Prefeitura de Axixá - MA

PREFEITURA MUNICIPAL DE AXIXÁ

ESTADO DO MARANHÃO

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001 /2007

A PREFEITA MUNICIPAL DE AXIXÁ - MA, Srª Maria Sônia Oliveira Campos no uso de suas atribuições legais, e em obediência ao que determina o Art. 37, Inciso II, da Constituição Federal de 1988 e a Lei Municipal de n°. 68/2007, respectivamente, torna público que fará realizar Concurso Público de Provas e Títulos, através da Empresa SICOPE - CONSULTORIA PEDAGÓGICA LTDA, para preenchimento de vagas dos CARGOS EXISTENTES, de acordo com as normas estabelecidas neste Edital.

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Os cargos, vagas, qualificação mínima exigida, jornada de trabalho, valor da taxa de inscrição e vencimentos são os constantes do Anexo I deste Edital.

1.2. A distribuição de vagas por localidade (Sede ou Zona Rural) consta no quadro demonstrativo do Anexo II deste Edital.

1.3. O Conteúdo Programático da Prova Objetiva de Múltipla Escolha, consta no Anexo III deste Edital. O meio oficial de divulgação dos atos deste concurso é o mural de avisos da Prefeitura Municipal e/ou o site da Empresa contratada pela Prefeitura para a realização do concurso, a saber: www.sicope.com.br, cabendo ao candidato informar-se sobre quaisquer retificações, resultados, julgamento de recursos e outros atos ocorridos.

II - DO REGIME JURÍDICO E DO LOCAL DE TRABALHO

2.1 - O Regime Jurídico é o Estatutário, conforme estabelecido na legislação municipal de AXIXÁ - MA.

2.2 Local de Trabalho: Sede da Prefeitura Municipal de AXIXÁ - MA ou outras instalações no território do município.

III - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

3.1 - Ser brasileiro nato ou naturalizado ou a quem for deferida a igualdade nas condições previstas no parágrafo 1° do artigo 12 da Constituição Federal de 1 988.

3.2 - Estar em dia com as obrigações eleitorais.

3.3 - Estar em dia com as obrigações do serviço militar, se do sexo masculino.

3.4 - Estar em gozo dos direitos políticos.

3.5 - Possuir, na data da posse, idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos.

3.6 - Estar ciente que deverá possuir, na data da posse, a qualificação mínima exigida para o cargo.

3.7 - Não ter sido demitido por justa causa de Serviço Público.

3.8 - Não registrar antecedentes criminais, salvo se cumprida a pena.

3.9 - Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.

IV - DAS INSCRIÇÕES

4.1 - Local: Prédio da Prefeitura Municipal de Axixá, situado na Rua Adelino Fontoura, n°84, Centro, local onde serão efetivadas as inscrições.

4.2 - Período: 21 de novembro a 07 de dezembro de 2007, EXCETO sábado, domingo e feriado.

4.3 - Horário: 8h às 12h e 14h às 18h, devendo o candidato, no último dia de inscrição atentar para o horário de encerramento das agências bancárias, pois não será aceito pagamento no local de inscrição.

4.4 - Documentação exigida: O candidato deverá apresentar no ato da solicitação da inscrição, pessoalmente, ou através de procuração com firma reconhecida em cartório, os seguintes documentos:

Comprovante de recolhimento da importância relativa à taxa de inscrição, a ser realizada no Banco do Brasil S.A( Rosário), Agência:2555-0 , na conta corrente nº 22767-6, em favor da Prefeitura Municipal de Axixá - MA. Não serão aceitos recibos de depósitos bancários efetuados em caixas eletrônicos como comprovante original de pagamento da taxa de inscrição;

Original e fotocópia legível (frente/verso) da cédula de identidade, ou carteira de trabalho, ou carteira de Identidade profissional ou carteira de habilitação, com equivalente valor legal a documentos oficiais.

4.5 - Após o pagamento da taxa de inscrição na Agência bancária o candidato deverá dirigir-se ao local de inscrição, descrito no item 4.1 deste Edital, munidos dos documentos discriminados no item 4.4. Deste Edital, para efetivá-la, no qual declarará atender às condições exigidas para se inscrever e submeter-se às normas expressas neste Edital. Pois somente após esse ato, dar-se-á efetivada a sua inscrição no Concurso Público. Após isso, receberá o seu comprovante de inscrição que deverá ser apresentado juntamente com a Carteira de Identidade original no dia das provas.

4.6 - A declaração falsa ou inexata dos dados constantes no requerimento de inscrição, bem como a apresentação de documentos ou informações falsas ou inexatas, implica o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época.

4.7 - OUTRAS INFORMAÇÕES:

- O pagamento da importância relativa à taxa de inscrição deverá ser efetuado somente em dinheiro;

- Só o pagamento da taxa de inscrição não significa que o candidato esteja inscrito;

- A taxa de inscrição, uma vez paga, não será devolvida sob hipótese alguma, salvo no caso de não realização do Concurso, por culpa ou omissão exclusiva da Administração; - Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória ou condicional;

- Não serão recebidas inscrições ou títulos por via postal, fac-símile, condicional ou extemporânea;

- Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta;

- O candidato poderá concorrer a apenas um cargo.

V - DAS PROVAS

5.1 - O Concurso Público constará de provas Objetiva de Múltipla Escolha, de Títulos e Prova Prática.

5.1.1 - A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA, de caráter eliminatório, será aplicada para todos os cargos e terá duração máxima de 04 (quatro) horas.

a) A cada prova de múltipla escolha será atribuído um valor de 0 (zero) a 50 (cinqüenta) pontos.

b) A classificação geral dos candidatos será feita após o resultado do somatório dos pontos obtidos nas provas objetiva, de títulos e Prática, quando necessário.

c) Os tipos de provas objetivas de múltipla escolha para cada cargo serão:

CARGOPROVANº DE QUESTÕES
Agente AdministrativoPortuguês15
Matemática15
Conhecimentos Específicos20
VigiaPortuguês20
Matemática20
Conhecimentos Gerais10
MotoristaPortuguês15
Matemática15
Conhecimentos Específicos20
Auxiliar de EnfermagemPortuguês15
Matemática15
Conhecimentos Específicos20
DigitadorPortuguês15
Matemática15
Conhecimentos Específicos20
Agente de TrânsitoPortuguês15
Matemática15
Conhecimentos Específicos20
Auxiliar de Serviços GeraisPortuguês20
Matemática20
Conhecimentos Gerais10
EletricistaPortuguês15
Matemática15
Conhecimentos Específicos20
Assistente SocialPortuguês15
Matemática15
Conhecimentos Específicos20
EngenheiroPortuguês15
Matemática15
Conhecimentos Específicos20
Enfermeiro (a)Português15
Matemática15
Conhecimentos Específicos20
OdontológoPortuguês15
Matemática15
Conhecimentos Específicos20
ContadorPortuguês15
Matemática15
Conhecimentos Específicos20
BioquimicoPortuguês15
Matemática15
Conhecimentos Específicos20
MédicoPortuguês15
Matemática15
Conhecimentos Específicos20
Professor (a) Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação InfantilPortuguês10
Matemática10
Conhecimentos Gerais10
Fundamentos da Educação20
Professor (a) Séries Finais do Ensino FundamentalPortuguês10
Matemática10
Conhecimentos Específicos20
Fundamentos da Educação10

d) Será aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) do total geral de pontos do conjunto da Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

e) O Programa de Prova para as questões de múltipla escolha encontra-se detalhado no anexo III deste Edital.

5.1.2 - A PROVA DE TÍTULOS, de caráter classificatório, terá seus pontos computados apenas aos candidatos aprovados nas Provas Objetiva de Múltipla Escolha e Prática, e serão valorizados em até 30 (trinta) pontos, sendo desconsiderados os pontos que excederem este limite.

a) Os comprovantes de Títulos por cursos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do certificado/ certidão reconhecida oficialmente pelo Órgão/ Instituição competente e os comprovantes de títulos por tempo de serviço deverão ser apresentados em certidão ou declaração do setor de pessoal da entidade empregadora, em original ou fotocópia autenticada.

b) A avaliação da documentação de cursos e do tempo de serviço será feita pela equipe técnica de profissionais da SICOPE- Consultoria Pedagógica Ltda.

c) Será vedada, após entrega dos certificados, qualquer substituição, inclusão ou complementação;

d) Os títulos deverão ser protocolados somente pelos candidatos aprovados na 1 ª fase do Concurso (Prova Objetiva de Múltipla Escolha) no Prédio da Prefeitura de Axixá, junto a Comissão Especial de Concurso no período que será posteriormente publicado no site da SICOPE através de edital.

e) Somente serão aceitos e avaliados os títulos entregues no prazo estabelecido.

5.1.2.1 DOS CURSOS

a) A distribuição de pontos obedecerá aos seguintes critérios:

DESCRIÇÃOPONTOSQTD DE TÍTULOS
Curso de aperfeiçoamento com carga horária mínima de 40 horas, a partir de janeiro de 2002.2,004 (quatro)
Comprovante por tempo de Serviço - a partir de 12 meses completos1,001 (um)
Pós-graduação (Lato Sensu) - totalmente concluída4,002 (dois)
Mestrado - concluído6,001 (um)
Doutorado7,001 (um)

b) O Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento será considerado desde que compatível com o cargo escolhido pelo candidato e desde que mencione no respectivo certificado ou declaração (original) a carga horária correspondente.

Os títulos referentes aos cursos serão somados obedecendo rigorosamente à quantidade especificada no quadro acima, sendo que o limite máximo de pontuação que poderá ser alcançado pelo candidato será o de trinta pontos.

5.1.3. DA PROVA PRÁTICA

5.1.3.1. Os candidatos inscritos para os cargos de Motorista e Digitador que obtiverem no mínimo 25 pontos na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, serão submetidos também à prova prática;

5.1.3.2. A convocação, incluindo o programa para segunda fase será feita através de Edital de convocação, afixado no mural da Prefeitura do Município de Axixá - MA e no site da SI COPE- Consultoria Pedagógica Ltda: www.sicope.com.br;

5.1.3.3. Não haverá segunda chamada para a Prova Prática, nem sua realização ocorrerá fora da data, horário e local estabelecidos e divulgados a posteriores;

5.1.3.4.O candidato deverá comparecer na data, horário e local para submeter-se à Prova Prática, com o comprovante de inscrição e documento original do Registro de Identidade;

5.1.3.5. O candidato que se submeter à Prova Prática para o Cargo de Motorista e Digitador deverá apresentar-se com Carteira de Habilitação devidamente atualizada, correspondente a Categoria a que está concorrendo, assim como, ficha de inscrição e Registro de Identidade original;

5.1.3.6. O candidato que deixar de apresentar quaisquer documentos já mencionados no item 5.1.3.5, estará automaticamente desclassificado;

5.1.3.7. A prova Prática será ELIMINATÓRIA, pois o candidato deverá obter no mínimo cinqüenta por cento do total de pontos da mesma para ser classificado e essa classificação será apresentada por ordem decrescente do valor total da nota final.

VI - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1 - A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada no município de AXIXÁ - MA, das 8h às 12h do dia 16 DE DEZEMBRO DE 2007 e terá duração máxima de 04 (quatro) horas.

6.2 - Estará afixada na sede da Prefeitura Municipal de Axixá - MA e/ou no site da Empresa contratada www.sicope.com.br, a partir do dia 12 de dezembro de 2007, a planilha indicando o local em que os candidatos se submeterão à Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

6.3. O candidato deverá comparecer ao local designado para realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o início das atividades, visto que os portões de acesso ao local serão fechados rigorosamente no horário estabelecido neste Edital.

6.4 - O ingresso na sala de provas só será permitido dentro do horário estabelecido e ao candidato que apresentar ode Inscrição juntamente com a cédula oficial de identidade.

Como o documento não ficará retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceito cópia, ainda que autenticada.

6.5 - Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou retardamento do candidato em sua exclusão do Concurso Público, seja qual for o motivo alegado.

6.6 - Em nenhuma hipótese haverá aplicação de provas fora dos locais e horários preestabelecidos.

6.7 - O candidato deverá comparecer ao local designado, munido de caneta do tipo esferográfica azul ou preta.

6.8 - Não será permitido nenhum tipo de consulta e/ou uso de equipamentos eletrônicos durante a realização das provas.

6.9 - O candidato deverá transcrever suas respostas no Cartão Resposta, que é o documento válido para correção, com caneta esferográfica azul ou preta.

6.10 - Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos das marcações feitas incorretamente no Cartão Resposta.

6.11 A marcação incorreta do Cartão Resposta implicará a não leitura do mesmo, pois a Leitora Óptica rejeita quaisquer cartões que apresentarem marcações indevidas, mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

6.12 - Não se poderá substituir o Cartão Resposta e a ausência de assinatura no mesmo implicará em sua anulação.

6.13 - O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal, juntamente com o Cartão Resposta, seu caderno de questões. No entanto, se o mesmo pretender ficar com seu caderno de questões deverá permanecer em sala de aula até dez minutos antes do término da prova (11 h50min) em total silêncio e respeito aos demais candidatos que ainda estiverem em atividade;

6.14 - Não haverá revisão de provas sem que haja recurso devidamente fundamentado. 6.15 - Será excluído do Concurso Público o candidato que:

a) Se apresentar após o horário estabelecido;

b) Não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;

c) Não apresentar o Comprovante de Inscrição e Documento de Identidade original exigido e fornecido no ato da inscrição;

d) Durante a realização das provas for pego em flagrante em comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente, por escrito, ou através de equipamentos eletrônicos, ou ainda que venha tumultuar a sua realização;

e) Ausentar-se do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia do fiscal;

f) Usar de incorreções ou descortesia para com os coordenadores ou fiscais de salas, auxiliares e autoridades presentes;

g) Não devolver integralmente o material recebido.

VII - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL E DESEMPATE

7.1 - A classificação final dos candidatos será ordenada por cargo, em ordem decrescente e alfabética, de acordo com o total de pontos obtidos nas provas Objetiva de Múltipla Escolha e de Títulos.

7.2 - Apurado o total de pontos, na hipótese de empate entre os candidatos, será de competência da Administração do Município aplicar o critério de desempate no ato da convocação para ser empossado.

Permanecerá com a vaga aquele que comprovar maior idade através da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento original.

VIII - DOS RECURSOS

8.1 - Caberão recursos à Comissão Especial do Concurso Público do Município de Axixá - MA, sobre:

a) as inscrições, desde que interposto dentro de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de afixação da relação dos candidatos inscritos no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Axixá - MA;

b) o Gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha, dentro de 02 (dois) dias úteis, a contar do dia seguinte ao da sua divulgação;

c) os resultados, dentro de 02 (dois) dias úteis, a contar do dia seguinte ao da sua divulgação.

8.2 - Os pontos correspondentes às questões por ventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos independentes de formulação de recursos.

8.3 - Os recursos deverão ser protocolados, pelos candidatos, no protocolo da Prefeitura Municipal de Axixá- MA, no horário de 8h às 12h e endereçados à Comissão Especial do Concurso Público, com indicação do concurso, nome do candidato, número de inscrição, cargo pleiteado e assinatura.

8.4 - Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem redigidos com as indicações acima ou não fundamentados, ou ainda aqueles a que se der entrada fora dos prazos estabelecidos.

8.5 - Compete à Empresa organizadora do Concurso julgar os recursos com referência às inscrições e resultados da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e à Comissão Especial do Concurso Público, no que diz respeito à Prova de Títulos.

IX - DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

9.1 - Às pessoas portadoras de necessidades especiais que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com o exercício do cargo, na proporção de 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas para cada cargo, desprezadas as frações.

9.2 - O candidato portador de necessidades especiais deverá declarar, no momento da inscrição, essa condição e a deficiência da qual é portador, apresentando Laudo Médico Original, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência. Este Laudo ficará retido e ficará anexado ao formulário de inscrição. Caso o candidato não anexe o laudo médico, não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção no formulário de inscrição.

9.3 - O candidato portador de necessidades especiais que, no ato da inscrição, não declarar essa condição, não poderá interpor recurso em favor de sua situação.

9.4 - Caso necessite de condições especiais para se submeter às provas previstas neste edital, o candidato portador de necessidades especiais deverá solicitá-las por escrito, à Comissão Especial do Concurso Público, até o quinto dia útil após o encerramento das inscrições, no horário de 8h às 1 2h.

9.5 - Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual, passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

9.6 - O candidato portador de necessidades especiais, se aprovado, quando de sua posse, será submetido a exames médicos e complementares, que terão decisão terminativa sobre a qualificação como portador de necessidades especiais ou não e o grau de deficiência que não o incapacite para o exercício do cargo.

9.7 - Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a portadores de necessidades especiais, estas serão revertidas aos demais concursados, com a estrita observância da ordem de classificação.

9.8 - As pessoas portadoras de necessidades especiais participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e os critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à pontuação mínima exigida.

9.9 - Os candidatos que, no ato da inscrição, se declarar portadores de necessidades especiais, se aprovados no Concurso Público, terão seus nomes publicados na lista geral dos aprovados com referência apenas às cotas de PNE.

X - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 - Toda informação referente à realização do Concurso Público será fornecida pela Prefeitura Municipal de Axixá - MA, através da Comissão Especial do Concurso, devidamente assessorada pelos profissionais da SI COPE Consultoria Pedagógica Ltda.

10.2 - O prazo de validade do presente Concurso Público é de 02 (dois) anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

10.3 - Ao entrar em exercício, o candidato ficará sujeito ao cumprimento do estágio probatório de 03 (três) anos, durante o qual sua eficiência e capacidade serão objetos de avaliação para o desempenho do cargo.

10.4 - A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do Concurso Público, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

10.5 - Não serão fornecidos atestados, certificados ou certidões, relativas à habilitação, classificação ou nota de candidatos, valendo para tal fim a publicação do resultado final e homologação do Concurso Público.

10.6 - O MUNICÍPIO DE AXIXÁ - MA e a SICOPE CONSULTORIA PEDAGÓGICA LTDA não se responsabilizarão por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este Concurso Público.

10.7 - O candidato deverá manter junto ao Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal de AXIXÁ - MA, durante o prazo de validade do Concurso Público, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações, não lhe cabendo qualquer reclamação caso esta não seja possível, por falta da citada atualização.

10.8 - A aprovação no Concurso Público não assegura direito à nomeação, mas esta, quando ocorrer, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos, o prazo de validade do concurso e limites de vagas existentes, bem como as que vierem a vagar ou que forem criadas posteriormente.

10.9 - O candidato aprovado, quando convocado, caso não se apresente no prazo de 08 dias, será conduzido à última colocação, podendo ser convocado apenas mais uma vez. Após a apresentação do candidato, a posse deverá verificar-se no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da publicação ou afixação do decreto de provimento do cargo.

10.10 - Quando a posse do candidato não ocorrer dentro do prazo previsto, sua nomeação será considerada sem efeito.

10.11 - O candidato empossado deverá assumir suas atividades em dia, hora e local definido pela Administração, sendo que somente após esta data, ser-lhe-á garantido o direito à remuneração.

10.12 - No ato da posse do cargo o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

a) fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento ou averbações, se houver;

b) fotocópia autenticada da certidão de nascimento dos filhos, se tiver;

c) fotocópia autenticada da Cédula de Identidade ou Carteira de Identidade Profissional (Curso Superior) e CPF;

d) cartão de Cadastramento no PI S/PASEP (se possuir);

e) laudo médico favorável, fornecido por junta médica;

f)duas)fotografias 3x4 recentes;

g) fotocópia autenticada do Título de Eleitor com o comprovante de votação na última eleição;

h) fotocópia autenticada do Certificado de Reservista, de isenção ou de dispensa (se do sexo masculino);

i) declaração de que não possui antecedentes criminais, salvo se cumprida a pena;

j) declaração de que nunca foi demitido do serviço público por justa causa;

k) fotocópia autenticada do comprovante de capacitação legal para o exercício do cargo, bem como registro no órgão competente, quando cabível.

10.13 - Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura Municipal de AXIXÁ - MA e a Empresa responsável pela realização do mesmo a SICOPE - Consultoria Pedagógica Ltda, bem como elegem o Foro da Comarca de Axixá - MA para dirimir quaisquer questões relacionadas à realização do Concurso Público de que trata este Edital.

10.14 - Todas as publicações referentes ao concurso estarão disponíveis na Internet, no endereço www.sicope.com.br, salvo impedimento de força maior.

10.15 - Caberá a Prefeitura Municipal a homologação do resultado final.

Para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar ignorância, é expedido o presente Edital que será publicado no DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO e afixado no local das inscrições e nos murais da Prefeitura deste município.

AXIXA, MA, 19 de novembro de 2007.

Maria Sônia Oliveira Campos
Prefeita de Axixá - MA

ANEXO I

CARGOS, VAGAS, QUALIFICAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA, VENCIMENTO E TAXA DE INSCRIÇÃO.

CARGOS

Nº DE VAGAS

REMUNERAÇÃO INICIAL (R$)

CARGA HOR. TOTAL

QUALIFICAÇÃO MÍNIMA

VAL. INSC.

Agente Administrativo

03

380,00

40

Ensino Médio

R$ 30,00

Auxiliar de Serviços Gerais

16

380,00

20

Ensino Fundamental

R$ 25,00

Auxiliar de Enfermagem

02

380,00

20

Ensino Médio mais qualificação específica

R$ 30,00

Vigia

05

380,00

De acordo com a legislação vigente

Ensino Fundamental

R$ 25,00

Digitador

01

400,00

40

Ensino Médio mais qualificação específica

R$ 30,00

Agente de Trânsito

04

380,00

40

Ensino Médio

R$ 30,00

Motorista

01

420,00

40

Ensino Fundamental mais CNH

R$ 25,00

Professor

45

450,00

25

Curso de Magistério com ou sem 4º Adicional / Curso Normal Superior / Curso de Pedagogia ou Licenciaturas Específicas

R$ 30,00 ou R$ 35,00

Eletricista

01

400,00

40

Ensino Médio mais qualificação específica

R$ 30,00

Assistente Social

01

800,00

40

Formação Superior na área

R$ 35,00

Engenheiro

01

1.000,00

40

Formação Superior na área

R$ 35,00

Enfermeiro (a)

02

1.200,00

40

Formação Superior na área

R$ 35, 00

Odontólogo

01

1.200,00

40

Formação Superior na área

R$ 35,00

Contador

01

1.200,00

40

Formação Superior na área

R$ 35,00

Bioquímico

02

1.200,00

40

Formação Superior na área

R$ 35,00

Médico

01

1.800,00

40

Formação Superior na área

R$ 35,00

ANEXO II

QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS E VAGAS POR LOCALIDADE

CARGOS

SEDE

ZONA RURAL

Agente Administrativo

03

-

Aux. De Serviços Gerais

04

12

Técnico de Enfermagem

02

-

Vigia

02

03

Digitador

01

-

Agente de Trânsito

04

-

Motorista

01

-

Eletricista

01

-

Assistente Social

01

-

Engenheiro

01

-

Enfermeiro

02

-

Odontólogo

01

-

Contador

01

-

Bioquímico

02

-

Médico

01

-

Professor de Educação Infantil

-

01 vag. / Rui Vaz

04 vag. / Centro Grande

02 vag. / Santa Rosa

01 vag. / Monte Alegre

01 vag. / Mnum Mirm

01 vag. / Iguaperiba

01 vag. / Vale quem tem

01 vag. / Veneza

01 vag. / Cedro

01 vag. / Pirijuçara

01 vag / Burgos

Professor das Séries Iniciais do Ens. Fund.

-

01 vag. / Rui Vaz

02 vag. / Centro Grande

01 vagj Monte Alegre

01 vag. / Bom Fim

04 vag. / Mnum Mirm

01 vag. / Iguaperiba

01 vag/ Vale quem tem

01 vag. / Veneza

01 vag. / Cedro

04 vag. / Burgos

03 vag. / Pirijuçara

01 vag. / Riachão

Professor das Séries Finais do Ens. Fund.

-

02 vag./ Centro Grande - 01 vaga - Português e Geografia

01 vag. / Veneza - 01 vaga - Inglês

01 vag. / Burgos - 01 vaga - Português

05 vag. / Pirijuçara - 01 vaga - Inglês / Ed. Física / Matemática / História / Português

ANEXO III

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROVAS OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

1- CARGOS - ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

MOTORISTA , AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS E VIGIA.

A) PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS: Ortografia oficial; Classes de palavras; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Formas de tratamento; Verbos; Colocação de pronomes nas frases; Correção de textos; Sintaxe: termos essenciais da oração; Análise e interpretação de textos; Redação oficial de cartas, ofícios, requerimentos, telegramas e certidões.

B) MATEMÁTICA PARA TODOS OS CARGOS: Conjunto de números: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, operações, expressões (cálculo), problemas, raiz quadrada; MDC e MMC cálculo problemas; Porcentagem; Juros Simples; Regras de três simples e composta; Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo, volume; Sistema Monetário Nacional (Real); Equações: 1° e 2° graus; Inequações do 1° grau; Expressões Algébricas; Fração Algébrica; Geometria Plana.

C) CONHECIMENTOS GERAIS: AUXILIAR DE SERVIÇOS DIVERSOS E VIGIA Conhecimentos Atuais, generalidades e conceitos do Brasil e do Mundo;História e Geografia do Brasil. Regiões braslileira e suas capitais.. Cenário Político do Brasil. Os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Questão Agrária; Meio Ambiente: Rios brasileiros; Localização geográfica.

D) MOTORISTA- (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS):

LEGISLAÇÃO E REGRAS DE CIRCULAÇÃO: Legislação e Sinalização de Trânsito; Normas gerais de circulação e conduta; Sinalização de Trânsito; Direção defensiva; Primeiros Socorros; Proteção ao Meio Ambiente; Cidadania; Noções de mecânica básica de autos; Código de Trânsito Brasileiro. PRÁTICA DE DIREÇÃO VEICULAR: Condução de veículos da espécie em via pública; Manobras; Conhecimentos sobre os instrumentos do painel de comando; Manutenção do veículo; Direção e operação veicular.

2- CARGOS - ENSINO MÉDIO E CURSOS TÉCNICOS

AGENTE ADMINISTRATIVO, DIGITADOR, AUXILIAR DE ENFERMAGEM, AGENTE DE TRÂNSITO, ELETRICISTA E PROFESSOR (EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENS. FUND. FORMAÇÃO - MAGISTÉRIO).

A) PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS: FONOLOGIA: Conceitos básicos; Classificação dos fonemas; Sílabas; Encontros Vocálicos; Encontros Consonantais; Dígrafos; Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos; O Alfabeto português; Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos; Acentuação tônica; Acentuação gráfica; Os acentos; Aspectos genéricos das regras de acentuação; As regras básicas; As regras especiais; Hiatos; Ditongos; Formas verbais seguidas de pronomes oblíquos; Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e formação das palavras; Conceitos básicos; Acentuação gráfica; Os acentos; Aspectos genéricos das regras de acentuação; As regras básicas; As regras especiais; Hiatos; Ditongos; Formas verbais seguidas de pronomes oblíquos; Acentos diferenciais. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da Oração; Termos Acessórios da Oração e Vocativos; Orações Subordinadas e Coordenadas; Concordância Verbal e Nominal; Regência Verbal e Nominal; Colocação dos Termos da Oração; Colocação dos pronomes oblíquos e átonos; uso da próclise, uso da ênclise; funções e emprego do "que" e "se". PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen; O uso da Crase; Emprego dos Sinais de Pontuação; Interpretação e análise de textos. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem: Figuras de palavras ou tropos, Figuras de pensamento, Figuras de construção ou sintaxe, Vícios de linguagem.

B) MATEMÁTICA PARA TODOS OS CARGOS: Radicais: operações simplificação, propriedade racionalização de denominadores; Equação de 2° grau: resolução das equações completas, incompletas, problemas do 2° grau; Equação de 1 ° grau: resolução problemas de 1 ° grau; Equações fracionárias; Relação e Função: domínio, contra-domínio e imagem; Função do 1 ° grau, função constante; Grandezas Proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros Simples e Composto; Conjunto de números reais; Fatoração de expressão algébrica; Expressão algébrica operações; Expressões fracionárias operações - simplificação; PA e PG; Sistemas Lineares; Números complexos; Função exponencial: equação e inequação exponencial; Função logarítmica; Análise combinatória; Probabilidade; Função do 2° grau; Trigonometria da 1 ª volta: seno, co-seno, tangente, relação fundamental; Geometria Analítica; Geometria Espacial; Geometria Plana; Operação com números inteiros e fracionários; MDC e MMC; Raiz quadrada; Sistema Monetário Nacional (Real); Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo e volume.

C) AGENTE ADMINISTRATIVO (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS): Conhecimentos Básicos de Informática: Conhecimento de teclado; Noções elementares do Sistema Operacional do Windows; Word; Excel; Uso de correio eletrônico, Conhecimentos Básicos de Internet. Noções de serviços administrativos e municipais; Competências dos poderes legislativo, executivo e judiciário; Organização e racionalidade; Estruturas administrativas e organizacionais: organograma, fluxograma; Higiene e segurança do trabalho; Estrutura Administrativa Municipal.

D) DIGITADOR- (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS): Unidades de medida (bit e byte); dispositivos de armazenamento; diretórios e caminhos; memória ROM; memória RAM; periféricos de um computador. Hardware; software; utilização do sistema operacional e configurações básicas do Windows 9x/ME/XP. Aplicativos básicos (blocos de notas, calculadora, paint, wordpad); aplicativo do pacote Office; configuração de impressora; noções básicas de internet; noções básicas de correio eletrônico. Noções de operação de Microcomputadores: Sistema operacional Windows, Word 2000,Excel 2000. Conceitos e serviços relacionados à Internet e a correio eletrônico, Internet, Explorer e Outlook Express. Noções de utilização de softwaresBásicas de Enfermagem: sinais vitais, higienização, administração de medicamentos via oral e parenteral, cuidados especiais, coleta de material para exame. Ética Profissional: comportamento social e de trabalho, sigilo profissional Introdução as Doenças Transmissíveis: terminologia básica, noções de epideminologia, esterilização e desinfecção, doenças de notificação compulsória, isolamento, infecção hospitalar, vacinas

E) AUXILIAR DE ENFERMAGEM (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS): Técnicas Básicas de Enfermagem: sinais vitais, higienização, administração de medicamentos via oral e parenteral, cuidados especiais, coleta de material para exame. Ética Profissional: comportamento social e de trabalho, sigilo profissional Introdução as Doenças Transmissíveis: terminologia básica, noções de epideminologia, esterilização e desinfecção, doenças de notificação compulsória, isolamento, infecção hospitalar, vacinas Socorros de Urgência: parada cardio-respiratória, hemorragias, ferimentos superficiais e profundos, desmaio, estado de choque, convulsões, afogamento, sufocamento, choque elétrico, envenenamento, mordidas de cobras, fraturas e luxações, corpos estranhos, politraumatismo, queimaduras Pediatra: a criança: o crescimento e o desenvolvimento infantil, alimentação, doenças mais comuns, berçários e lactários Centro Cirúrgico: terminologia cirúrgica, cirurgias mais comuns.

F) AGENTE DE TRÂNSITO(CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS):

Legislação de trânsito e aspectos jurídicos, emergências e socorros urgentes. Educação de trânsito e Relação com o público, manutenção e segurança veicular, direção defensiva, engenharia de tráfego, prevenção e extinsão de incêndios no trânsito, prática de policiamento, administração e organização do trânsito urbano e rural.Regras gerais de circulação, sinalização, veículo, deveres e proibições das infrações, autuações, defesa prévia, penalidades e recursos.

G) ELETRICISTA(CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS):

Conceitos básicos de eletricidade e eletromagnetismo: carga eletrica, campo elétrico, potencial e diferença de potencial, campo magnético, força magnetomotriz, circuitos magnéticos e transformadores, circuito de corrente contínua e circuito de corrente alternada, Resistor, Capacitor, Indutor, Circuitos resistivos e Circuitos RLC. Potência Ativa e Potência Aparente. Fator de potência, Circuito trifásicos. Instalações elétricas, Circuito de alimentação, dimensionamento dos condutores, quadros gerais e de distribuição. Chaves. Proteção. Resistência de terra, aterramento, para - raios. Luminotecnia. Lâmpadas e luminárias. Iluminação incandescente, fluorescente,vapor metálico e vapor de sódio. Interrruptores e Ignitores.

F) PROFESSOR (A) (EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL) MAGISTÉRIO.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Correntes teóricas e metodológicas; Relação ensino e aprendizagem; Relação desenvolvimento e aprendizagem; Currículo: Planejamento, seleção e organização de conteúdos; Interdisciplinaridade; Avaliação; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N.º 9394/96), PCN´s e Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil.

CONHECIMENTOS GERAIS

Conhecimentos Atuais, generalidades e conceitos do Brasil e do Mundo; História e Geografia do Brasil,Economia Social;Questão Agrária; Distribuição de Renda; terceiro Setor; Relações com o trabalho; Constituição Federal; Urbanização; Problemas Ambientais, Urbanos Agrícolas; Meio Ambiente; população; Estados Brasileiros; Organização social, política e econômica do Brasil; Dívida Externa e Interna.

OBSERVAR O CONTEÚDO DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS PARA ESTE CARGO NA PAG.1 7 DESTE EDITAL.

* PROFESSOR (A) COM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Educação: Legislação e financiamento da educação brasileira: A educação na constituição brasileira. Conteúdo e significados da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O FUNDEB. Os fins da educação. Relação pedagógica professor/aluno/conhecimento. Projeto Político-Pedagógico da escola. Organização curricular da escola. Causas e conseqüências do fracasso escolar. A interdisciplinaridade no trabalho pedagógico. O desenvolvimento psico-social da criança de 7 a 14 anos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) para o Ensino Fundamental. Planejamento e Avaliação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Histórico da Educação Física. Conceitos, princípios, finalidades e objetivos da Ed. Física. Aspectos do desenvolvimento humano: motor, cognitivo, afetivo, social, cultural, corporal e sua implicação no planejamento de ensino. Conhecimentos sobre as diferentes manifestações da cultura corporal: jogos, atividades rítmicas e expressivas, esportes(fundamentos técnicos e táticos, regras oficiais, equipamentos e instalações utilizados em atletismo, baquete, handbol, voleibol e futebol de campo). Organização desportiva. Fisiologia do exercício. Anatomoia humana. Substâncias proíbidas. LDBEN 9 394/96.

3 - CARGOS - FORMAÇÃO SUPERIOR

ODONTÓLOGO, BIOQUÍMICO, MÉDICO, CONTADOR, ENGENHEIRO, ASSISTENTE SOCIAL, ENFERMEIRO, PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENS. FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL , PROFESSOR DE HISTÓRIA, PROFESSOR DE MATEMÁTICA, PROFESSOR COM LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS, PROFESSOR COM LICENCIATURA EM LETRAS/ INGLÊS , PROFESSOR DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA.

A) PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS: Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Paráfrase, perífrase, síntese e resumo. Processos de coesão textual. Sintaxe de construção: coordenação e subordinação. Emprego das classes de palavras. Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras. Emprego das classes de palavras Concordância. Regência. Significação literal e contextual dos vocábulos. Pontuação. Ortografia oficial. Redação na modalidade escrita, formal e culta da língua portuguesa usada contemporaneamente no Brasil, quando o cargo exigir.

B) MATEMÁTICA PARA TODOS OS CARGOS: Números naturais e inteiros: operações. Números racionais: operações. Razões, proporções, regra de três simples, regra de três composta e porcentagem. Sistema de numeração decimal. Noções de matemática financeira. Números reais: operações. Funções e suas aplicações. Seqüências: progressão aritmética e geométrica. Noções de estatística. Medidas de comprimento, superfície, volume, massa, tempo e ângulos. Geometria plana: relações métricas no triângulo retângulo, áreas e perímetros. Trigonometria: relações trigonométricas em um triângulo. Geometria no espaço: sólidos geométricos. Raciocínio lógico.

C) ODONTÓLOGO (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS): Odontopediatria; Dentística; Cirurgia e Traumatologia; Odonto Social e Preventiva; Ortodontia; Preventiva; Farmacologia; Periodontia; Endodontia; Prótese; Radiologia; Semiologia; Saúde Coletiva; Atualidades sobre Saúde Pública; Atualidades sobre Odontologia Geral; Atualidades sobre intervenção odontológica à gestante e ao idoso.

D) PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO

FUNDAMENTAL - FORMAÇÃO SUPERIOR:

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Lei de Diretrizes de Bases da Educação 9394/96.

Prática pedagógica; Atividades de estimulo a leitura e produção de textos; Concepções de linguagem e escrita; Desenvolvimento da linguagem. Interação social do aluno; Elementos locais (sociedade, história, cultura, costumes, etc) como recursos didáticos, pedagógicos e metodologias de trabalho; Projeto pedagógico, planejamento de aulas e avaliação de resultados. Relações entre ensino e aprendizagem; Ação educativa como redutor de violência; Importância do professor como participante da formação do caráter das crianças. Temas transversais em educação; A construção do conhecimento na escola; Projetos didáticos. Inovação na educação e seus reflexos sociais negativos/ positivos.

CONHECIMENTOS GERAIS

Conhecimentos Atuais, generalidades e conceitos do Brasil e do Mundo;História e Geografia do Brasil,Economia Social;Questão Agrária; Distribuição de Renda; terceiro Setor; Relações com o trabalho; Constituição Federal; Urbanização; Problemas Ambientais, Urbanos Agrícolas; Meio Ambiente; população; Estados Brasileiros; Organização social, política e econômica do Brasil; Dívida Externa e Interna.

E) PROFESSOR (A) COM LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Educação: Legislação e financiamento da educação brasileira: A educação na constituição brasileira. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Naciona - 9394/96. Função social da Escola no século XXI. Relação pedagógica professor/aluno/conhecimento. Projeto Político-Pedagógico da escola. Organização curricular da escola. Causas e conseqüências do fracasso escolar. A interdisciplinaridade no trabalho pedagógico. O desenvolvimento psico-social da criança de 7 a 14 anos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) para o Ensino Fundamental. Planejamento e Avaliação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Elementos da comunicação: emissor, receptor, mensagem, canal, significante e significado. Interpretação de textos. Fonética: hiato, ditongo, tritongo, encontros consonantais. Divisão silábica. Acentuação gráfica. Morfologia (classes gramaticais). Topologia pronominal: próclise, mesóclise e ênclise. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Frase, oração e período. Análise sintática. Termos essenciais. Termos integrantes. Termos Acessórios. Pontuação. Expressão escrita: paráfrase, tópico frasal, narração e dissertação. Conotação e denotação. Processo de formação de palavras: composição e derivação. Figuras de linguagem.

F) PROFESSOR (A) DE HISTÓRIA:

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Educação: Legislação e financiamento da educação brasileira: A educação na constituição brasileira. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Naciona - 9394/96. Função social da Escola no século XXI. Relação pedagógica professor/aluno/conhecimento. Projeto Político-Pedagógico da escola. Organização curricular da escola. Causas e conseqüências do fracasso escolar. A interdisciplinaridade no trabalho pedagógico. O desenvolvimento psico-social da criança de 7 a 14 anos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) para o Ensino Fundamental. Planejamento e Avaliação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A Pré-História: as principais conquistas da humanidade. As grandes civilizações da Antiguidade Oriental: Egito; Mesopotâmia; Hebreus; Fenícia; Pérsia. A Antiguidade Clássica Grécia e Roma: a cultura clássica (Filosofia e Mitologia); a polis grega (Esparta e Atenas); o helenismo; a formação de Roma; a República romana; o Império Romano. A Europa medieval e cristã: a formação do sistema feudal; a Alta Idade Média; a expansão islâmica; o declínio do sistema feudal; a Baixa Idade Média;; O Mundo Moderno: o Renascimento; a Reforma Religiosa Reforma e Contra-Reforma; o Estado absolutista e mercantilista; a expansão comercial e marítima européia; a América pré-colombiana; os grandes impérios: maias, astecas e incas; a conquista do Novo Mundo; o Antigo Sistema Colonial; a formação do Brasil Colônia; os ciclos econômicos no Brasil Colônia; o Iluminismo as idéias liberais; a crise do Antigo Regime; a crise do Antigo Sistema Colonial; os movimentos nativistas e de emancipação nacional no Brasil; a Revolução Industrial; a Independência dos Estados Unidos da América. As sociedades contemporâneas: a Revolução Francesa; a era Napoleônica e a pós-napoleônica; o processo de independência da América espanhola; o processo de independência brasileiro; os Estados Unidos no século XIX; Brasil Império: I Reinado, Regências e II Reinado; a formação e importância da cidade de Amargosa; a proclamação da República brasileira; a partilha da África e Ásia. O século XX: a República Velha: sociedade, economia e política; a Primeira Guerra Mundial; a Revolução Russa; o período entre guerras: a crise de 1929, a crise das democracias liberais e o surgimento dos regimes fascista e nazista; a Segunda Guerra Mundial; o pós-guerra e a Guerra Fria; a era Vargas e os governos populistas; crise do populismo no Brasil e o Regime Militar; Brasil: da redemocratização até os dias de hoje. A Globalização: o fim da União Soviética e do socialismo no leste europeu; a doutrina neoliberal; o processo de globalização e seus efeitos; o mundo em suspense: o terrorismo; atualidades. Questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de História.

G) PROFESSOR(A) DE MATEMÁTICA:

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Educação: Legislação e financiamento da educação brasileira: A educação na constituição brasileira. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Naciona - 9394/96. Função social da Escola no século XXI. Relação pedagógica professor/aluno/conhecimento. Projeto Político-Pedagógico da escola. Organização curricular da escola. Causas e conseqüências do fracasso escolar. A interdisciplinaridade no trabalho pedagógico. O desenvolvimento psico-social da criança de 7 a 14 anos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) para o Ensino Fundamental. Planejamento e Avaliação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções de Lógica. Noções de Conjuntos: Operações, propriedades e aplicações na resolução de problemas. Conjuntos numéricos Os sistemas de numeração, números naturais, inteiros, racionais e reais, conceitos, operações, propriedades, representações, aplicações e resolução de problemas. Proporcionalidade: Razão, proporção, regra de três, porcentagem, juros, aplicações e resolução de problemas. Funções: Definição, tipos de funções, propriedades, representações, aplicações, equações, inequações e sistemas. Progressões Seqüências, progressões aritmética e geométrica, aplicações. Estatística Construção e interpretação de tabelas e gráficos, medidas de centralidade e de dispersão. Combinatória e probabilidade: Principio fundamental de contagem, arranjo, combinação, permutação, noções de probabilidade e aplicações. Matrizes, determinantes e Sistemas lineares: Operações, propriedades, sistemas de equações lineares e aplicações. Geometria Analítica Ponto, estudo da reta e da circunferência, posições relativas, perpendicularidade, tangencia, lugares geométricos, elipse, hipérbole, parábola. Geometria Conceitos primitivos, ângulos,medidas do Sistema Internacional, áreas e perímetros de figuras planas, aplicações de propriedades geométricas, congruência e semelhança. Geometria Espacial: Sólidos geométricos, diedros, prismas, pirâmide, cilindro, cone esfera. Trigonometria: Trigonometria no triângulo retângulo e no ciclo trigonométrico, funções trigonométricas, equações e inequações. Resolução de problemas Resolução de problemas, construção de equação e interpretação de problemas.

H) PROFESSOR (A) DE GEOGRAFIA:

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Educação: Legislação e financiamento da educação brasileira: A educação na constituição brasileira. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Naciona - 9394/96. Função social da Escola no século XXI. Relação pedagógica professor/aluno/conhecimento. Projeto Político-Pedagógico da escola. Organização curricular da escola. Causas e conseqüências do fracasso escolar. A interdisciplinaridade no trabalho pedagógico. O desenvolvimento psico-social da criança de 7 a 14 anos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) para o Ensino Fundamental. Planejamento e Avaliação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

O espaço nordestino: Geografia física: clima, relevo, vegetação e hidrografia. A ocupação humana e econômica. A questão da terra: reforma agrária, conflitos agrários e atores. A aceleração da exploração dos recursos naturais e suas implicações sócio-ambientais. Problemas urbanos e agrários. A organização do território. O espaço brasileiro. As regiões brasileiras. As regionalizações: IBGE, geoeconômica e de planejamento. Aspectos econômicos, sociais e físicos das regiões brasileiras. A inserção do território brasileiro no processo de produção mundial e a organização do espaço geográfico na atualidade. O espaço mundial. A nova ordem mundial. Evolução do capitalismo e suas implicações na transformação do espaço mundial. Revolução técnico-científica. Blocos econômicos. A Geopolítica na atualidade. O meio ambiente. Os desequilíbrios ambientais nos grandes ecossistemas e nas sociedades contemporâneas. Conseqüências das agressões ao meio ambiente em âmbito local, regional e mundial. As conferências e propostas mundiais sobre o meio ambiente. Conhecimentos básicos da Geografia. Aplicação no cotidiano dos conceitos básicos da Geografia. Aplicação e uso das escalas cartográficas e geográficas como forma de organizar e demonstrar conhecimentos sobre a localização, distribuição e freqüência dos fenômenos naturais e humanos. Leitura, análise e interpretação de códigos específicos da geografia (mapas, gráficos e tabelas). Questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de Geografia.

I) BIOQUÍMICO - (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS): Microbiologia: estrutura bacteriana; crescimento; isolamento; identificação e classificação de bactérias; Antibiograma; esterilização, desinfecção e antisepsia; coleta de material de amostras biológicas; técnicas de coloração. Técnicas e aparelhagem de análise: fotometria, fluorimetria, nefelometria, turbidimetria e Eletroforese. Testes sorológicos: aglutinação; precipitação; ensaios líticos; imunofluorescência; radioimunoensaio; técnicas imunoenzimáticas; Ensaios quimioluminescentes. Métodos de biologia molecular e DNA recombinante. Técnicas de coleta de sangue. Anticoagulantes mais utilizados no laboratório clínico. Bactérias patogênicas: infecções por Cocos e bastonetes Gram negativos; Infecções por Cocos e bastonetes Gram positivos; Bacilos álcool-ácidos resistentes; Infecções bacterianas por 44 anaeróbicos esporulados. Prevenção, tratamento e epidemiologia de doenças infecciosas. Vacinas. Virologia clínica. Micologia clínica. Hematologia geral: Origem e desenvolvimento dos elementos morfológicos do sangue; Hemograma; Velocidade de hemossedimentação; Reticulócitos; Pesquisas de células LE; Hemostasia e coagulação; Hemoglobinopatias. Imunematologia: Grupos sanguíneos; Fator Rh; Doença hemolítica perinatal. Imunologia: Imunidade; Bases celulares da resposta imune; Anticorpos; Imunidade humoral e celular; Complemento; Reações antígeno-anticorpo; Doenças autoimunes; Reações de hipersensibilidade; Provas sorológicas utilizadas em laboratório clínico: metodologias e interpretação; Provas sorológicas para diagnóstico da sífilis; Provas sorológicas para diagnóstico da Doença de Chagas. Bioquímica clínica: Marcadores tumorais; Lipídeos; Glicídeos; Eletrólitos; Enzimas; Aminoácidos e proteínas; Gases e pH do sangue; Provas de função hepática; Metabólitos nitrogenados e função renal; Funções gástrica, pancreática e intestinal. Hormônios: Endocrinologia e diagnóstico laboratorial. Parasitologia: Técnicas de concentração; Coleta de ma terial; Fixadores; Conservadores; Protozoários e helmintos; Exame microscópico e macroscópico das fezes; Pesquisa de sangue oculto; Pesquisa de gordura fecal; Análises realizadas na urina. Transudatos e exsudatos. Biossegurança aplicada ao laboratório clínico.

J) ENFERMEIRO - (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS): Técnicas Básicas de Enfermagem: sinais vitais; higienização; administração de medicamentos via oral e parenteral; cuidados especiais; coleta de material para exame. Ética Profissional: comportamento social e de trabalho; sigilo profissional. Introdução as Doenças Transmissíveis: terminologia básica; noções de epideminologia; esterilização e desinfecção; doenças de notificação compulsória; isolamento; infecção hospitalar; vacinas. Socorros de Urgência: parada cardio-respi ratória; hemorragias; ferimentos superficiais e profundos; desmaio; afogamento, sufocamento, choque elétricoPública, Atualidades sobre Saúde Pública e Atualidades sobre Enfermagem.

L) PROFESSOR (A) COM LICENCIATURA EM LETRAS/INGLÊS:

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Educação: Legislação e financiamento da educação brasileira: A educação na constituição brasileira. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Naciona - 9394/96. Função social da Escola no século XXI. Relação pedagógica professor/aluno/conhecimento. Projeto Político-Pedagógico da escola. Organização curricular da escola. Causas e conseqüências do fracasso escolar. A interdisciplinaridade no trabalho pedagógico. O desenvolvimento psico-social da criança de 7 a 14 anos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) para o Ensino Fundamental. Planejamento e Avaliação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Substantivo: número e gênero. Adjetivo.: Classificação, concordância, posição e grau. Pronome, advérbio e conjunção: classificação e uso. Frase verbal: tempo, aspecto e voz passiva. Discurso direto e indireto. Sintaxe de sentença simples e compostas. Textos literários ou não literários de origem diversas.

M) CONTADOR (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS)

Contabilidade: Conceito, Campo de Aplicação, Usuários. Patrimônio: Componentes Patrimoniais: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido. Equação Patrimonial e suas variações. Diferenciação entre Capital e Patrimônio. Fatos Contábeis e Respectivas Variações Patrimoniais. Contas Contábeis: natureza e sua movimentação. Escrituração: Lançamentos Contábeis: Conceito, Funções e elementos essenciais. Livros de Escrituração: Obrigatoriedade, Funções e Formas de Escrituração. Erros de Escrituração e suas correções. Critérios de Avaliação dos Estoques. Provisões Aplicáveis. Tratamento de Receitas e Despesas Antecipadas. Balancete de Verificação. Balanço Patrimonial: Obrigatoriedade e apresentação. Conteúdo dos Grupos e Subgrupos. Classificação das Contas, Critérios de Avaliação do Ativo e Passivo. Demonstração do Resultado do Exercício. Apuração da Receita Líquida, do Custo das Mercadorias Vendidas e dos Lucros: Bruto, Operacional e Não-Operacional do Exercício, do Resultado do Exercício antes e depois da Provisão para o Imposto de Renda e para a Contribuição Social sobre o Lucro. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos DOAR. Demonstração do Fluxo de Caixa. Análise das Demonstrações Contábeis. Auditoria Normas Profissionais e Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade. Perícia Normas Profissionais e Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade.

N) ENGENHEIRO (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS)

Técnicas de Integração. Aplicações ao cálculo de área de superfícies, volume de sólidos, comprimento de arcos e curvas. Diferenciabilidade e Integração em duas variáveis. Aplicações ao cálculo de áreas, volumes, centro de massa, momentos de inércia e áreas de superfícies. Teoria da regressão linear e múltipla. Teoria da probabilidade. Teoria da Distribuição. Geometria descritiva. Desenho Técnico para Engenharia Civil.Sistemas de Coordenadas no Plano.Cálculo Vetorial. Ciências dos Materiais de Construção Civil.Tecnologia dos Materiais de Construção Civil. Tecnologia dos Processos Construtivos para Construção Civil. Qualidade na Indústria da Construção Civil.

O) ASSISTENTE SOCIAL (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS):

Ambiente de atuação do assistente social. Instrumental de pesquisa em processos de investigação social: elaboração de projetos, métodos e técnicas qualitativas e quantitativas. Propostas de intervenção na área social: planejamento estratégico, planos, programas, projetos e atividades de trabalho. Avaliação de programas e políticas sociais. Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção: sindicância, abordagem individual, técnica de entrevista, abordagem coletiva, trabalho com grupos, em redes, e com famílias, atuação na equipe interprofissional (relacionamento e competências). Diagnóstico. Estratégias de trabalho institucional: Conceitos de instituição; Estrutura brasileira de recursos sociais; Uso de recursos institucionais e comunitários; Redação e correspondências oficiais: laudo e parecer (sociais e psicossociais), estudo de caso, informação e avaliação social. Atuação em programas de prevenção e tratamento: Uso do álcool, tabaco e outras drogas: questões cultural, social e psicológica; Doenças sexualmente transmissíveis: Aids; Atendimento às vítimas. Políticas sociais: Relação Estado/sociedade; Contexto atual e o neoliberalismo; Políticas de seguridade e previdência Social; Políticas de assistência e Lei Orgânica da Assistência Social; Políticas de saúde, Sistema Único de Saúde (SUS) e agências reguladoras. Políticas educacionais e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Política nacional do idoso. Legislação de serviço social: Níveis, áreas e limites de atuação do profissional de serviço social; Ética profissional. Novas modalidades de família: diagnóstico, abordagem sistêmica e estratégias de atendimento e acompanhamento; Alternativas para a resolução de conflitos: conciliação e mediação.

P) MÉDICO (CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS):

Cuidados gerais com o paciente em medicina interna. Doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e valvulopatias, arritmias cardíacas. Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abscessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar. Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais inflamatórias e parasitárias, diarréia, colelitiase e colecistite, pancreatite, hepatites virais e hepatopatias tóxicas, insuficiência hepática crônica. Doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, síndrome nefrótica, litíase renal. Doenças endócrinas: diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireoidismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas supra-renais, distúrbios das glândulas paratireóides. Doenças reumáticas: artrite reumatóide, espondiloartropatias, colagenoses, gota. Doenças infecciosas e terapia antibiótica. Distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos. Exames complementares invasivos e não­invasivos de uso corriqueiro na prática da clínica diária; Emergências Clínicas.

SICOPE - Consultoria Pedagógica Ltda
Rua 101, Qd - 79, Casa 01 - Conj Vinhais
CEP: 65074-340
CNPJ: 08286944/0001-89
Tels: (0XX98) 3236-9839 / 0962
www.sicope.com.br / e-mail: sicopeltda@hotmail.com

91093

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231