Escola Técnica de Saúde Pública “Cidade Tiradente” - SP

EDITAL Nº. 001/2007 ETSP-CT

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA INGRESSO NOS CURSOS OFERECIDOS

PELA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE PÚBLICA “CIDADE TIRADENTES” / 2007

A Secretaria Municipal de Gestão – SMG, por meio do Departamento de Recursos Humanos – DRH, e a Escola Técnica de Saúde Pública “Cidade Tiradentes”, de acordo com as disposições da legislação vigente, faz saber, por meio do presente edital, que estarão abertas as inscrições no período de 12 a 18 de janeiro de 2007, do processo seletivo para os cursos técnicos autorizados pelo Conselho Municipal de Educação no Diário Oficial do Município – DOM de 15 de outubro de 2004, no uso de suas atribuições legais, baixa as seguintes normas para o 1º. Processo Seletivo 2007.

1 – DO PROCESSO SELETIVO

1.1. O 1º. Processo Seletivo 2007 da Escola Técnica de Saúde Pública “Cidade Tiradentes” será realizado em duas etapas, na cidade de São Paulo, com a finalidade de selecionar e classificar os candidatos para ingresso nos seus cursos técnicos.

1.2. A primeira etapa constará de uma prova de conhecimentos e a segunda etapa será a de pontuação baseada na escolaridade cursada em escola pública.

2 – DOS CURSOS TÉCNICOS

2.1. Cada candidato concorrerá a uma das vagas dos seguintes cursos técnicos:

TABELA DE OPÇÕES

Curso Técnico

Código da Opção

Período

Número de Vagas

Farmácia

A01

Matutino

45

A02

Vespertino

45

Análises Clínicas

B03

Matutino

45

B04

Vespertino

45

Higiene Dental

C05

Matutino

45

C06

Vespertino

45

Gestão de Serviços de Saúde

D07

Matutino

45

D08

Vespertino

45

2.2. O candidato poderá optar por dois cursos oferecidos, desde que no mesmo período, indicando-os na ficha de inscrição, na ordem de sua preferência, pelos códigos constantes na tabela de opções, citada no item 2.1., deste capítulo.

2.3. Os cursos serão ministrados nas dependências da Escola Técnica de Saúde Pública, localizada na Avenida dos Metalúrgicos, 1.945, Cidade Tiradentes, Município de São Paulo.

2.4. As atividades desempenhadas pelos profissionais das áreas abrangidas no item 2.1. constam do Anexo I – Perfil dos Profissionais, parte integrante deste Edital.

3 – DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO

3.1. Para inscrever-se no processo seletivo, o candidato deverá, obrigatoriamente estar cursando a 3ª. série do Ensino Médio (2º. grau) ou ter concluído o Ensino Médio (2º. grau) ou equivalente.

4 – DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições poderão ser realizadas:

4.1.1. Via Internet, no endereço eletrônico www.cetroconcursos.com.br, no período de 12 a 17 de janeiro de 2007, iniciando-se no dia 12 de janeiro, às 9h e encerrando-se, impreterivelmente, às 16h do dia 17 de janeiro, observado o horário oficial de Brasília/DF e as informações complementares que estarão disponíveis no referido endereço eletrônico. Após a data e horário especificado acima, o acesso às inscrições estará bloqueado.

4.1.2. pessoalmente ou por procuração, no período de 12 a 18 de janeiro de 2007.

4.2. As inscrições realizadas pessoalmente ou por procuração deverão ser efetuadas nos dias úteis, das 9h00 às 16h00, no posto do “Instituto Nacional de Educação CETRO - INEC” instalado nas dependências da Escola Técnica de Saúde Pública, localizada na Avenida dos Metalúrgicos, 1.945, Cidade Tiradentes, Município de São Paulo, quando os candidatos receberão gratuitamente o Boletim Informativo com Ficha de Inscrição que deverá ser preenchida.

4.2.1. No caso de inscrição por procuração, será exigida a entrega do respectivo mandato, acompanhado da cópia autenticada do documento de identidade do candidato e apresentação do documento de identidade do procurador.

4.2.2. Deverá ser entregue uma procuração para cada candidato e esta ficará retida. O candidato assumirá as conseqüências de eventuais erros cometidos por seu procurador ao efetuar a inscrição.

4.2.3. O candidato ou seu procurador irá obrigatoriamente preencher a Ficha de Inscrição fornecida onde deverá:

a) optar por até 2 (dois) cursos/período, desde que no mesmo período ;

b) assinar a declaração, segundo a qual, sob as penas da lei, assumirá conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital;

c) informar se as três últimas séries cursadas foram na rede pública de ensino;

d) informar se as três últimas séries cursadas foram em unidades da rede pública de ensino localizada na Cidade Tiradentes.

4.3. Após o preenchimento da ficha de inscrição, pessoalmente ou por procuração, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 15,00 (quinze reais), através de depósito bancário em conta corrente, a favor do “Instituto Nacional de Educação CETRO - INEC”, em qualquer agência bancária, dos bancos mencionados a seguir:

BANCO PARA PAGAMENTO

Nº da AGÊNCIA

Nº da Conta Corrente

BANESPA

0105

13.002856-1

BANCO DO BRASIL

071 2-9

17.987-6

CEF

0238-4

477822-5

BRADESCO

3114-3

199147-7

ITAÚ S.A.

0262

72426-3

4.4. O candidato que realizar sua inscrição pessoalmente ou por procuração, de posse do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e da ficha de inscrição preenchida, deverá retornar ao local de inscrição e entregá-los ao encarregado da inscrição para que a mesma seja efetivada.

4.4.1. O candidato que não devolver a ficha de inscrição preenchida juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição no local indicado no item 4.2., deste capítulo, não terá seu nome incluído na relação de candidatos inscritos no Processo Seletivo.

4.5. O candidato que realizar sua inscrição via Internet, deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 15,00 (quinze reais) por meio de boleto bancário, pagável em toda a rede bancária, com vencimento para o dia 17/01/07.

4.5.1. O boleto bancário estará disponível no endereço eletrônico www.cetroconcursos.com.br e deverá ser impresso para o pagamento da taxa de inscrição, após a conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição on-line.

4.6. O INEC e a Secretaria Municipal de Gestão – SMG não se responsabilizam por solicitação de inscrição via Internet não-recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

4.7. A partir do dia 24 de janeiro de 2007 o candidato deverá conferir no endereço eletrônico www.cetroconcursos.com.br se os dados da inscrição efetuada pela Internet foram recebidos e se o valor da inscrição foi pago. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC, do INEC (0xx11) 3285-2777 para verificar o ocorrido, no horário das 08h30 às 17h30.

4.8. O pagamento da importância poderá ser efetuado em dinheiro ou cheque, sendo que:

4.8.1. as inscrições feitas com cheque somente serão consideradas efetivas após sua compensação;

4.8.2 no caso de devolução do cheque utilizado para as inscrições por qualquer motivo, será considerada automaticamente sem efeito a inscrição.

4.9. Não será concedida ISENÇÃO de taxa de inscrição.

4.10. Não haverá restituição do valor da taxa de inscrição.

4.11. Não serão aceitas, em hipótese alguma, inscrições por via postal, por fac-símile, por depósito “por meio de envelope” em caixa rápido, por transferência entre contas correntes ou fora do período estabelecido neste Edital.

4.12. Efetivada a inscrição, pessoalmente ou via Internet, não serão aceitos pedidos para alteração(ões) de Curso(s)/Período.

4.13. O deferimento da inscrição dependerá do correto preenchimento da Ficha de Inscrição pelo candidato ou seu procurador.

4.14. A apresentação dos documentos e das condições exigidas para inscrição no referido processo seletivo, será feita por ocasião da matrícula, sendo que a não apresentação implicará a anulação de todos os atos praticados pelo candidato.

4.15. Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste edital.

5 – DA PROVA OBJETIVA

5.1. A prova do processo seletivo será elaborada, aplicada e corrigida pelo Instituto Nacional de Educação CETRO - INEC, e versará sobre os conteúdos da Base Nacional Comum do Ensino Médio, tendo em vista avaliar os conhecimentos do candidato, bem como a sua capacidade de raciocínio, de pensamento crítico, de compreensão, de análise e de síntese.

5.2. O processo seletivo constará de uma Prova de Conhecimentos Gerais contendo 50 questões objetivas de múltipla escolha, com 5 alternativas cada, e será composta pelas seguintes disciplinas:

DISCIPLINA

NÚMERO DE QUESTÕES

Língua Portuguesa

15

Matemática

10

Física

05

Química

05

Biologia

15

5.3. A prova objetiva será elaborada de acordo com o programa a seguir relacionado:

Português: Interpretação de textos; Substantivos: próprio, comum, simples, composto, coletivo, gênero, número e grau; Artigos; Preposição; Pronomes e colocação pronominal; Adjetivos; Verbos e conjugação verbal; Comparação de palavras entre si: sinônimo e antônimo; Acentuação e pontuação. Divisão silábica; Sílaba Tônica; Ordem alfabética; Concordância verbal e nominal; Classificação das palavras quanto ao número de sílabas.

Matemática: Conjunto dos números naturais: quatro operações fundamentais - resolução de problemas sobre as quatro operações; Noções de: dúzia, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um terço ou terça parte; Medidas de: comprimento, superfície, massa, capacidade e tempo - transformações - problemas; Número decimal: operações. Sistema Monetário Nacional - Real; Perímetro e área de quadrado e retângulo; Operações com frações; Operações com números decimais.

Física: Mecânica: Cinemática do movimento retilíneo e circular; Dinâmica: Princípios, Impulso e Quantidade de Movimento, Trabalho e Energia Mecânica; Temperatura; Dilatação dos Sólidos e Líquidos: Linear, Superficial e Volumétrica; Mudanças de Estado: Calor Latente, Leis Gerais.

Química: Substâncias químicas e misturas: substâncias puras simples e substâncias puras compostas, análise imediata de misturas homogêneas ou heterogêneas; Massas atômicas e moleculares: massa atômica de um átomo, massa atômica de um elemento, massa molecular, massa molar; Gases; volume molar, equação geral dos gases, Soluções: curvas de solubilidade, concentrações das soluções (concentração comum, molaridade, normalidade, título em massa, modalidade), transformações de unidades, diluição de soluções, mistura de soluções, princípios de equivalência, titulação. Fórmulas.

Biologia: Noções sobre o estudo das ciências: A concepção de ciências. Características dos seres vivos: Composição química e organização celular, Funções de manutenção de vida. Ciclo de vida: reprodução e desenvolvimento, Evolução: mutação, adaptação e seleção natural. Origem da Terra, Origem do planeta Terra. Idéias sobre a origem da Terra. Origem dos seres vivos: Abiogênese x biogênese. CITOLOGIA: Composição Química, Substâncias inorgânicas: água e sais minerais, Características gerais e tipos de substâncias orgânicas, Características, classificação e funções: glicídios, lipídios, proteínas e vitaminas. Estudo da célula: Medidas, Instrumentos de observação da célula, A energia na célula: Processos de obtenção de energia, Quimiossíntese, Plastos e fotossíntese, Núcleo, Estudo do núcleo interfásico, Características e funções, Componentes nucleares, Ácidos nucléicos e código genético. Estudo do núcleo em divisão: Mitose, Meiose, Aspectos comparativos entre mitose e meiose, Alterações Cromossômicas, Câncer. HISTOLOGIA: Noções básicas sobre os tipos fundamentais de Tecidos Animais e Vegetais.

6 – DA APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

6.1. A Prova Objetiva será realizada na cidade de São Paulo/SP na data prevista de 28 de janeiro de 2007, em locais e horários a serem comunicados oportunamente por meio de Edital de Convocação para a Prova Objetiva que será afixado nas dependências da Escola Técnica de Saúde Pública “Cidade Tiradentes”, disponível na Internet no endereço www.cetroconcursos.com.br, publicado no Diário Oficial da Cidade e encaminhado por meio de Cartões Informativos aos candidatos, pelo Correio, a partir do dia 24 de janeiro de 2007.

6.1.1. A comunicação feita por intermédio do Correio não tem caráter oficial, sendo meramente informativa.

6.1.2. O candidato que não receber o Cartão Informativo até o dia 26 de janeiro de 2007, deverá consultar as listas, conforme informado no item 6.1..

6.1.3. O candidato só poderá prestar a prova, na respectiva data, horário e local constante na lista afixada nas dependências da Escola Técnica de Saúde Pública “Cidade Tiradentes”, publicados no Diário Oficial da Cidade - DOC, no Cartão Informativo ou no endereço eletrônico ( www.cetroconcursos.com.br ).

6.1.4. Não será permitida, em hipótese alguma, realização da prova em outro dia, horário e fora do local designado.

6.2. Os eventuais erros de digitação de nome, número de documento de identidade, número do CPF, sexo e data de nascimento, deverão ser corrigidos somente no dia da respectiva prova em formulário específico.

6.3. Caso haja inexatidão na informação relativa a opção de Cursos/Período, o candidato deverá entrar em contato com o SAC - Serviço de Atendimento ao Candidato, do INEC, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas da data de realização da prova, através do telefone (0xx11) 3285-2777, no horário das 08h30 às 17h30.

6.3.1. Só será(ão) procedida(s) à(s) alteração(ões) de opção(ões) de Curso(s)/Período, se for(em) constatado(s) erro(s) na digitação pelo INEC das informações constantes na ficha de inscrição do candidato.

6.3.2. Caso o erro constatado tenha sido motivado por preenchimento incorreto por parte do candidato ou seu procurador, não será efetuada a correção, sob hipótese alguma.

6.4. O Candidato deverá comparecer ao local designado para a prova com antecedência mínima de 30 minutos, munido de:

a) comprovante de inscrição;

b) original de um dos documentos de identidade a seguir: Cédula Oficial de Identidade; Carteira e/ou cédula de identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Passaporte; e Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia na forma da Lei n.º 9.503/97);

c) caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2 e borracha macia.

6.4.1. Os documentos apresentados deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a identificação do candidato com clareza.

6.4.2. O comprovante de inscrição não terá validade como documento de identidade.

6.4.3. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

6.4.4. Não serão aceitas cópias de documentos de identidade, ainda que autenticadas.

6.4.5. O Instituto Nacional de Educação CETRO - INEC”, objetivando garantir a lisura e idoneidade do processo seletivo - o que é de interesse público e, em especial, dos próprios candidatos - bem como a sua autenticidade, solicitará aos candidatos, quando da aplicação da prova, a autenticação digital da Folha Definitiva de Respostas personalizada. Na hipótese de o candidato não autenticá-la digitalmente, deverá registrar sua assinatura, em campo específico, por três vezes.

6.5. Não haverá segunda chamada seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.

6.6. No dia da realização da prova, não será permitido ao candidato entrar e/ou permanecer no local de exame com armas ou aparelhos eletrônicos (agenda eletrônica, bip, gravador, notebook, pager, palmtop, receptor, telefone celular, walkman etc.). O descumprimento desta instrução implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se tentativa de fraude.

6.6.1. O INEC não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da prova.

6.7. Quanto à Prova Objetiva:

6.7.1. na realização da prova objetiva, o candidato marcará suas respostas na Folha de Respostas, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. A Folha de Respostas é o único documento válido para correção;

6.7.1.1. Não serão computadas questões não respondidas, nem questões que contenham mais de uma resposta (mesmo que uma delas esteja correta), emendas ou rasuras, ainda que legível. 6.7.1.2. Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas ou assinatura, pois qualquer marca poderá ser lida pelas leitoras óticas, prejudicando o desempenho do candidato.

6.7.2. ao terminar a prova, o candidato entregará ao fiscal a folha de respostas e o caderno de questões, cedido para a execução da prova;

6.7.3. a totalidade da Prova Objetiva terá a duração de 3 (três) horas;

6.7.4. iniciada a prova, nenhum candidato poderá retirar-se da sala antes de decorrida 01 (uma) hora;

6.7.5. as Folhas de Respostas dos candidatos serão personalizadas, impossibilitando a substituição.

6.8. Será automaticamente excluído do Processo Seletivo o candidato que:

6.8.1. apresentar-se após o fechamento dos portões;

6.8.2. apresentar-se fora dos locais pré-determinados;

6.8.3. não apresentar um dos documentos de identidade exigido no item 6.4;

6.8.4. não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado;

6.8.5. ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal;

6.8.6. for surpreendido em comunicação com outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio de comunicação, sobre a prova que estiver sendo realizada, ou utilizando-se de livros, anotações, impressos não permitidos ou calculadoras;

6.8.7. estiver portando durante a prova qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação;

6.8.8. lançar mão de meios ilícitos para executar a prova;

6.8.9. não devolver a Folha de Respostas e o Caderno de Questões cedidos para a realização da prova;

6.8.10. perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

7 – DO JULGAMENTO DA PROVA OBJETIVA

7.1. A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e terá caráter classificatório.

7.2. Na avaliação da prova será utilizado o escore bruto. O escore bruto corresponde ao número de acertos que o candidato obtém na prova.

7.3. Para se chegar ao total de pontos o candidato deverá dividir 100 (cem) pelo número de questões da prova e multiplicar pelo número de questões acertadas. A nota será igual ao total de pontos obtido pelo candidato na prova objetiva.

7.4. Será considerado habilitado no Processo Seletivo o candidato que não obtiver zero em qualquer uma das disciplinas.

7.5. Não haverá, em hipótese alguma, vista ou revisão de prova. 7.6. O candidato não habilitado será excluído do processo seletivo.

8 – DA PONTUAÇÃO DE ESCOLARIDADE

8.1.Concorrerão à pontuação de escolaridade cursada em escola pública todos os candidatos habilitados na prova objetiva, conforme estabelecido no item 7.4., deste edital.

8.2. Serão considerados como documentos válidos para pontuação de escolaridade cursada em escola pública somente os discriminados abaixo:

a) histórico escolar que cursou as três últimas séries na rede pública de ensino: 15 (quinze) pontos;

b) histórico escolar que cursou as três últimas séries em unidades da rede pública de ensino localizada na Cidade Tiradentes: 15 (quinze) pontos.

8.3. Os documentos relativos a pontuação de escolaridade especificados no item 8.2. deverão ser entregues exclusivamente nos dias 05 e 06 de fevereiro de 2007 no posto do “Instituto Nacional de Educação CETRO - INEC” instalado nas dependências da Escola Técnica de Saúde Pública, localizada na Avenida dos Metalúrgicos, 1.945, Cidade Tiradentes, Município de São Paulo.

8.3.1. A entrega dos documentos para pontuação de escolaridade não é obrigatória. O candidato que não entregar o documento de pontuação de escolaridade cursada em escola pública não será eliminado do processo seletivo, permanecendo no mesmo apenas com a pontuação obtida na prova objetiva.

8.4. Os documentos de pontuação de escolaridade, discriminados no item 8.2., deverão ser acondicionados em envelope lacrado, fornecido pelo INEC, devendo os referidos documentos serem apresentados em cópia reprográfica autenticada ou em xerox simples acompanhadas do original, os quais serão autenticados no momento de sua entrega pelo encarregado do posto de recebimento.

8.4.1. Não serão aceitos nos respectivos envelopes documentos originais.

8.4.2. No envelope deverá conter somente documentos autenticados em cartório ou autenticados pelo receptor no momento de sua entrega.

8.4.3. Os documentos de pontuação de escolaridade deverão ser expedidos pelo estabelecimento de ensino, em papel timbrado, e deverão conter carimbo e identificação do estabelecimento de ensino e do responsável pela expedição do documento.

8.5. Os documentos entregues em desacordo ao estabelecido no item 8.4. e seus subitens, serão desconsiderados.

8.6. É de exclusiva responsabilidade do candidato a apresentação e comprovação dos documentos de pontuação de escolaridade.

8.7. Não serão aceitas entregas de documentos em período diferente ao indicado no item 8.3. deste Edital, sob qualquer hipótese.

8.8. A pontuação de escolaridade se limitará ao valor máximo de 30 (trinta) pontos.

9 – DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

9.1. A nota final dos candidatos classificados no processo seletivo será igual ao total de pontos obtidos na prova objetiva, acrescidos aos pontos atribuídos na pontuação de escolaridade.

9.2. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da nota final por Curso/Período.

9.3. No caso de igualdade na nota final, dar-se-á preferência sucessivamente ao candidato que:

9.3.1. obtiver maior nota na disciplina de Língua Portuguesa;

 9.3.2. obtiver maior nota na disciplina de Biologia;

9.3.3. tiver mais idade.

9.4. O preenchimento das vagas de cada curso/período será feito obedecendo-se rigorosamente a classificação final até se completar o número de vagas existentes.

9.4.1. Para preenchimento das vagas de um curso/período, serão convocados os candidatos que indicarem em primeira opção o referido curso/período, de acordo com a classificação obtida até o limite de vagas determinadas em edital.

9.4.2. Se houver vagas remanescentes serão convocados os inscritos em segunda opção e que não tiveram a sua primeira escolha atendida.

9.5. Não caberá recurso em hipótese alguma, ou seja, da inscrição, da realização e da nota da prova objetiva, do gabarito, da pontuação de escolaridade e da classificação final.

9.6. O resultado final e a convocação para a matrícula estarão disponíveis para consulta a partir do dia 10 de fevereiro de 2007, na Escola Técnica de Saúde Pública, localizada na Avenida dos Metalúrgicos, 1.945, Cidade Tiradentes, Município de São Paulo, no Diário Oficial da Cidade e disponibilizado no site www.cetroconcursos.com.br.

10 – DA MATRÍCULA

10.1. Os candidatos classificados deverão realizar a sua matrícula nos dias 10, 12 e 13 de fevereiro de 2007 na Escola Técnica de Saúde Pública, localizada na Avenida dos Metalúrgicos, 1.945, Cidade Tiradentes, Município de São Paulo.

10.2. Será matriculado o candidato que esteja cursando a 3ª. série do Ensino Médio (2º. grau) ou tenha concluído o Ensino Médio (2º. grau) ou equivalente.

10.2.1. Verificado a qualquer tempo irregularidade na escolaridade e não sendo apresentado comprovante no ato de matrícula, esta não será efetuada.

10.3. Não se admitirá matrícula condicional ou com falta de documentos.

10.4. A matrícula dos candidatos convocados dependerá da apresentação de três fotos 3x4, recentes e duas cópias acompanhadas dos originais de cada um dos seguintes documentos:

* Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Fundamental;

* Certificado ou Declaração de Conclusão da 2a. Série do Ensino Médio e Histórico Escolar do Ensino Médio;

* Cédula de Identidade;

* Título de Eleitor e o comprovante da última votação (ano 2006 – 1º e º turnos), caso o candidato seja maior de 18 anos;

* Certidão de Nascimento ou Casamento;

* Cadastro de Pessoa Física – CPF do candidato ou dos pais ou do responsável;

* Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar ou Atestado de matrícula no CPOR ou NPOR, para brasileiros maiores de 18 anos (sexo masculino).

10.4.1. A matrícula deverá ser feita pelo candidato, por seus pais ou por procurador legalmente constituído.

10.5. Se houver eventualmente, vagas remanescentes após a 1ª chamada, os candidatos serão convocados em 2ª chamada, conforme previsto no item 9.4.2., deste edital.

10.6. O não comparecimento nas datas e horários fixados para matrícula, de acordo com o item 10.1., resultará na perda do direito de matrícula e conseqüentemente da vaga, ficando o candidato excluído de qualquer convocação posterior.

11 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. A inscrição implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, sobre as quais não se poderá alegar desconhecimento.

11.2. O não atendimento, pelo candidato, das condições estabelecidas neste Edital, implicará sua eliminação do processo seletivo, a qualquer tempo.

11.3. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os Editais, afixados nas dependências da Escola Técnica de Saúde Pública “Cidade Tiradentes”, publicações no Diário Oficial da Cidade ou no site www.cetroconcursos.com.br.

11.4. Só será emitida a certificação do curso para os alunos que concluírem o estágio obrigatório.

11.5. Os casos omissos serão decididos pela Comissão do Processo Seletivo.

ANEXO I – PERFIL DOS PROFISSIONAIS

Curso Técnico

Perfil Profissional

Técnico em Análises Clínicas

É o profissional que exerce sua função baseada em conhecimentos relacionados às ciências biológicas, ciências sociais e ciências humanas. Terão como principais atribuições a coleta de material biológico para leitura e análise e deverão manter um relacionamento humanizado com os pacientes e com outros profissionais.

Técnico em Farmácia

É o profissional que irá atuar no atendimento de drogarias, farmácias de manipulação e hospitais, cuidando de estoques e do controle de medicações.

Técnico em Gestão de Serviços de Saúde

É o profissional que irá atuar nos processos administrativos em unidades de saúde (hospitais, Unidades Básicas de Saúde, etc ) executando, controlando e avaliando os serviços prestados nos diferentes ciclos de gestão de saúde.

Técnico em Higiene Dental:

Após um ano cursado, o aluno já tem direito ao certificado de Auxiliar de Consultório Dentário (ACD), podendo assim já ingressar no mercado de trabalho. O Auxiliar de Consultório Dentário (ACD) e o Técnico em Higiene Dental (THD) compõem a equipe de saúde bucal e realizam atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. Atuam nas unidades e serviços de saúde públicos ou privados, conveniados ou não ao SUS, estando em expansão sua inserção em equipes de Saúde da Família. O Técnico, juntamente com o cirurgião dentista, realiza a organização do fluxo de atendimento, a esterilização do instrumental, revela radiografias e também faz procedimentos reversíveis na cavidade bucal como aplicação de flúor e remoção de placas bacterianas.

REALIZAÇÃO: CETRO

80173

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231