FESURV - Universidade de Rio Verde - GO

FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

EDITAL Nº 001/2011

Notícia:   26 vagas para Adjunto I na FESURV - GO

(CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE)

O Reitor da FESURV - Universidade de Rio Verde, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que preceitua o art. 37 da Constituição Federal e a Lei Municipal n. 3.968/2000 (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Rio Verde), torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público Fundacional para provimento de vagas de Professor da Carreira de Magistério Superior da FESURV-Universidade de Rio Verde, sob o regime estatutário e horista, a ser realizado de acordo com as disposições contidas no presente edital e nas demais normas aplicáveis ao caso, para atividades a serem exercidas tanto nos horários diurno quanto noturno, de acordo com as determinações e necessidades da instituição, nos termos da legislação em vigor.

I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Concurso Público objeto deste Edital será realizado para atender as necessidades de determinados setores de ensino, e visa o preenchimento de 26 (vinte e seis) vagas para o cargo de Professor, conforme Quadro Geral de Vagas, distribuídas conforme o Anexo I.

1.1.2. O candidato aprovado neste concurso ingressará no quadro de servidores na classe inicial de professor (regime horista), Nível Adjunto I, cujo valor da hora-aula é de R$ 24,83 (vinte e quatro reais e oitenta e três centavos).

1.1.3. Para concorrer a uma vaga para o cargo de Professor o candidato deverá apresentar titulação mínima de mestre, conforme determina o Quadro Geral de Vagas (Anexo I).

1.1.4. Os títulos de mestrado e de doutorado exigidos para este concurso devem ter sido obtidos na forma da legislação vigente, com validade nacional e em cursos recomendados pela CAPES.

1.1.5. Os diplomas e certificados expedidos por instituições estrangeiras somente serão aceitos se tiverem sido revalidados aqui no Brasil, seguindo as normas da legislação vigente.

1.2. Este Edital contém os seguintes Anexos:

- Anexo I: Quadro Geral de Vagas

- Anexo II: Calendário do Concurso Público

- Anexo III: Modelo de Declaração para Portador de Deficiência

- Anexo IV: Modelo de Requerimento de Condições Especiais

- Anexo V: Modelo de Recurso

- Anexo VI: Ficha de Avaliação de Títulos

- Anexo VII: Ficha de Avaliação - Prova Didática com Arguição

- Anexo VIII: Conteúdo Programático

1.3. As inscrições serão recebidas somente via internet, no endereço eletrônico www.fesurv.br, no período de 08 horas do dia 17/06/2011 até 22 horas do dias 22/06/2011.

1.3.1. Não serão aceitas inscrições via postal, por fac-símile (fax) ou por qualquer outra via que não especificada neste Edital, nem inscrições condicionais ou extemporâneas.

1.4. As inscrições, juntamente com toda a documentação dos candidatos, serão analisadas pela Comissão de Concurso, designada através de nomeação pelo Reitor da FESURV, e será responsável pela realização de todo o certame, inclusive pela designação das Bancas Examinadoras e suas respectivas atribuições.

1.4.1. Compete à Comissão de Concurso, na fase de inscrições:

a) esclarecer as dúvidas no processamento das inscrições e orientar os responsáveis pelo recebimento das inscrições no que for preciso;

b) verificar se o candidato apresentou todos os documentos indispensáveis à inscrição e/ou se preenche os requisitos mínimos necessários para a participação no certame;

c) publicar no site www.fesurv.br e afixar no Placar do Prédio Administrativo da FESURV - Universidade de Rio Verde, local indicado no "item 1.3", no dia 27/6/2011, a relação nominal dos candidatos que tiveram suas inscrições deferidas e indeferidas;

d) exercer as demais atribuições que lhe são inerentes.

1.4.2. Os recursos contra o ato denegatório da inscrição deverão ser protocolados na Sala da Comissão do Concurso da FESURV no dia 29/6/2011, das 08 às 11 horas e das 13 às 17 horas, e apresentados de acordo com o modelo do Anexo V deste Edital e serão decididos pela Comissão do Concurso da FESURV-Universidade de Rio Verde.

1.4.3. O resultado dos recursos das inscrições será publicado no Placar do Prédio Administrativo da FESURV-Universidade de Rio Verde, no dia 01/7/2011, e divulgada no site www.fesurv.br.

1.4.4. O candidato cuja inscrição for validada pela FESURV deverá imprimir seu Cartão de Identificação, via internet, devendo apresentá-lo no dia das provas. O Cartão de Identificação estará disponível no endereço eletrônico www.fesurv.br, no período de 02 a 04/07/2011. Caso o candidato não consiga obter o Cartão de Identificação, será de sua exclusiva responsabilidade solicitar a efetivação para a Comissão deste concurso, na FESURV-Universidade de Rio Verde, no endereço Fazenda Fontes do Saber, S/N, St. Universitário, Rio Verde/GO.

1.5. O Edital do concurso e demais informações e/ou documentos acerca do mesmo poderão ser obtidos nos setores de xérox da FESURV-Universidade de Rio Verde, situados no Campus Universitário "Fazenda Fontes do Saber", Setor Universitário, na cidade de Rio Verde/GO, ou pelo site www.fesurv.br.

1.5.1. O valor da inscrição é de R$ 180,00 (cento e oitenta reais), e deverá ser pago através de boleto bancário, impresso após o preenchimento da Ficha de inscrição via site www.fesurv.br.

1.5.1.1. Antes de efetuar a impressão do boleto para o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preencheu todos os requisitos necessários para participação no concurso, já que essa taxa, uma vez recolhida, somente será restituída na hipótese prevista no item 2.4 deste edital.

1.5.1.2. As inscrições somente serão deferidas após a confirmação do pagamento, realizado dentro dos prazos previstos neste Edital.

1.5.1.3. Os candidatos terão até o dia 23/06/2011 para efetuarem o pagamento das inscrições.

1.5.2. Às pessoas portadoras de deficiência física é assegurado o direito de inscrição para concorrerem, com exclusividade, a 5% (cinco por cento) do total de vagas oferecidas, desde que a fração obtida desse cálculo seja superior a 0,5 (cinco décimos) por área de atuação, e, ainda, desde que a deficiência seja compatível com o exercício das atribuições do cargo oferecido (que não seja o grau de deficiência incapacitante para o exercício do cargo) e que o mesmo atenda aos pré-requisitos exigidos por este edital.

1.5.2.1. Para concorrer a uma dessas vagas, caso sejam previstas, o candidato deverá, no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência. Os candidatos portadores de deficiência participarão do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos.

1.5.2.2. Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, se convocados para a realização dos procedimentos pré-admissionais, deverão comparecer munidos de laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa de deficiência, podendo ainda a FESURV-Universidade de Rio Verde, caso entenda necessário, designar equipe multiprofissional para realizar perícia médica no candidato.

1.5.2.3. A não observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

1.5.2.4. As vagas previstas no subitem 1.5.2 que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência, por reprovação no processo seletivo ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação de cada Faculdade.

1.5.2.5. O candidato portador de deficiência poderá solicitar atendimento especializado para a realização das provas, devendo solicitá-lo por escrito, conforme Modelo de Declaração para Portador de Deficiência (Anexo III) no período de inscrição.

1.6. É vedado ao candidato a inscrição em mais de uma vaga neste concurso.

II. CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

2.1. Poderão candidatar-se ao Concurso Público para provimento de vagas de professor brasileiros e estrangeiros que preencham os requisitos constantes no presente Edital e na legislação vigente.

2.2. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, conforme disposição do art. 5º da Lei Municipal n. 3.968/00 (Estatuto dos Servidores Públicos).

2.3. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer todas as normas do concurso e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para o cargo a que pretende concorrer.

2.4. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do concurso por conveniência da administração.

2.5. O candidato, portador de deficiência ou não, bem como a candidata lactante ou grávida, que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização das provas, deverá solicitá-la por escrito, conforme Modelo de Requerimento para Condições Especiais (Anexo IV), indicando claramente quais os recursos especiais necessários (materiais, equipamentos etc.), até o dia 02 de julho de 2011.

2.6. A candidata lactante que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata em tais condições que não levar acompanhante não poderá obter condições especiais ou, caso esteja com a criança, não poderá realizar as provas.

2.7. A solicitação de condições especiais será atendida pela FESURV-Universidade de Rio Verde conforme critérios da viabilidade e razoabilidade.

2.8. Na falta de solicitação de condições especiais por escrito, dentro do prazo estabelecido e conforme este Edital, o candidato não terá direito ao benefício.

2.9. As informações prestadas no formulário de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a FESURV-Universidade de Rio Verde do direito de excluir do processo seletivo público aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível e/ou que fornecer dados inverídicos.

2.10. Ao realizar sua inscrição, o candidato reconhece que tem ciência e aceita as regras estabelecidas neste edital.

2.11. Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem ao estabelecido neste edital.

2.12. Os candidatos deverão acessar o site www.fesurv.br e realizar sua inscrição, preenchedo o formulário e pagando a taxa de inscrição, dentro dos prazos estabelecidos neste Edital.

III. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

3.1. O candidato aprovado e indicado para ocupar qualquer das vagas objeto do presente Edital somente será investido no cargo se atendidas as seguintes exigências:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) gozar dos direitos políticos;

c) estar quite para com as obrigações eleitorais e militares;

d) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

e) ter nível de escolaridade ou habilitação legal para o exercício do cargo, apresentando, no mínimo, o título de Mestre;

f) achar-se no pleno exercício dos seus direitos civis e não registrar antecedentes criminais;

g) se tiver exercido função pública, não registrar penalidades pela prática de atos desabonadores;

h) cumprir as determinações deste edital;

i) apresentar todos os documentos comprobatórios exigidos para o cargo pretendido, conforme disposições deste edital;

j) apresentar exame de sanidade física e mental, comprobatória da aptidão necessária para o cargo;

3.2. O candidato naturalizado deverá se submeter a uma prova de proficiência em língua portuguesa (habilidade oral), a ser aplicada por professores designados pela Comissão de Concurso, devendo obter nota mínima de 70 (setenta).

IV. DAS PROVAS

4.1. As provas do Concurso para professor da FESURV-Universidade de Rio Verde, são as seguintes:

a) prova escrita, constante de uma dissertação sobre um dos pontos relacionados no conteúdo programático do Anexo VIII;

b) prova de aptidão didática;

c) prova de títulos.

4.2. A prova escrita será realizada no dia 05/7/2011, das 08 às 12 horas, no Prédio Administrativo da FESURV - Universidade de Rio Verde, situado na Fazenda Fontes do Saber, s/n - Setor Universitário, na cidade de Rio Verde-GO, e versará sobre um assunto sorteado dentro do programa de disciplinas previsto no Anexo VIII.

4.2.1. O sorteio do ponto será realizado no dia da prova escrita, às 08h, na sala onde o candidato for realizar a prova.

4.2.2. A prova escrita terá início às 09h e terá 03 (três) horas de duração, sendo vedada durante sua realização a utilização de qualquer tipo de anotação ou consulta.

4.2.3. A prova escrita será avaliada conforme os seguintes critérios:

a) conhecimento demonstrado em relação ao tema, domínio teórico;

b) organização textual: coerência e coesão textual, estruturação lógica e correção gramatical;

c) uso adequado da terminologia.

4.2.4. A prova escrita será realizada em formulário próprio, com no máximo 04 (quatro) folhas com 25 (vinte e cinco) linhas cada, totalizando 100 (cem) linhas, sendo desconsiderado o excedente escrito.

4.3. A prova de aptidão didática se realizará no período de 06 a 08/7/2011, no Prédio Administrativo da FESURV - Universidade de Rio Verde, situado na Fazenda Fontes do Saber, s/n - Setor Universitário, na cidade de Rio Verde-GO, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

4.3.1. A aplicação da prova de aptidão didática obedecerá a ordem alfabética dos candidatos inscritos, que deverão comparecer aos locais da prova nos dias e horários determinados por este edital ou designados pela Banca Examinadora.

4.3.2. A prova de aptidão didática versará sobre o mesmo tema sorteado para a prova escrita.

4.4. A prova de aptidão didática consistirá de uma aula-prova a ser ministrada pelos candidatos, em nível de graduação, e será realizada em sessão pública vedada aos demais candidatos.

4.4.1. Os candidatos, na aula-prova, serão observados e avaliados de acordo com os critérios constantes na Ficha de Avaliação de Prova Didática com Arguição.

4.4.2. Cada candidato, no início da sua aula, deverá entregar à Banca respectiva 03 (três) vias da proposta/plano de aula no qual constem, pelo menos, o seguinte:

a) objetivos específicos;

b) conteúdos de ensino;

c) estratégias de aprendizagem;

d) sistemática de avaliação;

e) referências.

4.4.2.1. A não entrega da Proposta/Plano de Aula acarretará em desclassificação do candidato.

4.4.3. O prazo para a exposição da aula-prova de cada candidato é de no mínimo 40 (quarenta) minutos e de no máximo 50 (cinquenta) minutos, sob pena de, em não se observando esse limite de tempo, ser desclassificado do certame.

4.4.4. Terminada a aula, terá a Banca até 15 (quinze) minutos para arguir o candidato sobre seus conhecimentos técnicos científicos.

4.5. As provas escrita e de aptidão didática serão, cada uma, avaliadas de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo desclassificado o candidato que não alcançar pelo menos 70 (setenta) pontos em cada uma dessas provas.

4.6. A prova de títulos tem por objetivo enfatizar o trabalho acadêmico do candidato, com destaque para as suas linhas de pesquisa, demonstrando o relacionamento delas para com o ensino e a pesquisa.

4.6.1. De posse dos documentos, a Banca Examinadora irá atribuir a cada candidato a pontuação referente a avaliação curricular, quais sejam a produção de natureza intelectual, científica, artística ou técnica relacionada à área de conhecimento objeto do Concurso Público, levando em consideração os seguintes aspectos:

a) título de livre docente: 3,0 pontos (máximo um título);

b) título de doutor: 2,5 pontos (máximo um título);

c) livros publicados: 0,5 ponto por livro publicado (máximo três livros);

d) capítulos de livros publicados: 0,5 ponto para cada capítulo (máximo três capítulos);

e) artigos publicados em periódicos científicos especializados, com corpo editorial, de circulação internacional: 0,5 ponto para cada artigo (máximo três artigos);

f) artigos publicados em periódicos científicos especializados, com corpo editorial, de circulação nacional: 0,2 ponto para cada artigo (máximo três artigos);

g) apresentação de trabalhos completos em eventos científicos e publicados em anais: 0,2 ponto para cada trabalho (máximo três apresentações).

4.6.2. A pontuação máxima da avaliação curricular, por candidato, está limitada a 10 (dez) pontos.

4.6.3. Os títulos deverão ser entregues nos dias 03 e 04/07/2011, das 08 às 11 horas e das 14 às 17 horas, no Protocolo Central do Campus Universitário "Fazenda Fontes do Saber", St. Universitário, Rio Verde/GO, Bloco Administrativo.

4.6.4. Os títulos a serem entregues deverão estar relacionados em formulário próprio, os quais serão conferidos no Protocolo Central.

4.6.5. Não serão aceitos os seguintes documentos como comprovação dos títulos: atas de conclusão de cursos de pós-graduação e declarações de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação.

4.6.6. Deverão ser entregues, juntamente com os títulos a serem avaliados, as cópias do Diploma de Graduação e do Diploma de Mestrado, nas áreas relacionadas no Anexo I (Requisitos), nos dias 04 e 05/07/2011, das 08 às 11 horas e das 14 às 17 horas, no Protocolo Central do Campus Universitário "Fazenda Fontes do Saber", St. Universitário, Rio Verde/GO, Bloco Administrativo.

4.6.6.1. A não entrega dos referidos documentos acarretará em desclassificação do candidato.

4.6.7. A avaliação dos títulos será realizada no dia 11/07/2011, no auditório central da Fesurv-Universidade de Rio Verde, Campus Universitário "Fazenda Fontes do Saber", St. Universitário, Rio Verde/GO, a partir das 09 horas.

4.7. A pontuação final de cada candidato, para efeito de classificação, será a média aritmética das notas obtidas pelo candidato na prova escrita e na prova de aptidão didática, somando-se a essa média a pontuação obtida na avaliação curricular, relacionando-se os candidatos em ordem decrescente das médias obtidas, até o número de vagas estabelecidas.

4.8. Para cálculo das médias, faz-se aproximações até milésimos, obedecendo-se aos critérios matemáticos de arredondamento universalmente empregados.

4.9. O resultado oficial preliminar das provas será divulgado no dia 13/7/2011, através da publicação da lista de aprovados no placar do Prédio Administrativo da FESURV-Campus Universitário e divulgados pela internet, no site www.fesurv.br.

4.10. O resultado oficial final das provas será divulgado no dia 19/7/2011, através da publicação da lista de aprovados no placar do Prédio Administrativo da FESURV-Campus Universitário e divulgados pela internet, no site www.fesurv.br.

4.11. Havendo empate na totalização dos pontos, serão observados os seguintes critérios de desempate:

1°.) maior nota na prova de aptidão didática;

2°.) maior nota na prova escrita;

3°.) maior note na prova de títulos;

4°.) o mais idoso.

V. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

5.1. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, do cartão de identificação e do documento oficial de identidade com foto e digital, bem como do material necessário para realização da prova de aptidão didática.

5.1.1. O candidato poderá utilizar-se de recursos didáticos para a prova de aptidão didática.

5.1.2. A FESURV-Universidade de Rio Verde não fornecerá nenhum tipo de material de apoio para as provas.

5.2. Não será admitido o ingresso de candidatos nos locais de realização das provas após o fechamento dos portões.

5.3. O horário de início das provas será definido dentro de cada sala de aplicação, observado o tempo de duração estabelecido neste Edital.

5.4. Não haverá segunda chamada para a realização das provas. O não comparecimento para a realização das provas implicará a eliminação automática do candidato.

5.5. Não serão aplicadas provas fora da data, do local e do espaço físico predeterminados neste edital e/ou em comunicado.

5.6. O documento de identificação deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato, a filiação, fotografia e data de nascimento.

5.7. Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, por ocasião da realização das provas, sendo que o candidato que não apresentar documento de identificação original será automaticamente excluído do concurso público.

5.8. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento de identificação original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, quinze dias.

5.9. No dia de realização das provas, não será permitido ao candidato entrar e/ou permanecer no local do exame com aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador etc.).

5.9.1. Caso o candidato leve algum aparelho eletrônico, estes deverão ser recolhidos e devolvidos ao final da prova.

5.9.2. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do candidato, caracterizando-se tentativa de fraude.

5.9.3. Somente será permitido o uso de notebook para a prova de aptidão didática, caso o candidato utilize o recurso audiovisual através de datashow.

5.10. Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato que, durante a realização das provas:

a) usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;

b) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas;

c) utilizar-se de régua de cálculo, livros, máquinas de calcular ou equipamento similar, dicionário, notas ou impressos que não forem expressamente permitidos ou que se comunicar com outro candidato;

d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, as autoridades presentes ou com outros candidatos;

e) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

f) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do processo seletivo.

g) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

5.11. Se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, ter o candidato utilizado processos ilícitos, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do processo seletivo.

5.12. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em virtude de afastamento de candidato da sala de prova.

5.13. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas ou autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas, aos critérios de avaliação e de classificação.

VI. DOS RECURSOS

6.1. Os candidatos poderão, no dia 15/7/2011, das 08 às 11 horas e das 14 às 17 horas, apresentar recurso quanto ao resultado oficial das provas, dirigido à Comissão de Concurso e devidamente protocolado na Sala da Comissão do Concurso da FESURV - Universidade de Rio Verde.

6.2. A decisão em relação aos eventuais recursos será publicada no dia 19/7/2011, no placar do Prédio Administrativo da FESURV - Campus Universitário e divulgados pela internet, no site www.fesurv.br, juntamente com o resultado oficial final.

6.3. Admitir-se-á um único recurso por candidato, desde que apresentado em formulário próprio, conforme modelo constante do Anexo V, devidamente fundamentado e entregue dentro do prazo recursal.

VII. DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

7.1. Encerradas todas as etapas do concurso, e verificada a regularidade e imparcialidade das atividades desenvolvidas, o Presidente da Comissão de Concurso comunicará por escrito o resultado ao Reitor da Universidade, que irá homologar o resultado final e torná-lo público mediante publicação no placar do Prédio Administrativo da FESURV-Universidade de Rio Verde e no site www.fesurv.br, observada a ordem de classificação dos candidatos.

7.2. Caso sejam constatadas irregularidades que comprometam a imparcialidade e a eficiência dos resultados do concurso, o Reitor da FESURV-Universidade de Rio Verde não homologará os resultados e tomará as medidas administrativas cabíveis para a apuração de fatos e responsabilidades.

VIII. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. As Bancas Examinadoras e demais equipes de apoio que irão atuar neste concurso serão designadas pela Comissão de Concurso, e terão suas atribuições definidas no ato que as designar.

8.2. Não serão fornecidos atestados, certificados ou certidões relativos à classificação ou notas de candidatos, valendo para tal fim os resultados publicados nos placares do Prédio Administrativo da FESURV-Universidade de Rio Verde, Campus Universitário e divulgados no site www.fesurv.br.

8.3. A aprovação no concurso assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração Superior da FESURV-Universidade de Rio Verde, da rigorosa ordem de classificação dentro da opção feita pelo candidato e do prazo de validade do concurso.

8.4. O prazo de validade do concurso será de 2 (dois) anos, a contar da homologação do resultado final, prorrogável por igual período a critério da Administração Superior da FESURV-Universidade de Rio Verde.

8.5. Será anulado o resultado final em relação ao candidato que utilizou ou tentou utilizar meios fraudulentos para obter a aprovação própria, cujos fatos venham a ser conhecidos posteriormente à realização do concurso.

8.6. A convocação do candidato habilitado para investidura no cargo dar-se-á via telegrama ao endereço fornecido na Ficha de Inscrição, cabendo aos candidatos manter sempre atualizados seus endereços junto ao Departamento de Pessoal da FESURV-Universidade de Rio Verde.

8.7. O não comparecimento do interessado no prazo estipulado, ou a não aceitação do cargo para o qual foi convocado, autoriza a FESURV-Universidade de Rio Verde excluí-lo do processo de nomeação, convocando-se em seu lugar o melhor classificado para sua área de atuação.

8.8. A inscrição ao concurso implica no conhecimento e na expressa aceitação de todas as condições estabelecidas neste Edital.

8.9. No ato da assinatura do Termo de Posse, o nomeado firmará declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública, respeitada a hipótese de acúmulo legal.

8.10. O candidato aprovado passará por um estágio probatório de 3 (três) anos, antes de lhe ser assegurada a estabilidade.

8.10.1. O servidor que estiver cumprindo estágio probatório será avaliado semestralmente por uma Comissão Especial de Avaliação, nomeada pelo Reitor da FESURV-Universidade de Rio Verde.

8.11. O candidato aprovado e que já pertença ao quadro de servidores da FESURV-Universidade de Rio Verde somente poderá ser nomeado em caso de prévio pedido de exoneração do cargo anterior.

8.12. A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, as provas ou a contratação do candidato, desde que verificada falsidade nas declarações ou irregularidades nas provas e/ou documentos apresentados.

8.13. O candidato que for aprovado e empossado no cargo de Professor deverá, a critério da Administração Superior da Fesurv-Universidade de Rio Verde, ministrar aula em quaisquer das Faculdades da Instituição de Ensino Superior e em disciplinas diversas, bem como orientar estágios, práticas de ensino, atividades complementares e trabalhos de conclusão de cursos.

8.13.1. Os professores empossados em seus cargos poderão desempenhar suas funções em quaisquer dos campus da FESURV-Universidade de Rio Verde, inclusive no campus da cidade de Caiapônia/GO, Nerópolis/GO, Cristalina/GO ou outros que porventura venham a ser instalados, dentro ou fora do município de Rio Verde/GO.

8.14. A legislação com entrada em vigor a partir da data de publicação deste Edital, bem como as alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores, não serão objeto de avaliação no presente concurso, a menos que sejam expressamente admitidas pela Comissão de Concurso.

8.15. Os casos omissos e/ou controvertidos serão resolvidos pela Comissão de Concurso.

Rio Verde, Estado de Goiás, 18 de maio de 2011.

Prof. Dr. Sebastião Lázaro Pereira
Reitor/Fesurv-Universidade de Rio Verde
Decreto Municipal n. 500/2010

Prof. Ms. Carmo dos Reis de Sousa
Presidente Comissão Organizadora de Concursos Públicos
Portaria Reitoria n. 307/2010

ANEXO I

QUADRO GERAL DE VAGAS

I. Ciência da Computação

 

FACULDADE

VAGAREQUISITOS

ÁREA DE ATUAÇÃO

GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO

1.1

Ciência da Computação

01

Ciência da Computação ou Análise de Sistemas ou Sistemas de Informação ou Tecnologia em Processamento de Dados ou Engenharia de Softwares

Mestrado em Ciência da Computação ou em Engenharia de Softwares

Engenharia de Software; Requisitos de Software; Processos de Software

II. Ciências Contábeis

 FACULDADEVAGAREQUISITOSÁREA DE ATUAÇÃO
GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO

2.1

Ciências Contábeis

01

Ciências Contábeis

Mestrado em Ciências Contábeis ou Administração

Finanças; Contabilidade Geral; Jogos de Negócios

2.2Ciências Contábeis01 Ciências ContábeisMestrado em Ciências Contábeis ou AdministraçãoÉtica Geral e Profissional; Sistema de Informação Contábil; Contabilidade para Atividades Imobiliárias; Contabilidade Geral

III. Ciências Jurídicas/Direito

 FACULDADEVAGAREQUISITOSÁREA DE ATUAÇÃO
GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO

3.1

Direito

02

Direito

Mestrado em Direito

Direito Civil

3.2Direito01DireitoMestrado em DireitoDireito do Trabalho; Direito Processual do Trabalho
3.3Direito01DireitoMestrado em DireitoDireito Processual Civil
3.4Direito01DireitoMestrado em DireitoDireito Processual Penal
3.5Direito01DireitoMestrado em DireitoDireito Tributário

IV. Educação Física

 FACULDADEVAGAREQUISITOSÁREA DE ATUAÇÃO
GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO

4.1

Educação Física

01

Educação Física

Mestrado Educação Física ou em Ciências da Saúde ou em Ciências com área de concentração em Saúde

Atividade Física e Promoção da Saúde; Nutrição e Metabolismo; Exercício Físico e Envelhecimento

V. Enfermagem

 FACULDADEVAGAREQUISITOSÁREA DE ATUAÇÃO
GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO

5.1

Enfermagem

01

Enfermagem

Mestrado em Enfermagem ou em Ciências da Saúde

Enfermagem em Doenças Transmissíveis; Epidemiologia e Meio Ambiente; História da Enfermagem

5.2Enfermagem01EnfermagemMestrado em Enfermagem ou em Saúde PúblicaEnfermagem em Saúde Pública; Saúde Coletiva; Ética na Enfermagem
5.3Enfermagem01EnfermagemMestrado em Enfermagem ou Ciências da SaúdeEnfermagem Cirúrgica; Enfermagem em Centro Cirúrgico; Auditoria em Saúde

VI. Engenharia Ambiental

 FACULDADEVAGAREQUISITOSÁREA DE ATUAÇÃO
GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO

6.1

Engenharia Ambiental

01

Engenharia Ambiental

Mestrado em Engenharia Ambiental ou em Engenharia do Meio Ambiente ou em Ciências Ambientais

Sistema de Abastecimento de Água e Coleta de Esgoto; Sistema de Coleta, Afastamento e Tratamento de Efluentes Gasosos; Tratamento de Água

6.2Engenharia Ambiental01Engenharia AmbientalMestrado em Engenharia Ambiental ou em Engenharia do Meio Ambiente ou em Ciências Ambientais Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais; Recursos Naturais e Manejo de Ecossistemas; Toxicologia
6.3Engenharia Ambiental01 Engenharia AmbientalMestrado em Engenharia Ambiental ou em Engenharia do Meio Ambiente ou em Ciências AmbientaisEngenharia de Segurança; Ética e Meio Ambiente; Metodologia, Planejamento e Gestão de Projetos Ambientais
6.4Engenharia Ambiental01Engenharia AmbientalMestrado em Engenharia Ambiental ou em Engenharia do Meio Ambiente ou em Ciências Ambientais Qualidade da Água; Sistema de Coleta, Afastamento e Tratamento de Resíduos Sólidos; Sistema de Coleta, Afastamento e Tratamento de Efluentes Líquidos

VII. Engenharia Mecânica

 FACULDADEVAGAREQUISITOSÁREA DE ATUAÇÃO
GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO

7.1

Engenharia Mecânica

02

Engenharia Mecânica

Mestrado em Engenharia Mecânica ou em Engenharia Automotiva ou em Engenharia Térmica

Termodinâmica; Fenômenos de Transporte; Ar Condicionado e Refrigeração; Máquinas Térmicas

7.2Engenharia Mecânica01Engenharia MecânicaMestrado em Engenharia Mecânica ou em Engenharia de Materiais ou em Engenharia de Estruturas ou em Engenharia MetalúrgicaCiências dos Materiais; Resistência dos Materiais; Materiais de Construção Mecânica; Teoria das Estruturas
7.3Engenharia Mecânica01Engenharia MecânicaMestrado em Engenharia MecânicaDesenho Técnico; Elementos de Máquinas; Vibrações; Projetos de Máquinas

VIII. Medicina Veterinária

 FACULDADEVAGAREQUISITOSÁREA DE ATUAÇÃO
GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO

8.1

Medicina Veterinária

01

Medicina Veterinária

Mestrado em Medicina Veterinária

Técnica Operatória e Anestesiologia; Clinica Cirúrgica de Pequenos Animais; Clínica Cirúrgica de Grandes Animais

8.2Medicina Veterinária01Medicina VeterináriaMestrado em Medicina Veterinária ou em Ciências da SaúdeParasitologia Veterinária; Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos; Patologia Veterinária

IX. Nutrição

 FACULDADEVAGAREQUISITOSÁREA DE ATUAÇÃO
GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO

9.1

Nutrição

01

Nutrição

Mestrado em Ciências Nutricionais ou em Ciências da Saúde ou em Ciências Médicas ou em Patologia

Planejamento em Unidades Produtoras de Refeições; Administração em Serviços de Alimentação

X. Pedagogia

 FACULDADEVAGAREQUISITOSÁREA DE ATUAÇÃO
GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO
10.1Pedagogia01PedagogiaMestrado em EducaçãoAvaliação Educacional; Didática; Alfabetização e Letramento
10.2Pedagogia01PedagogiaMestrado em EducaçãoFundamentos da Educação Infantil; Educação Inclusiva; Teorias Educacionais

ANEXO II

19 de maio/2011 (quarta-feira)

Publicação do Extrato do Edital no Diário Oficial do Estado

17 a 22 de junho/2011 (sexta a quarta‑feira)Período de inscrições
23 de junho/2011 (quinta-feira)Último dia para pagamento das inscrições
27 de junho/2011 (segunda-feira)Publicação das inscrições deferidas e indeferidas
29 de junho/2011 (quarta-feira)Recursos das inscrições indeferidas
01 de julho/2011 (sexta-feira)Publicação do resultado dos recursos
02 a 04 de julho/2011 (sábado a segunda-feira)Impressão do Cartão de Identificação
04 e 05 de julho/2011 (segunda a terça‑feira)Entrega dos Títulos
05 de julho/2011 (terça-feira)Realização da Prova Escrita
06 a 08 de julho/2011 (quarta a sexta‑feira)PERÍODO DESTINADO A REALIZAÇÃO DAS PROVAS DIDÁTICA COM ARGUIÇÃO (AULA PROVA)
11 de julho/2011 (segunda-feira)Avaliação Pública de Títulos
15 de julho/2011 (sexta-feira)Recebimento dos recursos das provas
13 de julho/2011 (quarta-feira)Publicação do resultado oficial preliminar na FESURV - Universidade de Rio Verde e na Internet, no sítio www.fesurv.br
19 de julho/2011 (terça-feira)Resultado Oficial Final do Concurso
20 de julho/2011 (quarta-feira)Homologação do resultado do Concurso

ANEXO VIII

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I. FACULDADE DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

1.1. Área de Atuação: Engenharia de Software; Requisitos de Software; Processos de Software

a) Métodos de análise e projeto de sistemas de informação.

b) Como modelar com objetos usando a notação UML: o modelo estático, o modelo comportamental, o modelo de interação.

c) Definição de requisitos.

d) Níveis de requisitos.

e) Características de requisitos.

f) Fundamentos de requisitos.

g) Infraestrutura de processos.

h) Melhoria de processos de software.

i) Análise e controle de qualidade de processos.

j) Modelos de ciclo de vida do software.

II. FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2.1. Área de Atuação: Finanças; Contabilidade Geral; Jogos de Negócios

a) Impairment Test.

b) Fair Value.

c) Estrutura e Evidenciação da Demonstração de Resultado Abrangente.

d) Notas Explicativas.

e) Avaliação Patrimonial.

f) Planejamento Financeiro.

g) Política de dividendos.

h) Marketing.

i) Sistema de Produção.

j) Políticas de Compras e Estocagem.

2.2. Área de Atuação: Ética Geral e Profissional; Sistema de Informação Contábil; Contabilidade para Atividades Imobiliárias; Contabilidade Geral

a) Código de Ética Profissional do Contabilista.

b) Obrigações e Responsabilidades dos Contabilistas.

c) Sistema Público de Escrituração Digital.

d) Planejamento de um Sistema Informação Contábil.

e) Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

f) Obras por Empreitadas e por Administração.

g) Incorporação de imóveis.

h) Estrutura e evidenciação da Demonstração do valor adicionado (DVA).

i) Ajuste de avaliação patrimonial.

j) Impairment Test

III. FACULDADE DE DIREITO

3.1. Área de Atuação: Direito Civil

a) Dos direitos da personalidade.

b) Dos bens fungíveis e consumíveis.

c) Da fraude contra credores.

d) Da assunção de dívidas.

e) Da locação de coisas: do empréstimo, do comodato e do mutuo.

f) Da sociedade não personificada: da sociedade comum e da sociedade em conta de participação.

g) Da aquisição da propriedade imóvel: da usucapião.

h) Da hipoteca: da hipoteca legal, do registro da hipoteca, da extinção da hipoteca, da hipoteca das vias férreas.

i) Do poder familiar: do exercício do poder familiar, da suspensão e extinção do poder familiar.

j) Da ordem da vocação hereditária: concorrência do cônjuge sobrevivente com os descentes e ascendentes.

3.2. Área de Atuação: Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho

a) Da duração do trabalho: da jornada de trabalho, dos períodos de descanso, do trabalho noturno, do quadro de horário, das penalidades.

b) Das férias anuais: do direito de férias e sua duração, da concessão e da época das férias, das férias coletivas, da remuneração e do abono de férias, dos efeitos da cessação do contrato de trabalho, do início da prescrição.

c) Da proteção do trabalho da mulher: da duração, condições de trabalho e da discriminação contra a mulher, do trabalho noturno, dos períodos de descanso, da proteção à maternidade.

d) Do contrato individual de trabalho: da remuneração, da rescisão, do aviso prévio, da estabilidade.

e) Da contribuição sindical.

f) Dos atos, termos e prazos processuais.

g) Dos conflitos de jurisdição.

h) Dos dissídios individuais: da forma de reclamação e da notificação, da audiência de julgamento, do procedimento sumaríssimo, do inquérito para apuração de falta grave.

i) Dos dissídios coletivos: da conciliação e do julgamento.

j) Dos recursos: da aplicação das penalidades.

3.3. Área de Atuação: Direito Processual Civil

a) Intervenção de Terceiros: Oposição; Processamento da oposição; Nomeação e autoria; Denunciação da lide; Chamamento ao processo.

b) Do tempo e do lugar dos atos processuais.

c) Do procedimento ordinário.

d) Da sentença e da coisa julgada: Dos requisitos e dos efeitos da sentença; da coisa julgada.

e) Da ação rescisória.

f) Dos requisitos necessários para realizar qualquer execução.

g) Da Suspensão e da extinção do processo de execução.

h) Das ações possessórias: manutenção e reintegração de posse, interdito proibitório.

i) Dos embargos de terceiro.

j) Do inventario e da partilha: do inventariante e das primeiras declarações.

3.4. Área de Atuação: Direito Processual Penal

a) Do inquérito policial.

b) Da ação penal.

c) Das questões e processos incidentes: das exceções, das incompatibilidades e impedimentos, do conflito de jurisdição, do incidente de falsidade, da insanidade mental do acusado.

d) Das provas: do exame de corpo delito e das perícias em geral, do interrogatório do acusado, da confissão, das testemunhas, da acareação, dos indícios de provas, da busca e apreensão.

e) Da prisão e da liberdade provisória: da prisão em flagrante, da prisão preventiva, da apresentação espontânea do acusado, da prisão administrativa, da liberdade provisória, com ou sem fiança.

f) Do procedimento relativo aos processos da competência do tribunal do júri.

g) Do processo e do julgamento dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos.

h) Do habeas corpus e seu processo.

i) Da graça, do indulto, da anistia e da reabilitação.

j) Da execução das medidas de segurança.

3.5. Área de Atuação: Direito Tributário

a) Impostos: imposto sobre importação, imposto sobre exportação, imposto sobre a propriedade territorial rural e imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.

b) Limitações da competência tributária.

c) Imposto sobre a produção e a circulação.

d) Fundos de participação dos Estados e dos Municípios.

e) Interpretação e integração da legislação tributária.

f) Responsabilidade tributária: responsabilidade dos sucessores, responsabilidade de terceiros e responsabilidade por infrações.

g) Constituição do crédito tributário: lançamento, modalidades de lançamento.

h) Extinção do crédito tributário/modalidades de extinção: pagamento, pagamento indevido.

i) Exclusão do crédito tributário: isenção, anistia.

j) Administração tributária: fiscalização, dívida ativa, certidões negativas.

IV. FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

4.1. Área de Atuação: Atividade Física e Promoção da Saúde; Nutrição e Metabolismo; Exercício Físico e Envelhecimento

a) Doenças da Modernidade.

b) Exercício físico e transtornos do humor.

c) Exercícios físicos e saúde na infância e adolescência.

d) Exercício físico como terapia não farmacológica.

e) Metabolismo de Repouso e na Condição de Exercício.

f) Ingestão Calórica e Obesidade.

g) Nutrição, exercício físico e sono.

h) Exercício físico e envelhecimento

i) Alterações fisiológicas, hormonais e metabólicas do envelhecimento.

j) Exercício físico e doenças associadas ao envelhecimento.

V. FACULDADE DE ENFERMAGEM

5.1. Área de Atuação: Enfermagem em Doenças Transmissíveis; Epidemiologia e Meio Ambiente; História da Enfermagem

a) Conceito e panorama nacional e mundial das doenças sexualmente transmissíveis.

b) Vigilância Epidemiológica nas doenças transmissíveis.

c) Doenças transmissíveis por bactérias: meningite, tuberculose, hanseníase, tracoma.

d) Doenças sexualmente transmissíveis - Hepatites B e C, AIDS, Sífilis, Tricomoníase, Gonorréia, HPV, Herpes genital.

e) Doenças transmissíveis por vetores: dengue, leishmaniose visceral, Leishmaniose Tegumentar Americana, Febre Amarela e chagas.

f) Evolução da Assistência de Enfermagem como profissão e Processo de trabalho em Enfermagem.

g) História da Enfermagem no Brasil e a evolução e expansão das escolas de Enfermagem no Brasil

h) Vigilância em Saúde Ambiental.

i) Saúde Ambiental: estudo dos efeitos de modificações sobre o homem, geradores de saúde e doenças.

j) Epidemiologia: conceitos, usos, classificação, história natural da doença, transição epidemiológica e prevenção de doenças.

5.2. Área de Atuação: Enfermagem em Saúde Pública; Saúde Coletiva; Ética na Enfermagem

a) Estratégia Saúde da Família enquanto estratégia de reorganização das práticas em saúde: histórico, avanços, limites e possibilidades.

b) Histórico da saúde pública no Brasil: organização dos serviços de saúde e políticas de saúde, com destaque para as ações de planejamento, educação em saúde e vigilância à saúde.

c) Modelos Assistenciais de Saúde: histórico, contemporaneidade e desafios para consolidação do Sistema Único de Saúde.

d) Política Nacional de Imunicação: aspectos técnicos e administrativos, monitoramento e avaliação das atividades de vacinação.

e) Abordagem comunitária: visita domiciliar.

f) A Enfermagem na promoção, prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis: diabetes e hipertensão.

g) Atendimento de Enfermagem no programa de atenção à hanseníase e tuberculose.

h) Código de Ética em Enfermagem e Processo Ético.

i) Regulamentação do exercício profissional: Lei n. 7.498/86 e Decreto n. 94.406/87.

j) Gerenciamento de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde e a Enfermagem.

5.3. Área de Atuação: Enfermagem Cirúrgica; Enfermagem em Centro Cirúrgico; Auditoria em Saúde

a) Histórico de enfermagem em cirurgia; definição e classificação de cirurgia; Terminologia cirúrgica.

b) Assistência de enfermagem nas cirurgias ginecológicas, urológicas e renais.

c) Cuidados no pós-operatório e complicações.

d) O paciente cirúrgico: aspectos éticos e legais da assistência de Enfermagem.

e) Assistência de Enfermagem ao paciente gravemente queimado.

f) Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA): estrutura organizacional e assistência de Enfermagem na SRPA.

g) Anestesia geral: classificação, histórico, fases da anestesia, complicações.

h) Estrutura organizacional da Central de Material e Esterilização (CME) e funcionamento.

i) Gestão Hospitalar: planejamento da assistência em Enfermagem.

j) O Serviço de Enfermagem: administrativa, organogramas e regras de comportamento, categorias profissionais e atribuições.

VI. FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL

6.1. Área de Atuação: Sistema de Abastecimento de Água e Coleta de Esgoto; Sistema de Coleta, Afastamento e Tratamento de Efluentes Gasosos; Tratamento de Água

a) Sistema de água: estudos de concepção.

b) Sistemas de captação de águas.

c) Redes de distribuição.

d) Sistema de esgoto: Estudos de concepção.

e) Redes de esgotamento sanitário.

f) Destino final dos esgotos.

g) Estudo de concepção de sistemas de drenagem urbana.

h) Redes de drenagem urbana. Macrodrenagem.

i) Qualidade e tratabilidade da água.

j) Coagulação, Floculação, Decantação e Flotação.

6.2. Área de Atuação: Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais; Recursos Naturais e Manejo de Ecossistemas; Toxicologia

a) Avaliação de impactos ambientais: procedimentos administrativos, elementos, estrutura e métodos.

b) Aspectos teóricos e metodológicos do Manejo de Ecossistemas.

c) Biodiversidade.

d) Manejo de recursos florestais, pedológicos e hídricos.

e) Destruição, conservação e manejo de Ecossistemas Tropicais.

f) Manejo e conservação da fauna.

g) Controle biológico.

h) Metabolismo e dissipação dos agrotóxicos.

i) Análise de resíduos.

j) Ecotoxicologia.

6.3. Área de Atuação: Engenharia de Segurança; Ética e Meio Ambiente; Metodologia, Planejamento e Gestão de Projetos Ambientais

a) Fundamentação técnica da análise de projetos ambientais.

b) Avaliação econômica de projetos.

c) Projetos de utilização de recursos naturais e de parcelamento e uso do solo.

d) Projetos industriais, de obras hidráulicas e rodoviárias.

e) Projetos de saneamento e de recuperação/restauração de ambientes.

f) Estudos de caso e prática de campo.

g) Normas técnicas regulamentadoras.

h) Gerência de riscos no trabalho.

i) Valores e princípios éticos no trabalho.

j) Ergonomia aplicada a engenharia do trabalho

6.4. Área de Atuação: Qualidade da Água; Sistema de Coleta, Afastamento e Tratamento de Resíduos Sólidos; Sistema de Coleta, Afastamento e Tratamento de Efluentes Líquidos

a) Caracterização das águas.

b) Qualidade e tratabilidade da água para consumo humano.

c) Qualidade das águas de irrigação e indústrias.

d) Qualidade da água para atividades agro-industriais e dessedentação de animais.

e) Poluentes e contaminantes.

f) Poluição dos ambientes naturais: água e solo.

g) Sistemas de tratamento aeróbios e anaeróbios.

h) Incineração.

i) Dimensionamento de aterro sanitário.

j) Transformação de lixão em aterro sanitário.

VII. FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA

7.1. Área de Atuação: Termodinâmica; Fenômenos de Transporte; Ar Condicionado e Refrigeração; Máquinas Térmicas

a) Primeira Lei da Termodinâmica.

b) Segunda Lei da Termodinâmica.

c) Relações Termodinâmicas.

d) Hidrostática.

e) Mecanismos Combinados de Transmissão de Calor.

f) Princípio de escoamento interno viscoso e incompressível.

g) Refrigeração mecânica por meio de gases.

h) Fluidos refrigerantes.

i) Caldeiras de produção de vapor e de Produção de Água Quente.

j) Motores de Combustão Interna.

7.2. Área de Atuação: Ciências dos Materiais; Resistência dos Materiais; Materiais de Construção Mecânica; Teoria das Estruturas

a) Caracterização estrutural de materiais.

b) Ligas ferrosas: aços e ferros fundidos.

c) Tratamentos térmicos.

d) Processo de sinterização de metais e cerâmicas.

e) Polímeros.

f) Ensaios de materiais. Diagrama de tração. Lei de Hooke. Comportamento dúctil e frágil.

g) Esforços solicitantes: normal, cortante, momento torçor e fletor.

h) Treliças.

i) Círculo de Mohr.

j) Flambagem Elástica

7.3. Área de Atuação: Desenho Técnico; Elementos de Máquinas; Vibrações; Projetos de Máquinas

a) Projeções ortogonais.

b) Cortes e seções.

c) Eixos e arvores.

d) Engrenagens.

e) Rolamentos.

f) Vibrações forçadas, isolamento, ressonância.

g) Vibrações livres não amortecidas em sistemas com um grau de liberdade.

h) Automação do projeto com recursos CAE/CAD e simulação.

i) Princípios básicos de projetos de máquinas: etapas, critérios e métodos.

j) Seleção de materiais e componentes normalizados em projetos de máquinas.

VIII. FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA

8.1. Área de Atuação: Técnica Operatória e Anestesiologia; Clinica Cirúrgica de Pequenos Animais; Clínica Cirúrgica de Grandes Animais

a) Tempos Fundamentais da Técnica Cirúrgica.

b) Síntese: sutura de tecidos.

c) Materiais de sutura.

d) Orquiectomia em cão.

e) Sedação em cão.

f) Laparotomia em cadelas.

g) Enucleação de globo ocular cão.

h) Preparo de Rufião em bovino.

i) Cesareana em Bovinos.

j) Orquiectomia em Equinos.

8.2. Área de Atuação: Parasitologia Veterinária; Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos; Patologia Veterinária

a) Conceitos de Parasitismo.

b) Protozoarios Parasitas de Equinos.

c) Helmintos de Ruminantes.

d) Hematozoários em Cães.

e) Hematozóarios em Bovinos.

f) Helmintoses em cães.

g) Helmintos em Equinos.

h) Patologias do Ovário.

i) Patologias do útero em cães.

j) Patologias do útero em Bovinos.

IX. FACULDADE DE NUTRIÇÃO

9.1. Área de Atuação: Planejamento em Unidades Produtoras de Refeições; Administração em Serviços de Alimentação

a) Administração de Recursos Financeiros de Unidade de Alimentação e Nutrição(UAN).

b) Administração de materiais e da produção.

c) Cozinha Industrial segundo a especificidade de equipamentos, processos culinários e ergonomia.

d) Fatores de ambiência e composição da área de UAN´s institucionais, comerciais e industriais.

e) Administração de serviços especiais.

f) Estrutura organizacional.

g) Introdução à administração.

h) Conceituação e peculiaridade dos vários departamentos de serviço de alimentação.

i) Gestão do serviço de alimentação.

j) Planejamento e controle de produção.

X. FACULDADE DE PEDAGOGIA

10.1. Área de Atuação: Avaliação Educacional; Didática; Alfabetização e Letramento

a) Tecnologias educacionais e avaliação: concepções e ações.

b) O paradigma da aprendizagem significativa e sua relação com a avaliação.

c) Avaliação: diálogo entre as formas de ensinar e o processo de aprendizagem dos Estudantes.

d) O processo de avaliação da aprendizagem e a contradição: promoção X fracasso escolar.

e) A alfabetização na educação infantil e no ensino fundamental.

f) Processos de desenvolvimento e aprendizagem: posição empirista-associacionista.

g) Formas de organização do trabalho de alfabetização e letramento.

h) Didática e o processo de ensino-aprendizagem.

i) Planejamento de Ensino: Componentes básicos.

j) O papel da didática na formação de educadores.

10.2. Área de Atuação: Fundamentos da Educação Infantil; Educação Inclusiva; Teorias Educacionais

a) Políticas de inclusão: implicações e contradições da educação inclusiva.

b) Educação Inclusiva: Orientações pedagógicas na organização pedagógica da escola.

c) Educação Especial: o percurso histórico da segregação à inclusão.

d) Teorias Pedagógicas Contemporâneas.

e) Teorias Pedagógicas Pós-Modernas.

f) Tendências Pedagógicas no Brasil entre 1980-2000.

g) O perfil do Profissional da Educação Infantil.

h) Conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais na educação infantil.

i) Arte na educação infantil.

j) Creches: o desafio de cuidar e educar.

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