Fundação de Esportes de Londrina - PR

FUNDAÇÃO DE ESPORTES DE LONDRINA

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL N° 001/2013-FEL

Notícia:   Abertas vagas para estágio destinadas a Fundação de Esportes de Londrina - PR

GINÁSIO DE ESPORTES MORINGÃO
Rua Gomes Carneiro, 315 - Jardim Higienópolis
CEP 86.015- 240 - Londrina- PR
Fone: (43) 3372 9191 Fax: (43) 3372 9100
felsport@londrina.pr.gov.br

ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO DESTINADO AO DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIOS NA FUNDAÇÃO DE ESPORTES DE LONDRINA.

Faço pública para conhecimento dos interessados a abertura de Processo Seletivo destinado a estudantes regularmente matriculados, em Instituições de Ensino devidamente conveniadas com este Município, nos cursos de nível superior nas áreas de Educação Física e Esporte, para a realização de Estágio Curricular Não Obrigatório na Fundação de Esportes de Londrina.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 Processo Seletivo constitui-se em seleção isonômica, em primeira etapa, por meio de prova objetiva e dissertativa, contendo 25 (vinte e cinco) questões, sendo 23 (vinte e três) de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas para cada uma delas e 02 (duas) dissertativas, de caráter eliminatório, e em segunda etapa, prova de argüição oral, também eliminatória, sendo estes os critérios de aprovação e classificação, atendidas as disposições deste Edital.

1.2 O Processo Seletivo destina-se a selecionar estudantes para estágios de complementação educacional em atividades acadêmicas compatíveis com o tipo de formação profissional, oportunizando ao(à) candidato(a) a vivência entre a teoria aprendida e a prática realizada.

1.3 Será oportunizado estágio nas modalidades: Futebol/Futsal/Futebol de Areia, Vôlei/Vôlei de Praia, Handebol, Basquetebol, Atletismo, Ciclismo, Xadrez, Ginástica Rítmica, Ginástica Olímpica, Judô, Taekwondô, Tênis de Campo, Tênis de Mesa e Recreação, todas pertencentes ao Projeto Futuro desta Fundação de Esportes, além das demais atividades inerentes ao referido Projeto, ficando o(a) candidato(a)(a) classificado(a)(a) e convocado(a)(a) apto a desempenhar as atividades de competência do Projeto Futuro, além das modalidades elencadas, proporcionando ao acadêmico(a) melhor aprendizado, objeto deste Processo Seletivo.

1.4 Aos(As) candidatos(as)(as) participantes na qualidade de pessoas com deficiência, na acepção da Lei Nº 7.853/89, ficará assegurado o percentual de 10% (dez por cento) das oportunidades de estágio ofertadas.

1.5 O presente procedimento Seletivo terá validade de 06 (seis) meses, a contar da publicação da homologação do resultado final, sendo facultada a prorrogação por igual período.

1.6 Os estagiários convocados(as) estarão subordinados à Lei Federal Nº 11.788/2008, ao art. 10 do Decreto Municipal nº 327/2009 e 1285/2010, sendo regidos por esses e não possuindo, para qualquer efeito, vínculo empregatício com o Município.

1.7 Os (As) candidatos(as)(as) classificados(as) poderão ser convocados(as) para firmar o termo de compromisso de estágio, de acordo com o interesse e conveniência da Administração Municipal, em especial, da Fundação de Esportes de Londrina, assim que comprovadas as notas apresentadas.

1.8 A realização do estágio curricular não obrigatório dar-se-á mediante TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO, celebrado entre estagiário(a) e esta municipalidade, com interveniência da Instituição de Ensino na qual o(a) candidato(a) encontra-se matriculado(a) e desde que essa seja conveniada com este Município, conforme disposto no Decreto Municipal nº 1285/2010. É vedada a celebração de Termo de Compromisso de candidatos(as)(as) que irão concluir o curso acadêmico num período inferior a 6 (seis) meses contados da data prevista para o início do estágio, conforme previsto no Decreto Municipal supramencionado.

1.9 Será concedida bolsa estágio no valor de 1,00% do salário mínimo nacional vigente, por hora realizada, proporcional à carga horária cumprida e estipulada no Termo de Compromisso, conforme determinado no Decreto Municipal nº 1285/2010.

1.10 A bolsa estágio visa auxiliar a cobertura de despesas relacionadas ao estágio, como transporte e alimentação, entre outros, ficando vedada a concessão de qualquer auxílio adicional, não possuindo qualquer natureza salarial.

1.11 A bolsa estágio poderá variar de acordo com o número de dias úteis do período a que se refere, bem como, o número de ausências justificadas ou não, as quais serão descontadas.

1.12 A carga horária do estágio poderá ser de 20 (vinte e três) a 30 (trinta) horas semanais, a critério da Fundação de Esportes.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 Antes de efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) a estágio deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos por este e pelas legislações competentes. Uma vez efetivada a inscrição não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração.

2.2 A inscrição do(a) candidato(a) implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2.3 Ao efetuar a inscrição o(a) candidato(a) estará automaticamente participando do Processo Seletivo.

2.4 A inscrição poderá ser efetuada a partir das 8h do dia 11 de abril de 2013 até às 23h59 do dia 21 de abril de 2013, somente via internet, no endereço eletrônico: www.londrina.pr.gov.br, a qual deverá ser devidamente preenchida pelo(a) candidato(a), observado o horário oficial de Brasília/DF. Ao final da inscrição, deverá o(a) candidato(a) imprimir o comprovante de inscrição.

2.5 As informações prestadas na inscrição serão de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), reservando-se a Prefeitura do Município de Londrina, em especial a Fundação de Esportes de Londrina, o direito de excluir do Teste Seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa e correta, bem como fornecer dados inverídicos.

2.6 Para efetuar a inscrição é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do(a) candidato(a).

2.7 No ato da inscrição será emitido o Cartão d e Inscrição, cujo comprovante deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas.

2.8 A homologação das inscrições será divulgada no dia 23/04/2013, às 17h00, no Quadro de Editais da Fundação de Esportes de Londrina e no sítio eletrônico www.londrina.pr.gov.br.

2.9 Os locais de realização das provas serão divulgados pela Internet, no endereço eletrônico www.londrina.pr.gov.br e no Quadro de Editais da Fundação de Esportes de Londrina, a partir das 17h00min do dia 26/04/2013.

2.10 Não poderá inscrever-se, o(a) candidato(a) que tenha estagiado pelo período igual ou superior a 01 (um) ano e 07 (sete) meses nesta municipalidade, nos casos de estágio curricular não obrigatório remunerado, salvo os casos de ingresso em curso diverso àquele estagiado nesta municipalidade.

2.11 Não poderá ingressar no estágio, mesmo que aprovado e classificado, o(a) candidato(a) que tiver a conclusão de curso prevista por período inferior a 6 (seis) meses, ou estiver com curso concluso, quando da sua convocação no referido teste.

2.12 A Prefeitura do Município de Londrina, em especial a Fundação de Esportes de Londrina, não se responsabilizam por solicitações de inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

2.13 É vedada a inscrição condicional, a extemporânea, a via postal, a via fax ou a via correio eletrônico ou encaminhada em desacordo com os prazos e condições previstos neste edital.

3. DA 1ª ETAPA - PROVA OBJETIVA E DISSERTATIVA

3.1 A seleção dos candidatos(as) na primeira etapa deste Processo Seletivo se dará por meio de prova objetiva e dissertativa, contendo 25 (vinte e cinco) questões, sendo 23 (vinte e três) de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas para cada uma delas e 02 (duas) dissertativas, de caráter eliminatório.

3.2 As questões serão elaboradas com base no conteúdo programático da prova, instituído no ANEXO ÚNICO deste edital.

3.3 A prova está prevista para o dia 28/04/2013, com início às 9 horas, em local a ser divulgado no endereço eletrônico www.londrina.pr.gov.br e no Quadro de Editais da Fundação de Esportes de Londrina, conforme subitem 2.9 deste edital.

3.4 Serão aprovados os(as) candidatos(as) que obtiverem acerto igual ou superior a 12 (doze) questões e sendo classificados por ordem decrescente de acertos.

3.5 A duração da prova será de 02 (duas) horas, sendo que o(a) candidato(a) deverá comparecer ao local de prova com 45 minutos de antecedência do horário estabelecido no subitem 3.3, munido de caneta esferográfica azul ou preta, cartão de inscrição e documento original de identificação.

3.6 Serão considerados documentos de identidade: RG; passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação com foto.

3.7 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, carteiras de passe de ônibus, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.

3.8 Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

3.9 Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida no subitem 3.6 deste edital, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do Teste Seletivo Público.

3.10 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, noventa dias, juntamente com qualquer dos documentos considerados como de identificação, dos quais já foram elencados neste Edital.

3.11 Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados no quadro de editais da Fundação de Esportes de Londrina.

3.12 Não haverá segunda chamada para as provas, nem a realização das mesmas fora da data, do horário e do local predeterminados em edital ou em comunicado, seja qual for o motivo alegado. A ausência do candidato implicará na sua eliminação do Teste Seletivo.

3.13 Os portões de acesso aos locais de realização da Prova serão abertos às 8h15min e fechados às 8h45min, estando impedido, por qualquer motivo, de ingressar o(a) candidato(a) que chegar ao local de prova após o horário estipulado.

3.14 Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os(as) candidatos(as), nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislação.

3.15 O não comparecimento do candidato à prova objetiva implicará a sua eliminação do Teste Seletivo.

3.16 O(a) candidato(a) que usar de atitudes de desacato ou desrespeito com qualquer dos fiscais ou responsáveis pela aplicação da prova, bem como aquele que descumprir o disposto no item 3.14, deste Edital, será excluído do Teste Seletivo.

3.17 O(A) candidato(a) deverá transcrever as respostas da prova objetiva para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção da prova. O preenchimento da folha de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas neste edital e na folha de respostas. Em hipótese alguma haverá substituição da folha de respostas por erro do(a) candidato(a).

3.18 As respostas às questões objetivas serão transcritas para o gabarito com caneta esferográfica com tinta preta ou azul, devendo o(a) candidato(a) assinalar uma única resposta para cada questão.

3.19 Serão de inteira responsabilidade do(da) candidato(a) os prejuízos advindos do preenchimento indevido da folha de respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este edital ou com a folha de respostas dada ou campo de marcação não-preenchido integralmente.

3.20 Não serão computadas, atribuindo-se nota zero às questões objetivas não assinaladas (em branco) na folha de respostas, assim como as questões que contenham mais de uma alternativa assinalada para a mesma questão (ainda que uma delas esteja correta), que contenha emenda, rasura e/ou alternativa marcada a lápis, ainda que legíveis, e quando a alternativa assinalada for a incorreta.

3.21 Em nenhuma hipótese o caderno de provas será considerado para a pontuação do(da) candidato(a).

3.22 Os dois últimos candidatos(as) a terminarem a Prova Objetiva, em cada uma das salas, deverão rubricar, juntamente com os fiscais, a ata de encerramento de aplicação da prova naquela sala.

3.23 O gabarito da prova objetiva será disponibilizado na internet, no dia seguinte ao da realização da prova, às 17h00, no endereço eletrônico www.londrina.pr.gov.br e no quadro de editais da Fundação de Esportes de Londrina.

4. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO DA PRIMEIRA ETAPA

4.1 A nota em cada item da prova objetiva e dissertativa, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 04 (quatro) pontos por questão, caso a resposta do(da) candidato(a) esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas.

4.2 Será reprovado na prova objetiva/dissertativa e eliminado do Teste Seletivo o(a) candidato(a) que obtiver pontuação inferior a 50,00 (cinquenta) pontos.

4.3 O (A) candidato(a) eliminado(a) na forma do subitem 4.2 deste edital não terá classificação no Teste Seletivo.

4.4 A pontuação desta primeira etapa será a soma algébrica das questões que obtiverem acerto.

4.5 Os candidatos(as) serão ordenados de acordo com os valores decrescentes da pontuação obtida na primeira etapa.

4.6 O resultado parcial referente a primeira etapa, será divulgado na internet, no endereço eletrônico www.londrina.pr.gov.br e no quadro de editais da Fundação de Esportes de Londrina, previsto para as 17h do dia 10/05/2013, tendo o(a) candidato(a) 1 (um) dia útil a partir da publicação para interpor recurso quanto à nota e classificação publicada.

5. DA 2ª ETAPA - PROVA ARGUIÇÃO ORAL - CRITÉRIOS E CLASSIFICAÇÃO

5.1 Para a segunda etapa deste Processo Seletivo, serão convocados(as) os(as) 50(cinqüenta) primeiros aprovados(as) e classificados(as) na primeira etapa.

5.2 O (A) candidato(a), obedecida sua ordem de classificação na primeira etapa, será convocado(a) para, no tempo de 10 (dez) minutos, discorrer oralmente sobre tema a ser sorteado pelo(a) candidato(a).

5.3 Os temas, que se trata no subitem anterior, serão elaborados por Banca Examinadora e em conformidade com o conteúdo programático disposto no Anexo Único deste Edital.

5.4 A média nesta etapa, também personalíssima, se dará por notas indicativas de 0 a 100 e será atribuída ao candidato(a) da seguinte forma:

Conhecimento do tema sorteado

Até 25

Capacidade de verbalização

Até 25

Concordância verbal

Até 25

Conclusão de idéias

Até 25

5.5 Em cada quesito elencado no subitem 5.4, utilizar-se-á a tabela abaixo:

Excelente

25

Muito Bom

15

Bom

10

Suficiente

5

Insuficiente

0

5.6 A pontuação da segunda etapa, do(a) candidato(a) no Processo Seletivo se dará pelo total de pontos obtidos, conforme subitem 5.4 e 5.5.

6. DA PONTUAÇÃO FINAL E CLASSIFICAÇÃO GERAL

6.1 A pontuação final do(a) candidato(a) no Processo Seletivo, será computada pela somatória das médias obtidas nas duas etapas, de acordo com o contido nos subitens 4.5 e 5.6 cujo resultado não poderá ser inferior a 50(cinqüenta) pontos:

Exemplo: Pontos obtidos 1ª etapa + Pontos obtidos 2ª etapa / 2 = Pontuação Final

6.2 O(a) candidato(a) que obtiver pontuação inferior a 50(cinqüenta) pontos será desclassificado do Processo Seletivo.

6.3 Os(As) candidatos(as)(as) serão ordenados de acordo com os valores decrescentes da pontuação final, sendo essa considerada sua classificação no Processo Seletivo.

6.4 A classificação Final está prevista para as 17h do dia 29/05/2013, tendo o(a) candidato(a) 1 (um) dia útil a partir da publicação para recorrer quanto à pontuação final e classificação geral publicadas.

7. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

7.1 Em caso de empate no resultado, terá preferência, para efeito de classificação, o(a) candidato(a) que tiver:

a) cursando o período letivo mais avançado, persistindo o empate;

b) maior idade.

8. DOS RECURSOS

8.1 O (A) candidato(a) que desejar interpor recurso contra a nota e classificação final poderá fazê-lo pelo período de 1 (um) dia útil de sua publicação, conforme subitem 4.6 e 6.4, em documento endereçado e protocolizado junto à Fundação de Esportes de Londrina no horário das 12h00 às 18h00, impreterivelmente.

8.2 O (A) candidato(a) deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.

8.3 Os recursos que forem encaminhados por via postal comum, via fax ou via correio eletrônico, não serão admitidos, nem analisados.

8.4 Não serão aceitos recursos de recurso.

9. DA HOMOLOGAÇÃO FINAL E DA CONVOCAÇÃO PARA O ESTÁGIO

9.1 Divulgado o resultado final, depois de transcorridos os prazos e decididos os recursos porventura interpostos, o Teste Seletivo Público será homologado pelo Diretor Presidente da Fundação de Esportes de Londrina e o resultado e classificação final publicados em seu Quadro de Editais e na Internet, no endereço eletrônico www.londrina.pr.gov.br.

9.2 A aprovação no Teste Seletivo não gera direito à convocação e esta obedecerá rigorosamente à ordem de classificação por curso e ficará condicionada à comprovação de documentos, conforme disposto no Decreto Municipal nº 1285/10 e ainda conforme subitem seguinte.

9.3 No ato da convocação o(a) candidato(a) deverá apresentar Histórico Acadêmico(a) ou Declaração, original, atualizado e devidamente assinado e carimbado pela Instituição de Ensino.

9.4 O (A) candidato(a) aprovado(a) será convocado(a) por meio de edital ou pelo endereço eletrônico indicado pelo aluno no ato de sua inscrição via internet, sendo que o edital será divulgado ainda no endereço www.londrina.pr.gov.br e no Quadro de Editais da Fundação de Esportes de Londrina.

9.5 Terá o(a) candidato(a) convocado(a), o prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data estipulada no edital de convocação, para comparecer à Fundação de Esportes de Londrina para orientações quanto aos procedimentos e documentações necessárias para regularização do estágio.

9.6 O (a) candidato(a), classificado e aprovado estará apto a desempenhar atividades, a critério da Fundação de Esportes e desde que inerentes às atividades acadêmicas do graduando.

9.7 A Fundação de Esportes de Londrina não se responsabiliza por informação de endereço eletrônico (e­mail) incorreto, incompleto, desatualizado ou com problemas de recepção.

9.8 É de responsabilidade do(a) candidato(a) manter seu endereço eletrônico (e-mail) atualizado para viabilizar os contatos necessários.

9.9 Onão comparecimento dentro do prazo estabelecido no subitem 9.5, implicará a inabilitação do(a) candidato(a) para o Teste Seletivo, reservando-se à Fundação de Esportes o direito de convocar o(a) próximo(a) candidato(a) da lista de classificação.

9.10 O (A) candidato(a) aprovado(a) e convocado(a) poderá desistir definitiva ou temporariamente da oportunidade de estágio, implicando a desistência temporária, em renúncia à classificação original e passando a posicionar-se em último lugar na lista dos(as) aprovados(as) do curso o qual estiver inscrito.

9.11 A desistência temporária contida no subitem 9.10, deverá ser formalizada mediante protocolo de requerimento de reclassificação, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis a contar da data estipulada no edital de convocação, podendo o(a) candidato(a) usar desse benefício, uma única vez.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Teste Seletivo, bem como de eventuais aditamentos e instruções específicas para a realização do certame.

10.2 As normas e diretrizes quanto ao Programa de Estágio em âmbito municipal estão regidas e disciplinadas pela Lei Federal Nº 11.788/2008, art. 10 do Decreto Municipal nº 327/2009 e Decreto 1285/2010, disponibilizados no endereço eletrônico: http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10233&Itemid=1386

10.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Fundação de Esportes de Londrina.

Londrina, 01 de abril de 2013.

Elber Giovane de Souza
Diretor Presidente

ANEXO ÚNICO

Conteúdo Programático

Assuntos

Atividade cardio respiratória
Etapas do desenvolvimento motor do ser humano
Periodização e cientificação do treinamento
Princípios do treinamento esportivo
Trabalho neuro muscular
Modalidades Esportivas

Sugestão - Referências Bibliográficas

ACHOUR JÚNIOR, Abdallah. Bases para exercícios de alongamento relacionado com a saúde e no desempenho atlético. Londrina: Midiograf,1996.

ACHOUR JUNIOR, A. Exercícios de alongamento: anatomia e fi siologia, ed. Manole, SP, 2006.

ANDREOTTI, R. A. OKUMA, S. S. ANDREOTTI, M. C. MIRANDA, M.L.J. HERNANDES, E. S. C.: ULASOWICZ, C. et AL. Efeitos da PAAF no desenvolvimento da agilidade, tempo de reação, tempo de movimento e equilíbrio em idosos. In: XXI Simpósio internacional de ciências do Esporte,21, 1998. p. 74.

BARBANTI, V. J. Teoria e prática do treinamento desportivo.2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1997.

BARBANTI, V. J. Treinamento físico: bases científicas.3. ed. São Paulo: CLR Balieiro, 1996.

BARBANTI, Valdir José. Teoria e prática do treinamento desportivo. São Paulo: Blucher,1979.

Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul.

DANTAS, Estélio Henrique Martins. A prática da preparação física. 2ª edição. Rio de Janeiro: Sprint,1986.

DELIBERADOR, Ângelo P. Judô: metodologia da participação. Londrina: Lido,1996.

DELIBERADOR, Ângelo P. Metodologia do Desenvolvimento, Personal Training. Midiograf Londrina P.R 1998 Jean Piaget - fases da aprendizagem

MATSUDO,Victor K. R. - Vida ativa para o novo milênio. Revista Oxidologia set/out: 18-24, 1999

Sigmundf Freud - fases do desenvolvimento humano (oral, anal, fálica, adolescência, etc)

Raphael Lorete

Renato Souza Pinto Soeiro - A Contribuição da Escola de Educação Física para O Esporte Nacional: 1933 a 2000. Rio de Janeiro, 2003. Dissertação (Mestrado em Motricidade Humana). Universidade Castelo Branco.

www.academiacorposaude.com.br
www.auladeanatomia.com/sistemamuscular
www.copacabanarunners.net/periodizacao.html
www.edfgonzaga.blogspot.com.br
www.educacaofísica.com.br
www.eef.ufmg.br/gedam/apresentação11.pdf-Similares- Curso de desenvolvimento motor: base para iniciação esportiva.
www.hoops.pt/desporto/fexaerobi.htm
www.guaiba.ulbra.br/seminario/eventos/2007/artigos/pedagogia/196.pdf - Criança e seu desenvolvimento psicomotor. Cristiane Szymanski dos Santos, Simone Dechuta Py, Elisane...
www.omundodacorrida.com
www.portaldaeducação/fisioterapia/artigo24845
www.portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/517/542 - Relação entre aptidão física, esporte e treinamento esportivo. Maria Tereza Silveira Bohme.
www.rgnutri.com.br/sap/avaliação
www.saúde.ig.com.br/pulmão
www.sbafs.org.br/artigos/17.pdf- Alongamento,flexibilidade: definições e contraposições. Abdallah Achour Júnior.
www.sistemanervosonow.blogspot.com.br
www.slideshare.net/vieirapersonal/musculação
www.vetorial.net/coriolis/power;html

164823

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231