COREMINAS - Conselho Regional dos Representantes Comerciais - MG

COREMINAS - CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS

DO ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2009

Notícia:   8 vagas para o Conselho Regional dos Representantes Comerciais - MG

O Presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais - COREMINAS, no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público que fará realizar Concurso Público de provas para provimento de cargos de seu quadro permanente e para fins de formação de reserva técnica, em conformidade com a legislação pertinente e na forma determinada neste Edital, cuja organização será feita pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados.

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 Os cargos, número de vagas, remuneração mensal, valor das inscrições, carga horária, atribuições, escolaridade, requisitos e tipos de provas constam do Anexo I deste Edital.

II - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

2.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado.

2.2 Estar em dia com as obrigações eleitorais.

2.3 Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.

2.4 Ter 18 (dezoito) anos completos, na data da contratação.

2.5 Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.

III - DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições serão aceitas VIA INTERNET, no site www.magnusconcursos.com.br (Os candidatos que não tiverem acesso à Internet poderão efetivar suas inscrições no COREMINAS: em Belo Horizonte, na Av. Bias Fortes, 382 - 3º andar - Lourdes; em Divinópolis, na Av. 1º de Junho, 200 - sala 403 - Ed. Farias da Costa - Centro; em Uberlândia, na Rua Coronel Antônio Alves Pereira, 400 - loja 11 - Ed. Executivo - Centro, das 8:30 às 17:30 hs, nos dias úteis.b

3.2 Período: De 13/04/2009 a 30/04/2009.

3.3 As inscrições serão aceitas, se solicitadas até as 23:59 horas do dia 30/04/2009 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até 04/05/2009.

3.4 As inscrições somente serão validadas após confirmação do recolhimento do valor da inscrição através de depósito ou transferência bancária em conta a ser informada no ato do preenchimento do formulário de inscrição.

3.5 O comprovante de inscrição do candidato será enviado pelo endereço de e-mail informado pelo candidato quando da solicitação de inscrição.

3.6 São de responsabilidade única do candidato os dados cadastrais informados na solicitação de inscrição.

3.7 Não serão acatadas inscrições cujo pagamento do valor da inscrição tenha sido efetuado em desacordo com as opções oferecidas no ato do preenchimento da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

3.8 Os valores de inscrição pagos em desacordo com o estabelecido neste Edital não serão devolvidos, seja qual for o motivo alegado.

3.9 A Magnus Auditores e Consultores Associados e o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais não se responsabilizam por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilite a transferência dos dados, ou pelo descumprimento das instruções constante neste Edital.

3.10 O Edital e seus Anexos estarão disponíveis no endereço eletrônico www.magnusconcursos.com.br e www.coreminas.org.br, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse material.

3.11 Não haverá inscrição condicional.

3.12 Em hipótese alguma será devolvido o valor pago pela inscrição.

3.13 A declaração falsa ou inexata dos dados constantes no formulário de inscrição, bem como a apresentação de documentos ou informações falsas ou inexatas, determinará o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época.

3.14 A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do concurso, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

3.15 Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever no presente concurso, desde que as deficiências de que são portadoras sejam compatíveis com as atribuições do cargo, para as quais serão oferecidas vagas de acordo com a legislação em vigor.

3.16 Os candidatos deverão declarar, no ato da inscrição, serem portadores de deficiência, especificando-a e submeterem-se quando convocados, a exames médicos oficiais que terão decisão conclusiva sobre a qualificação do candidato e o grau de deficiência capacitante para o exercício da função.

3.17 Aos portadores de necessidades especiais serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas nos casos em que houver compatibilidade entre a deficiência e o cargo a exercer. Neste caso a nomeação dar-se-á da seguinte forma: a cada 19 (dezenove) nomeações de candidatos aprovados na lista geral será nomeado 01 (um) candidato da lista especial para portadores de necessidades especiais, caso o candidato se encontre entre os 19 (dezenove) primeiros da lista geral será contratado nesta ordem.

3.18 As frações decorrentes do cálculo do percentual de que trata o item 3.17 só serão arredondadas para o número inteiro subseqüente quando maiores ou iguais a 0,5 (meio).

3.19 Os candidatos portadores de necessidades especiais deverão enviar laudo médico por AR, até o dia 30/04/2009 (será observada a data de postagem) à Magnus Auditores e Consultores, à Avenida Amazonas, 31 1/3º andar, Centro - Belo Horizonte - MG, CEP: 30.180-000, indicando o grau e o tipo da deficiência bem como a provável causa com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID.

3.20 Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a deficientes, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com a estrita observância da ordem de classificação.

3.21 Não será concedida, sob qualquer alegação, isenção da taxa de inscrição.

IV - DAS PROVAS

4.1 O concurso constará de Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Prova de Redação.

4.2. As Provas Objetivas de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas para todos os cargos e terão duração máxima de 03:30 (três horas e trinta minutos).

4.3 A cada prova será atribuído um valor de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

4.4 O conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha será composto de 40 (quarenta) questões, com 04 (quatro) opções de respostas cada, valorizado de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo 2,5 (dois e meio) o valor de cada questão.

4.5 Será aprovado o candidato que totalizar o mínimo de 60% (sessenta por cento) do total de pontos do conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

4.6 Os programas de provas para as questões de múltipla escolha é o constante do Anexo II deste Edital.

4.7. A Prova de Redação, de caráter eliminatório e classificatório, contendo no mínimo 20 (vinte) linhas, em letra legível, a respeito de tema a ser fornecido no ato da prova, será aplicada juntamente com a prova objetiva de múltipla escolha. Será valorizada em até 100 (cem) pontos e será aprovado o candidato que totalizar o mínimo de 60% (sessenta por cento) do total dos pontos. Será aplicada para o cargo Assistente Administrativo.

4.7.1 Os critérios de correção correspondente à pontuação serão os seguintes:

a) Pertinência ao tema proposto................................................................. até 10 pts

b) Coerência de idéias .............................................................................. até 10 pts

c) Fluência e encadeamento de idéias........................................................ até 10 pts

d) Capacidade de argumentação e boa informatividade................................. até 20 pts

e) Organização coerente e adequada de parágrafos..................................... até 20 pts

f) Correção lingüística (morfossintaxe, pontuação, ortografia e acentuação)............................... até 30 pts

4.7.2 Só serão corrigidas as redações dos candidatos que alcançarem aprovação na Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

V - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

5.1 As Provas serão realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis e Uberlândia, no dia 31/05/2009.

5.2 Estarão disponíveis nos sites www.magnusconcursos.com.br, www.coreminas.org.br, na sede do COREMINAS em Belo Horizonte e nas Delegacias do Conselho em Divinópoilis e Uberlândia, a partir do dia 25/05/2009, planilha contendo local e horário de realização das provas.

5.3 O ingresso na sala de provas só será permitido dentro do horário estabelecido e ao candidato que apresentar o Comprovante de Inscrição, juntamente com o documento de identidade. Como o documento não ficará retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceita cópia, ainda que autenticada.

5.4 Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou retardamento do candidato em sua exclusão do concurso, seja qual for o motivo alegado.

5.5 Em nenhuma hipótese haverá aplicação de provas fora dos locais e horários preestabelecidos.

5.6 O candidato deverá comparecer ao local designado com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de lápis, borracha e caneta tipo esferográfica azul ou preta.

5.7 Não será permitido o uso de máquina calculadora.

5.8 O candidato deverá transcrever suas respostas no Cartão de Respostas, com caneta esferográfica azul ou preta.

5.9 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

5.10 Será excluído do concurso o candidato que:

a) Se apresentar após o horário estabelecido;

b) Não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;

c) Não apresentar o Comprovante de Inscrição e documento de identidade exigido;

d) Durante a realização das provas for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, consultando livros ou apontamentos, utilizando-se de equipamentos eletrônicos, aparelho celular ou bips, utilizando material não autorizado ou ainda que venha a tumultuar a sua realização;

e) Ausentar-se do recinto da prova, a não ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia do fiscal de prova.

f) Usar de descortesia para com os coordenadores ou fiscais de provas, auxiliares e autoridades presentes; 5.11 Não haverá revisão de provas.

5.12 O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal somente o Cartão de Respostas e a Redação, se houver.

VI - DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO FINAL E DESEMPATE

6.1 Será eliminado o candidato que não alcançar o mínimo exigido de 60% (sessenta por cento) do total de pontos das provas Objetiva de Múltipla Escolha e da Redação.

6.2 A classificação final dos candidatos será feita pela soma dos pontos obtidos nas provas Objetiva de Múltipla Escolha e Redação.

6.3 Apurado o total de pontos, na hipótese de empate entre os candidatos, será dada preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, ao candidato que:

a) For o mais idoso.

b) Obtiver maior número de pontos na prova de Conhecimentos Específicos;

c) Obtiver maior número de pontos na prova de Português.

VII - DOS RECURSOS

7.1 Caberá recurso, em única e última instância, à Diretoria do COREMINAS, que decidirá somente após parecer da Magnus Auditores e Consultores Associados.

7.1.1 Contra questão da prova Objetiva de Múltipla Escolha, nos dois dias úteis após o dia da divulgação do gabarito oficial, desde que demonstrado erro material, divulgação esta que ocorrerá no 1º dia útil após a realização das provas.

7.1.2 Contra os resultados, nos dois dias úteis, após o dia da sua divulgação, desde que demonstrado erro material.

7.2 Os recursos deverão ser preenchidos em formulário próprio, disponível no endereço eletrônico www.magnusconcursos.com.br, ser entregues, em duas vias, pessoalmente ou encaminhados por SEDEX, dentro dos prazos previstos neste Edital, à Magnus Auditores e Consultores, à Avenida Amazonas, 31 1/3º andar, Centro, CEP: 30.180-000, nos horários de 8:30 às 12:00 e 13:30 às 17:30, que os analisará e encaminhará à Diretoria do COREMINAS.

7.3 Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem redigidos em termos próprios ou não fundamentados, os que não contiverem dados necessários à identificação do candidato ou ainda aqueles a que se der entrada ou forem postados fora dos prazos preestabelecidos. Não serão aceitos recursos interpostos por fac­simile, telex, telegrama ou internet.

VIII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 O COREMINAS acompanhará a realização do concurso, através de Representante por ele designado.

8.2 O prazo de validade do presente concurso é de 02 (dois) anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 (dois) anos.

8.3 A aprovação no concurso não assegura direito à contratação, mas esta, quando ocorrer, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos e seu prazo de validade.

8.4 O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais e a Magnus Auditores e Consultores não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este concurso.

8.5 O candidato aprovado, quando convocado, deverá apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos, para efeito de posse no cargo:

a) Fotocópia autenticada do CPF;

b) Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;

c) Cartão de Cadastramento no PIS/PASEP (se tiver);

d) 02 (duas) fotografias 3x4;

e) Fotocópia autenticada do Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

f) Fotocópia autenticada do comprovante de escolaridade exigido para o cargo;

g) Fotocópia autenticada do Título Eleitoral;

h) Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS.

8.6 O regime jurídico do quadro de pessoal do Concurso Público do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais - COREMINAS, sob o qual serão contratados os candidatos aprovados e nomeados, será o da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.

8.7 Será realizado com o candidato convocado Contrato por prazo determinado à título de experiência, conforme previsto no artigo 445 da CLT.

8.8 Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pelo COREMINAS, ouvida a Magnus Auditores e Consultores, empresa responsável pela execução do Concurso.

8.9 Caberá ao Presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais - COREMINAS a homologação do resultado final.

Todas as informações referentes ao concurso serão divulgadas através dos sites: www.coreminas.org.br e www.magnusconcursos.com.br.

Belo Horizonte, 27 de março de 2009.

Maurício Ludgero Siqueira
PRESIDENTE DO COREMINAS

ANEXO I

CARGO

LOCAL DE TRABA- LHO

VAGAS

SALÁRIO
MENSAL*

V
A
L
O
R

I
N
S
C
R
I
Ç
Ã
O

C.H.

S
E
M
A
N
A
L

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

ESCOLARIDADE E PRÉ-REQUISITOS

TIPO DE PROVA E NÚMERO DE QUESTÕES

I
M
E
D
I
A
T
A

C
A
D
A
S
T
R
O

R
E
S
E
R
V
A

ASSISTENTE ADMINIS- TRATIVO

BELO HORI- ZONTE

01

02

1.200,00

55,00

40

Redigir, digitar cartas, formulários, certificados, processos e outros, de acordo com as normas internas; Efetuar o levantamento de dados, informações e documentos para subsidiar os trabalhos de rotina do setor e/ou solicitações eventuais; Atender as solicitações dos representantes comerciais, outras entidades e/ou procuradores, pessoalmente, por correspondência ou por telefone, visando repassar informações, esclarecer dúvidas, orientando-os ao correto procedimento e outras solicitações; Selecionar e arquivar documentos, recibos, guias, fichas, comprovantes, certidões e outros, registrando seu recebimento, anotando seus valores e encaminhando-os de acordo com a rotina do setor; Eventualmente, substituir outros funcionários em suas ausências, de acordo com a solicitação da chefia imediata; Executar outras tarefas correlatas, sempre que necessário, ou quando solicitado pela chefia imediata.

Ensino Médio completo.

Língua Portuguesa - 10

Legisl. Coreminas - 10

Conhec. Específicos - 20

Redação

ASSISTENTE ADMINIS- TRATIVO

DIVINÓ- POLIS

01

-

1.200,00

55,00

40

Redigir, digitar cartas, formulários, certificados, processos e outros, de acordo com as normas internas; Efetuar o levantamento de dados, informações e documentos para subsidiar os trabalhos de rotina do setor e/ou solicitações eventuais; Atender as solicitações dos representantes comerciais, outras entidades e/ou procuradores, pessoalmente, por correspondência ou por telefone, visando repassar informações, esclarecer dúvidas, orientando-os ao correto procedimento e outras solicitações; Selecionar e arquivar documentos, recibos, guias, fichas, comprovantes, certidões e outros, registrando seu recebimento, anotando seus valores e encaminhando-os de acordo com a rotina do setor; Eventualmente, substituir outro funcionário em sua ausência, de acordo com a solicitação da chefia imediata; Executar outras tarefas correlatas, sempre que necessário, ou quando solicitado pela chefia imediata.

Ensino Médio completo.

Língua Portuguesa - 10

Legisl. Coreminas - 10

Conhec. Específicos - 20

Redação

ASSISTENTE TÉCNICO DE INFOR- MÁTICA

BELO HORI- ZONTE

01

-

1.700,00

55,00

40

Efetuar levantamento de dados, informações e documentos para subsidiar os trabalhos de rotina do setor;Efetuar registro de ficha financeira e pagamentos de anuidades recolhidas na Entidade para controle e verificação; Executar alterações de registro, cadastro, baixa e demais atividades em relação ao controle e atualização de banco de dados de Representantes Comerciais; Atender as solicitações dos setores usuários, mediante determinação do Gerente Executivo; Executar outras tarefas correlatas sempre que necessário ou quando solicitado pela chefia imediata.

Ensino Médio completo e conhecimentos de Informática

Língua Portuguesa - 10

Legisl. Coreminas - 08

Conhec. Específicos - 07

Informática - 15

FISCALUBER- LÂNDIA01-1.100,0055,0040Receber o processo de fiscalização do Setor de Registro, identificar e localizar o Representante em atraso; Visitar o Representante em atraso entregando-o o convite fiscal ou a notificação fiscal ou a advertência; Informar ao Representante sobre as atividades desenvolvidas pelo COREMINAS, a regulamentação instituída em lei federal e da importância do pagamento das taxas e emolumentos em dia; Acompanhar o processo de regularização dos representantes visitados, procedendo novo contrato, quando necessário; Atender pessoalmente os representantes em situação irregular e encaminhá-los ao Setor de Registro e/ou Tesouraria; Emitir relatórios informativos sobre as visitas realizadas e o andamento dos processos de cobrança; Realizar visitas programadas ou não aos estabelecimentos dos representantes para verificar a situação destes junto ao COREMINAS; Realizar pesquisas com o objetivo de identificar e localizar os representantes em atraso junto ao COREMINAS; Executar tarefas correlatas, sempre que necessário ou quando solicitado pela chefia imediata.Ensino Médio completoLíngua Portuguesa - 10

Legisl. Coreminas - 15

Conhec. Específicos - 15

AUXILIAR DE LIMPEZABELO HORI- ZONTE01-600,0045,0040Efetuar diariamente a limpeza das diversas dependências varrendo, espanando, encerando, lavando e desinfetando banheiros; Efetuar diariamente a limpeza de móveis de escritório, removendo pó, manchas, coletando papéis dos cestos, etc.; Auxiliar na mudança das posições dos móveis, ou na mudança de móveis de uma sala para outra; Efetuar a limpeza de banheiros, lavando sua peças, desinfetando, coletando lixos, trocando toalhas e mantendo-os sempre abastecidos de papéis e sabonete; Efetuar limpeza de paredes, vidraças, luminárias, tapetes, carpetes e outros, sempre que necessário; Comunicar ao Supervisor do setor de manutenção qualquer irregularidade encontrada nas dependências e/ou equipamentos da Entidade; Requisitar ao setor de manutenção os equipamentos, utensílios e materiais necessários às suas atividades; Efetuar outras tarefas correlatas sempre que se fizer necessário ou solicitada pela chefia imediata.Ensino Fundamental completoLíngua Portuguesa - 10

Matemática - 10

Conhec. Gerais - 20

SUPERVISOR DE LIMPEZABELO HORI- ZONTE-01800,0045,0040Programar e distribuir as tarefas de preparação e distribuição de lanches; programar, distribuir e controlar as tarefas de limpeza e conservação das dependências da Entidade; Requisitar ao Setor de Suprimentos os materiais necessários ao desenvolvimento das atividades do setor; Comunicar ao responsável pela manutenção qualquer irregularidade observada nas dependências da Entidade; Acompanhar as mudanças de móveis, máquinas e equipamentos; Orientar os subordinados na execução de suas tarefas, dando sugestões aos problemas encontrados; Comunicar a chefia imediata os problemas de danos e extravios verificados nas dependências da Entidade; Verificar as condições de segurança das portas e janelas das salas e das entradas e saídas das dependências da Entidade, comunicando à chefia qualquer irregularidade; Executar outras tarefas correlatas, sempre que necessário, ou quando solicitado pela chefia imediata.Ensino Fundamental completoLíngua Portuguesa - 10

Matemática - 10

Legisl. Coreminas - 10

Conhec. Gerais - 10

TOTAL05 03-

* Mais vale-refeição, plano de saúde e auxílio transporte.

ANEXO II

PROGRAMAS DAS PROVAS OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

CARGO DE NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

AUXILIAR DE LIMPEZA.

LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO: Interpretação de texto informativo ou literário. FONÉTICA: fonema e letra; classificação dos fonemas (vogais, semivogais e consoantes); encontros vocálicos; encontros consonantais; dígrafos; sílabas; tonicidade das sílabas. ORTOGRAFIA: Emprego das letras maiúsculas e minúsculas; acentuação gráfica; representação das unidades de medida; emprego do hífen. MORFOLOGIA: Famílias de palavras; afixos; processos de formação de palavras; reconhecimento, emprego, flexões e classificações das classes gramaticais. SINTAXE: A estrutura da oração (classificação e emprego dos termos); a estrutura do período composto (classificação e emprego das orações); emprego dos sinais de pontuação; regência verbal e nominal; a ocorrência da crase, concordância verbal e nominal.

Bibliografia sugerida: TERRA, Ernani. Gramática de Hoje. Editora Scipione; FARACO e MOURA. Gramática. Editora Ática; E outros livros que abrangem o programa proposto.

MATEMÁTICA: Sistema de medida, Sistema métrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de tempo, Razões, Proporções, Grandezas direta e inversamente proporcionais, Regra de três simples e composta, Porcentagem, Juros, Conjuntos Numéricos, MDC e MMC, Equações e inequações de 10 grau, Sistema de equações, Produtos Notáveis, Fatoração, Razões trigonométricas no triângulo retângulo.

Bibliografia sugerida: A Conquista da Matemática (Giovanni, Castrucci e Giovanni Jr - Ed. FTD); Matemática na medida certa (Jakubo e Lelis - ED- Scipionne); Fundamentos de Matemática (Osvaldo Dolce e José Nicolau Pompeu); E outros livros que abrangem o programa proposto.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1a a 8a série. Noções básicas de higiene e limpeza; Utilização de materiais e equipamentos de limpeza; Noções básicas de segurança do trabalho inerente às atividades. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil.

Bibliografia sugerida: Livros de História, Geografia e Ciências de 1a a 8a série. Manuais ou apostilas referentes a serviços gerais. Jornais, Revistas, Telejornais e outros materiais que abrangem o programa proposto.

CARGO DE NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

SUPERVISOR DE LIMPEZA.

LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO: Interpretação de texto informativo ou literário. FONÉTICA: fonema e letra; classificação dos fonemas (vogais, semivogais e consoantes); encontros vocálicos; encontros consonantais; dígrafos; sílabas; tonicidade das sílabas. ORTOGRAFIA: Emprego das letras maiúsculas e minúsculas; acentuação gráfica; representação das unidades de medida; emprego do hífen. MORFOLOGIA: Famílias de palavras; afixos; processos de formação de palavras; reconhecimento, emprego, flexões e classificações das classes gramaticais. SINTAXE: A estrutura da oração (classificação e emprego dos termos); a estrutura do período composto (classificação e emprego das orações); emprego dos sinais de pontuação; regência verbal e nominal; a ocorrência da crase, concordância verbal e nominal.

Bibliografia sugerida: TERRA, Ernani. Gramática de Hoje. Editora Scipione; FARACO e MOURA. Gramática. Editora Ática; E outros livros que abrangem o programa proposto.

MATEMÁTICA: Sistema de medida, Sistema métrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de tempo, Razões, Proporções, Grandezas direta e inversamente proporcionais, Regra de três simples e composta, Porcentagem, Juros, Conjuntos Numéricos, MDC e MMC, Equações e inequações de 10 grau, Sistema de equações, Produtos Notáveis, Fatoração, Razões trigonométricas no triângulo retângulo.

Bibliografia sugerida: A Conquista da Matemática (Giovanni, Castrucci e Giovanni Jr - Ed. FTD); Matemática na medida certa (Jakubo e Lelis - ED- Scipionne); Fundamentos de Matemática (Osvaldo Dolce e José Nicolau Pompeu); E outros livros que abrangem o programa proposto.

LEGISLAÇÃO COREMINAS: Lei no 4.886/65 com alterações introduzidas pela Lei 8.420/92. www.coreminas.org.br

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Ciências de 1a a 8a série. Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil.

Bibliografia sugerida: Livros de História, Geografia e Ciências de 1a a 8a série. Jornais, Revistas, Telejornais e outros materiais que abrangem o programa proposto.

CARGO DE NÍVEL ENSINO MÉDIO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

Bibliografia sugerida: CAMPEDELLI, Samira Yousseff e SOUZA, Jésus Barbosa. Gramática do Texto - texto da gramática. Editora Saraiva. INFANTE, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. Editora Scipione. E outros livros didáticos que abrangem o programa proposto.

LEGISLAÇÃO COREMINAS: Lei no 4.886/65 com alterações introduzidas pela Lei 8.420/92. www.coreminas.org.br

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1 - DIREITO ADMINISTRATIVO: I - Administração Direta e Indireta: Poderes e Funções. A Função Administrativa; Administração Pública; Organização Administrativa, Centralização e Descentralização. II - Administração Direta: Conceito, Natureza da Função, Abrangência. III - Administração Indireta: Conceito, Natureza da Função, Abrangência e Princípios da Administração Indireta. IV - Autarquias: Conceito; Personalidade Jurídica, Criação, Organização e extinção; Pessoal; Responsabilidade Civil; Prerrogativas Autárquicas.

Bibliografia sugerida: Manual de Direito Administrativo, José dos Santos Carvalho Filho, ou outros livros que abrangem o programa proposto.

2 - CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988: Capítulo VII, Da Administração Pública, art 37 ao art 41. Bibliografia sugerida: Constituição Federal 1988 (atualizada) www.planalto.gov.br

3 - INFORMÁTICA: I - Conceitos básicos de operação de microcomputadores. II - Conceitos básicos de operação com arquivos em ambiente de rede Windows. III - Noções básicas de operação de microcomputadores e periféricos em rede local. IV - Conhecimento de interface gráfica padrão Windows. V - Conceitos básicos para utilização dos softwares do pacote Microsoft Office, tais como: processador de texto, planilha eletrônica e aplicativo para apresentação. VI - Conhecimento básico de consulta pela Internet e recebimento e envio de mensagens eletrônicas. Bibliografia sugerida: 1. LAQUEY, Tracy e RYER, Jeanne C. Ryer. O Manual da Internet. Rio de Janeiro: CAMPUS, 1994. 2. Manuais de Produtos OFFICE/MICROSOFT.

CARGO DE NÍVEL ENSINO MÉDIO

FISCAL.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

Bibliografia sugerida: CAMPEDELLI, Samira Yousseff e SOUZA, Jésus Barbosa. Gramática do Texto - texto da gramática. Editora Saraiva. INFANTE, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. Editora Scipione. E outros livros didáticos que abrangem o programa proposto.

LEGISLAÇÃO COREMINAS: Lei no 4.886/65 com alterações introduzidas pela Lei 8.420/92. www.coreminas.org.br

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1 - DIREITO ADMINISTRATIVO: I - Administração Direta e Indireta: Poderes e Funções. A Função Administrativa; Administração Pública; Organização Administrativa, Centralização e Descentralização. II - Administração Direta: Conceito, Natureza da Função, Abrangência. III - Administração Indireta: Conceito, Natureza da Função, Abrangência e Princípios da Administração Indireta. IV - Autarquias: Conceito; Personalidade Jurídica, Criação, Organização e extinção; Pessoal; Responsabilidade Civil; Prerrogativas Autárquicas.

Bibliografia sugerida: Manual de Direito Administrativo, José dos Santos Carvalho Filho, ou outros livros que abrangem o programa proposto.

2 - CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988: Capítulo VII, Da Administração Pública, art 37 ao art 41. Bibliografia sugerida: Constituição Federal 1988 (atualizada) www.planalto.gov.br

3 - INFORMÁTICA: I - Conceitos básicos de operação de microcomputadores. II - Conceitos básicos de operação com arquivos em ambiente de rede Windows. III - Noções básicas de operação de microcomputadores e periféricos em rede local. IV - Conhecimento de interface gráfica padrão Windows. V - Conceitos básicos para utilização dos softwares do pacote Microsoft Office, tais como: processador de texto, planilha eletrônica e aplicativo para apresentação. VI - Conhecimento básico de consulta pela Internet e recebimento e envio de mensagens eletrônicas. Bibliografia sugerida: 1. LAQUEY, Tracy e RYER, Jeanne C. Ryer. O Manual da Internet. Rio de Janeiro: CAMPUS, 1994. 2. Manuais de Produtos OFFICE/MICROSOFT.

CARGO DE NÍVEL ENSINO MÉDIO

ASSISTENTE TÉCNICO DE INFORMÁTICA.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 - Compreensão de texto literário ou informativo. 2 - Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

Bibliografia sugerida: CAMPEDELLI, Samira Yousseff e SOUZA, Jésus Barbosa. Gramática do Texto - texto da gramática. Editora Saraiva. INFANTE, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. Editora Scipione. E outros livros didáticos que abrangem o programa proposto.

LEGISLAÇÃO COREMINAS: Lei no 4.886/65 com alterações introduzidas pela Lei 8.420/92. www.coreminas.org.br

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1 - DIREITO ADMINISTRATIVO: I - Administração Direta e Indireta: Poderes e Funções. A Função Administrativa; Administração Pública; Organização Administrativa, Centralização e Descentralização. II - Administração Direta: Conceito, Natureza da Função, Abrangência. III - Administração Indireta: Conceito, Natureza da Função, Abrangência e Princípios da Administração Indireta. IV - Autarquias: Conceito; Personalidade Jurídica, Criação, Organização e extinção; Pessoal; Responsabilidade Civil; Prerrogativas Autárquicas.

Bibliografia sugerida: Manual de Direito Administrativo, José dos Santos Carvalho Filho, ou outros livros que abrangem o programa proposto.

2 - CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988: Capítulo VII, Da Administração Pública, art 37 ao art 41. Bibliografia sugerida: Constituição Federal 1988 (atualizada) www.planalto.gov.br

INFORMÁTICA: Conceitos de Hardware: Instalação e configuração, memória; cpu; unidades de armazenamento; dispositivos de entrada e saída; periféricos. Conceitos de Internet, Intranet e seus serviços: aplicativos utilizados na Internet (Internet Explorer, Outlook Express). Sistemas operacionais Windows (98, 2000, 2003, XP e AltaVista): características de cada sistema operacional; manipulação de arquivos, pastas e atalhos; tipos de arquivos e suas extensões; Windows Explorer; procedimento de backup; sistemas de arquivos (FAT, FAT32, NTFS, Etx2, Ext3). Noções de Linux e Softwares Livres: comandos UNIX, conhecimentos gerais; tipos de licenciamento de software. Conhecimento e operação do pacote Office (2000 e XP): Excel, Access, Word e PowerPoint. Segurança para microcomputadores: tipos de ameaças; técnicas e mecanismos de prevenção, detecção e remoção. Redes de computadores: topologias; equipamentos de rede; compartilhamento de recursos e cabeamento estruturado; acesso remoto; administração de redes em Windows Server e Linux; instalação e configuração de microcomputadores em uma rede TCP/IP. Banco de Dados: conceitos básicos; noções de linguagem de consulta estruturada (SQL); normalização. Novas Tecnologias: conhecimentos gerais sobre novas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado.

Bibliografia sugerida: Ajuda do Microsoft Access XP. Ajuda do Microsoft Excel XP. Ajuda do Microsoft Internet Explorer 6. Ajuda do Microsoft PowerPoint XP Ajuda do Microsoft Word XP. ANTONIO, J. Informática para concursos: teoria e questões. Ed. Elsevier. BOBOLA, DT. Microsoft Word 2000 para leigos passo a passo. Ed. Ciência Moderna. BOTT, E. Usando Windows 98. Ed. Campus. BROWN, C. Microsoft Office XP - Sem Mistério. Ed. Berkeley. DANESH, A. Dominando o Linux : a biblia. Ed. Makron Books. DATE, C.J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados. Ed. Campus. FREEZE, W, S. SQL - Guia de Referência do Programador. Ed. Ciência Moderna. GOUVÊA, BA, JAMIL, GL. Linux para Profissionais - Do Básico à Conexão em Redes. Ed. Axcel Books. HABRAKEN, J. Microsoft Access 2000 para leigos passo a passo. Ed. Ciência Moderna. KINKOPH, S. Microsoft Excel 2000 para leigos passo a passo. Ed. Ciência Moderna. KRAYNAK, J. Microsoft Office 2000 P/ Leigos Passo a Passo. Ed. Ciência Moderna. OGLETREE, TW. Dominando o Microsoft Windows XP. Ed. Makron Books. OLIVEIRA, CH. Poderoso de. SQL Curso Prático. Ed. Novatec. PERRY, G. Aprenda em 24 Horas Ms Office XP. Ed. Campus. RICHTER, J. Programação Aplicada com Microsoft .NET Framework. Ed. Bookman. RUBIN, AD, BELLOVIN, SM, CHESWICK, WR. Firewalls e Segurança na Internet - Repelindo o Hacker Ardiloso. Ed. Bookman. SÁ, J. Aprendendo Redes - Microsoft Windows Server 2003. Ed. Book Express. TIBET, CV. LINUX - Administração e suporte. Ed. Novatec. TORRES, G. Hardware - Curso Completo. Ed. Axcel Books. E outros livros que abrangem o programa proposto.

107313

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231