Prefeitura de Carbonita - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARBONITA

ESTADO DE MINAS GERAIS

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PÚBLICO

EDITAL Nº 001/2014

Notícia:   Prefeitura de Carbonita - MG divulga edital complementar à seletiva 01/2014 com 174 vagas

O Prefeito Municipal de Carbonita, Estado de Minas Gerais, uso de suas atribuições legais, e com vistas ao atendimento de necessidade de serviço temporária e excepcional, torna público a realização do Processo Seletivo Público Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime de Direito Administrativo, observado o disposto no inciso IX, do art. 37, da Constituição Federal, Leis Complementares Nºs. 27/2013, 29/2013, 30/2013, e 31/2013, Portaria Nº. 19/2014, consoante às normas contidas neste Edital.

I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. O Processo Seletivo Simplificado será executado pela Liberal Consultores Associados Ltda.

2. O Processo Seletivo Simplificado, objetiva selecionar pessoal para contratação temporária, por excepcional interesse público, para preenchimento das vagas existentes e de das vagas que surgirem por vacância ou criação durante o período de validade deste certame.

3. O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 01 (um) ano, contado a partir da data da Homologação do seu Resultado Final, prorrogável, por igual período.

4. O Processo Seletivo Simplificado será constituído de etapa única composta de Prova Objetiva de avaliação de Conhecimentos Gerais e Específicos, eliminatória e classificatória aplicada para todos os cargos e funções.

5. As funções a ser selecionadas neste processo seletivo são as constantes no Anexo I, deste Edital.

6. A descrição sumária dos cargos dispostos no Anexo I deste Edital, constam das leis municipais que os criaram, para tanto os candidatos deverão consultá-los junto ao Sistema de Legislação Municipal de Carbonita - MG.

7. Não há reserva de vagas para provimento de cargos aos candidatos com deficiência, uma vez que o quantitativo ofertado para cada setor não atinge mínimo para calcular percentual de vagas reservadas.

8. Ao candidato portador de necessidades especiais, é assegurado o direito de inscrição no presente Processo Seletivo, desde que a deficiência de que é portador seja compatível com as atribuições do objeto do cargo pleiteado, e que o mesmo preencha os pré-requisitos descritos no presente edital.

9. Todas as provas serão realizadas na cidade de Carbonita, na data prevista ou em outra data em função da necessidade de alteração por motivo justificado e amplamente divulgado.

II - DAS INSCRIÇÕES

1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2. As inscrições serão realizadas no período de 01/04/2014 à 11/04/2014, unicamente pela Internet no endereço eletrônico: www.liberalconsultores.com.br. A inscrição poderá ser feitas em ambiente próprio do candidato ou no posto de apoio às inscrições que funcionará na sede da Prefeitura Municipal de Carbonita, situada à Praça Edgard Miranda, 202, Centro, Carbonita/MG, obedecendo os procedimentos seguintes:

2.1 Ler e preencher o Formulário de Inscrição e transmitir os dados via internet.

2.2 Imprimir o boleto bancária e efetuar o pagamento até a data de seu vencimento nele impressa.

2.3 A Prefeitura Municipal de Carbonita/MG e a Liberal Consultores Associados não se responsabilizarão por inscrições via internet não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados, portanto aconselha não deixar para fazer a inscrição nas ultimas horas do prazo para recebimento destas.

2.4 O valor da taxa de inscrição para a respectiva função encontra-se no Anexo I, deste Edital.

2.5 Não será feita a devolução da taxa de inscrição, exceto na hipótese do processo seletivo ser cancelado.

2.6 As inscrições efetuadas somente serão confirmadas após a comprovação do pagamento do valor da inscrição.

2.7 Serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, na forma regulamentada neste edital.

2.8 Não serão aceitas inscrições, provisórias, condicionais e/ou extemporâneas ou por qualquer outra via que não as especificadas neste Edital.

2.9 O descumprimento das instruções para a inscrição via internet implicará na não efetivação da inscrição.

3. Ao inscrever-se o candidato deverá indicar no Formulário de Inscrição via internet, a opção pelo Cargo/Função, ao qual pretende concorrer, conforme cargos/funções dispostos no Anexo I, deste Edital.

4. O candidato poderá concorrer apenas a um dos cargos/funções oferecidas no Processo Seletivo Simplificado.

5. O candidato que efetivar mais de uma inscrição no Processo Seletivo Simplificado, terá a(s) primeira(s) cancelada(s), sendo considerada válida a última inscrição paga.

6. As informações prestadas no Formulário de Inscrição via Internet serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se à Prefeitura Municipal de Carbonita /MG o direito de excluir do Processo Seletivo Simplificado aquele que não preencher esse documento oficial de forma completa, correta e/ou fornecer dados inverídicos ou falsos, assegurado ao candidato, e o direito da ampla defesa e do contraditório.

7. O candidato que necessitar de condições especiais para realização da prova deverá solicitá-las até o 8º (oitavo) dia que anteceder a data da aplicação das provas objetivas, através de requerimento de próprio punho acompanhado dos seguintes documentos: laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório), emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível da necessidade, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).

7.1 O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido;

7.2 O requerimento de condições especiais deverá ser protocolado na sede da Prefeitura Municipal de Carbonita/MG, situada à Praça Edgard Miranda, 202, Centro, Carbonita/MG.

8. A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização da prova, além de solicitar condição especial para tal fim, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará a prova.

8.1 Não haverá compensação do tempo de amamentação no tempo de duração da prova.

9. A partir do 10º (décimo) dia após o encerramento das inscrições, será publicada a lista dos candidatos inscritos no certame no site www.liberalconsultores.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Carbonita/MG. O candidato deverá conferir a regularidade e confirmação do registro dos dados de inscrição. Detectando qualquer irregularidade, o candidato deverá entrar em contado com a Liberal Consultores Associados Ltda., através do E-mail: liberala@terra.com.br ou pelo telefax Oxx31 3024-2728 para verificar o ocorrido.

10. Serão tornadas sem efeito as solicitações de inscrição via Internet, cujos pagamentos não forem efetuados até a data de vencimento do Boleto Bancário.

11. Não se exigirá do candidato cópia do documento de identidade, sendo de sua exclusiva responsabilidade a veracidade dos dados informados no ato de inscrição, sob as penas da lei.

12. Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração de Código da Opção do Cargo, portanto, aconselhamos que o candidato só efetue o pagamento da taxa de inscrição, após confirmar todas as informações contidas na sua ficha de inscrição.

13. Serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição do cidadão comprovadamente desempregado, conforme estabelece a Lei Estadual nº 13.392, de 7/12/1999, (por simetria), e por candidato que independentemente de sua condição de desempregado, comprovar que o pagamento da taxa de inscrição comprometerá seu sustento pessoal e/ou de seus familiares.

14. As inscrições com isenção de pagamento de que trata o item anterior somente serão realizadas na forma presencial, na sede da Prefeitura Municipal de Carbonita/MG, situada à Praça Edgard Miranda. 202, no dia 01/04/2014, na forma regulamentada neste Edital.

15. O candidato deverá comprovar, protocolando junto à Prefeitura Municipal de Carbonita/MG, requerimento conforme modelo contido no Anexo IV, acompanhado dos seguintes documentos:

15.1. Declaração de que está desempregado (de próprio punho), não exerce atividade como autônomo, não participa de sociedade profissional e que a sua situação econômica não o permite arcar com o valor da inscrição, sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família, respondendo civil e criminalmente pelo inteiro teor das afirmativas.

15.2. Cópias autenticadas das folhas da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que contenham a foto do candidato, sua qualificação civil e as anotações referentes ao seu último contrato de trabalho, assim como cópia da primeira página subsequente

15.3. Cópia autenticada do documento de identidade - RG e do Cadastro de Pessoa Física - CPF.

15.4. Comprovante de inscrição do candidato no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

16. Os documentos mencionados para instruir o pedido de isenção de pagamento de taxa de inscrição deverão ser encaminhados por meio de fotocópias autenticadas. Não serão consideradas as cópias não autenticadas bem como os documentos encaminhados via fax, via Correio Eletrônico ou por outro meio que não o estabelecido no respectivo item.

17. A autenticação dos documentos de que trata este item poderá ser realizada gratuitamente diretamente na sede da Prefeitura, bastando para tanto que o candidato apresente os documentos originais aos responsáveis pelo recebimento das inscrições.

18. A Prefeitura Municipal de Carbonita - MG, a qualquer tempo, poderá realizar diligências relativas à situação declarada pelo candidato, deferindo ou não o seu pedido.

19. No dia 03/04/2014, será publicado na sede da Prefeitura Municipal de Carbonita/MG, e no site www.liberalconsultores.com.br a lista dos pedidos deferidos e indeferidos, neste caso, assegurado ao candidato, em todos os casos, o direito da ampla defesa e do contraditório.

20. Para os candidatos, cujos pedidos de Isenção de Pagamento forem julgados improcedentes e queiram participar do certame, deverão efetuar sua inscrição em uma das formas de pagamento previstas e no prazo estabelecido neste Edital.

21. Não é permitida a transferência do valor pago como Taxa de Inscrição para outra pessoa, assim como a transferência da inscrição para pessoa diferente daquela que a realizou.

22. A inscrição deverá ser feita pessoalmente, ou por procurador formalmente constituído, por procuração pública ou particular, cuja assinatura deverá ter firma reconhecida, não se aceitando inscrição condicional ou por via postal.

III - DA PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS

1. A Prova Objetiva de Conhecimentos terá duração máxima de 02(duas) horas, em data, locais e horários que serão divulgados no prazo de até 10(dez) dias antecedentes à data da realização das mesmas.

2. A Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e Específicos será composta por grupos de questões de Conhecimentos Gerais e Específicos, de múltipla escolha e versará sobre os programas contidos no Anexo III, do presente Edital, para todos os Cargos/funções, conforme o Quadro de Provas apresentado abaixo:

CARGO/FUNÇÃO

Nº. QUESTÕES

NÚCLEO DE CONHECIMENTO

PONTUAÇÃO

TOTAL DE PONTOS

PROFESSOR PII - PORTUGUÊS

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Conhecimentos Específicos

15

PROFESSOR PII - MATEMÁTICA

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Conhecimentos Específicos

15

PROFESSOR PII - HISTÓRIA

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Conhecimentos Específicos

15

PROFESSOR PII - GEOGRAFIA

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Conhecimentos Específicos

15

PROFESSOR PII - CIÊNCIAS

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Conhecimentos Específicos

15

PROFESSOR PII - INGLÊS

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Conhecimentos Específicos

15

PROFESSOR PII - EDUCAÇÃO FÍSICA

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Conhecimentos Específicos

15

PROFESSOR PII - ARTES

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Conhecimentos Específicos

15

PROFESSOR PII - AGROECOLOGIA

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Conhecimentos Específicos

15

PROFESSOR PI

10

Língua Portuguesa

10

25

15Conhecimentos Específicos15

MONITOR DE ENSINO INFANTIL

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Conhecimentos Específicos

15

BIOQUÍMICO

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Saúde Pública

15

ENFERMEIRO DO PSF

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Saúde Pública

15

TÉCNICO EM RADIOLOGIA

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Conhecimentos Específicos

15

ASSISTENTE SOCIAL

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Saúde Pública

15

MÉDICO DO PSF

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Saúde Pública

15

DENTISTA DO PSF

10

Língua Portuguesa

10

25

15

Saúde Pública

15

PSICÓLOGO10Língua Portuguesa1025
15Saúde Pública15
TÉCNICO EM ENFERMAGEM10Língua Portuguesa1025
15Conhecimentos Específicos15
EDUCADOR SOCIAL10Língua Portuguesa1025
15Conhecimentos Gerais/específicos15
OPERADOR DE MOTONIVELADORA10Língua Portuguesa1025
15Legislação de Trânsito15
GARI10Língua Portuguesa1025
15Teste de Aptidão15
SERVENTE ESCOLAR10Língua Portuguesa1025
15Conhecimentos Específicos15
(Teste de Aptidão) 

3. Todas as provas terão 25 (Vinte e cinco) questões com 4 (quatro) alternativas de respostas em cada questão, das quais apenas 1 (uma) será correta, com a respectiva pontuação.

4. O candidato deverá obter, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de acerto do total de pontos atribuídos à prova, para ser considerado aprovado, ou o mínimo de 13 (treze) pontos.

5. Havendo alteração da data prevista, a prova poderá ocorrer em sábados, domingos e feriados.

6. Ao candidato somente será permitida a realização da prova na data, horário e local disponibilizados no endereço eletrônico informado no item anterior.

7. Não haverá segunda chamada ou repetição de prova.

8. O candidato não poderá alegar desconhecimento das informações relativas à realização da prova como justificativa de sua ausência.

9. A duração da Prova Objetiva será de 02 (duas) horas, incluído o tempo para preenchimento da Folha de Respostas. O controle do tempo de aplicação da prova e as informações a respeito do tempo transcorrido, durante a realização da prova, serão feitos pelos fiscais da sala. Nenhum candidato poderá ausentar-se antes de transcorrida 1(uma) hora de aplicação da prova.

10. O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará na sua eliminação do Processo Seletivo Simplificado.

11. Somente será admitido à sala de prova o candidato que apresentar documento que legalmente o identifique, como: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias da Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que por Lei Federal valem como documento de identidade, como, por exemplo, as do CRM, CREF, CRA, OAB, CRC etc., a Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia), na forma da Lei Federal nº 9.503, de 23/09/1997.

11.1 Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

11.2 As questões da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais Específicos, serão do tipo múltipla escolha. O candidato deverá transcrever as respostas da Prova para a Folha de Respostas personalizada, único documento válido para a correção da prova. O preenchimento da Folha de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas na capa do caderno de questões. Em hipótese alguma haverá substituição da Folha de Respostas por erro do candidato.

11.3 O candidato deverá comparecer ao local designado munido de caneta esferográfica transparente de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2 e borracha.

11.4 Os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente na Folha de Respostas serão de inteira responsabilidade do candidato.

11.5 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

11.6 Os últimos três candidatos da sala de aplicação de prova serão mantidos na sala até o encerramento dos trabalhos e o lacre do malote contendo os gabaritos dos candidatos.

11.7 Os gabaritos preliminares serão divulgados no primeiro dia útil após a aplicação da prova objetiva de conhecimento, a partir das 13:00 horas, na internet pelo site: www.liberalconsultores.com.br.

V - DA ELIMINAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

1. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo Simplificado o candidato que:

a) apresentar-se após o horário estabelecido, inadmitindo-se qualquer tolerância;

b) não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado;

c) não apresentar documento que legalmente o identifique;

d) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal;

e) ausentar-se do local de prova antes de decorrida 1(uma) hora do início da mesma;

f) ausentar-se da sala de prova levando Folha de Respostas, Caderno de Questões antes do horário permitido, ou outros materiais não permitidos, sem autorização;

g) estiver portando armas (branca ou de fogo), mesmo que possua o respectivo porte;

h) lançar mão de meios ilícitos para a execução da prova;

i) não devolver integralmente o material recebido;

j) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livro, anotação, impresso não permitido, máquina calculadora ou similar;

k) estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico de comunicação (bip, telefone celular, relógios de qualquer natureza, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador ou outros equipamentos similares), bem como fones e protetores auriculares;

l) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

m) não atender aos procedimentos determinados para realização da inscrição, conforme previsto no presente Edital;

n) for surpreendido portando anotações em papéis que não os permitidos pelo coordenador de sala;

o) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou incorreta;

p) obtiver pontuação inferior ao mínimo estabelecido;

q) tratar incorretamente ou agir com descortesia em relação a qualquer pessoa envolvida na aplicação da prova, bem como aos Coordenadores, Fiscais, Auxiliares e Autoridades presentes.

2. Os aparelhos eletrônicos deverão permanecer desligados até a saída do candidato do local de realização da prova.

3. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em virtude de afastamento de candidato da sala de prova.

4. Os candidatos poderão levar seu Caderno de Questões somente após 1he 30m (uma hora e trinta minutos) do seu início. Em hipótese alguma o candidato poderá levar o Caderno de Questões antes do horário permitido.

VI - DO JULGAMENTO DA PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS GERAIS E CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. A nota do candidato será a soma do número de acertos nas questões da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

2. Considerar-se-á habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) dos pontos atribuídos à prova, ou seja, igual ou superior a 13 (treze) pontos.

2.1 Na publicação do resultado da Prova Objetiva de Conhecimentos, o resultado constará a identificação e pontuação de todos os candidatos submetidos à prova.

VII - DA CLASSIFICAÇÃO

1. A nota final dos candidatos habilitados será igual à nota obtida na Prova Objetiva de Conhecimentos.

2. Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente de pontuação final, de acordo com a opção do Cargo/função.

3. Na hipótese de igualdade de nota final terá preferência, após a observância do parágrafo único do art. 27 da Lei 10.741, de 01/10/2003 (Estatuto do Idoso), persistindo o empate, terá preferência o candidato de maior idade.

VIII - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

1. A Prefeitura Municipal de Carbonita/MG publicará os resultados da Prova Objetiva de Conhecimentos, o Resultado Final nos sites: www.liberalconsultores.com.br, www.carbonita.mg.gov.br e sua Homologação no Diário Oficial do Município.

2. Nas publicações das listagens de todos os resultados do Processo Seletivo constarão:

a) os candidatos habilitados em ordem decrescente de pontuação final, com a nota final, por Cargo, de acordo com a opção declarada no ato da inscrição;

3. A Homologação do Resultado do Processo Seletivo Simplificado ocorrerá no prazo máximo de 20 (vinte) dias, contados da publicação do Resultado Final.

IX - DOS RECURSOS

1. Será admitido recurso quanto:

a) indeferimento da inscrição;

b) indeferimento do pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição;

c) a aplicação, divulgação das questões e gabaritos preliminares e Resultado da Prova Objetiva de Conhecimentos;

2. O prazo para interposição de recurso será de 2 (dois) dias úteis após a concretização do evento lhes disser respeito (aplicação, divulgação das questões e gabaritos preliminares e resultado da Prova Objetiva de Conhecimentos, indeferimentos em geral) tendo como termo inicial o 1º dia útil subsequente à data do evento.

3. As respostas consideradas como certas (gabarito preliminar) serão divulgadas no endereço eletrônico: www.libralconsultores.com.br

4. O candidato interessado em apresentar recurso deverá preencher um formulário em folha separada junto ao serviço de protocolo da Prefeitura Municipal de Carbonita/MG, conforme modelo a seguir:

MODELO DE IDENTIFICAÇÃO DE RECURSO

Processo Seletivo Público Simplificado/ 2014:

Candidato:
Cargo/Função:
Nº de Inscrição:
Nº do Documento de Identidade:
Fundamentação e argumentação lógica:

X - DOS REQUISITOS PARA A CONTRATAÇÃO NA FUNÇÃO TEMPORÁRIA

1. O candidato aprovado no Processo Seletivo Simplificado de que trata este Edital, será contratado para o cargo se atender as seguintes exigências:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil;

b) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos no dia da investidura do cargo;

c) Não ter registro de antecedentes criminais;

d) Estar quite com as obrigações eleitorais;

e) Estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino;

d) Possuir os pré-requisitos/escolaridade requeridos para o cargo/função temporário escolhido, de acordo com o discriminado no Anexo I, deste Edital.

f) Possuir Diploma de Conclusão do Curso, relacionado à opção da Função Temporária, expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação - MEC e devidamente registrada;

g) Estar regularmente inscrito no Conselho de Classe da sua categoria profissional se foro caso;

h) Ter aptidão física e mental para o exercício das atividades;

i) Não exercer outro cargo, função ou emprego na Administração Estadual, Municipal, Federal e no Distrito Federal, salvo os acumuláveis previstos na Constituição Federal/88, artigo 37, inciso XVI, alíneas a,b,c;

j) Não ter sido punido com nenhuma falta grave passível de demissão em cargo ou emprego ocupado anteriormente no serviço público nas esferas Federal, Estadual/Distrital e Municipal;

k) Não está respondendo como indiciado em processo administrativo disciplinar no âmbito das esferas federal, estadual/distrital e municipal;

2. No ato da contratação, anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não atender às condições apresentadas acima.

XI - DA CONTRATAÇÃO

1. Após a Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado, a Administração Municipal, convocará os candidatos habilitados, conforme distribuição das vagas dispostas no Anexo I, deste Edital, por ordem de classificação, com a pontuação final em ordem decrescente, por vaga/setor e por função.

2. O candidato deverá comparecer no dia, horário e local designados, conforme Edital de Convocação publicado para entrega da documentação exigida.

3. No ato da contratação o candidato habilitado deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Originais e Cópias do RG, CPF, Título de Eleitor, e registro no PIS/PASEP;

b) Original e Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;

c) 02 (duas) fotos 3x4 (recentes e idênticas);

d) Original e cópia do documento de comprovação de escolaridade correspondente à Função Temporária na qual foi inscrito;

e) Original e cópia da Certidão de Casamento para os candidatos de estado civil casado;

f) Original e cópia da Certidão de Nascimento ou RG dos dependentes, se houver;

g) Original e cópia do Certificado de Reservista para candidatos do sexo masculino até os 45 (quarenta e cinco) anos de idade;

h) Declaração de Bens;

i) Número de conta corrente na instituição financeira que a Prefeitura Municipal de Carbonita/MG;

j) Original e cópia de comprovante de residência;

k) Atestado de Saúde Física e Mental, emitido por profissional credenciado pela Administração Municipal;

l) Original e cópia do Registro no Conselho de Classe, quando for o caso.

4. O candidato que, na data da contratação, não reunir os documentos requisitados e enumerados acima, perderá o direito ao ingresso na referida contratação.

5. Atendido todos os requisitos, o candidato aprovado e classificado no presente processo seletivo será contratado, nos termos da legislação municipal que trata sobre o assunto, pelo prazo de 12 (doze) meses, prorrogável por igual período, de acordo com a legislação cabível e subordinado ao interesse público e a conveniência administrativa.

5.1 O prazo da contratação poderá ser inferior ao previsto neste item, caso ocorra por qualquer motivo à paralisação das atividades pertinentes.

6. O contratado estará obrigado a participar de todos os cursos de capacitação convocados pela Administração Municipal.

7. O contratado em virtude deste processo seletivo estará subordinado à respectiva Secretaria Municipal para a qual foi lotado, podendo a lotação recair em qualquer parte do território municipal, seja zona rural ou urbana.

XII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o Processo Seletivo Simplificado contidas neste edital e nos comunicados a serem publicados forma estabelecida por este edital.

2. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este processo seletivo simplificado.

3. A seleção do candidato gera apenas a expectativa de direito à contratação. A Prefeitura Municipal de Carbonita/MG reserva-se o direito de proceder à contratação, em número que atenda ao seu interesse e às suas necessidades.

4. Os candidatos selecionados serão convocados para contratação por meio de portarias e avisos, podendo ainda ser utilizado o endereço informado no ato da inscrição. É de exclusiva responsabilidade do candidato os dados referentes ao endereço informado no ato da inscrição.

4.1 O não recebimento da correspondência citada no subitem anterior, por erro no endereço informado, é de exclusiva responsabilidade do candidato.

4.2 O não-pronunciamento do candidato em um prazo de três dias úteis, após o recebimento da correspondência, permitirá a Prefeitura Municipal de Carbonita/MG., a excluí-lo do processo Seletivo Simplificado.

5. As despesas decorrentes da participação no processo seletivo simplificado correm por contado candidato.

6. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão supervisora em conjunto com a empresa executora do certame.

6.1 Quaisquer alterações nas regras fixadas neste edital somente poderão ser feitas por meio de avisos complementares.

Carbonita/MG, 27 de março de 2.014.

MARCOS JOSERALDO LEMOS
Prefeito Municipal

Comissão Organizadora e Supervisora/Fiscalizadora do Processo Seletivo Simplificado - Portaria Nº. 19/2014.

SEBASTIÃO JOSÉ DE MACEDO
Presidente

GENIVAL FREIRES SANTOS
Membro

CLÁUDIA MARIA OLIVEIRA
Membro

ANEXO I - CARGOS /FUNÇÕES, VAGAS, REMUNERAÇÃO, ESCOLARIDADE, CARGA HORÁRIA E TAXA DE INSCRIÇÃO

QUADRO DEMONSTRATIVO DE CARGOS/FUNÇÕES, VAGAS, REMUNERAÇÃO, ESCOLARIDADE, CARGA HORÁRIA, TAXA DE INSCRIÇÃO

CÓDIGO CARGO EDITAL

CARGO/FUNÇÃO

Nº. VAGAS

ESCOLARIDADE

CARGA HORÁRIA SEMANAL

REMUNERAÇÃO BÁSICA (R$)

TAXA DE INSCRIÇÃO (R$)

001

Professor PII - Língua Portuguesa

02

Superior em Letras (Português)

25

980,00

40,00

002

Professor PII - Matemática

03

Superior em Matemática

25

980,00

40,00

003

Professor PII - História

03

Superior em História

25

980,00

40,00

004

Professor PII - Geografia

03

Superior em Geografia

25

980,00

40,00

005

Professor PII - Ciências

04

Superior em Biologia

25

980,00

40,00

006

Professor PII - Inglês

04

Superior em Letras (Inglês)

25

980,00

40,00

007

Professor PII - Educação Física

03

Superior em Educação Física e registro no conselho de classe

25

980,00

40,00

008

Professor PII - Artes

01

Superior em Artes

25

980,00

40,00

009

Professor PII - Agroecologia

01

Bacharel ou tecnólogo em Agroecologia

25

980,00

40,00

010

Professor PI -

28

Superior em Pedagogia ou Normal Superior

25

980,00

40,00

011

Bioquímico

02

Superior em Bioquímica

20

1.357,50

40,00

012

Enfermeiro - PSF/UNIDADES SAÚDE

08

Superior em Enfermagem/Registro Coren/MG

40

3.150,00

60,00

013

T6nico em Radiologia

02

Nível Médio T6nico em Radiologia

20

1.200,00

40,00

014

Assistente Social

03

Superior em Serviço Social ou equivalente/ Registro de Classe

40

1.870,00

50,00

015

Gari

20

Fundamental incompleto

40

724,00

20,00

016

Monitor de Ensino Infantil

08

Médio Completo em Magistério ou Educação Infantil, ou cursando o último período de pedagogia.

40

750,00

20,00

017

Operador de Motoniveladora

02

Fundamental incompleto

40

1.400,00

40,00

018

Médico do PSF

04

Superior em Medicina/ Registro no CRM/MG

40

9.800,00

100,00

019

Dentista do PSF

03

Superior em Odontologia/ Registro CRO/MG

40

2.924,00

60,00

020

Servente Escolar

30

Fundamental incompleto

40

724,00

20,00

021

Psicólogo

02

Superior em Psicologia /Registro CRP/MG

40

2.125,00

60,00

022

T6nico em Enfermagem

18

Curso T6nico em Enfermagem/ Registro Coren/MG

40

750,00

20,00

023

Educador Social

20

Ensino fundamental completo

40

724,00

20,00

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA - Nível de Escolaridade: Fundamental Incompleto

Cargos: GARI, OPERADOR DE MOTONIVELADORA, SERVENTE ESCOLAR.

PROGRAMA: 1. Leitura e Interpretação de texto. 2. Ortografia. 3. Divisão Silábica. 4. Acentuação Gráfica. 5. Sinônimos e antônimos. 6. Pontuação. 7. Verbo: conjugação e emprego dos tempos e modos verbais. 8. Substantivo e adjetivo. 9. Pronome pessoal, demonstrativo e possessivo.

LÍNGUA PORTUGUESA - Nível de Escolaridade: Ensino Fundamental Completo.

Cargos: EDUCADOR SOCIAL.

PROGRAMA: 1. Leitura e Interpretação de texto. 2. Ortografia. 3. Divisão Silábica. 4. Acentuação Gráfica. 5. Sinônimos e antônimos. 6. Pontuação. 7. Verbo: conjugação e emprego dos tempos e modos verbais. 8. Substantivo e adjetivo. 9. Pronome pessoal, demonstrativo e possessivo.

LÍNGUA PORTUGUESA - Nível de Escolaridade: Ensino Médio Completo

Cargos: TÉCNICO EM RADIOLOGIA, MONITOR DE ENSINO INFANTIL, TÉCNICO EM ENFERMAGEM.

PROGRAMA: 1. Leitura, compreensão e interpretação de textos. 2.Conhecimentos lingüísticos gerais e específicos relativos à leitura e produção de textos. 3. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. 4. Estrutura fonética: letra, fonema, encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia, ortoépia, acentuação tônica e gráfica. 5. Estrutura dos vocábulos e processos de formação de palavras: elementos mórficos (radical, afixo desinência, vogal temática de verbo e nome, fonema de ligação, radicais gregos e latinos), derivação, composição, hibridismo e outros processos não incluídos na Nomenclatura Gramatical Brasileira - NGB. 5. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego. 7. Teoria geral da frase e sua análise: orações, períodos e funções sintáticas. 8.Sintaxe de concordância: concordância nominal e verbal (casos gerais e particulares) Concordância ideológica (silepse). 9. Sintaxe de regência: verbos quanto à predicação, regência nominal e verbal. 10. Crase. 11. Colocação de pronomes: próclise, mesóclise e ênclise. 12. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. A nova regra da Língua Portuguesa.

LÍNGUA PORTUGUESA - Nível de Escolaridade: Ensino Superior

Cargos: ASSISTENTE SOCIAL, BIOQUÍMICO, CIRURGIÃO DENTISTA, ENFERMEIRO DO PSF, MÉDICO DO PSF, PSICÓLOGO, PROFESSORES - PI e PII (todas as especialidades).

PROGRAMA: 1. Leitura, compreensão e interpretação de textos. 2.Conhecimentos lingüísticos gerais e específicos relativos à leitura e produção de textos. 3. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. 4. Estrutura fonética: letra, fonema, encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia, ortoépia, acentuação tônica e gráfica. 5. Estrutura dos vocábulos e processos de formação de palavras: elementos mórficos (radical, afixo desinência, vogal temática de verbo e nome, fonema de ligação, radicais gregos e latinos), derivação, composição, hibridismo e outros processos não incluídos na Nomenclatura Gramatical Brasileira - NGB. 5. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego. 7. Teoria geral da frase e sua análise: orações, períodos e funções sintáticas. 8.Sintaxe de concordância: concordância nominal e verbal (casos gerais e particulares) Concordância ideológica (silepse). 9. Sintaxe de regência: verbos quanto à predicação, regência nominal e verbal. 10. Crase. 11. Colocação de pronomes: próclise, mesóclise e ênclise. 12. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. A nova regra da Língua Portuguesa.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargo: PROFESSOR PII - LÍNGUA PORTUGUESA

PROGRAMA: A leitura e a produção de textos na escola (O processo de leitura; A leitura nos textos didáticos; A formação do leitor literário; O processo de produção de textos; Texto, textualidade, textualização; Gêneros textuais; As relações entre oralidade e escrita); O ensino de gramática (Concepções de gramática e suas implicações teóricas e pedagógicas; Problemas que envolvem o ensino de gramática: conteúdos e perspectivas; Relação entre sistema fonológico e sistema ortográfico; Estudo do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos); A variação lingüística como fenômeno inerente ao uso da língua em diferentes situações de interação.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargo: PROFESSOR PII - MATEMÁTICA

PROGRAMA: O candidato deverá demonstrar conhecimento matemático crítico e abrangente sobre Educação Matemática e metodologias de ensino aplicáveis no Ensino Fundamental, bem como domínio sobre os conteúdos matemáticos do Ensino Básico e sua relação com temas matemáticos mais avançados. 1.Conjuntos numéricos: a) N, Z, Q, I, R. b) Em N e Z, as quatro operações básicas - algoritmos. c) Potências e raízes. 2. Funções, equações, inequações e sistemas; 1º e 2º graus. 3. Ângulos 4. Polígonos. 5. Circunferência e círculo. 6. Perímetros, áreas e volumes. 7. Semelhanças. 8. Simetrias 9. Resolução de problemas de matemática no Ensino Fundamental. 10. Uso de materiais concretos no ensino de conceitos matemáticos. 11. História da Matemática e sua aplicação no ensino. 12. A educação matemática no Ensino Fundamental.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargo: PROFESSOR PII HISTÓRIA

PROGRAMA: PARTE I - CONTEÚDO HISTORIOGRÁFICO: 1 A MODERNIDADE: a. O Renascimento. b. Os Estados Nacionais. c. As reformas religiosas. d. O iluminismo. 2. O MUNDO CONTEMPORÂNEO: a. A Revolução Francesa. b. A Revolução Industrial. c. O Imperialismo. d. A Grande Guerra de 1914/18. e. A Revolução Russa. f. Os totalitarismos de direita. g. A Segunda Guerra Mundial. h. A política e blocos e a Guerra Fria. i. A Globalização. 3. O BRASIL E SEU PROCESSO HISTÓRICO/CULTURAL: a. A colonização e a formação das estruturas econômico-sociais. b. Brasil monárquico: a economia, a sociedade, o escravismo e a abolição. c. A república liberal / oligárquica. d A Era Vargas e a modernização conservadora. e. A república populista. f. A ditadura militar. g. O Brasil contemporâneo. PARTE II ENSINO DE HISTÓRIA: 4. Características e funções da História como disciplina curricular no Ensino Fundamental. a. A cidadania no currículo escolar de História. b. A história local, a educação patrimonial e a identidade cultural. c. Projetos de trabalho pedagógico: interdisciplinaridade e transversalidade. d. Pesquisa e produção do conhecimento histórico. e. Novas fontes, linguagens, recursos e estratégias no ensino de história.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargo: PROFESSOR PII GEOGRAFIA

PROGRAMA: 1. As práticas socioespaciais na Amazônia, a ordem territorial das corporações e os ecossistemas na era do biopoder. 2. O espaço geográfico e categorias geográficas no Ensino Fundamental: um debate das correntes teórico-metodológicas da renovação da Geografia. 3 Documentos de leitura do espaço geográfico em sua representação e sua importância na Educação Básica. 4. Usos do território brasileiro: do meio natural ao meio técnico-científico-informacional. 5. A dimensão espacial dos fenômenos migratórios: uma reestruturação urbana mundial. 6. Natureza, energia, matriz energética e recursos minerais nas discussões ambientais da Educação Básica. 7. As relações sociedade e natureza e os problemas socioambientais contemporâneos nos debates de sustentabilidade: a água, o aquecimento global e as florestas 8. O campo e a cidade: o mundo rural e desafios urbanos. 9. A produção do espaço globalizado, as transnacionais, as zonas de livre comércio, os circuitos mundiais, as redes e os fluxos. 10. A ordem internacional e os conflitos, fronteiras, redes legais e ilegais e território.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargo: PROFESSOR PII - CIÊNCIAS

PROGRAMA: 1 - Ciências Físicas e Biológicas e programas de Saúde: 1.1 - Seres Vivos. - Noções e classificação e variedades dos Seres Vivos. - Critérios utilizados na classificação dos Seres vivos. - Categorias taxonômicas. - Seres Vivos inferiores. - Vírus, bactérias, protozoários e fungos. - Invertebrados: - Políferos, celenterados, plantelmintos, nematelmintos,anelídeos, moluscos, artrópode e equinodermos. - Bertebrados:- Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. - Estrutura e Funções do Corpo Humano. - Células. - Tecidos. - Funções: - Funções de nutricão-digestão, (alimentos e nutrientes), respiração, circulação, excreção. - Funções de relação-locomoção, percepção sensorial, coordenação nervosa e hormonal. - Reprodução e desenvolvimento. - Hetreditariedade. - Grandes grupos vegetais: - Algas, briófitas, pteridófitas, ginmosperma e angiospermas. - Transpiração. - Absorção. - Fotossítese. - Reprodução. - Genética. - Evolução. - Mutação. - Seleção natural. 1.2 - Ecologia e Saúde: - Níveis de organização dos seres vivos, indivíduo, população, comunidade, ecossistema e biosfera. - Ciclo da matéria e fluxo de energia. - Cadeia alimentar e teia alimentar. - Ciclos Bioquímicos 9água, carbono, cálcio e nitrogênio). - Relações entre seres vivos-harmônicos e desarmônicos. - Equilíbrio e conservação da natureza: - Modificações introduzidas pelo homem no ambiente. - Recursos naturais. - Proteção, (solo, água, flora, fauna). - Poluição. 1.3 - Saúde: - Defesas do organismo. - Doenças transmissíveis, (doenças sexualmente transmissíveis), prevenção e profilaxia. - imunização (natural e adquirida). tabagismo, alcoolismo e drogas. - Saneamento. - Primeiros socorros. - Anticoncepção. - Aleitamento materno. 2 - Noções de Física: - Cinemática. - Movimento retilíneo. - Movimento retilíneo uniforme. - Velocidade instantânea e velocidade média. - Movimento uniformemente variado. - Queda livre. - Galileu Galilei. - Leis de Newton. - Primeira e Terceira Leis de Newton. - Força. A Primeira Lei de Newton. - Equilíbrio de uma partícula. - Terceira Lei de Newton. - Força de atrito. - Segunda força e massa. - Unidades de força e massa. - Massa e peso. - Exemplos de aplicação da segunda lei de Newton - Queda com resistência do Ar. - Forças no movimento circular. - Gravitação Universal. - Leis de Kepler - Hidróstática. - Pressão e massa específica. - Pressão atmosférica. - Princípios de Arquimédes. - Leis da conservação. - Temperatura e Dilatação. Gases. - Calor e Termodinâmica. - Ótica e Ondas. - Reflexão da Luz. - Refração da luz. - Movimento Ondulatório. - Campo Potencial Elétrico. - Carga Elétrica-Campo, Elétrico-Potencial, Elétrico. - Circuitos Elétricos de Corrente Contínua. - Corrente Elétrica-Força Eletromotriz. - Eletromagnetismo. 3 - Noções de Química: 3.1 - Matéria: - Constituição da Matéria. - Estados Físicos da Matéria. - Mudanças de estado e suas causas. - Propriedades da matéria. - Estrutura da matéria. - Átomos e partículas subatômicas. - Elementos químicos e símbolos. - Número atômico, número de massa e massa atômica. - Átomo neutro e eletrizado. - Isótopos, isóbaros e isótonos. 3.2 - Modelo Atômico Atual: - Distribuição eletrônica nas camadas. Substâncias e misturas. - Substâncias puras. - Substâncias simples e compostas. - Misturas Homogêneas e heterogêneas. - Fracionamento de misturas. 3.3 - Classificação Periódica e Tabela Periódica: - Períodos. - Grupos ou famílias. 3.4 - Elementos naturais e artificiais: - Ligações químicas-Valências. - Ligações iônicas. - Ligações covalentes. - Ligações metálicas. - Ponte de hidrogênio. - Força de Van der Walls. 3.5 - Fenômenos físicos e químicos: - Reações químicas. - Funções da química inorgânica. - Ácidos. - Bases. - Sais. - Óxidos. - Hidretos.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargo: PROFESSOR PII - LÍNGUA INGLESA

PROGRAMA: A prova de Língua Inglesa tem por finalidade selecionar candidatos a professores dessa disciplina para lecionar em escolas de Ensino Fundamental. Serão selecionados aqueles que demonstrarem mais competência para compreender, analisar e interpretar elementos linguísticos presentes em textos escritos em Língua Inglesa. A prova constará de textos colhidos de fontes diversas como obras literárias, jornais, revistas, etc. Serão verificados conhecimentos de vocabulário e conhecimentos da estrutura e funcionamento da Língua Inglesa. Verificar-se-ão, ainda, conhecimentos linguísticos e conhecimentos gramaticais da Língua Inglesa: 1. Artigos 2. Substantivos 3. Uso do "Genitive Case" ('s) 4. Adjetivos 5. Pronomes 6. Formas verbais de verbos regulares e irregulares; verbos anômalos; formas afirmativas, interrogativas e/ou negativas dos tempos verbais: Simple Present; Present Continuous; Simple Past; Past Continuous; Future Tense (will); Near Future; Present Perfect; Present Perfect Continuous; Past Perfect; Imperative 7. Wh-questions; "Question words" (Who, what, where, when, why, how, which...) 8. Advérbios 9. Preposições 10. Conjunções 11. Processo de formação de palavras 12. Orações relativas e condicionais 13. Discurso indireto 14. Voz passiva.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargo: PROFESSOR PII - EDUCAÇÃO FÍSICA

PROGRAMA: 1. Construção histórica da Educação Física no âmbito escolar. 2. Legislação atual sobre a Educação Física na educação básica: LDB e Diretrizes Curriculares Nacionais. 3. A Educação Física como espaço de construção de sujeitos, de contextos e de conhecimentos: 3.1. Diferentes concepções do objeto da Educação Física; 3.2. Teorias pedagógicas da Educação Física; 3.4. Educação Física e lazer; 3.5. Educação Física e cultura corporal; 3.6. Educação Física, saúde e qualidade de vida; 3.7.Educação Física e o trato das diferenças: gênero, idade e habilidade. 4. O ensino da Educação Física na escola: 4.1 Objetivos, princípios, conteúdos básicos e metodologias; 4.2. Organização do conhecimento e avaliação do processo ensino-aprendizagem. 5. Formação de professores de Educação Física: saberes e habilidades. :6: O Estatuto do idoso: conceitos e aplicação.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargo: PROFESSOR PII - ARTES

PROGRAMA: Parâmetros Curriculares Nacionais; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - nº 9394/96; Leis do FUNDEF (nacional e municipal); Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Político Pedagógico; Plano de intervenção; Política de inclusão escolar; Função social da escola; Princípios da interdisciplinaridade; Uso de tecnologias na educação; Sistema de avaliação escolar e do ensino; Fundamentos do Ensino de Artes; Teoria do desenvolvimento psicológico do ser humano e suas implicações educacionais; Desenvolvimento físico e psicomotor na primeira infância; A História da Arte Geral; A História da Arte no Brasil; A História da Arte Arquitetônica; A Educação Musical na Escola; O Teatro; O Jogo dramático teatral na escola; Harmonia de cores; Geometria; Projeções Geométricas; Elementos básicos das composições artísticas (coreografias, teatrais) O ensino de artes no Ensino Fundamental: a metodologia do ensino da arte; o desenvolvimento expressivo nas diferentes áreas artísticas e suas relações com o desenvolvimento biológico, afetivo, cognitivo e sócio cultural do ser humano; as diferentes linguagens artísticas e a educação.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargo: PROFESSOR PII - AGROECOLOGIA

PROGRAMA: Agroecologia: conceitos e princípios. Importância da biodiversidade na agricultura. Agroecologia, desenvolvimento Rural, Políticas Públicas e Agricultura Familiar. Economia ecológica Controle biológico e natural de pragas. Biodiversidade e manejo de pragas. Manejo ecológico de plantas espontâneas. Manejo ecológico de doenças. Processos ecológicos em agroecossistemas. Manejo ecológico dos solos. Sistemas tradicionais e camponeses de produção agrícola. Sistemas diversificados e alternativos de produção. Manejo e implantação de sistemas agroflorestais. Bases ecológicas para a transição a estilos de agriculturas sustentáveis. Indicadores de sustentabilidade. Epistemologia da pesquisa em Agroecologia. Enfoques pedagógicos para intervenção no meio rural. Segurança alimentar e nutricional sustentável.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargo: PROFESSOR PI

PROGRAMA: 1.Fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e históricos da educação: 1.1 Concepções filosóficas da educação; 1.2. Relação entre educação, sociedade e cultura; 1.3. A escola como instituição social; 1.4. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. 2. Fundamentos didático metodológicos da Educação: 2.1. Tendências pedagógicas na prática escolar; 2.2. Planejamento metodologia e avaliação do processo ensino/aprendizagem; 2.3. Projeto Político Pedagógico. 3 Fundamentos legais da Educação: 3.1. Constituição Federal de 1988 - capítulo da Educação; 3ª Educação básica na Lei Nº 9.394/96 (LDBEN); 3.3. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargo: MONITOR DE ENSINO INFANTIL

PROGRAMA: Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: educar e cuidar, dimensões humanas, direitos da criança e relação creche família; As instituições de educação infantil como espaço de produção das culturas infantis; Desenvolvimento Infantil. Políticas de educação infantil, direitos da infância e aspectos legais (Lei nº 394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI/1999. Lei nº 8.069/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Lei nº 8.742/1993 - Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS Noções básicas de higiene, saúde e alimentação de crianças.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargo: TÉCNICO EM RADIOLOGIA

PROGRAMA: Bases Tecnológicas aplicadas aos Raios X; Abdômen. Técnicas e procedimentos. Anatomia; Bacia. Técnicas e procedimentos. Anatomia; Coluna vertebral. Técnicas e procedimentos Anatomia; Crânio. Técnicas e procedimentos. Anatomia; Ossos da face. Técnicas e procedimentos Anatomia; Sistema Cárdiorrespiratório. Técnicas e procedimentos. Anatomia Seios paranasais, Técnicas e procedimentos. Anatomia; Membros superiores e inferiores. Técnicas e procedimentos. Anatomia; Traumatismos Crânio-encefálico, Col. Vertebral, Torácica, Abdome e osteoarticular. Técnicas e procedimentos. Anatomia; Física das Radiações e Radioproteção; Ressonância Magnética (cabeçapescoço, encéfalo, digestório, cárdiorrespiratório, abdome, osteoarticular). Técnica e procedimentos. Anatomia; Física. Tomografia Computadorizada (cardiorrespiratório, encéfalo, cabeça-pescoço; digestório, vascular, abdome, uro-genital, osteoarticular).Técnica e procedimentos. Anatomia Física.

CONHECIMENTOS EM SAÚDE PÚBLICA

Cargo: BIOQUÍMICO, ENFERMEIRO DO PSF, ASSISTENTE SOCIAL, MÉDICO DO PSF, DENTISTA DO PSF e PSICÓLOGO.

PROGRAMA: 1. Organização dos Serviços de Saúde no Brasil - Sistema Único de Saúde: antecedentes históricos, princípios e diretrizes do SUS, controle social - organização da gestão colegiada, financiamento do SUS, legislação e normalização complementar do SUS. 2. Planejamento e Programação Local de Saúde. 3. A medida da saúde coletiva: indicadores de saúde. 4. Administração e inovação nos serviços públicos de saúde. 5. Ações coletivas de saúde, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, controle das principais zoonoses. 6. Calendário de Vacinação Nacional. 7. Doenças Infecciosas e Parasitárias. 8. Modelo Assistencial. Política Nacional de Humanização. 9. O Programa Saúde da Família/PSF.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargo: TÉCNICO EM ENFERMAGEM

PROGRAMA: 1. Organização da assistência e cuidados de enfermagem à mulher, a criança, adolescente, ao adulto, ao idoso e saúde mental. 2 - Cuidados de Enfermagem na prevenção e controle de doenças infecto contagiosas, sexualmente transmissíveis e de doenças crônicas e degenerativas. 3 - Imunização: Vacinas e rede de frio. 4 - Executar Técnicas de Enfermagem: tais como sinais vitais, sondagens, higienização, procedimentos e técnicas pré-hospitalares, administração de medicamentos, administração de dietas, coleta de material para exame, oxigenoterapia, nebulização, procedimento pós-morte. 5 - Cuidados de Enfermagem no tratamento de feridas e prevenção de lesões cutâneas. 6 - Central de Material Esterelizado: Métodos e procedimentos específicos de Limpeza, desinfecção e esterilização. 7 - Políticas institucionais de Humanização da Assistência. 8 - Prontuário e Registro de enfermagem. 9 - Assistência domiciliar de enfermagem. 10 - Resíduos de Saúde.

CONHECIMENTOS GERAIS

Cargo: EDUCADOR SOCIAL

PROGRAMA: 1. Estatuto da Criança e do Adolescente. 2. Estatuto do Idoso. 3. Literatura. 4.Conhecimentos gerais sobre Estatística, Ciências, Geografia, Economia, Política, Administração Pública, História, Estudos Sociais, dados e atualidades regionais, do Brasil e do mundo.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargo: OPERADOR DE MOTONIVELADORA

PROGRAMA: O Código Brasileiro de Trânsito: normatização, conceitos e aplicabilidade.

TESTE ESCRITO DE APTIDÃO - CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargos: GARI.

PROGRAMA: Associação de idéias a partir de imagens e proposições relacionadas com as atividades do respectivo cargo, quando o candidato deverá demonstrar seu conhecimento e experiência ao responder as questões formuladas, que abrangerão além da prática, aspectos de economicidade de matérias para sua execução e segurança na execução dos serviços.

TESTE ESCRITO DE APTIDÃO CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Cargos: SERVENTE ESCOLAR

PROGRAMA: 1. Recebimento e conferência de gêneros alimentícios e outros materiais; 2. Controle de materiais e utensílios usados na cozinha; 3.Higiene e limpeza da cozinha; higiene e limpeza dos utensílios; higiene e saúde corporal; 4. Reconhecimento de gêneros alimentícios impróprios do consumo humano; 5. Limpeza de pisos moveis e objetos diversos; 6. Conhecimentos inerentes ao funcionamento de copa/cozinha; 7. Regras de atendimento padrão de servir formalmente uma refeição; 8. Técnicas de confecção de bolos, doces, sucos, café, chás e comidas em geral; 9. Técnicas de armazenamento de alimentos naturais e congelados; 10. Conhecimento sobre diversos tipos de equipamentos de cozinha; 11. Noções básicas de culinária; 12. Regras de hierarquias no serviço público municipal; 13. Regras de comportamento no ambiente de trabalho.

184911

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231