Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP - SP

FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

EDITAL ATAD-SP/FMRP Nº 62/2013

Notícia:   FMRP da USP retifica Edital nª 62/2013 - Especialista em Laboratório

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo torna pública a abertura de concurso público para o preenchimento 1 vaga na carreira do Grupo Superior S1 A para a função de Especialista em Laboratório e outras que surgirem durante a validade deste Edital.

Em virtude do quantitativo inicial oferecido, não haverá reserva de vagas às pessoas com deficiência para preenchimento imediato, ficando reservado o percentual de 5% (cinco por cento) em face da classificação obtida, em atendimento à Lei nº 7.853/89 e ao Decreto nº 3.298/99, relativamente ao total de vagas surgidas durante o prazo de validade deste edital.

1. A contratação será sob o Regime da CLT, em jornada de trabalho de 40 horas semanais. O horário de trabalho será estabelecido pela Universidade de São Paulo de acordo com suas necessidades, podendo ser diurno, noturno, misto, em regime de plantões ou em escala de revezamento.

2. Superado o período de experiência de 90 dias, o contrato de trabalho passará a viger por tempo indeterminado (§ único art. 445 da CLT).

3. O salário para o mês de junho/2013 é de R$ 6.366,11 (seis mil, trezentos e sessenta e seis reais e onze centavos). O que corresponde ao salário inicial da carreira do Grupo Superior S1A.

4. São exigências para o desempenho da função:

- Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou ser cidadão português em gozo das prerrogativas previstas no art. 12 da Constituição Federal e demais disposições de lei, sendo aceitas também inscrições de estrangeiros.

- Possuir 18 anos completos;

- Curso de Graduação Completo, com carga horária mínima fixada pelo MEC em Ciências Médicas ou Medicina ou Biomedicina ou Ciências Biológicas Modalidade Médica ou Ciências Biológicas ou Educação Física ou Engenharia Biomédica ou Fisioterapia ou Medicina Veterinária;

- Conhecimento da Língua Inglesa;

- Estar em dia com as obrigações resultantes da legislação eleitoral e, se do sexo masculino, do Serviço Militar;

- Não ter sido demitido ou exonerado do serviço público em consequência de processo administrativo (por justa causa ou a bem do serviço público);

- Não ocupar cargo, emprego ou função pública, ressalvadas as hipóteses de acumulação previstas no art. 37, inciso XVI, da Constituição Federal e no Decreto Estadual nº 41.915/1997;

- Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente edital.

4.1. O candidato aprovado no presente concurso público será contratado se atender às exigências para o desempenho da função no momento da convocação para contratação, devendo apresentar a documentação comprobatória completa estabelecida no item 14.1. no prazo de 5 (cinco) dias úteis contado do primeiro dia útil seguinte ao da publicação da Convocação para Contratação na Imprensa Oficial, sob pena de ser considerado desistente do concurso público.

5. São atribuições da função descritas no Plano de Classificação de Funções - P.C.F. da Universidade de São Paulo:

Sumária:

Realizar junto com docentes estudos e pesquisas relacionadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão (exceto atividades didáticas).

Detalhada:

- Desenvolver trabalhos de investigação científica, a partir de projetos, liderados por docentes, com objetivos didático científicos e de extensão.

- Colaborar na reunião e manipulação de elementos necessários ao desenvolvimento da pesquisa, bem como publicação dos resultados obtidos para disseminar as descobertas científicas.

- Auxiliar na orientação de alunos de iniciação científica na elaboração de seus trabalhos e alunos de pós-graduação em suas dissertações e teses.

- Auxiliar na orientação de alunos na organização das atividades de estágio, no caso dos laboratórios pedagógicos.

- Apoiar os docentes em suas atividades de pesquisa e extensão, sendo vedadas as atividades didáticas exceto aquelas de apoio laboratorial.

- Desenvolver suas atividades utilizando normas e procedimentos de biossegurança e/ou segurança do trabalho.

- Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como do local de trabalho.

- Executar tratamento e descarte de resíduos de materiais provenientes do laboratório.

- Manter-se atualizado em relação às tendências e inovações tecnológicas de sua área de atuação e das necessidades do setor/departamento.

- Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério de seu superior.

5.1. São atribuições específicas da função relacionadas à área de atuação:

Específicas:

Auxiliar, executar, analisar e interpretar experimentos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico usando técnicas de bioengenharia. Para isso será necessário:

1. - Ter conhecimento técnico de língua inglesa para compreensão de manuais de equipamentos e de textos científicos na área de biomecânica do aparelho locomotor

2. - Saber realizar levantamentos bibliográficos usando os mecanismos de busca na Pub Med, Web of Science e SciElo

3. - Conhecer as técnicas de redação de relatórios técnicos e científicos.

4. - Conhecer as normas e ser capaz de auxiliar na elaboração de um projeto de pesquisa.

5. - Dominar o uso de planilhas básicas como o Excel.

6. - Confeccionar gráficos, tabelas e figuras para apresentação dos resultados por meio de softwares específicos

7. - Dominar o uso de softwares para análise quantitativa de imagens

8. - Dominar o uso de softwares para análise estatística

9. - Interpretar imagens radiográficas normais e alteradas do esqueleto humano e de animais experimentais mais comuns

10. - Dominar técnicas de aquisição de imagem por microtomografia

11. - Interpretar resultados de densitometria óssea

12. - Dominar o uso de software para análise de morfometria histológica

13. - Preparar amostras biológicas para análise microscópica e macroscópica

14. - Dominar o uso de instrumentos de medidas precisas, principalmente paquímetro e micrômetro.

15. - Dominar metodologias e técnicas de preparo de material biológico para ensaios mecânicos

16. - Dominar procedimentos experimentais que obedeçam às normas regulatórias nacionais e internacionais para pesquisa e desenvolvimento tecnológico

17. - Realizar experimentos com técnica de ensaios mecânicos para caracterização de amostras biológicas

18. - Realizar experimentos com técnica de ensaios mecânicos para caracterização de implantes ortopédicos.

19. - Dominar técnicas de aquisição de imagens de microscopia eletrônica de varredura

20. - Interpretar ensaios mecânicos básicos: flexão, tração, compressão, torção, cisalhamento e fadiga

21. - Dominar metodologia e técnicas de preparo de material biológico para o uso de implantes ortopédicos

22. - Compreender as diferentes estratégias para pesquisa e desenvolvimento de implantes ortopédicos

23. - Dominar técnicas básicas de controle de biotério de manutenção

24. - Conhecer normas que regulamentam biotérios de manutenção

25. - Ser capaz de estabelecer regras gerais de gerenciamento de biotério de manutenção

26. - Ser capaz de criar rotinas básicas para um biotério de manutenção

27. - Conhecer as normas sobre ética em experimentação e manuseio de animais

28. - Dominar técnicas de diluição de medicamentos (analgésicos, anestésicos, etc) e dosagem para animais experimentais

29. - Dominar técnicas de ressuscitar animais de pequeno e médio porte

30. - Dominar o conhecimento básico de manuseio de animais de laboratório de portes pequeno e médio (ovelha, cabra, porco, coelho, rato, gerbilo, camundongo, etc)

31. - Conhecer a anatomia geral dos animais de laboratório (ovelha, cabra, porco, coelho, rato, gerbilo, camundongo)

32. - Conhecer em profundidade a anatomia do aparelho locomotor de animais de laboratório (ovelha, cabra, porco, coelho, rato, gerbilo, camundongo)

33. - Dominar técnicas de dissecção e coleta de amostras de animais de laboratório de porte pequeno e médio (ovelha, cabra, porco, coelho, rato, gerbilo, camundongo, etc)

34. - Saber usar materiais cirúrgicos básicos em animais experimentais

35. - Saber auxiliar procedimentos cirúrgicos gerais em animais experimentais, tais como, castração, dissecção venosa, artrotomia, laparotomia, toracotomia, exposição óssea, exposição posterior de coluna, etc

36. - Saber colher amostras biológicas e a maneira adequada de conservá-las, levando em consideração o objetivo do experimento.

37. - Conhecer a utilização instrumentais básicos de cirurgia ortopédica experimental (serra, afastadores de partes moles, goiva, gancho de fratura, descolador de partes moles e periósteo, etc.

38. - Saber aplicar imobilização gessada em animais de laboratório e conhecer as possíveis complicações de tal procedimento.

39. - Saber usar técnicas de contenção animal em períodos pós-operatórios no sentido de que haja proteção da região operada e conforto do animal.

40. - Saber utilizar gaiola metabólica, bem como os cuidados de manutenção dos animais e coleta dos resíduos

41. - Conhecer e executar as técnicas éticas de abate de animais de laboratório, sabendo as indicações e contraindicações de cada uma delas

42. - Conhecer as doenças mais comuns de animais de laboratório, principalmente as infectocontagiosas e as normas para sua prevenção e resolução.

43. - Conhecer normas de isolamento de animais experimentais de pequeno e médio porte em um biotério de manutenção.

44. - Desenvolver estratégias para resolver problemas técnicos durante um experimento

45. - Conhecer e aplicar normas de descarte de restos biológicos

46. - Conhecer as afecções mais frequentes de animais de laboratório e a maneira de preveni-las

47. - Diagnosticar situações de estresse de animais de laboratório em confinamento.

6. Das Inscrições

6.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá ser alegado desconhecimento.

6.2. As inscrições deverão ser efetuadas no período de 30/07/2013 a 16/08/2013, exclusivamente, por meio da Internet, para tanto sendo necessário o preenchimento e a transmissão da ficha de inscrição, bem como o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 96,00 (noventa e seis reais), conforme disposto no item 6.3.

6.3. A inscrição deverá ser realizada pela Internet até 17 horas do dia 16/08/2013, mediante acesso ao site: https://uspdigital.usp.br/marteweb/processo FormListar com a observância rigorosa dos seguintes procedimentos:

- Leitura da íntegra do presente edital e preenchimento completo da ficha de inscrição, devendo ser seguidas as seguintes etapas:

1º) escolher o campus;

2º) escolher a função, clicando em Avançar;

3º) optar pelo presente concurso público objeto do edital ATAD-SP/FMRP nº 62/2013;

4º) informar o CPF e a data de nascimento, clicando em Avançar;

5º) preencher todos os campos obrigatórios da ficha;

6º) inscrever-se (ATENÇÃO: após a inscrição, o candidato NÃO poderá alterar os dados da ficha);

7º) gerar e imprimir o boleto bancário no valor de R$ 96,00 (noventa e seis reais) e utilizá-lo para o pagamento da taxa de inscrição até a data limite para o encerramento das inscrições.

6.3.1. As informações prestadas na ficha de inscrição preenchida via Internet devem ser verdadeiras e são de inteira responsabilidade do candidato que fica ciente de que qualquer falsa informação, omissão ou erro implicará em sua exclusão do concurso público, a qualquer momento, e sujeição às penas da lei.

6.3.2. Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento das agências bancárias na localidade em que se encontrar o candidato, o boleto bancário deverá ser pago antecipadamente.

6.3.3. Não serão aceitas inscrições via Internet cujo pagamento ocorra por depósito em caixa eletrônico, via postal, fac-símile, transferência eletrônica, DOC, DOC eletrônico, ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente, condicional e/ou extemporânea, ou por qualquer outra via que não a especificada no item 6.3. deste edital.

6.3.4. O único comprovante de inscrição via internet aceito será o boleto bancário devidamente quitado, não sendo necessária a entrega da ficha de inscrição.

6.3.5. Não serão aceitas as inscrições via Internet cujos pagamentos da taxa forem efetuados após a data do encerramento das inscrições, não sendo devido ao candidato qualquer ressarcimento da importância paga extemporaneamente.

6.3.6. A Universidade de São Paulo não se responsabiliza por inscrições via Internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

6.3.7. Após o encerramento das inscrições, será publicado Aviso de Inscrição no Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 29/08/2013 informando encontrar-se disponível no site: http://sp.fmrp.usp.br/procseletivo.html, o comunicado de Confirmação de Inscrição no presente concurso público com o nome dos candidatos cujas inscrições tiverem sido efetivadas ou validadas pela Seção de Pessoal da Unidade/Órgão em conformidade com o disposto nos itens 6.5., 6.5.1. e 6.5.2. abaixo.

6.3.8. Caso seja detectado algum problema na inscrição via Internet, o candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis contados a partir do dia útil seguinte ao da publicação do aviso de Inscrição no Diário Oficial do Estado de São Paulo para pleitear a regularização de sua inscrição, sob pena de ser considerado desistente do concurso público, por meio da apresentação de requerimento escrito acompanhado do comprovante do pagamento da taxa de inscrição a ser entregue na Seção de Pessoal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, situada na Avenida dos Bandeirantes, 3900 - Anexo A (térreo), das 13h00min às 16h30min ou do envio de e-mail com o comprovante do pagamento da taxa de inscrição anexado, para o endereço eletrônico pessoal@fmrp.usp.br.

6.3.9. Se houver deferimento de pedido de regularização de inscrição apresentados na forma estabelecida no item 6.3.8, Nova Lista de Inscritos com o nome de todos os candidatos que tiveram sua inscrição efetivada, será disponibilizada no site indicado no item 6.3.7.

6.3.10. O candidato deverá acompanhar o andamento do presente concurso público a fim de tomar conhecimento da data, local ou horário que vier a ser fixado para a Prova de Múltipla Escolha e Dissertativa por meio da publicação do Edital de Convocação para a Prova no Diário Oficial do Estado de São Paulo e, sem caráter oficial, do site referido no item 6.3.7.

6.4. O descumprimento das instruções para a inscrição via Internet, implicará em sua não efetivação.

6.5. Não serão aceitos pedidos de isenção ou redução do pagamento da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado pelo candidato e, uma vez efetivado, não haverá devolução do valor pago, exceção feita ao candidato que comprovar a doação de sangue em conformidade com a Lei nº 12.147, de 12/12/2005, e na forma estabelecida no item 6.5.1

6.5.1. Para ter direito à isenção, o candidato deverá comprovar a doação de sangue a órgão ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou por Município em número não inferior a 3 (três) vezes durante os 12 (doze) meses anteriores ao fim das inscrições. O requerimento instruído com o boleto bancário (não pago) e o documento expedido pela entidade coletora deverão ser entregues pessoalmente no endereço e horário citados no item 6.3.8 durante o período das inscrições.

6.5.2. O candidato doador de sangue que cumprir o disposto no item 6.5.1. terá a sua inscrição no presente certame validada pela Seção de Pessoal da Unidade/Órgão, devendo acompanhar a publicação do Aviso de Inscrição na imprensa oficial e a divulgação da Lista de Inscritos na internet, conforme disposto no item 6.3.7 e, caso detecte algum problema em sua inscrição, deverá pleitear a sua regularização em consonância com o disposto no item 6.3.8.

7. Dos candidatos portadores de deficiência

7.1. Em atendimento ao disposto no artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal, será reservado aos candidatos portadores de deficiência o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas existentes ou que vierem a surgir no prazo de validade do presente concurso público, nos termos da Lei nº 7.853/89, regulamentada pelo Decreto nº 3.298/99, alterado pelo Decreto nº 5.296/04.

7.2. Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto nº 3.298/99 e suas alterações e na Súmula nº 377 do Superior Tribunal de Justiça (DJe de 5/5/2009).

7.3. De acordo com o art. 43 do Decreto nº 3.298/99, durante a realização do certame, a Unidade/Órgão responsável pela abertura do concurso público terá a assistência de uma equipe multiprofissional que será composta por 6 (seis) servidores, dentre os quais 3 (três) deverão ser profissionais capacitados e atuantes nas áreas das deficiências em questão, sendo um deles médico, e 3 (três) integrantes da carreira objeto do presente certame.

7.4. À referida equipe multiprofissional caberá a avaliação, durante o período de experiência, da compatibilidade entre as atribuições da função e a deficiência de que o candidato se declarou portador, devendo emitir parecer observando: as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição, a natureza das atribuições e tarefas essenciais da função a desempenhar, a viabilidade das condições de acessibilidade e as adequações do ambiente de trabalho na execução das tarefas, a possibilidade de uso, pelo candidato, de equipamentos ou outros meios que habitualmente utilize e a CID e outros padrões reconhecidos nacional e internacionalmente.

7.5. À pessoa portadora de deficiência é assegurado o direito de inscrição no presente concurso público, em igualdade de condições com os demais candidatos, para o preenchimento de vaga na carreira do grupo Superior S1 A na função de Especialista em Laboratório cujas atribuições sejam consideradas compatíveis com a deficiência de que se declarou portadora em avaliação a ser realizada pela Equipe Multiprofissional durante o período de experiência (itens 7.2 e 7.3).

7.6. Para gozar dos benefícios da reserva legal, no período de inscrição de 30/07/2013 a 16/08/2013, deve o candidato portador de deficiência declará-la(s), por escrito, apresentando laudo médico recente que ateste a espécie e o grau ou nível da(s) deficiência(s), com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, através da entrega pessoal da documentação na Seção de Pessoal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Anexo A, andar térreo, Av. dos Bandeirantes 3900 - Campus da USP de Ribeirão Preto, das 13h às 16h30, ou via SEDEX, postado impreterivelmente até o último dia de inscrição, para o referido endereço.

7.7. O candidato portador de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal nº 3.298/99, particularmente em seu artigo 40, participará do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, à nota mínima exigida e ao horário e ao local de aplicação das provas.

7.8. O candidato portador de deficiência que, nos dias de realização da(s) prova(s) do concurso público, necessitar de tratamento diferenciado e/ou de tempo adicional, deverá requerê-lo, indicando as condições diferenciadas e/ou o tempo adicional, através da apresentação de requerimento escrito com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de deficiência a ser entregue ou enviado, por SEDEX, impreterivelmente até o último dia de inscrição, no endereço citado no item 7.6.

7.9. O atendimento às condições diferenciadas de que trata o item 7.8. ficará sujeito à análise da viabilidade e da razoabilidade do pedido pela equipe multiprofissional.

7.10. À Seção de Pessoal da Unidade/Órgão ou à Comissão de Concurso Público Centralizado competirá providenciar o levantamento dos locais, tipos de prova e equipamentos especiais necessários ao pleno acesso dos candidatos portadores de deficiência e a efetivação das condições necessárias à realização das provas, bem como eventual colaboração de pessoas especializadas na comunicação ou no auxílio de determinadas deficiências.

7.11. O candidato portador de deficiência que, dentro do período de inscrição, não atender ao disposto no item 7.6. será considerado como não portador de deficiência e participará do concurso público sem direito à reserva legal.

7.12. O candidato portador de deficiência que, dentro do período de inscrição, não atender ao disposto no item 7.8 não terá a prova preparada segundo as condições diferenciadas de que necessite.

7.13. A publicação do resultado final/classificação do presente concurso público será feita em duas listas contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência e, a segunda, somente a pontuação destes últimos.

7.14. Não havendo candidatos portadores de deficiência inscritos, aprovados e classificados ou cuja(s) deficiência(s) tenha(m) sido avaliada(s) incompatível(is) com as atribuições da função durante o período de experiência pela equipe multiprofissional, as vagas a eles reservadas serão preenchidas pelos demais aprovados, com estrita observância da ordem classificatória da lista definitiva.

8. Das Provas

8.1. O concurso público constará das seguintes etapas:

- 1ª Prova de Múltipla Escolha (eliminatória) com 20 questões objetivas do Programa de Conhecimento Específico e 05 questões objetivas do programa de Língua Inglesa, valendo 0,40 pontos cada questão;

- 2ª Prova Dissertativa (eliminatória) com 02 questões discursivas referentes ao programa de Conhecimento Específico, valendo 5,00 pontos cada questão;

Observação: Tanto na Prova de Múltipla Escolha quanto na Prova Dissertativa poderão haver questões formuladas e a serem respondidas em Língua Inglesa.

8.2. As Provas de Múltipla Escolha e Dissertativa versarão sobre o programa abaixo:

PROGRAMA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO:

- Anatomia e fisiologia do aparelho locomotor de animais de pequeno e médio portes de laboratório experimental;

- Ética aplicada à manutenção e experimentação animal;

- Ensaios mecânicos aplicados ao aparelho locomotor;

- Biologia e biomecânica no tratamento da fratura e das anomalias de consolidação óssea;

- Métodos de avaliação da qualidade óssea;

- Noções de Estatística;

- Conhecimentos básicos de um biotério de manutenção de animais de pequeno e médio portes.

PROGRAMA DE LÍNGUA INGLESA

- Interpretação de textos técnicos e publicações científicas na área de bioengenharia.

8.3. Bibliografia sugerida para as Provas

1. - CIOMS International Guiding Principles for Biomedical Research Involving Animals. The National Academics, 1985. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK25438/

2. - Colégio Brasileiro de Experimentação Animal - COBEA. Princípios Éticos na Experimentação Animal. Disponível em: HTTP://www.cobea.org.br/index.php

3. - SOUZA SA. Ensaios Mecânicos de Materiais Metálicos. 5ª ed. Blücher, 1982.

4. - PERREN SM, CLAES L. Biology and Biomechanics in Fracture Management. In: RUEDI TP, MURPHY WM. AO Principles of Fracture Management. New York:Thieme, 2000.

5. - DONNELLY E. Methods for Assessing Bone Quality: a review. Clin Orthop Relat Res. 469(8): 2128-38, 2011.

6. - Carvalho GD et al. Avaliação clínica de ratos de laboratório (Rattus novergicus linhagem Wistar): parâmetros sanitários, biológicos e fisiológicos. CERES 56(1): 051-057, 2009

7. - Marcel Frajblat et al. Ciência em animais de laboratório. Experimentação animal.

8. - Experimentação e bem estar animal. Artigo de revisão. Crissiuma AL, Almeida CPA. Saúde & Ambiente em Revista, 1(2):1-10, 2006

9. - Turner CH. Bone strength: current concepts. Ann. NY Acad Sci 1068:429-446, 2006

10. - Rivera EAB. Ética na Experimentação animal. Rev. Patologia Tropical 30(1):9-14, 2001

11. - Manual de biosssegurança , Parte IV- Manipulação de animais, dezembro de 2001 http://www.ccs.saude.gov.br/visa/publicacoes/arquivos/P4_Manipula%C3%A7%C3%A3o_ de_Animais.pdf

12. - Burr DB. Why bones bend but don´t break. J Musculoskeletal Neuronal Interact, 11(4):270-285, 2011.

13. - Princípios Éticos e Práticos do Uso de Animais de Experimentação. UNIFESP, Escola Paulista de Medicina, Departamento de Psicobiologia. Monica Anderson e outros

14. - Animal Models as Tools in Ethical Biomedical Research. Monica Levy Andersen, Sergio Tufic, UNIFESP, 2010

15. - Manual de Cuidados e Procedimentos com Animais de Laboratório do Biotério de Produção e Experimentação da FCF-IQ/USP . Silvania MP Neves, Jorge Mancini Filho, Elisabete Wenzel de Menezes e outros. EDUSP, 2013.

16. - Chorilli M, Michelin DC, Salgado HRN. Animais de Laboratório: o camundongo. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada 28 (1):11-13, 2007

17. - Noções de Probabilidade e Estatística. Edusp. Marcos Nascimento Magalhães; Antônio Carlos Pedroso de Lima. http://www.edusp.com.br/detlivro.asp?ID=720259

9. Da Prestação das Provas

9.1 As Provas de Múltipla Escolha e Dissertativa serão aplicadas no mesmo dia e no mesmo período com duração total de 04 horas e será realizada em data, horário e local a serem comunicados oportunamente mediante publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

9.2 O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização das Provas de Múltipla Escolha e Dissertativa através do site http://sp.fmrp.usp.br/procseletivo.html.

9.3 O gabarito poderá sofrer alteração devido ao provimento de recurso, sendo os pontos relativos às questões objetivas eventualmente anuladas atribuídas a todos os candidatos presentes à Prova de Múltipla Escolha.

9.4 As provas do concurso público poderão ocorrer em dias úteis ou aos domingos a critério da administração e a convocação para as provas será feita através de publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo ainda os candidatos ser convocados para as etapas do concurso público por outros meios de comunicação (correio, e-mail, telefone, mural ou através da Internet pelo site: http://sp.fmrp.usp.br/procseletivo.html.

9.5 O candidato deverá comparecer ao local designado com 15 minutos de antecedência, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, documento de identificação com foto e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

9.6 A realização das provas só será permitida ao candidato que atender ao disposto no item 9.5 e se apresentar na data, no local e no horário constantes dos Editais de Convocação para Prova.

9.7 Não será admitido o ingresso na sala de prova do candidato que se apresentar após o horário da(s) prova(s) determinado nos Editais de Convocação para Provas.

9.8 O início da(s) prova(s) será declarado pelo fiscal do Concurso Público presente em cada sala de prova respeitada a duração estabelecida nos item 9.1.

9.9 Ao término das provas, os dois últimos candidatos deverão sair da sala no mesmo momento. Em hipótese alguma poderá um único candidato permanecer sozinho em sala de prova com o fiscal do Concurso Público.

9.10 Será excluído do concurso público o candidato que, em qualquer uma das provas ou etapas, além das demais hipóteses previstas neste edital:

- apresentar-se após o horário estabelecido no presente edital e/ou nos Editais de Convocação para a realização das provas, não se admitindo qualquer tolerância;

- não comparecer a qualquer uma das provas, seja qual for o motivo;

- desistir no decorrer das provas;

- não apresentar documento que bem o identifique;

- ausentar-se da sala sem o acompanhamento do fiscal;

- ausentar-se do local de prova(s) antes de decorridos 30 minutos do seu início;

- for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas ou impressos;

- estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação (agendas eletrônicas, telefones celulares, pagers, laptops ou outros equipamentos similares);

- efetuar no caderno de provas, de modo a possibilitar sua identificação, qualquer sinal, marca, rubrica ou anotação, escrever mensagem ou qualquer tipo de protesto;

- não devolver integralmente o material recebido;

- perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

9.11. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, não serão distribuídos exemplares da(s) prova(s) aos candidatos, mesmo após o encerramento do concurso público.

9.12. A Prova de Múltipla Escolha e Dissertativa ficarão disponíveis durante os 2 (dois) dias úteis seguintes ao de sua realização no site http://sp.fmrp.usp.br/procseletivo.html

10. Do julgamento das Provas

10.1 A Prova de Múltipla Escolha e a Prova Dissertativa serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

10.2 Na Prova de Múltipla Escolha, não serão computadas as questões objetivas não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

10.3. Na Prova Dissertativa, o texto de cada questão discursiva será avaliado quanto ao domínio do conteúdo dos temas do programa que forem abordados, bem como quanto ao domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa, considerando-se aspectos de natureza gramatical.

10.4. Na Prova Dissertativa, não serão consideradas escritas as questões ou trechos das questões discursivas que forem ilegíveis ou feitas à grafite.

11. Da classificação

11.1. Os candidatos que, em cada prova, obtiverem nota igual ou superior a 7 (sete) pontos serão considerados habilitados, sendo convocados para a próxima etapa ou classificados no presente concurso público.

11.2. A nota de cada prova igual ou superior a 7 (sete) pontos será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo com a indicação do nome dos candidatos em ordem alfabética.

11.3. Caso a nota igual ou superior a 7 (sete) pontos não seja obtida por nenhum candidato em alguma das provas do presente concurso público, será publicado Edital de Resultado contendo tal informação.

11.4. Considera-se nota final a média aritmética das notas atribuídas à Prova de Múltipla Escolha e Prova Dissertativa .

11.5. Os candidatos aprovados no concurso público serão classificados em ordem decrescente da nota final.

11.6. Será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo um único Edital de Resultado Final/Classificação contendo uma lista outra especial para o(s) portador(es) de deficiência(s), com a indicação do nome do(s) candidato(s), do número do Registro Geral - R.G., da nota final e da classificação.

11.7. No caso de igualdade de nota final, o desempate será feito, sucessivamente, através dos seguintes critérios:

1º - idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos completos até o último dia da inscrição no presente concurso público, na forma do disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal nº 10.741, de 1/10/2003 (Estatuto do Idoso);

2º maior nota na Prova Dissertativa;

3º maior idade.

12. Dos Recursos

12.1. O candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis para apresentar recurso contra enunciados e/ou respostas de questões de prova a partir do dia seguinte ao da realização de cada prova do concurso público.

12.2. O candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis para apresentar pedido de revisão de nota a partir do dia seguinte ao da publicação do resultado de cada prova no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

12.3. O candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis para apresentar pedido de revisão de resultado final/classificação, a partir do dia seguinte ao da publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

12.4. A cada prova do concurso público, o candidato poderá apresentar dentro dos prazos estabelecidos nos itens 12.1., 12.2. e 12.3, um único recurso e/ou um único pedido de revisão de nota e/ou um único pedido de revisão de resultado final/ classificação.

12.5. Os recursos e os pedidos de revisão de nota e/ou resultado/classificação que forem apresentados fora dos prazos estabelecidos nos itens 12.1, 12.2. e 12.3, não serão aceitos sejam quais forem os motivos alegados pelo candidato.

12.6. Não será admitido pedido de revisão de nota e/ou resultado final/classificação, após sua republicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

12.7 O candidato deverá dirigir o recurso e/ou o pedido de revisão de nota ao Diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e entregá-lo pessoalmente ou através de portador na Seção de Pessoal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Anexo A, andar térreo, Av. dos Bandeirantes 3900 - Campus da USP de Ribeirão Preto, de segunda a sexta-feira, das 13:00 às 16:30 horas.

13. Da validade

13.1. O concurso público terá validade de 06 (seis) meses a contar da data da Publicação do Despacho de Homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo, a critério da Universidade de São Paulo, ser prorrogado por igual período.

14. Da Contratação

14.1. Para contratação, deverá o candidato brasileiro nato ou naturalizado comparecer ao Serviço de Pessoal da Unidade/ Órgão indicado no Edital de Convocação, no prazo de 5 (cinco) dias úteis contado do primeiro dia útil seguinte ao da publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, e apresentar a documentação comprobatória completa abaixo discriminada, sob pena de ser considerado desistente do concurso público:

- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

- Certidão de Nascimento (para solteiros);

- Certidão de Casamento;

- Cédula de Identidade - R.G. ou, quando estrangeiro, Cédula de Identidade de Estrangeiros e Passaporte;

- 2 fotos 3x4 recentes;

- Cadastro de Pessoa Física (C.P.F./C.I.C.);

- Título de Eleitor acompanhado do comprovante de votação ou da justificativa referente à última eleição;

- Certificado Militar (para o sexo masculino);

- Certidão de Nascimento dos filhos com até 21 anos de idade ou até 24 anos, se universitários;

- Caderneta de Vacinação atualizada dos filhos menores de 14 anos;

- Extrato de participação no PIS/PASEP;

- Declaração de Acumulação de Cargos, quando for o caso;

- Original e cópia simples, ou cópia autenticada do comprovante de escolaridade (histórico ou diploma) de conclusão do curso em Ciências Médicas ou Medicina ou Biomedicina ou Ciências Biológicas Modalidade Médica ou Ciências Biológicas ou Educação Física ou Engenharia Biomédica ou Fisioterapia ou Medicina Veterinária; que, quando for expedido por instituições estrangeiras, deverá estar acompanhado da respectiva tradução e revalidação do título;

14.2. Para contratação, deverá o candidato estrangeiro comparecer ao Serviço de Pessoal da Unidade/Órgão indicado no Edital de Convocação no prazo de 5 (cinco) dias úteis contado do primeiro dia útil seguinte ao da publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo e apresentar a documentação necessária para, se for necessário, dar andamento à obtenção do visto permanente perante o Ministério do Trabalho e Emprego para que seja possível firmar contrato de trabalho no Brasil.

14.3. Para contratação, deverá o candidato ser considerado apto em exame médico pré-admissional realizado pelo SESMT/ USP.

14.4. O candidato que, injustificadamente, deixar de comparecer ao exame médico pré-admissional na(s) data(s), local(is) e horário(s) previstos será considerado desistente do concurso público.

14.5. Caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública (inclusive aposentadoria), a contratação dependerá, ainda, da autorização de acumulação de cargo.

14.6. O candidato deverá comparecer à Seção de Pessoal da Unidade/Órgão até o primeiro dia útil seguinte àquele em que o SESMT/USP tiver concluído por sua aptidão, sob pena de ser considerado desistente do concurso público, quando será cientificado, por escrito, da data fixada pela Unidade/Órgão para o início do exercício da função.

14.7. A Unidade/Órgão fixará a data para o início do exercício da função dentro do prazo máximo de 30 (trinta) dias contado do primeiro dia útil seguinte aquele em que o candidato for considerado apto em exame médico pré-admissional realizado pelo SESMT/USP e, quando for o caso, autorizada a acumulação de cargo.

14.8. O candidato que não iniciar o exercício da função na data fixada pela Unidade/Órgão será considerado desistente do concurso público.

14.9. A contratação e o início do exercício da função objeto do presente concurso público para o candidato que já pertencer aos quadros funcionais da Universidade de São Paulo só será possível após a conclusão de aptidão em exame médico pré-admissional e a apresentação de pedido de demissão relativo ao vigente contrato de trabalho ao Dirigente da Unidade/Órgão de lotação do servidor, sendo que a nova contratação ocorrerá nas condições previstas neste edital.

14.10. Caso o candidato já tenha sido funcionário público, deverá apresentar declaração emitida pelo Órgão o qual pertencia com a data e o motivo do desligamento e não será contratado se demitido ou exonerado do serviço público em consequência de processo administrativo (por justa causa ou a bem do serviço público).

15. Das Disposições Finais

15.1 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação tácita das instruções e condições estabelecidas no presente edital em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

15.2 A inexatidão das informações ou a irregularidade nos documentos, verificada a qualquer tempo, em especial por ocasião da contratação, acarretará a exclusão do candidato do concurso público, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

15.3 O não atendimento, pelo candidato, das condições estabelecidas no presente edital implicará em sua exclusão do concurso público a qualquer tempo.

15.4 A falta de pagamento da taxa de inscrição, verificada a qualquer tempo, acarretará a exclusão do candidato do concurso público.

15.5 O candidato deverá manter atualizado seu endereço durante todo o prazo de validade do concurso público.

15.6 Os itens deste edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou o evento que lhes disser respeito ou até a data da homologação do concurso público.

15.7 É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dos comunicados e demais publicações referentes a este concurso público através do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

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