IFPI - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - PI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

IFPI - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

EDITAL Nº 06, DE 23 ABRIL DE 2012

EDITAL ALTERADO POR RETIFICAÇÃO Nº 001

Notícia:   IFPI abre duas vagas para Professor no campus Uruçuí

O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS URUÇUÍ, no uso de suas atribuições legais, torna público que realizará PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, com vistas à contratação de Professor Temporário, por tempo determinado, para atender às necessidades temporárias, nos termos da Lei nº. 8.745, de 09/12/93 (DOU de 10/12/93), com as alterações da legislação posterior e de acordo com normas estabelecidas neste edital.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O presente edital destina-se a seleção para preenchimento das vagas especificadas para o curso/disciplina conforme Anexo I deste edital, pelo candidato e classificado.

1.2 O processo seletivo constará de:

a) Análise/Avaliação de Títulos (Classificatório);

b) Prova didática (Eliminatório e Classificatório)

1.3 Na análise/Avaliação de Títulos serão observados os seguintes componentes curriculares:

1.3.1. Titulação;

1.3.2. Experiência de Atividade Docente.

1.4 O regime de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 Período: 26, 27 e 30 de abril de 2012;

2.2 Horário: 8h às 12h e 14h às 18h. (horário local);

2.3 Local: exclusivamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus - Uruçuí-PI, BR 247, km 7, s/nº.

2.4 Para efeito de inscrição será imprescindível o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato, sendo permitida apenas uma inscrição por CPF.

2.5 O pagamento da taxa de inscrição será feito, exclusivamente, por meio de Boleto Bancário (GRU Cobrança), disponível no endereço eletrônico (www.ifpi.edu.br), a ser recolhida, preferencialmente, em qualquer agência do Banco do Brasil, podendo ainda ser paga em qualquer correspondente bancário. O valor da inscrição para o cargo será de R$ 40,00 (quarenta reais). O pagamento do boleto poderá ser realizado até o dia 30 de abril de 2012 obedecendo ao horário do sistema bancário.

3. DA DOCUMENTAÇÃO

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar:

3.1 Original e cópia do documento de Identidade;

3.2 Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

3.3 Cópias dos documentos que comprovem a titulação exigida para o curso/disciplina a que concorre, conforme Anexo I deste Edital, conferidas pelos originais, quando não autenticadas em cartório;

3.4 Curriculum Vitae, atualizado e devidamente comprovado;

3.5 Ficha de Inscrição, adquirida no local de inscrição, devidamente preenchida, sem rasuras;

3.6 Comprovante de pagamento de taxa de inscrição;

3.7 Admitir-se-á inscrição por procuração, não sendo permitida a realização por e-mail ou fax-símile.

4 DA ANÁLISE/AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

4.1 O valor da prova de títulos é de 100(cem) pontos.

4.2 Na análise/Avaliação de Títulos serão atribuídos aos títulos dos candidatos as seguintes pontuações:

4.2.1 Diploma de Curso de Doutorado com respectivo Histórico, em área afim do curso/diploma a que concorre ou na área de Educação, obtido em curso credenciado pelo Conselho Nacional de Educação, ou quando estrangeiro, devidamente revalidado: 20 (vinte) pontos e no máximo 1(um) título;

4.2.2 Diploma de Curso de Mestrado com respectivo Histórico, em área afim do curso/diploma a que concorre ou na área de Educação, obtido em curso credenciado pelo Conselho Nacional de Educação, ou quando estrangeiro, devidamente revalidado: 10 (dez) pontos e no máximo de 2(dois) títulos;

4.2.3 Certificado de Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" com respectivo Histórico, em área afim do curso/diploma a que concorre ou na área de Educação, obtido em curso que atenda às prescrições da Resolução n° 1/2001, do Conselho Nacional de Educação, ou quando estrangeiro devidamente revalidado: 5 (cinco) pontos e no máximo de 2(dois) títulos;

4.2.4 Diploma de Graduação Superior na área do curso/disciplina objeto do concurso com respectivo Histórico, ministrado por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação: 40 (quarenta) pontos e no máximo de 1(um) título.

4.2.5 Tempo de efetivo exercício de atividades docente desenvolvida: serão considerados 2(dois) pontos por ano ou fração superior a 6 (seis) meses, até o máximo de 10(dez), se o exercício profissional for de atividade docentes desenvolvidas nos níveis de ensino: fundamental, médio e superior, com a seguinte comprovação, através de cópia autenticada (página de identificação e de contrato da carteira de trabalho - (CTPS),

4.2.5.1 Certidão por tempo de serviço ou termo de posse com o último contracheque.

4.2.5.2 Os documentos que comprovem a Experiência Profissional deverão trazer explicitamente o início e o fim do tempo de exercício profissional.

4.2.5.3 Declaração do órgão ou pessoa jurídica Competente (devidamente identificada) com o contrato de trabalho.

4.3 Não serão computadas certidões e declarações como Títulos de Pós-Graduação, somente serão considerados Diplomas e Certificados acompanhados de Histórico.

4.4 Os diplomas e/ou certificados em Língua Estrangeira somente serão válidos se acompanhados de tradução feita por Tradutor Público Juramentado.

4.5 Receberá nota zero o candidato que não entregar os títulos na forma, no prazo e no local estipulados neste edital.

Tabela Resumo de Pontuação

Título

N° de pontos/título

Máximo de títulos permitidos

Pontuação Máxima

Doutorado

20

01

20

Mestrado

10

02

20

Especialização (Carga horária mínima de 360 horas)

05

02

10

Graduação

40

01

40

Total

 

 

90

 

Experiência em Atividade Docente

N° de pontos/ano ou fração superior 6 meses

N° MÁXIMO DE ANOS

Pontuação Máxima

2

05

10

5 DO RESULTADO DA ANÁLISE/AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

O resultado da Análise/Avaliação de Títulos será fornecido através de Edital afixado no Campus Uruçuí no dia 31 de abril de 2012.

6 DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

6.1 Prestará Prova de Desempenho Didático (aula) o candidato que obtiver o mínimo de 40 (quarenta) pontos na Prova de Títulos e cuja pontuação final coloque-o entre os cinco primeiros classificados;

6.2 A Prova de Desempenho Didático (aula prática) consistirá numa aula de 50 (cinqüenta) minutos, ministrada perante uma banca examinadora designada por Diretor de Ensino da Instituição, que atribuirá nota de 0 (zero) a 100(cem) pontos.

6.2.1 O tema desta prova será sorteado no prazo mínimo de 24 horas antes da realização da prova, com base na lista de temas anexa a este edital(anexo II);

6.3 O Calendário da Prova de Desempenho Didático, do qual constará o dia do sorteio do tema, a data, o local e o horário da prova, será afixado na portaria do IFPI / Campus Uruçuí no dia 31 de abril de 2012, juntamente com o resultado da prova de Analise/Avaliação de Títulos;

6.4 O candidato deverá apresentar à Banca Examinadora o original do documento de identidade, bem como entregar o plano de aula em 03 (três vias);

6.5 A avaliação da Prova de Desempenho Didático consistirá da análise dos itens descritos a seguir:

6.5.1 Plano de aula: objetivos, conteúdos programáticos, estratégias de ensino, duração da aula, referências bibliográficas e avaliação de aprendizagem. Valor: 0 (zero) a 20 (vinte) pontos;

6.5.2 Desenvolvimento da aula: domínio do conteúdo, operacionalização dos conteúdos, utilização das estratégias, utilização dos recursos didáticos, avaliação de aprendizagem e controle do tempo. Valor: 0 (zero) a 80 (oitenta) pontos.

7 DO RESULTADO FINAL

7.1 Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 40 (quarenta) pontos na Análise/Avaliação dos Títulos e 60 (sessenta) pontos na Prova de Desempenho (aula).

7.2 O resultado final será calculado pela média aritmética dos pontos obtidos pelo candidato nas duas etapas do Processo Seletivo.

7.3 A divulgação do resultado final será feita no máximo de 72 horas após a realização da prova de Desempenho Didático.

8. DA CLASSIFICAÇÃO

8.1 Os candidatos habilitados serão classificados na ordem decrescente do total de pontos obtidos na média final.

8.2 Em caso de empate serão considerados os seguintes aspectos, por ordem de prioridade:

a) Maior número de pontos na Prova de Desempenho (aula);

b) O candidato que tiver mais idade.

9. DO CANDIDATO CLASSIFICADO

9.1 O candidato classificado será contratado por locação de serviço, como Professor Temporário, considerando-se a classificação obtida e o número de vagas.

9.2 Os candidatos selecionados serão contratados por tempo determinado, por um período de até 01 (um) ano, sendo permitida a prorrogação desde que o prazo total não exceda 02 (dois) anos. (Art. 4º da Lei nº. 8.745/93, com a redação dada pela Lei nº. 10.667, de 14/05/2003, publicada no DOU de 15 subseqüente e §1º).

9.3 Não poderá ser contratado o candidato que for professor de Magistério Superior e/ou de 1º e 2º Graus das Instituições Federais de Ensino. Caso seja ocupante de cargo público, que não o de magistério, poderá ser contratado desde que comprovada a compatibilidade de horários (Art. 6º da Lei nº. 8.745/93, com a redação dada pela Lei nº. 9.849, de 26/10/99, publicada no DOU de 27 subseqüente).

9.4 Não poderão ser contratados candidatos que já tenham tido vínculo com qualquer Instituição Federal de Ensino na condição de Professor Substituto ou Visitante, nos termos da Lei nº. 8.745/93, antes de decorridos 24 meses do encerramento de seu contrato anterior (Art. 9º da mencionada Lei nº. 8.745/93, com a redação dada pela Lei nº. 9.849, de 26/10/99, publicada no DOU de 27 subseqüente).

9.5 Só poderão ser contratados candidatos de nacionalidade brasileira ou naturalizados, que estejam em gozo dos direitos políticos, em dia com as obrigações eleitorais e militares (para o sexo masculino) e tenham idade mínima de 18 anos, até o último dia das Inscrições.

9.6 No caso de candidato na condição de servidor público inativo, a acumulação de proventos e vencimentos do cargo objeto do Processo Seletivo somente será permitida quando se tratar de cargos, funções ou empregos acumuláveis na atividade, na forma autorizada pela Constituição Federal. Caso contrário, a contratação dar-se-á somente após a opção pelo candidato entre os proventos e os vencimentos no novo cargo (Emenda Constitucional nº. 20, de 15/12/98).

9.7 A remuneração do Professor Temporário será com base no valor estabelecido para o Nível 1 da Classe das carreiras do Magistério, correspondente à respectiva titulação, calculada de acordo com o regime de trabalho, conforme Anexo III deste edital.

9.8 O candidato a ser contratado deverá apresentar à Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos original e xerox dos seguintes documentos:

- Carteira de Identidade;

- CPF;

- Título de Eleitor com o último comprovante de votação;

- Certidão de Casamento ou Nascimento;

- Certidão de Nascimento de Dependentes;

- Certificado Militar;

- PIS ou PASEP;

- Comprovante de dados Bancários (Banco/Agência/Conta) junto ao Banco do Brasil,

- 2 (duas) fotos 3X4,

- Declaração de Acumulação ou Termo de Responsabilidade,

- Exame contendo o Grupo Sangüíneo;e

- Documento Comprobatório de primeiro emprego (dia/mês/ano de ingresso).

9.9 A inscrição no Processo Seletivo implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

10. DA VALIDADE

O Processo Seletivo Simplificado terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 Não caberá recurso quanto ao resultado de qualquer uma das etapas do Processo Seletivo.

11.2 Os candidatos não selecionados terão um prazo de 60 (sessenta) dias, após o resultado do respectivo Processo Seletivo, para a retirada de sua documentação, que, após esse prazo, será incinerada.

11.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo.

Uruçuí, 23 de Abril de 2012.

HENRIQUE FLÁVIO MELO SILVA
Diretor-Geral do IFPI / Campus Uruçuí

ANEXO I

ÁREA/EIXO CURSO

DISCIPLINA

CÓD

VAGAS

REGIME DE TRABALHO

HABILITAÇÃO EXIGIDA

Ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

MATEMÁTICA

01

01

40 horas

Licenciatura em Matemática, e/ou Licenciatura Plena em Matemática, e/ou Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA PROVA DE DESEMPENHO

COD. 01 - DISCIPLINA: MATEMÁTICA

01 - Funções, gráficos e aplicações

02 - geometria plana e espacial

03 - Geometria Analítica

04 - Combinatória, probabilidade

05 - Matriz e determinante

BIBLIOGRAFIA

A bibliografia será livremente definida pelo candidato, de forma a demonstrar conhecimento e domínio sobre as teorias pertinentes aos temas deste edital.

ANEXO III

EDITAL Nº 06, DE 23 DE ABRIL DE 2012

REMUNERAÇÃO DO PROFESSOR TEMPORÁRIO, CONTRATADO COM FUNDAMENTO NO INCISO IV DO ART. 2º DA LEI Nº 8.745, DE 1993.

VIGÊNCIA: A partir de 01/07/2010

FUNDAMENTO LEGAL: Art. 7º, Inciso I da Lei nº 8.745, de 09/12/1993, publicada no DOU de 10 subsequente, combinado com os arts. 114, 115, 116 e 117 da MP nº 431, de 15/05/2008, publicada no DOU de 14/05/2008 - Edição Extra, convertida na Lei nº 11.784, de 22/09/1998 publicada no DOU de 23/09/1998 e ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, de 17/07/2009, publicada no DOU de 20/07/2009. REMUNERAÇÃO DO PROFESSOR TEMPORÁRIO

REGIME DE TRABALHO - 40 HORAS

REMUNERAÇÃO DO PROFESSOR TEMPORÁRIO

REGIME DE TRABALHO - 40 HORAS

CLASSE

NÍVEL

GRADUAÇÃO

DI

1

VB: R$ 1.115,02

GEDBT= R$ 1.015,31

TOTAL= R$ 2.130,33

VB: Vencimento Básico

GEDBT: Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

ANEXO IV

CRONOGRAMA

DATA

EVENTO

26,27 e 30.04.2012

Período de inscrição com entrega de títulos, pagamento da taxa.

31.04.2012

Resultado Prova de Análise/Avaliação de Títulos e divulgação das datas de sorteio dos temas e realização da Prova de Desempenho didático

149464

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231