Prefeitura de Arealva - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREALVA

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DE ABERTURA CONCURSO PÚBLICO - Nº 01/2014

Notícia:   Arealva - SP abre concurso com mais de 70 vagas

A Prefeitura Municipal de Arealva, Estado de São Paulo, torna público na forma prevista no artigo 37 da Constituição Federal, a abertura das inscrições para o Concurso Público de Provas e de Provas e Títulos, através da empresa PAES & MORAES Assessoria e Consultoria Administrativa e Financeira Ltda., sob o regime da Consolidação das Leis de Trabalho - C.L.T., para provimento dos empregos vagos, atualmente existentes, dos que vagarem e dos que forem eventualmente criados dentro do prazo de validade do presente Concurso Público que será regido de acordo com as normas estabelecidas neste Edital.

I - DOS EMPREGOS:

1 - Os empregos, a jornada de trabalho, o valor da remuneração mensal e a escolaridade exigida e o grupo de provas estão discriminados no quadro abaixo:

EMPREGO PÚBLICO

VAGAS

PRÉ-REQUISITOS

CARGA HORÁRIA SEMANAL

SALÁRIO R$

GRUPO DE PROVAS

Agente Educacional

10

Ensino Fundamental Completo

40h

734,00
Ref. Sal. 05 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Informática

Agente Social

04

Ensino Médio

40h

734,00
Ref. Sal. 05 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Informática

Ajudante Geral

04

Ensino Fundamental Incompleto

40h

724,00
Ref. Sal. 04 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais

Ajudante Geral I (Serviços Pesados)

04

Ensino Fundamental Incompleto

40h

724,00
Ref. Sal. 04 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais

Assistente Social

02

Ensino Superior com registro no órgão de classe - CRAS

30h

1.372,00
Ref. Sal. 16 A

Língua Portuguesa
Conhecimentos Gerais da Saúde e Específicos

Auxiliar de Dentista

02

Ensino Fundamental Completo

40h

724,00
Ref. Sal. 04 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Gerais

Encarregado de
Cemitério

01

Ensino Fundamental Incompleto

40h

724,00
Ref. Sal. 04 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Gerais

Escriturário I

02

Ensino Fundamental Completo

40h

724,00
Ref. Sal. 04 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Informática

Escriturário II

03

Ensino Médio Completo

40h

1.096,00
Ref. Sal. 11 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Informática

Farmacêutico

01

Superior Completo com registro no órgão de classe - CRF

35h

1.372,00
Ref. Sal. 16 A

Língua Portuguesa
Conhecimentos Gerais da Saúde e Específicos

Fisioterapeuta

01

Superior Completo com registro no órgão de classe - CREFITO

35h

1.372,00
Ref. Sal. 16 A

Língua Portuguesa
Conhecimentos Gerais da Saúde e Específicos

Fonoaudiólogo

01

Superior Completo com registro no órgão de classe - CREFONO

35h

1.372,00
Ref. Sal. 16 A

Língua Portuguesa
Conhecimentos Gerais da Saúde e Específicos

Jardineiro

01

Ensino Fundamental Incompleto

40h

724,00
Ref. Sal. 04 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Gerais

Médico Pediatra

01

Superior Completo com especialização com registro no órgão de classe - CRM

20h

2.823,00
Ref. Sal. 26 A

Língua Portuguesa
Conhecimentos Gerais da Saúde e Específicos

Médico Psiquiatra

01

Superior Completo com especialização com registro no órgão de classe - CRM

20h

2.823,00
Ref. Sal. 26 A

Língua Portuguesa
Conhecimentos Gerais da Saúde e Específicos

Motorista I

01

Ensino Fundamental Incompleto - CNH D

40h

791,00
Ref. Sal. 06 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Gerais

Motorista II

01

Ensino Fundamental Incompleto - CNH D

40h

1.017,00
Ref. Sal. 09 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Gerais

Motorista III

02

Ensino Fundamental Incompleto - CNH D

40h

1.299,00
Ref. Sal. 14 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos
Específicos e Gerais

Nutricionista

01

Superior Completo com registro no órgão de classe - CRN

35h

1.372,00
Ref. Sal. 16 A

Língua Portuguesa
Conhecimentos Gerais
da Saúde e Específicos

Operador de Máquinas

04

Ensino Fundamental Incompleto - CNH D

40h

1.242,00
Ref. Sal. 13 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Gerais

Pedreiro

02

Ensino Fundamental Incompleto

40h

1.355,00
Ref. Sal. 15 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Gerais

Professor de Educação Básica I - PEB I

04

Ensino Normal Superior ou Licenciatura em Pedagogia com habilitação no Ensino Fundamental

30h

1.273,00
Ref. Sal. 12 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais da Educação e Específicos

Professor de Educação Básica II - Educação Artística

02

Licenciatura Plena com habilitação na disciplina correspondente

mínima de 17 e máxima 40 horas/aulas semanais

1.273,00
Ref. Sal. 12 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais da Educação e Específicos

Professor de
Educação Básica II
- Educação Física

02

Licenciatura Plena com habilitação na disciplina correspondente

mínima de 17 e máxima 40 horas/aulas semanais

1.273,00
Ref. Sal. 12 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais da Educação e Específicos

Professor de Educação Básica II - Informática

01

Informática nível superior com técnico em informática ou Superior em
informática

mínima de 17 e máxima 40 horas/aulas semanais

1.273,00
Ref. Sal. 12 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais da Educação e Específicos

Professor de Educação Básica II
- Inglês

01

Licenciatura Plena com habilitação na disciplina correspondente

mínima de 17 e máxima 40 horas/aulas semanais

1.273,00
Ref. Sal. 12 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais da Educação e Específicos

Psicopedagogo

01

Superior com habilitação e especialização em psicopedagogia

40h

1.581,00
Ref. Sal. 18 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais da Educação e Específicos

Servente de Limpeza

02

Ensino Fundamental Incompleto

40h

724,00
Ref. Sal. 04 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Gerais

Servente de Pedreiro

02

Ensino Fundamental Incompleto

40h

915,00
Ref. Sal. 08 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Gerais

Tratorista

02

Ensino Fundamental Incompleto - CNH C

40h

791,00
Ref. Sal. 06 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Gerais

Vigia

03

Ensino Fundamental Incompleto

40h

724,00
Ref. Sal. 04A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Gerais

Visitador Sanitário

01

Ensino Fundamental Completo

40h

734,00
Ref. Sal. 05A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Gerais

Zelador

02

Ensino Fundamental Incompleto

40h

724,00
Ref. Sal. 04 A

Língua Portuguesa
Matemática
Conhecimentos Específicos e Gerais

a - As descrições sumárias das atividades e o conteúdo programático dos empregos encontram-se relacionadas no Anexo I, deste Edital;

b - Todas as etapas constantes neste Edital serão realizadas observando-se o horário oficial de Brasília/DF;

c - O edital de abertura, deferimento das inscrições, datas, locais, horários e os resultados de todas as fases do concurso público e homologação serão divulgados no Diário Oficial do Estado de São Paulo, no site www.arealva.sp.gov.br e afixado no quadro de avisos da Prefeitura.

II - DAS INSCRIÇÕES:

1 - Local: Centro Cultural, situado à Rua Joaquim Maia, nº 263 - Centro - Arealva - SP

2 - Período: De 10 a 19 de Março de 2014, segunda a sábado;

3 - Horário: Das 13:00 às 20:00 horas e no sábado das 8:00 às 12:00 horas.

4 - Documentos:

a - Original e xérox do Registro de Identidade (R.G) ou outro documento com foto;

b - Preencher a ficha e pagar a taxa de inscrição, conforme a escolaridade:

Ensino Fundamental Completo e Incompleto: R$ 20,00

Ensino Médio : R$ 30,00

Ensino Superior : R$ 40,00

c - Os diplomas e escolaridade dos empregos estão descritos no quadro geral.

5 - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

a - Para se inscrever, o candidato deverá ler o Edital em sua íntegra e preencher as condições para inscrição especificadas a seguir:

b - Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, amparada pelo Estatuto da Igualdade entre brasileiros e portugueses conforme disposto nos termos do parágrafo 1º, artigo 12, da Constituição Federal e do Decreto Federal nº 72.436/72;

c - Ser eleitor e estar quite com a Justiça Eleitoral;

d - Estar em dia com as obrigações do serviço militar, se do sexo masculino;

e - Possuir, na data da posse, idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos;

f - Ter aptidão física e mental e não ser portador de necessidades especiais incompatíveis com o exercício do Emprego, comprovada em inspeção realizada pelo Médico do Trabalho indicado pela Prefeitura;

g - Estar ciente que deverá possuir, na data da posse, a qualificação mínima exigida para o emprego e a documentação determinada no item VIII, inciso 09 deste Edital;

h - Não ter sido demitido por justa causa no serviço público;

i - Não registrar antecedentes criminais, salvo se cumprida a pena;

j - Não ter sido condenado por crime contra o patrimônio, contra a Administração, contra a fé pública, contra os costumes e os previstos na Lei 6368 de 29/10/76;

k - No ato da investidura o candidato não poderá estar incompatibilizado para nova investidura em emprego público;

l - Não ser aposentado por invalidez.

6 - DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA O REQUERIMENTO DA INSCRIÇÃO:

a - O candidato deverá apresentar no ato da solicitação da inscrição, pessoalmente, ou através de procuração pública ou particular com firma reconhecida: original e fotocópia legível (frente/verso) da cédula de identidade ou outro documento equivalente, de valor legal. No caso de Inscrição por procuração, o procurador também deverá apresentar original e cópia de seu documento, o recolhimento da taxa de inscrição conforme o emprego;

b - Após apresentação da documentação exigida, o candidato ou seu procurador, deverá preencher e assinar a ficha de inscrição, no qual declara a veracidade das informações apresentadas e que atende às condições exigidas para se inscrever e submeter-se às normas expressas neste edital;

c - A declaração falsa ou inexata dos dados constantes no requerimento de inscrição, bem como a apresentação de documentos ou informações falsas ou inexatas, implica o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época;

d - No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, optar por um só emprego, visto que as provas serão realizadas no mesmo período. Não serão aceitos pedidos de alteração após a confirmação da inscrição;

e - O candidato deverá preencher a ficha de inscrição, com o emprego pretendido, bem como os números do seu documento de identidade e demais informações, os dados da ficha de inscrição são de preenchimento obrigatório, não sendo aceitas inscrições contendo dados incompletos;

f - O candidato ao conferir a ficha de inscrição e assiná-la, automaticamente, declara que preenche todos os requisitos constantes dos atos disciplinadores do concurso público, bem como os exigidos para a investidura no emprego escolhido pelo mesmo;

g - Serão de responsabilidade exclusiva do candidato os dados cadastrais informados no ato de sua inscrição. A empresa Paes & Moraes Assessoria e Consultoria Administrativa e Financeira Ltda. não se responsabiliza por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e endereço incorreto ou incompleto fornecido pelo candidato;

h - A qualquer tempo, poder-se-á, anular a inscrição, as provas, a contratação dos candidatos, desde que verificada a falsidade em qualquer declaração e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados;

i - A taxa de inscrição, uma vez paga, não será devolvida sob hipótese alguma, salvo no caso de não realização do Concurso público, por culpa ou omissão exclusiva dos responsáveis pela realização do mesmo;

j - Os valores de inscrição pagos em desacordo com o estabelecido neste Edital não serão devolvidos, seja qual for o motivo alegado, não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória ou condicional;

k - Não serão recebidas inscrições por internet, via postal, fax-símile, condicional ou extemporânea;

l - O candidato que necessitar de condições especiais (modelo - anexo II) para a realização das provas, deverá solicitá-la no ato da inscrição, que serão analisadas e atendidas obedecendo a critérios de viabilidade e razoabilidade.

III - DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS:

1 - Das vagas previstas, 5% (cinco por cento) das vagas totais existentes são destinadas a candidatos portadores de necessidade especiais, nos termos da Lei Complementar nº 01/1992, do art. 37, § 1º e 2º do Decreto Federal Nº 3.298, de 20/12/1999 e Decreto Federal Nº 5296 de 02/12/2004, que regulamenta a Lei Federal Nº 7.853/89, observada a exigência de compatibilidade entre a deficiência e as atribuições do emprego, a ser aferida em perícia médica oficial, quando dos exames pré­admissionais, no provimento de empregos públicos, das vagas existentes, das que surgirem ou que for criada no prazo de validade do presente Concurso público.

2 - Na hipótese de aplicação do percentual resultar número fracionado, a fração será arredondada para 1 (um) emprego, se igual ou superior a 0,5 (cinco décimos), se inferior a 0,5 (cinco décimos) considerá-la nas nomeações posteriores, esclarecendo-se tal circunstância por ocasião da ocorrência do evento. Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas á portadores de deficiência, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com estrita observância da ordem classificatória.

3 - O candidato portador de necessidades especiais, deverá anexar no ato da inscrição, Laudo Médico e o requerimento (modelo anexo II).

4 - O candidato portador necessidade especial que, no ato da inscrição, não declarar essa condição e/ou não anexar o Laudo Médico e o requerimento, não poderá interpor recurso em favor de sua situação. O laudo médico emitido tem que ser no máximo 3 (três) meses da data de encerramento das inscrições, deverá dispor sobre a espécie e o grau ou nível da deficiência da qual o candidato é portador, com expressa referência ao código correspondente de Classificação Internacional de Doença - CID, bem como o enquadramento previsto no Art. 4º do Decreto Federal Nº 3298/99, alterado pelo Decreto Federal Nº 5.296/2004.

5 - Caso o candidato não realize a inscrição de acordo com o disposto, não será considerado como portador de deficiência apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção no Formulário de Inscrição.

6 - Quando da convocação para o exame pré-admissional, será eliminado da lista de portadores de deficiência o candidato cuja deficiência, assinalada no Formulário de Inscrição, não se confirme.

7 - Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

8 - Ao ser convocado, o candidato deverá submeter-se à Perícia Médica indicada pela Prefeitura, que terá a assistência de equipe multiprofissional, que confirmará de modo definitivo o enquadramento de sua situação como portador de deficiência e a compatibilidade com o emprego pretendido.

9 - Será eliminado do Concurso público o candidato cuja deficiência assinalada na ficha de inscrição seja incompatível com o emprego pretendido.

10 - A análise dos aspectos relativos ao potencial de trabalho do candidato portador de deficiência obedecerá ao disposto no Decreto Federal nº 3.298, de 20/12/1999, arts. 43 e 44, conforme especificado a seguir:

a - A avaliação do potencial de trabalho do candidato portador de deficiência, frente às rotinas do emprego, será realizada pela Prefeitura, através de equipe multiprofissional;

b - A equipe multiprofissional emitirá parecer observando: a) as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição; b) a natureza das atribuições e tarefas essenciais do emprego a desempenhar; c) a viabilidade das condições de acessibilidade e as adequações do ambiente de trabalho na execução das tarefas; d) a possibilidade de uso, pelo candidato, de equipamentos ou outros meios que habitualmente utilize; e e) o CID e outros padrões reconhecidos nacional e internacionalmente;

c - Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas aos portadores de deficiência, estas serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem de classificação.

d - As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal nº 3.298/99, participarão do Concurso público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

e - Os candidatos portadores de deficiência, se aprovados no Concurso público, terão seus nomes divulgados na lista geral dos aprovados e em lista à parte.

IV - DAS PROVAS: OBJETIVA, PRÁTICA E TÍTULOS

1 - As provas objetivas de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, Gerais da Educação e da Saúde, Específicas e Informática constarão no total, com quarenta questões objetivas de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, terão uma única resposta correta e versarão sobre os programas contidos no ANEXO I, deste Edital, e buscarão avaliar o grau de conhecimento do candidato para o desempenho do emprego público.

2 - A Prova Objetiva de Múltipla Escolha, é de caráter eliminatório, sendo que serão classificados ou aptos para realizarem a prova prática quem obtiver nota superior a 50 (cinquenta) pontos e será aplicada para todos os empregos e terá duração máxima de 3 (três) horas.

a - O candidato somente poderá retirar-se do local de realização das provas, depois de decorridos 30 minutos do efetivo horário de início das provas;

b - A prova de múltipla escolha será atribuída um valor de 100 (cem) pontos;

c - A classificação final dos candidatos será ordenada, em ordem decrescente, para os empregos que farão só a prova objetiva, a classificação será de acordo com a nota obtida na mesma, nos empregos que farão prova prática, será realizado a média aritmética das provas objetivas e práticas e nos empregos que exigem o nível superior, será a nota da prova objetiva somado aos títulos se possuírem.

d - No decorrer da prova, se o candidato observar qualquer anormalidade de prova trocada, ou seja, lhe for entregue prova de outro emprego, ou anormalidade gráfica, deverá manifestar-se junto ao Fiscal de Sala, que, consultará a coordenação do Processo, que proporá a solução imediata e registrará ocorrência para posterior análise da Comissão Examinadora;

e - Sempre que o candidato observar qualquer anormalidade na prova, deverá manifestar-se no momento da prova, sob pena de não poder apresentar, posteriormente, eventual recurso;

f - Não haverá segunda chamada ou repetição das provas, seja qual for o motivo alegado;

g - Não haverá aplicação da prova fora do dia, local e horários pré-estabelecidos;

h - O candidato não poderá alegar que não conhecia o local de realização das provas como justificativa de ausência. O não comparecimento por qualquer motivo será considerado como desistência do candidato, resultando em sua eliminação do Concurso público.

3 - A Prova Prática será somente para os candidatos que atingirem no mínimo 50 pontos na prova objetiva e somente para os empregos de Ajudante Geral I, Motorista I, Motorista II, Motorista III, Operador de Máquinas, Pedreiro, Servente de Pedreiro e Tratorista, sendo de caráter eliminatório:

a - A prova prática, será realizada em dia, local e horário a serem divulgados junto com o resultado na prova objetiva.

b - A prova prática, será realizada através da avaliação do conhecimento e da habilidade prática e técnica de sua área de atuação, de caráter eliminatório, avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50 % (Cinquenta por cento) dos pontos;

c - A Prova Prática tem caráter classificatório, e eliminatório para o candidato que não alcançar o mínimo de 50% (Cinquenta por cento); não comparecer para a realização da prova prática no horário e local determinado; não apresentar a documentação exigida no dia da realização da prova;

d - A Prova Prática avaliará o conhecimento técnico e específico do emprego pleiteado, os candidatos serão avaliados por examinador habilitado, onde serão observadas as habilidades relativas ao emprego, segurança, manuseio de comandos e riscos de acidentes, desta forma, analisando a capacidade prática e técnica do candidato no exercício e desempenho das atribuições;

e - Os candidatos deverão comparecer ao local designado para a prova prática com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de: comprovante de inscrição, R.G. original ou um dos documentos de identidade, que foi utilizado para a inscrição no presente Concurso Público e para os empregos de Motoristas I, II e III, Operador de Máquinas e Tratorista, CNH - Carteira Nacional de habilitação (Carta de Motorista) válida, na Categorias exigidas para o emprego, dentro do prazo de validade e sem restrições para atuação de serviços remunerados, sem a qual não poderá realizar a prova prática;

f - Não será aceito para realizar a prova qualquer tipo de protocolo para substituir a habilitação, o candidato não fará a prova sem a CNH, mesmo que apresente explicação ou boletim de ocorrência;

g - Não haverá segunda chamada ou repetição das provas, seja qual for o motivo alegado, exceto se a Comissão Examinadora verificar que fatores de ordem técnica alheios ao candidato tenham prejudicado seu desempenho;

h - Não haverá aplicação de provas fora dos dias, local e horários pré-estabelecidos;

i - O candidato não poderá alegar que não conhecia o local de realização das provas como justificativa de ausência. O não comparecimento por qualquer motivo será considerado como desistência do candidato, resultando em sua eliminação do Concurso Público;

j - Não caberá recurso sobre as Provas Práticas.

4 - A Prova de Títulos será somente para os empregos de Assistente Social, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Psiquiatra, Médico Pediatra, Nutricionista, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II - Educação Artística - Educação Física - Informática - Inglês e Psicopedagogo, sendo acrescidos em sua nota final os pontos que lhe forem atribuídos em razão dos títulos, sendo somente para os candidatos que atingirem o mínimo de 50% (Cinquenta por cento) do total geral de pontos da Prova Objetiva de Múltipla Escolha, que além da pontuação obtida na prova objetiva, terão acrescidos em sua nota final os títulos, conforme critérios abaixo estabelecidos:

TABELA DE TÍTULOS

TÍTULO

COMPROVANTES

VALOR UNITÁRIO

QTIDADE MÁXIMA

VALOR MÁXIMO

Doutorado na área que concorre.

Diploma devidamente registrado ou declaração/certificado de conclusão de curso, acompanhado do respectivo Histórico Escolar.

5,00

1,00

5,00

Mestrado na área que concorre.

Diploma devidamente registrado ou declaração/certificado de conclusão de curso, acompanhado do respectivo Histórico Escolar.

4,00

1,00

4,00

Especialização na área que concorre, com carga horária de 360 horas

Certificado de conclusão de curso contendo carga horária.

1,00

2,00

2,00

OBS.: A apresentação do título de Doutorado exclui, automaticamente, a pontuação do título de Mestrado. Para o emprego de psicopedagogo, o qual exige especialização como escolaridade, não serão aceitos títulos de mesmo nível.

a - Os títulos deverão ser apresentados no dia da prova objetiva de múltipla escolha, não sendo permitida a juntada dos títulos em outro dia, sendo aceitos os Títulos obtidos até o último dia de inscrição 19/03/2014;

b - Os títulos deverão ser apresentados em xérox autenticados ou original mais cópia para autenticação no local, onde será expedido o comprovante de entrega;

c - Os diplomas ou certificados comprobatórios dos títulos acima indicados somente serão considerados se estiverem devidamente credenciados pelo Conselho Federal de Educação e/ou reconhecido pelo Ministério da Educação, e quando realizados no exterior, revalidados por Universidades Oficiais, que mantenham cursos congêneres, credenciados junto aos órgãos competentes.

V - REALIZAÇÃO DAS PROVAS

a - A data prevista para realização da prova objetiva é dia 30 de março de 2014, em horário e local a serem divulgados, quando da publicação do deferimento das inscrições.

b - O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas objetivas de múltipla escolha, com no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência, portando documento de identidade original e o comprovante de inscrição, caneta esferográfica azul ou preta, e só poderá ausentar-se do recinto de provas, depois de decorridos 30 (trinta) minutos do início das mesmas;

c - As provas objetivas serão aplicadas no Município de Arealva e terão duração máxima de 03 (três) horas;

d - A responsabilidade é exclusiva do candidato, a identificação correta do local de prova e o comparecimento no local, data e horário determinado, com todos os custos sob sua responsabilidade;

e - O ingresso do candidato na sala onde se realizarão as provas objetivas só será permitido no horário estabelecido, mediante a apresentação do Documento de Identidade Oficial (original) e o comprovante de inscrição;

f - Será excluído deste Concurso público o candidato que faltar, chegar atrasado à prova, ou que, durante a sua realização, for colhido em flagrante comunicando com outro candidato/pessoa, oralmente, por escrito ou através de equipamentos eletrônicos, ou, ainda, que venha a tumultuar a realização das provas, podendo responder legalmente pelos atos ilícitos praticados;

g - Não será permitido ao candidato entrar ou permanecer no local das provas objetivas com aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador etc.). Caso o candidato leve algum aparelho eletrônico, este deverá permanecer desligado durante o horário que permanecer no local das provas. O descumprimento da presente instrução implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se tal ato como tentativa de fraude;

h - É expressamente proibido ao candidato entrar ou permanecer com armas no local de realização das provas, ainda que detenha o porte legal de arma, sob pena de sua desclassificação;

i - Não será permitida, durante a realização das provas objetivas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras ou similares, anotações, impressos, livros ou qualquer outro material de consulta;

j - Não será permitida a entrada de candidatos após o fechamento dos portões ou fora dos locais predeterminados, salvo por decisão justificada da Comissão e da Coordenação do Processo;

k - O candidato não poderá ausentar-se da sala de realização das provas, sem acompanhamento de fiscal, após ter assinado a lista de presença;

l - O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, seu caderno de questões, que por razões de ordem técnicas, de segurança e direitos autorais adquiridos, a empresa não fornecerá exemplares do caderno de questões aos candidatos;

m - Não haverá segunda chamada para a prova. O não comparecimento resultará na eliminação automática do candidato;

n - Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para aplicação das provas em virtude de afastamento de candidato da sala de provas;

o - As respostas das provas objetivas deverão ser transcritas para a Folha de Respostas, e será o único documento válido para correção. Em nenhuma hipótese haverá substituição da Folha de Respostas, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente, emenda ou rasura, ainda que legível e serão consideradas ERRADAS, as questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível;

p - No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas e/ou aos critérios de avaliação e classificação;

q - A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata nesta condição que não levar acompanhante, não realizará as provas.

VI - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL E DESEMPATE

1 - A classificação final dos candidatos será ordenada, em ordem decrescente, para os empregos que farão só a prova objetiva, a classificação será de acordo com a nota obtida na mesma, nos empregos que farão prova prática, será realizado a média aritmética das provas objetivas e práticas e nos empregos que exigem o nível superior, será a nota da prova objetiva somado aos títulos se possuírem.

2 - Apurado o total de pontos, na hipótese de empate entre os candidatos, será dada preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, ao candidato que:

a - maior idade, inclusive em dias;

b - maior número de filhos menores de 18 anos; c. for casado.

3 - O Resultado Final do Concurso público será publicado no quadro de avisos da Prefeitura, no Diário Oficial e no site da Prefeitura.

VII - DOS RECURSOS

1 - Caberá interposição de recursos devidamente fundamentados, perante a Comissão Examinadora do Concurso público, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados do primeiro dia subsequente à data de publicação do objeto de recurso contra:

a - o Edital;

b - as inscrições;

c - questões da Prova e Gabarito oficial correspondente, a contar do dia seguinte ao da sua divulgação;

d - resultados das Provas, desde que se refira a erros de cálculo;.

2 - Os recursos deverão ser apresentados dentro do prazo estabelecido, de forma legível e protocolados pelos candidatos, na sede da Prefeitura, no horário de 08:00h às 11:00h e 13:00h às 16:00h, com indicação do concurso público, nome do candidato, número de inscrição e assinatura, conforme modelo (anexo III).

a - Quanto aos recursos de questões da prova e gabarito oficial, deverá ser elaborado um recurso para cada questão, sob pena de sua desconsideração.

b - Não serão apreciados os recursos que forem apresentados sem fundamentação lógica e consistente.

3 - Não serão aceitos recursos enviados por via postal, fax-símile, e-mail ou qualquer outro meio que não o previsto neste Edital.

4 - Serão indeferidos os recursos que não atenderem aos dispositivos aqui estabelecidos.

5 - Após o julgamento dos recursos sobre gabaritos e questões objetivas, os pontos correspondentes às questões eventualmente anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente e eventuais alterações no gabarito preliminar serão divulgadas;

6 - Os pareceres contendo a decisão relativa ao recurso estarão à disposição do candidato recorrente, na sede da Prefeitura até a data de homologação deste Concurso público.

7 - Para contagem do prazo de interposição de recursos a contagem é dia útil, excluindo o dia da publicação e incluindo o dia do vencimento.

8 - A Comissão Examinadora do Concurso público, devidamente assessorada pela empresa Paes & Moraes Assessoria e Consultoria Administrativa e Financeira Ltda. é a última instância para recursos, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

VIII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1 - Toda informação referente à realização do Concurso público será fornecida pela Prefeitura, através da Comissão Examinadora do Concurso público, devidamente assessorada pelos responsáveis técnicos da empresa Paes & Moraes Assessoria e Consultoria Administrativa e Financeira Ltda.

2 - Ao ser admitido, o candidato ficará sujeito ao cumprimento do estágio probatório de 03 (três) anos, durante o qual sua eficiência e capacidade será objeto de avaliação para o desempenho do emprego.

3 - A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do Concurso público, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

4 - O candidato deverá manter junto a Prefeitura, durante o prazo de validade do Concurso público, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações, não lhe cabendo qualquer reclamação caso esta não seja possível, por falta da citada atualização.

5 - A aprovação no Concurso Público não assegura direito à nomeação, mas esta, quando ocorrer, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos, o prazo de validade do concurso e limites de vagas existentes, bem como as que vierem a vagar, ou forem criadas.

6 - O candidato aprovado, quando convocado, terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias úteis para se apresentar a contar da data da convocação, sendo que por qualquer motivo o candidato não se apresente em tempo hábil, munido da documentação completa, (item 9 - abaixo), ficará automaticamente desclassificado e perderá sumariamente o direito à nomeação. A omissão ou negação do candidato, será entendido como desistência da contratação, o mesmo deverá assinar o termo de desistência, sendo excluído do referido Concurso Público.

7 - Quando a posse do candidato não ocorrer dentro do prazo previsto, sua nomeação será considerada nula e sem efeito.

8 - No ato da posse, o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, os documentos a seguir relacionados, não sendo aceitos protocolos referentes a quaisquer dos documentos exigidos. Além disso, o candidato deverá apresentar o documento original para conferência e autenticação pela Prefeitura:

a) fotocópia da certidão de nascimento ou casamento ou averbações, se houver, comprovando ter 18 anos completos;

b) fotocópia da certidão de nascimento e cartão de vacinação dos filhos menores de 14 anos, se houver;

c) fotocópia da Cédula de Identidade ou Carteira de Identidade Profissional (Curso Superior) e CPF;

d) Carteira Profissional (CTPS);

e) cartão de Cadastramento no PIS/PASEP (se possuir);

f) Exames médicos solicitados a critério da Prefeitura que permitam auferir que o candidato encontra-se apto para o Emprego, através de Laudo Médico favorável, fornecido por junta médica indicada pela Prefeitura;

g) 2 (duas) fotografias 3x4 recentes e coloridas;

h) fotocópia do Título de Eleitor com o comprovante de votação da última eleição;

i) fotocópia do Comprovante de Endereço (atualizado);

j) no caso do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar;

k) declaração de que não possui antecedentes criminais, salvo se cumprida a pena;

l) declaração de que nunca foi demitido do serviço público por justa causa;

m) declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública;

n) declaração de que se encontra em gozo dos direitos políticos;

o) fotocópia do comprovante de capacitação legal para o exercício do emprego, bem como registro no órgão competente, quando cabível, conforme exigido neste edital.

9 - O Candidato não poderá ser aposentado por invalidez ou ter aposentadoria especial para o mesmo emprego, não poderá estar com vínculo na Administração Direta, que impossibilite acumulação de empregos, salvo nos casos do dispositivo do artigo 37, inciso XVI letras a, b, c da Constituição Federal.

10 - O não comparecimento, quando convocado, implicará na sua exclusão e desclassificação em caráter irrevogável e irretratável do Concurso público, fato comprovado pela Prefeitura através de Termo de Desistência.

11 - Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão Examinadora do Concurso público da Prefeitura.

Prefeitura Municipal de Arealva, 01 de março de 2014

Paulo Padanosque Pereira
Prefeito Municipal

Diego Vinícios Carraro Jorge
Presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento do Concurso público nº. 001/2014

ANEXO I

DESCRIÇÃO E ATRIBUIÇÕES

AGENTE EDUCACIONAL: Atender os alunos nos horários de entrada e saída dos períodos, intervalos de aulas, recreio e refeições; cuidar da higiene, alimentação, repouso e locomoção, sempre que necessário; auxiliar o professor na construção de material didático, bem como na organização, manutenção e higiene dos materiais e equipamentos; garantir que os alunos com limitações de comunicação, de orientação, de compreensão, de mobilidade, de locomoção ou outras limitações de ordem motora, possam realizar as atividades cotidianas e as propostas pelos educadores durante as aulas e nos períodos extraclasse, viabilizando assim sua efetiva participação na escola; proporcionar momentos de recreação aos alunos; zelar pela segurança e bem-estar dos alunos; acompanhar os alunos juntos aos professores e demais funcionários em atividades extraclasse; informar a equipe diretora sobre as condutas dos alunos comunicando ocorrências e eventuais enfermidades: auxiliar os professores nas solicitações de material escolar ou na assistência aos alunos; organizar e manter atualizados os prontuários dos alunos, procedendo ao registro e escrituração relativos à vida escolar, especialmente no que se refere à matrícula, frequência, histórico escolar e outros documentos relativos à vida escolar do aluno; inserir, manter e atualizar dados dos alunos nos Sistemas Informatizados Corporativos da Secretaria de Estado da Educação (GDAE, Educacenso); registrar, preparar, expedir e controlar documentos relativos à frequência do pessoal docente e dos demais servidores da escola; preparar dados para a folha de pagamento de vencimentos e salários do pessoal da escola, bem como realizar expedientes relacionados a ela; manter organizados e atualizados os arquivos, responsabilizando- se pela guarda de livros e papéis; controlar o fluxo de docentes, fiscalizando o cumprimento do horário de aulas e encaminhar docente eventual à sala de aula, quando necessário; prestar atendimento, por telefone e pessoalmente, à comunidade escolar, quando solicitado; responder, perante o superior imediato, pela regularidade e autenticidade dos registros da vida escolar dos alunos, a cargo da secretaria da escola; cumprir normas legais, regulamentos, decisões e prazos estabelecidos para a execução dos trabalhos de sua responsabilidade, relativos à secretaria da escola; providenciar a instrução de processos e expedientes que devam ser submetidos à decisão superior; receber, registrar, distribuir, preparar e instruir expedientes e ofícios, observadas as regras de redação oficial, oferecendo parecer conclusivo com fundamento na legislação pertinente, quando for o caso, e dando-lhes o devido encaminhamento; organizar e manter o protocolo e o arquivo escolar; organizar e manter atualizado o acervo de leis, decretos, regulamentos, resoluções, portarias e comunicados de interesse da escola, acompanhando as publicações no Diário Oficial do Estado; atender aos servidores da escola e aos alunos, prestando-lhes esclarecimentos sobre escrituração e legislação, consultando o superior imediato quando necessário; assistir o Diretor da Escola, mantendo registro de dados referentes à Associação de Pais e Mestres, a verbas, disponibilidade de recursos financeiros, e prestando contas dos gastos efetuados na unidade escolar.

AGENTE SOCIAL: Recepção e oferta de informações e acolhimento às famílias e indivíduos; Apoio a equipe técnica de nível superior nas funções administrativas, inclusive no registro das informações consolidadas sobre atendimento e, ou acompanhamento às famílias; registro de documentos e manutenção de arquivos. Desenvolver trabalhos junto às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza que moram em áreas isoladas e de difícil acesso: comunidades rurais, extrativistas, indígenas e ribeirinhas; Aplicação e Atualização de Cadastro Único dos Programas Sociais e Instrumentais Específicos para cada beneficio do Governo Federal, Estadual e Municipal; Visitas às famílias em vulnerabilidade social, conforme orientação da equipe técnica de nível superior; Apoio na realização dos grupos de convivência e socioeducativos. Assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as, identificando suas necessidades e demandas e desenvolvendo atividades; Participar de reuniões de planejamento, e capacitação junto com os técnicos de nível superior e coordenador das Unidades Públicas; Desempenhar a função de orientador social quando da oferta de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos; Mediar os processos grupais do Serviço, sob orientação do técnico de nível superior; Identificar o perfil dos usuários e acompanhar a sua evolução nas atividades desenvolvidas; Informar ao técnico da equipe de referência a identificação de contextos familiares e informações quanto ao desenvolvimento dos usuários em seus múltiplos aspectos (emotivos, de atitudes etc.); Produção e divulgação de informações de modo a oferecer referências para as famílias e indivíduos sobre os programas, projetos e serviços sócio-assistenciais do SUAS. Vigilância social: produção e sistematização de informações que possibilitem a construção de indicadores e de índices territorializados das situações de vulnerabilidades e riscos que incidem sobre famílias/pessoas nos diferentes ciclos de vida. Elaborar Diagnóstico Situacional E demais atribuições que concerne ao EMPREGO.

AJUDANTE GERAL: Executar serviços de natureza operacional (braçal). Executa tarefas de natureza operacional (braçal) em obras públicas, conservação e manutenção dos pr6prios municipais e outras atividades. Auxiliar nos serviços de armazenagem de materiais leves e pesados, tais como cal, cimento, areia, tijolos e outros, acondicionando-os em prateleiras ou pátios dos almoxarifados, para assegurar o estoque dos mesmos. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

AJUDANTE GERAL I - (sexo masculino): Conhecimento e uso de ferramentas: enxada, foice, pé de cabra, pá, lima, vassoura, escovão, outros; carregamento e descarregamento de terra, areia e entulhos em caminhões; conservação de ferramentas diversas; carregamento e empilhamento de tijolos, blocos e telhas; uso de carriolas e similares; abertura de valas com utilização de ferramentas manuais; limpeza de veículos e máquinas; carregamento e descarregamento de objetos como: madeiras, móveis, maquinas; conhecimentos básicos de encanador, pedreiro, operador de bomba, limpeza e capinação as margens de estradas vicinais municipais e consertos em pontes e mata-burros da malha rodoviária do município.

ASSISTENTE SOCIAL: Presta serviços de âmbito social, individualmente e/ou em grupos, identificando e analisando seus problemas e necessidades materiais e sociais, aplicando métodos e processos básicos do serviço social. Organizar a participação dos indivíduos em grupo, desenvolvendo suas potencialidades e promovendo atividades educativas, recreativas e culturais, para assegurar o progresso coletivo e a melhoria do comportamento individual. Planejar, executar e analisar pesquisas sócio-econômicas, educacionais e outras, utilizando técnicas específicas para identificar necessidades e subsidiar programas educacionais, habitacionais, de saúde e formação de mão-de-obra. Efetuar a triagem nas solicitações de ambulância, remédios, gêneros alimentícios, recursos financeiros e outros, prestando atendimento na medida do possível. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

AUXILIAR DE DENTISTA: Executar tarefa de caráter geral, higienização bucal, instrumentação e manipulação de materiais odontológicos, manutenção de equipamentos dentários, tudo sob a supervisão do cirurgião dentista. Auxiliar no atendimento ao paciente; instrumentar o cirurgião dentista junto à cadeira odontológica; orientar os pacientes sobre higiene bucal; efetuar a retirada de ponto sutura; manter a ordem e limpeza do ambiente de trabalho; manter equipamentos limpos; proceder à conservação e manutenção do equipamento odontológico; executar atividades de lavagem, desinfecção e esterilização dos instrumentos; Desenvolver atividades em odontologia sanitária. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

ENCARREGADO DE CEMITÉRIO: Organizar, supervisionar, executar e controlar todas as atividades das dependências do cemitério, para assegurar a sua normal utilização. Promover a manutenção e limpeza dos equipamentos e das instalações. Promover a vigilância e o controle das dependências do cemitério, restringindo, a danificação das instalações e as infrações as normas que regem o uso do próprio municipal. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

ESCRITURÁRIO I: Auxilia nos serviços de escritório, referentes aos diversos Setores da Administração Municipal. Auxilia na execução dos trabalhos de digitação, recebimento e envio de correspondências, protocolos de documentos recebidos, organizar fichários para melhor andamento dos serviços. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

ESCRITURÁRIO II: Executar serviços gerais das diversas unidades, administrativas, como a classificação de documentos e correspondências, transcrição de dados, lançamentos, prestação de informações, arquivos, datilografia em geral e atendimento ao público. Datilografar cartas, memorandos, relatórios e demais correspondências da unidade, atendendo às exigências de padrões estéticos, baseando-se nas minutas fornecidas para atender as rotinas administrativas. Controlar o recebimento e expedição de correspondência, registrando-a com a finalidade de encaminhá-la ou despachá-la para as pessoas interessadas; Redigir memorandos, circulares, relatórios, ofício simples, observando os padrões estabelecidos para assegurar o funcionamento do sistema de comunicação administrativa; Executar outras funções correlatas determinadas pelo superior imediato.

FARMACÊUTICO: Responsável pelo funcionamento da farmácia do Centro de Saúde, na distribuição e controle de estoque de medicamentos. Zelar pelo almoxarifado de medicamentos e efetuar a distribuição a população carente com base em atestados médicos e parecer do serviço de Assistência Social. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

FISIOTERAPEUTA: Responsável pelo serviço de fisioterapia na área de saúde da Administração. Atender e agendar horários para o atendimento a clientela encaminhada pelo serviço médico do município. Executar outras tarefas correlatas, determinadas pelo superior imediato.

FONOAUDIÓLOGO: Responsável pelo serviço de fonoaudiologia. Atender e agendar horários para o atendimento a clientela encaminhada pelo serviço médico do município. Executar outras tarefas correlatas, determinadas pelo superior imediato.

JARDINEIRO: Executar serviços de jardinagem nas praças e jardins municipais. Executar trabalhos de plantação de mudas, podagem, capinagem, irrigação, conservação de praças e jardins. Responsabilizar-se pelas ferramentas utilizadas para execução dos trabalhos. Executar outras tarefas correlatas, determinadas pelo superior imediato.

MÉDICO PEDIATRA: Faz exames médicos, emite diagnósticos, prescreve medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, para promover a saúde e bem-estar do paciente. Faz exames médicos, emite diagnostico, prescreve medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, prestando assistência medica específicas as crianças ate a adolescência, para avaliar, prevenir preservar ou recuperar sua saúde. Examina a crianças, auscultando-a, executando palpações e percussões, por meio de estetoscópio e de outros aparelhos específicos, para verificar a presença de anomalias e más formações congênitas do recém nascido, avalia as condições de saúde e estabelece o diagnóstico. Avalia o estágio de crescimento e desenvolvimento da criança, comparando-o com os padrões normais, para orientar a alimentação, indicar exercícios, vacinação e outros cuidados. Estabelece o plano médico - terapêutico - profilático, prescrevendo medicação, tratamento e dietas especiais, para solucionar carências alimentares, anorexias, desidratação, enfiações, parasitos e prevenir contra tuberculose, tétano, difteria, coqueluche e outras doenças. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

MÉDICO PSIQUIATRA: Faz exames médicos, emite diagnósticos, prescreve medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medicina preventiva ou terapêutica, para promover a saúde e bem-estar do paciente. Faz exames médicos, emite diagnóstico, prescreve medicamentos e outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, prestando assistência médica específicas aos pacientes, para avaliar, prevenir preservar ou recuperar sua saúde. Avaliar as condições de saúde e estabelecer o diagnostico. Examinar os pacientes palpando ou utilizando instrumentos especiais para determinar o diagnóstico ou, sendo necessário, requisitar exames complementares. Registrar a consulta médica, anotando em prontuário próprio a queixa, os exames físicos e complementares, para efetuar a orientação adequada. Participar de reuniões de âmbito local, distrital ou regional, mantendo constantemente informações sobre as necessidades na unidade de saúde, para promover a saúde e bem estar da comunidade. Zelar pela conservação de boas condições de trabalho, quanto ao ambiente físico, limpeza e arejamento adequado, visando proporcionar aos pacientes um melhor atendimento. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

MOTORISTA I: Compreende a força e trabalho que se destina a condução de veículos automotores, para o transporte de passageiro e de carga, e conservação dos mesmos. Dirigir automóveis, caminhões e demais veículos de transporte de passageiro e cargas. Vistoriar os veículos diariamente, antes e após sua utilização, verificando o estado dos pneus, nível de combustível, óleo de Carter, bateria, freios, faróis, parte elétrica e outros, para certificar-se das condições de trafego. Observar e controlar os períodos de revisão e manutenção recomendados preventivamente, para assegurar a plena condição de utilização do veiculo. Realizar anotações, segundo as normas estabelecidas e orientações recebidas. Dirige principalmente caminhões dentro do município. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

MOTORISTA II: Compreende a força e trabalho que se destina a condução de veículos automotores, para o transporte de passageiro e de carga, e conservação dos mesmos. Dirigir automóveis, caminhões e demais veículos de transporte de passageiro e cargas. Vistoriar os veículos diariamente, antes e após sua utilização, verificando o estado dos pneus, nível de combustível, óleo de Carter, bateria, freios, faróis, parte elétrica e outros, para certificar-se das condições de trafego. Observar e controlar os períodos de revisão e manutenção recomendados preventivamente, para assegurar a plena condição de utilização do veiculo. Realizar anotações, segundo as normas estabelecidas e orientações recebidas. Dirige principalmente ônibus escolar. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

MOTORISTA III: Compreende a força e trabalho que se destina a condução de veículos automotores, para o transporte de passageiro e de carga, e conservação dos mesmos. Dirigir automóveis, caminhões e demais veículos de transporte de passageiro e cargas. Vistoriar os veículos diariamente, antes e após sua utilização, verificando o estado dos pneus, nível de combustível, óleo de Carter, bateria, freios, faróis, parte elétrica e outros, para certificar-se das condições de trafego. Observar e controlar os períodos de revisão e manutenção recomendados preventivamente, para assegurar a plena condição de utilização do veiculo. Realizar anotações, segundo as normas estabelecidas e orientações recebidas. Dirige principalmente ônibus escolar e ambulância, também pra viagens intermunicipais. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

NUTRICIONISTA: Organiza, coordena e controla os serviços de fornecimentos de merenda escolar. Realiza o gerenciamento da equipe de nutrição. Realiza o controle do estoque, compras e consumo dos gêneros alimentícios. Confecciona os relatórios de refeições servidas e estoque. Elabora cardápio e manual de boas práticas (orientador de compras, posicionamento e valor calórico das preparações). Atender aos usuários realizando: medidas antropometricas nas crianças atendidas, inquérito alimentar, orientação e educação nutricional. Realiza atendimento aos pais e/ou responsáveis, informando grau de desnutrição e de recuperação das crianças atendidas e encaminhamento aos serviços de atendimento especifico quando necessário. Participa de capacitação da equipe de nutrição, elaborando material educativo. Ministrar aulas em cursos voltados a nutricionistas, médicos, enfermeiros, agentes comunitários, auxiliares de enfermagem, etc., visando capacitar os profissionais no trabalho com a população atendida. Trabalha de forma integrada junto a equipe interdisciplinar. Elabora relat6rios das atividades desenvolvidas. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

OPERADOR DE MÁQUINAS: Executar diversas tarefas, operando máquinas da construção civil. Opera máquinas da construção civil, conduzindo-as e operando seus comandos, para escavar, nivelar, aplainar e compactar terra e materiais similares, preparar concreto e colocar capeamento de asfalto e concreto nas estradas e outros, auxiliando na execução de obras publicas. Opera, principalmente, máquina motoniveladora e pá carregadeira. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

PEDREIRO: Executar, sob supervisão direta, trabalhos de alvenaria, concreto e outros materiais, guiando-se por desenhos, esquemas e especificações, utilizando processos e instrumentos pertinentes ao ofício, muros, paredes e outras obras. Executar, sob supervisão serviços de demolição, construção de alicerce, assentamento de tijolos ou blocos, colocação de armação e esquadrias, instalação de peças sanitárias, conserto de telhados e acabamentos em obras. Executar trabalhos de concreto armado, misturando cimento, brita, areia e água, nas devidas proporções, fazendo armação, traçando e preenchendo com arame as barras de ferro; Responsabilizar-se pelo controle e utilização dos equipamentos e materiais colocados a sua disposição. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

PROFESSOR PEB I - Infantil e Fundamental: Ministrar aulas no ensino infantil e fundamental, visando à alfabetização ao desenvolvimento educacional do aluno. Elaborar o plano de aula, selecionando o assunto, o material didático a ser utilizado, com base nos objetos fixados, para obter melhor rendimento do ensino. Ministrar aulas, transmitindo aos alunos conhecimentos do curso primário, aplicando testes, provas e outros métodos usuais de avaliação, baseando-se nas atividades desenvolvidas e na capacidade média da classe, para verificar o aproveitamento do aluno. Organizar e promover solenidades comemorativas, jogos, trabalhos manuais, para ativar o interesse dos alunos pelos acontecimentos históricos sociais da Pátria. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo seu superior imediato.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: - Ministra aulas do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental - Ciclo I. Participar da elaboração da proposta pedagógica da unidade escolar; Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da unidade escolar; Utilizar metodologias através de ações que garantam o ensino e a aprendizagem dos alunos. Saber arte, enquanto área de conhecimento e linguagem, produção de dança, teatro, música e artes visuais, movimentos artísticos. Trabalhar o lúdico na obra de arte, o conceito, originalidade, criatividade e desenvolvimento, inibição, processo e produto com os educandos. Proporcionar momentos culturais nas unidades escolares. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - EDUCAÇÃO FÍSICA: Ministra aulas do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental - Ciclo I. segundo a proposta pedagógica da unidade escolar; Utilizar metodologias através de ações que garantam o ensino e a aprendizagem dos alunos. Trabalhar com a importância da Educação Física nos aspectos sócios culturais do esporte com características sócio-efetivas, motoras e cognitivas; incentivar os jogos cooperativos; campeonatos de Voleibol, Basquetebol, Handebol, Atletismo, Futebol, Futebol de Salão, Dama e Xadrez, suas regras, regulamentos, competições e outros detalhes específicos de cada modalidade esportiva. Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - INFORMÁTICA: Ministra aulas do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental - Ciclo I. Participar da elaboração da proposta pedagógica da unidade escolar; Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da unidade escolar; Utilizar metodologias através de ações que garantam o ensino e a aprendizagem dos alunos. desenvolver ações metodológicas articuladas com o planejamento do professor de sala de aula responsável pelo ensino-aprendizagem do conhecimento específico, inclusive no laboratório. Atender aos alunos nos espaços do laboratório acompanhados de seus professores de sala de aula. Motivar para que professor, aluno, e qualquer outro membro da comunidade escolar, tenham acesso ao laboratório de informática. Para isso, trabalhar com o sistema de agendamento e/ou cronogramas de encontros. Zelar pela ambientalização da sala e pela organização do software e hardware do laboratório, disponibilizando um dia na sua carga-horária de trabalho para efetivação de tal atividade de manutenção. Atuar como parceiro do professor regente de sala de aula. Elaborar cronogramas de acordo com a culminância dos projetos para divulgação do trabalho desenvolvido nos laboratórios.Promover e participar de encontros entre os professores dos laboratórios de uma mesma escola para que o planejamento seja articulado. Assegurar que os encontros sejam periódicos.. Atuar como orientador das atividades realizadas no laboratório no contexto dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos com a comunidade, por meio da metodologia de Projetos. Elaborar normas para funcionamento satisfatório dos laboratórios. Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - INGLÊS: Ministra aulas do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental - Ciclo I. Participar da elaboração da proposta pedagógica da unidade escolar; Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da unidade escolar; Utilizar metodologias através de ações que garantam o ensino e a aprendizagem dos alunos. Educação para a cidadania (incluindo os aspectos relativos à temas transversais), o processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira (incluindo a interação na sala de aula de língua estrangeira). Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

PSICOPEDAGOGO: Integrar a Equipe Multidisciplinar no atendimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino; Participar de equipe de diagnóstico, realizando a avaliação psicopedagógica dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais; Aplicar técnicas de avaliação, tais como: Teste de Desempenho Escolar; Provas Operatórias Piagetianas; Entrevistas Operativas Centrada na Aprendizagem e outros; Estabelecer o plano de trabalho psicopedagógico; Realizar atendimento psicopedagógico individual ou em grupo conforme indicação; Exercer suas atividades de acordo com o conselho de ética profissional; Elaborar relatórios técnicos tanto individual quanto interdisciplinares; Emitir laudos e pareceres técnicos sobre assunto da área; Fornecer dados estatísticos de sua atividade; Projetar, dirigir, ou efetuar pesquisas psicopedagógicas; Participar, quando solicitado, da Equipe de Orientação e Planejamento Escolar, inserindo aspectos preventivos e terapêuticos ligados a assuntos psicopedagógicos; Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato; realizar outras tarefas afins.

SERVENTE DE LIMPEZA: Executa tarefas de auxiliar na construção e reparos de obras civis. Efetua limpeza e conservação de áreas verdes, praças, terrenos baldios, ruas e outros logradouros públicos, carpindo, limpando, lavando, varrendo, transportando entulhos, visando melhorar o aspecto do município. Auxilia nos serviços de armazenagem de materiais leves e pesados, tais como cal, cimento, areia, tijolos e outros, acondicionando-os em prateleiras ou pátios dos almoxarifados, para assegurar o estoque dos mesmos. Auxilia nos serviços de jardinagem, aparando gramas, preparando a terra, plantando sementes e mudas, podando arvores, visando conservar, cultivar e embelezar canteiros em geral. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

SERVENTE DE PEDREIRO: Executa tarefas de auxiliar na construção e reparos de obras civis. Executar todo e qualquer trabalho de alvenaria, de pedras e tijolos de quaisquer tipos; executar montagens de lajes pré fabricadas; impermeabiliza alicerces e outras superfícies; assenta marcos de portas e janelas, caixilhos, esquadrias, grades, etc.; executa emboças, rebocos, salpiques, guarnecimentos; executa coberturas e arremates de telhados e cordões, levanta muralhas e muro de arrimo; constrói calçadas e sarjetas; coloca manilhas; faz e prepara bueiros e fossas; prepara argamassa para junções de tijolos ou para reboco de paredes. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

TRATORISTA: Executar diversas tarefas na unidade em que trabalha, operando máquinas agrícolas, conduzindo-as e operando seus comandos. Zelar pela conservação e limpeza das máquinas, acessórios e ferramentas, que utiliza na execução de suas tarefas. Opera máquinas montadas sobre rodas munidas de implementos agrícolas, arar, preparar a terra. Conduz maquina, acionando o motor e manipulando os dispositivos, para posicioná-la, segundo as necessidades de trabalho. Efetua serviços de manutenção, abastecendo-a, lubrificando-a e executando pequenos reparos, para assegurar seu bom funcionamento. Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

VIGIA: Executa serviços de vigilância de bens públicos. Executa serviços de vigilância, segurança e recepção dos bens públicos municipais, baseando-se em regras de conduta predeterminadas, para assegurar a ordem do prédio e a segurança do local. Exerce a vigilância em praças, logradouros públicos, centros esportivos, creches, centros de saúde, estabelecimentos de ensino e outros bens públicos municipais, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, visando à proteção, a manutenção da ordem, evitando a destruição do patrimônio publico. Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

VISITADOR SANITÁRIO: Desenvolver trabalho educativo com individuo e grupos, realizando campanhas de prevenção de doenças, visitas e entrevistas, para preservar na comunidade.Programar e efetuar visitas domiciliares, seguindo plano preparado e de acordo com a rotina do serviço e as peculiaridades de cada caso, para prestar pequenos cuidados de enfermagem e difundir noções gerais de saúde e saneamento. Elaborar boletins de produção e relatórios de visita domiciliar, baseando-se nas atividades executadas, para permitir levantamentos estatísticos e comprovação dos trabalhos. Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

ZELADOR: Executa tarefas de zeladoria conservação, limpeza e manutenção dos prédios públicos. Executa serviços de zeladoria, conservação e manutenção dos prédios públicos, garantindo o bom funcionamento, assegurando-lhes as condições de higiene e segurança. Executa serviços de zeladoria nos prédios públicos, promovendo a limpeza e conservação, vigiando o cumprimento do regulamento interno para assegurar o asseio, ordem e segurança do prédio e o bem estar de seus ocupantes. Executa outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATENÇÃO CANDIDATO

AVISO: Para a correção das provas serão utilizadas as novas regras ortográficas introduzidas pelo Decreto Federal nº 6.583 de 29/09/08. As sugestões de matérias constantes dos programas deste Edital, não constituem a única fonte para a formulação das questões da prova objetiva de múltipla escolha; as quais poderão basear-se em outras, observando-se, no entanto, a escolaridade e a especialização exigida para o emprego.

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO: AJUDANTE GERAL, AJUDANTE GERAL I, ENCARREGADO DE CEMITÉRIO, JARDINEIRO, MOTORISTA I, II E III, OPERADOR DE MÁQUINAS, PEDREIRO, SERVENTE DE LIMPEZA, SERVENTE DE PEDREIRO, TRATORISTA, VIGIA E ZELADOR

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação e Análise de texto, acentuação gráfica, uso de vogais, ortografia oficial, gramática, estrutura e formação das palavras, vocabulário, separação de sílabas, sinônimos, antônimos, verbos, adjetivo e crase.

MATEMÁTICA: As quatro operações, Medidas de tempo, Noções de: dúzia, arroba, dezena, centena e milhar. Problemas simples com as quatro operações e sobre: peso, tempo, medidas de: massa, tempo, área e etc.

CONHECIMENTOS GERAIS: Fatos e notícias: municipais e nacionais sobre diversos assuntos veiculados nos meios de comunicação, como jornais, rádios, e televisão, História e Geografia do Brasil.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Rotina referente às atribuições do emprego, conforme especificadas no quadro de atribuições e especificamente:

ENCARREGADO DE CEMITÉRIO: Atividades que simulam a rotina diária do trabalho sobre manutenção e limpeza dos equipamentos e instalações; Normas para uso do próprio municipal; Atendimento a população.

JARDINEIRO: Cortadores de grama motorizado tipo giro zero, costal e podador e aparador de cerca viva; preparo de solo, adubos químicos e orgânicos diversos, construção de canteiros, preparação de saquinhos de mudas para plantio de mudas; sobre pragas, insetos diversos que atacam plantas em geral e seu controle; sobre defensivos químicos, sua utilização correta, suas características, aplicação e classificação; árvores protegidas por lei, regulamentos e normas; adubação, época de plantio e condução; tipos de sistemas de irrigação de plantas de jardim e gramados; sobre ferramentas diversas para poda, plantio, manutenção de canteiros, roçada manual e limpeza.

MOTORISTA I, II E III: Legislação de trânsito: Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9.503 de 23/9/1997) e legislação complementar atualizada. Conceitos, definições e diretrizes. Sistema Nacional de Trânsito: disposições gerais, composição e competências. Normas gerais de circulação e conduta. Educação para o trânsito: conceito, propostas, responsabilidade dos órgãos competentes. Sinalização: objetivos, classificação, ordem de prevalência. Operação e fiscalização de trânsito. Veículos: Classificação. Características. Segurança. Equipamentos obrigatórios. Proibições. Transporte de cargas. Identificação. Registro de veículos. Licenciamento. Habilitação: Processo de habilitação. Carteira Nacional de Habilitação. Normas. Autorização e permissão para dirigir. Categorias. Exames. Aprendizagem. Expedição. Infrações. Penalidades: Advertências. Multa. Suspensão do direito de dirigir. Apreensão do veículo. Cassação da Carteira Nacional de Habilitação. Medidas administrativas. Processo administrativo. Cursos de reciclagem. Crimes de trânsito: Disposições gerais. Tipificação. Penalidades. Direção defensiva: Definição. Cuidados gerais ao dirigir. Riscos, perigos e acidentes. Manutenção periódica e preventiva do veículo. Cinto de segurança. Condutor. Ambiente e condições adversas para dirigir. Uso de álcool, drogas e medicamentos. Mecânica básica: Noções básicas de mecânica de automóveis. Comandos principais. Motor e transmissão. Rodas, direção, freios, suspensão e sistema elétrico. Primeiros socorros: Noções básicas de primeiros socorros.

OPERADOR DE MÁQUINAS E TRATORISTA: Legislação e Sinalização de Trânsito; Direção defensiva; Primeiros Socorros; Proteção ao Meio Ambiente; Código de Trânsito Brasileiro e seus Anexos.

PEDREIRO: Leitura e interpretação de projetos simples. Marcação de obra. Fundações. Tipos de sapata, impermeabilização. Concreto armado: materiais empregados, execução de estruturas em concreto armado, traços de concreto, formas, ferragem. Tipos de argamassa: preparo e utilização. Construção em alvenaria: materiais empregados, técnicas de construção, ferramentas, equipamentos utilizados. Revestimento de pisos e paredes: materiais empregados, técnicas de execução. Telhados: materiais empregados, estruturas utilizadas, coberturas utilizadas. Instalações hidrossanitárias. Usos de prumo, nível e esquadro. Noções sobre segurança no trabalho.

SERVENTE DE LIMPEZA: Limpeza de pisos, tapetes, móveis e objetos diversos; limpeza de paredes, tetos, portas, rodapés, luminárias, vidraças, vasos e pias; uso e cuidados com materiais de limpeza e higiene; noções de segurança e relacionamento pessoal no Trabalho; Higiene e limpeza pessoal; Tratamento e destino do lixo; Prevenção de Acidentes.

VIGIA: Serviços de vigilância, portaria, controle de veículos, segurança de pessoal, combate a incêndios e primeiros socorros; Vigilância diurna e noturna nas dependências dos prédios públicos e áreas próximas: cuidados básicos essenciais; Comunicação; Normas de Segurança do Trabalho; Conhecimento da função; Formas de tratamento; Atendimento ao público; Telefones públicos de emergência; Ética no trabalho; Relacionamento inter-pessoal.

ZELADOR: Comportamento no ambiente de trabalho; boas maneiras; organização do local de trabalho; atendimento aos munícipes; instrumentos e materiais utilizados na realização da limpeza em geral; serviços de limpeza e conservação em geral dos prédios públicos; controle de estoque de materiais; noções de segurança e primeiros socorros.

1ª GRAU COMPLETO: AGENTE EDUCACIONAL, AUXILIAR DE DENTISTA, ESCRITURÁRIO I E VISITADOR SANITÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA: Análise e Interpretação de texto; Acentuação; Ortografia; Gramática; Estrutura e Formação das Palavras; Vocabulário; Divisão Silábica; Pontuação; Empregos de Tempos e Modos Verbais; Concordância Nominal e Verbal; Crase; Fonema; Substantivo; Adjetivo; Preposição; Conjunção; Advérbio; Pronome; Interjeição; Artigo; Colocação dos Pronomes nas frases; Termos essenciais da oração (Sujeito e Predicado).

MATEMÁTICA: Operações com os conjuntos numéricos: adição, subtração, multiplicação e divisão; Operações e problemas; Porcentagem; Medida de Tempo; Resolução de problemas com uso de raciocínio lógico; Juros Simples e Compostos; Sistema de Medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo, volume; Sistema Monetário Nacional (real), Equações de: 1º grau.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Rotina referente às atribuições do emprego, conforme especificadas no quadro de atribuições e especificamente:

AGENTE EDUCACIONAL: Conceitos Básicos e Práticas da Educação; ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente; Interação social do aluno; Ação educativa como redutor de violência; Conhecimentos básicos de higiene, segurança e bem estar dos alunos; Serviços de secretaria; Boas maneiras.

AUXILIAR DE DENTISTA: Materiais odontológicos: nomenclatura, utilização, preparo, manipulação e acondicionamento; Equipamento e instrumental: nomenclatura, utilização, preparo, limpeza, esterilização/desinfecção, acondicionamento, funcionamento, lubrificação, manutenção e conservação; Ergonomia: espaço físico, postura, posição de trabalho, preparo do ambiente para o trabalho, etc.; Placa bacteriana: identificação, morfologia, fisiologia, relações no meio bucal; Higiene dentária: técnicas de escovação supervisionada; Anatomia e fisiologia da cavidade bucal; Prevenção e educação em saúde bucal: níveis de prevenção; conceitos sobre técnicas de Escovação, fluoretação, fio dental, dieta alimentar; Meios educativos: contato pessoal, trabalho em grupo, comunicação em massa; Cárie dentária e doença periodontal: Conceitos básicos; noções de prevenção; Estruturas dentárias: conceitos; dentição decídua/ dentição permanente; fórmulas dentárias; Materiais dentários: conceitos básicos; tipos - forradores e restauradores; Equipamento e instrumental em odontologia: materiais usados para exame clínico; Profilaxia dental; Cirurgia (exodontia), periodontia, dentisteria.

ESCRITURÁRIO I: Protocolo, recepção, triagem e distribuição de correspondências; Atendimento ao público; Arquivos de documentos; Elaboração de atos administrativos referente a rotina do EMPREGO; Correspondências; Formas de tratamentos; Noções de prevenção de acidentes de trabalho e incêndio; Noções de funcionamento de tramitação de leis, resoluções, decretos, portarias, atos administrativos Municipais. Os três Poderes constituídos nos três níveis de governo.

VISITADOR SANITÁRIO: Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90; Sistema Único de Saúde - diretrizes e competências; Sistema Único de Saúde - Artigo 6º, parágrafo 1º, itens I, II (atribuições da Vigilância Sanitária); Constituição do Estado; Código Sanitário do Estado; Vigilância Sanitária: conceito, abrangência das ações, ações desenvolvidas por área de abrangência; Orientação em ambientes de trabalho e saúde do trabalhador; Controle de vetores. Epidemiologia: bases conceituais, indicadores de saúde, sistema de informação em saúde.

CONHECIMENTOS GERAIS: AUXILIAR DE DENTISTA E VISITADOR SANITÁRIO: Fatos e notícias: municipais, nacionais e internacionais sobre diversos assuntos veiculados nos meios de comunicação, como jornais, rádios, televisão e Internet, História e Geografia do Brasil, Meio Ambiente; Cidadania; Direitos Sociais - Individuais e Coletivos; Economia e Política.

INFORMÁTICA: AGENTE EDUCACIONAL E ESCRITURÁRIO I

Ambiente operacional Windows (95/98/ME/2000/XP). Fundamentos do Windows, operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho, trabalho com pastas e arquivos, localização, movimentação, cópia, criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas de transferência; Configurações básicas do Windows: Resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência, segundo plano e protetor de tela; Windows Explorer. Ambiente Intranet e Internet. Conceito básico de internet e intranet e utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à internet. Principais navegadores. Ferramentas de Busca e Pesquisa. Conhecimentos gerais sobre: Word, Excel, PowerPoint e Internet. Processador de Textos. MS Office 2003/2007/XP - Word: Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação, edição de textos, estilos, formatação, tabelas e tabulações, cabeçalho e rodapés, configuração de página, corretor ortográfico, impressão, ícones, atalhos de teclado, uso dos recursos. Planilha Eletrônica. MS Office 2003/2007/XP - Excel: Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação, estilos, formatação, fórmulas e funções, gráficos, corretor ortográfico, impressão, ícones, atalhos de teclado, uso dos recursos. Correio Eletrônico. Conceitos básicos. Formatos de mensagens, transmissão e recepção de mensagens, catálogo de endereços, arquivos anexados, uso dos recursos, ícones, atalhos de teclado. Segurança da Informação. Cuidados relativos à segurança e sistemas antivírus.

2º GRAU COMPLETO: AGENTE SOCIAL E ESCRITURÁRIO II.

LÍNGUA PORTUGUESA: Análise e Interpretação de texto; Gramática e vocabulário: Ortografia (hiato - ditongo); Concordância Verbal e Nominal; Formas de Tratamento; Empregos de tempos e modos verbais; Acentuação Gráfica; Pontuação Gráfica; Classes de Palavras; Formação de palavra: composição e derivação; Estrutura da frase na língua portuguesa: termos da oração; coordenação e subordinação, regência nominal e verbal.

MATEMÁTICA: Operações com os conjuntos numéricos: adição, subtração, multiplicação e divisão; Operações e problemas; Porcentagem; Medida de Tempo; Resolução de problemas com uso de raciocínio lógico; Juros Simples e Compostos; Sistema de Medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo, volume; Sistema Monetário Nacional (real), Equações de: 1º grau e 2 graus; Regras de três simples e compostas; Raiz quadradas; Frações "ordinárias" e decimais; Matemática Financeira; Razão e proporção.

INFORMÁTICA: Ambiente operacional Windows (95/98/ME/2000/XP). Fundamentos do Windows, operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho, trabalho com pastas e arquivos, localização, movimentação, cópia, criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas de transferência; Configurações básicas do Windows: Resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência, segundo plano e protetor de tela; Windows Explorer. Ambiente Intranet e Internet. Conceito básico de internet e intranet e utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à internet. Principais navegadores. Ferramentas de Busca e Pesquisa. Conhecimentos gerais sobre: Word, Excel, PowerPoint e Internet. Processador de Textos. MS Office 2003/2007/XP - Word: Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação, edição de textos, estilos, formatação, tabelas e tabulações, cabeçalho e rodapés, configuração de página, corretor ortográfico, impressão, ícones, atalhos de teclado, uso dos recursos. Planilha Eletrônica. MS Office 2003/2007/XP - Excel: Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação, estilos, formatação, fórmulas e funções, gráficos, corretor ortográfico, impressão, ícones, atalhos de teclado, uso dos recursos. Correio Eletrônico. Conceitos básicos. Formatos de mensagens, transmissão e recepção de mensagens, catálogo de endereços, arquivos anexados, uso dos recursos, ícones, atalhos de teclado. Segurança da Informação. Cuidados relativos à segurança e sistemas antivírus.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Rotina referente às atribuições do emprego, conforme especificadas no quadro de atribuições e especificamente:

AGENTE SOCIAL: Direitos sociais e seguridade social; Declaração universal dos direitos humanos; Atendimento sócio-educativo; Plano nacional de promoção, proteção e defesa do direito de crianças e Adolescentes à convivência familiar e comunitária; Plano nacional de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes; Plano nacional de prevenção e erradicação ao trabalho infantil; Lei Maria da Penha - Lei nº 11.340/2006; Política nacional para a integração da pessoa com deficiência; Benefícios do Governo Federal, Estadual e Municipal; Primeiros Socorros, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Atualidades Sociais divulgadas pela imprensa; Atividades e conhecimentos básicos sobre a rotina do trabalho, compatível com a função; Serviços administrativos; ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

ESCRITURÁRIO II: Protocolo, arquivo, recepção, triagem e distribuição de correspondências; Atendimento ao público; Arquivos de documentos; Elaboração de atos administrativos referente a rotina do emprego; Correspondências; Formas de tratamentos; Noções de funcionamento de tramitação de leis, resoluções, decretos, portarias, atos administrativos Municipais. Conhecimentos básicos de administração. Planejamento, direção, organização, execução e controle. Teorias e Abordagens da Administração. Planejamento estratégico. Administração pública: conceitos, princípios e atos. Liderança, Motivação, Comunicação e Tomada de Decisões na Administração. Eficiência, eficácia e efetividade. Noções de Recursos Humanos: Departamento Pessoal e Recursos Materiais: Planejamento e controle de estoques. Técnicas de Comunicação. Noções de Licitações.

PARA TODOS OS EMPREGOS DE NÍVEL SUPERIOR: ASSISTENTE SOCIAL, FARMACÊUTICO, FISIOTERAPEUTA, FONOAUDIÓLOGO, MÉDICO PEDIATRA, MÉDICO PSIQUIATRA, NUTRICIONISTA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO I, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - EDUCAÇÃO FÍSICA - INGLÊS - INFORMÁTICA E PSICOPEDAGOGO.

PARA TODOS OS EMPREGOS:

LÍNGUA PORTUGUESA: Gramática Portuguesa: Classificação dos fonemas; Encontros Vocálicos; Encontros Consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia: (Hiatos; Ditongos); Regência verbal e nominal; Estrutura e Formação das palavras; Derivação e Composição; Prefixos; Sufixos; Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares; Classes de Palavras; Termos Essenciais e Integrantes da Oração; Termos Acessórios da Oração; Períodos simples e compostos; Sintaxe de Concordância, de Regência e de Colocação; Sinais de Pontuação; Acentuação Gráfica (Hífen,Crase); Concordância verbal e nominal; A oração e a frase.

MATEMÁTICA: Operações com os conjuntos numéricos: adição, subtração, multiplicação e divisão; Operações e problemas; Porcentagem; Medida de Tempo; Resolução de problemas com uso de raciocínio lógico; Juros Simples e Compostos; Sistema de Medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo, volume; Sistema Monetário Nacional (real), Equações de: 1º grau e 2 graus, Regras de três simples e compostas, Raiz quadrada.

CONHECIMENTOS GERAIS DA EDUCAÇÃO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - EDUCAÇÃO FÍSICA - INFORMÁTICA E INGLÊS - PSICOPEDAGOGO.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I: Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB; Conceitos Básicos e Praticas da Educação; Atividades de Estímulos ao aprendizado na Educação; ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente; Conceitos básicos da Educação Infantil; Pratica pedagógica; Concepções de linguagem e escrita; Interação social do aluno; Relações entre o ensino e a aprendizagem; Ação educativa como redutor de violência; A construção do conhecimento na escola; PCNS Educação Básica; Proposta Curricular e Pedagógica; Avaliação; Planejamento; CNE; Referenciais Curriculares da Educação Infantil e Parâmetros Curriculares Nacionais.

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II E PSICOPEDAGOGO: Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (EJA, Educação Especial e Inclusão); Conceitos Básicos e Praticas da Educação; Atividades de Estímulos ao aprendizado na Educação; ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente; Conceitos básicos da educação básica; Pratica pedagógica; Concepções de linguagem e escrita; Interação social do aluno; Relações entre o ensino e a aprendizagem; Ação educativa como redutor de violência; A construção do conhecimento na escola; PCNS Educação Básica; Proposta Curricular e Pedagógica; Avaliação. Planejamento; CNE; Referenciais Curriculares da Educação e Parâmetros Curriculares Nacionais. Temas Transversais.

CONHECIMENTOS GERAIS DA SAÚDE: ASSISTENTE SOCIAL, FARMACÊUTICO, FISIOTERAPEUTA, FONOAUDIÓLOGO, MÉDICO PSIQUIATRA, MÉDICO PEDIATRA, NUTRICIONISTA.

Lei 8.080, de 19/09/1990 - (Sistema Único de Saúde - SUS) - Lei 8.142, de 28/12/1990 - (Sistema Único de Saúde - SUS); História das Políticas de Saúde no Brasil; Legislação estruturante, princípios, diretrizes e implantação do SUS; Organização da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde; Epidemiologia, História natural e prevenção de doenças; Reforma Sanitária e Modelos Assistenciais de Saúde - Vigilância em Saúde; Indicadores de nível de saúde da população; Políticas de descentralização e atenção primária à Saúde; Doenças de notificação compulsória no Estado de São Paulo; Atualidades sobre Saúde Pública; Medicina Social e Preventiva; Métodos Epidemiológicos; Sistemas de informação em saúde; Modelos de atenção e cuidados em saúde; Promoção de Saúde; Educação em Saúde; Planejamento e Gestão em saúde.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Rotina referente às atribuições do emprego, conforme especificadas no quadro de atribuições e especificamente:

ASSISTENTE SOCIAL: A relação do estado e sociedade civil (concepção de estado, concepção de sociedade civil, o processo da municipalização e descentralização das ações sociais), políticas sociais públicas no Brasil (políticas de seguridade e previdência social); política de assistência - Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), caracterização organizacional, política do sistema de saúde e dilemas sócio-institucionais. Atuação do Serviço Social na Administração de Políticas Sociais. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei 8.069/90. Lei nº 8.842/94 que fixa a Política Nacional do Idoso. Estatuto do Idoso. Norma Operacional Básica - NOB/SUAS E Norma Operacional Básica de recursos Humanos NOB/SUAS - RH , Parecer Social, CRAS E CREAS; O serviço social e a comunidade (movimento social; organizações sociais, ação comunitária e social), métodos e técnicas em pesquisa social (elaboração de projetos, propostas de intervenção na área social, planejamento estratégico, planos, programas, projetos, instrumentação e técnicas de intervenção (abordagem coletiva, trabalho com grupo, famílias, atuação na equipe interprofissional, (estratégias). Institucionais: conceito de instituição, uso de recursos institucionais e comunitários, atuação em programas de prevenção e tratamento (DST's, AIDS, Drogas, álcool, suas conseqüências na questão cultural social e psicológica), a questão social na contemporaneidade (no neoliberalismo, a globalização, a reestruturação produtiva), os desafios teórico-metodológicos da profissão, movimentos sociais - MST, Reforma Agrária). Código de Ética e Lei do Exercício Profissional, Política Nacional de Assistência Social. Constituição Federal de 1.988: Dos princípios Fundamentais, Dos direitos e deveres individuais e coletivos, dos direitos sociais, da ordem social, da seguridade social, da assistência social e da família.

FARMACÊUTICO: Aquisição de medicamentos. Gestão de estoque. Padronização e seleção de medicamentos. Classificação e sistemas de distribuição de medicamentos. Política de medicamentos e legislação para o setor farmacêutico. Problemas relacionados a medicamentos. Dispensação hospitalar e ambulatorial. Farmacocinética e mecanismos de ação de fármacos. Farmacologia clínica e terapêutica. Interação medicamentosa. Atenção farmacêutica e farmácia clínica. A farmácia e o controle de infecções hospitalares. Gestão e logística de medicamento e material hospitalar; seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, dispensação e utilização. Misturas intravenosas. Nutrição parenteral. Política nacional de medicamentos e de Assistência Farmacêutica. Ciclo da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde. Farmacovigilância: Classificação das Reações Adversas a Medicamentos, Métodos de busca, Erro de medicação, Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Problemas Relacionados a Medicamentos. Farmacocinética - Absorção, distribuição e Eliminação das Drogas; Farmacodinâmica - Mecanismo de Ação das Drogas que atuam em diversos Órgãos e Sistemas; Toxicologia; Interações medicamentosas. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica: Conceitos Gerais; uso Racional de Medicamentos; Intervenção Farmacêutica e otimização da farmacoterapia; Medicamentos sujeitos a controle especial: Controle de Psicotrópicos, entorpecentes e antirretrovirais (Legislação e Dispensação); Medicamentos de referência, similares e genéricos. Ética profissional: Legislação Sanitária aplicada à Farmácia.

FISIOTERAPEUTA: Fisiologia, Fisiopatologia dos sistemas músculo esquelético e cardiorrespiratório, Fisioterapia aplicada a Traumato-ortopedia, Fisioterapia aplicada as disfunções respiratórias adulto/infantil, Fisioterapia aplicada a Neurologia, Cinesiologia, Cardiopulmonar, Cardiovascular, Reumatologia, Mecanoterapia, Hidroterapia, Semiologia, Ergonomia, Código de Ética Profissional. Influência dos fatores psicossociais na reabilitação, Sinais Vitais, Avaliação da função sensorial, Avaliação musculoesquelética, Avaliação da coordenação, Avaliação da função motora, Eletromiografia e testes de velocidade de condução nervosa, treinamento locomotor, Acidente vascular encefálico, Esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, Artrite, Queimaduras, Dor crônica, Disfunção cognitiva e perceptiva, distúrbios neurológicos de fala e linguagem, órteses, proteses e prescrição de cadeiras de rodas, Lesão cerebral traumática e Lesão medular traumática e demais assuntos tratados.

FONOAUDIÓLOGO: Conhecimentos fundamentais sobre: audiologia, motricidade oral, voz, fala e linguagem. - Saúde Coletiva e Fonoaudiologia. - Políticas Públicas de Saúde relacionadas à Fonoaudiologia. - Aspectos anatômicos e funções das questões fonoaudiológicas. - Código de Ética Profissional do Fonoaudiólogo.

MÉDICO PSIQUIATRA Diagnóstico e Classificação em Psiquiatria; Noções Básicas de Psicopatologia; Princípios Epidemiológicos em Psiquiatria; Aspectos Clínicos e Terapêuticos dos Distúrbios Psiquiátricos de base Orgânica; Alterações Psíquicas Associadas à Epilepsia; Esquizofrenia; Paranóia; Distúrbios Afetivos; Neuroses: distúrbios Ansiosos Somatoformes e Dissociativos; Dependência do Álcool; Dependência de Outras Drogas; Distúrbios de Personalidade; Transtornos de humor; Disfunções Sexuais; Suicídio; Autoagressão deliberada; Emergências Psiquiátricas. Psiquiatria Social: Níveis de Atenção e Prevenção; Noções Básicas sobre a Organização dos serviços de Saúde mental no Brasil. Síndromes e Transtornos Mentais Orgânicos; Demências na senilidade e pré-senilidade; Transtornos Mentais Orgânicos induzidos por substâncias psicoativas; Esquizofrenia; Transtorno delirante paranóico; Transtornos Psicóticos S.O.E.; Transtornos afetivos; Transtornos de Ansiedade; Transtornos Somatomorfos; Transtornos Dissociativos; Transtornos Sexuais; Transtornos do Sono; Transtornos Factícios; Transtornos de Personalidade; Transtornos da Alimentação; Emergências psiquiátricas; Epidemiologia dos Transtornos Mentais.

MÉDICO PEDIATRA: Programas de atenção à saúde da criança (CD, IRA, Diarréia/TRO, Imunização, Aleitamento materno); Relação médico-família-criança; Cuidados com o recém-nascido. Problemas comuns do ambulatório em pediatria: alimentação da criança; crescimento e desenvolvimento; vacinas, prevenção de acidentes, violência e maus tratos; dificuldades escolares, distúrbios nutricionais; doenças das vias aéreas superiores, respiratórias agudas e crônicas, cardiovasculares, digestivas; do trato urinário; neurológicas, infecto-contagiosas e parasitárias; afecções cirúrgicas comuns da infância; problemas dermatológicos na infância; linfadenomegalias e hepatoesplenomegalias, convulsões. Medicina do adolescente. Urgências em pediatria.

NUTRICIONISTA: Nutrição Fundamental: Digestão, biodisponibilidade, absorção e metabolismo de macronutrientes e micronutrientes. Necessidades nutricionais e deficiências. Avaliação Nutricional: Indicadores antropométricos, bioquímicos, dietéticos e clínicos. Desnutrição e Obesidade. Nutrição Materno-infantil. Alimentos: propriedades físico-químicas; tecnologia de alimentos, higiene, microbiologia e controle de qualidade. Técnica Dietética: planejamento e aquisição de gêneros alimentícios; pré-preparo e preparo. Administração de Serviços de Alimentação e Nutrição: planejamento, organização, controle e recursos humanos. Legislação de alimentos: boas práticas de fabricação, rotulagem, informação nutricional obrigatória, informação nutricional complementar e alimentos funcionais. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Legislação e Ética Profissional.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I : 1- Educação escolar: desafios e compromissos: a) a relevância do conhecimento, as exigências de um novo perfil de cidadão e as atuais tendências da educação escolar; b) currículo e cidadania: saberes voltados para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais; c) escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização; 2- Gestão escolar e qualidade do ensino a) a construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais; b) o trabalho coletivo como fator de aperfeiçoamento da prática docente e da gestão escolar; c) o envolvimento dos professores na atuação dos colegiados e das instituições escolares com vistas à consolidação da gestão democrática da escola; d) a importância dos resultados da avaliação institucional e da avaliação do desempenho escolar no processo de melhoria da qualidade do ensino; e) o protagonismo do aluno no cotidiano escolar: uma forma privilegiada de aprender e socializar saberes, praticar o convívio solidário, desenvolver valores de uma vida cidadã e enfrentar questões associadas à indisciplina e à violência; f) o papel do professor na integração escola-família; g) a formação continuada como condição de construção permanente das competências que qualificam a prática docente; 3- Aprender e ensinar, construir e interagir: a) construção de conhecimento, pertinência cultural e interação social; b) o ensino como intervenção nas zonas de desenvolvimento proximal; c) avaliação e decisões pedagógicas; d) conhecimentos prévios e seu papel na aprendizagem dos conteúdos escolares; e) prática reflexiva e construção de competências para ensinar; f) concepções de aprendizagem e modelos de ensino; g) o reforço e a recuperação: parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem para atendimento à diversidade de características, de necessidades e de ritmos dos alunos; h) os ambientes e materiais pedagógicos, os equipamentos e os recursos tecnológicos a serviço da aprendizagem; i) a relação professor-aluno: construção de valores éticos e desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: Relação ao saber arte, enquanto área de conhecimento e linguagem, a história de sua produção, seu objeto de estudo e saberes específicos em dança, teatro, música e artes visuais. Referenciais relacionados ao saber ser professor de arte: quanto aos fundamentos que estruturam o trabalho curricular da Educação Artística e quanto aos aspectos didáticos metodológicos desses conhecimentos na prática da sala de aula. Movimentos artísticos. Arte no Brasil. O lúdico na obra de arte. Psicologia da arte. Processo de criação. Percepção. Cor, disco cromático, espectro. Criatividade: conceito, originalidade, criatividade e desenvolvimento, inibição, processo e produto. Percepção: o mundo sonoro, o visual, o tátil. Aspectos formais da Educação Artística: linha, forma, superfície, volume, espaço, tempo, movimento, som, ruído, intensidade, timbre, altura, duração, ritmo, dinâmica. Integração através da arte. Recursos materiais. Técnicas de expressão. Conceitos básicos da música. Períodos da história da arte musical. Evolução da música no Brasil. Instrumentos musicais. Cultura musical brasileira. Folclore do Brasil. Hinos oficiais. Evolução das artes cênicas. Arte - área de conhecimento: A especificidade do conhecimento artístico e estético; a produção artística da humanidade em diversas épocas, diferentes povos, 50 países, culturas; identidade e diversidade cultural; a contextualização conceitual, social, política, histórica, filosófica e cultural da produção artístico-estética da humanidade. Arte - linguagem: O homem - ser simbólico; arte: sistema semiótico de representação; os signos não verbais; as linguagens da arte: visual, audiovisual, música, teatro e dança; construção/produção de significados nas linguagens artísticas; leitura e interpretação significativas de mundo; a fruição estética e o acesso aos bens culturais; percepção e análise; elementos e recursos das linguagens artísticas; Arte e educação: O papel da arte na educação; o professor como mediador entre a arte e o aprendiz; o ensino e a aprendizagem em arte; fundamentação teórico/metodológica; o fazer artístico, a apreciação estética e o conhecimento histórico da produção artística da humanidade, na sala de aula. Fundamentos básicos das artes cênicas na educação.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - EDUCAÇÃO FÍSICA: Visão Interdisciplinar e Transversal do Conhecimento; Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, conceitos e concepções; Currículo, tempos e espaços escolares; Projeto Político Pedagógico: fundamentos, planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação, Educação Física e a sociedade: A importância da Educação Física; A Educação Física na sociedade; A escola como instituição social; Aspectos sócios culturais do esporte; Esporte, mídia e o desdobramento na Educação Física; Corpo, sociedade e a construção da cultura corporal do movimento; As questões de gênero aplicadas à Educação Física. Educação Física no processo ensino- aprendizagem: Planejamento e sua evolução; Aspectos psicosociais; Metodologia, avaliação na Educação Física escolar. Dimensões biológicas aplicadas à Educação Física e ao esporte: Aspectos gerais do corpo humano; Princípios básicos do treinamento esportivo; Socorros de urgência aplicados à Educação Física; As mudanças fisiológicas resultantes da prática do esporte. A Educação Física no currículo da educação básica: significados e possibilidades: Características sócio-efetivas, motoras e cognitivas; Jogo cooperativo; Crescimento e desenvolvimento motor; Perspectivas educacionais através do lúdico; As diferentes tendências pedagógicas da Educação Física na escola; A prática pedagógica como prática dialógica. Procedimentos metodológicos, seleção de conteúdos do: Voleibol, Basquetebol, Handebol, Atletismo, Futebol, Futebol de Salão, Dama e Xadrez, suas regras, regulamentos, competições e outros detalhes específicos de cada modalidade esportiva.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - INFORMÁTICA: Conhecimentos Específicos: Conhecimentos de microinformática e a microinformática como ferramenta pedagógica. As novas tecnologias na Educação. Projetos Educativos utilizando os recursos da Informática. Sistemas Operacionais. Noções de Hardware: instalação, uso e conceitos. Noções de Rede. Cuidados com equipamentos e programas. Limpeza do ambiente de trabalho. Segurança de dados: Backup, Antivírus. Sistema Operacional Windows. Domínio em Open Office e Office. Cuidados pessoais no trabalho e ética profissional. Conhecimentos básicos sobre as atividades da função. Segurança no trabalho.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - INGLÊS: The present contents are a reference to assess the candidate specific knowledge about English language and about the learning process and teaching practices for the curriculum development. I. Learning a foreign language:1) Language as discourse - The candidate should show command of the target language on three different types of knowledge:a) Contextual knowledge (knowledge of the interlocutors, place, time and objective of the communicative event. For instance, when looking at advertisements and deciding the public to whom it was intended, the media where it will be shown, the aim to be reached, etc.); b) Textual knowledge (different textual organizations of the communicative event, for instance: description, explanation and argumentation); c) Systemic/linguistic knowledge (knowledge of the linguistic aspect of the communicative event - verb tense/aspect, connectors, word choice, etc.). 2) Social uses of language on: a) Professional environment (genres used in professional environments, such as giving instructions, explaining content, writing journal articles, lecturing. Knowledge of the type of text organization that these genres demand);b) Students' possible needs (some of the genres that students may need: press genres(news), publicity (advertisements), manuals, curriculum vitae, e-mails, songs, poetry, literature, etc.). 3) Language - history and culture: a) Themes related to international issues (for example, economy, politics, people, places, culture, environment, health, science and technology); b) Historical and cultural background of English speaking countries, such as England, Ireland, the United States, Australia, South Africa, India; c) Remarkable writers: William Shakespeare, Emily Brönte, Charlotte Brönte, Charles Dickens, Ernst Hemingway, Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, T. S. Eliot, James Joyce, Virginia Woolf. II. Language teaching: Education for citizenship (including aspects pertaining to temas transversais), the process of teaching and learning a foreign language (including interaction in the foreign language classroom), the reflective teacher, the role of the English language in the curriculum.

PSICOPEDAGOGO: Fundamentos da Psicopedagogia. Um olhar sobre a Psicopedagogia - Breve Histórico. Alguns conceitos importantes. O Papel do Psicopedagogo. Leis, Códigos e Diretrizes da Psicopedagogia. O processo de ensino-aprendizagem e as práticas de avaliação escolar. Diagnóstico Psicopedagógico; Primeiro contato (agendamento). Queixa. Anamnese. Contrato e sessões de avaliação. Devolutiva e encaminhamento. Informe Psicopedagógico. Avaliação Psicopedagógica da Criança de 6 a 11 anos e do Adolescente. Recursos Psicopedagógicos e Ambiente de Trabalho.

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