinais de embriaguez ou uso de entorpecentes;

9.5 - Ao terminar as provas ou findo o horário limite para a sua realização, o candidato entregará ao Fiscal de Sala, obrigatoriamente, seu Cartão Resposta devidamente assinado. O candidato que descumprir o disposto neste item será automaticamente eliminado do Concurso, ficando o fato registrado na Ata de Ocorrências do Concurso.

9.6 - Após o término da(s) prova(s), o candidato deverá deixar imediatamente o recinto da(s) mesma(s), sendo terminantemente proibido de fazer contato com candidatos que ainda não terminaram a(s) prova(s) sob pena de ser excluído do concurso.

9.7 - Será automaticamente eliminado do concurso o candidato que descumprir qualquer determinação deste Edital.

9.8 - O caderno de provas pertencerá ao candidato somente após 120 minutos do início da mesma.

9.9 - O candidato somente poderá ausentar-se da sala, com a permissão do fiscal e em companhia deste ou por pessoa por ele designada.

9.10 - Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada para as provas, nem realização de provas fora do horário e dos locais previamente determinados no Cartão de Identificação, salvo nos casos previstos no item 2.5.

9.11 - O candidato que por ventura sentir-se mal durante a realização das provas, poderá interrompê-las até que se restabeleça, no próprio local de realização das provas, caso o candidato não se restabeleça em tempo hábil para terminar sua prova dentro do horário estabelecido neste edital, será ele eliminado do processo seletivo.

9.12 - O candidato ao terminar sua prova deverá entregar ao aplicador somente o Cartão-Resposta que lhe será entregue 1 (uma) hora após o início das provas.

9.13 - Fica o candidato ciente que não serão atribuídos pontos às questões assinaladas no Cartão-Resposta que apresentarem rasuras ou emendas, ou mais de uma resposta assinalada ou estiverem em branco.

9.14 - Caso o candidato perca o Cartão de Identificação por qualquer motivo, ele deverá apresentar o documento de identidade e aguardar a determinação da comissão coordenadora para que ele possa entrar no recinto para realizar a prova.

9.15 - A inviolabilidade das provas será comprovada no momento do rompimento do lacre dos envelopes, mediante termo formal e na presença de, no mínimo, dois candidatos, aleatoriamente convidados, nos locais de realização das provas.

9.16 - A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará as provas.

9.17 - O candidato deverá, conferir a seqüência da numeração das páginas e número de questões do caderno de prova(s). Caso esteja faltando alguma página ou questão no caderno de prova(s) e mesmo a impressão não estando legível, o candidato deverá comunicar ao fiscal de sala e pedir para que seja tomada as devidas providências junto a Coordenação da Empresa Responsável pela realização do Concurso. A não observância deste item será da responsabilidade do candidato.

9.18 - Na ocorrência de caso fortuito, de força maior ou de qualquer outro fato imprevisível ou previsível porém de conseqüências incalculáveis que impeça ou prejudique a realização do Concurso, ou de alguma de suas fases, à empresa realizadora será reservado o direito de cancelar, substituir provas ou atribuir pesos compensatórios, de modo viabilizar o Concurso.

9.19 O candidato não poderá alegar desconhecimento dos locais de realização das provas como justificativa por ausência. O não comparecimento no dia e horário previamente especificado no Cartão de Identificação para a realização da prova, por qualquer que seja o motivo, será considerado como desistência do candidato e resultara na eliminação do concurso.

9.20 - O candidato que por qualquer motivo necessitar de prova especial domiciliar (residência, hospital, etc.) deverá requerê-la por escrito e protocolar no protocolo central da Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira, no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas antes da realização das provas, observar os seguintes procedimentos:

a) No requerimento de prova especial deverá constar, o nome do candidato, o cargo, o número de inscrição, motivo pelo qual está requerendo a prova especial juntamente com atestado médico ou documento que comprove a situação mencionada no requerimento, endereço completo para realização da prova.

b) Somente serão realizadas provas especiais, no horário previsto para a realização das provas, observado o item 6.3 e 6.4.

9.21 - Os candidatos que não tiverem requerido a aplicação de prova especial na forma e no prazo estabelecido no item 9.20, ficarão sujeitos as normas gerais do concurso.

9.22 6 As demais instruções da realização das provas serão passadas pelo fiscal de sala na hora da entrega do caderno de prova(s).

10. DA CLASSIFICAÇÃO:

10.1 - Os candidatos HABILITADOS inscritos para os cargos do magistério, serão CLASSIFICADOS, na ordem decrescente, de acordo com a Nota Final obtida.

10.1.1 - A Nota Final será apurada da seguinte forma:

Nota Final = MPO + AVT

Onde

MPO = Média das Provas Objetivas;

AVT = Avaliação de Título;

10.2 - Os candidatos inscritos para os demais cargos, serão CLASSIFICADOS, na ordem decrescente, de acordo com a Média das Provas ObJetivas conforme item 7.4.

10.3 - Em caso de igualdade de notas, na classificação final, serão adotados sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

10.3.1 - maior nota na prova de títulos;

10.3.2 - maior nota na prova específica;

10.3.3 - maior nota na prova de português;

10.3.4 - maior nota na prova de matemática;

10.3.4 - o candidato mais idoso.

10.4 - Não haverá qualquer aproximação nas notas ou médias finais obtidas.

10.5 - A classificação dos candidatos, em ordem decrescente de notas, será feita somente após a análise dos recursos interpostos contra questões da prova objetiva e ou resultados finais.

11. DA VISTA, REVISÃO OU RECURSO

11.1 - O candidato ou seu procurador com outorga para tal fim, após a divulgação dos gabaritos, que será feita às 8:30 horas do dia 03 de Junho de 2008, na sede do Poder Executivo Municipal de Cardoso Moreira, e no site www.gualimp.com.br, www.cardosomoreira.rj.gov.br, poderá peticionar RECURSO à banca examinadora, através da Comissão Coordenadora, quando julgar que ocorreu erro na formulação das questões e do gabarito, em prazo não superior a 48 ( quarenta e oito ) horas após sua divulgação.

11.2 - As petições deverão ser elaboradas em formulário próprio conforme ANEXO IV, que poderá ser retirado gratuitamente no site www.gualimp.com.br, devendo estar MINUCIOSAMENTE fundamentadas e contendo argumentação lógica, consistente e com bibliografia pesquisada pelo candidato, referente a cada questão bem como os dados completos para sua identificação e do candidato, e deverá ser protocolada em duas vias na Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira, caso contrário, serão indeferidas de plano.

11.3 - Os recursos intempestivos serão desconsiderados e os inconsistentes serão indeferidos;

11.4 - Não serão aceitos recursos interpostos por fax-símile, telegrama, internet ou outro meio que não seja o especificado neste Edital no item 11.2.

11.5 - O prazo máximo para apresentação de qualquer recurso é de 48 ( quarenta e oito) horas após a divulgação dos resultados finais.

11.6 - Os RECURSOS deverão ser protocolados na Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira - RJ., no horário de expediente e dirigidos à Comissão Coordenadora do Concurso.

11.7 - Cada candidato poderá somente pedir revisão de questões ou Cartão Resposta da sua própria prova.

11.8 - A decisão proferida pela Banca Examinadora do Concurso Publico tem caráter irrecorrível na esfera administrativa, não cabendo recursos adicionais de revisão.

11.9 - Os pontos das questões que por ventura venham a ser anulada, após o julgamento dos recursos, serão atribuídos a todos os candidatos indistintamente.

11.10 - Todas as respostas dos recursos impetrados pelos candidatos nas diversas fases do concurso, serão disponibilizadas no site www.gualimp.com.br.

12. REGIME JURÍDICO:

12.1 - Os HABILITADOS e CLASSIFICADOS no Concurso Público serão nomeados sob Regime Jurídico Único, instituído pelo Poder Público Municipal nos termos da Lei Municipal n.° 0177/93.

13 - REQUISITOS PARA POSSE

13.1. Para tomar posse o candidato deverá:

a)Ter sido aprovado e classificado, na forma estabelecida neste edital;

b) Ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos no ato da posse;

c) Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão Português que tenha adquirido igualdade de direitos e obrigações e gozo dos direitos políticos;

d) Estar em dia com as obrigações eleitorais;

e)Estar em dia com as obrigações militares se do sexo masculino;

f) Ter na data da posse, a escolaridade completa ou habilitação exigida como pré- requisito, conforme consta no anexo I para provimento do cargo pretendido, adquirida em instituição de ensino oficial ou legalmente reconhecida pelo MEC;

g) Comprovar regularidade perante ao Órgão fiscalizador do exercício profissional (Conselho ou Órgão de Classe, se houver) através de certidão para o exercício da profissão;

13.2. O candidato deverá entregar no ato da posse, uma foto 3 X 4 e cópias autenticadas dos seguintes documentos:

a)Título de Eleitor, bem como comprovante de estar em dia com a Justiça Eleitoral;

b) CPF;

c) PIS/PASEP;

d) Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS);

e) Documento de identidade de reconhecimento nacional, que contenha fotografia;

f) Certificado de Reservista, para os candidatos do sexo masculino;

g) Certidão de Nascimento ou de Casamento;

h) Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos e respectiva caderneta de vacinação para os menores de 05 anos;

i) Comprovante de escolaridade exigida para provimento do cargo pretendido, adquirida em instituição de ensino oficial ou legalmente reconhecida pelo MEC;

j) Para o cargo de Professor: Histórico Escolar comprovando a conclusão de curso com carimbo do estabelecimento de ensino e comprovação de autorização do diretor ou Diploma registrado;

k) Para os aprovados no cargo de Motorista, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dentro dos respectivos prazos de validade e de categoria exigida no ANEXO I deste Edital;

l)Comprovante de endereço;

m) Certidão Negativa Criminal;

n) Declaração de Bens e valores que compõem o seu patrimônio;

o) Declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo (acumulo de cargo), emprego ou função pública, nos termos do Inciso XVI, alíneas "a", "b" e "c", e inciso XVII do artigo 37 da Constituição Federal;

p) Laudo médio expedido pela perícia médica municipal, considerando o candidato apto física e mentalmente para o exercício do cargo, sendo que os exames necessários a expedição do laudo, correrão por conta do candidato;

q) Comprovante de experiência para o cargo conforme exigido no ANEXO I deste Edital;

r) Certificado de conclusão de curso de informática ou de especialização de conforme exigido no ANEXO I deste Edital.

13.3. A documentação será entregue por meio de cópias autenticadas legíveis, sendo facultada à Administração Municipal, proceder à autenticação, desde que sejam apresentados os documentos originais;

13.4. Será realizada, para os candidatos a serem empossados, avaliação da aptidão física e mental, que deverá envolver, dentre outros, exames médicos e complementares que terão por objetivo averiguar as condições de saúde apresentadas pelos candidatos, face às exigências das atividades inerentes ao cargo, cujo as despesas relativo aos exames ficarão a cargo do candidato.

13.5. No caso dos portadores de necessidades especiais será verificada também a compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo pretendido. Esta avaliação será composta por perícia médica do município, que irá avaliar a sua condição para o cargo e sua condição física e mental.

14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

14.1 - A inscrição do candidato implicará no conhecimento pleno das condições aqui expressas, não podendo o candidato inscrito alegar desconhecimento das instruções contidas neste Edital e demais legislações aplicáveis a esse certame.

14.2 - Será de inteira responsabilidade da Comissão Coordenadora do Concurso Público o acompanhamento gerencial da realização do concurso, recebendo e arquivando todos os documentos, e se caso necessário encaminhando-os a Gualimp - Assessoria e Consultoria Ltda, a qual promoverá estudo, fornecendo parecer de conformidade com as normas estabelecidas nesse edital e legislação em vigor.

14.3 - Caberá ao Prefeito Municipal a homologação do resultado deste Concurso apresentado pela comissão Coordenadora do Concurso, que poderá ser efetuada por cargo, individualmente, ou pelo conjunto de cargos constantes do presente Edital a critério da Administração.

14.4 - O prazo de validade deste Concurso é de 02 (DOIS) anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo a critério do Poder Público, ser prorrogado por igual período, de conformidade com Art. 37, III, da Constituição da República Federativa do Brasil.

14.5 - Os cargos vagos, discriminados neste EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO, após a homologação definitiva dos resultados serão preenchidos gradativamente de acordo com a necessidade do Serviço Público Municipal, obedecendo às disponibilidades orçamentárias e financeiras.

14.6 - A CLASSIFICAÇÃO em Concurso Público não cria direito à nomeação, mas esta quando se der, respeitará rigorosamente a ordem decrescente de classificação definitiva.

14.7 - A Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira e a Gualimp - Assessoria e Consultoria Ltda, não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este concurso, a não ser os constantes do presente edital, publicado no site www.gualimp.com.br.

14.8 - O candidato deverá manter junto ao Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira, durante o prazo de validade do concurso, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações, não lhe cabendo qualquer reclamação caso não seja possível a sua convocação, por falta da citada atualização.

14.9 - A inexatidão das afirmativas, a não apresentação ou a irregularidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade de declaração.

14.10 - Todas as publicações relativas a este processo seletivo serão publicadas através do site www.gualimp.com.br e www.cardosomoreira.rj.gov.br, e no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira - RJ.

14.11 - Os Casos Omissos do presente Edital e da lei Orgânica do Município, serão resolvidos pela comissão Coordenadora do Concurso.

Cardoso Moreira - RJ, 23 de abril de 2008.

Renato Jacinto da Silva
Prefeito Municipal

Maurílio Gandra de Souza
Presidente da Comissão Coordenadora

Antônio José Gonçalves de Siqueira
Administrador - CRA - ES n° 7228

ANEXO I

CONCURSO PÚBLICO 001/2008

C
Ó
D

D
O

C
A
R
G
O

CARGO

REQUISITO - ESCOLARIDADE



V
A
G
A
S

VALOR DO SALÁRIO R$

CARGA HORÁRIA SEMANAL

Prova de Títulos

CADERNO DE PROVA(S)

Q
U
A
N
T.

D
E

Q
U
E
S
T
Õ
E
S

P
E
S
O

D
A

Q
U
E
S
T
Ã
O

01

Auxiliar de Serviços Gerais

Não Alfabetizado

15

415,00

40 HORAS

não

Conhecimentos Específicos

20

0,50

02

Gari

Não Alfabetizado

07

415,00

40 HORAS

não

Conhecimentos Específicos

20

0,50

03

Auxiliar de Mecânico

Elementar

01

415,00

40 HORAS

não

Português

Matemática

10

10

1,00

1,00

04

Auxiliar de Serviços Agrícolas

Elementar

01

415,00

40 HORAS

não

Português

Matemática

10

10

1,00

1,00

05

Auxiliar de Serviços Escolares/Hospitalares

Elementar

05

415,00

40 HORAS

não

Português

Matemática

10

10

1,00

1,00

06

Carpinteiro

Elementar

01

533,64

40 HORAS

não

Português

Matemática

10

10

1,00

1,00

07

Pedreiro

Elementar

03

533,64

40 HORAS

não

Português

Matemática

10

10

1,00

1,00

08

Zelador de Cemitério

Elementar

01

415,00

40 HORAS

não

Português

Matemática

10

10

1,00

1,00

09

Motorista

4a Série do Ensino Fundamental + CNH categoria "D"

14

725,05

40 HORAS

não

Português

Matemática

Conh. Específicos

20

20

10

0,50

0,50

1,00

10

Contínuo

4a Série do Ensino Fundamental

01

533,63

40 HORAS

não

Português

Matemática

20

20

0,50

0,50

11

Artífice

Ensino Fundamental Completo

01

533,64

40 HORAS

não

Português

Matemática

20

20

0,50

0,50

12

Auxiliar Administrativo

Ensino Fundamental Completo

06

533,64

40 HORAS

não

Português

Matemática

20

20

0,50

0,50

13

Auxiliar Enfermagem

Ensino Fundamental Completo + Registro no órgão competente

03

533,64

40 HORAS

não

Português

Matemática

20

20

0,50

0,50

14

Guarda Municipal

Ensino Fundamental Completo

Cad. reserva

481,50

40 HORAS

não

Português

Matemática

20

20

0,50

0,50

15

Monitor

Ensino Fundamental Completo

07

568,64

40 HORAS

não

Português

Matemática

20

20

0,50

0,50

16

Recepcionista

Ensino Fundamental Completo

01

440,84

40 HORAS

não

Português

Matemática

Português

20

20

20

0,50

0,50

0,50

17

Telefonista

Ensino Fundamental Completo

01

623,53

30 HORAS

não

Matemática

Português

20

20

0,50

0,50

18

Agente Administrativo

Ensino Médio Completo

02

919,37

40 HORAS

não

Matemática

Informática

20

10

0,50

1,00

19

Auxiliar Contabilidade

Ensino Médio Completo

02

533,64

40 HORAS

não

Português

Matemática

Informática

20

20

10

0,50

0,50

1,00

20

Desenhista

Ensino Médio Completo + Curso Técnico profissionalizante

01

919,13

40 HORAS

não

Português

Matemática

Conh. Específicos

10

10

20

1,00

1,00

0,50

21

Fiscal de Obras

Ensino Médio Completo

01

919,13

40 HORAS

não

Português

Matemática

20

20

0,50

0,50

22

Fiscal de Postura

Ensino Médio Completo

01

623,53

40 HORAS

não

Português

Matemática

20

20

0,50

0,50

23

Operador de Computador

Ensino Médio Completo

03

919,37

40 HORAS

não

Português

Matemática

Informática

20

20

10

0,50

0,50

1,00

24

Técnico em Raio X

Ensino Médio Completo + Formação Específica

01

919,37

30 HORAS

não

Português

Matemática

Conhecimentos Específicos

10

10

20

1,00

1,00

0,50

25

Dentista

Curso Superior Completo e registro no órgão competente

Cad. Reserva

1.484,91

20 HORAS

não

Português

Conhecimentos Específicos

10

1,00

25

0,40

26

Contador

Curso Superior Completo e registro no órgão competente

01

1.740,13

40 HORAS

não

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

27

Enfermeiro

Curso Superior Completo e registro no órgão competente

02

1.484,91

30 HORAS

não

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

28

Engenheiro Civil

Curso Superior Completo e registro no órgão competente

01

1.740,13

30 HORAS

não

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

29

Fisioterapeuta

Curso Superior Completo e registro no órgão competente

Cad. Reserva

1.484,91

30 HORAS

não

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

30

Médico I - Plantonista

Curso Superior Completo e registro no órgão competente

03

1.740,13

24 HORAS

não

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

31

Médico II Pediatra

Curso Superior Completo e registro no órgão competente

02

1.484,91

20 HORAS

não

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

32

Médico II Ginecologista

Curso Superior Completo e registro no órgão competente

02

1.484,91

20 HORAS

não

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

33

Médico II Ortopedista

Curso Superior Completo e registro no órgão competente

01

1.484,91

20 HORAS

não

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

34

Médico II Psiquiatra

Curso Superior Completo e registro no órgão competente

01

1.484,91

20 HORAS

não

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

35

Médico II Cardiologista

Curso Superior Completo e registro no órgão competente

01

1.484,91

20 HORAS

não

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

36

Médico II Clinico Geral

Curso Superior Completo e registro no órgão competente

01

1.484,91

20 HORAS

não

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

37

Nutricionista

Curso Superior Completo e registro no órgão competente

Cad. Reserva

1.484,91

30 Horas

não

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

38

Veterinário

Curso Superior Completo e registro no órgão competente

01

1.484,91

30 Horas

não

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

39

Professor I - Ed. Infantil e Séries Iniciais Ens. Fund.

* * *

08

748,25

25 Horas

SIM

Português

Matemática

Conhecimentos pedagógicos

10

1,00

10

1,00

20

0,50

40

Professor II Inglês

Nível superior completo com habilitação específica para o cargo.

01

861,37

18 HORAS

SIM

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

41

Professor II Educ. Artística

Nível superior completo com habilitação específica para o cargo.

Cad. Reserva

861,37

18 HORAS

SIM

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

42

Professor II Matemática

Nível superior completo com habilitação específica para o cargo.

01

861,37

18 HORAS

SIM

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

43

Professor II Ciências

Nível superior completo com habilitação específica para o cargo.

01

861,37

18 HORAS

SIM

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

44

Professor II Educação Física

Nível superior completo com habilitação específica para o cargo.

Cad. Reserva

861,37

18 HORAS

SIM

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

45

Professor II História

Nível superior completo com habilitação específica para o cargo.

Cad. Reserva

861,37

18 HORAS

SIM

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

46

Professor II Geografia

Nível superior completo com habilitação específica para o cargo.

01

861,37

18 HORAS

SIM

Português

Conhecimentos Específicos

10

25

1,00

0,40

47

Professor II Português

Nível superior completo com habilitação específica para o cargo.

Cad. Reserva

861,37

18 HORAS

SIM

Conhecimentos Específicos

40

0,25

48

Fiscal de Rendas

Ensino Médio Completo

01

919,13

40 HORAS

não

Português

Matemática

20

20

0,50

0,50

*** Formação docente em Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena em Pedagogia, para atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil (Creches e pré-escolas), ou, no mínimo, formação em nível médio, na modalidade normal. (Conforme determina o art. 62 da LDB e Res. N° 03/97 do CNE).

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E ATRIBUIÇÕES DO CARGO

01- Cargo: Auxiliar de Serviços Gerais

Escolaridade: Não Alfabetizado

Atribuições típicas: Realizar os trabalhos de conservação e limpeza de estradas e caminhos; Capinar e roçar terrenos, ruas e demais logradouros públicos; Realizar limpeza e o desentupimento de bueiros, sarjetas, valetas e caneletas; Realizar a roça nas margens dos rios e nos acostamentos das estradas; Escavar, tampar buracos, desobstruir estradas e caminhos; Quebrar pedras e transportá-las para local adequado; Retirar entulhos; Realizar a escavação, manilhamento, colocação de canos e outros trabalhos necessários à implantação e manutenção da rede de água e esgoto; Carregar e descarregar veículos, empilhando as mercadorias em lugares indicados; Auxiliar os pedreiros nas obras de construção civil, executando tarefas próprias de servente de pedreiro, tais como, transportar materiais de construção, móveis, equipamento e ferramentas, de acordo com as instruções recebidas; Auxiliar na montagem e desmontagem de andaimes e barracas; Limpar e guardar ferramentas, equipamentos material de trabalho que não exijam conhecimentos especiais; Executar serviços de manutenção e limpeza de cemitérios; Realizar as tarefas auxiliares de obras; Pulverizar inseticidas em áreas com focos de mosquito, com instruções recebidas; Podar árvores e cortar grama, de acordo com instruções recebidas; Executar outras tarefas similares; Executar trabalho rotineiro de limpeza em geral, espanando, varrendo, lavando ou encerando dependências, móveis e utensílios para mantê-los em boas condições de higiene e conservação; Remover o pó de móveis, paredes, tetos, portas, janelas e equipamentos, espanando-os ou limpando-os com vasculhadores, flanelas ou vassouras apropriadas para conservar-lhes a boa aparência; Limpar escadas, pisos, passadeiras e tapetes, varrendo-os, lavando-os ou encerando-os e passando aspirador de pó para retirar a poeira e detritos; Limpar utensílios, como cinzeiros e objetos de adorno, utilizando pano ou esponja embebecida em água e sabão ou outro meio de adequado para manter a boa aparência dos locais; Arrumar banheiros e toaletes, limpando-os e reabastecendo-os de papel sanitário, toalhas e sabonetes, para conservá-los em condição de uso; Coletar o lixo dos depósitos, recolhendo-o em latões, para depositá-lo na lixeira ou no incinerador; Ajudar na remoção de móveis ou utensílios.

Conteúdos Específicos: Questões referentes a Atribuições típicas do cargo, evolvendo conhecimentos das atividades executadas pelo cargo.

02-Cargo: Gari

Escolaridade: Não Alfabetizado

Atribuições típicas: Efetuar a limpeza de ruas, parque, jardins e outros logradouros públicos, varrendo-os e coletando os detritos ali acumulados, para manter os referidos locais em condições de higiene e trânsito; Varrer o local, utilizando diversos tipos de vassouras, para deixá-lo limpo; Reunir ou amontoar a poeira, fragmentos e detritos, empregando ancinho ou outros instrumentos para recolhê-los; recolher monte de lixo, despejando-os em latões, cestos e outros depósitos apropriados, para facilitar a coleta e transporte; Transportar o lixo até o local de despejo; Executar outras tarefas afins.

Conteúdos Específicos: Questões referentes a Atribuições típicas do cargo, evolvendo conhecimentos das atividades executadas pelo cargo.

03-Cargo: Auxiliar de Mecânico

Escolaridade: Nível Elementar

Atribuições típicas: Selecionar e manter organizadas as ferramentas utilizadas pelo mecânico; Entregar ao mecânico as ferramentas e peças que lhe forem solicitadas, recolhendo-as ao seu devido lugar, quando determinado; Providenciar a limpeza do local de trabalho; Operar macacos para erguer veículos, motores e peças, conforme determinado pelo mecânico; Auxiliar no desmonte e montagem de motores e outros equipamentos, bem como na limpeza, reparo e ajuste de carburadores, peças de transmissão, diferencial e outras que requeiram exame, seguindo técnicas apropriadas e utilizando ferramental necessário; Ajudar na regulagem, reparo e, quando necessário, substituição de peças dos sistemas de freios, ignição, alimentação de combustível, transmissão, direção, suspensão e outras, utilizando ferramentas e instrumentos apropriados, para recondicionar o equipamento e assegurar seu funcionamento regular; Zelar pela guarda e conservação de ferramentas, equipamentos e material que utilizar; Executar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Compreensão de texto. Palavras sinônimas e antônimas. Masculino e feminino. Singular e plural dos nomes. Divisão silábica. Ortografia e acentuação gráfica. Alfabeto e vogais.

Conteúdos de Matemática: Operações fundamentais: Problemas com Adição, Multiplicação, Subtração e Divisão; Sistema métrico decimal; Medidas de massa, medidas de comprimento e medidas de tempo; O Conjunto dos Números Naturais; Potenciação, Regras e Propriedades; Frações e Números Racionais.

04-Cargo: Auxiliar de Serviços Agrícolas

Escolaridade: Nível Elementar

Atribuições típicas: Promover o cultivo de mudas e sementes, e o seu plantio definitivo; Executar serviços de lavrador, tais como a capina, poda, irrigação, coleta,
aragem de terra, etc; Operar equipamentos agrícolas manuais, bem como auxiliar, na operação de máquinas agrícolas; Promover tarefas que lhe forem determinadas para a manutenção de projetos na área de agricultura, piscicultura, pecuária e outros, a critério da Secretaria Municipal de Agricultura; Executar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Compreensão de texto. Palavras sinônimas e antônimas. Masculino e feminino. Singular e plural dos nomes. Divisão silábica. Ortografia e acentuação gráfica. Alfabeto e vogais.

Conteúdos de Matemática: Operações fundamentais: Problemas com Adição, Multiplicação, Subtração e Divisão; Sistema métrico decimal; Medidas de massa, medidas de comprimento e medidas de tempo; O Conjunto dos Números Naturais; Potenciação, Regras e Propriedades; Frações e Números Racionais.

05-Cargo: Auxiliar de Serviços Escolares/Hospitalares

Escolaridade: Nível Elementar

Atribuições típicas: Executar trabalho rotineiro de limpeza em geral, espanando, varrendo, lavando ou encerando dependências, móveis e utensílios das unidades escolares e administrativas, mantendo-os em boas condições de higiene e conservação; Arrumar banheiros e toaletes, limpando-os e reabastecendo-os de papel sanitário, toalhas e sabonetes, para conservá-los em condições de uso; Coletar o lixo dos depósitos, recolhendo-o em latões, para depositá-lo na lixeira ou no incinerador; Executar tarefas inerentes ao preparo e distribuição de merendas selecionando alimentos, preparando refeições ligeiras, e distribuindo-as aos comensais, para atender a programa alimentar de estabelecimentos educacionais e outros; Efetuar o controle dos gêneros alimentícios necessários ao preparo da merenda, recebendo-os e armazenando-os de acordo com as normas e instruções estabelecidas para obter melhor aproveitamento e conservação dos mesmos; Selecionar os ingredientes necessários ao preparo das refeições, separando-as e medindo-as de acordo com o cardápio do dia, para facilitar a utilização dos mesmos; Preparar as refeições, lavando, descascando, cortando, temperando, refogando, assando e cozendo alimentos diversos de acordo com orientação superior, para atender ao programa alimentar estabelecido; Distribuir para atender aos comensais; Registrar o número de refeições distribuídas, anotando-as em impressos próprios, para possibilitar cálculos estatísticos; Efetuar a passagem e registro das sobras e restos alimentares, utilizando balanças apropriadas e anotando os resultados em fichas específicas, para permitir a avaliação da aceitação dos alimentos pelos comensais; Efetuar o controle do material existente no setor, discriminando-o por peças e respectivas quantidades, para manter o estoque e evitar extravios; Receber ou recolher louça e talheres após as refeições, colocando-os no setor de lavagem, para determinar a limpeza dos mesmos Dispor quanto à limpeza da louça, talheres e utensílios empregados no preparo das refeições, providenciando sua lavagem, guarda, para deixá-los em condições para prevenir acidentes;.

Conteúdos de Português: Compreensão de texto. Palavras sinônimas e antônimas. Masculino e feminino. Singular e plural dos nomes. Divisão silábica. Ortografia e acentuação gráfica. Alfabeto e vogais.

Conteúdos de Matemática: Operações fundamentais: Problemas com Adição, Multiplicação, Subtração e Divisão; Sistema métrico decimal; Medidas de massa, medidas de comprimento e medidas de tempo; O Conjunto dos Números Naturais; Potenciação, Regras e Propriedades; Frações e Números Racionais.

06- Cargo: Carpinteiro

Escolaridade: Nível Elementar

Atribuições típicas: Executar serviços de madeiramento para estuques, confecção e assentamento de esquadrias, portas, janelas, caixilhos e outros; Montar andaimes, palanques, coretos, tablados, etc.; Confeccionar obras simples de madeira, como caixas, engradados,banco, prateleiras, depósitos e outros; Fazer consertos em armações, estruturas de madeira, portas, janelas e outras; Cortar, serrar, aplainar em máquinas e à mão; Executar tarefas do mesmo grau de complexidade e responsabilidade a critério da chefia; Envernizar estruturas, portas, caixilhos e outros objetos de madeira; Executar outras tarefas de mesma natureza e mesmo grau de complexidade, a critério da chefia imediata;

Conteúdos de Português: Compreensão de texto. Palavras sinônimas e antônimas. Masculino e feminino. Singular e plural dos nomes. Divisão silábica. Ortografia e acentuação gráfica. Alfabeto e vogais.

Conteúdos de Matemática: Operações fundamentais: Problemas com Adição, Multiplicação, Subtração e Divisão; Sistema métrico decimal; Medidas de massa, medidas de comprimento e medidas de tempo; O Conjunto dos Números Naturais; Potenciação, Regras e Propriedades; Frações e Números Racionais.

07-Cargo: Pedreiro

Escolaridade: Nível Elementar

Atribuições típicas: Preparar argamassa, dosando as quantidades de forma adequada, segundo as características da obra; Construir alicerces, empregando pedra ou cimento, para fornecer a base de paredes, muros e construções similares; Assentar tijolos, ladrilhos, azulejos, pedras e outros materiais, unindo-os com argamassa, de acordo com orientação recebida, para levantar paredes, pilares e outras partes da construção; Revestir pisos, paredes e tetos; Aplicar camadas de gesso ou cal sobre as partes interiores e tetos de edificações; Construir bases de concreto ou outro material, conforme instruções recebidas, para possibilitar a instalação de máquinas, postes e similares; Executar trabalhos de reforma e manutenção de prédios, pavimentos, calçadas e estruturas semelhantes, reparar paredes e pisos, trocar telhas, aparelhos sanitários e similares; Seguir as normas de segurança no trabalho, na execução de seus serviços; Requisitar equipamento e material necessário à execução do serviço; Distribuir peças e equipamentos pelos diversos locais de trabalho, bem como zelar pela sua guarda e conservação; Orientar os serviços que auxiliam na execução de atribuições típicas da classe; Seguir as normas de segurança no trabalho na execução de seus serviços; Executar outras tarefas similares.

Conteúdos de Português: Compreensão de texto. Palavras sinônimas e antônimas. Masculino e feminino. Singular e plural dos nomes. Divisão silábica. Ortografia e acentuação gráfica. Alfabeto e vogais.

Conteúdos de Matemática: Operações fundamentais: Problemas com Adição, Multiplicação, Subtração e Divisão; Sistema métrico decimal; Medidas de massa, medidas de comprimento e medidas de tempo; O Conjunto dos Números Naturais; Potenciação, Regras e Propriedades; Frações e Números Racionais.

08- Cargo: Zelador de Cemitério

Escolaridade: Nível Elementar

Atribuições típicas: Manter sempre limpas as vias internas dos cemitérios, retirando os entulhos, executando a capina e a poda das árvores existentes no interior dos cemitérios; Observar toda a documentação exigida por lei para o sepultamento em cemitério público, abstendo-se de fazer enterros clandestinos e/ou sem as devidas formalidades; Manter em ordem os registros e documentos relativos aos cemitérios; Observar se as taxas e/ou tarifas públicas devidas por ocasião dos sepultamentos foram devidamente recolhidas; Utilizar equipamentos de segurança que lhe for fornecido.

Conteúdos de Português: Compreensão de texto. Palavras sinônimas e antônimas. Masculino e feminino. Singular e plural dos nomes. Divisão silábica. Ortografia e acentuação gráfica. Alfabeto e vogais.

Conteúdos de Matemática: Operações fundamentais: Problemas com Adição, Multiplicação, Subtração e Divisão; Sistema métrico decimal; Medidas de massa, medidas de comprimento e medidas de tempo; O Conjunto dos Números Naturais; Potenciação, Regras e Propriedades; Frações e Números Racionais.

09-Cargo: Motorista

Escolaridade: 4a série do Ensino Fundamental + CNH categoria "D"

Atribuições típicas: Dirigir automóveis, ambulâncias, caminhonetes, caminhões e outros veículos de transporte de passageiros e cargas; Verificar diariamente as condições de funcionamento do veículo, antes de sua utilização como, pneus, água do radiador, bateria, nível de óleo, sinaleiros, freios, embreagem, faróis, abastecimento de combustível etc; Verificar se a documentação do veículo a ser utilizado está completa, bem como devolvê-la à chefia imediatamente após término da tarefa; Orientar o carregamento e descarregamento de cargas com o fim de manter o equilíbrio do veículo e evitar danos aos materiais transportados; Auxiliar nas atividades de carga de matérias e equipamentos quando se fizer necessário; Zelar pela segurança de passageiros verificando o fechamento de portas e o uso do cinto de segurança; Fazer pequenos reparos de urgência; Manter o veículo limpo, interna e externamente, e em condições de uso, levando-o à manutenção sempre que necessário; Observar os períodos de revisão e manutenção preventiva do veículo; anotar, segundo normas estabelecidas, a quilometragem rodada em viagens realizadas, objetos e pessoas transportadas, itinerários e outras ocorrências; Recolher o veículo após a o serviço, deixando-o corretamente estacionado e fechado; Conduzir os servidores da Prefeitura, em lugar e hora determinados, conforme itinerário estabelecido ou instruções específicas; Executar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação; Alfabeto: vogal, Semivogal e Consoantes, Letras maiúsculas e minúsculas; Encontro Vocálico; Encontro Consonantal; Sílaba: número de sílabas, Sílaba Tônica e sua classificação; Artigos: (artigos definidos: o, a, os, as, artigos indefinidos: um, uma, uns, umas); Frases: (afirmativa e negativa); Sinais de pontuação: ponto final, dois pontos, ponto de interrogação e ponto de exclamação; Ortografia; Antônimos/sinônimos; Diminutivo/aumentativo; Singular/Plural; noções básicas de acentuação gráfica.

Conteúdos de Matemática: Conjuntos: vazio e unitário; Números naturais: operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; Números pares e Números ímpares; Sistema de Medidas (O metro, o quilo, o litro, o tempo); A moeda Brasileira (o Real); Problemas e cálculos; Sucessor e Antecessor (até 1000); resolução e interpretação de problemas; Números Decimais e Porcentagem.

Conhecimentos Específicos: Legislação de Trânsito: Novo Código de Trânsito Brasileiro. Direção Defensiva: Direção Defensiva - questão de atitude, tipos de colisão, como evitar acidentes. Inspeção e cuidados com as máquinas: Conceito. Responsabilidade. Objetivo da inspeção, itens a serem inspecionados antes, durante e após o serviço prestado. Fatores que influenciam na vida útil da máquina e consumo de combustível. Noções de mecânica pesada. Conhecimento e funcionamento da máquina e outras questões que abordem situações, procedimentos e conhecimentos específicos do cargo a ser exercido.

10-Cargo: Contínuo

Escolaridade: 4a série do Ensino Fundamental

Atribuições típicas: Varrer, limpar, encerar, lavar e arrumar áreas internas e externas do prédio da Prefeitura, inclusive Escolas, Postos de Saúde e Terminal Rodoviário; Limpar e lavar paredes, vidros, pisos e instalações sanitárias; Limpar móveis e utensílios; Abrir e fechar portas, portões e janelas bem como ligar e desligar pontos de iluminação, máquinas e aparelhos elétricos; Trocar lâmpadas; Preparar e servir café, servir água, lavar copos, xícaras, cafeteiras e demais utensílios e materiais usados nas repartições municipais; Solicitar, à chefia imediata, utensílios e material de limpeza, café, açúcar e outros; atender a pequenos mandados pessoais; Apanhar materiais de escritório, quando solicitado; Comunicar a chefia imediata quaisquer defeitos ou problemas encontrados nas instalações ou equipamentos; Executar outras tarefas similares.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação; Alfabeto: vogal, Semivogal e Consoantes, Letras maiúsculas e minúsculas; Encontro Vocálico; Encontro Consonantal; Sílaba: número de sílabas, Sílaba Tônica e sua classificação; Artigos: (artigos definidos: o, a, os, as, artigos indefinidos: um, uma, uns, umas); Frases: (afirmativa e negativa); Sinais de pontuação: ponto final, dois pontos, ponto de interrogação e ponto de exclamação; Ortografia; Antônimos/sinônimos; Diminutivo/aumentativo; Singular/Plural; noções básicas de acentuação gráfica.

Conteúdos de Matemática: Conjuntos: vazio e unitário; Números naturais: operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; Números pares e Números ímpares; Sistema de Medidas (O metro, o quilo, o litro, o tempo); A moeda Brasileira (o Real); Problemas e cálculos; Sucessor e Antecessor (até 1000); resolução e interpretação de problemas; Números Decimais e Porcentagem.

11-Cargo: Artífice

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Atribuições típicas: Executar serviços de marcenaria e pintura de acordo com o ordenado, inclusive na organização de eventos e na construção de obras públicas; Limpar e preparar superfícies a serem pintadas, raspando-as e amassando-as, utilizando raspadeiras, solventes e outros procedimentos adequados; Preparar o material de pintura, misturando tintas, pigmentos, óleos e substâncias diluentes e secantes em proporções adequadas, para obter a cor e a qualidade especificadas; Preparar vernizes, lacas e outros materiais destinados à pintura; Pintar superfícies internas e externas, tais como paredes, portas, janela, portões, móveis, máquinas e veículos, utilizando pincéis, rolos ou pistola; Pintar letras e outros motivos em cartazes, faixas e letreiros; Seguir as normas de segurança no trabalho na execução de seus serviços; Auxiliar escolas profissionalizantes, ministrando aulas práticas; Participar de projetos sociais que visem demonstrar ou propagar sua arte; Executar outros cargos pertinentes à categoria profissional.

Conteúdos de Português: Interpretação de texto; Concordância Verbal; Concordância Nominal; Regência Verbal; Orações Coordenadas; Orações Subordinadas; Colocação Pronominal; Próclise, Énclise e Mesóclise; Crase; Verbos; Pontuação; Sintaxe de Regência; Figuras de Linguagem; Classes de Palavras; Termos da Oração; Ortografia; Processos de formação de palavras; Encontros Vocálicos e Consonantais; Acentuação Gráfica.

Conteúdos de Matemática: Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); Múltiplos e divisores, MDC e MMC; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações do 1° e 2° graus; Sistemas de equações do 1° e 2° graus; Estudo do triângulo retãngulo; relações métricas no triângulo retãngulo; relações trigonométricas; Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área e Volume; Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal; Números e grandezas proporcionais, razões e proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples - juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples e ponderada; Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Problemas envolvendo os itens do programa; porcentagem e juros simples.

12-Cargo: Auxiliar Administrativo

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Atribuições típicas: Auxiliar na elaboração de programas de programas e pesquisas sobre um ou mais aspectos dos diversos setores da administração; Auxiliar o profissional na realização de estudos de simplificação de tarefas administrativas, executando levantamento de dados, tabulando e desenvolvendo estudos organizacionais; Auxiliar na preparação de tabelas, quadros, mapas e outros documentos de demonstração do desempenho da unidade ou da administração; Preparar a publicação de documentos; Promover a guarda de documentos e a sua remessa ao arquivo, selecionando os papéis administrativos que periodicamente se destinam a incineração, de acordo com as normas que regem a matéria; Executar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Interpretação de texto; Concordância Verbal; Concordância Nominal; Regência Verbal; Orações Coordenadas; Orações Subordinadas; Colocação Pronominal; Próclise, Énclise e Mesóclise; Crase; Verbos; Pontuação; Sintaxe de Regência; Figuras de Linguagem; Classes de Palavras; Termos da Oração; Ortografia; Processos de formação de palavras; Encontros Vocálicos e Consonantais; Acentuação Gráfica.

Conteúdos de Matemática: Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); Múltiplos e divisores, MDC e MMC; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações do 1° e 2° graus; Sistemas de equações do 1° e 2° graus; Estudo do triângulo retângulo; relações métricas no triângulo retângulo; relações trigonométricas; Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área e Volume; Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal; Números e grandezas proporcionais, razões e proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples - juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples e ponderada; Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Problemas envolvendo os itens do programa; porcentagem e juros simples.

13-Cargo: Auxiliar de Enfermagem

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo + Registro no órgão competente Atribuições típicas: Receber, registrar e encaminhar doentes e consulentes para atendimento médico e odontológico; Encaminhar os pacientes aos locais de atendimento hospitalar e ambulatorial; Preencher fichas com os dados individuais dos pacientes, bem como detalhes de informação médica; Informar, pessoalmente ou por telefone, os honorários de atendimento; Atender as chamadas telefônicas prestando informações e anotando recados para, oportunamente, transmiti-los aos seus respectivos destinatários; Controlar fichários e arquivos de documentos relativos ao histórico dos pacientes, organizando-os e mantendo-os atualizados, para possibilitar ao médico ou a cirurgião-dentista consultá-los, quando necessário; Providenciar a aquisição e distribuição de medicamentos, de acordo com orientação superior; Receber, registrar e encaminhar material para exame de laboratório; Auxiliar o médico ou dentista no preparo do material a ser utilizado na consulta; Acompanhar o tratamento médico e dentário dos pacientes, inclusive quando hospitalizados; Colaborar na orientação ao público em campanhas de vacinação; Executar, quando necessário, tarefas auxiliares de enfermagem; Zelar pela conservação e limpeza dos utensílios e das dependências do local de trabalho. Executar outras tarefas afins;

Conteúdos de Português: Interpretação de texto; Concordância Verbal; Concordância Nominal; Regência Verbal; Orações Coordenadas; Orações Subordinadas; Colocação Pronominal; Próclise, Énclise e Mesóclise; Crase; Verbos; Pontuação; Sintaxe de Regência; Figuras de Linguagem; Classes de Palavras; Termos da Oração; Ortografia; Processos de formação de palavras; Encontros Vocálicos e Consonantais; Acentuação Gráfica.

Conteúdos de Matemática: Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); Múltiplos e divisores, MDC e MMC; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações do 1° e 2° graus; Sistemas de equações do 1° e 2° graus; Estudo do triângulo retãngulo; relações métricas no triângulo retãngulo; relações trigonométricas; Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área e Volume; Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal; Números e grandezas proporcionais, razões e proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples - juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples e ponderada; Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Problemas envolvendo os itens do programa; porcentagem e juros simples.

Conhecimentos Específicos: Relações interpessoais no trabalho; técnicas básicas de enfermagem: sinais vitais, higienização, administração de medicamentos via oral e parenteral, cuidados especiais, coleta de material para exame. Ética profissional: comportamento social e de trabalho, sigilo profissional. Prevenção e controle das doenças infecto parasitárias e sexualmente transmissíveis: terminologia básica, noções de epidemiologia, esterilização e desinfecção, doenças de notificação compulsória, isolamento, infecção hospitalar, vacinas. Socorros de urgência: parada cardio-respiratória, hemorragias, ferimentos superficiais e profundos, desmaio, estado de choque, convulsões, afogamento, sufocamento, choque elétrico, envenenamento, mordidas de cobras, fraturas e luxações, corpos estranhos, politraumatismo, queimaduras. Pediatra: a criança: o crescimento e o desenvolvimento infantil, alimentação, doenças mais comuns, berçários e lactários. Centro cirúrgico: terminologia cirúrgica, cirurgias mais comuns.

14-Cargo: Guarda Municipal

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Atribuições típicas: - Proceder a ronda diurna ou noturna nas dependências de prédios e áreas adjacentes, verificando se portas, portões e outras vias de acesso estão devidamente fechadas; examinar as instalações hidráulicas e elétricas dos prédios públicos, tomando as providências necessárias na ocorrência de fatos imprevistos; Acender e apagar lâmpadas dos prédios públicos; Proceder a vigilância diurna ou noturna nas áreas e logradouros públicos; Proceder a vigilância de veículos, máquinas e equipamentos sob sua responsabilidade; executar a vigilância no sentido de proteger os bens artísticos, culturais, cívicos ambientais, estéticos, históricos e/ou outros; Executar a vigilância junto aos escolares no sentido de orientá-los e protegê-los quanto ao tráfico de drogas, roubos e marginalização; Executar a vigilância junto aos escolares no sentido de orientá-los a evitar a propagação da promiscuidade e pornografia e a divulgação de idéias destruidoras da família; Prestar informações ao público quanto à localização de serviço e de funcionários; Executar outras tarefas correlatas.

Conteúdos de Português: Interpretação de texto; Concordância Verbal; Concordância Nominal; Regência Verbal; Orações Coordenadas; Orações Subordinadas; Colocação Pronominal; Próclise, Énclise e Mesóclise; Crase; Verbos; Pontuação; Sintaxe de Regência; Figuras de Linguagem; Classes de Palavras; Termos da Oração; Ortografia; Processos de formação de palavras; Encontros Vocálicos e Consonantais; Acentuação Gráfica.

Conteúdos de Matemática: Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); Múltiplos e divisores, MDC e MMC; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações do 1° e 2° graus; Sistemas de equações do 1° e 2° graus; Estudo do triângulo retãngulo; relações métricas no triângulo retãngulo; relações trigonométricas; Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área e Volume; Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal; Números e grandezas proporcionais, razões e proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples - juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples e ponderada; Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Problemas envolvendo os itens do programa; porcentagem e juros simples.

15-Cargo: Monitor

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Atribuições típicas: Ministrar ensino semi profissionalizante; Fiscalizar o cumprimento de horários de entrada e saída de alunos; Inspecionar o pátio das unidades escolares, ao término do recreio; Fiscalizar a distribuição da merenda escolar; Auxiliar os trabalhos administrativos das unidades escolares; Executar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Interpretação de texto; Concordância Verbal; Concordância Nominal; Regência Verbal; Orações Coordenadas; Orações Subordinadas; Colocação Pronominal; Próclise, Énclise e Mesóclise; Crase; Verbos; Pontuação; Sintaxe de Regência; Figuras de Linguagem; Classes de Palavras; Termos da Oração; Ortografia; Processos de formação de palavras; Encontros Vocálicos e Consonantais; Acentuação Gráfica.

Conteúdos de Matemática: Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); Múltiplos e divisores, MDC e MMC; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações do 1° e 2° graus; Sistemas de equações do 1° e 2° graus; Estudo do triângulo retãngulo; relações métricas no triângulo retãngulo; relações trigonométricas; Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área e Volume; Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal; Números e grandezas proporcionais, razões e proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples - juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples e ponderada; Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Problemas envolvendo os itens do programa; porcentagem e juros simples.

16-Cargo: Recepcionista

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Atribuições típicas: Recepcionar pessoas que procuram os serviços da Prefeitura identificando-as, tomando conhecimento do assunto e encaminhando-as aos setores ou pessoas de acordo com os casos; Prestar informações pessoalmente ou pelo telefone; Fazer contato com serviços ou pessoas, para encaminhamento de público, solicitação ou transmissão de informações, anotando recados; Receber recados, encomendas e correspondências; Distribuir avisos, folhetos ou
encomendas no seu local específico de trabalho; Atender as solicitações internas diversas, relacionadas a serviços da copa, táxi, expedição e remessa de documentos, podendo distribuir tarefas a um contínuo; Executar outras tarefas de mesma natureza e mesmo grau de complexidade e responsabilidade, a critério da chefia imediata; Manejar uma mesa telefônica ou uma seção da mesma, movimentando chaves, interruptores e outros dispositivos, para estabelecer comunicações internas, locais ou interurbanas; Atender a pedidos de informações telefônicas, anotar recados e registrar chamados; Executar tarefas afins.

Conteúdos de Português: Interpretação de texto; Concordância Verbal; Concordância Nominal; Regência Verbal; Orações Coordenadas; Orações Subordinadas; Colocação Pronominal; Próclise, Énclise e Mesóclise; Crase; Verbos; Pontuação; Sintaxe de Regência; Figuras de Linguagem; Classes de Palavras; Termos da Oração; Ortografia; Processos de formação de palavras; Encontros Vocálicos e Consonantais; Acentuação Gráfica.

Conteúdos de Matemática: Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); Múltiplos e divisores, MDC e MMC; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações do 1° e 2° graus; Sistemas de equações do 1° e 2° graus; Estudo do triângulo retãngulo; relações métricas no triângulo retãngulo; relações trigonométricas; Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área e Volume; Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal; Números e grandezas proporcionais, razões e proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples - juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples e ponderada; Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Problemas envolvendo os itens do programa; porcentagem e juros simples.

17-Cargo: Telefonista

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Atribuições típicas: Operar mesa telefônica, movimentando chaves, interruptores e outros dispositivos para estabelecer comunicações internas, locais e interurbanas; Observar, permanentemente os sinais emitidos no painel, para atender as chamadas telefônicas; Registrar a duração e/ou custo das ligações para permitir a cobrança e/ou o controle das mesmas; Zelar pelo equipamento, comunicando defeitos e solicitando seu concerto e manutenção; Atender pedidos de informações telefônicas, anotando recados e registrando chamadas; Executar outras tarefas solicitadas pela chefia imediata, compatíveis com a função; Executar outras tarefas referentes ao cargo.

Conteúdos de Português: Interpretação de texto; Concordância Verbal; Concordância Nominal; Regência Verbal; Orações Coordenadas; Orações Subordinadas; Colocação Pronominal; Próclise, Énclise e Mesóclise; Crase; Verbos; Pontuação; Sintaxe de Regência; Figuras de Linguagem; Classes de Palavras; Termos da Oração; Ortografia; Processos de formação de palavras; Encontros Vocálicos e Consonantais; Acentuação Gráfica.

Conteúdos de Matemática: Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); Múltiplos e divisores, MDC e MMC; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações do 1° e 2° graus; Sistemas de equações do 1° e 2° graus; Estudo do triângulo retãngulo; relações métricas no triângulo retãngulo; relações trigonométricas; Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área e Volume; Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal; Números e grandezas proporcionais, razões e proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples - juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples e ponderada; Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Problemas envolvendo os itens do programa; porcentagem e juros simples.

18-Cargo: Agente Administrativo

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Atribuições típicas: Elaborar programas, dar pareceres e realizar pesquisas sobre um ou mais aspectos dos diversos setores da administração; Participar ou desenvolver estudos, levantamentos, planejamentos e implantação de serviços e rotinas de trabalho; Examinar a exatidão de documentos, conferindo, efetuando registros, observando prazos, datas, posições financeiras, informando sobre o andamento do assunto pendente e, quando autorizado pela chefia, dotar providências de interesse da Prefeitura; Auxiliar o profissional na realização de estudos de simplificação de tarefas administrativas, executando levantamento de dados, tabulando e desenvolvendo estudos organizacionais; Redigir ou verificar a redação de minutas de documentos legais, relatórios e pareceres que exijam pesquisas específicas; Redigir, rever a redação ou aprovar minutas de correspondências que tratem de assuntos de maior responsabilidade; Estudar processos de maior complexidade, referentes a assuntos de caráter geral ou específico da unidade; Orientar a preparação de tabelas, quadros, mapas e outros documentos de demonstração do desempenho da unidade ou da administração; Colaborar com o técnico da área na elaboração de manuais de serviço e outros projetos afins, coordenando as tarefas de apoio administrativo; Coordenar a preparação de publicações e documentos para arquivo, selecionando os papéis administrativos que periodicamente se destinam a incineração, de acordo com as normas que regem a matéria; Selecionar e resumir artigos e notícias de interesse da Prefeitura, para fins de divulgação, informação e documentação; Colaborar em estudos para a padronização do material utilizado pela Prefeitura, bem como para a elaboração do catálogo de materiais; Coordenar levantamento de dados e auxiliar na elaboração orçamentária; Orientar os servidores que o auxiliam na execução das tarefas típicas da classe; Executar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Coletivos. Aumentativos e diminutivos. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras - elementos mórficos. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Período composto - Coordenação, subordinação, orações reduzidas, orações intercaladas ou interferentes. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego de algumas classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. Alfabeto fonológico. Ortoepia. Prosódia. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem. Versificação. Literatura.

Conteúdos de Matemática: Conceito de número e algarismo. Números reais. Números complexos. Números ordinais. Números fracionários. Razão e Proporção. Regra de três simples e composta. Potenciação e radiciação. Operações com frações. Equação de 1° grau e sistemas de equações de 1° grau. Expressões algébricas. Equações de 2° grau. Equações envolvendo frações algébricas. Relação entre grandezas. Sistema de medidas usuais. Média aritmética, simples e ponderada. Produtos notáveis. Porcentagem. Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. Progressões (aritméticas e geométricas). Juros simples e composto. Análise combinatória. Probabilidade Trigonometria. Funções trigonométricas. Resolução de triângulos. Poliedros. Geometria. Relação entre ponto, reta e circunferência. Ângulos. Lugar Geométrico. Polígonos. Sólidos geométricos. Cálculo de áreas e volumes. Raciocínio Lógico.

Conhecimentos de Informática: Conhecimentos básicos de hardware. Sistemas operacionais: Windows 98/Me/2000/XP, conceitos básicos, diretórios, arquivos, comando, configurações, arquivo de lote, antivírus, cópias de segurança. MS­OFFICE (Word): conceitos básicos, navegando pelo ambiente, configurações, ajuda (help), comandos, funções, aplicativos básicos (Acessórios e Principal), editores de texto, planilhas eletrônicas. MS-OFFICE (Excel): conceitos, configurações, comandos, funções, técnicas e recursos básicos e avançados para criar e manipular planilhas e gráficos; Conceitos e serviços relacionados à Internet e ao correio eletrônico.

19-Cargo: Auxiliar de contabilidade

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Atribuições típicas: Abrir fichas contábeis, conforme orientação recebida; Lançar, em fichas próprias, os valores das contas em movimento; Conferir comprovantes contábeis e outros documentos relativos a operações de lançamento de pagamento; Efetuar ou conferir cálculos aritméticos simples relativos às operações de pagamento; Arquivar fichas e documentos, separando-os e guardando-os segundo critério preestabelecido; Datilografar fichas, mapas, demonstrativos, relatórios contábeis e similares, copiando modelo ou minuta reparada pela chefia; Operar máquinas calculadoras; Auxiliar na organização dos serviços da unidade; Extrair empenho de despesas; Fazer cálculos e operações de caráter financeiro; Emitir notificações de lançamento de impostos e registrar pagamento, isenção e perdão destes; Fazer cálculos não muito complexos sobre juros, percentagens entre outros; Auxiliar no levantamento de dados para a elaboração orçamentária; Elaborar boletins cadastrais, conferir dados cadastrais levantados no campo, calcular áreas e executar outras tarefas auxiliares aos cadastros imobiliários; Zelar pela conservação dos equipamentos utilizados e comunicar a chefia qualquer defeito de funcionamento verificando, a fim de que seja providenciado o reparo.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Coletivos. Aumentativos e diminutivos. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras - elementos mórficos. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Período composto - Coordenação, subordinação, orações reduzidas, orações intercaladas ou interferentes. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego de algumas classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. Alfabeto fonológico. Ortoepia. Prosódia. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem. Versificação. Literatura.

Conteúdos de Matemática: Conceito de número e algarismo. Números reais. Números complexos. Números ordinais. Números fracionários. Razão e Proporção. Regra de três simples e composta. Potenciação e radiciação. Operações com frações. Equação de 1° grau e sistemas de equações de 1° grau. Expressões algébricas. Equações de 2° grau. Equações envolvendo frações algébricas. Relação entre grandezas. Sistema de medidas usuais. Média aritmética, simples e ponderada. Produtos notáveis. Porcentagem. Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. Progressões (aritméticas e geométricas). Juros simples e composto. Análise combinatória. Probabilidade Trigonometria. Funções trigonométricas. Resolução de triângulos. Poliedros. Geometria. Relação entre ponto, reta e circunferência. Ângulos. Lugar Geométrico. Polígonos. Sólidos geométricos. Cálculo de áreas e volumes. Raciocínio Lógico.

Conhecimentos de Informática: Conhecimentos básicos de hardware. Sistemas operacionais: Windows 98/Me/2000/XP, conceitos básicos, diretórios, arquivos, comando, configurações, arquivo de lote, antivírus, cópias de segurança. MS­OFFICE (Word): conceitos básicos, navegando pelo ambiente, configurações, ajuda (help), comandos, funções, aplicativos básicos (Acessórios e Principal), editores de texto, planilhas eletrônicas. MS-OFFICE (Excel): conceitos, configurações, comandos, funções, técnicas e recursos básicos e avançados para criar e manipular planilhas e gráficos; Conceitos e serviços relacionados à Internet e ao correio eletrônico.

20- Cargo: Desenhista

Escolaridade: Ensino Médio Completo + curso Técnico profissionalizante

Atribuições típicas: Executar desenhos de plantas, fachadas de prédios, praças e jardins, etc; Criar e/ou reproduzir desenhos de brasões, bandeiras e outros símbolos; Cumprir outras tarefas que sejam determinadas.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Coletivos. Aumentativos e diminutivos. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras - elementos mórficos. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Período composto - Coordenação, subordinação, orações reduzidas, orações intercaladas ou interferentes. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego de algumas classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. Alfabeto fonológico. Ortoepia. Prosódia. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem. Versificação. Literatura.

Conteúdos de Matemática: Conceito de número e algarismo. Números reais. Números complexos. Números ordinais. Números fracionários. Razão e Proporção. Regra de três simples e composta. Potenciação e radiciação. Operações com frações. Equação de 1° grau e sistemas de equações de 1° grau. Expressões algébricas. Equações de 2° grau. Equações envolvendo frações algébricas. Relação entre grandezas. Sistema de medidas usuais. Média aritmética, simples e ponderada. Produtos notáveis. Porcentagem. Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. Progressões (aritméticas e geométricas). Juros simples e composto. Análise combinatória. Probabilidade Trigonometria. Funções trigonométricas. Resolução de triângulos. Poliedros. Geometria. Relação entre ponto, reta e circunferência. Ângulos. Lugar Geométrico. Polígonos. Sólidos geométricos. Cálculo de áreas e volumes. Raciocínio Lógico.

Conhecimentos Específicos: Conhecimentos gerais e atuais de teoria e história da arte, arquitetura e urbanismo. Levantamentos - Noções de topografia. Levantamento arquitetônico e urbanístico. Locação de obras. Dados geoclimáticos e ambientais. Legislação arquitetônica e urbanística. Instalações de obras e construções auxiliares - Serviços preliminares. Canteiro de obras. Marcação de obras. Movimentos de terra. Escoramentos. Projeto de Arquitetura - Fases e etapas de desenvolvimento do projeto. Análise e escolha do sítio. Adequação do edifício às características geoclimáticas do sítio e do entorno urbano. Sistemas construtivos. Especificações de materiais e acabamentos. Sistemas prediais de redes. Acessibilidade para portadores de deficiências físicas. Projeto urbanístico - Desenho urbano. Morfologia urbana, análise visual. Redes de infraqestrutura urbana, circulação viária, espaços livres, percursos de pedestres. Renovação e preservação urbana. Loteamentos, remembramento e desmembramento de terrenos. Projeto paisagístico - Conceitos de paisagem. Paisagismo de jardins e grandes áreas. Arborização urbana, equipamentos e mobiliários urbanos. Projetos de reforma, revitalização e restauração de edifícios. Fiscalização e gerenciamento - Acompanhamento, coordenação e supervisão de obras. Aceitação dos serviços. Administração de contratos de execução de projetos e obras. Caderno de encargos. Atividades e serviços adicionais - Estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira e legal. Estimativas de custos. Orçamentos. Laudos e pareceres técnicos. Noções de representação gráfica digital: AutoCAD. Tecnologia das construções - Fundações, estruturas. Mecânica dos solos. Sistemas construtivos.

21- Cargo: Fiscal de Obras

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Atribuições típicas: Verificar e orientar o cumprimento das posturas municipais e da regulamentação urbanística concernente a edificações particulares; Verificar imóveis recém-construídos ou reformados, inspecionando o funcionamento das instalações sanitárias e o estado de conservação das paredes, telhados, portas e janelas, a fim de opinar processos de concessão de habite-se; Verificar o licenciamento de obras de construção ou reconstrução, embargando as que não estiverem providas de competente autorização ou que esteja em desacordo com o autorizado; Solicitar, ou departamento competente, a vistoria de obras que lhe pareçam em desacordo com as normas vigentes; Verificar a existência de habite-se nos imóveis construídos/reconstruídos ou que tenham sofrido obras de vulto; Verificar a colocação de andaimes e tapumes nas obras em execução, assim, como a carga e descarga de descarga de material público na via pública; Acompanhar arquitetos e engenheiros nas inspeções e vistorias realizadas em sua jurisdição; Inspecionar a execução de pequenos serviços de conservação de próprios municipais; Executar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Coletivos. Aumentativos e diminutivos. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras - elementos mórficos. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Período composto - Coordenação, subordinação, orações reduzidas, orações intercaladas ou interferentes. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego de algumas classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. Alfabeto fonológico. Ortoepia. Prosódia. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem. Versificação. Literatura.

Conteúdos de Matemática: Conceito de número e algarismo. Números reais. Números complexos. Números ordinais. Números fracionários. Razão e Proporção. Regra de três simples e composta. Potenciação e radiciação. Operações com frações. Equação de 1° grau e sistemas de equações de 1° grau. Expressões algébricas. Equações de 2° grau. Equações envolvendo frações algébricas. Relação entre grandezas. Sistema de medidas usuais. Média aritmética, simples e ponderada. Produtos notáveis. Porcentagem. Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. Progressões (aritméticas e geométricas). Juros simples e composto. Análise combinatória. Probabilidade Trigonometria. Funções trigonométricas. Resolução de triângulos. Poliedros. Geometria. Relação entre ponto, reta e circunferência. Ângulos. Lugar Geométrico. Polígonos. Sólidos geométricos. Cálculo de áreas e volumes. Raciocínio Lógico.

22- Cargo: Fiscal de Postura

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Atribuições típicas: Verificar alinhamento e cotas indicadas nos Projetos; Verificar a regularidade do licenciamento de atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços, relativamente aos artigos que expõe vendas ou manipulam, os serviços que prestam; Inspecionar, de acordo com a legislação em vigor os prazos e gêneros alimentícios, verificando aspecto, qualidade e condições de consumo; Verificar as licenças de ambulantes e impedir o exercício desse tipo de comércio por pessoas que não possuam a documentação exigida; Verificar a instalação de bancas e barracas em logradouros públicos quando à observação de aspectos estéticos; Inspecionar açougues e matadouros, sob orientação de veterinários, fazendo verificações rotineiras em carnes e vísceras; Inspecionar a criação de animais em condições e locais não permitidos pela legislação em vigor; Coibir a matança clandestina de animais; Orientar comerciantes e industriais quanto às normas de higiene a serem observadas; Inspecionar o funcionamento de feiras livres, verificando o cumprimento das normas relativas à localização, instalação e organização; Verificar a regularidade da exibição e utilização de anúncios, alto- falantes e outros meios de publicidade em via pública, bem como a observância das escalas de plantão das farmácias; Verificar o horário fechamento e abertura do comércio em geral e de outros estabelecimentos, bem como a observância das escalas de plantão das farmácias; Verificar a colocação de faixas de pano ou plástico na via pública, conferindo os desenhos e dimensionamentos aprovados com as normas para sua exibição; Verificar, além das indicações de segurança, o cumprimento de posturas relativas ao fabrico, manipulação, depósito, embarque e desembarque, transporte, comercio e uso de inflamáveis, explosivos e corrosivos; Apreender, por inflação, veículos, mercadorias, animais, objetos expostos, negociados ou abandonados em ruas e logradouros públicos; Receber as mercadorias apreendidas e guardá-las em depósitos públicos, desenvolvendo-as mediante o cumprimento das formalidades legais, inclusive o pagamento de multas; Verificar o emplacamento de logradouros públicos; Verificar o licenciamento de placas comerciais nas fachadas dos estabelecimentos respectivos ou em outros locais; Verificar o licenciamento para realização de festas populares em vias e logradouros públicos; Verificar o licenciamento para instalação de circos e outros tios de espetáculos públicos promovidos por particulares, inclusive exigindo a apresentação de documento de responsabilidade do engenheiro devidamente habilitado; Determinar a desobstrução de vias públicas; Fiscalizar abrigos em logradouros públicos; Verificar as violações às normas sobre poluição sonora como, uso de buzinas, casas de disco, clubes, boates, discotecas, alto-falantes, banda de música, entre outros; Intimar, autuar, estabelecer prazos e tomar outras providências relativas aos violadores das posturas municipais e da legislação urbanística; Fiscalizar de acordo com as normas estabelecidas os horários, itinerários e freqüência, bem como as condições de segurança, higiene e comodidade e os limites de lotação dos ônibus dos serviços de transporte no Município; Participar da vistoria dos transportes concedidos do Município no que se refere à documentação e registro dos veículos, equipamento de segurança, sinalização e poluição ambiental; Realizar sindicâncias especiais para instrução de processos ou apuração de denúncias e reclamações; Emitir relatórios periódicos sobre suas atividades e manter a chefia permanentemente informada a respeito das irregularidades encontradas; Executar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Coletivos. Aumentativos e diminutivos. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras - elementos mórficos. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Período composto - Coordenação, subordinação, orações reduzidas, orações intercaladas ou interferentes. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego de algumas classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. Alfabeto fonológico. Ortoepia. Prosódia. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem. Versificação. Literatura.

Conteúdos de Matemática: Conceito de número e algarismo. Números reais. Números complexos. Números ordinais. Números fracionários. Razão e Proporção. Regra de três simples e composta. Potenciação e radiciação. Operações com frações. Equação de 1° grau e sistemas de equações de 1° grau. Expressões algébricas. Equações de 2° grau. Equações envolvendo frações algébricas. Relação entre grandezas. Sistema de medidas usuais. Média aritmética, simples e ponderada. Produtos notáveis. Porcentagem. Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. Progressões (aritméticas e geométricas). Juros simples e composto. Análise combinatória. Probabilidade Trigonometria. Funções trigonométricas. Resolução de triângulos. Poliedros. Geometria. Relação entre ponto, reta e circunferência. Ângulos. Lugar Geométrico. Polígonos. Sólidos geométricos. Cálculo de áreas e volumes. Raciocínio Lógico.

23 - Cargo: Operador de Computador

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Atribuições típicas: Operar equipamentos destinados à digitação; Dirigir e verificar dados com vistas a posterior processamento eletrônico e conferência; Ajustar equipamentos de acordo com o meio a ser utilizado como, discos magnéticos, fitas magnéticas, cartões, disquetes, etc; Interpretar as mensagens fornecidas pela máquina detectando dados incorretos, para anotar medidas de ajustamento de sistemas; Manter o controle dos documentos, fontes de dados; Efetuar o controle de tarefas (recebidas em execução e concluídas); Informar problemas detectados nos documentos a serem digitados e solicitar os esclarecimentos ou revisões aos órgãos interessados; Notificar as irregularidades observadas no funcionamento dos equipamentos para entrada de dados; Zelar pela conservação e boa utilização dos equipamentos sob sua responsabilidade, solicitando junto à chefia os serviços de manutenção a fim de garantir o bom desempenho dos mesmos; Executar tarefas da mesma natureza e mesmo grau de complexidade e responsabilidade, a critério da chefia imediata.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Coletivos. Aumentativos e diminutivos. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras - elementos mórficos. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Período composto - Coordenação, subordinação, orações reduzidas, orações intercaladas ou interferentes. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego de algumas classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. Alfabeto fonológico. Ortoepia. Prosódia. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem. Versificação. Literatura.

Conteúdos de Matemática: Conceito de número e algarismo. Números reais. Números complexos. Números ordinais. Números fracionários. Razão e Proporção. Regra de três simples e composta. Potenciação e radiciação. Operações com frações. Equação de 1° grau e sistemas de equações de 1° grau. Expressões algébricas. Equações de 2° grau. Equações envolvendo frações algébricas. Relação entre grandezas. Sistema de medidas usuais. Média aritmética, simples e ponderada. Produtos notáveis. Porcentagem. Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. Progressões (aritméticas e geométricas). Juros simples e composto. Análise combinatória. Probabilidade Trigonometria. Funções trigonométricas. Resolução de triângulos. Poliedros. Geometria. Relação entre ponto, reta e circunferência. Ângulos. Lugar Geométrico. Polígonos. Sólidos geométricos. Cálculo de áreas e volumes. Raciocínio Lógico.

Conhecimentos de Informática: Conhecimentos básicos de hardware. Sistemas operacionais: Windows 98/Me/2000/XP, conceitos básicos, diretórios, arquivos, comando, configurações, arquivo de lote, antivírus, cópias de segurança. MS­OFFICE (Word): conceitos básicos, navegando pelo ambiente, configurações, ajuda (help), comandos, funções, aplicativos básicos (Acessórios e Principal), editores de texto, planilhas eletrônicas. MS-OFFICE (Excel): conceitos, configurações, comandos, funções, técnicas e recursos básicos e avançados para criar e manipular planilhas e gráficos; Conceitos e serviços relacionados à Internet e ao correio eletrônico.

24 - Cargo: Técnico em Raio X

Escolaridade: Ensino Médio Completo + curso técnico profissionalizante

Atribuições típicas: Selecionar filmes a serem utilizados de acordo com o tipo de radiografia requisitada pelo médico; Colocar os filmes posicionados no chassi, fixar neles letras e números radiopacos; Instruir pacientes quanto à vestimenta a ser usada e a remoção de objetos metálicos que estejam portando; Posicionar corretamente o paciente de acordo com a região corporal a ser radiografada; Acionar o aparelho de Raio X conforme instruções de funcionamento; Revelar filmes: Operar máquinas e/ou utilizar processos de revelação, fixação e secagem de chapas radiográficas; Preencher formulários: Indicar número de radiografias realizadas, especificações dos mesmos, etc.; Manter estoque de material utilizado; Zelar pelas condições de higiene e segurança do trabalho; Executar tarefas de mesma natureza e mesmo nível de complexidade e responsabilidade, a critério da chefia imediata.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Coletivos. Aumentativos e diminutivos. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras - elementos mórficos. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Período composto - Coordenação, subordinação, orações reduzidas, orações intercaladas ou interferentes. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego de algumas classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. Alfabeto fonológico. Ortoepia. Prosódia. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem. Versificação. Literatura.

Conteúdos de Matemática: Conceito de número e algarismo. Números reais. Números complexos. Números ordinais. Números fracionários. Razão e Proporção. Regra de três simples e composta. Potenciação e radiciação. Operações com frações. Equação de 1° grau e sistemas de equações de 1° grau. Expressões algébricas. Equações de 2° grau. Equações envolvendo frações algébricas. Relação entre grandezas. Sistema de medidas usuais. Média aritmética, simples e ponderada. Produtos notáveis. Porcentagem. Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. Progressões (aritméticas e geométricas). Juros simples e composto. Análise combinatória. Probabilidade Trigonometria. Funções trigonométricas. Resolução de triângulos. Poliedros. Geometria. Relação entre ponto, reta e circunferência. Ângulos. Lugar Geométrico. Polígonos. Sólidos geométricos. Cálculo de áreas e volumes. Raciocínio Lógico.

Conhecimentos Específicos: História dos Raios X. Princípios físicos da Radiação. Formação dos Raios X e da imagem radiográfica. Documentação da imagem radiográfica. Qualidade da imagem radiográfica. Meios de proteção Radiográfica. Principais efeitos danosos da radiação. Anatomia radiográfica básica. Posição anatômica. Planos e linhas. Ossos e cartilagens. Técnicas radiográficas. Estudo radiográfico da cabeça e do pescoço. Estudo radiográfico da coluna vertebral e do gradil costal. Estudo radiográfico dos membros superiores e inferiores. Estudo radiográfico do Tórax. Estudo radiográfico do Abdome e da Pelve. Exames contrastados. Mamografia. Portaria 453 - MS/SVS (1/6/1998).

25 - Cargo: Dentista

Escolaridade: Ensino Superior + Registro no órgão competente

Atribuições típicas: Examinar, diagnosticar e tratar afecções de boca, dentes e regiões maxilofacila, utilizando processos clínicos ou cirúrgicos; prescrever ou administrar medicamentos, determinando via oral ou parenteral, para tratar ou prevenir afecções dos dentes e da boca; manter registros dos pacientes examinados e tratados; fazer perícias examinando a cavidade bucal e os dentes,, a fim de fornecer atestados de capacitação física para admissão de pessoal na prefeitura; efetuar levantamentos que identifiquem indicadores odontológicos de saúde pública; participar do planejamento, execução e avaliação de programas educativos de prevenção dos problemas de saúde bucal e programas de atendimento odontológico voltados para os estudantes da rede municipal de ensino e para a população de baixa renda; participar da elaboração de planos de fiscalização sanitária; executar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego das classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem.

Conhecimentos Específicos: Seminologia oral: anaminese, exame clínico e radiológico. Meios complementares de diagnóstico. Carie dentária: patologia, diagnóstico, prevenção: fluorterapia e toxicologia. Poupa dentária: patologia, diagnóstico, conduta clínica. Tratamento conservador da polpa. Estomatologia: gengivites, estomatites, etiopatogenia, diagnóstico. Dentisteria: preparo da cavidade, material de proteção e restauração. Anestesia loco-regional oral: tipos técnicas, anestésicos, acidentes, medicação de emergência. Extração dentária, simples, complicações. Procedimentos cirúrgicos: pré e pós-operatório; pequena e média cirurgia, suturas, acidentes operatórios. Procedimentos endodônticos: polpotomia, pulpetomia, tratamento e obturação do conduto radicular. Procedimentos periodônticos. Síndrome focal: infecção focal, foco de infecção. Doenças gerais com sintomatologia oral: diagnóstico, tratamento local, orientação profissional. Odontopediatria: dentes decíduos, cronologia. Cirurgia Buco-Maxilo­Facial: técnicas operatórias procedimentos de urgência. Radiologia oral. Terapêuticas: definição, métodos, agentes medicamentosos. Materiais Dentários: Resinas para restauração. Adesão. Amálgama dental: a) estrutura e propriedades; b) considerações técnicas. Cimentos odontológicos para restaurações e proteção pulpar. Materiais de acabamento e polimento. Saúde Bucal e Preventiva. Ética profissional.

26 - Contador

Escolaridade: Ensino Superior + Registro no órgão competente

Atribuições típicas: Organizar os serviços de contabilidade da Prefeitura, traçando o plano de contas, o sistema de livros e documentos e o método de escrituração, para possibilitar o controle contábil e orçamentário; Supervisionar os trabalhos de contabilização dos documentos, analisando-os e orientando o seu processamento, adequando-os ao plano de contas, para assegurar a correta apropriação contábil; Analisar, conferir, elaborar ou assinar balanços e demonstrativos de contas e empenhos, observando sua correta classificação e lançamento, verificando a documentação pertinente, para atender a exigências legais e formais de controle; Controlar a execução orçamentária, analisando documentos, elaborando relatórios e demonstrativos; Controlar a movimentação de recursos, fiscalizando o ingresso de receitas, cumprimento de obrigações de pagamentos a terceiros, saldos em caixa e contas bancárias, para apoiar a administração dos recursos financeiros da Prefeitura; Analisar aspectos financeiros, contábeis e orçamentários da execução de contratos, convênios, acordos e atos que geram direitos e obrigações, verificando a propriedade na aplicação de recursos repassados, analisando cláusulas contratuais, dando orientação aos executores, a fim de assegurar o cumprimento da legislação aplicável; Analisar aspectos financeiros, contábeis e orçamentários da execução de fundos municipais, verificando a correta aplicação dos recursos repassados, dando orientação aos executores, a fim de assegurar o cumprimento da legislação aplicável; Analisar os atos de natureza orçamentária, financeira, contábil e patrimonial, verificando sua correção, para determinar ou realizar auditorias e medidas de aperfeiçoamento de controle interno; Planejar, programar, coordenar e realizar exames, perícias e auditagens, de rotina ou especiais, bem como orientar a organização de processos de tomadas de contas, emitindo certificado de auditoria, com a finalidade de atender a exigências legais; Elaborar pareceres, informes técnicos e relatórios, realizando pesquisas, entrevistas, fazendo observações e sugerindo medidas para implantação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades em sua área de atuação; Participar das atividades administrativas, de controle e de apoio referentes à sua área de atuação; Participar das atividades de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal técnico e auxiliar, realizando-as em serviço ou ministrando aulas e palestras, a fim de contribuir para o desenvolvimento qualitativo dos recursos humanos em sua área de atuação; Participar de grupos de trabalho e/ou reuniões com unidades da Prefeitura e outras entidades públicas e particulares, realizando a estudos, emitindo pareceres ou fazendo exposições sobre situações e/ou problemas identificados, opinando, oferecendo sugestões, revisando e discutindo trabalhos técnico-científicos, para fins de formulação de diretrizes, planos e programas de trabalho afetos ao Município; Organizar dados para a proposta orçamentária; Realizar outras atribuições compatíveis com sua especialização profissional.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego das classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem.

Conhecimentos Específicos: Aspectos Introdutórios de Contabilidade. Patrimônio. Fatos Contábeis. Contas. Resultado. Escrituração. Registro das Operações típicas de uma empresa: operações com mercadorias, operações com pessoas, operações financeiras. Provisões. Critérios de avaliação do Ativo e do Passivo. Registros contábeis na reestruturação de empresas. Medidas preliminares a elaboração de balanços. Demonstrações contábeis. Princípios fundamentais de contabilidade. Noções de Auditoria: conceito, classificação, normas brasileiras de auditoria, controle interno. Aspectos Introdutórios de Contabilidade Pública. Orçamento. Receita e Despesa Pública. Demonstrações contábeis. Sistema de Controle Interno e Externo. Lei de Responsabilidade Fiscal: conceitos e noções, crimes fiscais.

27 - Enfermeiro

Escolaridade: Ensino Superior + Registro no órgão competente

Atribuições típicas: Desenvolver tarefas de enfermagem de maior complexidade na execução de programas de saúde e no atendimento das necessidades dos pacientes e doentes; Coletar e analisar dados sócios sanitários da comunidade a ser atendida pelos programas específicos de saúde; Elaborar, juntamente com a equipe de saúde, normas técnicas e administrativas dos serviços, para organizar programas em base científica; Estabelecer programas para atender as necessidades de saúde da comunidade, dentro dos recursos disponíveis; Planejar, organizar e dirigir os serviços de enfermagem de saúde pública, atuando técnica e administrativamente, para manter um padrão elevado de assistência de enfermagem; Realizar programas educativos em saúde, ministrando palestras e coordenando reuniões, a fim de motivar e desenvolver atitudes e hábitos de higiene; Supervisionar e orientar os servidores que auxiliam na execução das atribuições típicas do cargo; Executar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego das classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem.

Conhecimentos Específicos: Fundamentos de Enfermagem: Metodologia da assistência / Processo de enfermagem; Princípios de Biossegurança aplicados aos cuidados de enfermagem ao cliente hospitalizado; Prevenção e controle da Infecção Hospitalar; emiotécnica em enfermagem: Cuidados de enfermagem para as técnicas de sondagem gástrica e entérica, cateterismo vesical, curativos, aplicação de calor frio e quente, bandagem, oxigenioterapia, administração de medicamentos (vias: intra-dérmica, subcutânea intra-muscular e endo-venosa), insulinoterapia e heparinoterapia, aspiração de vias aéreas superiores (V.A.S.) e tipos de banhos terapêuticos (leito, aspersão e ablução); Exame físico (princípios básicos). Enfermagem Médico-Cirúrgica: Assistência de Enfermagem as situações cirúrgicas: Pré, trans e pós - operatório; Assistência de Enfermagem nas afecções: respiratórias, cardio-vasculares, endócrinas, digestivas, hematológicas, renais e ortopédicas; Assistência de Enfermagem nas doenças de origem oncológica; Assistência de Enfermagem nas desordens degenerativas; Assistência de Enfermagem nas afecções do sistema nervoso; Assistência de Enfermagem aos clientes em Unidade de Terapia Intensiva e Emergência. Enfermagem na Saúde Materno Infantil: Assistência de Enfermagem à mulher no período grávido puerperal, as portadoras de patologias específicas da gravidez e ginecológicas; Assistência de Enfermagem ao Recém - nato normal e de risco; Assistência a criança hospitalizada (lactente, pré escolar e escolar). enfermagem na Saúde Pública: Epidemiologia/Sistema de Vigilância Epidemiológica; Ações de Enfermagem nos programas: (PNI, PAISC, PAISN, DIABETES, HANSENIASE, HIPERTENSÃO ARTERIAL, TUBERCULOSE, DST/AIDS). Deontologia e Ética: Aspectos éticos e legais que fundamentam a prática do exercício profissional de enfermagem. Política Nacional de Saúde: Sistema Único de Saúde (SUS).

28 - Engenheiro Civil

Escolaridade: Ensino Superior + Registro no órgão competente

Atribuições típicas: Executa, ordena e supervisiona os trabalhos topográficos e geodésicos; Estuda projetos dando o parecer competente; Projetam dirige e fiscaliza a construção e estradas de rodagem, pontes e mata-burros, bem como obras de captação e abastecimento de água e de irrigação; Estuda, projeta, dirige e executa as instalações de força motriz, mecânicas e outras que utilizem energia elétrica bem como as oficinas em geral; Dirige e fiscaliza a construção de edifícios, com todas as suas obras complementares; Projeta, dirige e fiscaliza a construção de obras de calçamento de ruas, vias e logradouros públicos; Coordena e supervisiona a execução de obras civis de saneamento urbano e rural; Elabora projetos elétricos e hidro-sanitárias; Efetua cálculos dos projetos elaborados; Realiza perícias e faz arbitramentos; Atende ao público na orientação sobre posturas e obras municipais bem como procedimentos para a obtenção de alvará de construção, habite-se, autorização de desmembramento e outros; Executa outras atividades correlatas.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego das classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem.

Conhecimentos Específicos: Projeto e Execução de Obras Civis: locação de obra; sondagens; instalações provisórias; canteiro de obras; depósito e armazenamento de materiais; fundações profundas; fundações superficiais; escavações; escoramento; elementos estruturais; estruturas especiais; estruturas em concreto armado; alvenaria estrutural; concreto; argamassas; formas; armação; alvenarias; esquadrias; revestimentos; coberturas; pisos; rodapés, soleiras e peitoris; impermeabilização; pintura; equipamentos e ferramentas. Materiais de Construção Civil: aglomerantes: gesso, cal; agregados; argamassa; concreto; dosagem; tecnologia do concreto; aço; madeira; materiais cerâmicos; vidros; tintas e vernizes. Mecânica dos Solos: origem e formação dos solos; índices físicos; caracterização de solos; propriedades dos solos arenosos e argilosos; pressões nos solos; prospecção geotécnica; permeabilidade dos solos; compactação dos solos; compressibilidade dos solos; adensamento nos solos; estimativa de recalques; resistência ao cisalhamento dos solos; empuxos de terra; estrutura de arrimo; estabilidade de taludes; estabilidade das fundações superficiais e estabilidade das fundações profundas. Resistência dos Materiais: tensões normais e tangenciais: deformações; teoria da elasticidade; análise de tensões; tensões principais; equilíbrio de tensões; compatibilidade de deformações; relações tensão x deformação - Lei de Hooke; Círculo de Mohr; tração e compressão; flexão simples; flexão composta; torção; cisalhamento e flambagem. Análise Estrutural: esforços seccionais - esforço normal, esforço cortante e momento fletor; relação entre esforços; apoios e vínculos; diagramas de esforços; estudo das estruturas isostáticas (vigas simples, vigas gerber, quadros). Dimensionamento do Concreto Armado: características mecânicas e reológicas do concreto; tipos de aços para concreto armado; fabricação do aço; características mecânicas do aço; concreto armado - fundamentos; estados limites; aderência; ancoragem e emendas em barras de armação; detalhamento de armação em concreto armado. Instalações Prediais: instalações elétricas; instalações hidráulicas; instalações de esgoto; instalações de telefone e instalações especiais. Estruturas de Aço. Estruturas de Madeira. Noções da Lei 8.666/93 e suas alterações no que se refere a obras e serviços de engenharia. Topografia: conceitos fundamentais; levantamentos planimétricos e altimétricos; medições de ângulos e distâncias; escalas; instrumentos topográficos; cálculo de áreas e volumes; representações (desenho topográfico); nivelamento; curvas de nível. Engenharia de custos: planejamento de obras; cronogramas; orçamentos (levantamento de quantidades, custos unitários, diretos e indiretos, planilhas); acompanhamento e controle de obra. Segurança e higiene no trabalho: segurança na construção civil; proteção coletiva e individual; ergonomia; riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos, mecânicos); riscos em eletricidade, em transporte e em movimentação de materiais. Representação e interpretação de projetos: arquitetura; instalações; fundações; estruturas.

29 - Fisioterapeuta

Escolaridade: Ensino Superior + Registro no órgão competente

Atribuições típicas: Executa, ordena e supervisiona os trabalhos topográficos e Descrição Detalhada do cargo: Executar métodos e técnicas prescritas pelos médicos e sob a supervisão destes; Conservar ou desenvolver a capacidade física do paciente diminuída por lesões ou doenças; Executar métodos adequados em pacientes com lesões músculo-osteoarticulares, em fase de recuperação ou pacientes pneumológicos que necessitam de terapia física; Supervisionar os exercícios na manipulação de aparelhos, juntamente com outra forma terápica; Acompanhar os pacientes em hospitais, ambulatórios e seções próprias, informando ao médico e solicitando orientação sobre o quadro inicial e a evolução ou não do paciente; Atender as consultas fisioterápicas em ambulatórios e unidades sanitárias; ajudar a restabelecer deficiências musculares; recuperar pessoas que apresentam dificuldades motoras associadas ou não a problemas mentais. Desenvolver programas de prevenção educativa ou recreativa que tenham por objetivo a readaptação física ou mental dos incapacitados. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego das classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem.

Conhecimentos Específicos: Sistema Único de Saúde: conceitos, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. Fundamentação legal e Normas pertinentes ao SUS. Participação popular e controle social. Conselhos de Saúde. Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório. Métodos de avaliação da Função Respiratória (ausculta pulmonar; prova de função pulmonar; mecânica respiratória; radiologia de tórax; função muscular respiratória). Bases Fisiológicas das Técnicas Desobstrutivas e Ventilatórias. Principais Indicações, Contra-indicações e Efeitos das Técnicas Desobstrutivas e Ventilatórias. Suporte Ventilatório Artificial (ventilação não-invasiva e ventilação mecânica invasiva). Fundamentos do exercício terapêutico voltado para a função. Anatomia e fisiologia do sistema neurolocomotor. Fisiologia do exercício. Bases científicas do treinamento de força. Controle Motor e Fisioterapia. Plasticidade neural e implicações para a Fisioterapia. Fisioterapia neurofuncional. Fisioterapia dos transtornos músculo-esqueléticos de origem traumática e ortopédica. Princípios e aplicações clínicas da eletroterapia.

30 - Médico I Plantonista; Médico II Pediatra, Médico II Ginecologista; Médico II Ortopedista; Médico II Psiquiatra; Médico II Cardiologista; Médico II Clínico Geral.

Escolaridade: Ensino Superior + Registro no órgão competente

Atribuições típicas: Efetuar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e realizar outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos da medicina preventiva ou terapêutica; Analisar e interpretar resultados de exames diversos, comparando-os com os padrões normais, para confirmar ou informar diagnósticos; manter registros dos pacientes examinados, anotando a conclusão diagnóstica, tratamento prescrito e evolução da doença; Prestar atendimentos em urgências clínicas, cirúrgicas e traumatológicas; Encaminhar pacientes para atendimento especializado, quando for o caso; Fazer exames médicos necessários à admissão de pessoal pala Prefeitura; Coletar e avaliar dados bioestatísticos e sócios sanitários da comunidade, de forma a desenvolver indicadores de saúde da população estudada; Elaborar programas educativos e de atendimento médico preventivo voltados para a comunidade de baixa renda e para os estudantes da rede municipal de ensino; Assessorar a elaboração de campanhas educativas no campo da saúde pública e medicina preventiva; Participar do desenvolvimento de planos de fiscalização sanitária; Cumprir plantões em estabelecimentos médico/hospitalares; Executar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego das classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem.

Conhecimentos Específicos: Saúde Pública, Atualidades sobre Saúde Pública e Atualidades sobre Medicina Geral. Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças: Cardiovasculares; insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurismas de aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque. Pulmonares: insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda e crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar, pneumopatia intersticial, neoplasias. Do Sistema Digestivo: gastrite e úlcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular do cólon, tumores do cólon. Renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido/base, nefrolitíase, infecções urinárias. Metabólicas e do sistema endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus hipotireodismo, hipertireodismo, doenças da hipófise e da adrenal. Hematológicas: anemias hipocrômicas, macrocíticas e hemolíticas, anemia aplástica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão. Reumatológicas: osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno. Neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias. Psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcóolica, surtos psicóticos, pânico, depressão. Infecciosas e Transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença meningocócica, infecções por anaeróbios, toxoplasmose, viroses. Dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas imunológicas, doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafiloxia. Ginecológicas: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorréias, câncer de mama intercorrências no ciclo gravídico.

31 - Nutricionista

Escolaridade: Ensino Superior + Registro no órgão competente

Atribuições típicas: Executar atividades profissionais típicas, correspondentes à habilitação em Nutrição; Laborar o cardápio da merenda para as escolas públicas municipais; Fornecer lista dos produtos e alimentos a serem utilizados no preparo da merenda escolar; Prestar acompanhamento e orientações às cantineiras no preparo da merenda escolar; Ministrar cursos e palestras aos professores, alunos e aos demais servidores das escolas públicas municipais e à população em geral; Elaborar e executar projetos em sua área de atuação; Orientar os setores de compra e licitação da Prefeitura na aquisição de alimentos; Promover atendimentos à clientela da Ação Social; Apresentar relatórios de sua atividade; Executar outras atividades correlatas.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego das classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem.

Conhecimentos Específicos: Administração de serviços de alimentação: planejamento, organização, execução de cardápio e procedimentos desde compras, recepção, estocagem e distribuição de gêneros, saneamento e segurança na produção de alimentos, aspectos físicos, métodos de conservação, técnica de higienização da área física, equipamentos e utensílios. Técnica Dietética: conceito, classificação e composição química. Características organolípticas, seleção, conservação, Pré-preparo, preparo e distribuição dos alimentos. Higiene dos alimentos, parâmetros e critérios para o controle higiênico-sanitário. Sistema de análise de perigos em pontos críticos de controle - APPCC. Vigilância e Legislação Sanitária. Nutrição Normal: conceito de alimentação e nutrição, critério e avaliação de dietas normais e especiais, Leis da alimentação. Nutrientes: definição, propriedades, biodisponibilidade, função, digestão, absorção, metabolismo, fontes alimentares e interação. Nutrição materno-infantil; crescimento e desenvolvimento em toda faixa etária. Gestação e lactação, nutrição do lactente e da criança de baixo peso. Desnutrição na infância. Organização, planejamento e gerenciamento do Lactário e Banco de Leite Humano. Nutrição em Saúde Pública: noção de epidemiologia das doenças nutricionais, infecciosas, má nutrição protéico-calórica, anemias e carências nutricionais. Vigilância nutricional. Atividades de nutrição em programas integrados de saúde pública. Avaliação nutricional. Epidemiologia da desnutrição protéico-calórica. Avaliação dos estados nutricionais nas diferentes faixas etárias. Dietoterapia: princípios básicos e cuidados nutricionais nas enfermidades e na 3' idade e atividades do nutricionista na EMTN. Modificação da dieta normal e padronização hospitalar. Nutrição enteral: indicação, técnica de administração, preparo e distribuição. Seleção e classificação das fórmulas enterais e infantis. Ética profissional. Legislação do Sistema Único de Saúde.

32 - Veterinário

Escolaridade: Ensino Superior + Registro no órgão competente

Atribuições típicas: Promover a fiscalização sanitária nos locais de produção, manipulação, armazenamento e comercialização dos produtos de origem animal, bem como nos abatedouros; Proceder o controle de zoonoses, efetivando levantamento de dados, avaliações epidemiológicas e realizando programas para possibilitar a erradicação dessas doenças; Participar da elaboração e coordenação de programas de combate e controle de vetores, roedores e raiva animal; Participar do planejamento e execução de campanhas educativas no campo da saúde pública; Coordenar campanhas de vacinação animal; Executar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego das classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem.

Conhecimentos Específicos: Importância da Medicina Veterinária na Saúde Pública. História natural das doenças e níveis de prevenção. Saneamento: importância do solo, da água e do ar na saúde do homem e dos animais. Epidemiologia e profilaxia: epidemiologia geral (definições, conceitos e agentes etiológicos). Medidas epidemiológicas (identificação de problemas e determinação de prioridades. Fontes de infecções e veículos de propagação. Zoonoses: epidemiologia e profilaxia das zoonoses de contágio direto e indireto (raiva, carbúnculo, hidatidose, brucelose, tuberculose, teníase, triquinose, tétano, ancilostomose, estrongilose, encefalomielite, leishmaniose, doenças de chagas, shistosomose, peste, tifo murino e febre amarela silvestre. Formas de imunidade (soros e vacinas). Inspeção carne, leite e derivados (legislação). Manipulação e conservação dos alimentos. Controle de qualidade. Legislação Federal.. Noções de biossegurança Doenças Infecto-contagiosas e parasitárias; Clínica Médica e Cirúrgica; Soros, vacinas e alérgenos; Exploração zootécnica de animais de importância econômica; Aplicação da toxinologia à veterinária; Técnicas Radiológicas; Ginecologia e Obstetrícia Veterinária. Epidemiologia e saúde pública veterinária; Farmacologia e terapêutica médico-veterinária. O SUS e a Vigilância da Saúde.

33- Cargo: PROFESSOR I - 1ª a 4ª série

Escolaridade: Formação docente em Nível Superior em curso de licenciatura de graduação plena em Pedagogia, para atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil (Creches e pré-escolas), ou, no mínimo, formação em nível médio, na modalidade normal. (Conforme determina o art. 62 da LDB e Res. N° 03/97 do CNE).

Atribuições típicas: Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar; Aplicar e corrigir provas; Cumprir o programa estabelecido; Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação de alunos; Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais; Desenvolver atividades recreativas e culturais bem como aquelas com a educação física e artística; Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar; Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno, tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que aja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar; comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos de que precisem de acompanhamento especial; Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação; Promover reuniões com os pais ou responsáveis pelos alunos; Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxílio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas; Zelar pela segurança e pela integridade física dos alunos durante a o horário de escolar ou em passeios organizados pela escola; Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessário, a assistência médica adequada; Incentivar aos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde; Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão Municipal de Saúde o surgimento de doenças contagiosas; Realizar serviços de apoio nas bibliotecas escolares; Realizar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia: orientações ortográficas; encontros vocálicos e consonantais; pontuação. Sentido próprio e figurado das palavras. Acentuação gráfica: regras de acentuação gráfica. Sílaba, divisão silábica, sílaba tônica. Crase. Morfologia: prefixos e sufixos; classes de palavras e mecanismos de flexão; colocação pronominal. Sintaxe: análise sintática: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; período simples e composto; orações coordenadas e subordinadas; regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal.

Conteúdos de Matemática: Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números naturais. Teoria dos números: múltiplos, divisores, divisibilidade, fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum; problemas. Números racionais: representação, simplificação, redução ao mesmo denominador, comparação; problemas. Adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais na forma de fração e na forma decimal; problemas. Sistema de medidas: Unidades de: comprimento, volume, capacidade, massa e área; problemas. Unidades usuais de tempo e ângulo: múltiplos e submúltiplos. Valores monetários. Problemas.Razões e proporções: Razão de dois números, razão de suas grandezas, razões especiais (velocidade média, escala, densidade demográfica). Proporções: termos, propriedade fundamental, cálculo de termos desconhecidos, terceira proporcional, quarta proporcional, resolução de sistemas usando propriedades. Problemas. Proporcionalidade, regra de três e porcentagem; problemas. Conjuntos: Conjunto dos inteiros (Z), Conjunto dos racionais (Q), Conjunto dos reais (R); Equações e inequações: Resolução de equações e inequações de 1° e 2° graus com uma variável, equações redutíveis ao 1° e 2° graus. Estudo do trinômio do segundo grau, representação gráfica, relação entre coeficientes e raízes, máximos e mínimos. Problemas Geometria Plana: Teoria das paralelas. Triângulos: relação entre lados e ângulos, congruência e semelhança. Polígonos. Relações métricas e trigonométricas em triângulos e retângulos. Circunferência e disco: cordas, arcos e ângulos, relações métricas. Áreas de triângulos, quadriláteros, polígonos retangulares, discos e suas partes. Problemas. Geometria sólida: Áreas e volumes dos prismas e pirâmides. Áreas e volumes dos cilindros e cones. Esfera e bola: áreas e volumes. Problemas.

Conhecimentos Pedagógicos: Planejamento na Prática Educativa; metodologia e avaliação do processo ensino/aprendizagem; relação educação e sociedade e a educação e a escola; Tendências pedagógicas na prática escolar; Currículo escolar: conceito, fundamentos e componentes; Construção coletiva do Projeto Político Pedagógico; Didática e Prática de Ensino; Educação Inclusiva: Diversidade na sala de aula; A construção do conhecimento; orientações metodológicas para o Ensino Fundamental; - O lúdico na educação: a questão da afetividade, do jogo e da brincadeira; Processo de Ensino e de Aprendizagem e as Teorias de Aprendizagem; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n°. 9394/96. Parâmetros Curriculares Nacionais - de 1' a 4a série e Temas Transversais.

34- Cargo: PROFESSOR II - Inglês

Escolaridade: Nível superior completo com habilitação específica para o cargo. Atribuições típicas: Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar; Aplicar e corrigir provas; Cumprir o programa estabelecido; Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação de alunos; Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais; Desenvolver atividades recreativas e culturais bem como aquelas com a educação física e artística; Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar; Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno, tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que aja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar; comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos de que precisem de acompanhamento especial; Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação; Promover reuniões com os pais ou responsáveis pelos alunos; Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxílio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas; Zelar pela segurança e pela integridade física dos alunos durante a o horário de escolar ou em passeios organizados pela escola; Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessário, a assistência médica adequada; Incentivar aos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde; Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão Municipal de Saúde o surgimento de doenças contagiosas; Realizar serviços de apoio nas bibliotecas escolares; Realizar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia: orientações ortográficas; encontros vocálicos e consonantais; pontuação. Sentido próprio e figurado das palavras. Acentuação gráfica: regras de acentuação gráfica. Sílaba, divisão silábica, sílaba tônica. Crase. Morfologia: prefixos e sufixos; classes de palavras e mecanismos de flexão; colocação pronominal. Sintaxe: análise sintática: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; período simples e composto; orações coordenadas e subordinadas; regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal.

Conhecimentos Específicos: Compreensão de pequenos textos em forma de dissertação ou diálogo, extraídos de livros, revistas, jornais ou manuais, podendo ser adaptados ou não; Compreensão e uso de funções comunicativas; Questões sobre vocabulário; Gramática: Substantivos (masculino, feminino, singular e plural); números; Gentive Caso; pronomes; adjetivos; advérbios; posição/ordem; gruas do substantivo; Imperativo; Gerúndio; Tag Questions; Artigos definidos e indefinidos; Proposições; Gerúndio depois de preposição; Conjunções; Sufixos e Prefixos Cognatos e falsos Cognatos; Tempos verbais (presente, passado e futuro).

35- Cargo: PROFESSOR II - Educação Artística

Escolaridade: Nível superior completo com habilitação específica para o cargo.

Atribuições típicas: Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar; Aplicar e corrigir provas; Cumprir o programa estabelecido; Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação de alunos; Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais; Desenvolver atividades recreativas e culturais bem como aquelas com a educação física e artística; Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar; Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno, tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que aja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar; comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos de que precisem de acompanhamento especial; Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação; Promover reuniões com os pais ou responsáveis pelos alunos; Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxílio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas; Zelar pela segurança e pela integridade física dos alunos durante a o horário de escolar ou em passeios organizados pela escola; Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessário, a assistência médica adequada; Incentivar aos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde; Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão Municipal de Saúde o surgimento de doenças contagiosas; Realizar serviços de apoio nas bibliotecas escolares; Realizar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia: orientações ortográficas; encontros vocálicos e consonantais; pontuação. Sentido próprio e figurado das palavras. Acentuação gráfica: regras de acentuação gráfica. Sílaba, divisão silábica, sílaba tônica. Crase. Morfologia: prefixos e sufixos; classes de palavras e mecanismos de flexão; colocação pronominal. Sintaxe: análise sintática: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; período simples e composto; orações coordenadas e subordinadas; regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal.

Conhecimentos Específicos: A História da Arte Geral; A História da Arte no Brasil; A História da Arte Arquitetônica; A Educação Musical na Escola; O Teatro; O Jogo dramático teatral na escola; Harmonia de cores; Geometria; Projeções Geométricas; Elementos básicos das composições artísticas (coreografias, teatrais) O ensino de artes no Ensino Fundamental: a metodologia do ensino da arte; o desenvolvimento expressivo nas diferentes áreas artísticas e suas relações com o desenvolvimento biológico, afetivo, cognitivo e sócio cultural do ser humano; as diferentes linguagens artísticas e a educação.

36- Cargo: PROFESSOR II - Matemática

Escolaridade: Nível superior completo com habilitação específica para o cargo.

Atribuições típicas: Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar; Aplicar e corrigir provas; Cumprir o programa estabelecido; Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação de alunos; Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais; Desenvolver atividades recreativas e culturais bem como aquelas com a educação física e artística; Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar; Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno, tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que aja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar; comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos de que precisem de acompanhamento especial; Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação; Promover reuniões com os pais ou responsáveis pelos alunos; Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxílio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas; Zelar pela segurança e pela integridade física dos alunos durante a o horário de escolar ou em passeios organizados pela escola; Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessário, a assistência médica adequada; Incentivar aos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde; Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão Municipal de Saúde o surgimento de doenças contagiosas; Realizar serviços de apoio nas bibliotecas escolares; Realizar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia: orientações ortográficas; encontros vocálicos e consonantais; pontuação. Sentido próprio e figurado das palavras. Acentuação gráfica: regras de acentuação gráfica. Sílaba, divisão silábica, sílaba tônica. Crase. Morfologia: prefixos e sufixos; classes de palavras e mecanismos de flexão; colocação pronominal. Sintaxe: análise sintática: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; período simples e composto; orações coordenadas e subordinadas; regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal.

Conhecimentos Específicos: Números e Operações: sistemas de numeração; base do sistema de numeração, notação polinomial do número, sistemas decimal e não decimais, valor posicional; conjuntos numéricos - naturais (N), inteiros (Z), racionais (Q) e reais (R); conceito, operações, propriedades, representações na reta e intervalos; módulo de um número; divisibilidade - algoritmo de Euclides, múltiplos e divisores, números primos, decomposição de um número em fatores primos; proporcionalidade - conceito, razão, proporção, porcentagem e juros; contagem - princípio, seqüências numéricas, raciocínio combinatório. Geometria e Medida: figuras planas e espaciais - visualização, planificação, propriedades, simetria, congruência e semelhança; semelhança de triângulos; polígonos e poliedros; circunferência e círculo; comprimento, área e volume e suas medidas; ângulos - ângulos internos de polígonos e sua soma; retas paralelas e perpendiculares; ângulos complementares, suplementares e replementares; relações angulares em retas paralelas cortadas por transversal; relações métricas no triângulo retãngulo; trigonometria no triângulo retãngulo. Tratamento da Informação: probabilidade: possibilidades e probabilidade de ocorrência de um fato; organização e interpretação de dados em tabelas e gráficos. A Álgebra: linguagem algébrica; cálculos algébricos, polinômios, fatoração; equações do 1° e do 2° graus; sistemas de equações: resolução algébrica e gráfica; funções - conceito e representações; funções do 1° e 2° graus; representação gráfica.

37- Cargo: PROFESSOR II - Ciências

Escolaridade: Nível superior completo com habilitação específica para o cargo.

Atribuições típicas: Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar; Aplicar e corrigir provas; Cumprir o programa estabelecido; Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação de alunos; Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais; Desenvolver atividades recreativas e culturais bem como aquelas com a educação física e artística; Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar; Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno, tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que aja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar; comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos de que precisem de acompanhamento especial; Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação; Promover reuniões com os pais ou responsáveis pelos alunos; Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxílio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas; Zelar pela segurança e pela integridade física dos alunos durante a o horário de escolar ou em passeios organizados pela escola; Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessário, a assistência médica adequada; Incentivar aos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde; Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão Municipal de Saúde o surgimento de doenças contagiosas; Realizar serviços de apoio nas bibliotecas escolares; Realizar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia: orientações ortográficas; encontros vocálicos e consonantais; pontuação. Sentido próprio e figurado das palavras. Acentuação gráfica: regras de acentuação gráfica. Sílaba, divisão silábica, sílaba tônica. Crase. Morfologia: prefixos e sufixos; classes de palavras e mecanismos de flexão; colocação pronominal. Sintaxe: análise sintática: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; período simples e composto; orações coordenadas e subordinadas; regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal.

Conhecimentos Específicos: Origem da vida: Teoria da abiogênese e da Biogênese; Hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos; Experimento de Miller; Hipótese heterotrófica. Citologia: Características gerais das células procarióticas e eucarióticas; Tamanho das células; Doutrina celular; Membranas celulares; Citoplasma; Síntese, armazenamento e transporte de macromoléculas; Organelas citoplasmáticas; Fermentação e respiração; Fotossíntese e quimiossíntese; Ácidos nucléicos e síntese de proteínas; Núcleo; Mitose e Meiose. Embriologia: Gametogênese e fecundação; Desenvolvimento embrionário nos anfíbios, aves e mamíferos. Histologia: Tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Vírus: Estrutura; Bacteriófagos; Vírus de plantas e animais; Estrutura e ciclo do vírus da AIDS. Moneras: Morfologia das bactérias; Bactérias autótropas e heterótrofas; Bactérias patogênicas. Protistas: Protozoários; Algas. Fungos: Características; Classificações; Estrutura e reprodução dos zigomicetos e basidiomicetos. Plantas: Classificação; Estrutura das plantas vasculares e avasculares; Morfologia exterma da raiz, caule e folha; Fisiologia vegetal (nutrição, crescimento e desenvolvimento das plantas). Animais características gerais; Porífera e Cnidária (celenterata); Os vermes; Artrópodes Animais vertebrados; Anatomia e fisiologia comparada. Genética: Material hereditário; Primeira lei de Mendel; Segunda lei de Mendel; Herança dos grupos anguíneos; Herança quantitativa; Genes ligados, permutações e mapas genéticos; Determinações genéticas e herança ligada ao sexo. Evolução: Evidências da evolução; Teorias evolutivas; Teoria sintética da evolução; Surgimento de novas espécies. Ecologia: Importância; Estruturas dos ecossistemas; Relações ente os seres vivos de uma comunidade; Ecologia.

38- Cargo: PROFESSOR II - Educação Física

Escolaridade: Nível superior completo com habilitação específica para o cargo.

Atribuições típicas: Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar; Aplicar e corrigir provas; Cumprir o programa estabelecido; Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação de alunos; Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais; Desenvolver atividades recreativas e culturais bem como aquelas com a educação física e artística; Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar; Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno, tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que aja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar; comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos de que precisem de acompanhamento especial; Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação; Promover reuniões com os pais ou responsáveis pelos alunos; Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxílio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas; Zelar pela segurança e pela integridade física dos alunos durante a o horário de escolar ou em passeios organizados pela escola; Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessário, a assistência médica adequada; Incentivar aos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde; Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão Municipal de Saúde o surgimento de doenças contagiosas; Realizar serviços de apoio nas bibliotecas escolares; Realizar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia: orientações ortográficas; encontros vocálicos e consonantais; pontuação. Sentido próprio e figurado das palavras. Acentuação gráfica: regras de acentuação gráfica. Sílaba, divisão silábica, sílaba tônica. Crase. Morfologia: prefixos e sufixos; classes de palavras e mecanismos de flexão; colocação pronominal. Sintaxe: análise sintática: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; período simples e composto; orações coordenadas e subordinadas; regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal.

Conhecimentos Específicos: Dimensões históricas da Educação Física; A Educação Física no currículo da Educação Básica: significados e possibilidades; As diferentes tendências pedagógicas da Educação Física na escola; Os objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação na Educação Física escolar; Esporte e jogos na escola: competição, cooperação e transformação didático - pedagógica; Crescimento e desenvolvimento motor; O corpo e suas implicações na Educação Física; A educação física, os jogos e as vertentes do esporte; As teorias dos jogos e as atividades pré-desportivas; Aspectos sócio-culturais do esporte; As atividades físicas, o exercício e a saúde no contexto da educação física; As finalidades e os objetivos da educação física escolar; A crise atual e as contradições da educação física; As novas tendências no ensino da educação física.

39 - Cargo: PROFESSOR II - História

Escolaridade: Nível superior completo com habilitação específica para o cargo.

Atribuições típicas: Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar; Aplicar e corrigir provas; Cumprir o programa estabelecido; Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação de alunos; Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais; Desenvolver atividades recreativas e culturais bem como aquelas com a educação física e artística; Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar; Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno, tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que aja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar; comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos de que precisem de acompanhamento especial; Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação; Promover reuniões com os pais ou responsáveis pelos alunos; Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxílio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas; Zelar pela segurança e pela integridade física dos alunos durante a o horário de escolar ou em passeios organizados pela escola; Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessário, a assistência médica adequada; Incentivar aos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde; Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão Municipal de Saúde o surgimento de doenças contagiosas; Realizar serviços de apoio nas bibliotecas escolares; Realizar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia: orientações ortográficas; encontros vocálicos e consonantais; pontuação. Sentido próprio e figurado das palavras. Acentuação gráfica: regras de acentuação gráfica. Sílaba, divisão silábica, sílaba tônica. Crase. Morfologia: prefixos e sufixos; classes de palavras e mecanismos de flexão; colocação pronominal. Sintaxe: análise sintática: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; período simples e composto; orações coordenadas e subordinadas; regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal.

Conhecimentos Específicos: Teoria e metodologia. Conceituação e periodização. Principais tendências historiográficas. A origem do Homem. Antigüidade Oriental e Antigüidade Ocidental (Grécia e Roma). O Cristianismo. A crise do Império Romano e os Reinos Bárbaros. O Feudalismo. O Império Bizantino. A sociedade árabe: origem e expansão do islamismo. As transformações do feudalismo e a transição para o capitalismo. Formação dos Estados Nacionais europeus: a Monarquia Absoluta e o Mercantilismo. O Renascimento. As Reformas Religiosas do século XVI. A expansão comercial e marítima européia. As sociedades Ameríndias. A conquista européia da América: processos e conseqüências. O Antigo Regime e o Antigo Sistema Colonial: relações e crise. Brasil Colonial: aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais. O Iluminismo e a difusão das idéias liberais. A Revolução Inglesa do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII - capitalismo industrial e liberal. O processo de independência dos Estados Unidos da América. A Revolução Francesa. O Império Napoleônico, o Congresso de Viena e a Santa Aliança. O processo de independência das colônias americanas. O processo de independência do Brasil e a formação do Estado Monárquico (1808- 1840). As revoluções liberais e os nacionalismos europeus do século XIX. O movimento operário e suas ideologias. A sociedade brasileira no século XIX: permanências e transformações (1840-1889). A sociedade norte-americana no século XIX: da Guerra de Secessão à expansão imperialista. As sociedades latino- americanas no século XIX. As transformações do capitalismo: o capitalismo monopolista e financeiro e a expansão imperialista. O advento da República no Brasil e a República Oligárquica (1889-1930). A África e a Ásia nos séculos XIX e XX: neocolonialismo e descolonização. As crises internacionais e a I Guerra Mundial. A Revolução Russa de 1917 e a formação da URSS. Os movimentos sociais e políticos no Brasil até 1930. A crise das democracias liberais, a crise de 1929 e a ascensão do nazi-fascismo. O Movimento de 1930 e o Estado Novo no Brasil. A II Guerra Mundial e a Reconstrução da Europa. * A redemocratização do Brasil. A República brasileira de 1945 a 1964: aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais. As Artes e a Cultura - 1914-1990. A "Guerra Fria": capitalismo x socialismo. Revoluções do século XX: mexicana, cubana e chinesa. O golpe militar de 1964 no Brasil e o regime militar (1964-1984). A sociedade brasileira atual: mudanças e continuidades. A desintegração da URSS e a crise do Leste europeu. O novo contexto internacional: globalização e regionalização

40 - Cargo: PROFESSOR II - Geografia

Escolaridade: Nível superior completo com habilitação específica para o cargo.

Atribuições típicas: Elaborar o plano de aulas, de acordo com o currículo escolar; Aplicar e corrigir provas; Cumprir o programa estabelecido; Preencher as fichas individuais, boletins e folhas de programação de alunos; Confeccionar materiais didáticos, tais como cartazes e murais; Desenvolver atividades recreativas e culturais bem como aquelas com a educação física e artística; Auxiliar no controle e distribuição da merenda escolar; Avaliar o potencial e o desenvolvimento de cada aluno, tomando ou propondo as iniciativas necessárias para que aja o máximo de aproveitamento e o mínimo de evasão escolar; comunicar aos responsáveis pelos serviços de supervisão escolar e de orientação pedagógica os casos de que precisem de acompanhamento especial; Participar de reuniões junto ao órgão municipal de educação; Promover reuniões com os pais ou responsáveis pelos alunos; Organizar as festividades da escola e promover campanhas para auxílio a crianças carentes, de acordo com orientações recebidas; Zelar pela segurança e pela integridade física dos alunos durante a o horário de escolar ou em passeios organizados pela escola; Prestar os primeiros socorros em caso de acidentes, providenciando de imediato, se necessário, a assistência médica adequada; Incentivar aos alunos a adoção de hábitos de higiene e saúde; Participar das campanhas de vacinação, bem como comunicar ao órgão Municipal de Saúde o surgimento de doenças contagiosas; Realizar serviços de apoio nas bibliotecas escolares; Realizar outras tarefas afins.

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia: orientações ortográficas; encontros vocálicos e consonantais; pontuação. Sentido próprio e figurado das palavras. Acentuação gráfica: regras de acentuação gráfica. Sílaba, divisão silábica, sílaba tônica. Crase. Morfologia: prefixos e sufixos; classes de palavras e mecanismos de flexão; colocação pronominal. Sintaxe: análise sintática: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; período simples e composto; orações coordenadas e subordinadas; regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal.

Conhecimentos Específicos: Geografia geral: métodos e tendências do pensamento e da abordagem da ciência geográfica. As relações em sociedade X natureza no mundo contemporâneo: a inter-relação entre a organização do espaço social e da dinâmica natural, a questão ambiental na produção do espaço. A produção do espaço geográfico: as práticas econômicas e o espaço geográfico, países desenvolvidos e não-desenvolvidos, relações comerciais e financeiras, os conflitos mundiais na produção do espaço geográfico. A produção do espaço urbano e industrial: processo de urbanização - implicações na organização do espaço geográfico. A produção do espaço agrário: as estruturas agrárias - implicações na organização do espaço geográfico. Aspectos da população mundial: crescimento demográfico, distribuição e estrutura da população, dificuldades atuais. Fontes energéticas e industriais no mundo atual. Geografia do Brasil: posição internacional, estrutura geológica e relevo, quadro climático-botânico, população e problemas atuais; o processo de urbanização do Brasil - implicações na organização do espaço geográfico. Os grandes conjuntos regionais brasileiros: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia: o processo de industrialização - a produção no espaço urbano-rural e suas interações, a questão da terra, o problema do abastecimento, os problemas urbanos e rurais, a realidade social nordestina. Atualidades.

41 - Cargo: Fiscal de Renda

Escolaridade: Ensino Médio Completo

Atribuições típicas: orientar o contribuinte quanto ao cumprimento da legislação municipal; fazer o cadastramento de contribuintes, bem como o lançamento, a cobrança e o controle do recebimento dos tributos; coligir, examinar, selecionar e preparar elementos necessários à execução da fiscalização externa; verificar, em estabelecimentos comerciais, a existência e a autenticidade de livros e registros fiscais instituídos pela legislação específica; verificar os registros de pagamento dos tributos nos documentos em poder dos contribuintes; verificar Balanços e Declarações de Imposto de Renda, objetivando comparar as receitas lançadas com as receitas constantes nas notas fiscais; participar da análise e julgamento de processos administrativos em sua área de atuação; emitir parecer em processos de consulta ou qualquer processo em que for instado a se pronunciar; investigar a evasão ou fraude no pagamento dos tributos; fazer plantões fiscais na repartição e postos fiscais; emitir relatórios sobre as fiscalizações efetuadas; fiscalizar mercadorias em trânsito nas vias públicas, estradas, empresas de transportes, examinando a documentação fiscal pertinentes a tributos municipais; examinar a contabilidade de formas contribuintes de imposto de serviços; carimbar, dar baixa e conferir talões; lavrar autos de infração e apreensão, quando for o caso; apreender mercadorias, quando se fizer necessário; visar guias de recolhimento, livros, talões e documentação fiscal das entidades sujeitas à fiscalização municipal; tomar as devidas providências no sentido de que os contribuintes tenham exato cumprimento às leis, regulamentos e instruções; verificar a regularidade do licenciamento de atividades comerciais, industriais, de prestação de serviços das pessoas jurídicas e autônomas e. produtor rural; verificar as licenças de ambulantes e impedir o exercício desse tipo de comércio por pessoas que não possuam a documentação exigida; informar processos referentes à avaliação de imóveis e pedidos de revisão de lançamento de tributos; lavrar autos de constatação de infração e apreensão, bem como termos de início e término de fiscalização e de ocorrências; propor a realização de inquéritos e sindicâncias que visem salvaguardar os interesses da Fazenda Municipal; promover o lançamento e a cobrança de contribuições de melhoria, conforme diretrizes previamente estabelecidas; propor regimes de estimativa e arbitramentos; elaborar relatórios das inspeções realizadas; propor medidas relativas a legislação tributária, fiscalização fazendária e administração fiscal, bem como ao aprimoramento das práticas do sistema arrecadador do Município; orientar e treinar os servidores que auxiliam na execução das atribuições típicas da classe; elaborar relatórios sobre suas atividades; executar outras tarefas correlatas

Conteúdos de Português: Leitura e interpretação de texto. Ortografia. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Sinais gráficos. Pontuação. Coletivos. Aumentativos e diminutivos. Graus do substantivo e do adjetivo. Palavras sinônimas, antônimas, parônimas e homônimas. Emprego de algumas palavras (porque / por que / porquê / por quê - senão / se não - há / a - mau / mal - afim / a fim ). Classificação das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, contração, conjunção e interjeição. Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. Estrutura das palavras - elementos mórficos. Processo de formação das palavras. Locuções. Frase, oração e período. Vozes do verbo: Voz ativa, passiva e reflexiva. Termos da oração. Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado. Termos acessórios da oração. Vocativo. Período composto - Coordenação, subordinação, orações reduzidas, orações intercaladas ou interferentes. Regência verbal e nominal. Sintaxe de concordância. Sintaxe de regência. Sintaxe de colocação. Emprego de algumas classes de palavras. Fonema. Sílaba. Acento tônico. Crase. Encontro vocálico. Encontro consonantal. Produção de sons da fala. Alfabeto fonológico. Ortoepia. Prosódia. O significado das palavras. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. Vícios de linguagem. Funções da linguagem. Versificação. Literatura.

Conteúdos de Matemática: Conceito de número e algarismo. Números reais. Números complexos. Números ordinais. Números fracionários. Razão e Proporção. Regra de três simples e composta. Potenciação e radiciação. Operações com frações. Equação de 1° grau e sistemas de equações de 1° grau. Expressões algébricas. Equações de 2° grau. Equações envolvendo frações algébricas. Relação entre grandezas. Sistema de medidas usuais. Média aritmética, simples e ponderada. Produtos notáveis. Porcentagem. Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. Progressões (aritméticas e geométricas). Juros simples e composto. Análise combinatória. Probabilidade Trigonometria. Funções trigonométricas. Resolução de triângulos. Poliedros. Geometria. Relação entre ponto, reta e circunferência. Ângulos. Lugar Geométrico. Polígonos. Sólidos geométricos. Cálculo de áreas e volumes. Raciocínio Lógico.

96016

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231