Prefeitura de Barra do Bugres - MT

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO BUGRES

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº. 004/2013

EDITAL Nº. 001/2013

Notícia:   Prefeitura de Barra do Bugres - MT retifica edital 004/2013 e inclui edital complementar ao 005/2013

Dispõe sobre abertura de inscrições de Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de excepcional interesse público e formação de cadastro de reserva.

BERNADETE FERNANDES GREGOLIN OLIVEIRA, Secretária Municipal de Educação e Cultura, no uso de suas atribuições legais e de acordo com a Lei Municipal n.º 2.098/2013, em conformidade com a previsão orçamentária, faz saber que estão abertas as inscrições para o PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, destinado à contratação de professor em caráter temporário e de Excepcional Interesse Público, para atuação na educação básica da Rede Pública Municipal, para o ano letivo de 2014, que reger-se-á pelas normas dispostas no presente Edital.

I . DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Teste Seletivo será regido por este Edital e sua realização ficará a cargo da COMISSÃO DE TESTE SELETIVO, legalmente designada através de portaria, obedecida às normas constantes no presente Edital.

1.2. O candidato deverá observar, rigorosamente, o presente Edital e os comunicados a serem informados no endereço eletrônico www.barradobugres.mt.gov.br, vindo tais documentos a constituir parte integrante deste Edital.

1.3. O código do cargo, o pré-requisito/escolaridade, número de vagas e a remuneração mensal encontram-se dispostos no Anexo I deste Edital.

1.4. O presente Edital é complementado pelos anexos discriminados abaixo, com detalhamento de informações concernentes ao objeto do concurso:

Anexo I -Demonstrativo do cargo, vagas, carga horária semanal e requisitos.

Anexo II -Conteúdo Programático para o cargo.

Anexo III -Cronograma de Execução do Certame.

II . DO PROCESSO SELETIVO

2.1. O processo Seletivo consistirá de 2 etapas eliminatória e classificatória e os candidatos aprovados serão convocados de acordo com a necessidade do Sistema Municipal de Ensino Público: Primeira Etapa (eliminatória) -A Comissão de Teste Seletivo analisará a documentação do candidato e emitirá um parecer informando se o candidato está apto ou inapto, segundo todas as exigências deste Edital, para participar da segunda fase do processo seletivo;

a) Depois de apreciada a documentação, ainda no âmbito da primeira etapa, será realizada uma prova dissertativa com uma única questão dentre os temas relacionados no ANEXO II.

b) A prova acontecerá no dia 15 de Dezembro de 2013 para todas as categorias, às 08:00 horas. Os três últimos candidatos sairão juntos do local da prova. O candidato deverá comparecer com uma hora de antecedência. O portão fechará às 08:00 horas. Onde a prova acontecerá de acordo com o conteúdo programático para cada categoria (ANEXO II) e terá duração de 03 (três) horas.

c) O sorteio da prova escrita será realizado no dia 14 de dezembro de 2013 para todas as categorias às 08:00 horas no Anfiteatro da Prefeitura Municipal, localizada na Praça Ângelo Masson, nº 1000, Centro, Barra do Bugres, devendo o candidato comparecer ao local do sorteio. O não comparecimento do candidato implica na eliminação do processo.

d) A prova não pode exceder 03 (três) laudas.

e) Serão considerados aptos a prosseguir a seleção os candidatos que obtiverem no mínimo 50 pontos na prova dissertativa.

Segunda Etapa (Classificatória) -A Comissão de Seleção analisará os currículos, de todos que foram aprovados na prova dissertativa, em que serão consideradas as atividades de formação e atuação profissional, bem como cursos incluídos em entidades oficiais, com relevância para as atividades relacionadas à área da função em que se refere às exigências da atividade.

O resultado final será divulgado a partir do dia 18 de Dezembro de 2013, no site da Prefeitura Municipal e publicado em jornal de ampla circulação.

III . DO LOCAL, DATA, HORÁRIO E PROCEDIMENTO DAS INSCRIÇÕES.

3.1. As inscrições serão realizadas no dia 29/11/13 a 03/12/2013 no horário de 8h às 11h e de 14h as 17h, no Anfiteatro da Prefeitura Municipal, localizada na Praça Ângelo Masson, nº 1000, Centro, Barra do Bugres, devendo o candidato comparecer ao local de inscrição munido dos seguintes documentos: (original e xerox) de Documento de Identidade com foto, CPF, Certidão de Nascimento dos Filhos (caso os tenha), Comprovante de residência, título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, certificado de reservista (se do sexo masculino), currículo vitae atualizado, comprovando as atividades nele deferidas. Também será necessário, apresentar no mesmo momento, diploma ou certificado de conclusão da escolaridade com histórico escolar, com cópia autenticada e certificado de conclusão de cursos.

3.2. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

3.2.1. Ter idade mínima de 18(dezoito) anos completos;

3.2.2. Estar em dia com as obrigações eleitorais;

3.2.3. Estar em dia com as obrigações militares, se, do sexo masculino;

3.2.4. Estar em gozo dos direitos políticos e civis;

3.2.5. Estar ciente de que, no ato da inscrição, deverá comprovar que preenche todos os requisitos exigidos para a vaga, inclusive a comprovação do grau de instrução exigido para o provimento, constantes do presente edital, sob a pena de perda do direito à vaga, podendo tal documentação ser reapreciada em qualquer etapa do processo;

3.2.6. Para inscrever o candidato deverá ler o edital na íntegra e preencher as condições nele previstas;

3.2.7. Não será permitida inscrição condicional ou por correspondência de qualquer tipo e por instrumento particular de procuração;

3.2.8. Não será permitida mais de uma inscrição por candidato;

3.2.9. Ser brasileiro ou estrangeiro nos termos da emenda constitucional 19/98;

3.2.10. Gozar de boa saúde física e mental e não possuir necessidades especiais incompatíveis com o exercício das funções atinentes a vaga a que concorre;

3.2.11. Ter compatibilidade de carga horária para assumir o cargo, dentro do disposto no artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

3.3. Os documentos serão conferidos no ato da inscrição que será deferida de imediato, não podendo o candidato insistir na efetivação da mesma, caso não apresente qualquer um dos documentos exigidos.

3.4. Após a conferência, toda documentação será envelopada e lacrada sob assinatura do candidato, para que seja submetida à análise do currículo, caso o candidato seja aprovado na prova dissertativa.

3.5. No ato da inscrição, o candidato que necessite de tratamento diferenciado no dia da prova escrita, sendo ou não Portador de Necessidades Especiais, deverá preencher os campos específicos do formulário de inscrição, discriminando o tipo de tratamento diferenciado que necessita. Caso não expresse sua necessidade de tratamento diferenciado ou a deficiência física, não será possível atendê-lo.

3.6. A não solicitação de prova especial eximirá a comissão de qualquer providência.

3.7. DAS INSCRIÇÕES PARA PNE

3.7.1. Aos candidatos Portadores de Necessidades Especiais serão destinadas 5% (cinco por cento) das vagas da respectiva função, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores;

3.7.2. Na aplicação do percentual a que se refere o subitem anterior, quando o resultado for fração de número inteiro, arredondar-se-ão as vagas para o número imediatamente posterior se a parte fracionária for igual ou maior do que 0,5 (meio) e para número inteiro imediatamente anterior se a parte fracionária for inferior a 0,5 (meio).

3.7.3. O candidato PNE deverá apresentar no ato da inscrição o Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença -CID.

3.7.5. O candidato PNE participará do Processo Seletivo Simplificado em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere a conteúdo, avaliação, duração, horário e local de aplicação das provas.

3.7.6. Os candidatos que no ato da inscrição se declarar PNE, se classificados nas provas, além de figurarem na lista geral de classificação, terão seus nomes publicados em relação à parte, observados a respectiva ordem de classificação.

IV . DAS FUNÇÕES

4.1. O presente processo seletivo visa o preenchimento de vagas imediatas e cadastro de reserva para os cargos de Professor de: Matemática, Pedagogia, Português, História, Ciências, Inglês, Ed. Física, Geografia e Ed. Artística.

V . DOS REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS:

5.1 -Requisitos:

I -Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental -Curso Superior, licenciatura plena em Pedagogia ou Normal Superior.

II -Anos finais do Ensino Fundamental -Licenciatura plena específica para a disciplina que concorrer (Matemática, Português, História, Ciências, Inglês, Ed. Física, Geografia e Ed. Artística).

5.2 -Atribuições:

I . participar da formulação de Políticas Educacionais nos diversos âmbitos do Sistema Público de Educação Municipal;

II . elaborar planos, programas e projetos educacionais no âmbito específico de sua atuação;

III . participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico;

IV . desenvolver a regência efetiva;

V . controlar e avaliar o rendimento escolar;

VI . executar tarefa de recuperação de alunos;

VII . participar de reunião de trabalho;

VIII . desenvolver pesquisa educacional;

IX . participar de ações administrativas e das interações educativas com a comunidade escolar;

X . buscar Formação Continuada no sentido de enfocar a perspectiva da ação reflexiva e investigativa;

XI . cumprir e fazer cumprir as determinações da legislação vigente;

São atribuições especificas do Professor da Educação Infantil, além das previstas no parágrafo anterior:

a. realizar atividades recreativas, psicomotoras e trabalhos pedagógicos, desenhos livres e dirigidos, jogos, brincadeiras, recortes e colagens;

b. acompanhar e orientar as crianças durante as refeições, estimulando a aquisição de bons hábitos alimentares, auxiliando as crianças menores na ingestão de alimentos na quantidade e forma adequada;

c. cuidar, estimular e orientar as crianças na aquisição de hábitos de higiene corporal e do ambiente;

d. observar o desenvolvimento das crianças durante as atividades diárias, prestando os primeiros socorros, quando necessário e/ou relatando as ocorrências não rotineiras à Chefia Imediata, para providências subsequentes;

e. administrar medicamentos conforme prescrição médica, quando necessário, desde que solicitado pelos pais e/ou responsáveis;

f. zelar pela segurança das crianças na Unidade Educacional;

g. cuidar e organizar diariamente o ambiente e os materiais utilizados no desenvolvimento das atividades;

h. participar da formulação de Políticas Educacionais nos diversos âmbitos do Sistema Público de Educação Municipal;

i. elaborar planos, programas e projetos educacionais no âmbito específico de sua atuação;

j. participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico;

k. desenvolver a regência efetiva;

l. controlar e avaliar o rendimento escolar;

m. participar de reunião de trabalho;

n. desenvolver pesquisa educacional;

o. participar de ações administrativas e das interações educativas com a comunidade;

p. buscar formação continuada no sentido de enfocar a perspectiva da ação reflexiva e investigativa;

q. cumprir e fazer cumprir as determinações da legislação vigente;

VI . DA CLASSIFICAÇÃO

6.1. Para os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 50% na prova dissertativa, a classificação dar-se-á de acordo com o somatório de pontos obtidos na análise curricular e nos documentos comprobatórios da habilitação apresentados;

6.2. Os candidatos classificados serão chamados, obedecendo rigorosamente a uma ordem decrescente de pontos.

VII . DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

7.1. Na classificação final, entre candidatos com igual número de pontuação, serão fatores de desempate:

7.2. Maior Titulação;

7.2.1. Maior Pontuação na prova escrita;

7.2.2. Maior idade.

VIII . DA VALIDADE

8.1. O Processo Seletivo anunciado neste Edital tem validade de 01 (um) ano.

IX . PRAZO DE CONTRATAÇÃO

9.1. O prazo de contratação é de acordo com o calendário escolar para o ano letivo de 2014.

X . DO VÍNCULO EMPREGATÍCIO

10.1. Os contratos serão em regime temporário, de excepcional interesse público para atender às ações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

XI . DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. O candidato que no ato da inscrição prestar declarações falsas, inexatas ou apresentar documentos adulterados, terá sua inscrição cancelada e anulados todos os atos decorrentes, sem prejuízo das cominações legais;

11.2. O pedido de inscrição do candidato importará no conhecimento do presente Edital e valerá como aceitação tácita das normas estabelecidas neste Processo Seletivo.

11.3. A aprovação do candidato no Processo Seletivo não gera direito à nomeação, que dependerá da conveniência e oportunidade da Administração Pública Municipal.

11.4. O presente Edital poderá ser cancelado ou alterado de acordo com os interesses da Administração, não gerando para tanto nenhum direito adquirido aos candidatos.

11.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Barra do Bugres - MT, 26 de novembro de 2013.

BERNADETE FERNANDES GREGOLIN OLIVEIRA Secretária Municipal de Educação e Cultura

Presidente da Comissão de Teste Seletivo da SMEC Portaria nº015/2013

ANEXO I

DEMONSTRATIVO DO CARGO, VAGAS, CARGA HORÁRIA SEMANAL E REQUISITOS.

Nº de vagas + Cadastro de Reserva

Nº de vagas PNE

Cargo Público

Vencimento

Carga Horária Semanal

Escolaridade

Local de Atuação

56

04

Professor Pedagogo

R$ 1.305,50

20

Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior

Sede

19

01

Professor Pedagogo

R$ 1.305,50

20

Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior

Zona Rural

02

-

Professor Matemática

R$ 1.958,25

Até 30 hs

Licenciado em Matemática

Sede e Zona Rural

02

-

Professor Português

R$ 1.958,25

Até 30 hs

Licenciado em Português

Sede e Zona Rural

01

-

Professor Inglês

R$ 1.958,25

Até 30 hs

Licenciado em Língua Inglesa

Sede e Zona Rural

02

-

Professor Educação Física

R$ 1.958,25

Até 30 hs

Licenciado em Educação Física + CREF

Sede e Zona Rural

02

-

Professor História

R$ 1.958,25

Até 30 hs

Licenciado em História

Sede e Zona Rural

01

 

Professor Geografia

R$ 1.958,25

Até 30 hs

Licenciado em Geografia

Sede e Zona Rural

02

-

Professor Ciências

R$ 1.958,25

Até 30 hs

Licenciado em Ciências

Sede e Zona Rural

01

-

Professor Educação Artística

R$ 1.958,25

Até 30 hs

Licenciado em Educação Artística

Sede e Zona Rural

02

-

Professor Indígena (Pedagogo)

R$ 1.305,50

20

Licenciado em Línguas, Artes e Lit. Ciências Sociais, Ciências Naturais e Matemática

Aldeia

ANEXO II

Processo Seletivo Simplificado 004/2013

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA DISSERTATIVA: PEDAGOGIA

1. A promoção da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: procedimentos e considerações.

2. Concepção de aprendizagem na visão de Skinner e na visão de Vygotsky.

3. O papel da avaliação numa concepção progressista de educação.

4. Recursos didáticos para o ensino da matemática nas fases de desenvolvimento cognitivo: pré-operatório e operatório concreto.

5. A construção de significados e interpretações da realidade pela criança através do jogo, do brinquedo e da brincadeira.

6. A construção do conhecimento pela criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

CIÊNCIAS NATURAIS

1. O estudo da vida a partir da interdependência: os fatores bióticos, abióticos e outros aspectos com que a vida se inter-relaciona.

2. Da natureza ao lixo: os impactos ambientais provocados pelo consumo humano desenfreado.

3. Objetivos, considerações e procedimentos básicos para a promoção da aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental.

4. Orientações didáticas para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental segundo o PCN-CN (3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental).

5. O conceito de evolução abordado no PCN-CN do 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental.

6. As Teorias da Aprendizagem e o Ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental.

MATEMÁTICA

1. Educação Matemática no Brasil: tendências atuais, desafios e perspectivas.

2. Organização Curricular Matemática: implicações e avaliação da prática didática do educador matemático na educação básica.

3. Alfabetização e Letramento Matemático de Crianças, jovens e adultos.

4. Etnomatemática: aspectos culturais e sociais da educação matemática.

5. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC's) no Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica.

6. Jogos, Materiais Estruturados e Atividades Lúdicas nas Aulas de Matemática: Organização e desenvolvimento de projetos pedagógicos para a educação básica.

GEOGRAFIA

1. O continente europeu: aspectos físicos e humanos.

2. África: os conjuntos regionais e africanos.

3. A fronteira brasileira com a Bolívia e o Paraguai: aspectos históricos, geográficos e econômicos.

4. Brasil: as cidades e suas questões sociais.

5. Região Centro-Oeste: sociedade e economia.

6. A paisagem mato-grossense: cerrado, pantanal e floresta.

HISTÓRIA

1. A história da África e a presença africana no Brasil.

2. O Brasil Império: a guerra do Paraguai.

3. A República brasileira: a história e o percurso da Coluna Prestes.

4. Brasil República: o Governo Getúlio Vargas (1930 -1945).

5. A História das populações tradicionais em Mato Grosso: povos indígenas, quilombolas e populações ribeirinhas.

6. História do extrativismo em Mato Grosso: a poaia, a borracha e a erva-mate.

ARTES

1. Ensino de arte como conhecimento

2. Arte/Educação

3. Interface entre arte e linguagem

4. Manifestações artísticas

5. Leitura e releitura da obra de arte

6. Ensino/aprendizagem de arte

INGLÊS

1. A inclusão da Língua estrangeira na educação básica

2. A natureza sociointeracional da linguagem

3. Ensinar e aprender Língua estrangeira (inglês)

4. Objetivos do ensino da Língua Inglesa

5. Letramento em língua inglesa

6. A relação entre língua inglesa e língua materna na aprendizagem

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Objetivos do ensino de língua materna

2. Gêneros textuais

3. Texto verbal e texto não verbal

4. Texto e textualidade

5. A variação linguística em sala de aula

6. Leitura e escrita

EDUCAÇÃO FÍSICA

1. Histórico da Educação Física no Brasil.

2. Educação Física como cultura corporal.

3. Educação Física e questões de gênero: meninos x meninas;

4. Blocos de conteúdo para o Ensino Fundamental: Conhecimentos sobre o Corpo.

5. Blocos de conteúdo para o Ensino Fundamental: Esportes, jogos, lutas e ginásticas.

6. Blocos de conteúdo para o Ensino Fundamental: Atividades Rítmicas e expressivas.

ANEXO III

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CERTAME

ESPECIFICAÇÃO

DATAS

Período de Inscrição.

29/11/13 a 03/12/2013

Publicação do Edital de Inscrições Deferidas e Indeferidas.

05/12/2013

Interposição de Recursos.

06/12/2013

Publicação do Resultado de Interposição de Recursos -Edital de Homologação das Inscrições.

09/12/2013

Sorteio do Tema para a Prova.

14/12/2013

Realização das Provas.

15/12/2013

Edital Preliminar com o Resultado da Prova Escrita, Análise dos Títulos e Classificação.

17/12/2013

Interposição de Recursos referente ao Edital Preliminar de Classificação.

18/12/2013

Publicação do Julgamento dos Recursos.

19/12/2013

Publicação do Edital Contendo o resultado definitivo das Provas.

20/12/2013

Publicação da Homologação do Processo Seletivo Simplificado.

23/12/2013

Atribuição de Classes e/ou Aulas.

23/01/2013

Praça Ângelo Masson, nº 1000, Centro, Barra do Bugres -MT
E-Mail: smec@barradobugres.mt.gov.br -Fone/Fax: (65) 3361-2132

177590

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231