Prefeitura de Cambuquira - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBUQUIRA

ESTADO DE MINAS GERAIS

RETIFICAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO 001/2008

Notícia:   132 vagas para a Prefeitura de Cambuquira - MG

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBUQUIRA, Estado de Minas Gerais, usando de suas atribuições legais, torna público que fará realizar neste Município, através da empresa ALR Assessoria Comunicação e Marketing, Concurso Público Municipal para provimento dos cargos relacionados no Anexo 1, nos termos da legislação pertinente e das normas estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - O Concurso Público Municipal visa ao provimento de vagas dispostas no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores Públicos do Município de CAMBUQUIRA e legislação correlata, dos que vierem a vagar ou forem criados, dentro do prazo de validade deste Concurso Público Municipal.

1.2 - O provimento para os cargos constantes no Anexo 1 será em caráter efetivo. O Regime Jurídico é o Estatutário, conforme estabelecido na legislação municipal de CAMBUQUIRA.

1.3 - O número de vagas, os vencimentos, a carga horária, a escolaridade exigida, e a taxa de inscrição para cada um dos cargos são os estabelecidos no Anexo 1.

1.4 - O Concurso Público Municipal será realizado pela empresa ALR Assessoria Comunicação e Marketing, situada em Pouso Alegre/MG, com sede a Travessa Evaristo da Veiga, 40, Sala 705 - 7º Andar - Edifício Dr. Joaquim Nelson de Morais - Pouso Alegre/MG - web-site: www.alrconcursos.com.br

1.5 - O Concurso Público Municipal exigirá nível de conhecimento e grau de complexidade compatível com a escolaridade e atribuição de cada cargo.

1.6 - Integram o presente Edital os seguintes anexos:

- ANEXO 1 - Cargos, Vagas, Escolaridade, Carga Horária e Vencimentos;

- ANEXO 2 - Denominações e Atribuições dos Cargos;

- ANEXO 3 - Programa de Provas;

- ANEXO 4 - Formulário de Recursos.

1.7 - No Anexo 1 deste Edital destina-se o equivalente a 5% (cinco por cento) do total das vagas, desprezando-se as frações, para pessoas portadoras de deficiências regidas pelo Decreto n° 3.298 de 20/12/99, com as alterações introduzidas pelo Decreto no 5.296 de 02/12/2004, ressaltando-se que a deficiência deve ser compatível com as atribuições do cargo. As vagas para pessoas portadoras de deficiência serão àquelas dispostas no Anexo 1 do Presente Edital.

1.8 - O candidato portador de deficiência deverá declarar, no momento da inscrição, essa condição e a deficiência da qual é portador, apresentando Laudo Médico Original, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência. Este laudo ficará retido e ficará anexado ao formulário de inscrição. Caso o candidato não anexe o laudo médico, não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção no formulário de inscrição.

1.8.1 - O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição, não declarar essa condição, não poderá interpor recurso em favor de sua situação.

1.8.2 - Caso necessite de condições especiais para se submeter as provas previstas neste Edital, o candidato portador de deficiência deverá solicitá-las por escrito à Comissão Especial do Concurso Público, no ato da inscrição.

1.8.3 - Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual, passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

O candidato portador de deficiência, se aprovado, quando de sua posse, será submetido a exames médicos e complementares, que terão decisão terminativa sobre a qualificação como deficiente ou não e o grau de deficiência que não o incapacite para o exercício do cargo.

1.8.4 - As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e os critérios de aprovação, no horário e no local de aplicação das provas e à pontuação mínima exigida.

1.8.5 - Os candidatos que, no ato da inscrição, se declararem portadores de deficiência, se aprovados no Concurso Público, terão seus nomes publicados na lista geral de classificação e em lista à parte.

1.8.6 - Não havendo candidatos portadores de deficiência inscritos ou aprovados, as vagas reservadas retornarão ao contingente global.

1.9 - O Concurso Público, para todos os efeitos, tem validade de dois anos a partir da data de homologação do resultado final que será publicado na Imprensa do Município de CAMBUQUIRA e no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de CAMBUQUIRA, no endereço: Av. Virgilio Melo Franco, 555 - Centro - CAMBUQUIRA/MG. O prazo de 02 (dois) anos poderá ser prorrogado a critério da Administração Pública.

2 - AS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS:

2.1 - As atribuições de cada um dos cargos estão definidas no Anexo 2 do presente Edital.

3 - DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

3.1 - O candidato aprovado no Concurso Público Municipal de que trata este Edital será investido no cargo, se atendidas as seguintes exigências:

a) ter sido aprovado e classificado no Concurso Público Municipal, na forma estabelecida neste Edital;

b) ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972;

c) gozar dos direitos políticos;

d) estar em dia com as obrigações eleitorais;

e) estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;

f) preencher os requisitos mínimos exigidos para o cargo (escolaridade).

g) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por atestado médico;

h) apresentar declaração de bens com dados até a data da posse;

i) apresentar declaração firmada pelo candidato de não haver sofrido, no exercício profissional ou de qualquer função pública, penalidade disciplinar por prática de atos desabonadores ou condenação por crime ou contravenção.

j) documentos originais, acompanhados de cópia simples exigidos no item 12.3 deste edital.

3.1.1 - A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no item 3.1 impedirá a posse do candidato.

3.1.2 - O candidato optante pela vaga reservada a portador de deficiência deverá apresentar, ainda, documento de reconhecimento dessa condição, expedido em conformidade com os requisitos dispostos neste edital.

4 - DA INSCRIÇÃO E ENTREGA DOS TÍTULOS

4.1 - A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, às quais não poderá alegar desconhecimento.

4.2 - As inscrições serão realizadas no período de 14/07/2008 a 25/07/2008, nos dias úteis, no horário das 8:00 às 17:00 horas, na PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBUQUIRA, situada a Av. Virgilio Melo Franco, 555 - Centro - CAMBUQUIRA - MG e terá sua juntada cópia xerográfica do RG e CPF.

4.3 - As inscrições somente poderão ser realizadas no período estabelecido no item anterior.

4.4 O deferimento da inscrição dependerá do correto preenchimento da Ficha de Inscrição pelo candidato e pagamento tempestivo da taxa de inscrição correspondente, taxa esta recolhida no Banco CEF, Agencia 0101 C/C - Operação 006 -C/C 106-4 - Pref. Mun. Cambuquira, através de depósito identificado.

4.5 Será admitida a inscrição por terceiros mediante a entrega de Procuração do interessado, acompanhada de cópia legível do documento de identidade do candidato.

4.5.1 - Não há necessidade de reconhecimento de firma na procuração.

4.5.2 - O candidato inscrito por Procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do Formulário de Pedido de Inscrição.

4.6 - No caso de pagamento com cheque, será considerada sem efeito a inscrição se o cheque for devolvido por qualquer motivo.

4.7 - O valor da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma.

4.8 - Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

4.9 - As informações prestadas no Formulário do Pedido de Inscrição são de inteira responsabilidade do candidato. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos ou as de outra natureza, ocorridas do decorrer desse Concurso Público Municipal, mesmo que só verificada posteriormente, inclusive após a entrada em exercício no cargo, eliminará o candidato anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes de sua inscrição.

4.10 - No ato da inscrição, juntamente com o Formulário de Inscrição já devidamente preenchido, o candidato portador de deficiência deverá:

a) apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência;

b) requerer, se necessário, tratamento diferenciado para os dias do Concurso Público Municipal, indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas;

c) requerer, se necessário, tempo adicional para a realização das provas, apresentando justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

4.10.1 - A viabilidade de atendimento do requerido nas letras "b" e "c" deste subitem será comunicada ao candidato quando da confirmação do seu pedido de inscrição, na forma do subitem 4.10.

4.10.2 - O candidato portador de deficiência participará do Concurso Público Municipal em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, ao horário, ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

4.11 - O candidato portador de deficiência, se habilitado e classificado, será submetido à avaliação de junta médica designada pela Secretaria Municipal de Saúde de CAMBUQUIRA, que decidirá de forma terminativa, sobre a qualificação do candidato como portador de deficiência e a compatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo.

4.12 - O candidato considerado portador de deficiência, se habilitado e classificado, além de figurar na lista geral de classificação, terá seu nome publicado em separado.

4.13 - Caso o candidato não tenha sido qualificado como portador de deficiência ou sua deficiência não tenha sido julgada compatível com o exercício das atribuições do cargo, e não tenha atingido nota suficiente para constar na lista geral de habilitados e classificados de ampla concorrência, este será considerado reprovado no Concurso Público Municipal, não cabendo recurso dessa decisão.

4.14 - Os candidatos deverão manter, junto à ALR Concursos, durante o período de realização do Concurso Público Municipal, e junto à Prefeitura Municipal depois de encerrado o Concurso Público Municipal, seu endereço atualizado. Não lhe caberá qualquer reclamação caso não seja possível localizá-lo por motivo de endereço errôneo ou insuficiente.

4.15 - É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e avisos referentes a este Concurso Público Municipal na Imprensa do Município de CAMBUQUIRA e no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de CAMBUQUIRA, no endereço: Av. Virgilio Melo Franco, 555 - Centro - CAMBUQUIRA/MG e através do site da empresa através do endereço eletrônico: www.alrconcursos.com.br

4.16 - Títulos: Serão considerados para somatória de pontos juntamente com as provas escritas, com uma pontuação máxima de 20 (vinte) pontos no total, diplomas de cursos de especialização, participação em cursos, congressos, seminários e/ou eventos similares, produção científica e experiência profissional, conforme quadro abaixo de detalhamento de pontuação:

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 10,00

- Pós Graduação na área pretendida

4,00

- Mestrado na área pretendida

6,00

PARTICIPAÇÃO EM CURSO, CONGRESSO, SEMINÁRIOS E/OU EVENTOS SIMILARES

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 03,00

- Eventos dentro da área pretendida, carga horária superior/igual 80h/a

01,50

- Eventos dentro da área pretendida, carga horária superior/igual 40h/a

01,00

- Eventos dentro da área pretendida, carga horária superior/igual 20h/a

00,50

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 02,00

- Artigos publicados em revista da área pretendida

01,00

- Comunicação em eventos de 03 ou mais

00,75

- Comunicação em eventos de 01 à 02

00,50

- Outras publicações da área pretendida

00,25

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 05,00

- Experiência na área e para o cargo pretendido- acima de 03 (três) anos

05,00

- Experiência na área e para o cargo pretendido - de 01 (um) ano até 02 (dois) anos

02,00

- Experiência na área e para o cargo pretendido - de 06 (seis) meses a 01 (um) ano

01,00

4.17. Para a experiência profissional será exigida comprovação em Carteira de Trabalho ou Certidão de Contagem de Tempo de Serviço expedida pela empresa ou entidade.

4.18. Os títulos deverão ser apresentados no ato da inscrição e não serão aceitos em nenhuma outra data posterior.

4.19. Os títulos deverão ser apresentados em cópia xerográfica e autenticados.

4.20. Não serão aceitos títulos que extrapolem a somatória da pontuação máxima de 20 (vinte) pontos.

5 - DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS ESCRITAS E PRÁTICAS

5.1 - As provas escritas e práticas serão aplicadas na cidade de CAMBUQUIRA-MG em data a ser definida pela empresa e comissão organizadora até o dia 30 de setembro de 2008 e os candidatos serão avisados através de correspondência via correio ou pesquisa no site da empresa www.alrconcursos.com.br.

5.2 - O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de trinta minutos do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais das provas, considerando o horário local, munido de caneta esferográfica (tinta azul ou preta), comprovante de inscrição e seu documento de identificação pessoal com foto: original de sua Cédula Oficial de Identidade ou de Carteira expedida por Órgão ou Conselhos de Classe que tenham força de documento de identificação (OAB, CRC, CRA, CREA, etc.) ou de Carteira de Trabalho e Previdência Social, de Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo novo, com foto), será exigida a apresentação do original, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas.

5.2.1 - Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato e deverão conter, obrigatoriamente, filiação, fotografia e data de nascimento.

5.2.2 - Não serão aceitos protocolos ou quaisquer outros documentos (como crachás, identidade funcional, título de eleitor, carteira nacional de habilitação antiga etc.) diferentes dos acima estabelecidos.

5.2.3 - Não será permitido o ingresso de candidatos, em hipótese alguma, no estabelecimento após o fechamento dos portões.

5.2.4 - Depois de identificado e instalado em sala de provas, o candidato não poderá consultar nenhum material de estudo enquanto aguardar o horário de início das provas.

5.2.5 - O horário de início das provas será definido dentro de cada sala de aplicação, observado o tempo de duração para as provas objetivas, que será de 03 (três) horas. Os três últimos candidatos deverão permanecer dentro da sala até que o último termine e entregue a sua prova. Os fiscais de sala e os três últimos candidatos assinarão o lacre de fechamento dos envelope.

5.3 - A inviolabilidade das provas será comprovada na sala de aplicação das provas, no momento do rompimento do lacre dos pacotes por todos os candidatos presentes.

5.4 - Durante as provas não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras (também em relógios) e agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, walkman, gravador ou qualquer outro receptor de mensagens.

5.5 - Somente serão permitidos assinalamentos, nos Cartões-Respostas, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

5.6 - Não haverá segunda chamada para as provas.

5.7 - Em hipótese alguma o candidato poderá prestar provas fora da data, do horário estabelecido para fechamento dos portões, da cidade e do local pré-determinados.

5.8 - Será eliminado do Concurso Público o candidato que, durante a realização da prova, for surpreendido comunicando-se com outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio de comunicação.

5.9 - Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o seu Cartão-Respostas, devidamente assinado.

5.10 - O Cartão-Respostas será o único documento válido para a correção das provas.

5.11 - Na correção do Cartão-Respostas será atribuída nota zero à questão com mais de uma opção assinalada, ou sem opção assinalada ou com rasura.

5.12 - Em nenhuma hipótese haverá substituição do Cartão-Resposta por erro do candidato.

5.13 - O candidato não poderá se ausentar da sala de prova sem o acompanhamento do Fiscal.

5.14 - Não será permitido o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao Concurso Público Municipal no estabelecimento de aplicação das provas.

5.15 - Por motivos de segurança, os candidatos somente poderão ausentar-se do recinto de provas, depois de decorrida uma hora do início das mesmas.

5.16 - Será automaticamente excluído do Concurso Público o candidato que:

- Apresentar-se após o fechamento dos;

- Não apresentar o protocolo de inscrição e documento de identidade exigidos no item 14;

- Não comparecer a prova, seja qual for o motivo;

- Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do Fiscal;

- Lançar mão de meios ilícitos para executar a prova;

- Não entregar ao Fiscal o Gabarito com as respostas definitivas;

- Utilizar equipamentos eletrônicos de comunicação durante a prova, tais como pager, celular, rádios etc.

- Agir com incorreção ou descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação da prova.

5.17 - As provas práticas serão aplicadas somente para os aprovados nas provas escritas para os cargos de: Tecnico em Informatica, Auxiliar Administrativo, Agente de Fiscalização, Analista de Controle Interno, Serviçal, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico e Motorista. O candidato só poderá fazer a prova prática, caso alcance o mínimo de 60 (sessenta) pontos na somatória das notas da prova escrita e títulos, nos termos do presente edital.

5.18 - Os candidatos deverão estar no local pré-determinado para a prova prática com antecedência mínima de 30 minutos, onde os portões de acesso serão fechados. O candidato deverá portar o protocolo de inscrição e documento de identificação.

6 - DAS PROVAS

6.1 A prova escrita será composta de questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório, com pontuação máxima de 100 (cem) pontos.

6.2 A duração da prova objetiva será de 03 (três) horas, exceto para os cargos de Professor I, Professor de Educação Física, Professor de Línguas (Inglês) e Auxiliar de Educação que terão 01 (uma) hora adicional para realização de redação.

6.2.1. A Redação, de caráter classificatório, deverá conter no mínimo 20 (vinte) linhas, em letra legível, a respeito de tema específico a ser fornecido no ato da prova e será valorizada em até 20 (vinte) pontos.

6.2.2 Os critérios de correção e correspondente pontuação da redação, serão os seguintes:

a) Pertinência ao tema proposto............................................................................................ até 3 pts

b) Coerência de idéias.......................................................................................................... até 3 pts

c) Fluência e encadeamento de idéias................................................................................... até 3 pts

d) Capacidade de argumentação e boa informatividade........................................................ até 3 pts

e) Organização coerente e adequada de parágrafos............................................................. até 3 pts

f) Correção lingüística (morfossintaxe, pontuação, ortografia e acentuação).......................... até 5 pts

6.2.3 Só serão corrigidas as redações dos candidatos que alcançarem aprovação nas Provas Objetivas de Múltipla Escolha, ou seja, o mínimo de 60 pontos.

6.2.4 À Redação que não estiver devidamente identificada, que não apresentar o mínimo de 20 (vinte) linhas ou que não tenha um título, será dada a pontuação 0 (zero).

6.2.5. - Para a redação o candidato terá 60 minutos para a dissertação do tema proposto, logo após a prova escrita.

6.3 Os 03 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala de aplicação da prova. Os fiscais, bem como estes candidatos, deverão assinar a ata de encerramento.

6.4 Será considerado aprovado o candidato que obtiver 60% (sessenta por cento) dos pontos válidos na somatória das provas escritas e títulos.

6.5 - Serão aplicadas provas objetivas que serão pontuadas conforme demonstrado no quadro abaixo:

GRUPO 1

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Professor Ed. Física

Português

ELIMINATÓRIA

10

2

20

100

Conhec. Pedag

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec.Gerais

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec. Especif.

ELIMINATÓRIA

10

4

40

Redação

CLASSIFICAT.

 

 

20

120

GRUPO 2

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Professor I

Português

ELIMINATÓRIA

10

2

20

100

Conhec. Pedag

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec.Gerais

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec. Especif.

ELIMINATÓRIA

10

4

40

Redação

CLASSIFICAT.

 

 

20

120

GRUPO 3

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Auxiliar de Educação

Português

ELIMINATÓRIA

10

2

20

100

Conhec. Pedag

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec.Gerais

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec. Especif.

ELIMINATÓRIA

10

4

40

Redação

CLASSIFICAT.

 

 

100

120

GRUPO 4

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Professor de Línguas (Inglês)

Português

ELIMINATÓRIA

10

2

20

100

Conhec. Pedag

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec.Gerais

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec. Especif.

ELIMINATÓRIA

10

4

40

Redação

CLASSIFICAT.

 

 

100

120

GRUPO 5

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Auxiliar Administrativo

Agente de Fiscalização

Analista de Contr.Interno

Português

ELIMINATÓRIA

10

2

20

100

Matemática

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec.Gerais

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec. Especif.

ELIMINATÓRIA

10

4

40

PROVA PRATICA INFORMÁTICA

ELIMINATÓRIA

 

 

100

100

GRUPO 6

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Farmacêutico

Odontólogo

Médico

Enfermeiro

Nutricionista

Psicólogo

Português

ELIMINATÓRIA

10

2

20

100

Saúde Publica

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec.Gerais

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec. Especif.

ELIMINATÓRIA

10

4

40

GRUPO 7

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Serviçal

Aux. Serviços Gerais

Português

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

100

Matemática

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

Conhecimentos Gerais

ELIMINATÓRIA

20

2,5

50

PROVA PRATICA

ELIMINATÓRIA

 

 

100

100

GRUPO 8

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Motorista

Português

ELIMINATÓRIA

10

2

20

100

Matemática

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec.Gerais

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Legislação

ELIMINATÓRIA

10

4

40

PROVA PRATICA

ELIMINATÓRIA

 

 

100

100

GRUPO 9

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Técnico em Informática

Português

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

100

Conhec. Gerais

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

Conhec. Especif.

ELIMINATÓRIA

20

2,5

50

PROVA PRATICA

ELIMINATÓRIA

 

 

100

100

GRUPO 10

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Pedreiro

Servente de Pedreiro

Português

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

100

Matemática

ELIMINATÓRIA

10

2,5

25

Conhec. Gerais

ELIMINATÓRIA

20

2,5

50

GRUPO 11

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Atend. Consult. Dentário

Técnico Higiene Dental

Operador Raio X

Português

ELIMINATÓRIA

10

2

20

100

Conhec. Gerais

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Saúde Publica

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec. Especif.

ELIMINATÓRIA

10

4

40

GRUPO 12

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Mecânico

Português

ELIMINATÓRIA

10

2

20

100

Matemática

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec.Gerais

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec. Especif.

ELIMINATÓRIA

10

4

40

PROVA PRATICA

ELIMINATÓRIA

 

 

100

100

GRUPO 13

Cargo

Disciplinas

Tipo de prova

Nº de Questões

Peso

Pontuação

Total

Auxiliar de Enfermagem

Português

ELIMINATÓRIA

10

2

20

100

Saúde Publica

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec.Gerais

ELIMINATÓRIA

10

2

20

Conhec. Especif.

ELIMINATÓRIA

10

4

40

6.6 - A prova prática terá caráter eliminatório e será submetida a todos os candidatos para os cargos de: Tecnico em Informatica, Auxiliar Administrativo, Agente de Fiscalização, Analista de Controle Interno, Serviçal, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico e Motorista, que restarem aprovados na Prova escrita com nota superior a 60 (sessenta) pontos e não zerarem em nenhuma das matérias/disciplinas que a compõem, com pontuação máxima de 100 (cem) pontos.

6.7 - As provas práticas serão realizadas em data a ser definida pela empresa e comissão organizadora na ocasião da lista de aprovados nas provas escritas e títulos, e será aplicada por profissionais legalmente habilitados perante os órgãos competentes de cada função e acompanhados sob a supervisão da Comissão de Concurso.

6.8 - Para as provas práticas, os candidatos deverão apresentar-se munidos de documento de identidade no seu original e do protocolo de inscrição e, para o cargo de Motorista, Carteira de Habilitação Categoria D (no mínimo).

6.9 - A prova prática destina-se a avaliar a experiência prévia do candidato e sua adequabilidade na execução de tarefas típicas do cargo, consistindo na execução assistida de tarefas inerentes ao cargo pleiteado.

6.10 - A avaliação para o cargo de Motorista incidirá sobre a demonstração dos conhecimentos e habilidades na prática do domínio com o veiculo (ônibus), no funcionamento, na postura e cuidados durante o percurso de trabalho, objetivando declarar aptidão ou inaptidão do candidato para o exercício do cargo. Será considerado aprovado o candidato que obtiver no mínimo 50% (cinquenta por cento), dos pontos, conforme critérios estabelecidos a seguir:

I - Faltas Eliminatórias - Menos 50 pontos por falta:

- Desobedecer à sinalização semafórica ou parada obrigatória;

- Avançar sobre o meio fio;

- Avançar a via preferencial;

- Provocar acidente durante a realização do exame;

- Não conseguir sair com o veículo do local do exame;

- Exceder a velocidade regulamentada para a via.;

- Transitar na contra mão de direção.

II - Faltas Graves - Menos 25 pontos por falta:

- Não observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção;

- Não usar devidamente o cinto de segurança;

- Perder o controle da direção do veículo em movimento;

- Engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta;

- Deixar de dar preferência para o pedestre principalmente nas conversões;

- Não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la de maneira incorreta;

- Desobedecer à sinalização da via ou do agente avaliador.

III - Faltas Médias - Menos 15 pontos por falta:

- Fazer conversão incorreta;

- Interromper o funcionamento do motor do veículo após o início do exame;

- Usar o pedal da embreagem antes de usar o pedal de freio nas frenagens, ou mudança de marcha, na ordem decrescente;

- Colocar o veículo em movimento sem observar as cautelas necessárias;

- Deixar de observar os retrovisores nas conversões ou mudança de direção;

- Deixar a porta do veículo aberta ou semi-aberta durante a realização do exame.

IV- Faltas Leves - Menos 10 pontos por falta:

- Dar partida no veículo com a engrenagem de tração ligada, ou tentar movimentar o veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro;

- Deixar de ajustar os espelhos e o banco do condutor;

- Provocar movimentos irregulares no veículo;

- Apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento;

- Postura ao conduzir o veículo: mãos ao volante, mão no câmbio, mão na perna, braço na janela.

6.11 - A avaliação para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais e Serviçal incidirá sobre a demonstração dos conhecimentos e habilidades na prática do domínio da função, na postura e cuidados durante o trabalho, objetivando declarar aptidão ou inaptidão do candidato para o exercício do cargo. A prova prática será dividida em 4 (quatro) tarefas relacionadas a função, cada uma avaliada em 25 (vinte e cinco) pontos cada.

6.12 - A avaliação para os cargos de Auxiliar Administrativo, Agente de Fiscalização, Analista de Controle Interno, incidirá sobre a demonstração dos conhecimentos e habilidades na prática do domínio da função com o micro computador em editores de texto, planilha de cálculo, navegação internet, envio e recebimento de e-mails, objetivando declarar aptidão ou inaptidão do candidato para o exercício do cargo, conforme a tabela de tarefas relacionadas abaixo:

WINDOWS

PONTOS

Utilização de teclas de atalho, acesso de arquivos e pastas

Até 10 pontos

Utilização dos aplicativos corretos

Até 10 pontos

Total do item

20 pontos

MICROSOFT WORD

Acesso ao Word

Até 2 pontos

Digitação

Até 8 pontos

Ortografia

Até 5 pontos

Pontuação

Até 5 pontos

Estética

Até 5 pontos

Impressão

Até 3 pontos

Saída do Word

Até 2 pontos

Total do Item

30 pontos

MICROSOFT EXCEL

Acesso ao Excel

Até 2 pontos

Conteúdo da digitação da planilha

Até 8 pontos

Configurações e Formatações das células

Até 10 pontos

Montagem e inserção correta do gráfico

Até 5 pontos

Impressão

Até 3 pontos

Saída do Excel

Até 2 pontos

Total do Item

30 pontos

INTERNET

Acesso ao Internet Explorer

Até 2 pontos

Acesso ao link pedido

Até 4 pontos

Saída do Internet Explorer

Até 2 pontos

Acesso ao Outlook

Até 2 pontos

Configuração de contas de e-mail

Até 8 pontos

Saída do Outlook

Até 2 pontos

Total do Item

20 pontos

6.13 - A avaliação para o cargo de Técnico em Informática incidirá sobre a demonstração dos conhecimentos e habilidades na prática do domínio com manutenção preventiva, manutenção de rede, conhecimento nos softwares de edição de programação web e outras funções correlatas ao cargo, objetivando declarar aptidão ou inaptidão do candidato para o exercício do cargo. A prova prática será dividida em 5 (cinco) tarefas distintas, onde cada tarefa tem o valor de 20 (vinte) pontos. Para cada tarefa que não for realizada será subtraído 20 (vinte) pontos do total.

6.14. - A avaliação para o cargo de Mecânico incidirá sobre a demonstração dos conhecimentos e habilidades na prática do domínio com manutenção automotiva, reparos mecânicos e elétricos, conhecimentos de motor, câmbio, sistema de freio e suspensão e outras funções correlatas ao cargo, objetivando declarar aptidão ou inaptidão do candidato para o exercício do cargo. A prova prática será dividida em 5 (cinco) tarefas relacionadas a função, cada uma avaliada em 20 (vinte) pontos cada.

6.15 - A redação para os cargos de Professor de Educação Física, Professor I, Professor de Línguas (Inglês) e Auxiliar de Educação, incidirá sobre a dissertação de um tema proposto.

6.16 - A prova prática terá duração média de 20 minutos para cada candidato.

6.17 - A redação terá tempo extra na prova objetiva escrita de 60 minutos para o candidato.

7 - DO JULGAMENTO DAS PROVAS

7.1 - A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

7.2 - O peso das notas de cada matéria constante da prova ficará distribuído conforme consta no item 6.5.

7.3 - A prova prática será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

7.4 - A redação será avaliada na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.

8 - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

8.1 - Os candidatos habilitados serão classificados por ordem decrescente do número total de pontos obtidos na somatória das provas objetiva, títulos, prática e redação (quando cabível). Terão somados a nota da prova prática com a prova escrita, quando aplicável, somente os candidatos aprovados na prova prática.

9 - CRITÉRIO DE DESEMPATE

9.1 - No caso de empate de notas, terá preferência para nomeação, sucessivamente, o candidato que:

1°) Obtiver maior nota na Prova de Conhecimentos Específicos (se existente);

2º) Obtiver maior nota na Prova de Saúde Pública (se existente);

3°) Obtiver maior nota na Prova de Português;

4º) Obtiver maior nota na Prova de Conhecimentos Gerais;

5°) For mais idoso, maior idade;

6º) Persistindo o empate, a escolha será feita a partir da realização de sorteio por comissão da Prefeitura Municipal de CAMBUQUIRA, especialmente designada para esse fim, com convite da presença dos candidatos empatados.

10 - DOS RECURSOS

10.1 - O candidato poderá apresentar recurso:

10.1.1 - Contra o edital (retificado), no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da publicação no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de CAMBUQUIRA, no endereço: Av. Virgilio Melo Franco, 555 - Centro - CAMBUQUIRA/MG, no dia 30 de junho de 2008 e no site: www.alrconcursos.com.br e na imprensa oficial, sendo respondido pela comissão organizadora e julgadora em até 5 (cinco) dias;

10.1.2 - Contra as questões da prova, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da divulgação do gabarito que será divulgado no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de CAMBUQUIRA, no endereço: Av. Virgilio Melo Franco, 555 - Centro - CAMBUQUIRA/MG, e no site: www.alrconcursos.com.br, sendo respondido pela comissão organizadora e julgadora até a data da publicação da lista de aprovados ;

10.1.3 Contra a lista de aprovados, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de sua publicação no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de CAMBUQUIRA, no endereço: Av. Virgilio Melo Franco, 555 - Centro - CAMBUQUIRA/MG e no site: www.alrconcursos.com.br, sendo respondido pela comissão organizadora e julgadora em até 5 (cinco) dias.

10.1.4 Contra a classificação final, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de sua publicação no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de CAMBUQUIRA, no endereço: Av. Virgilio Melo Franco, 555 - Centro - CAMBUQUIRA/MG e no site: www.alrconcursos.com.br, sendo respondido pela comissão organizadora e julgadora em até 2 (dois) dias.

10.2 - O recurso deverá ser interposto por petição, acompanhado das razões, dirigido à empresa responsável pela realização do concurso público, a ALR Assessoria e Concursos Públicos, com sede a Travessa Evaristo da Veiga, 40 - Sala 705 - 7º Andar - Edifício Dr. Joaquim Nelson de Morais - CEP: 37.550-000 - Pouso Alegre/MG, que determinará o seu processamento, caso cabível. Dele deverá constar o nome do candidato, número de Inscrição, número do documento de identidade e endereço para correspondência.

10.3 - Admitido o recurso, a empresa contratada para realização do concurso público, decidirá pela reforma ou manutenção do ato recorrido, dando ciência ao recorrente através de publicação no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de CAMBUQUIRA, no endereço: Av. Virgilio Melo Franco, 555 - Centro - CAMBUQUIRA/MG e no site: www.alrconcursos.com.br.

10.4 - Serão indeferidos os recursos interpostos fora do prazo estabelecido neste Edital.

10.5 - Após a avaliação e decisão dos recursos apresentados nos termos deste Edital, será publicado, na Imprensa Oficial do Município de CAMBUQUIRA, o resultado final pós-recursos, não sendo admitidos recursos deste resultado.

10.6. - Não caberá recurso contra a prova prática e redação.

11- DA HOMOLOGAÇÃO

11.1 - O resultado final do Concurso Público Municipal será homologado pelo Prefeito Municipal e o Decreto de Homologação será publicado na Imprensa Oficial do Município de CAMBUQUIRA, não se admitindo recursos deste resultado.

12 - DA NOMEAÇÃO E POSSE

12.1 - A nomeação do candidato aprovado será publicado na Imprensa Oficial do Município de CAMBUQUIRA.

12.2 - Os candidatos tomarão posse nos termos da Legislação Municipal e serão regidos pelo Estatuto dos Servidores Públicos de CAMBUQUIRA.

12.3 - Para habilitarem-se à posse os candidatos deverão apresentar, os seguintes documentos originais, acompanhados de cópias simples:

a) Cédula de identidade (RG);

b) Cadastro de Pessoa Física do Ministério da Fazenda (CPF/MF);

c) Título de Eleitor e prova de quitação das suas obrigações com a Justiça Eleitoral;

d) Certificado de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar constando dispensa (se do sexo masculino);

e) Certidão de Nascimento dos filhos;

f) Caderneta de Vacinação dos filhos com idade de até 5 (cinco) anos;

g) Certidão de Nascimento ou Casamento;

h) PIS/PASEP;

i) Comprovante de Escolaridade exigida para o cargo;

j) 02 foto 3x4;

l) Atestado médico de saúde acompanhado pelos seguintes exames:

- Hemograma completo, Glicemia de jejum, Creatinina, Urina - rotina, Raio-x de tórax.

m) Laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da classificação internacional de doença - CID, bem como a provável causa da deficiência e compatibilidade com as atribuições do cargo

n) Declaração quanto ao não exercício remunerado de outro cargo, emprego ou função pública, respeitado o disposto no artigo 37, incisos XVI e XVII da Constituição Federal;

o) Declaração de bens e valores (móveis, imóveis, semoventes, dinheiro, títulos, ações ou quaisquer outros bens e valores patrimoniais), com dados até a data da posse;

p) Laudo de avaliação médica expedido pelo serviço médico indicado pela Administração, atestando a aptidão para o serviço público;

q) Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS.

r) Declaração firmada pelo candidato de não haver sofrido, no exercício profissional ou de qualquer função pública, penalidade disciplinar por prática de atos desabonadores ou condenação por crime ou contravenção;

s) Outros documentos que a Prefeitura Municipal de CAMBUQUIRA julgar necessário.

12.4 - Declaração ou apresentação de documento falso ensejará a demissão do candidato empossado e regular comunicação ao Ministério Público.

12.5 - Os candidatos aprovados, nomeados e empossados serão submetidos a estágio probatório de 03 (três) anos, durante o qual terão avaliação de desempenho e não poderão afastar-se do cargo para qualquer fim, salvo licença para tratamento de saúde, por acidente de trabalho, maternidade, lactante e adotante, paternidade e férias regulamentares.

13 - DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1 - O concurso terá validade por 02 (dois) anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

13.2 - Os candidatos aprovados e excedentes obrigam-se a manter atualizado seu endereço, junto a Prefeitura Municipal de CAMBUQUIRA, enquanto perdurar a validade do concurso, no qual os candidatos excedentes poderão ser aproveitados conforme novas vagas que foram criadas, dentro da legislação e necessidade da Administração.

13.3 - Os portadores de deficiência participarão do certame em igualdade de condições com os demais candidatos, no que diz respeito ao conteúdo e à avaliação da prova.

13.4 - Os candidatos que recusarem o provimento do cargo ou manifestarem sua desistência por escrito serão excluídos do cadastro.

13.5 - A inscrição do candidato implica na Integral aceitação das normas do presente Edital e das normas da Legislação Municipal a respeito.

13.6 - Sem prejuízo das sanções criminais cabíveis, a qualquer tempo, a Comissão de Concurso Público poderá anular a inscrição, prova ou admissão do candidato, desde que sejam verificadas falsidades de declaração ou irregularidade na prova.

13.7 - Será excluído do Concurso Público Municipal, por ato da Direção-Geral da ALR Concursos, o candidato que:

a) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) agir com incorreção ou descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação das provas;

c) for surpreendido utilizando-se de um ou mais meios previstos no subitem 5.5.

d) for responsável por falsa identificação pessoal;

e) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Concurso Público Municipal;

f) efetuar o pedido de inscrição fora do prazo estabelecido neste Edital; ou

g) não atender às determinações regulamentares deste Edital

13.8 - A ALR Concursos e a Prefeitura Municipal de CAMBUQUIRA - MG, não fornecerão e nem se responsabilizarão pela elaboração de nenhum tipo de livro de estudos, apostila ou qualquer outro tipo de material contendo a matéria especificada no Anexo 3 deste Edital (Programa de Provas), devendo o próprio candidato se encarregar de pesquisar os assuntos requeridos para efetuar seus estudos, bem como não será fornecida a bibliografia para nenhum dos cargos uma vez que as questões das provas serão de caráter genérico podendo ser utilizada qualquer fonte de estudos.

13.9 - Na desistência ou eliminação de algum candidato aprovado dentro do número de vagas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos, observando-se a ordem de classificação.

13.10 - Os casos omissos serão resolvidos pela Direção-Geral da ALR Concursos, ouvida a Comissão Coordenadora e Fiscalizadora do Concurso Público Municipal, no que couber.

13.11 - Os itens deste Edital e de seus respectivos anexos poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência do evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de CAMBUQUIRA, no endereço: Av. Virgilio Melo Franco, 555 - Centro - CAMBUQUIRA/MG, obedecendo aos prazos de republicação.

13.12 - Após a homologação e não se caracterizando qualquer óbice, é facultado o arquivamento das folhas de respostas das provas escritas, que deverão ser mantidas em arquivo da empresa responsável pela realização do concurso público, pelo período de validade do concurso.

CAMBUQUIRA, em 30 de Junho de 2008.

Marco Vinícius Marques Félix
Prefeito Municipal de CAMBUQUIRA

ANEXO 1

CARGOS, VAGAS, ESCOLARIDADE, CARGA HORÁRIA E VENCIMENTOS

Cód. Emprego

Cargo

Nº de vagas

Nº Vagas Deficientes

Qualificação Mínima exigida

Carga Horária de Trabalho Semanal

Vencimento mensal (R$)

Taxa de inscrição (R$)

1

Professor de Educação Física

03

-

Superior em Educação física e registro no CREFI

25 h

551,00

40,00

2

Professor de Línguas (Inglês)

01

-

Ensino médio modalidade magistério e curso superior de Letras c/habilitação em Inglês

25 h

551,00

40,00

3

Auxiliar Administrativo

06

-

Ensino Médio Completo e noções básicas de informática

40 h

443,90

35,00

4

Odontólogo

07

-

Superior em Odontologia e registro no CRO

20 h

806,26

60,00

5

Médico

09

-

Superior em Medicina e registro no CRM

20 h

806,26

60,00

6

Serviçal (Masculino)

05

-

Ensino Fundamental - anos iniciais (até 4ª s.)

40 h

415,00

30,00

7

Serviçal (Feminino)

13

-

Ensino Fundamental - anos iniciais (até 4ª s.)

40 h

415,00

30,00

8

Agente de Fiscalização I

02

-

Ensino Médio Completo

40 h

551,00

40,00

9

Motorista I

08

-

Ensino Fundamental completo e CNH categoria D

40 h

459,19

35,00

10

Enfermeiro

01

-

Superior em Enfermagem e registro no COREN

20 h

704,00

55,00

11

Auxiliar de Serviços Gerais (Masculino)

13

-

Ensino Fundamental - anos iniciais (até 4ª s.)

40 h

415,00

30,00

12

Auxiliar de Serviços Gerais (Feminino)

5

-

Ensino Fundamental - anos iniciais (até 4ª s.)

40 h

415,00

30,00

13

Analista de Controle Interno

01

-

Superior em Ciências Contábeis e registro no CRC

40 h

704,00

55,00

14

Auxiliar de Educação I

06

-

Ensino Médio Completo modalidade Magistério ou Curso Superior (Normal Superior, Pedagogia), incompleto, tendo cursado mínimo de 02 (dois) anos

40 h

415,00

30,00

15

Professor I

18

-

Normal Superior ou Pedagogia com apostilamento de Prof. Ensino Fundamental Anos iniciais ou Magistério e Licenciatura

25 h

551,00

40,00

16

Farmacêutico

1

-

Curso Superior Farmácia e registro no CRF

20 h

704,00

55,00

17

Técnico em Informática

1

-

Ensino médio completo- Modalidade Técnico em informática

30h

551,00

40,00

18

Pedreiro

10

-

Ensino Fundamental - anos iniciais (até 4ª s.)

40 h

551,00

40,00

19

Servente de Pedreiro

10

-

Ensino Fundamental - anos iniciais (até 4ª s.)

40 h

415,00

30,00

20

Nutricionista

02

-

Superior Completo e inscrição no CRN

30 h

704,04

55,00

21

Atendente de Consultório Dentário

02

-

Ensino médio completo e inscrição no CRO

40 h

505,00

37,00

22

Técnico em Higiene Dental

01

-

Ensino médio completo, Modalidade Técnico em higiene dental, inscrição no CRO

40 h

551,00

40,00

23

Operador de Raio X

01

-

Ensino médio completo, modalidade técnico em Raios X

20 h

505,10

37,00

24

Psicólogo

01

-

Superior completo, inscrição no conselho regional de Psicologia

20 h

704,00

55,00

25

Mecânico

01

-

Ensino Fundamental - anos iniciais (até 4ª s.)

40 h

459,19

35,00

26

Auxiliar de Enfermagem

04

-

Ensino médio completo - Curso de Auxiliar de Enfermagem e Registro no Conselho Regional de Enfermagem- COREN

40h

551,00

40,00

TOTAL

132

-

-

132

ANEXO 2

DENOMINAÇÕES E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ATRIBUIÇÕES:

Planejar, dirigir e executar atividades de educação física, recreação e desportos; planejar e dirigir sessões técnicas de recreação e de prática de esportes em unidades e programas Municipais ou Estaduais e Federais que sejam objeto de avença entre os poderes;Organizar e dirigir torneios desportivos; Elaborar relatórios das atividades desenvolvidas; atuar em regência de classes de ensino de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) ministrando aulas teóricas e práticas, observando as políticas e diretrizes educacionais do Município de Cambuquira e o planejamento didático-pedagógico do estabelecimento de ensino e da elaboração e cumprimento do plano de trabalho docente; Executar outras tarefas compatíveis com a função, determinadas pela chefia imediata.

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

ATRIBUIÇÕES:

Controlar e atualizar os arquivos administrativos; Efetivar registros em documentos conforme legislação em vigor; Efetuar contatos com pessoas de outros Departamentos para referendar e operacionalizar programas e agendas, prestar informações sobre conteúdo da legislação e suas implicações; Elaborar cálculos matemáticos referentes ao nível do segundo grau escolar, tais como: porcentagens, juros, frações e equações de segundo grau;Preencher mapas de dados, formulários e relatórios administrativos referentes a atividades rotineiras do departamento;Acompanhar e controlar a movimentação de pessoal, processos, registros, cargos, etc. de acordo com a legislação em vigor;Conferir lançamentos, registros e documentos referentes a pagamentos, tributos, recebimentos;Redigir cartas, ofícios, memorandos e outros, segundo padrões pré-estabelecidos;Classificar contas e registros de acordo com as especificações necessárias e previstas em planos de contas, manuais e legislação;Receber, encaminhar e expedir correspondências e outros documentos;Datilografar documentos diversos, através de equipamentos disponíveis; Desenvolver atividades relacionadas a processos administrativos rotineiros ou não, segundo política administrativa do setor; Realizar o trabalho com responsabilidade;Orientar e proceder a tramitação de processos, orçamentos, contratos e demais assuntos administrativos, consultando documentos em arquivos e fichários, levantando dados, efetuando cálculos e prestando informações quando necessário;Elaborar estudos e pesquisas que tenham por objetivo o aprimoramento de normas e métodos de Trabalho, para o melhor desenvolvimento das atividades no seu setor;Elaborar, sob orientação, planos iniciais de organização, gráficos, fichas, roteiros, manuais de serviços, boletins, formulários e relatórios em geral, nas áreas administrativas de pessoal, material, orçamento, organização e métodos e outras áreas da instituição;Participar de projetos a serem elaborados e desenvolvidos por técnicos na área administrativa ou outra;Redigir, revisar, encaminhar e datilografar ou digitar documentos diversos, operando equipamentos como máquinas calculadoras, de datilografia, microcomputadores, processadores de textos, terminais de vídeo e outros; Atender ao público em geral, prestando informações, orientações e esclarecimentos;Desempenhar outras atividades correlatas.

CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

ATRIBUIÇÕES:

Feminino:

Compreende os cargos permanentes que se destinam a realizar serviços de limpeza de bens públicos, recolher lixo, preparar e servir café, lavar louças e utensílios. Executar sob supervisão específica, tarefas braçais simples tais como: carregar, descarregar e transportar materiais diversos Cumprir normas de segurança e higiene manutenção de ferramentas e utensílios.

Masculino:

Compreende os cargos permanentes que se destinam realizar serviços de limpeza, recolher lixo, lavar utensílios, auxiliar na construção de palanques, andaimes e outras. Executar tarefas braçais como: abrir valas, tapar buracos, capinar, roçar, quebrar pedras, limpar ralos, bueiros, carregar e descarregar veículos, caiar, transportar materiais, auxiliar na pintura de sinalizações, auxiliar no plantio, adubagem e poda, operar máquinas manuais e bater estacas, trabalhar com emulsão asfáltica, preparar argamassa e concreto. Executar serviços de manutenção e limpeza de cemitérios, como os relativos aos sepultamentos e exumação. Manutenção de ferramentas e utensílios. Executar outras atribuições afins.

CARGO: ODONTÓLOGO

ATRIBUIÇÕES: Compreende os cargos permanentes que se destinam a prestar assistência odontológica preventiva e curativa, dentro de suas especialidades, em postos de saúde, escolas e creches municipais, bem como planejar, realizar e avaliar programas de saúde pública. Executar outras atribuições afins.

CARGO: MÉDICO

ATRIBUIÇÕES: Compreende os cargos permanentes que se destinam a examinar pacientes visando técnicas próprias e ou solicitando exames complementares para determinar o diagnóstico dentro de suas especialidades, competindo-lhe ainda prescrever medicamentos ou tratamentos conforme diagnósticos, emitir atestado de saúde de sanidade física ou mental e de óbito. Executar outras atribuições afins.

CARGO: SERVIÇAL

ATRIBUIÇÕES:

Feminino:

Preparar café, chá e outros, para servir aos funcionários e visitantes em horários pré-determinados ou quando solicitado; Promover a limpeza de utensílios e equipamentos de cozinha e dependências da escola, zelando pela conservação dos mesmos; Controlar a quantidade de consumo de alimentos em geral, solicitando reposição quando necessário; Zelar pelas condições de manipulação, conservação e distribuição dos produtos; realizar serviços de limpeza de repartições públicas; Levar a efeito o preparo de alimentos e merendas,zelar pelo ambiente escolar mantendo a ordem e harmonia, cumprir as normas de segurança e higiene no trabalho,auxiliar o aluno com necessidades especiais em atividade de locomoção, uso de utensílios, banheiros, etc , na ausência de outro profissional capacitado; conduzir o aluno até sua residência nos casos em que se fizer necessário e aguardar o transporte escolar para os alunos que residem na zona rural; colaborar no atendimento aos educandos nos horários de entrada,intervalo e saída; atender aos alunos e professores quando solicitados; participar de cursos sempre que solicitados, desempenhar outras atividades correlatas.

Masculino

ATRIBUIÇÕES: Promover a limpeza das dependências da escola, zelando pela conservação dos mesmos, executando trabalhos elétricos, hidráulicos e afins; realizar serviços de limpeza de repartições públicas; zelar pelo ambiente escolar mantendo a ordem e harmonia, cumprir as normas de segurança e higiene no trabalho,auxiliar o aluno com necessidades especiais em atividade de locomoção, uso de utensílios, banheiros, etc , na ausência de outro profissional capacitado; conduzir o aluno até sua residência nos casos em que se fizer necessário e aguardar o transporte escolar para os alunos que residem na zona rural; colaborar no atendimento aos educandos nos horários de entrada,intervalo e saída; atender aos alunos e professores quando solicitados; participar de cursos sempre que solicitados, desempenhar outras atividades correlatas.

CARGO: AGENTE DE FISCALIZAÇÃO

ATRIBUIÇÕES: Fiscalizar e fazer cumprir as Normas Municipais de Posturas, de urbanismo, de obras, de edificações, de transportes e de meio ambiente; Desenvolver, elaborar e apresentar relatórios de fiscalização; Intimar, notificar e autuar munícipes e contribuintes pelo descumprimento das Normas Municipais de Postura, de urbanismo, de obras, de edificações, de transporte e de meio ambiente. Executar outras atribuições afins.

CARGO: MOTORISTA

ATRIBUIÇÕES Dirigir veículos automotores de transporte de cargas pesadas, acima de 3.500 kg, ônibus e ambulâncias; automóveis, camionetas;Transportar pessoas e alunos , materiais e documentos;Verificar, diariamente, as condições de funcionamento do veículo, antes de sua utilização;Comunicar a chefia imediata a necessidade de reparos no veículo;Zelar pela segurança de passageiros , alunos e de terceiros;Orientar e auxiliar na carga e descarga de materiais;Registrar dados, pré- estabelecidos, sobre a utilização diária do veículo;Zelar pela limpeza e conservação do veículo sob sua responsabilidade;Desempenhar outras atividades correlatas.

CARGO: ENFERMEIRO

ATRIBUIÇÕES : Planejar, organizar, supervisionar, executar e avaliar os serviços de assistência de enfermagem, prestando consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre a matéria de enfermagem, competindo-lhe também a participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde e planos assistenciais, a prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotinas aprovadas pela instituição da saúde, participando dos programas e das atividades de assistência integral à saúde individual e de grupos específicos, particularmente daqueles prioritários e de alto risco. Executar outras atribuições afins.

CARGO: PROFESSOR I

ATRIBUIÇÕES: Participar do planejamento, em conjunto com a equipe pedagógica-administrativa, dos conteúdos do currículo escolar, bem como proceder avaliação continua do mesmo, a fim de adequá-lo às necessidades do contexto escolar;Participar de reuniões pedagógico-administrativas, conselho de classe, conselho de escolas e outros, contribuindo para a efetivação da proposta pedagógica;Utilizar recursos didáticos existentes na escola, para enriquecimento das atividades pedagógicas;Realizar avaliação contínua e diversificada do processo ensino-aprendizagem;Ministrar aula de acordo com o currículo escolar; Participar de atividades de assessoramento pedagógico, além de elaborar instrumentos de avaliação e material de apoio didático utilizando o horário de permanência;Efetivar em conjunto com os demais profissionais da escola a proposta pedagógica;Participar de encontros, cursos, debates e troca de experiências nas áreas de conhecimento do currículo escolar;Orientar e acompanhar os alunos em suas dificuldades escolares, procedendo encaminhamento daqueles cujas soluções estejam fora de sua área de competência;Manter os pais atualizados sobre a vida do aluno; Desempenhar outras atividades correlatas.

CARGO: FARMACÊUTICO

ATRIBUIÇÕES:Responsabilizar-se tecnicamente pela aquisição de medicamentos, correlatos e materiais sanitários, bem como estabelecimento farmacêutico da rede pública atuando na implantação e desenvolvimento de farmácia clínica, controlando o estoque, dispensação de psicotrópicos e entorpecentes, efetuando registros necessários de acordo com a legislação vigente, e participar como membro efetivo da comissão de farmácia e terapêutica de padronização de medicamentos. Executar outras atribuições afins.

CARGO: ANALISTA DE CONTROLE INTERNO

ATRIBUIÇÕES: Realizar atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, supervisão e coordenação, visando controlar a aplicação e utilização regular dos recursos e bens públicos nas áreas de administração de pessoal , orçamento, finanças, patrimônio e contabilidade, compreendo a avaliação dos resultados alcançados, bem como as atividades referentes a auditoria governamental, de gestão e tomadas de contas; realizar trabalhos que exijam conhecimentos básicos de informática, dentre outras de mesma natureza e grau de complexidade.

CARGO: AUXILIAR DE EDUCAÇÃO

ATRIBUIÇÕES: Participar em conjunto com o educador do planejamento, da execução e da avaliação das atividades propostas às crianças; participar da execução das rotinas diárias, de acordo com a orientação técnica do educador;colaborar e assistir permanentemente o educador no processo de desenvolvimento das atividades técnico-pedagógicas; receber e acatar criteriosamente a orientação e as recomendações do educador no trato e atendimento à clientela; auxiliar o educador quanto à observação de registros e avaliação do comportamento e desenvolvimento infantil; participar juntamente com o educador das reuniões com pais e responsáveis;disponibilizar e preparar os materiais pedagógicos a serem utilizados nas atividades; auxiliar nas atividades de recuperação da auto-estima, dos valores e da afetividade.;observar as alterações físicas e de comportamento, desestimulando a agressividade; estimular a independência, educar e reeducar quanto aos hábitos alimentares, bem como controlar a ingestão de líquidos e alimentos variados;responsabilizar-se pela alimentação direta das crianças dos berçários;cuidar da higiene e do asseio das crianças sob sua responsabilidade.;dominar noções primárias de saúde.; ajudar nas terapias ocupacionais e físicas, aplicando cuidados especiais com deficientes e dependentes;acompanhar a clientela em atividades sociais e culturais programadas pela unidade; executar outros encargos semelhantes, pertinentes à função.

CARGO: TÉCNICO DE INFORMÁTICA

ATRIBUIÇÕES:

Analisar, fazer recomendações e prestar orientação sobre utilização de softwares aplicativos; prestar assistência na instalação de redes de computadores, definir critérios, dar orientação e acompanhar sua utilização. Testar e documentar aplicativos a serem adquiridos/instalados em equipamentos de informática; apresentar soluções na utilização de softwares aplicativos; auxiliar os usuários na elaboração de soluções com a utilização de aplicativos comerciais; prestar assistência aos usuários na resolução de problemas com a utilização de softwares aplicativos, e com os desenvolvidos pelo setor; instalar e configurar softwares; verificar equipamentos adquiridos, bem como a instalação dos acessórios e respectivos softwares; efetuar levantamento e apresentar soluções para a instalação de redes; elaborar orçamentos, cronogramas e análise de viabilidade técnica e econômica para a instalação de redes de computadores; efetuar análise de tráfego na rede, usuários conectados, acesso externo; implantar servidores de redes; implantar redes em estações de trabalho; estudar, racionalizar e projetar redes de computadores; avaliar, revisar e melhorar as redes de computadores existentes; conhecer o funcionamento de hardware e software de redes; definir e documentar novas redes e alterações de redes; acompanhar a instalação de cabeamento lógico de redes; assistir as áreas afins quanto à utilização de redes de computadores; administrar prazos, recursos e planos de teste na instalação de redes; definir normas e padrões de utilização, segurança e funcionamento das redes; verificar os softwares de rede adquiridos, bem como a sua instalação; auxiliar e/ou elaborar informações técnicas relativas às redes de computadores; executar tarefas afins.

CARGO : PEDREIRO

ATRIBUIÇÕES:

Desempenhar as atividades envolvendo trabalhos de alvenaria, concreto e outros materiais, guiando-se por desenhos, esquemas e especificações, utilizando processos e instrumentos pertinentes ao ofício para construir, reformar ou reparar prédios e obras similares.Verificar as características das obras, examinando plantas e especificações técnicas; orientar na escolha do material apropriado e na melhor forma de execução do trabalho; orientar na composição de mistura, cimento, areia, cal, pedra, dosando as quantidades para obter a argamassa desejada; assentar tijolos, ladrilhos e materiais afins; construir alicerce, levantar paredes, muros e construções similares; rebocar estruturas construídas; realizar trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçadas e estruturas semelhantes; montar e desmontar andaimes para execução de obras desejadas; executar atividades correlatas

CARGO: SERVENTE DE PEDREIRO

ATRIBUIÇÕES:

Desempenhar as atividades de auxiliar dos trabalhos de alvenaria, concreto e outros materiais, utilizando processos e instrumentos pertinentes ao ofício para construir, reformar ou reparar prédios e obras similares.dentro das especificações técnicas; atender ao seus superiores na escolha do material apropriado e na melhor forma de execução do trabalho; proceder a composição de mistura, cimento, areia, cal, pedra, dosando as quantidades para obter a argamassa desejada, segundo a orientação do pedreiro ou responsável pela obra; auxiliar no assentamento de tijolos, ladrilhos e materiais afins, na construção de alicerce, paredes, muros e construções similares; rebocar estruturas construídas; auxiliar na realização trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçadas e estruturas semelhantes; montar e desmontar andaimes para execução de obras; Retirar pisos em concreto e preparo do solo para edificações e reformas; Auxiliar o Pedreiro em todos os serviços que se façam necessários para sua perfeita execução; executar atividades correlatas

CARGO: NUTRICIONISTA

ATRIBUIÇÕES:

Nutricionista Escolar: Desempenhar as atividades, no âmbito do Programa de Alimentação Escolar (PAE): programar,elaborar e avaliar os cardápios, observando adequação às faixas etárias e aos perfis epidemiológicos das populações atendidas; respeito aos hábitos alimentares de cada localidade e à sua vocação agrícola; utilização de produtos da região, com preferência aos produtos básicos e prioridade aos produtos semi-elaborados e aos in-natura, calcular os parâmetros nutricionais para atendimento da clientela com base em recomendações nutricionais, avaliação nutricional e necessidades nutricionais específicas, definindo a quantidade e qualidade dos alimentos,obedecendo aos Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ); planejar, orientar e supervisionar as atividades de seleção, compra,armazenamento, produção e distribuição dos alimentos, zelando pela qualidade e conservação dos produtos, observadas sempre as boas práticas higiênicas e sanitárias; planejar e coordenar a aplicação de testes de aceitabilidade junto à clientela, quando da introdução de alimentos atípicos ao hábito alimentar local ou da ocorrência de quaisquer outras alterações inovadoras, no que diz respeito ao preparo, ou para avaliar a aceitação dos cardápios praticados, observando parâmetros técnicos, científicos e sensoriais reconhecidos e realizando análise estatística dos resultados; estimular a identificação de crianças portadoras de patologias e deficiências associadas à nutrição, para que recebam o atendimento adequado no PAE; elaborar o plano de trabalho anual do Programa de Alimentação Escolar (PAE) municipal ou estadual, contemplando os procedimentos adotados para o desenvolvimento das atribuições; elaborar o Manual de Boas Práticas de Fabricação para o Serviço de Alimentação; desenvolver projetos de educação alimentar e nutricional para a comunidade escolar, inclusive promovendo a consciência ecológica e ambiental; interagir com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) no exercício de suas atividades;coordenar, supervisionar e executar programas de educação permanente em alimentação e nutrição da comunidade escolar; articular-se com a direção e com a coordenação pedagógica da escola para o planejamento de atividades lúdicas com o conteúdo de alimentação e nutrição; assessorar o CAE no que diz respeito à execução técnica do PAE; participar do processo de avaliação técnica dos fornecedores de gêneros alimentícios, segundo os padrões de identidade e qualidade, a fim de emitir parecer técnico, com o objetivo de estabelecer critérios qualitativos para a participação dos mesmos no processo de aquisição dos alimentos; elaborar fichas técnicas das preparações que compõem o cardápio; orientar e supervisionar as atividades de higienização de ambientes, armazenamento de alimentos, veículos de transporte de alimentos, equipamentos e utensílios da instituição e dos fornecedores de gêneros alimentícios; participar do recrutamento, seleção e capacitação de pessoal do PAE; participar de equipes multidisciplinares destinadas a planejar,implementar, controlar e executar políticas, programas, cursos, pesquisas e eventos; contribuir na elaboração e revisão das normas reguladoras próprias da área de alimentação e nutrição;colaborar na formação de profissionais na área de alimentação e nutrição, orientando estágios e participando de programas de treinamento e capacitação; comunicar os responsáveis legais e, no caso de inércia destes, a autoridade competente, quando da existência de condições do PAE impeditivas de boa prática profissional ou que sejam prejudiciais à saúde e à vida da coletividade; zelar para que, na capacitação especifica de merendeiros, assim entendidos os manipuladores de alimentos da merenda escolar, sejam observadas as normas sanitárias vigentes. Nutricionista da área de Saúde: compreende as atividades permanentes que se destinam a liderar serviços de alimentação e nutrição dando assistência e educação nutricional a toda coletividade, competindo-lhe ainda participar em equipes multidisciplinares, destinadas a planejar, organizar, coordenar, controlar, supervisionar, implementar, executar e avaliar políticas, programas e serviços de alimentação e nutrição; elaborar e/ou participar de estudos dietéticos, de programas e cursos relacionados com alimentação e nutrição; prestar assistência dietoterápica ambulatorial e participar de programas de educação e vigilância em saúde.cursos nos diversos níveis, pesquisa de eventos de qualquer natureza direta ou indiretamente relacionados com nutrição e alimentação; promover educação para saúde através de aulas, palestras, impressos, escritos e outros instrumentos; executar atribuições correlatas

CARGO: ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

ATRIBUIÇÕES:

Executar ações de desinfecção, esterelização, preparação e organização de matérias e instrumentos utilizados nos procedimentos odontológicos, conforme as normas de biossegurança; preparar os pacientes para as consultas, exames e tratamentos; realizar procedimentos preventivos, individuais ou coletivos; agendar pacientes e orientá-los quanto ao retorno e à preservação do tratamento; instrumentalizar o odontólogo durante a realização de procedimentos clínicos; realizar procedimentos educativos e preventivos de saúde e higiene bucal; acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos trabalhos da equipe de saúde da família; realizar ações de saúde em diferentes ambientes, na própria unidade da Estratégia de Saúde da Família e, quando necessário, nos domicílios; executar outras atividades afins, destinadas à consecução dos objetivos da Estratégia de Saúde da Família do Município.

CARGO: TÉCNICO DE HIGIENE DENTAL

ATRIBUIÇÕES:

Planejar o trabalho técnico-odontológico, de nível médio, em consultórios, e órgãos públicos de saúde. Prevenir doença bucal participando de projetos educativos e de orientação de higiene bucal. Confeccionar e reparar próteses dentárias humanas, animais e artísticas. Executar procedimentos odontológicos sob supervisão do cirurgião dentista. Administrar pessoal e recursos financeiros e materiais. Mobilizar capacidades de comunicação em palestras, orientações e discussões técnicas. instrumentalizar o odontólogo durante a realização de procedimentos clínicos; realizar procedimentos educativos e preventivos de saúde e higiene bucal; acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos trabalhos da equipe de saúde da família; realizar ações de saúde em diferentes ambientes, na própria unidade da Estratégia de Saúde da Família e, quando necessário, nos domicílios; executar outras atividades afins, destinadas à consecução dos objetivos da Estratégia de Saúde da Família do Município.

CARGO: OPERADOR DE RAIOS X

ATRIBUIÇÕES:

Executar exames radiológicos, sob a supervisão do médico radiologista, posicionando adequadamente o paciente e acionando o aparelho de raios X para atender a requisições médicas.Executar atividades correlatas.

CARGO: PSICÓLOGO

ATRIBUIÇÕES:

Reunir, interpretar e aplicar dados científicos relativos ao comportamento humano e aos mecanismos mentais; Fazer observações, exames e experiências para medir certas capacidades físicas e mentais; Definir e avaliar características afetivas, intelectuais, sensoriais e motoras para a orientação, seleção e treinamento; Planejar e executar planos programas, visando estimular uma maior produtividade no trabalho, realização e satisfação pessoal , envolvendo indivíduos e grupos; Orientar e encaminhar indivíduos para o atendimento curativo e/ou preventivo, no âmbito da saúde e mental; Orientar pais e responsáveis, sobre processos de integração em unidades sociais e programas de atendimento específico de crianças e adolescentes; Atender crianças, adolescentes e adultos que necessitem de atendimento psicológico; Planejar e coordenar grupos operativos entre funcionários e/ou comunidade, visando a resolução de problemas referentes ao convívio sociocultural; Orientar familiares quanto à sua responsabilidade no desenvolvimento da saúde mental do grupo ao qual pertencem; Realizar avaliação psicológica em candidatos ao ingresso no quadro de pessoal da Prefeitura via Concurso Público, bem como em servidores, utilizando instrumentos e técnicas específicas; Elaborar laudos psicológicos de candidatos e servidores , envolvendo diagnósticos e prognósticos, sugerindo avaliações complementares e psiquiátricas, com a finalidade de informar sobre as condições psicológicas; Assessorar os profissionais médicos na análise e interpretação de laudos e diagnósticos de serviços; Realizar o encaminhamento de candidatos e servidores a instituições especializadas, indicando as necessidades terapêuticas, quando houver; Elaborar diagnósticos da capacidade laborativa residual de servidores, analisando em conjunto com profissionais da equipe multidisciplinar, os indicadores necessários à readaptação, recapacitação funcional, bem como indicar as funções compatível com as condições do servidor a ser reabilitado; Realizar ações preventivas na área de saúde do servidor; Realizar avaliação, orientação, encaminhamento e acompanhamento de servidores, com problemas referentes à ingestão de álcool e outras drogas; Elaborar análise profissiográfica de funções do quadro da Prefeitura, determinando os requisitos psicológicos necessários para as mesmas; Realizar projetos e pesquisas na área de saúde ocupacional e recrutamento e seleção; Avaliar crianças, através de aplicação de testes psicológicos de inteligência, maturidade psicomotora, sensório-motor, bem como testes informais utilizando-se de entrevista operativa centrada na aprendizagem, diagnósticos operatório, aquisição da linguagem escrita e provas acadêmicas, conforme encaminhamentos; Orientar pais e professores sobre processos de integração de crianças em salas de aulas, escolas especiais e outros; Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos dos professores junto as crianças , através de orientações , visando a melhoria da qualidade do ensino especial; Promover a prevenção da excepcionalidade, através de cursos nas escolas e comunidade para fins de repasse de informações de medidas preventivas; Elaborar e executar planos e programas de trabalho referentes à educação especial, através de levantamentos de necessidades, pesquisas e outros; Desenvolver diagnósticos psico-social no setor em que atua visando a identificação de necessidades e da clientela alvo de sua atuação; Planejar, desenvolver, executar, acompanhar, validar e avaliar estratégias de intervenções psicossociais diversas a partir das necessidades e clientelas identificadas; Participar, dentro de sua especialidade, de equipes multidisciplinares e programas de ação comunitária visando a construção de uma ação integrada; Desenvolver ações de pesquisas e aplicações práticas da psicologia no âmbito da saúde, educação, trabalho social, etc. Desenvolver outras atividades que visem a preservação, promoção, recuperação, reabilitação da saúde mental e valorização do homem; Assessorar, prestar consultoria e dar pareceres dentro de uma perspectiva psicossocial; Desenvolvimento de atividades correlatas.

CARGO: MECÂNICO

ATRIBUIÇÕES:

Elaborar planos de manutenção; realizar manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores; substituir peças, reparar e testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, desempenhar atividades correlatas..

CARGO: PROFESSOR DE LÍNGUAS ( INGLÊS)

ATRIBUIÇÕES:

- ministrar aulas de inglês, de 1ª a 4ª Série;

- transmitir os conteúdos correspondentes à matéria lecionada de forma integrada, e através de atividades, visando proporcionar aos alunos os meios elementares de comunicação e instruí-los sobre os princípios básicos da conduta científica social;

- participar das reuniões de avaliação e planejamento, debatendo sobre programas e métodos a serem adotados ou reformulados, comentando as situações-problemas da classe sob sua responsabilidade e emitindo opiniões, a fim de contribuir para fixação de objetivos, recursos necessários e metodologia de ensino;

- elaborar o plano de aula, selecionando o conteúdo e determinando a metodologia, com base nos objetivos fixados para melhor rendimento do ensino;

- selecionar ou confeccionar o material didático a ser utilizado, valendo-se das próprias aptidões ou consultando manuais de instrução ou o serviço de Orientação Pedagógica, para facilitar o ensino-aprendizagem;

- ministrar as aulas, transmitindo os conteúdos, através de atividades desenvolvidas a partir de experiências vivenciadas e não sistematizadas, para ensejar aos educandos o domínio das habilidades fundamentais ao contato com seus semelhantes e a formação necessária ao desenvolvimento de suas possibilidades;

- organizar atividades de pesquisas que tenham relação com o conteúdo ministrado, sendo de preferência a temática sugestionada pela própria turma e/ou grupos de alunos, para ensejar maior interesse e participação e, consequentemente, maior rendimento;

- elaborar e aplicar testes, provas e outros métodos usais de avaliação, baseando-se nas atividades desenvolvidas e na capacidade média da classe, para verificar o aproveitamento dos alunos e constatar a eficácia dos métodos adotados;

- elaborar fichas cumulativas, boletins de controle e relatórios, apoiando-se na observação do comportamento e desempenho dos alunos e anotando atividades efetuadas, métodos empregados e os problemas surgidos, para manter um registro que permita dar informações ao Serviço de Orientação Pedagógica, visando solução dos problemas e tomada de iniciativas;

- exercer atividades similares e com o mesmo nível de dificuldades, podendo ainda especializar-se na alfabetização de adultos e crianças e ser designado de acordo com sua especialização.

CARGO: AUXILIAR DE ENFERMAGEM

ATRIBUIÇÕES:

- Preparar pacientes para consultas, exames e tratamentos;

- Observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, ao nível de sua qualificação;

- Executar tratamento especificamente prescrito, ou de rotina, além de outras atividades de enfermagem, tais como: ministrar medicamentos por via oral e parenteral, realizar controle hídrico, fazer curativos, aplicar oxigenoterapia, nebulizaçao, enteroclisma, enema de calor ou frio, executar tarefas referentes a conservação e aplicação de vacinas, - - Efetuar controle de pacientes e de comunicantes em doenças transmissíveis, realizar testes e proceder à leitura para subsídio de diagnóstico, colher material para exames laboratoriais, prestar cuidados de enfermagem pré-operatórios, circular em sala de cirurgia, se necessário, instrumentar, executar atividades de desinfecção e esterilização;

- Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente e zelar por sua segurança, inclusive alimentá-lo ou auxiliá-lo a alimentar-se, zelar pela limpeza e ordem do material, de equipamentos e de dependências de unidades de saúde;

- Integrar-se a equipe de saúde.

- Participar de atividades de educação em saúde;

- Executar trabalho de rotina vinculados à alta dos pacientes;

- Participar dos procedimentos pós-morte;

- Executar outras tarefas correlatas, mediante determinação superior.

ANEXO 3

PROGRAMA DE PROVAS

GRUPO 1: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Interpretação e compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Teoria e Pratica da Educação - Conhecimentos Político-Pedagogicos - Função social e política da escola: perspectiva critica e perspectiva neoliberal; gestão democrática e autonomia na organização do trabalho escolar; projetos político-pedagogicos. A educação básica no Brasil: acesso; permanência; inclusão e fracasso escolar. A organização da educação básica: LDB Lei Federal 9394/96, ECA - lei 8.069/1990 e Constituição Federal, arts. 205 a 214.; princípios e fins da educação nacional; diretrizes curriculares para o ensino fundamental e para a educação infantil; parâmetros curriculares nacionais. Conhecimentos da Pratica de Ensino: Processos e conteúdos do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; a organização do tempo e do espaço e a avaliação escolar, projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relações de poder na escola; currículo e cultura; tendências pedagógicas na pratica escolar, referenciais da educação infantil, habilidades básicas (competências e alfabetização).

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS: Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do município, do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Fundamentos da Educação Física. Aspectos neurológicos aspectos fisiológicos, aspectos pedagógicos psicosociais: relação entre Educação Física e a Educação Integral do indivíduo. Crescimento, Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora. Caracterização do processo de crescimento. Fatores que interferem no crescimento, desenvolvimento e aprendizagem da criança e do adolescente, fases do desenvolvimento e aprendizagem motora e cognitiva da criança e do adolescente. Aspecto afetivo-sociais da criança. Objetivos e conteúdos da educação física escolar em função do nível de desenvolvimento da criança e do adolescente. Métodos e metodologia de ensino da Educação Física Escolar,. Técnicas e Instrumentos de medidas e avaliação em Educação Física Escolar. Recursos materiais em Educação Física Escolar. Atividades e Jogos Culturais. Processos Pedagógicos Fundamentos e Regras Básicas. Atletismo, Basquete, Dança, Folclore, Futebol, ginástica artística, Handball, Voleibol

GRUPO 2: PROFESSOR I

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Interpretação e compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Teoria e Pratica da Educação - Conhecimentos Político-Pedagogicos - Função social e política da escola: perspectiva critica e perspectiva neoliberal; gestão democrática e autonomia na organização do trabalho escolar; projetos político-pedagogicos. A educação básica no Brasil: acesso; permanência; inclusão e fracasso escolar. A organização da educação básica: LDB Lei Federal 9394/96, ECA - lei 8.069/1990 e Constituição Federal, arts. 205 a 214.; princípios e fins da educação nacional; diretrizes curriculares para o ensino fundamental e para a educação infantil; parâmetros curriculares nacionais. Conhecimentos da Pratica de Ensino: Processos e conteúdos do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; a organização do tempo e do espaço, projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relações de poder na escola; currículo e cultura; tendências pedagógicas na pratica escolar, as fases da escrita, referenciais da educação infantil, psicogênese da língua escrita, habilidades básicas (competências e alfabetização).

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS: Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do município, do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE PROFESSOR I: Didática: conceito, objeto de estudo. A importância da didática na formação do educador. A dimensão técnico-política da prática docente. Planejamento numa perspectiva crítica da educação. Planejamento participativo. Elementos do planejamento: objetivo, seleção de conteúdos, metodologia, recursos didáticos, relação professor-aluno, planos de trabalho, controle e avaliação de rendimento escolar. Concepções de aprendizagem; Projeto político Pedagógico e outros conhecimentos compatíveis com a natureza do cargo. Avaliação educacional nos processos de aprendizagem do aluno. METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: Parâmetros curriculares nacionais - Língua portuguesa. Alfabetização: relações entre letramento e alfabetização. Abordagens interacionista e sociointeracionista. Psicogênese da língua escrita: concepção e evolução da escrita. Aspectos lingüísticos: linguagem, língua e fala; origem e evolução. Aspectos psicolingüísticos: aquisição da linguagem, usos e funções, diferentes classificações. Aspectos sociolingüísticos: função social da linguagem, variantes lingüísticas, padrão culto, padrão popular, variantes sociológicas. Leitura: objetivos, aspectos cognitivos (conhecimentos prévio, expectativas e estratégias de processamento de texto), tipo de leitura: informativa, formativa e literária. Interação leitor e texto. Noções básicas de intertextualidade. Avaliação em leitura. Literatura: objetivos da literatura nas séries iniciais e na educação infantil, relações entre a arte e literatura. Tipos de textos. Prática textual na sala de aula. Análise de erros. Avaliação de produção de textos. Conhecimentos lingüísticos: objetivos. Língua falada x língua escrita. Gramática de uso x gramática formal. METODOLOGIA DA MATEMÁTICA: O ensino da matemática nas quatro séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª): tendências observadas na proposta curricular de matemática em Minas Gerais. Concepções sobre aquisição / construção do conhecimento matemático. O conceito de espaço e o ensino da geometria: o número e a invenção dos sistemas de numeração: a construção do conceito de número. Fundamentos dos sistemas posicionais. As operações em números naturais: conceitos fundamentais e propriedades estruturais. O ensino dos processos operatórios. Os números racionais: forma de fração: conceitos, representação, operações. Forma decimal: fundamentos, registro, operações. Porcentagem como aplicação do conceito de centésimo. O sistema de medidas: a medida como relação entre os números e o universo tridimensional: comprimento, área, volume, massa, capacidade. A medida do tempo e sua importância social. A medida de valor. METODOLOGIA DE GEOGRAFIA E HISTORIA: o educando: o auto conhecimento e o lugar que o educando ocupa em seu contexto familiar, na escola. O espaço imediato: participação do educando como ser social, político e histórico; a presença da cultura nos modos de ser e de fazer de seu povo. O município: a paisagem local: a vida no campo e na cidade; apropriação e transformação da natureza; o processo histórico. Preservação e cuidados como o meio: como o homem usa a natureza e constrói o seu espaço; o processo industrial e suas relações no município, no estado e no país. Orientações didáticas para o estudo de História e Geografia nas séries iniciais e educação infantil. METODOLOGIA DE CIÊNCIAS: Domínio do corpo - esquema corporal. Percepção do mundo - os sentidos. Saúde, bem-estar e qualidade de vida: doenças prevencíveis por vacinação, verminoses, doenças mais comuns. O corpo: locomoção, digestão, respiração, circulação, reprodução. Meio-ambiente: inter-relação entre os seres vivos, equilíbrio ecológico, recursos naturais, importância da preservação.

GRUPO 3 - AUXILIAR DE EDUCAÇÃO

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto; ortografia e acentuação gráfica; Morfologia: classe de palavras: uso de crase; SÍNTAXE: análise sintática - os termos da oração, estrutura da oração (classificação e empregos dos termos), orações coordenadas e subordinadas: regência verbal, concordância verbal e nominal. Emprego dos sinais de pontuação, regência verbal e nominal, ocorrência de crase. Morfologia: Família de palavras, afixos, processos de formação de palavras, reconhecimento, emprego, flexões e classificações das classes gramaticais.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Teoria e Pratica da Educação - Conhecimentos Político-Pedagogicos - Função social e política da escola: perspectiva critica e perspectiva neoliberal; gestão democrática e autonomia na organização do trabalho escolar; projetos político-pedagogicos. diretrizes curriculares para a educação infantil; Conhecimentos da Pratica de Ensino: Processos e conteúdos do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; a organização do tempo e do espaço, projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relações de poder na escola; currículo e cultura; tendências pedagógicas na pratica escolar, as fases da escrita, referenciais da educação infantil.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS: Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do município, do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE AUXILIAR DE EDUCAÇÃO: A Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação (fundamentos); História da Educação Brasileira; Sociedade Brasileira; Educação e Cidadania; Concepção de ensino e aprendizagem; Fundamentos de Currículo: conceito, fundamentos e componentes; Fundamentação teórica, orientações metodológicas e enfoques das diferentes áreas do conhecimento; Avaliação do processo educativo; Referencial Curricular Nacional; As relações do ensino e aprendizagem na sala de aula; Desenvolvimento global da criança de 0 a 6 anos; Importância do processo de socialização da criança; Importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil; Interação professor aluno; Lei de Diretrizes e bases - 9394/96. Noções básicas dos conteúdos a serem desenvolvidos na Educação Infantil; Estatuto da Criança e do Adolescente.

GRUPO 4: PROFESSOR DE LÍNGUAS (INGLÊS)

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Interpretação e compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Teoria e Pratica da Educação - Conhecimentos Político-Pedagogicos - Função social e política da escola: perspectiva critica e perspectiva neoliberal; gestão democrática e autonomia na organização do trabalho escolar; projetos político-pedagogicos. A educação básica no Brasil: acesso; permanência; inclusão e fracasso escolar. A organização da educação básica: LDB Lei Federal 9394/96, ECA - lei 8.069/1990 e Constituição Federal, arts. 205 a 214.; princípios e fins da educação nacional; diretrizes curriculares para o ensino fundamental e para a educação infantil; parâmetros curriculares nacionais. Conhecimentos da Pratica de Ensino: Processos e conteúdos do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; a organização do tempo e do espaço, projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relações de poder na escola; currículo e cultura; tendências pedagógicas na pratica escolar, as fases da escrita, referenciais da educação infantil, psicogênese da língua escrita, habilidades básicas (competências e alfabetização).

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS: Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do município, do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE PROFESSOR DE LÍNGUAS (INGLÊS): Analise e interpretação: identificação do tema central e das diferentes idéias contidas nos textos. Estabelecimento de relações entre as diferentes partes nos textos. Identificação de enunciados que expressam lugar, tempo, modo, finalidade, causa, condição, conseqüência e comparação. Estudo do vocabulário: significado de palavras e expressões num contexto. Semelhanças e diferenças de significados de palavras e expressões (falsos cognatos). Aspectos gramaticais / aplicação pratica: flexão do nome, do pronome e do artigo. Substantivos (contáveis e não contáveis em inglês). Flexão do verbo. Significado através da utilização do tempo verbal e verbos auxiliares. Regência e concordância nominal/verbal. Preposições de tempo/lugar. Substantivos, adjetivos e verbos seguidos de preposição. Orações com relação de causa, conseqüência, tempo, modo, condição, concessão, comparação. Orações relativas. Pronomes interrogativos. Frases interrogativas.

GRUPO 5: AUXILIAR ADMINISTRATIVO, AGENTE DE FISCALIZAÇÃO E ANALISTA DE CONTROLE INTERNO

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Interpretação e compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

MATEMÁTICA: Conjuntos: conjunto, elemento, pertinência, diagramas; determinações (analítica - sintética), igualdade, intersecância, disjunção; universo, unitário, vazio; subconjunto, complementar, interseção, união, diferença, diferença simétrica. * Números: naturais, inteiros, racionais, reais: ordenação, intervalos, módulo; propriedades operatórias; * Funções: definição, notação, diagramas; injetora, sobrejetora, bijetora; domínio; gráfico. * Funções, equações, inequações polinomiais de uma variável real: constante, linear, afim. * Funções trigonométricas. * Arcos, ângulos, identidades. * Combinatória: princípios fundamentais da combinatória - adição, produto, arranjos, combinações, permutações. * Geometria espacial: a) paralelismo/ perpendicularidade: de reta e plano; de dois planos; ângulos, distâncias, projeção ortogonal, postulados, teoremas; b) Prisma/pirâmide/cilindro/cone/bola-esfera; superfícies, sólidos; classificações; secções e pontos importantes; áreas lateral e total, volume, cálculo; teoremas principais; c) Poliedros, biedros, triedos, ângulos poliédricos; poliedros, relação de Büler.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do município, do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO: Noções na realização de trabalhos de protocolo, preparo, seleção, classificação, registro, coleção e arquivamento de processos, documentos, fichas, periódicos e outras publicações, preenchimento de formulários de controle administrativo. Modo de execução de atividades administrativas de pessoal, material, finanças, estoque, produção e prestação de serviços, levantamento, anotações, cálculos e registros relativos a área de atuação. Atendimento ao público, digitação de textos, documentos, tabelas. Conceitos básicos de operação de microcomputadores; conceitos básicos para utilização do sistema operacional Windows; conceitos básicos para utilização dos softwares do pacote do Microsoft Office, tais como: Word e Excel; conceitos básicos de internet, navegadores, acessibilidade e correio eletrônico.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE AGENTE DE FISCALIZAÇÃO: Contabilidade: Elementos Fundamentais para Análise Financeira: Objetivos da análise de Balanço Patrimonial; etapas das técnicas de análise de Balanço Patrimonial; metodologias de análise. Estrutura das Demonstrações Contábeis Financeiras. A interpretação das demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados. Complementos das Demonstrações Contábeis: Notas Explicativas e Parecer de Auditores, Relatório da Administração. Preparação das Demonstrações Contábeis para a Análise Financeira: Análise Vertical e Horizontal. Elaboração de parecer, Código de Posturas do Município de Cambuquira-MG e demais alterações, Lei Orgânica do Município de Cambuquira-MG, Código Tributário do Municipal e demais alterações, Código Civil - Títulos: Da Posse, Da Propriedade, Das Águas, Dos Limites entre Prédios e do Direito de Tapagem Do Direito de Construir, Da Responsabilidade Civil, Lei Federal nº 6766 de 19 de dezembro de 1979 - capítulos: I, II, III, IV, V, VIII e IX e sua alteração Lei Federal 9785 de 29 de janeiro de 1999: art. 3º, - Código Florestal - Lei Federal nº 4771 de 15 de setembro de 1965. Artigos: 1º ao 29, Resoluções Conama de nº 237, 302, 303, 307 e 369. Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos e de Engenharia, Direito Administrativo: A Administração Pública: Conceito. Poderes e deveres do administrador público; Uso e abuso do poder; Organização administrativa brasileira: princípios, espécies, formas e características; Poderes Administrativos: poder vinculado, poder discricionário, poder hierárquico, poder disciplinar, poder regulamentar e poder de polícia. Atos Administrativos: fatos da Administração Pública, atos da Administração Pública e fatos administrativos; Conceito, formação, elementos, atributos e classificação; Mérito do ato administrativo. Revogação, anulação e convalidação do ato administrativo. Serviços Públicos: conceitos: classificação; regulamentação; controle; permissão; concessão e autorização. Responsabilidade civil do Estado. Ação de Indenização. Ação Regressiva.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE ANALISTA DE CONTROLE INTERNO: DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO: a) Direito Constitucional: 1. Teoria geral do Estado. 2. Os poderes do Estado e as respectivas funções. 3. Teoria geral da Constituição. 4. Princípios constitucionais. 5. Normas constitucionais e inconstitucionais. 6. Emenda, reforma e revisão constitucional. 7. Análise do princípio hierárquico das normas. 8. Princípios fundamentais da CF/88 (art. 1º a 4º). 9. Direitos e garantias fundamentais (art. 5º a 11º). 10. Organização do Estado político - administrativo (art. 18 a 36). 11. Administração Pública na CF/88 (art. 37º a 41º). 12. Organização dos Poderes. O Ministério Público (art. 44º a 130º). 13. Sistema Tributário Nacional (art. 145º a 162º). 14. Finanças Públicas: normas gerais e orçamento público (art. 163º a 169º). 15. As Políticas Públicas na CF/88 (art. 170º a 232º) b) Direito Administrativo: 1. A Administração Pública; 2. Princípios da Administração Pública; 3. Organização Administrativa do Estado: administração direta e indireta; 4. O servidor público e a Constituição Federal de 1988. 5. Regime Jurídico dos Servidores Públicos (Lei nº 9.826, de 14 de maio de 1974, e alterações posteriores); 6. O Processo Administrativo (Lei nº 9.784, de 29/01/99); 7. Serviço Público: conceito e natureza; Modalidades e formas de prestação; o perfil moderno do serviço público; 8. Regime jurídico da Licitação e dos Contratos; 9. Teoria Geral do Ato Administrativo; 10. Controle da Administração Pública; 11. Domínio Público; 12. Controle da Administração Pública; 13. Responsabilidade Civil da Administração ADMINISTRAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: 1. Formas históricas de administração pública, patrimonialismo, administração burocrática racional-legal. 2. Weber e a burocracia. A crise do modelo burocrático. 3. O paradigma pós-burocrático, administração pública gerencial, a nova administração pública. 4. Reformas administrativas nos países anglo-saxões. 5. Evolução da Administração Pública no Brasil e reformas administrativas: dimensões estruturais e culturais; 6. Teoria das organizações. As organizações como máquinas. Taylor e Fayol. As organizações como organismos. Mayo. Escola das Relações Humanas; 7. Organizações e aprendizagem. H. Simon, Peters; 8. Cultura das organizações: Schein, Bennis; 9. Conflito de poder nas organizações. Croizer, Morgan; 10. A Teoria Contingencial, Mintzberg, Drucker, Ansoft; 11. Gestão de resultados na produção de serviços públicos; 12. O paradigma do cliente na gestão pública. Excelência nos Serviços Públicos, Empreendedorismo Público, Gerencialismo e Governança Pública; 13. O perfil moderno do serviço público; 14. Políticas públicas no Brasil: planejamento, implementação, agenda nacional e evolução dos indicadores econômicos e sociais. Desigualdade sócio-econômica no Brasil. Lei de Responsabilidade Fiscal, CONTABILIDADE: a) Geral: 1. Princípios Fundamentais de Contabilidade, aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade; 2. Patrimônio; 3. Conta; 4. Escrituração; 5. Critérios de mensuração das contas; 6. Balancete; 7. Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos; 8. Relatório da Administração, Notas Explicativas e Parecer de Auditoria; 9. Balanço Social. b) Pública: 1. Conceito, objeto e regime. 2. Campo de aplicação. 3. Legislação básica (Lei n.º 4.320/64 e Lei Estadual nº 10.338, de 18/11/1979, Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar n.º 101/00). 4. Receita e Despesa pública: conceito, classificação e estágios. 5. Plano de Contas da Administração pública Estadual: conceito, estruturas e contas do ativo, passivo, despesa, receita, resultado e compensação (Decreto Estadual nº 14.222, de 26/12/1980). 6. Operações típicas na administração Estadual. Inventário. 7.Encerramento do Exercício. Balanços: orçamentário financeiro, patrimonial, e demonstração das variações patrimoniais de acordo com a Lei n.º 4.320/64. 8. Outros Demonstrativos de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000). c) Gerencial e de Custos: 1. Contabilidade Gerencial: Origem, conceito, função e características; 2. Contabilidade de Custos: origem, conceito, funções e características; 3. Custo: conceito e classificações; 4. Relação: Custo/Volume/Lucro; 5. Sistemas de apuração e acumulação de custos; 6. Métodos de custeamento; 7. Sistemas de custeio; 8. Metodologias de precificação; 9. Sistemas de Informações Contábeis. AUDITORIA. 1. Normas Fundamentais de Auditoria. 2. Auditoria Externa. 3. Auditoria Interna. 4. Auditoria Governamental no Âmbito Federal e Estadual 5. Controle Interno e Externo. Fundamentação Legal. 6. Órgãos de Controle Interno e Externo. 7. Finalidade, Objetivos e Abrangência da Auditoria Governamental. 8. Tipos de Auditoria Governamental. 9. Processo de Auditoria Governamental. 10. Programa de Auditoria. 11. Técnicas de Auditoria. 12. Achados e Evidências de Auditoria. 13. Papeis de trabalho: de planejamento e de execução. 14. Parecer e Relatórios de Auditoria. 15. Controle de Qualidade dos Trabalhos de Auditoria. FINANÇAS PÚBLICAS: 1. Conceitos básicos - Teoria das Finanças Públicas: As falhas de mercado. Objetivos da política fiscal. 2 Visão clássica das funções do Estado, evolução das funções do Governo. 3. Finanças Públicas no Brasil: de 1970 à fase de estabilização. 4. A Dinâmica da Dívida Pública e o caso Brasileiro. Déficit e dívida pública. A condição de equilíbrio da relação dívida pública/PIB. 5. Federalismo fiscal. O Sistema Federativo e o Fenômeno da descentralização. Fundamentos teóricos. Evolução de receita disponível. Controle de endividamento. 6. A Economia do Ajuste Fiscal: a teoria do ciclo político. Impasse distributivo e paralisia fiscal. 7. O Estado Regulador. 8. Bens públicos, semi-públicos ou meritórios e privados. 9. Instrumentos e recursos da economia pública (políticas fiscal, regulatória, cambial e monetária). 10. Classificação das Receitas e Despesas Públicas segundo finalidade, natureza e agente. 11. Hipóteses teóricas do crescimento das despesas públicas. 12. O ótimo das dimensões do Governo. 13. O financiamento dos gastos públicos - tributação e eqüidade. Incidência tributária. 14. Os princípios teóricos da tributação: tipos de impostos; progressividade, regressividade e neutralidade. 15. Estrutura e dimensão do setor público brasileiro. 16. Orçamento Público: conceitos e princípios orçamentários; orçamento tradicional, orçamento de base zero, orçamento de desempenho, orçamento-programa. Orçamento na Constituição de 1988: Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual; Plano Plurianual. 17. Nova metodologia de planejamento das ações de governo, trazidas pelo PPA, Diretrizes Estratégicas, Macro Objetivos, Programa, Ação. 18. Etapas do processo orçamentário. 19. Classificação e conceituação da receita orçamentária brasileira. 20. Classificação e conceituação da despesa orçamentária brasileira. 21. Análise de custo-benefício do orçamento. 22. Avaliação da execução orçamentária. 23. Equilíbrio orçamentário. Conceitos de déficit público, financiamento do déficit. Economia da Dívida Pública. 24. Tópicos da Lei de Responsabilidade Fiscal: princípios, objetivos, efeitos no planejamento e no processo orçamentário. Limites para despesas de pessoal. Limites para dívida. Regra de ouro. Mecanismos de transparência fiscal.

GRUPO 6: FARMACÊUTICO, ODONTOLOGO, MÉDICO, ENFERMEIRO, NUTRICIONISTA E PSICOLOGO

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Interpretação e compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

CONTEÚDO DA PROVA DE SAÚDE PÚBLICA PARA OS CARGOS DE ODONTOLOGO, MÉDICO, ENFERMEIRO, NUTRICIONISTA, PSICOLOGO E FARMACÊUTICO: A Saúde na Constituição Brasileira. Leis 8080/90 e 8142/90. O Pacto pela Saúde. Política Nacional de Atenção às Urgências. Urgências e Emergências - Atenção Integral da morbi-mortalidade prevalente. Epidemiologia Básica: Conceitos básicos; Epidemiologia descritiva; Indicadores de saúde; Estudos analíticos; Epidemiologia dos problemas ligados à urgência e emergência; Vigilância em Saúde.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do município, do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE FARMACÊUTICO: Noções de química orgânica. Compostos nitrogenados. Alcanos, alquenos, alquinos, compostos aromáticos, compostos halogenados, álcoois, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados e compostos nitrogenados: nomenclatura, propriedades e reações. Farmacologia geral. Subdivisão de farmacologia. Classificação das formas farmacêuticas. Classificação das drogas. Bases fisiológicas da farmacologia. Medidores químicos. Evolução do conceito de mediação química. Receptores farmacológicos. Receptores pré e pós-sinápticos. Interação droga-receptor. Mensageiro secundário. Métodos fisiológicos aplicados à farmacologia. Ensaios biológicos. Estudo in vitro e in vivo. Líquidos nutridores. Métodos estatísticos aplicados à farmacologia. Padronização biológica. Comparação entre médias. Teste t de Student. Análise de variância. Correlação linear. Farmacocinética. Vias de administração de drogas. Absorção. Biodisponibilidade. Meia-vida das drogas. Distribuição. Biotransformações. Excreção. Farmacodinâmica. Mecanismos de ação de drogas. Interação droga-receptor. Relação dose-efeito. Sinergismo. Tipos de antagonismo. 14 Eficácia e potência de uma droga. Dose-efetiva (ED50). Dose-letal (LD50). Índice terapêutico. Farmacologia dos sistemas - Drogas que atuam em nível de sinapses periféricas e junções neuromusculares. Agonistas colinérgicos. Agentes anticolinestrásicos. Agentes antimuscarínicos. Aminas simpaticominéticas. Antiadrenérgicos e bloqueadores alfa e beta aldrenérgicos. Estimulantes e bloqueadores ganglionares. Bloqueadores neuromusculares (curares). Anestésicos locais. Drogas que atuam em nível de sistema nervoso central. Hipnóticose sedativos. Álcoois alifáticos. Anestésicos gerais. Estimulantes do sistema nervoso central. Neurolépticos. Ansiolíticos. Antidepressivos. Opiáceos. Alucinógenos. Tolerância, vício, dependência e abuso de drogas. Autacóides. Histamina e análogos. Serotonima. Prostaglandinas. Bradicina e angiotensina. Drogas relacionadas com o tema autacóides: anti-histamínicos, costicosteróides e analgésicos nãoesteroidais. Drogas com ação cardiovascular. Cardiotônicos. Antiarrítmicos. Antiangionosos. Drogas que afetam a função renal. Diuréticos. Hormônio antidiurético. Inibidores do transporte tubular. Drogas que afetam a motilidade uterina. Ocitócicos. Prostaglandinas. Alcalóides do esporão de centeio. Drogas que afetam a função respiratória. Broncoconstritores. Broncodilatadores. Antialérgicos. Descongestionantes nasais. Estimulantes respiratórios. Drogas que afetam as funções neuro endócrinas. Estrogênios e progestógenos. Androgênios. Indutores de ovulação. Anovulatórios. Antibióticos e quimioterápicos. Penicilinas. Cefalosporinas. Antibióticos aminoglicosídicos. Tetracidinas e cloranfenicol. Sulfas. Antineoplásticos. Anti-helmínticos. Anti-sépticos e desinfetantes. Farmacognosia. Princípios vegetais. Obtenção de princípios vegetais: tisana, infusão, decocção, maceração etc. Estabilização e leofilisação. Métodos gerais de reconhecimento e caracterização de princípios vegetais. Essências vegetais. Resinas vegetais. Óleos vegetais. Glicosídeos tiociânicos. Glicosídeos fenolgenéticos. Glicosídeos esteroídeos. Glicosídeos fravonóides. Alcalóides. Saponinas. Taninos. Propriedades farmacodinâmicas dos princípios extraídos de espécimes vegetais.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE ODONTOLOGO: 1 Conceitos. 2 Materiais restauradores. 2.1 Amálgama. 2.2 Resinas compostas. 2.3 Cimentos de ionômero de vidro. 3 Instrumentais. 4 Materiais protetores. 5 Diagnóstico e plano de tratamento. 6 Métodos preventivos. 7 Oclusão. 7.1 Ajuste oclusal. 7.2 Movimentos oclusivos. 7.3 Posições: relação cêntrica, máxima intercuspidação habitual, dimensão vertical, relação de oclusão cêntrica. 7.4 Disfunção miofacial. 8 Restaurações preventivas. 8.1 Selantes. 8.2 Ionômero de vidro. 8.3 Resinas compostas. 9 Facetas estéticas. 10 Prótese adesiva: direta e indireta. 11 Clareamento dental. 12 Inter-relação dentística/periodontia. 13 Restaurações em dentes posteriores com resinas compostas. 14 Restaurações em amálgama. 15 Flúor: 15.1 Mecanismo de ação do flúor. 15.2 Farmacocinética do flúor. 15.3 Toxicologia.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE MÉDICO: O pronto atendimento ao idoso: estados confusionais, quedas, hipertensão postural, hipertensão arterial, infecção. Pneumologia. Insuficiência respiratória aguda, doença pulmonar obstrutiva crônica, doenças infecciosas agudas e crônicas, doenças da pleura. Cardiologia: arritmias, isquemia miocárdica aguda e crônica, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca. Dor torácica. Hematologia: anemias, distúrbios da hemostasia, estados hipercoaguláveis. Gastroenterologia: hemorragias digestivas, má absorção, icterícias, hepatites, imunologia, imunodeficiências, doenças auto-imunes. Reumatologia: farmacologia dos medicamentos usados no controle das doenças reumatológicas, equilíbrio hidro-eletrolítico e ácido básico. Nefrologia: glomerulopatias, doenças túbulo-intersticiais, insuficiência renal crônica aguda. Sistema nervoso central. Coma, esturpor, estados confusionais. Endocrinologia: doenças da tireóide, doenças da córtex supra renal. Uso clínico de corticosteróides. Doenças metabólicas: dislipoproteinemias, diabetes mellitus. Antibióticos. Ressuscitação Cardiopulmonar. Urgências, emergências em adultos.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTO DE ESPECÍFICO PARA O CARGO DE ENFERMEIRO: Ética e legislação aplicada à enfermagem: Código de deontologia; POlítica nacional de saúde; Entidade de classe; Lei do exercício profissional. Princípios científicos aplicados à Enfermagem: nutrição e hidratação; eliminações; higiene e conforto. Soro e repouso; assepsia; administração de medicamentos. Curativos e bandagens; cuidados dispensados ao paciente terminal; medicação. Enfermagem e Saúde Pública: imunização; saneamento básico; vigilância epidemiológica; conceito, medidas de controle das doenças transmissíveis; Estatísticas vitais (indicadores de saúde). Princípio de administração no serviço de enfermagem: planejamento; organização; direção; coordenação; supervisão e avaliação. Processo de enfermagem. Enfermagem no controle de infecção hospitalar. Medidas de prevenção; precauções universais. Clínica médica: assistência de enfermagem a paciente com doenças infecto-contagiosas e sexualmente transmissíveis. Enfermagem na clínica cirúrgica: assistência de enfermagem ao paciente no pré, trans e pós-operatório. Central de material; controle de avaliação dos meios de esterilização físico e químico; instrumental cirúrgico. Assistência de enfermagem nas emergências médicas; parada cardio respiratória; edema agudo de pulmão; politrauma; envenenamento; queimadura; choque, hemorragias. Assistência de enfermagem e pediatria: crescimento e desenvolvimento; criança hospitalizada; necessidades básicas (nutrição, eliminações, higiene e conforto, sono, repouso, recreação). Assistência de Enfermagem nas patologias pediátricas. Estatuto do menor e do adolescente. Enfermagem. ginecologia e obstetrícia: assistência de enfermagem ao recém nascido; na gestação com patologia obstetrícia; no puerpério. Sistema Unificado de Saúde.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTO DE ESPECÍFICO PARA O CARGO DE NUTRICIONISTA: Nutrição Normal: conceito de alimentação e nutrição. Critérios para planejamento e avaliação de dietas normais: qualitativos, quantitativos e grupos de alimentos. Leis de alimentação. Cálculo das necessidades calóricas basais e adicionais para adulto normal. Cálculo de dietas normais. Nutrientes: definição, propriedade, função, digestão, absorção, metabolismo, fontes alimentares e NDp Ca 1%. Esquemas alternativos de alimentação. Particularização da dieta normal por estado fisiológico da gestante e da nutriz. Particularização da dieta normal para os diferentes grupos etários: alimentação do lactente (0 a 1 ano), da criança (1 a 2 anos), do pré escolar (2 a 7 anos), do escolar (7 a 12 anos) e do adolescente (12 a 18 anos). Mitos, tabus e crenças alimentares. Dietoterapia: princípios básicos. Modificações da dieta normal e padronizações hospitalares. Nutrição materno-infantil:conceito geral de saúde materno infantil: gestação, lactação, recém nascido, aleitamento materno.Alimentação: no 1º ano de vida, do pré-escolar, do escolar e do adolescente. Técnica Dietética: características físico-químicos dos alimentos. Condições sanitárias, higiênicas e métodos de conservação. Critérios para seleção e aquisição de alimentos. Pré-preparo de alimentos. Administração de serviços de alimentação: conceituação e peculiaridade dos vários tipos de serviços de alimentação. Planejamento do serviço de alimentação - compras, métodos e procedimentos de recepção e estocagem, movimentação e controle de gêneros. Métodos e técnicas de higienização da área física, equipamentos e utensílios. Elaboração de cardápios em nível institucional. Taxa resto-ingesta e noções de custo. Lactário - controle bacteriológico. Nutrição em saúde publica: programas educativos - fatores determinantes do estado nutricional de uma população e carências nutricionais. Avaliação nutricional epidemiologia da desnutrição protéico calórica. Avaliação dos estados nutricionais nas diferentes faixas etárias. Métodos direto e indireto para diagnóstico e avaliação do estado nutricional. Ética profissional.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTO DE ESPECÍFICO PARA O CARGO DE PSICOLOGO: 1. As instituições de Saúde: Elaboração do conceito de Instituição. O instituído e o instituinte. A Psicossociologia: A questão do poder e as instituições , A instituição de violência 2. Política de Saúde Mental no Brasil: Conceitos de saúde e doença mental elaborados pela Psicologia; História da saúde mental no Brasil; A saúde mental, o trabalho e os fatores sócio-econômicos. 3. Psicoterapia: Conceituação de Psicoterapia, Indicações para psicoterapia e avaliação do paciente; A entrevista psicológica; Os mecanismos de defesa do Ego; O contrato terapêutico; A transferência e a contratransferência. 4. Psicopatologia: Neurose, Psicose e Perversão: Diagnóstico e Prognóstico; Conceitos centrais de Psicopatologia geral. 5. Prevenção e Atenção Primária em Saúde: Conhecimento Comum x Conhecimento científico; Discurso popular x Discurso científico; Saúde e Educação popular.

GRUPO 7: SERVIÇAL E AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Língua Portuguesa: - Leitura e interpretação de texto, bilhete, aviso, notícia de jornais, anúncio e carta familiar. Conhecimento do alfabeto. Encontro vocálico e consonantal, substantivo, coletivo, sinônimos e antônimos. Frase e tipos de frase. Substantivo próprio e comum. Gênero, numero e grau do substantivo, adjetivo, pronomes, verbos, tempos do verbo, sujeito e predicado. Conhecimentos lingüísticos: reconhecimento de grafia correta de palavras de uso comum; reconhecimento do uso adequado de estruturas frasais básicas, grupos ortográficos simples, divisão silábica e sinais de pontuação (. , : ? !): concordância nominal (masculino/feminino, singular/plural), acentuação gráfica.

Matemática: - Noções elementares de sistema de manutenção decimal, sistema romano de numeração, operação com números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão); números racionais em forma de fração e operações com frações de mesmo denominador, números decimais, sistema monetário, sistema de medidas (tempo, valor, comprimento, massa, capacidade, área, perímetro e volume); geometria (figuras planas)

Conteúdo da Prova de Conhecimentos Gerais: Noções de história do Brasil. Assuntos ligados ao cotidiano e atualidade nas áreas: econômica, cientifica, tecnológica, política, cultural, esportiva, saúde, meio ambiente e social do município, do Brasil, do Estado de Minas Gerais e do mundo. Noções sobre higiene e alimentação.

GRUPO 8: MOTORISTA

Língua Portuguesa: - Leitura e interpretação de texto, bilhete, aviso, notícia de jornais, anúncio e carta familiar. Conhecimento do alfabeto. Encontro vocálico e consonantal, substantivo, coletivo, sinônimos e antônimos. Frase e tipos de frase. Substantivo próprio e comum. Gênero, numero e grau do substantivo, adjetivo, pronomes, verbos, tempos do verbo, sujeito e predicado. Conhecimentos lingüísticos: reconhecimento de grafia correta de palavras de uso comum; reconhecimento do uso adequado de estruturas frasais básicas, grupos ortográficos simples, divisão silábica e sinais de pontuação (. , : ? !): concordância nominal (masculino/feminino, singular/plural), acentuação gráfica.

Matemática: - Noções elementares de sistema de manutenção decimal, sistema romano de numeração, operação com números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão); números racionais em forma de fração e operações com frações de mesmo denominador, números decimais, sistema monetário, sistema de medidas (tempo, valor, comprimento, massa, capacidade, área, perímetro e volume); geometria (figuras planas)

Conteúdo da Prova de Conhecimentos Gerais: Noções de história do Brasil. Assuntos ligados ao cotidiano e atualidade nas áreas: econômica, cientifica, tecnológica, política, cultural, esportiva, saúde, meio ambiente e social do município, do Brasil, do Estado de Minas Gerais e do mundo.

Conteúdo da Prova de Legislação de Trânsito para o cargo de Motorista: Legislação de Trânsito Atual, normas de segurança, noções de mecânica, manutenção do veículo, código nacional de trânsito e seu regulamento, comportamento do condutor na direção veicular, comportamento do pedestre na via de circulação, equipamentos obrigatórios, primeiros socorros, legislação e responsabilidade do servidor público no município. Outras questões versando sobre as atividades e atribuições específicas do cargo pleiteado.

GRUPO 9: TÉCNICO EM INFORMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Interpretação e compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do município, do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Operação de microcomputadores. Ambientes Windows, Linux e Unix. Pacotes MSOffice e OpenOffice. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. Tecnologias. Protocolos. Padrões. Equipamentos. TCP/IP. Administração, Recomendações, Instalação e Operação de redes de computadores. Web. Internet X Intranet. Redes Públicas. Browsers. Modalidades de acesso. Navegação e pesquisa. Browser. Correio eletrônico. Outlook e WebMail. Segurança em informática: conceitos, equipamentos, vírus, backup, firewall, prevenção. Segurança física e lógica. Segurança em redes e na internet. Backup. Vírus. Criptografia. Procedimentos. Contramedidas. Firewall. Prevenção. Projetos e Gerência de Sistemas de Informação. Modalidades de processamento. Organização e Arquitetura de computadores. Componentes de hardware. Instalação e configuração. Placa-Mãe. Barramento. Microprocessadores. Memórias. Dispositivos para armazenamento de dados e de entrada/saída de dados. Mídias. Barramentos e Interfaces.

GRUPO 10: PEDREIRO E SERVENTE DE PEDREIRO

Língua Portuguesa: - Leitura e interpretação de texto, bilhete, aviso, notícia de jornais, anúncio e carta familiar. Conhecimento do alfabeto. Encontro vocálico e consonantal, substantivo, coletivo, sinônimos e antônimos. Frase e tipos de frase. Substantivo próprio e comum. Gênero, numero e grau do substantivo, adjetivo, pronomes, verbos, tempos do verbo, sujeito e predicado. Conhecimentos lingüísticos: reconhecimento de grafia correta de palavras de uso comum; reconhecimento do uso adequado de estruturas frasais básicas, grupos ortográficos simples, divisão silábica e sinais de pontuação (. , : ? !): concordância nominal (masculino/feminino, singular/plural), acentuação gráfica.

Matemática: - Noções elementares de sistema de manutenção decimal, sistema romano de numeração, operação com números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão); números racionais em forma de fração e operações com frações de mesmo denominador, números decimais, sistema monetário, sistema de medidas (tempo, valor, comprimento, massa, capacidade, área, perímetro e volume); geometria (figuras planas)

Conteúdo da Prova de Conhecimentos Gerais: Noções de história do Brasil. Assuntos ligados ao cotidiano e atualidade nas áreas: econômica, cientifica, tecnológica, política, cultural, esportiva, saúde, meio ambiente e social do município, do Brasil, do Estado de Minas Gerais e do mundo.

GRUPO 11: ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO, TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL, OPERADOR RAIO-X

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Interpretação e compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do município, do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

CONTEÚDO DA PROVA DE SAÚDE PÚBLICA PARA OS CARGOS DE ATENDENTE DE CONSULTORIO DENTÁRIO, TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL E OPERADOR DE RAIO-X: A Saúde na Constituição Brasileira. Leis 8080/90 e 8142/90. O Pacto pela Saúde. Política Nacional de Atenção às Urgências. Urgências e Emergências - Atenção Integral da morbi-mortalidade prevalente. Epidemiologia Básica: Conceitos básicos; Epidemiologia descritiva; Indicadores de saúde; Estudos analíticos; Epidemiologia dos problemas ligados à urgência e emergência; Vigilância em Saúde.

Conteúdo da Prova de Conhecimento Específico de ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO: Orientação sobre técnicas de higiene bucal. Recepção ao paciente: preenchimento de ficha clínica e organização do arquivo e fichário e controle do movimento financeiro. Revelação e montagem de radiografias dentárias. Material de uso odontológico: classificação e manipulação. Instrumental odontológico: identificação, classificação, técnicas de instrumentalização. Aspectos éticos do exercício profissional da AD. Bases legais e competências. Atribuições da AD e sua importância na equipe odontológica. Moldeiras odontológicas: tipos, seleção e confecção de modelos em gesso. Métodos preventivos contra a cárie dental e doenças periodontais: técnicas de aplicação. Consultório odontológico: conservação, manutenção do equipamento e do ambiente do trabalho.

Conteúdo da Prova de Conhecimento Específico para o cargo de TÉCNICO DE HIGIENE DENTAL: Odontologia social e preventiva, técnicas radiográficas, materiais odontológicos, instrumentais para dentística, problemas periodontais, anatomia dentária, dentística, doenças, gengivite, aftas, cáries, placa bacteriana, flúor, pacientes especiais na área odontológica.

Conteúdo da Prova de Conhecimento Específico para o cargo de OPERADOR DE RAIO X: Noções básicas de Física das Radiações. Noções Básicas de Efeitos Biológicos de Radiações Ionizantes. Noções Básicas de Controle de Qualidade em Radioterapia. Noções Básicas de Legislação, normas e recomendações. Noções Básicas de Processamento de Filmes. Noções Básicas de Proteção Radiológica. Bases de Anatomia Humana e Anatomia Radiológica. Equipamentos Radiológicos, Filmes, Chassis, Grades, Processadores, Revelação, Contrastes Radiológicos. Técnicas Radiológicas em Adultos e Pediatria.

GRUPO 12: MECÂNICO

Língua Portuguesa: - Leitura e interpretação de texto, bilhete, aviso, notícia de jornais, anúncio e carta familiar. Conhecimento do alfabeto. Encontro vocálico e consonantal, substantivo, coletivo, sinônimos e antônimos. Frase e tipos de frase. Substantivo próprio e comum. Gênero, numero e grau do substantivo, adjetivo, pronomes, verbos, tempos do verbo, sujeito e predicado. Conhecimentos lingüísticos: reconhecimento de grafia correta de palavras de uso comum; reconhecimento do uso adequado de estruturas frasais básicas, grupos ortográficos simples, divisão silábica e sinais de pontuação (. , : ? !): concordância nominal (masculino/feminino, singular/plural), acentuação gráfica.

Matemática: - Noções elementares de sistema de manutenção decimal, sistema romano de numeração, operação com números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão); números racionais em forma de fração e operações com frações de mesmo denominador, números decimais, sistema monetário, sistema de medidas (tempo, valor, comprimento, massa, capacidade, área, perímetro e volume); geometria (figuras planas)

Conteúdo da Prova de Conhecimentos Gerais: Noções de história do Brasil. Assuntos ligados ao cotidiano e atualidade nas áreas: econômica, cientifica, tecnológica, política, cultural, esportiva, saúde, meio ambiente e social do município, do Brasil, do Estado de Minas Gerais e do mundo.

Conteúdo da Prova de Conhecimento Específico de Mecânico: Noções elementares de mecânica de automóveis, sistema de abastecimento e lubrificação de máquinas. Noções básicas de eletricidade de autos, distribuição de energia. Noções de funilaria e pintura, soldas e cortes em peças metálicas, recuperação de peças de máquinas e veículos automotores.

GRUPO 13: AUXILIAR DE ENFERMAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Interpretação e compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência

CONTEÚDO DA PROVA DE SAÚDE PÚBLICA PARA OS CARGOS DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM: A Saúde na Constituição Brasileira. Leis 8080/90 e 8142/90. O Pacto pela Saúde. Política Nacional de Atenção às Urgências. Urgências e Emergências - Atenção Integral da morbi-mortalidade prevalente. Epidemiologia Básica: Conceitos básicos; Epidemiologia descritiva; Indicadores de saúde; Estudos analíticos; Epidemiologia dos problemas ligados à urgência e emergência; Vigilância em Saúde.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1º e 2º grau. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do município, do Brasil e do Mundo. Testes de raciocínio lógico.

CONTEÚDO DA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM: Noções elementares de enfermagem, acompanhamento de pacientes, sinais vitais, medicação por todas as vias de administração, imunização, Lei 7.498 do exercício profissional do Código de Ética de Enfermagem e outros serviços permitidos e normatizados pelo COREN.

ANEXO 4

FORMULÁRIO DE RECURSOS.

ORIENTAÇÕES:

1 - Use uma folha separada para cada questão.

2 - Não assine, nem coloque identificação em parte alguma do recurso.

3 - Anulada uma questão, os pontos a ela correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

4 - O julgamento dos recursos será publicado no quadro de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de CAMBUQUIRA, no endereço: Av. Virgilio Melo Franco, 555 - Centro - CAMBUQUIRA/MG e no web-site: www.alrconcursos.com.br

CARGO:

DISCIPLINA:

Nº DA QUESTÃO RECORRIDA:
 

FUNDAMENTAÇÃO DO RECURSO:
 
 
 
 
 

FONTES QUE EMBASAM A ARGUMENTAÇÃO DO CANDIDATO:
 
 
 
 
 

98253

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231