IFBA - Instituto Federal da Bahia - BA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

EDITAL Nº. 15, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

Notícia:   IFBA retifica seletiva com 17 vagas para docentes em diversos Campi

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO

A REITORA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista a necessidade temporária de excepcional interesse público, e considerando o disposto na Portaria Interministerial nº. 149, de 10/06/2011, publicada no DOU de 13/06/2011, observado o limite de vagas fixado pelo Ministério da Educação através da Portaria nº. 557, de 20/06/2013, publicada no DOU de 21/06/2013, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de professores para suprir demandas decorrentes da expansão desta instituição, nos termos do Art. 2º, inciso X, da Lei nº. 8.745, de 09/12/1993, publicada no DOU de 10/12/1993, e de suas respectivas alterações.

1. DA LOTAÇÃO, DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, DO REGIME DE TRABALHO, DAS VAGAS, DA FORMAÇÃO ACADÊMICA EXIGIDA E DA REMUNERAÇÃO MENSAL.

1.1. As informações referentes à lotação, às áreas de conhecimento, ao regime de trabalho, ao número de vagas, à formação acadêmica exigida e à remuneração mensal constam do Anexo I deste edital.

2. DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO.

2.1. A celebração do contrato com o Instituto Federal da Bahia está condicionada ao atendimento, pelo candidato, dos seguintes requisitos:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ainda, no caso de estrangeiro, estar com situação regular no país, por intermédio de visto permanente ou temporário que o habilite, inclusive, a trabalhar no território nacional;

b) Apresentar o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, em caso de nacionalidade estrangeira;

c) No caso de nacionalidade portuguesa, o candidato deverá estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do Decreto nº. 70.436, de 18/04/1972;

d) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;

e) Possuir formação acadêmica exigida na área de conhecimento para a qual concorrer, conforme estabelecido no Anexo I;

f) Estar em pleno gozo dos direitos políticos;

g) Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

h) Possuir aptidão física e mental para o exercício da função;

i) Não ser novamente contratado, com fundamento na Lei nº 8.745/93, antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento de seu contrato anterior;

j) Não ser servidor da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, bem como empregado ou servidor de suas subsidiárias e controladas.

2.2. Diplomas expedidos por universidades estrangeiras deverão estar revalidados e registrados, conforme legislação brasileira.

2.3. A não comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no subitem 2.1. e daqueles que vierem a ser estabelecidos neste edital, impedirá a contratação do candidato.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. A inscrição no Processo Seletivo Simplificado implica, desde logo, no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste edital e nos seus anexos, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

3.2. As inscrições estarão abertas no período de 18/12/2013 a 13/01/2014, podendo ser prorrogado a critério do IFBA.

3.3. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, através do sítio www.ifba.edu.br.

3.4. Para formalizar a inscrição, o candidato deverá:

a) Acessar o edital e a ficha de inscrição, disponibilizados no sítio indicado no subitem 3.3.;

b) Preencher a ficha de inscrição e transmiti-la via internet, conforme instruções no referido sítio;

c) Imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição;

d) Efetuar o pagamento do boleto bancário correspondente à taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), impreterivelmente até o dia 14/01/2014;

e) Consultar, a partir do dia 16/01/2014, via internet e no mesmo sítio, se sua inscrição foi homologada.

3.5. O IFBA não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.6. A inscrição somente será efetivada mediante confirmação bancária do respectivo recolhimento.

3.7. Todas as etapas da inscrição deverão estar rigorosamente cumpridas até o último dia de inscrição, exceto o pagamento do boleto bancário, que será aceito até o primeiro dia útil após o encerramento das inscrições.

3.8. Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições previstas neste edital.

3.9. Poderá haver isenção do pagamento da taxa de inscrição para os candidatos que declararem e comprovarem insuficiência de recursos financeiros para pagamento da referida taxa, nos termos do Decreto nº. 6.593/08, e deste edital.

3.10. Fará jus à referida isenção o candidato que:

a) Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº. 6.135 de 26/06/07; e

b) For membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto 6.135/07, de 26/06/07.

3.11. O candidato que preencher os requisitos descritos no subitem 3.10. e desejar solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição deverá fazê-la no período de 18/12/2013 a 05/01/2014.

3.12. A solicitação de isenção deverá ser requerida durante a inscrição, via internet, onde o candidato terá, obrigatoriamente, que indicar o seu Número de Identificação Social - NIS atribuído pelo CadÚnico, bem como, declarar-se membro de "família de baixa renda", nos termos da alínea "b" do subitem 3.10.

3.13. O IFBA consultará o órgão gestor do CadÚnico, a fim de verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

3.14. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se ainda o disposto no Parágrafo Único do Art. 10, do Decreto nº. 83.936/79.

3.15. O simples preenchimento dos dados necessários para a solicitação de isenção não garante ao interessado a isenção da taxa de inscrição, que estará sujeita a análise e deferimento por parte do IFBA.

3.16. Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de taxa de inscrição via correio ou via fax.

3.17. O não cumprimento de uma das etapas fixadas, a inconformidade de alguma informação ou a solicitação apresentada fora do período fixado no subitem 3.11., implicará no indeferimento automático da solicitação de isenção da taxa de inscrição.

3.18. O resultado da análise dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será divulgado no sítio www.ifba.edu.br e na portaria do prédio da Reitoria do IFBA, a partir do dia 07/01/2014.

3.19. Os candidatos, cujas solicitações tiverem sido indeferidas, deverão efetuar o respectivo pagamento do boleto bancário no período estabelecido no subitem 3.4. "d".

3.20. O candidato que tiver o seu pedido de isenção da taxa de inscrição indeferido poderá apresentar recurso contra o resultado da análise.

3.20.1. O recurso deverá ser interposto no prazo improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas contadas da data de divulgação, no sítio institucional, do resultado da análise dos pedidos de isenção.

3.20.2. O recurso, devidamente fundamentado, será dirigido à Reitora do IFBA e entregue no Setor de Protocolo da Reitoria, "Aos cuidados do Departamento de Desenvolvimento e Movimentação de Pessoal - DEMP", no endereço: Av. Araújo Pinho, nº. 39, Canela - Salvador/BA. CEP: 40.110.150, ou através do endereço eletrônico: proftemporario@ifba.edu.br, desde que dentro do prazo estabelecido no subitem anterior.

3.20.3. O resultado da análise dos recursos contra eventual indeferimento do pedido de isenção da taxa de inscrição será divulgado no sítio www.ifba.edu.br e na portaria do prédio da Reitoria do IFBA até o dia 13/01/2014.

3.21. No ato da inscrição o candidato deverá fazer opção de concorrência para uma única vaga dentre as disponíveis.

3.22. Não serão aceitos quaisquer pedidos de alteração dessa opção.

3.23. Havendo mais de uma inscrição efetuada pelo mesmo candidato será considerada apenas aquela cujo pagamento for mais recente.

3.24. As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, sendo excluído do processo seletivo aquele que prestar informações inverídicas.

3.25. Efetivada a inscrição não haverá devolução em hipótese alguma da taxa ou de outras importâncias pagas, a qualquer titulo, salvo em caso de anulação do Processo Seletivo Simplificado.

3.26. Não serão aceitas inscrições por via postal, fac-símile, condicional e/ou extemporânea.

3.27. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda aos requisitos fixados neste edital, essa será automaticamente cancelada.

3.28. O documento de identificação utilizado no ato da inscrição deverá ser o mesmo a ser apresentado quando da realização dos sorteios e da Prova de Desempenho Didático.

3.29. São considerados documentos oficiais de identificação: Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Corpos de Bombeiros Militares, pelos Órgãos Fiscalizadores de Exercício Profissional (Ordens, Conselhos, etc.), Passaportes, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, Carteiras Funcionais do Ministério Público e Magistratura, Carteiras Funcionais expedidas por Órgão Público que valham como identidade na forma da Lei.

3.30. Não serão aceitos como documentos de identificação: Certidões de Nascimento, CPF, Títulos Eleitorais, Carteiras de Motorista (modelo antigo), Carteiras de Estudante, Carteiras Funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

3.30.1. Os documentos deverão estar atualizados e em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato e sua assinatura.

3.31. O documento de identificação do candidato deverá ser apresentado na sua forma original.

3.32. O candidato que não tiver sua inscrição homologada no sítio do IFBA poderá comparecer, no dia do sorteio da ordem de apresentação da aula pública, munido do comprovante original de pagamento da taxa inscrição e do documento de identificação utilizado para efetuar a inscrição, sendo imprescindível a entrega da cópia do referido comprovante de pagamento ao presidente da Banca Examinadora.

3.33. Só serão aceitos comprovantes, cujo pagamento tenha sido efetuado até o dia 14/01/2014.

4. DO PROCESSO SELETIVO

4.1. O Processo Seletivo Simplificado visa o preenchimento das vagas definidas neste edital e daquelas que porventura surjam durante a validade do certame.

4.2. Da Estrutura

4.2.1. O Processo Seletivo Simplificado será realizado em uma única etapa constituída de:

a) Prova de Desempenho Didático (eliminatória e classificatória);

b) Avaliação de Títulos (classificatória).

4.2.2. As provas serão avaliadas por Banca Examinadora constituída de 03 (três) membros devidamente graduados existindo, no mínimo, um componente com formação acadêmica superior à exigida para a vaga em disputa.

4.2.3. À Prova de Desempenho Didático serão atribuídas notas de 0,00 (zero) a 10,00 (dez), sendo considerados, inclusive, os valores decimais.

4.2.4. À Avaliação de Títulos serão atribuídos, no máximo, 10,00 (dez) pontos, de acordo com os parâmetros estabelecidos no Barema constante do Anexo II deste edital, independentemente da quantidade de títulos e do tempo de experiência profissional apresentados pelo candidato.

4.2.4.1. Em havendo experiências profissionais ocorridas num mesmo período, será considerada, para fins de avaliação, apenas uma delas.

4.2.5. Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada para as Provas de Desempenho Didático ou realização das mesmas fora dos locais e horários determinados.

4.2.6. Todas as convocações para realização dos sorteios da ordem de apresentação, assim como os resultados finais, serão divulgadas no sítio www.ifba.edu.br e na portaria do prédio da Reitoria.

4.3. Da Prova de Desempenho Didático:

4.3.1. A Prova de Desempenho Didático consiste na apresentação de uma aula pública, que terá como objetivo avaliar o candidato quanto ao domínio do assunto, à capacidade de comunicação, de organização do pensamento e de planejamento, e a metodologia de aula.

4.3.2. Para realização da Prova de Desempenho Didático serão estipulados 10 (dez) pontos (temas) específicos para cada área de conhecimento, conforme Anexo III deste edital.

4.3.3. De caráter eliminatório e classificatório, a Prova de Desempenho Didático constará de uma aula pública, com duração de 50 (cinquenta) minutos, acerca do ponto (tema) sorteado para o candidato.

4.3.3.1. Na aula pública não será permitida, em hipótese alguma, a presença de candidatos concorrentes.

4.3.4. Serão realizados dois sorteios distintos, sendo um para definir a ordem de apresentação da Prova de Desempenho Didático e outro para definir o ponto (tema) que será abordado na aula pública.

4.3.4.1. O sorteio da ordem de apresentação da aula pública, para todos os candidatos, ocorrerá entre os dias 21/01/2014 e 25/01/2014.

4.3.4.1.1. O dia, a hora e o local definitivos para o sorteio da ordem de apresentação da aula pública serão divulgados no sítio www.ifba.edu.br e na portaria do prédio da Reitoria até o dia 17/01/2014.

4.3.4.1.2. O candidato deverá comparecer ao campus do qual concorrerá à vaga no dia da realização do sorteio da ordem de apresentação da aula pública, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o início do referido sorteio, munido do documento original de identificação utilizado no ato da inscrição e dos respectivos títulos para avaliação.

4.3.4.1.3. Iniciado o sorteio da ordem de apresentação da aula pública não será permitida, sob quaisquer hipóteses, a participação de candidatos retardatários.

4.3.4.2. O sorteio dos pontos (temas) ocorrerá com uma antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas da realização da Prova de Desempenho Didático.

4.3.4.2.1. O candidato deverá comparecer ao campus do qual concorrerá à vaga no dia da realização do sorteio dos pontos, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o início do mesmo.

4.3.4.2.2. Iniciado o sorteio dos pontos não será permitida, sob quaisquer hipóteses, a participação de candidatos retardatários.

4.3.4.3. Havendo indisponibilidade de infraestrutura adequada no referido campus, os sorteios poderão ser realizados em outro campus do IFBA.

4.3.4.4. Na impossibilidade de comparecimento aos sorteios, o candidato poderá se fazer representar através de procuração pública ou particular, sendo que neste último caso deverá ser anexada uma cópia autenticada do documento de identificação do candidato utilizado no ato da inscrição.

4.3.4.4.1. O instrumento de procuração deverá ficar de posse da Banca Examinadora.

4.3.4.5. O não comparecimento do candidato ou do seu procurador no dia, hora e local definidos para os sorteios implicará na sua eliminação do certame.

4.3.5. O candidato deverá comparecer ao campus do qual concorrerá à vaga para a realização da Prova de Desempenho Didático, munido do documento original de identificação utilizado no ato da inscrição.

4.3.5.1. Havendo indisponibilidade de infraestrutura adequada no referido campus, a prova poderá ser realizada em outro campus do IFBA.

4.3.6. O candidato deverá entregar à Banca Examinadora, quando da realização da Prova de Desempenho Didático, 03 (três) vias do seu Plano de Aula.

4.3.6.1. O IFBA disponibilizará aos candidatos apenas lousa e pincel atômico. Demais recursos didáticos e/ou tecnológicos ficarão a cargo do próprio candidato.

4.3.6.2. O IFBA não se responsabiliza por possíveis falhas em equipamentos de propriedade do candidato, utilizados para apresentação da aula pública.

4.3.7. A nota da Prova de Desempenho Didático será a média aritmética das três notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, numa escala de 0,00 (zero) a 10,00 (dez), sendo automaticamente eliminado o candidato que obtiver média inferior a 6,00 (seis) pontos.

4.3.7.1. Será atribuída nota 0,00 (zero) ao candidato que abordar, na Prova de Desempenho Didático, tema diverso daquele que lhe couber no sorteio do ponto.

4.4. Da Avaliação de Títulos

4.4.1. Os títulos deverão ser entregues impreterivelmente no dia do sorteio da ordem de apresentação da aula pública.

4.4.1.1. Os títulos serão entregues à Banca Examinadora após a realização do sorteio da ordem de apresentação da aula pública.

4.4.2. O candidato deverá apresentar os títulos originais e as respectivas cópias legíveis ou, se preferir, apresentar apenas as cópias, mas desde que devidamente autenticadas.

4.4.2.1. Os títulos deverão estar devidamente numerados na sequência número da página/total de páginas, e organizados seguindo rigorosamente a ordem prevista no Barema, sendo indispensável constar uma capa com a identificação do candidato e os dados da vaga para a qual concorre, tais como: a lotação (campus), a área de conhecimento e o regime de trabalho.

4.4.2.2. Não serão aceitos títulos apresentados em desacordo com o estabelecido nos subitens 4.4.1., 4.4.1.1., 4.4.2., 4.4.2.1.

4.4.3. Os títulos serão avaliados pelos membros da Banca Examinadora, com base no Barema constante do Anexo II deste edital, perfazendo um total de 10 (dez) pontos, sendo atribuída ao candidato uma nota que varia entre 0,00 (zero) a 10,00 (dez).

4.4.3.1. Para efeito de pontuação só será considerada a titulação acadêmica apresentada na forma de diploma, ou certificado de conclusão do curso com o respectivo histórico escolar.

4.4.3.2. A nota da avaliação de títulos será definida pela soma simples dos pontos obtidos em cada item do referido Barema.

4.4.3.3. Nenhuma titulação ou experiência profissional poderá ser computada mais de uma vez.

4.4.4. As cópias dos títulos entregues para avaliação não mais serão devolvidas ao candidato.

4.4.5. Apenas terão os títulos avaliados os candidatos devidamente classificados na Prova de Desempenho Didático, conforme subitem 4.3.7.

5. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

5.1. Todo o processo de seleção será realizado, preferencialmente, no respectivo campus de origem da vaga para a qual o candidato deseja concorrer.

5.2. Os locais definitivos para realização dos sorteios e das provas serão divulgados posteriormente através do sítio www.ifba.edu.br e na portaria do prédio da Reitoria.

5.3. A relação de endereços dos campi do IFBA encontra-se disponível no Anexo IV deste edital.

6. DO RESULTADO E DA CLASSIFICAÇÃO

6.1. O resultado será apresentado em lista única, separando os candidatos por lotação, área de conhecimento e regime de trabalho, com as seguintes informações: nota da Prova de Desempenho Didático, nota da Avaliação de Títulos e nota final.

6.2. A nota final de cada candidato será a média ponderada das notas obtidas nas duas avaliações, considerando os respectivos pesos abaixo estabelecidos:

a) Prova de Desempenho Didático - Peso 7 (sete)

b) Avaliação de Títulos - Peso 3 (três)

6.3. A nota final do candidato será obtida utilizando-se a seguinte fórmula: Nota Final = ((Nota Prova Desempenho Didático x Peso 7) + (Nota Avaliação de Títulos x Peso 3)) / 10

6.4. A classificação do candidato dar-se-á por lotação, área de conhecimento, regime de trabalho, e em ordem decrescente de nota final, sendo o primeiro classificado aquele candidato que obtiver a maior nota final.

6.5. Havendo empate, terá preferência, para efeito de classificação no certame, o candidato que sucessivamente e em ordem de prioridade:

a) Obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

b) Possuir maior tempo de experiência de ensino;

c) Possuir maior titulação acadêmica;

d) Possuir maior idade.

6.5.1. Havendo candidatos que se enquadrem na condição de idoso, nos termos da Lei nº. 10. 741/03 e em caso de igualdade no total de pontos, o primeiro critério de desempate será a idade, dando-se preferência ao candidato de idade mais elevada. Os demais critérios seguirão a ordem estabelecida no subitem 6.5.

6.6. Após o julgamento das Bancas Examinadoras será divulgado no sítio www.ifba.edu.br e na portaria do prédio da Reitoria o resultado preliminar do processo seletivo, apresentando os candidatos por ordem de classificação com suas respectivas notas.

6.7. Será facultado ao candidato apresentar um único recurso, devidamente fundamentado, quanto ao resultado preliminar do referido processo.

6.7.1. O recurso deverá ser interposto no prazo improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas contadas da data de divulgação, no sítio institucional, do resultado preliminar.

6.7.2. O recurso fundamentado deverá ser dirigido à Reitora do IFBA, enviado por correspondência expressa (SEDEX), "Aos cuidados do Departamento de Desenvolvimento e Movimentação de Pessoal - DEMP", para o endereço: Av. Araújo Pinho, nº. 39, Canela - Salvador/BA. CEP: 40.110.150.

6.7.3. Só serão aceitos recursos cuja postagem tenha ocorrido dentro do prazo estabelecido no subitem 6.7.1.

6.7.4. Não serão aceitos recursos enviados em desacordo com os subitens 6.7.1. e 6.7.2.

6.7.5. O IFBA não se responsabiliza pelo não recebimento de documentos postados devido a eventuais extravios.

6.8. A Reitora, antes de proferir a sua decisão final poderá ouvir a(s) Banca(s) Examinadora(s).

6.8.1. O resultado da análise dos recursos interpostos será divulgado no sítio www.ifba.edu.br e na portaria do prédio da Reitoria.

6.9. Na hipótese de deferimento do recurso interposto, o IFBA procederá à retificação necessária.

6.10. Após a análise dos recursos interpostos será divulgado, no do sítio www.ifba.edu.br e na portaria do prédio da Reitoria, o resultado final do processo seletivo.

6.11. A Reitora do IFBA poderá anular, total ou parcialmente, o resultado final deste Processo Seletivo Simplificado, desde que devidamente fundamentada.

7. DA HOMOLOGAÇÃO

7.1. A homologação do resultado final do certame será publicada no Diário Oficial da União, e sua divulgação será feita através do sítio www.ifba.edu.br.

8. DA CONTRATAÇÃO

8.1. A mera classificação do candidato não assegura o direito à contratação.

8.2. O IFBA reserva-se ao direito de contratar os candidatos seguindo rigorosamente a ordem de classificação e de acordo com sua necessidade e conveniência.

8.3. O candidato classificado será convocado, por meio do telefone e/ou endereço eletrônico ou residencial informados na ficha de inscrição, para apresentar a documentação comprobatória de acordo com os requisitos estabelecidos no item 2.1. deste edital, e conforme a necessidade da instituição.

8.4. É de responsabilidade exclusiva do candidato a atualização dos seus dados cadastrais junto ao IFBA.

8.4.1. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos decorrentes da não atualização de seus dados cadastrais.

8.5. O candidato será contratado temporariamente para atuar no magistério do ensino básico, técnico e tecnológico.

8.6. O contrato de trabalho inicial terá uma vigência de até 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado, sucessivamente, através da assinatura de termos aditivos, até um limite máximo de 24 (vinte e quatro) meses.

8.6.1. A celebração do contrato temporário não gera vínculo empregatício para com a instituição.

9. DA VALIDADE

9.1. O prazo de validade deste Processo Seletivo Simplificado será de 1 (um) ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, desde que seja conveniente ao IFBA.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. A inexatidão ou a falsidade documental, ainda que verificadas posteriormente à realização do Processo Seletivo Simplificado, implicará a eliminação sumária do candidato, sendo declarada nula, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes.

10.2. Será excluído do Processo Seletivo Simplificado o candidato que:

a) Não cumprir todas as disposições contidas neste edital;

b) Agir com incorreção ou descortesia com qualquer membro da equipe responsável pelo Processo Seletivo Simplificado;

c) Deixar de comparecer a qualquer uma das etapas deste Processo Seletivo Simplificado, exceto no caso previsto no subitem 4.3.4.4.;

d) Usar de meios fraudulentos durante a realização das provas.

10.3. Constituem-se anexos deste edital:

Anexo I - Quadro Demonstrativo de Vagas;

Anexo II - Barema;

Anexo III - Relação de Pontos para a Prova de Desempenho Didático;

Anexo IV - Relação de Endereços dos campi do IFBA.

10.4. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de aprovação, classificação ou notas obtidas, valendo para esse fim o resultado final homologado e publicado no Diário Oficial da União.

10.5. O acompanhamento das publicações de editais, avisos e comunicados relacionados ao Processo Seletivo Simplificado é de responsabilidade exclusiva do candidato.

10.6. O candidato convocado, que se recusar a assinar o contrato, será definitivamente eliminado do certame.

10.7. O candidato classificado poderá ser convidado para assumir vaga compatível em outro campus do IFBA, exclusivamente a critério deste Instituto. Todavia, a não aceitação do convite não acarretará qualquer prejuízo quanto à sua classificação original.

10.8. Os candidatos contratados poderão ministrar aulas em disciplinas consideradas afins, a critério do campus de lotação.

10.9. Os casos omissos serão resolvidos pela Reitoria do IFBA, ouvida a Procuradoria Jurídica da instituição, se necessário.

Salvador, 13 de dezembro de 2013.

AURINA OLIVEIRA SANTANA
Reitora

ANEXO I

QUADRO DEMONSTRATIVO DE VAGAS

LOTAÇÃO

ÁREA DE CONHECIMENTO

REGIME TRAB.

Nº. VAGAS

FORMAÇÃO ACADÊMICA EXIGIDA

REMUNERAÇÃO MENSAL

Barreiras

Ciência da Computação

40 horas

1

Licenciatura ou Bacharelado em Informática ou em Ciência da Computação ou em Sistemas de Informação ou em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou em Processamento de Dados ou Curso Superior em Tecnologia em Processamento de Dados ou em Tecnologia da Informação ou em Análise e Desenvolvimento Sistemas ou Graduação em Administração com habilitação em Análise de Sistemas.

2.714,89 (Remuneração Básica) + 373,00 (Auxilio Alimentação)

Desenho

40 horas

1

Licenciatura Plena em Desenho ou Licenciatura Plena em Desenho e Plástica ou Graduação em Arquitetura ou Graduação em Arquitetura e Urbanismo ou Graduação em Engenharia Civil.

Bromado

Desenho

20 horas

1

Licenciatura Plena em Desenho ou Licenciatura Plena em Desenho e Plástica ou Graduação em Arquitetura ou Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

R$ 1.914,58 (Remuneração Básica) + R$ 186,50 (Auxilio Alimentação)

Engenharia de Minas

20 horas

1

Graduação em Engenharia de Minas.

Geologia Minérios

40 horas

1

Graduação em Geologia.

R$ 2.714,89 (Remuneração Básica) + R$ 373,00 (Auxilio Alimentação)

Topografia

40 horas

1

Graduação em Engenharia de Agrimensura ou Graduação em Engenharia Civil.

Língua Estrangeira Moderna: Inglês

40 horas

1

Licenciatura em Letras com Língua Estrangeira: Inglês ou Licenciatura em Língua Inglesa ou Licenciatura em Língua Estrangeira Moderna: Inglês.

Feira de Santana

Eletrotécnica

40 horas

1

Licenciatura em Eletricidade ou Curso Superior em Tecnologia em Eletricidade ou Graduação em Engenharia Elétrica.

R$ 2.714,89 (Remuneração Básica) + R$ 373,00 (Auxilio Alimentação)

Materiais de Construção

40 horas

1

Graduação em Engenharia Civil.

Jacobina

Engenharia Mecânica

40 horas

1

Graduação em Engenharia Mecânica.

R$ 2.714,89 (Remuneração Básica) + R$ 373,00 (Auxilio Alimentação)

Salvador

Engenharia Química

40 horas

1

Graduação em Engenharia Química ou Engenharia de Alimentos, com Mestrado em Engenharia.

R$ 3.549,94 (Remuneração Básica) + R$ 373,00 (Auxilio Alimentação)

Construção Civil/Topografia

40 horas

1

Graduação em Engenharia Civil ou Engenharia de Agrimensura, ou Curso Superior em Tecnologia em Construção Civil, ou Licenciatura em Construção Civil.

R$ 2.714,89 (Remuneração Básica) + R$ 373,00 (Auxilio Alimentação)

Santo Amaro

Eletromecânica

40 horas

1

Graduação em Engenharia Mecânica ou

Graduação em Engenharia Industrial Mecânica ou Curso Superior em Tecnologia Mecânica ou Curso Superior em Tecnologia de Manutenção ou Licenciatura em Mecânica.

R$ 2.714,89 (Remuneração Básica) + R$ 373,00 (Auxilio Alimentação)

Valença

Língua Estrangeira Moderna: Inglês e Inglês Instrumental

40 horas

1

Licenciatura Plena em Letras com Língua

Estrangeira - Inglês.

R$ 2.714,89 (Remuneração Básica) + R$ 373,00 (Auxilio Alimentação)

Matemática, Educação Matemática, Ensino da Matemática

40 horas

1

Bacharelado em Matemática com Pós-graduação Lato Sensu em Educação Matemática ou em Informática Aplicada á Educação ou Licenciatura em Matemática com Pós-graduação Lato Sensu em Matemática.

R$ 2.968,02 (Remuneração Básica) + 373,00 (Auxilio Alimentação)

Vitória da Conquista

Eletrotécnica

40 horas

2

Licenciatura Plena em Eletricidade ou Graduação em Engenharia Elétrica ou Graduação em Engenharia Industrial Elétrica.

R$ 2.714,89 (Remuneração Básica) + R$ 373,00 (Auxilio Alimentação)

ANEXO II

AREMA

ITENS

VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

1. TITULAÇÃO ACADÊMICA

Doutorado (máximo 1 título)

2,00

2,00

Mestrado (máximo 1 título)

1,50

1,50

Especialização lato sensu com carga horária mínima de 360 horas (máximo 2 títulos)

1,00

2,00

Licenciatura Plena (máximo 1 título)

0,50

0,50

2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2.1. Atividade Docente

Por cada ano completo em instituição federal de ensino (máximo 10 anos completos)

0,20

2,00

Por cada ano completo em demais instituições de ensino (máximo 10 anos completos)

0,10

1,00

2.2. Outros

* Aprovação em concurso público federal para cargo de professor efetivo (máximo de 05 aprovações)

0,20

1,00

* A comprovação de aprovação em concurso público federal para cargo de professor efetivo deverá ser feita através da apresentação de cópia da publicação, no Diário Oficial da União, da homologação do resultado final.

ANEXO III

RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO BARREIRAS

Área de Conhecimento: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

1

Engenharia de Software: Qualidade em desenvolvimento

2

Arquitetura de computadores

3

Lógica de Programação

4

Administração de Servidores

5

Análise de Sistemas orientada a objetos

6

Banco de Dados

7

Conceitos e desenvolvimentos de Sistemas Operacionais

8

Redes de Computadores: topologias, meios de transmissão, equipamentos de comunicação, gestão de redes de computadores.

9

Programação orientada a objetos

10

Sistema de Informação: desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de informações gerenciais.

Área de Conhecimento: DESENHO

1

Polígonos regulares e irregulares

2

Tangência e concordância

3

Sólidos geométricos

4

Planificação de poliedros regulares e irregulares

5

Axonometria ortogonal e obliqua

6

Noções de geometria descritiva: estudo do ponto e estudo da reta, a partir de um poliedro apoiado nos planos de nível, frontal e de perfil, representados no espaço e em épura

7

Vista ortográficas principais; cortes

8

Desenho técnico: formato de papel; linhas convencionais; escalas; cotas

9

A geometria plana (euclidiana) e a geometria descritiva (projetiva) aplicados ao desenho técnico

10

Desenho assistido por computador - CAD (Construção Civil, Elétrica e Mecânica)

BRUMADO

Área de Conhecimento: DESENHO

1

Polígonos regulares e irregulares

2

Tangência e concordância

3

Sólidos geométricos

4

Planificação de poliedros regulares e irregulares

5

Axonometria ortogonal e obliqua

6

Noções de geometria descritiva: estudo do ponto e estudo da reta, a partir de um poliedro apoiado nos planos de nível, frontal e de perfil, representados no espaço e em épura

7

Vistas ortográficas principais; cortes

8

Desenho técnico: formato de papel; linhas convencionais; escalas; cotas

9

A geometria plana (euclidiana) e a geometria descritiva (projetiva) aplicados ao desenho técnico

10

Desenho assistido por computador - CAD (Construção Civil)

Área de Conhecimento: ENGENHARIA DE MINAS

1

Beneficiamento de minério e uso de tecnologias atuais

2

Lavras a céu aberto e subterrâneas, conceitos e tipos de minérios associados

3

Métodos superficiais e subterrâneos de pesquisa mineral

4

Segurança e legislação aplicações aos tipos de lavra

5

Mineração, histórico, desenvolvimento e atualidade

6

Tratamento/ beneficiamento de substâncias minerais da construção civil

7

Pesquisa, desenvolvimento/evolução da mina- uso de ferramentas geotecnológicas.

8

Plano de fogo; aplicações, equipamentos e distribuições

9

Fechamento, avaliação ambiental e adequação/recuperação da área da mineração.

10

PRAD, EIA e RIMA, principais atribuições

Área de Conhecimento: GEOLOGIA: MINÉRIOS

1

Métodos de beneficiamento de minério

2

Tipo de lavras, conceitos e aplicações

3

Métodos superficiais e subterrâneos de pesquisa mineral

4

Segurança e legislação aplicações aos tipos de lavra

5

Mineração, histórico, desenvolvimento e atualidade

6

Geologia econômica aplicações e ocorrências minerais

7

Recuperação de áreas degradadas, associações e aplicações

8Sensoriamento remoto aplicado a Geologia Ambiental
9Geologia meio ambiente e atribuições
10PRAD, EIA e RIMA, principais atribuições

Área de Conhecimento: TOPOGRAFIA

1

Levantamento planimétrico

2

Levantamento altimétrico

3

Nivelamento geométrico e trigonométrico

4

Instrumentos utilizados em topografia

5

Curvas horizontais e verticais de concordância

6

Locação de taludes

7

Taqueometria

8

Terraplenagem para plataforma

9

Arruamentos e loteamentos

10

Locação de obra

Área de Conhecimento: LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA: INGLÊS

1

Compreensão de textos em Língua Inglesa

2

Marcadores discursivos: conjunções e preposições

3

Fonética da Língua Inglesa

4

A integração das novas tecnologias no ensino de Língua Inglesa

5

Formação de palavras: afixos

6

Voz passiva e ativa: significados, formas e utilizações

7

Gêneros textuais: uso da diversidade textual no ensino da Língua Inglesa

8

Verbos modais: significados, formas e utilizações

9

Presente perfeito e passado: significados, formas e utilizações

10

Futuro com will e futuro com going to: significados, formas e utilizações

FEIRA DE SANTANA

Área de Conhecimento: ELETROTÉCNICA

1

Análise de circuitos elétricos de corrente continua e de corrente alternada monofásicos e trifásicos simétricos e assimétricos

2

Magnetismo, eletromagnetismo, circuitos magnéticos e indução eletromagnética

3

Sistemas elétricos de potencia: geração, transmissão, distribuição e utilização de energia, cálculos de faltas assimétricas, proteção de máquinas e linhas de transmissão

4.

Máquinas elétricas: transformadores, máquinas síncronas, máquinas assíncronas e máquinas com comutador

5

Eficiência energética e fontes alternativas de geração de energia

6

Qualidade da energia, indicadores, distorção harmônica, problemas e soluções

7

Instalações elétricas de baixa, média e alta tensão: projetos, normas técnicas, tecnologias dos materiais e segurança

8

Medidas e ensaios elétricos: confiabilidade metrológica, medidas de precisão de resistência elétrica, medidas diretas e indiretas de potência e energia elétrica, medidas de resistência de aterramento e resistividade do solo, e ensaios de cabos, máquinas e aparelhos elétricos

9

Manutenção elétrica: manutenção preditiva, planejamento e execução de manutenção

10

Automação elétrica industrial: controladores lógicos programáveis, partida e controle de velocidade de motores CC e CA

Área de Conhecimento: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

1

Materiais cerâmicos

2

Madeiras para construção civil

3

Metais ferrosos e não ferrosos na construção civil

4.

Aglomerantes

5

Agregados para argamassas e concretos

6

Aditivos para concretos e argamassas

7

Polímeros na construção civil

8

Argamassas e concretos: materiais, dosagem e propriedades

9

Controle tecnológico do concreto

10

Classificação e identificação do solo

JACOBINA

Área de Conhecimento: ENGENHARIA MECÂNICA

1

Equipamentos industriais (rotativos e estáticos): operação, manutenção, especificação e testes.

2

Soldagem (tecnologia de soldagem, eletrodo revestido, mig-mag, tig, oxi-acetileno, aspectos práticos e aplicações).

3

Materiais metálicos e não-metálicos (teoria geral, aplicações e especificações).

4

Elementos de máquinas.

5

Inspeção de equipamentos - visual, dimensional, liquido penetrante, partícula magnética (teoria e prática), raio x, ultrassom.

6

Metalografia; Macrografia; Micrografia: Tratamentos Térmicos dos aços.

7

Materiais de construção mecânica/tratamentos térmicos e termoquímicos.

8Hidráulica e pneumática.
9Manutenção Mecânica.
10Produção mecânica.

SALVADOR

Área de Conhecimento: ENGENHARIA QUÍMICA

1

Projetos de secagem de sólidos.

2

Projetos de evaporadores.

3

Cristalização.

4

Extração liquido-liquido para sistemas não-ideais.

5

Destilação multicomponente.

6

Adsorção de gases.

7

Modelagem de reatores com escoamento não-ideais.

8

Reatores não-isotérmicos.

9

Reatores heterogêneos.

10

Absorção/Stripping.

Área de Conhecimento: CONSTRUÇÃO CIVIL/TOPOGRAFIA

1

Topografia: definição, divisão, histórico, objetivos, importância, e distinção com a Geodésia. Tipos, métodos e normas de execução de levantamentos topográficos. (NBR 13133:1994 Versão corrigida: 1996).

2

Ângulos horizontais em um polígono: tipos de ângulos, orientação magnética e geográfica, transformações, linhas isogônicas, linhas agônicas e isopóricas, cálculo de azimute e rumo no polígono, erro e compensação angular.

3

Sistema de projeção local: cálculo de coordenadas relativas e absolutas, verificações, tolerância e compensação. Avaliação de área pelo processo analítico.

4

Levantamento topográfico planimétrico: fases de um levantamento; métodos de levantamento da poligonal e de detalhes do terreno (caminhamento, decomposição em triângulos, interseção, coordenadas, irradiação).

5

Levantamento topográfico altimétrico: definição de altitude, cota, nível verdadeiro e aparente. Tipos de nivelamento: definição, operações de campo e cálculos. Representação de relevo: perfis e curvas de nível (interpolação pelos métodos gráfico e analítico).

6

Sistema de Posicionamento GPS: receptores GPS, principais métodos e erros em um levantamento planimétrico.

7

Instrumentos Topográficos: características e manuseio em levantamentos topográficos planimétricos, altimétricos e planialtimétricos.

8

Projeto geométrico horizontal: levantamento topográfico; elaboração do projeto; curvas horizontais (simples, composta e de transição) e seus pontos notáveis; locação do projeto.

9

Projeto geométrico vertical: nivelamento; greide com seus pontos notáveis; cota vermelha, offsets, volume de terra; locação do projeto.

10

Locação de obra civil: cálculo de ângulos e distâncias para locação do projeto através do método de amarração por coordenadas bipolares; descrição do processo de campo na implantação do gabarito e acompanhamento da obra.

SANTO AMARO

Área de Conhecimento: ELETROMECANICA

1

Magnetismo, Eletromagnetismo e Geração de Tensão Alternada Senoidal.

2

Semicondutores, Diodo, Transistores, Tiristores - SCR, Circuito Retificador Trifásico.

3

Circuitos trifásicos equilibrados e desequilibrados.

4

Instrumentação Industrial - Introdução a Controle Industrial, Características de Instrumentos de Medição, Sensores, Atuadores.

5

Projetos de Instalações Elétricas Prediais e Industriais.

6

Dispositivos de Proteção (fusíveis, relés, etc.), Comandos Elétricos e Acionamento.

7

Sensores indutivos, fotoelétrico e capacitivos; sensor detector de proximidade e transdutores.

8

Motores CA, Monofásico e Trifásico: Partida direta, partida estrela triângulo e Partida com chave compensadora. Transformadores Monofásicos e Trifásicos.

9

Soft-Start e Inversores de freqüência.

10

CLP's: Aplicações, arquitetura básica,especificações, programação em Linguagem Lader.

VALENÇA

Área de Conhecimento: LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA: INGLÊS E INGLÊS INSTRUMENTAL

1

Intercultural approach in english teaching.

2

Vocabulary acquisition in english teaching.

3

The use of new technologies for english teaching.

4

Linguistic variation issues in english teaching (World Englishes).

5

Integrating the four skills in english teaching (reading, writing, listening and speaking).

6

Literary texts in english teachin

7

Reading strategies in ESP - English for Specific Purposes (ESP is a technical term, called "Inglês instrumental" in brazilian academics studies of english teaching didactics).

8

The use of authentic texts in english teaching.

9Noun phrases x verb phrases.
10Verb distinctions in lexical and grammatical aspects.

Área de Conhecimento: MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO DA MATEMÁTICA

1

Função: definição, composta, inversa. Função Afim e Função Quadrática. Aplicações.

2

Estatística

3

Análise Combinatória e Probabilidade

4

Trigonometria

5

Geometria Plana

6

Cálculo Integral e Diferencial

7

Álgebra Linear: sistemas de equações lineares, espaços vetoriais, transformações lineares

8

Álgebra Vetorial

9

Polinômios e Equações Algébricas

10

Ensino da Matemática com ênfase nas tecnologias

VITÓRIA DA CONQUISTA

Área de Conhecimento: ELETROTÉCNICA

1

Análise de circuitos elétricos de corrente continua e de corrente alternada monofásicos e trifásicos simétricos e assimétricos

2

Magnetismo, eletromagnetismo, circuitos magnéticos e indução eletromagnética

3

Sistemas elétricos de potencia: geração, transmissão, distribuição e utilização de energia, cálculos de faltas assimétricas, proteção de máquinas e linhas de transmissão

4

Máquinas elétricas: transformadores, máquinas síncronas, máquinas assíncronas e máquinas com computador

5

Eficiência energética e fontes alternativas de geração de energia

6

Qualidade da energia, indicadores, distorção harmônica, problemas e soluções

7

Instalações elétricas de baixa, média e alta tensão: projetos, normas técnicas, tecnologias dos materiais e segurança

8

Medidas e ensaios elétricos: confiabilidade metrológica, medidas de precisão de resistência elétrica, medidas diretas e indiretas de potência e energia elétrica, medidas de resistência de aterramento e resistividade do solo, e ensaios de cabos, máquinas e aparelhos elétricos.

9

Manutenção elétrica: manutenção preditiva, planejamento e execução de manutenção

10

Automação elétrica industrial: controladores lógicos programáveis, partida e controle de velocidade de motores CC e CA

ANEXO IV

RELAÇÃO DE ENDEREÇOS DOS CAMPI DO IFBA

CAMPUS BARREIRAS Rua das Várzeas, s/nº, Centro - Barreiras/BA. Tel. (77) 3611-5023/3611-5419

CAMPUS BRUMADO Rua Antônio Carlos Magalhães, s/nº, Edfício da Universidade Aberta, 12 andar, Bairro do Tanque - Brumado/BA. Telefax: (77) 3441-3443

CAMPUS FEIRA DE SANTANA  Av. Dep. Luis Eduardo Magalhães, BR 324, Km 102, Bairro Aviário - Feira de Santana/BA. Telefax: (75) 3221-6475 / 3225-3480

CAMPUS JACOBINA Av. Centenário, nº 500, Nazaré - Jacobina/BA. Tel. (74) 3621-1810

CAMPUS SALVADOR Rua Emídio dos Santos s/n, Barbalho - Salvador/BA. Telefax: (71) 2102-9505 / 9504

CAMPUS VALENÇA-TENTO Rua do Arame, s/n, Tento - ValençaBA. Tel. (75) 3641-3051 Telefax: (75) 3641-3050

CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA Av. Amazonas, nº 3.150, Zabelê - Vitória da Conquista/BA. Tel. (77) 3426-2271 Telefax: (77) 3426-2421

178707

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231