Centro Comunitário de Barra do Choça - BA

CENTRO COMUNITÁRIO DE BARRA DO CHOÇA

NO ESTADO DA BAHIA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2011

Notícia:   166 vagas de diversas áreas no Centro Comunitário de Barra do Choça - BA

ABRE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DO CENTRO COMUNITÁRIO DE BARRA DO CHOÇA NO MUNICÍPIO DE BARRA DO CHOÇA (BA).

O CENTRO COMUNITÁRIO DE BARRA DO CHOÇA - ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, inscrito no CNPJ sob o nº. 13.273.909/0001-65, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, nos termos da Lei 9.790/99, conforme consta do processo MJ no. 08015010649/2003-32 , com sede na Av. Getúlio Vargas, nº 643, Centro, Barra do Choça - Bahia, no uso de suas atribuições legais e em consonância com o EDITAL DE LICITAÇÃO NA MODALIDADE CONCURSO DE PROJETOS 002/2011,juntamente com a ALPHA - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E EMPREENDIMENTOS LTDA, faz saber a todos quantos o presente Edital virem ou dele tomarem conhecimento, que será realizado no Município de Barra do Choça, Estado da Bahia, processo seletivo simplificado com objetivo de preencher, em caráter temporário, vagas para atender aos Termos de Parcerias números 23/2011, 24/2011, 25/2011, 26/2011, 27/2011, 28/2011 e 29/2011, conforme especificação a seguir.

1- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O presente processo seletivo compreenderá a inscrição, a avaliação, a classificação, a convocação e a contratação temporária de pessoal para ocupar vagas para atendimento de necessidades do CENTRO COMUNITÁRIO DE BARRA DO CHOÇA, e será executado pela ALPHA - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E EMPREENDIMENTOS LTDA.

1.2 A seleção para os cargos temporários de que trata este edital compreenderá exames de conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.

1.3 No caso de ampliação da quantidade de vagas ou substituição das que vierem a vagar, poderão ser convocados os candidatos remanescentes da lista de classificação que será considerada como cadastro de reserva.

1.4 A convocação e a contratação dos candidatos selecionados no presente certame deverá obedecer a ordem classificatória ínsita no resultado final e a contratação será através do regime celetista.

1.5 Tratando-se de uma seleção simplificada, não tem validade de concurso público. Os contratos decorrentes desta seleção terão validade de 5 (cinco) meses, podendo ser ou não prorrogado à critério do CENTRO COMUNITÁRIO DE BARRA DO CHOÇA por ate 60 (sessenta) meses em conformidade com o termos de parcerias supracitados e firmado com o Município de Barra do Choça.

2 - DOS CARGOS A SEREM TEMPORARIAMENTE PREENCHIDOS

2.1 NÍVEL FUNDAMENTAL

2.1.1 CARGO:MOTORISTA
REQUISITO: TER CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO CATEGORIA " D " E EXPERIÊNCIA COMPROVADA.

2.1.2 CARGO:VIGILANTE
REQUISITO: TER EXPERIÊNCIA NA ÁREA.

2.2 NÍVEL MÉDIO

2.2.1 CARGO:ORIENTADOR SOCIAL- PRÓJOVEM
REQUISITO:Nível médio completo c/ experiência na área

2.2.2 CARGO:FACILITADOR SOCIAL - PRÓJOVEM -DANÇA
REQUISITO:Nível médio completo c/ experiência na área

2.2.3 CARGO:FACILITADOR SOCIAL -PRÓJOVEM - VIOLÃO
REQUISITO:Nível médio completo c/ experiência na área

2.2.4 CARGO:FACILITADOR SOCIAL -PRÓJOVEM - ARTE
REQUISITO:Nível médio completo c/ experiência na área

2.2.5 CARGO:FACILITADOR SOCIAL -PRÓJOVEM - CAPOEIRA
REQUISITO:Nível médio completo c/ experiência na área

2.2.6 CARGO:FACILITADOR SOCIAL - PRÓJOVEM - CANTO
REQUISITO:Nível médio completo c/ experiência na área

2.2.7 CARGO:ORIENTADOR SOCIAL - PETI
REQUISITO:Nível médio completo c/ experiência na área

2.2.8 CARGO:FACILITADOR SOCIAL - PETI - ARTE
REQUISITO:Nível médio completo c/ experiência na área

2.2.9 CARGO:FACILITADOR SOCIAL - PETI - TEATRO
REQUISITO:Nível médio completo c/ experiência na área

2.2.10 CARGO:FACILITADOR SOCIAL - PETI - DANÇA
REQUISITO:Nível médio completo c/ experiência na área

2.2.11 CARGO:FACILITADOR SOCIAL - PETI - CONTADOR DE HISTÓRIA
REQUISITO:Nível médio completo c/ experiência na área

2.2.12 CARGO:FACILITADOR SOCIAL - PETI - CAPOEIRA
REQUISITO:Nível médio completo c/ experiência na área

2.2.13 CARGO:CADASTRADOR BOLSA FAMÍLIA
REQUISITO:Nível médio completo c/ experiência na área

2.2.14 CARGO:DIGITADOR BOLSA FAMÍLIA
REQUISITO:Nível médio completo c/ experiência na área.

2.2.15 CARGO: TÉCNICO DE ENFERMAGEM
REQUISITO:Curso Técnico profissionalizante com COREN e experiência na área.

2.2.16 CARGO: TÉCNICO EM RADIOLOGIA
REQUISITO: Curso Técnico Profissionalizante, inscrição no conselho e experiência na área.

2.2.17 CARGO: TÉCNICO EM LABORATÓRIO
REQUISITO: Curso Técnico Profissionalizante, inscrição no Conselho e experiência na área.

2.2.18 CARGO: AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO
REQUISITO: Curso Técnico Profissionalizante, inscrição no Conselho e experiência na área.

2.2.19 CARGO: RECEPCIONISTA
REQUISITO: Nível Médio Completo.

2.2.20 CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO
REQUISITO: Nível Médio Completo.

2.3 NÍVEL SUPERIOR

2.3.1 CARGO:ASSISTENTE SOCIAL
REQUISITO:Nível Superior Completo em Serviço Social c/ CRESS e experiência em CRAS

2.3.2 CARGO: ASSISTENTE SOCIAL
REQUISITO:Nível Superior Completo em Serviço Social c/ CRESS e experiência na área da Assistência Social

2.3.3 CARGO: PSICÓLOGO
REQUISITO:Nível Superior Completo em Psicologia c/ CRP e experiência em CRAS

2.3.4 CARGO:ENFERMEIRO
REQUISITO:Nível Superior Completo em enfermagem c/COREN, com experiência em ESF

2.3.5 CARGO: ENFERMEIRO OBSTETRA
REQUISITO:Nível Superior Completo em enfermagem c/COREN Com experiência na área

2.3.6 CARGO: ODONTÓLOGO
REQUISITO:Nível Superior Completo em Odontologia c/CRO, Com experiência na área

2.3.7 CARGO: NUTRICIONISTA
REQUISITO:Nível Superior Completo em Nutrição c/registro no Conselho, experiência no Programa do NASF.

2.3.8 CARGO: NUTRICIONISTA
REQUISITO:Nível Superior Completo em Nutrição c/registro no Conselho, experiência na área hospitalar.

2.3.9 CARGO: FISIOTERAPEUTA
REQUISITO:Nível Superior Completo em Fisioterapia c/registro no Conselho, experiência no Programa do NASF

2.3.10 CARGO: FISIOTERAPEUTA
REQUISITO:Nível Superior Completo em Fisioterapia c/registro no Conselho, experiência na área

2.3.11 CARGO: ASSISTENTE SOCIAL
REQUISITO:Nível Superior Completo em Assistência Social c/registro no Conselho, experiência no Programa do NASF.

2.3.12 CARGO: PSICÓLOGO
REQUISITO: Nível Superior Completo em psicologia, com Registro no Conselho e experiência no Programa CAPS.

2.3.13 CARGO: PSICÓLOGO
REQUISITO: Nível Superior Completo em psicologia, com Registro no Conselho e experiência no Programa NASF.

2.3.14 CARGO: ASSISTENTE SOCIAL
REQUISITO: Nível Superior Completo em Assistência social com Registro no Conselho, experiência na área.

2.3.15 CARGO: FARMACÊUTICO
REQUISITO: Nível Superior Completo em Farmácia com Registro no Conselho e experiência na área.

2.3.16 CARGO: EDUCADOR FÍSICO
REQUISITO:Nível Superior completo em Educação Física com Registro no conselho e experiência Np Programa NASF.

2.3.17 CARGO: BIOQUÍMICO
REQUISITO; Nível superior completo em Bioquímica com Registro no Conselho e experiência na área.

3 - DAS VAGAS

3.1 As vagas são relativas a cargos temporários do CENTRO COMUNITÁRIO DE BARRA DO CHOÇA .

3.1.1 As vagas serão distribuídas de acordo com a necessidade da referida Entidade no Município de Barra do Choça, observando-se a reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência, em conformidade com o disposto no subitem 4.1 deste edital.

4 - DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

4.1 Do total de vagas destinadas aos cargos, 5% serão providas na forma do art.37, VIII, da CF, do art.5º, parágrafo 2 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de1990.

4.2 Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência. Os candidatos que se declararem portadores de deficiência participarão do Processo Seletivo Simplificado em igualdade de condições com os demais candidatos.

4.3 O candidato que, no ato da inscrição, se declarar portador de deficiência, se classificado no Processo Seletivo Simplificado, figurará em lista específica e caso obtenha classificação necessária, figurará também na listagem de classificação geral dos candidatos ao cargo de sua opção.

4.4 Os candidatos que se declararem portadores de deficiência deverão submeter-se, previamente, a nomeação, à perícia médica que verificará sua qualificação como portador de deficiência ou não, bem como se o grau de deficiência é incapacitante para o exercício do cargo.

4.4.1 Os candidatos, mediante convocação, deverão comparecer à perícia médica, munidos de documento de identidade original e de laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da deficiência.

4.5 A não observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

4.6 As vagas definidas no subitem 4.1 que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência, por reprovação no Processo Seletivo Simplificado ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação de cada cargo.

5 - DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

5.1 Ter nacionalidade brasileira.

5.2 Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.

5.3 Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo.

5.4 Ter idade mínima de 18 anos completos na data da convocação.

5.5 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovado através de atestado médico admissional.

5.6 Apresentarem os documentos que se fizerem necessários por ocasião da Assinatura do contrato temporário.

6 - DAS INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E DAS PROVAS

6.1 As inscrições serão realizadas no INFOCENTRO de Barra do Choça, com Endereço na Rua ISRAEL TAVARES 187,CENTRO Barra do Choça-Bahia.

6.2 PERÍODO - 06 a 08 de Julho de 2011.

6.3 HORÁRIO - Das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h

6.4 PROVAS - 24 de Julho de 2011, às 8:00 horas, com duração de 04 (quatro) horas corridas, em locais que serão previamente determinados e comunicados aos inscritos, mediante publicação de aviso nas Repartições Públicos do Município de Barra do Choça - até o dia 18 de Julho de 2011.

6.5 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO

6.5.1 A qualquer tempo, poder-se-á anular a inscrição, as provas e/ou a contratação temporária do candidato, desde que verificada qualquer falsidade nas declarações e/ ou quaisquer irregularidades nas provas ou nos documentos apresentados.

6.5.2 É vedada a inscrição condicional ou extemporânea.

6.5.3 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a investidura do cargo.

6.5.4 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência do CENTRO COMUNITÁRIO DE BARRA DO CHOÇA.

6.5.5 O comprovante de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas.

6.5.6 Não serão aceitas inscrições via postal, via fax ou via correio eletrônico.

6.5.7 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.

6.5.8 O candidato, portador de deficiência ou não, que necessitar de qualquer tipo de condição especial para realização das provas deverá solicitá-la, por escrito, no ato de inscrição, indicando claramente no formulário de inscrição quais os recursos especiais necessários.

6.5.9 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará a prova.

6.5.10 A solicitação de condições especiais será atendida obedecendo a critérios de viabilidade e razoabilidade.

6.5.11 A não solicitação de condições especiais no ato de inscrição implica a sua não concessão no dia de realização das provas.

6.5.12 O candidato deverá efetuar uma única inscrição por cargo. Em caso de mais de uma inscrição, será considerada a de data mais recente.

6.5.13 Não serão aceitos, em hipótese alguma, pedidos de alteração de opção de cargo.

6.5.14 O candidato será classificado no cargo de sua escolha, seguindo rigorosamente a ordem de classificação geral por cargo.

6.5.15 As informações prestadas no formulário de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a ALPHA - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E EMPREENDIMENTOS do direito de excluir do Processo Seletivo Simplificado, aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

6.5.16 O candidato deverá declarar, no formulário de inscrição que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidospara o cargo por ocasião da contratação.

6.5.17 A comprovação de experiência, exigida nos requisitos de alguns cargos, deverá, ser comprovada no ato convocatório, através de Declaração expressar pelo órgão afirmando que o candidato já atuou ou atua na área especifica para a qual prestará o exame.

6.5.18 A não comprovação pelo candidato da exigência do item 6.5.17, implicará na imediata desclassificação do candidato e será imediatamente convocado o candidato subsequente.

6.5.19 Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste edital.

6.5.20 Para que seja efetivada a inscrição o candidato deverá efetuar o deposito equivalente ao cargo escolhido de acordo ao ANEXO I deste Edital, no Banco Bradesco agencia 270-4 conta corrente 69850-4, e levar ate o local disposto no item 6.1 deste, afim de que seja validada a inscrição pelo Técnico responsável.

7 - DO EXAME DE CONHECIMENTOS (PROVAS OBJETIVAS)

7.1 Serão aplicadas provas objetivas de caráter eliminatório, abrangendo os objetos de avaliação (conhecimentos).

7.2 As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas no dia 24 de Julho de 2011, no turno matutino, e terão a duração de 4 horas.

7.3 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, de comprovante de inscrição e de documento de identidade original.

7.4 Não será permitido o ingresso de candidatos, no local de realização das provas, após o horário fixado para o seu início.

7.5 Não haverá segunda chamada para realização das provas. O não comparecimento para realização das provas, implicará a eliminação automática do candidato.

7.6 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias.

7.7 Não serão aceitos como documentos de identidade, certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.

7.8 Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada.

7.9 Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, será automaticamente excluído do Processo Seletivo Simplificado.

7.10 No dia de realização das provas, não será permitido ao candidato entrar e/ ou permanecer no local do exame com armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, receptor, gravador etc.). Caso o candidato leve algum destes itens ou similares, estes deverão ser recolhidos pela Coordenação e devolvidos ao final das provas. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do candidato, caracterizando-se tentativa de fraude.

7.11 O candidato somente poderá retirar-se do local de realização das provas levando caderno de prova, decorrida uma hora do início da prova.

7.12 Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo Simplificado o candidato que, durante a realização das provas:

a) Usar ou tentar usar meios fraudulentos ou ilegais para sua realização,

b) For surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas,

c) Faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, as autoridades presentes ou os candidatos,

d) Utilizar-se de qualquer objeto proibido ou que se comunicar com outro candidato,

e) Recusar-se a entregar o material das provas ao término destinado para a sua realização,

f) Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento do fiscal,

g) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de resposta,

h) Descumprir as instruções contidas no caderno de provas ou na folha de respostas,

i) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

7.13 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas, em virtude do afastamento de candidato da sala de provas.

7.14 No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas.

8 - DAS PROVAS OBJETIVAS

8.1 O Processo Seletivo Simplificado será de provas com questões de múltipla escolha, que versarão sobre os assuntos contidos no conteúdo programático,de acordo com cargo desejado e grau de escolaridade exigido.

8.2 O candidato deverá, obrigatoriamente, marcar, para cada item, um, e somente um, dos cinco campos da folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos decorrentes de marcação indevidas.

8.3 O candidato deverá transcrever as respostas das provas objetivas para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento da folha de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas na folha de respostas. Em hipótese alguma, haverá substituição da folha de respostas por erro do candidato.

8.4 Serão de inteira responsabilidade do candidato, os prejuízos advindos do preenchimento indevido da folha de respostas. Serão consideradas marcações indevidas ,as que estiverem em desacordo com a folha de respostas tais como: marcação de dois ou mais campos referentes a um mesmo item, ausência de marcação nos campos referentes a um mesmo item, marcação rasurada ou emendada e/ou campo de marcação não preenchido integralmente.

09 - DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO

9.1 O resultado das provas será apurado pela atribuição de notas.

9.2 Na avaliação da prova objetiva, será utilizado o escore padronizado com média igual a 50%. Esta padronização da nota da prova tem por finalidade avaliar o desempenho do candidato em relação aos demais, permitindo que a posição relativa de cada candidato reflita sua classificação na prova. Será observado:

9.2.1 O total de acertos de cada candidato.

9.3 Será considerado habilitado, o candidato que obtiver na prova objetiva, média igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do total das questões.

9.4 Na classificação final, entre os candidatos com igual número de pontos, serão fatores de preferência, na ordem de citação, os seguintes:

9.4.1 Teridade igual ou superior a (sessenta ) anos, na forma do disposto no parágrafo único do art.27 da Lei Federal n.10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso.

9.4.2 Ter maior idade, assim considerando dia, mês e ano de nascimento;

9.4.3 Ter a maior pontuação na Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos; ou Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais/atualidades;

9.4.4 Ter maior pontuação na Prova Objetiva de Língua Portuguesa;

9.4.5 Caso não seja preenchido o números de vagas através dos habilitados com 50% de acerto, será dado preferência na contratação de candidatos que pontuaram na prova objetiva, e estes serão convocados na ordem de classificação.

10 - DOS RECURSOS

10.1 É admitido recurso quanto:

a) Ao indeferimento de inscrição;

b) À formulação das questões e respectivos quesitos e gabaritos das mesmas;

c) À opção considerada como certa nas provas objetivas;

d) Aos resultados parciais e finais do Processo Seletivo Simplificado.

10.2 Quaisquer recursos ou impugnações relativas ao presente edital, bem como a atos e resultados referentes ao Processo Seletivo Simplificado de que trata, deverão ser interpostos até 24 (vinte e quatro) horas, iniciando-se este no dia seguinte ao da divulgação de cada evento.

10.3 Somente serão admitidos um único recurso por candidato;

10.4 Somente serão apreciados os recursos interpostos tempestivamente e com indicação do nome do candidato, nome do cargo a que concorre e fase do Processo Seletivo Simplificado da qual pretende recorrer.

10.5 O(s) ponto(s) da(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será (ão) atribuído(s) a todos os candidatos presentes a realização das provas.

10.6 Na ocorrência do dispositivo no item 10.5, poderá haver, eventualmente, alteração da classificação inicial obtida para uma classificação superior ou inferior, poderá ocorrer a desclassificação inicial obtida para uma classificação do candidato que não obtiver a nota mínima exigida.

10.7 Os recursos deverão ser interpostos no endereço eletrônico www.alphaconcursos.com.br ou encaminhados para Empresa, via SEDEX, utilizando folha de recurso disponível no site da Empresa,dentro dos seus respectivos prazos. Os recursos que não obedecerem a estas especificações e orientações serão automaticamente indeferidos.

10.8 Caberá à Alpha como responsável pelo Processo Seletivo Simplificado, o julgamento de todos os recursos, num prazo mínimo de setenta e duas (72) horas que, em sendo deferidos, serão comunicados aos interessados, em não sendo feita tal comunicação, ficam de já, todos os candidatos recorrentes cientes de que o recurso foi INDEFERIDO.

11- DO RELATÓRIO CONCLUSIVO E DA HOMOLOGAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

11.1. No prazo de até 48 (quarenta e oito) horas da publicação da lista geral definitiva de classificados no certame através do site www.alphaconcursos.com.br, será encaminhado à Diretoria do CENTRO COMUNITÁRIO DE BARRA DO CHOÇA o relatório conclusivo do processo seletivo simplificado para sua devida homologação.

11.2. Em caso de homologação, competirá ao CENTRO COMUNITÁRIO DE BARRA DO CHOÇA realizar a convocação dos candidatos aprovados, em estrita observância à ordem classificatória, para firmarem contrato temporário com a Entidade.

11.2.1. O edital de convocação deverá ser divulgado no site www.alphaconcursos.com.br, observando-se a ordem classificatória.

12. DA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

12.1. A contratação em caráter temporário de que trata este Edital, dar-se-á mediante assinatura de contrato temporário, nos termos do presente Processo Seletivo Simplificado.

12.2. A vigência do contrato temporário observará as disposições dos termos do presente edital, assim como à necessidade do CENTRO COMUNITÁRIO DE BARRA DO CHOÇA.para atender ao Termos de Parcerias números 23/2011, 24/2011, 25/2011, 26/2011, 27/2011, 28/2011 e 29/2011.

12.3. No ato da convocação e posterior contratação o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

a) fotocópia do PIS/PASEP;

b) fotocópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social, exclusivamente para comprovar o número, a série e a data de expedição.

c) Exames admissionais que serão solicitados no edital convocatório dos aprovados, e será de total responsabilidade do candidato a apresentação dos exames solicitados.

12.4 O candidato contratado, na forma estabelecida por este Edital, terá avaliado o seu desempenho pela sua chefia imediata, após 30 (trinta) dias do início de suas atividades.

12.5 A avaliação do desempenho do candidato contratado na forma deste Edital, quando for evidenciada a insuficiência de desempenho profissional, acarretará na rescisão imediata do contrato temporário celebrado com a Entidade contratante, respeitada a legislação vigente.

12.6 A vigência do contrato temporário deverá estar expressa no instrumento contratual,podendo ser rescindida em qualquer tempo por interesse da Entidade CENTRO COMUNITÁRIO DE BARRA DO CHOÇA, mediante comunicação prévia, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

12.7 A rescisão do contrato temporário, antes do prazo previsto, também poderá ocorrer:

a) a pedido do contratado;

b) quando o contratado incorrer em falta disciplinar;

c) por interesse da Entidade e cessada a necessidade do serviço contratado.

12.8 Tratando-se de uma seleção simplificada, não tem validade de concurso público. Os contratos decorrentes desta seleção terão validade de 5 (cinco) meses, podendo ser ou não prorrogado à critério do CENTRO COMUNITÁRIO DE BARRA DO CHOÇA por ate 60 (sessenta) meses em conformidade com o termo de parceria firmado com o Município de Barra do Choça.

13. DOS PROIBIDOS DE FIRMAR CONTRATO COM O MUNICÍPIO

13.1. Além dos candidatos reprovados ou eliminados do processo seletivo simplificado, ficam proibidos de firmar contrato com o Município:

a) o Prefeito e o Vice-Prefeito;

b) os vereadores;

c) os ocupantes de cargos de provimento em comissão ou de funções de confiança;

d) os servidores e empregados públicos municipais.

13.2. A proibição subsistirá até 06 (seis) meses, após findas as respectivas funções.

14 - DA DURAÇÃO

14.1 A validade dos contratos, temporário resultante do presente processo seletivo simplificado terá vigência de 05 (cinco) meses podendo ser renovados por 60 (sessenta) meses subseqüentes à homologação.

15 . DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

15.1. A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para o processo seletivo simplificado contidas neste Edital, nos comunicados e em outros atos a serem publicados.

15.2. O candidato classificado poderá ou não ser convocado para firmar contrato temporário, estando a sua contratação vinculada à necessidade e conveniência CENTRO COMUNITÁRIO DE BARRA DO CHOÇA.

15.3. As vagas poderão ser remanejadas pela Entidade.

15.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora (ALPHA - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E EMPREENDIMENTOS), observados os princípios e normas que regem a o referido certame, bem como orientações oriundas da Assessoria Jurídica da Entidade.

15.5. Nenhum candidato poderá alegar desconhecimento das instruções contidas neste Edital.

15.6. Toda a documentação entregue pelo candidato, conforme solicitado neste Edital, não será devolvida, ficando arquivada nos autos do referido processo seletivo simplificado.

15.7. Concluído o processo de seleção, convocação e contratação dos candidatos, sempre que necessário, por solicitação da Entidade CENTRO COMUNITÁRIO DE BARRA DO CHOÇA, viabilizará nova chamada dos candidatos já classificados.

15.8. O candidato classificado deverá manter seu endereço, número de telefone e endereço eletrônico atualizado junto ao Setor de Recursos Humanos da Entidade, visando a eventuais convocações durante o prazo de validade do processo seletivo simplificado, não lhe cabendo qualquer reclamação, caso não seja possível convocá-lo devido a endereço e telefones desatualizados.

15.9. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas todas as disposições em contrário.

Barra do Choça (BA), 04 de julho de 2011.

EDVANIA MENDES DE LIMA
Presidenta do Centro Comunitário Barra do Choça

ANEXO I

QUADRO DE VAGAS

QUADRO DE VAGAS DO CENTRO COMUNITÁRIO DE BARRA DO CHOÇA

Código

Cargos

Vagas

Escolaridade/Exigências

Salário Base

Carga Horária

Taxa Inscr.

01

Enfermeiro

15

Nível Superior Completo em enfermagem c/COREN, com experiência em ESF

1.800,00

40Hs/sem

R$ 80,00

02

Enfermeiro Obstetra

03

Nível Superior Completo em enfermagem c/COREN Com experiência na área

1.800,00

40Hs/sem

R$ 80,00

03

Odontólogo

06

Nível Superior Completo em Odontologia c/CRO, Com experiência na área

1.800,00

40Hs/sem

R$ 80,00

04

Nutricionista

01

Nível Superior Completo em Nutrição c/registro no Conselho, experiência no Programa do NASF

1.800,00

40Hs/sem

R$ 80,00

05

Nutricionista

02

Nível Superior Completo em Nutrição c/registro no Conselho, experiência na área Hospitalar.

1.200,00

20Hs/sem

R$ 60,00

06

Fisioterapeuta

02

Nível Superior Completo em Fisioterapia c/registro no Conselho, experiência no Programa do NASF

1.200,00

20Hs/sem

R$ 60,00

07

Fisioterapeuta

02

Nível Superior Completo em Fisioterapia c/registro no Conselho, experiência na área

1.500,00

30Hs/sem

R$ 70,00

08

Assistente Social

01

Nível Superior Completo em Assistência Social c/registro no Conselho, experiência no Programa do NASF

1.500,00

30Hs/sem

R$ 70,00

09

Psicólogo

01

Nível Superior Completo em Psicologia c/registro no Conselho, experiência no Programa do CAPS

1.500,00

30Hs/sem

R$ 70,00

10Psicólogo01Nível Superior Completo em Psicologia c/registro no Conselho, experiência no Programa do NASF1.800,00 40Hs/semR$ 80,00
11Assistente Social01Nível Superior Completo em Assistência Social c/registro no Conselho, experiência na área1.500,00 30Hs/semR$ 70,00
12Farmacêutico02Nível Superior Completo em Farmácia c/registro no Conselho, experiência na área1.200,00 20Hs/semR$ 60,00
13Educador Físico01Nível Superior Completo em Educação Física c/registro no Conselho, experiência no Programa do NASF1.800,00 40Hs/semR$ 80,00
14Bioquímico02Nível Superior Completo em Bioquímica c/registro no Conselho, experiência na área1.200,00 20Hs/semR$ 60,00
15Téc. de Enfermagem52Nível Médio Completo/Curso Técnico profissionalizante com COREN e experiência na área545,00 40Hs/semR$ 40,00
16Téc. em Radiologia03Nível Médio Completo, com Curso Técnico, inscrição no conselho, experiência na área545,0030Hs/semR$ 40,00
17Téc. em Laboratório02Nível Médio Completo, com Curso Técnico, inscrição no conselho, experiência na área545,00 40Hs/semR$ 40,00
18Auxiliar de Consultório Dentário06Nível Médio Completo, com Curso Técnico, inscrição no conselho, experiência na área545,00 40Hs/semR$ 40,00
19Recepcionista05Nível Médio Completo545,00 40Hs/semR$ 40,00
20Auxiliar Administrativo11Nível Médio Completo600,00 40Hs/semR$ 40,00
21Motorista02Nível Fundamental/Categoria D c/experiência em Ambulância e Atuar na localidade do Distrito de Barra Nova700,00 40Hs/semR$ 40,00
22Motorista01Nível Fundamental/Categoria D c/experiência em Ambulância e Atuar na localidade do Povoado Cafezal700,0040Hs/semR$ 40,00
23Motorista02Nível Fundamental/Categoria D c/experiência700,0040Hs/semR$ 40,00
24Motorista03Nível Fundamental/Categoria D c/experiência em Ambulância.700,0040Hs/semR$ 40,00
25Vigilante05Nível Fundamental c/experiência na área600,0040Hs/semR$ 40,00

QUADRO DE VAGAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CódigoCargosVagasEscolaridade/ExigênciasCarga HoráriaSalário BaseTaxa Inscr.
26Recepcionista2 Nível médio completo40 hsR$ 545,00R$ 40,00
27Auxiliar Administrativo2Nível médio completo40 hsR$ 600,00R$ 40,00
28Assistente Social2Nível Superior Completo em Serviço Social c/ CRESS e experiência em CRAS20HSR$ 1.200,00R$ 60,00
29Assistente Social1Nível Superior Completo em Serviço Social c/ CRESS e experiência na área da Assistência Social30HSR$ 1.500,00R$ 70,00
30Assistente Social1Nível Superior Completo em Serviço Social c/ CRESS e experiência em CRAS30HSR$ 1.500,00R$ 70,00
31Psicólogo2Nível Superior Completo em Psicologia c/ CRP e experiência em CRAS20 hsR$ 1.200,00R$ 60,00
32Psicólogo1Nível Superior Completo em Psicologia c/ CRP e experiência em CRAS30 hsR$ 1.500,00R$ 60,00
33Orientador Social- PRÓJOVEM3Nível médio completo c/ experiência na área40 hsR$ 710,00R$ 40,00
34Facilitador Social - PRÓJOVEM -DANÇA1Nível médio completo c/ experiência na área40 hsR$ 650,00R$ 40,00
35Facilitador Social - PRÓJOVEM - VIOLÃO1Nível médio completo c/ experiência na área40 hsR$ 650,00R$ 40,00
36Facilitador Social - PRÓJOVEM - ARTE1Nível médio completo c/ experiência na área40 hsR$ 650,00R$ 40,00
37Facilitador Social - PRÓJOVEM - CAPOEIRA1Nível médio completo c/ experiência na área40 hsR$ 650,00R$ 40,00
38Facilitador Social - PRÓJOVEM - CANTO1Nível médio completo c/ experiência na área40 hsR$ 650,00R$ 40,00
39Orientador Social -PETI4Nível médio completo c/ experiência na área40 hsR$ 710,00R$ 40,00
40FACILITADOR SOCIAL - PETI - ARTE1Nível médio completo c/ experiência na área40 hsR$ 650,00R$ 40,00
41FACILITADOR SOCIAL - PETI - TEATRO1Nível médio completo c/ experiência na área40 hsR$ 650,00R$ 40,00
42FACILITADOR SOCIAL - PETI - DANÇA1Nível médio completo c/ experiência na área40 hsR$ 650,00R$ 40,00
43FACILITADOR SOCIAL - PETI - CONTADOR DE HISTÓRIA1Nível médio completo c/ experiência na área40 hsR$ 650,00R$ 40,00
44FACILITADOR SOCIAL - PETI - CAPOEIRA1Nível médio completo c/ experiência na área40 hsR$ 650,00R$ 40,00
45CADASTRADOR BOLSA FAMÍLIA3Nível médio completo c/ experiência na área40 hsR$ 600,00R$ 40,00
46DIGITADOR BOLSA FAMÍLIA3Nível médio completo c/ experiência na área40HSR$ 600,00R$ 40,00

ANEXO II

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

NÍVEL FUNDAMENTAL CARGOS:MOTORISTA, VIGILANTE

CONHECIMENTOS GERAIS: conceito de cidadania, direitos e deveres de um cidadão, Estados, divisão regional do Brasil e suas características tipos de orientação, poluição, transportes e meios de comunicação, impactos ambientais, atualidades.

MATEMÁTICA : (: 1 Conjuntos numéricos. 2 Números naturais, inteiros. 3 Sistemas de numeração decimal. 4 As quatro operações fundamentais (adição subtração, multiplicação e divisão). 5 Situações problema envolvendo as quatro operações.

PORTUGUÊS : Interpretação de texto, separação de silabas, ortografia - principais dificuldades ortográficas. Sinais de pontuação.

NÍVEL MÉDIO ( 2ª GRAU COMPLETO )

CARGOS:ORIENTADOR SOCIAL- PRÓJOVEM , FACILITADOR SOCIAL - PRÓJOVEM, ORIENTADOR SOCIAL - PETI, FACILITADOR SOCIAL - PETI, CADASTRADOR BOLSA FAMÍLIA,DIGITADOR BOLSA FAMÍLIA, RECEPCIONISTA, AUXILIAR ADMINISTRATIVO.

PORTUGUÊS : texto , interpretação. Fonologia : ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z , s , ss , c , ç , g , gu , j , m , n , r e rr .; acentuação ; significação de palavras. Morfologia : utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto , obliquo , de tratamento , demonstrativos e possessivos ; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

MATEMÁTICA: Conjuntos numéricos: conjunto dos números reais e seus subconjuntos, conjunto dos números complexos. Regra de três simples e composta. Razão e Proporção. Seqüência numérica, Progressão aritmética e Progressão geométrica. Álgebra: expressões algébricas; polinômios; sistemas lineares; matrizes e determinantes; funções reais e suas aplicações. Análise combinatória: Binômio de Newton. Tratamento da informação: experimentos aleatórios; espaço amostral, eventos, noções de probabilidade em espaços amostrais finitos, noções de estatística descritiva, distribuição de freqüências; gráficos estatísticos usuais, medidas de posição e de dispersão. Noções de matemática financeira: juros simples e compostos, descontos simples; capitalização simples e composta.

CONHECIMENTOS GERAIS: Situação econômica, política e social do Brasil de 1964 até os dias atuais, Constituição Federal, aspectos sociais e educacionais, lutas em defesa do meio ambiente: Rio 92, o papel das ONGS, conflitos de terras, o MST e a Violência no campo, violência urbana, temas transversais, Atualidades,aquecimento Global.

CARGO: NUTRICIONISTA

PORTUGUÊS :Classes de Palavras, texto , interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr; acentuação; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto , obliquo , de tratamento , demonstrativos e possessivos ; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Nutrição normal: definição, Leis da alimentação / requerimentos e recomendações de nutrientes - alimentação enteral e parenteral. Planejamento, avaliação e cálculo de dietas e ou cardápio para: adultos, idosos, gestantes, nutrizes, lactentes, pré-escolar e escolar, adolescente e coletividade sadia. Diagnósticos antropométricos: padrões de referência / indicadores: vantagens, desvantagens e interpretação / avaliação nutricional do adulto: índice de massa corporal (classificação de garrow). Distúrbios nutricionais (conceito, nomenclatura, classificação, fisiopatologia e tratamento). Dietoterapia nas enfermidades digestivas: trato gastro-intestinal / glândulas anexas. Dietoterapia nas enfermidades renais. Dietoterapia nas enfermidades do sistema cardiovascular. Dietoterapia nos distúrbios metabólicos: obesidade: diabete mellitus e dislipidemias. Dietoterapia nas carências nutricionais: desnutrição energético-protéicacalórica, anemias nutricionais. Vitaminas. Ácidos graxos. Aminoácidos. Lipídios. Terapia nutricional. Influência medicamentosa nos nutrientes corpóreos. Avaliação nutricional ao paciente portador de HIV. Gastos energéticos. Processo de digestão e vias de excreção de nutrientes. Microbiologia dos alimentos; conservação dos alimentos x legislação brasileira. Tecnologia dos alimentos, Educação nutricional, Ética e orientação profissional em nutrição, Administração de saúde publica, Nutrição em saúde pública.

CARGO: ENFERMEIRO, ENFERMEIRO OBSTETRA

PORTUGUÊS: Classes de Palavras, texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr.; acentuação ; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto, obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1- Código de Ética de Enfermagem. 2- Lei do Exercício Profissional. 3- Fundamentos de Enfermagem. 4- Biossegurança. 5- Prevenção e Controle de Infecção. 6 - Administração em Enfermagem. 7 - Administração de medicamentos. 8 - Vigilância Epidemiológica e Sanitária. 9 - Enfermagem em Saúde Mental. 10 - Enfermagem em Saúde do Trabalho. 11 - Meio Ambiente e Saneamento. 12 - Programa Nacional de Imunizações. 13 - Atuação do Enfermeiro em Níveis de promoção, prevenção e reabilitação da saúde. 14 - Assistência de Enfermagem em emergência e urgência. 15 - Atenção integral à Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Saúde do Adulto, Saúde da Mulher e Saúde do Idoso. 16 - Doenças transmissíveis. 17 - Doenças Sexualmente transmissíveis e AIDS. 18 - Planejamento Familiar. 19 - Doenças crônico- degenerativas. 20 - Enfermagem clínica. 25 - Enfermagem cirúrgica. 22 - SUS. 23 - Educação em Saúde, trabalhos com grupos. 24 - Visita Domiciliar. 25 - Dermatologia Sanitária. 26 - Pneumologia Sanitária. ; Sistema Único de Saúde.

CARGO: ODONTÓLOGO

PORTUGUÊS: Classes de Palavras, texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr.; acentuação ; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto, obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1. Código de Ética. 2. Cariologia Baraticri. 3. Dentisteria: preparo cavitário.4. Materiais de proteção de restauração.5. Etiologia e prevenção das doenças periodontais. 6.Tratamento periodontal básico.7. Fisiopatologiadas alterações pulpares e periapicais. 8.Princípios de exodontia.9. Terapêutica e farmacologia odontológica.10. Radiologia odontológica: técnica e interpretação radiográfica.11. Noções de odontopediatria. 12.Biossegurança em Odontologia.13. Planejamento em saúde bucal.14. Epidemiologia das doenças bucais.15. Índices epidemiológico de cárie dentaria (CPO-D. ceo-d. CPO-S. ceo­s).16. Índice epidemiológicos de doenças periodontal (CPITN. IPC).17. Recursos humanos na área odontológica.18. Sistema de atenção em saúde bucal coletiva. 19.Educação e motivação em saúde bucal. ; Sistema Único de Saúde.

CARGO: PSICÓLOGO

PORTUGUÊS: Classes de Palavras, texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr.; acentuação ; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto, obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Avaliação psicológica. Psicologia do Desenvolvimento. Dinâmica da Comunicação nos Grupos. Teorias e Técnicas psicológicas. Psicoterapia Breve - suas abordagens. Psicopatologia geral. Código de Ética Profissional dos Psicólogos. Ética e Legislação profissional.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

PORTUGUÊS: Classes de Palavras; texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr.; acentuação ; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto, obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1- Ambiente de atuação do assistente social; 1.1 Instrumental de pesquisa em processos de investigação social: elaboração de projetos, métodos e técnicas qualitativas e quantitativas. 1.2 Propostas de intervenção na área social: planejamento estratégico, planos, programas, projetos, e atividades de trabalho. 1.3 Avaliação de programas e políticas sociais. 1.4 Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção: sindicância, abordagem individual, técnica de entrevista, abordagem coletiva, trabalho com grupos, em redes, e com famílias, atuação na equipe interprofissional (relacionamento e competências). 1.5 Trabalho social em situação de rua. 1.6 Diagnóstico. 1.7 Organização de comunidades e movimentos sociais. 2- Estratégias de trabalho institucional. 2.1 Conceitos de instituição. 2.2 Estrutura brasileira de recursos sociais. 2.3 Uso de recursos institucionais e comunitários. 2.4 Redação e correspondências oficiais: laudo e parecer (sociais e psicossociais), estudo de caso, informação e avaliação social. 3- Atuação em programas de prevenção e tratamento. 3.1 Uso do álcool, tabaco e outras drogas: questão cultural, social, e psicológica. 3.2 Doenças sexualmente transmissíveis. 3.3 Aids. 3.4 Atendimento às vítimas. 4- Políticas Sociais. 4.1 Relação Estado/Sociedade. 4.2 Contexto atual e o neoliberalismo. 4.3 Políticas de Seguridade e Previdência Social. 4.4 Políticas de Assistência Social; Lei Orgânica da Assistência Social. 4.5 Políticas de Saúde, Sistema único de Saúde (SUS) e Agências reguladoras. 4.6 Políticas Educacionais & Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). 4.7 Política Nacional do Idoso. 5- Legislação de Serviço Social. 5.1 Níveis, áreas e limites de atuação do profissional de Serviço Social. 5.2 Ética profissional. 6- Políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente. 6.1 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 6.2 A defesa de direitos da criança e do adolescente. 6.3 O papel dos conselhos, centros de defesa e delegacias. 6.4 A adoção e a guarda: normas, processos jurídicos e psicossociais, adoção à brasileira e adoção internacional. 6.5 Violência contra crianças e adolescentes e combate a violência. 6.6 Formas de violência contra crianças e adolescentes: maus tratos, abuso sexual, negligência e abandono. 6.7 Prostituição infanto-juvenil. 6.8 Extermínio, seqüestro e tráfico de crianças. 6.9 Exploração sexual no trabalho e no tráfico de drogas. 6.10 Sexo turismo. 6.11 A violência dos jovens, as gangues. 6.12 Delinqüência infanto-juvenil: visão psicológica, cultural e sociológica. 6.13 Trajetórias de delinquência is e o papel da família e da justiça. 6.14 Meninos e meninas de rua: questão econômica e social e a questão do abandono. 6.15 Trabalho infanto-juvenil. 6.16 Novas modalidades de família: diagnóstico, abordagem sistêmica e estratégias de atendimento e acompanhamento. 6.17 Alternativas para a resolução de conflitos: conciliação e mediação. 6.18 - balanço social. 6.19- ISO 8000 e ISO14000.

CARGO: FISIOTERAPEUTA

PORTUGUÊS: Classes de Palavras, texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr.; acentuação ; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto, obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais. Verbo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1.Anatomia e Fisiologia. 2. Cinesiologia e Cinesioterapia. 3. Neurologia. 4.Cardiopulmonar. 5. Cardiovascular. 6. Traumato-Ortopedia. 7. Reumatologia. 8. Eletroterapia. 9. Termoterapia e Fototerapia. 10. Mecanoterapia. 11. Hidroterapia. 12. Semiologia. 13. Ergonomia. 14. Ética Profissional. 15. Terapia Ocupacional. 16. Legislação de SUS. 17. Infecção Hospitalar

CARGO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM

PORTUGUÊS: Classes de palavras, texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr.; acentuação ; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto, obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1 - Fundamentos de enfermagem: curativos, princípios da administração de medicações, oxigenoterapia, nebulização, aplicação de calor e frio, enemas, realização de controles (hídrico, sinais vitais, diurese), cuidados com sondas (nasogástrica, vesical, nasoenteral), preparo do paciente cirúrgico, preparo do leito, técnicas do banho leitom preparo do corpo pós-morte. 2 - Assistência de enfermagem na área de saúde pública: vacina (administração, conservação, arrumação e aprazamento), vigilância das doenças transmissíveís (doenças veiculadas pela água e por alimentos, transmitidas por vetores causadores, e por ectoparasitoses), atuação nos programas do Ministério da Saúde; saúde da mulher (assistência de enfermagem ao pré-natal, e peurpério), Saúde da criança (crescimento e desenvolvimento), assistência de enfermagem ao hipertenso e diabético. 3 - Conhecimento de medidas de biossegurança, preparo e esterilização de material, prevenção e controle de infecções hospitalares. 4 - Ética profissional. 5 - Política Nacional de saúde (processo de construção do SUS). 6 - Doenças infecciosas e parasitárias. 7 - Suporte básico de vida.

CARGO: FARMACÊUTICO

PORTUGUÊS: Classes de Palavras; texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr.; acentuação ; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto, obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Química de compostos heterocíclicos farmacologicamente ativos; Vias de administração, absorção eliminação / metabolização de fármacos; Técnicas analíticas utilizadas no estudo de compatibilidade de fármacos; tecnologia de fabricação de produtos farmacêuticos, líquidos, semi-sólidos, sólidos orais, produtos estéreis e produtos cosméticos; Desenvolvimento de novas formulações farmacêuticas; Análise Farmacêutica - Critérios analíticos para avaliação da qualidade dos medicamentos, ensaio-limite, identificação de funções e grupos químicos, análise de grupos funcionais, preparação e aferição de soluções tituladas. Fundamentos e aplicações dos processos volumétricos de neutralização, oxirredução e precipitação, análise de matérias-primas e de formas farmacêuticas. Metodologias analíticas aplicadas à análise de fármacos: Colorimetria, Espectrofotometria, Potenciometria, Condutimetria, Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) cromatografia líquida em Camada Fina; Análise titrimétrica; Titulações de neutralização, oxi-redução e precipitação; Técnicas de amostragem e estatística aplicada à análise química de medicamentos; e Boas Práticas de Armazenamento e Estocagem.

Biossegurança, Riscos gerais de substâncias químicas e biológicas, segurança no preparo de soluções e meios de cultura e produtos biológicos ou químicos Descarte de substâncias químicas e biológicas. Informações toxicológicas relevantes. Conhecimento de Logística Farmacotécnica - Formas farmacêuticas destinadas à aplicação nas mucosas: supositórios, óvulos e colírios; formas farmacêuticas para uso parenteral; formas farmacêuticas obtidaspor divisão mecânica: pós, comprimidos e drágeas; formas farmacêuticas obtidas por dispersão mecânica: suspensões, emulsões e colóides; formas farmacêuticas líquidas para uso oral; formas farmacêuticas para uso tópico: pastas, pomadas, cremes, ungüentos. Farmacologia - vias de administração de drogas, farmacocinética, farmacologia do sistema nervoso autônomo, farmacologia do sistema nervoso central, anestésicos locais, antitérmicos, analgésicos, antinflamatórios não esteroidais, anti-ulcerosos, farmacologia cardiovascular, antibióticos, antifúngicos, antivirais, quimioterápicos, antiparasitários, anticoagulantes e antianêmicos. Farmácia Hospitalar - Estrutura organizacional, funções clínicas, garantia da qualidade, padronização de medicamentos para uso hospitalar e ambulatorial, formas de aquisição de medicamentos, central de abastecimento farmacêutico, indicadores de consumo, planejamento e controle de estoque de medicamentos e correlatos, medicamentos controlados (Portaria 344, RDC 44/2010 etc), controle de infecção hospitalar, suporte nutricional parenteral. Teorias organizacionais e de gestão em farmácia hospitalar, assistência farmacêutica hospitalar, farmácia hospitalar no Ministério da Saúde. Terapêutica anti­retroviral, drogas anti-retrovirais usadas no tratamento de infecções pelo HIV em adultos, principais interações medicamentosas. Soluções tituladas, diluições, normalidade e molaridade. Legislação Farmaceutica - Código de Ética, Leis, Portarias e RDCs

CARGO: AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

PORTUGUÊS: Classes de Palavras; texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr.; acentuação ; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto, obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL: Níveis de prevenção; Conceitos sobre técnicas de escovação, Fluoretação, Fio Dental, Dieta Alimentar. Meios Educativos: Contato Pessoal, Trabalho em grupo, Comunicação em massa, Atribuições do THD. CÁRIE DENTÁRIA E DOENÇA PERIODONTAL: Conceitos Básicos; Noções de prevenção. NOÇÕES BÁSICAS DE PARASITOLOGIA E MICROBIOLOGIA. ESTRUTURAS DENTÁRIAS: Conceitos; Dentição Decídua / Dentição Permanente; Fórmulas Dentárias. ESTERILIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA: Processos utilizados - Meios físicos e químicos; Manipulação dos materiais utilizados; Cuidados básicos. MATERIAIS DENTÁRIOS: Conceitos Básicos; Tipos - Forradores e Restauradores; Manipulação. EQUIPAMENTO E INSTRUMENTAL EM ODONTOLOGIA: Materiais usados para exame clínico; Profilaxia Dental; Cirurgia (Exodontia); Periodontia; Dentisteria. TÉCNICAS DE REANIMAÇÃO DO PACIENTE: Parada Cárdio-respiratória; Lipotímias; Choques. VERIFICAÇÃO DE SINAIS VITAIS: Pressão Arterial, Temperatura e Pulso. TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: Vias de aplicação - Oral e Parenteral

CARGO: EDUCADOR FÍSICO

PORTUGUÊS :Classes de Palavras; texto , interpretação. Fonologia : ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z , s , ss , c , ç , g , gu , j , m , n , r e rr .; acentuação ; significação de palavras. Morfologia : utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto , obliquo , de tratamento , demonstrativos e possessivos ; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: A Educação Física como componente curricular no Ensino Fundamental II: Função social, objetivos e características. A Educação Física no currículo escolar organizada em ciclos de escolarização. Conteúdos da Educação Física: Jogo, Esporte, Ginástica, Dança e Lutas. Metodologia do Ensino da Educação Física. Planejamento e avaliação em Educação Física escolar. Esporte na escola: Conceitos, técnica, tática, regras e competição escolar. Avaliação do processo ensino-aprendizagem em Educação Física. Educação Física e a LDB 9.394/96 e Lei 10.793/03. Educação Física e PCN's. A saúde como tema transversal na escola: Conceitos, fundamentos, objetivos e finalidades.

CARGO:TÉCNICO DE RADIOLOGIA.

PORTUGUÊS :Classes de Palavras ,texto , interpretação. Fonologia : ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z , s , ss , c , ç , g , gu , j , m , n , r e rr .; acentuação ; significação de palavras. Morfologia : utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto , obliquo , de tratamento , demonstrativos e possessivos ; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Legislação do SUS. Política Nacional de Humanização. Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Ética e legislação profissional. Biossegurança. Fundamentos: Noções de infecção hospitalar. Radiologia: Convencional e Contrastada. Tomografia.

CARGO: BIOQUÍMICO

PORTUGUÊS :Classes de Palavras; texto , interpretação. Fonologia : ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z , s , ss , c , ç , g , gu , j , m , n , r e rr .; acentuação ; significação de palavras. Morfologia : utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto , obliquo , de tratamento , demonstrativos e possessivos ; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Fundamentos de laboratório clínico : Preparo de soluções. Padronização de técnicas e controle de qualidade. conceito de solução, solvente e soluto. Amostras biológicas destinadas à análise: procedimentos adequados de coleta, conservação, transporte, processamento e descarte de amostras biológicas. Métodos químicos e físicos de desinfecção e esterilização utilizados em laboratórios clínicos. Aparelhos: centrífugas, balanças, estufas, microscópios, espectrofotômetros e autoclaves - função e conservação. Métodos instrumentais: fotometria de chama, espectrofotometria e eletroforese. Lei de Lambert-Beer.

Bioquímica: Valores de referência. Função renal. Equilíbrio hídrico, eletrolítico e ácido-básico. Gasometria. Carboidratos: classificação dos carboidratos, metabolismo e métodos de dosagem da glicose. Lipídeos: metabolismo e métodos de dosagem. Lipoproteínas: classificação e doseamento. Proteínas específicas: classificação e métodos de dosagem. Função hepática: correlação com enzimas séricas, metabolismo da bilirrubina, métodos laboratoriais, correlações clínico-patológicas. Enzimologia clínica: princípios, correlações clínico-patológicas. Função endócrina: hormônios tireoideanos e hormônios sexuais. Compostos nitrogenados não protéicos, cálcio, fósforo, magnésio e ferro. Métodos de dosagem, correlações clínico-patológicas. Bioquímica do líquor. Noções de gasometria.Parasitologia: - Principais parasitas de importância para o homem. Métodos para diagnóstico de protozoários intestinais, helmintos intestinais e parasitos do sangue e tecidos morfologia, ciclo biológico e diagnóstico laboratorial dos protozoários e helmintos de importância médica. Diagnóstico laboratorial dos parasitos emergentes e oportunistas. Principais métodos de diagnóstico, diferenças técnicas e aplicação, Interpretação clínica dos exames laboratoriais. Microbiologia: características morfo­tintoriaisdo principais grupos de bactérias, fisiopatologia clínica das infecções bacterianas. Métodos de coloração. Meios de cultura: classificação e funções. Hemocultura, coprocultura e urinocultura. Provas para identificação dos principais grupos de bactérias causadoras de infecções humanas. Teste de sensibilidade aos antimicrobianos. Bacteriologia do líquor e demais líquidos biológicos.

Hematologia: Hematopoiese; Distribuição celular no sangue periférico; contagem de célulassangüíneas: hemácias, leucócitos, plaquetas e Reticulócitos. Determinação do hematócrito, hemoglobina e dos índices hematimétricos. VHS. Valores normais em hematologia. Anticoagulantes; preparo e coloração de esfregaços sangüíneos. Teste de avaliação da coagulação sangüínea: coagulograma. Fatores plasmáticos da coagulação. Determinação do grupo sangüíneo e fator Rh; sistema ABO, sistema Rh e Duffy. Doenças hematológicas: Tipos e classificação, Realização e interpretação do hemograma. Alterações da série eritroide. Principais anemias. Hemoglobinopatias mais freqüentes. Aspectos hematológicos nas infecções bacteriana e viral. Leucemias. Teste de Coombs. Prova cruzada. Citologia de líquidos biológicos, diagnóstico laboratorial, automação laboratorial. Interpretação de exames laboratoriais.

Uroanálise: Procedimentos e cuidados para coleta e conservação da urina destinada a diferentes análises. Reações bioquímicas, identificação dos elementos anormais. Exame físico e químico. Exame microscópico do sedimento urinário interpretação de exames e correlação fisiopatologicas.

Imunologia - Propriedades gerais da resposta imune. Antígenos. Anticorpos: Imunidade humoral, Imunidade celular. Sistema complemento. Imunologia nas doenças nas doenças infecciosas. Fundamentos e aplicação dos métodos imunológicos empregados no diagnóstico das doenças infecciosas, parasitárias e auto-imunes: aglutinação, precipitação, fixação do complemento, imunofluorescência, enzimaimunoensaio. Testes sorológicos para diagnóstico de sífilis, doença de Chagas, toxoplasmose, citomegalovírus, rubéola, hepatites virais, HTLV e HIV.

Biossegurança e Boas Práticas no Laboratório Clínico: equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva; prevenção a acidentes de laboratório. Noções sobre gerenciamento de Resíduos: manuseio, transporte e descarte. Procedimentos operacionais padrão (POP), controle de qualidade interno e externo. Noções sobre o Regulamento técnico para funcionamento de laboratórios clínicos.Mamografia. Câmara Escura e Câmara Clara. Ressonância Magnética. Procedimentos em pacientes adultos, pediátricos, urgência e emergência e leitos de UTI.

CARGO:TÉCNICO DE LABORATÓRIO.

PORTUGUÊS : Classes de Palavras ,texto , interpretação. Fonologia : ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z , s , ss , c , ç , g , gu , j , m , n , r e rr .; acentuação ; significação de palavras. Morfologia : utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto , obliquo , de tratamento , demonstrativos e possessivos ; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Legislação do SUS. Política Nacional de Humanização. Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Ética e legislação profissional. Biossegurança. Fundamentos: Identificação dos diversos equipamentos de um laboratório: utilização e conservação de balanças, estufas, microscópio, vidraria, etc; Identificação dos métodos mais utilizados na esterilização e desinfecção em laboratório: Autoclavação, Esterilização em estufa, soluções desinfetantes; Preparação de meios de cultura, soluções, reagentes e corantes; Manuseio e esterilização de material contaminado; Métodos de prevenção e assistência à acidentes de trabalho; Ética em laboratório de análises clínicas; Técnicas de lavagem de material em laboratório de análises clínicas; Noções de anatomia humana, para identificação de locais de coleta de amostras para análise; Biologia: Demonstrar conhecimento teórico-prático aplicando ás técnicas bioquímicas indicadas no diagnóstico de diversas patologias humanas; Uroanalise: Conhecimento em coleta e preparo de exames de urina.

Hematologia: Conhecimento teórico-prático de hematologia aplicado á execução de técnicas de preparo de corantes, manuseio correto de aparelhos e materiais, para fins de diagnóstico hematológico; Imunologia:

Conhecimento teórico-prático aplicando as técnicas sorológicas e de imunofluorescência que forneçam o diagnostico imunológico das doenças humanas; Microbiologia: Conhecimento teórico-prático de microbiologia clinica, coleta,transporte e armazenamento de materiais, aplicação e execução de técnicas bacteriológicas para o diagnostico das doenças infecciosas,utilizando corretamente aparelhos e materiais: Parasitologia : Conhecimentos teórico-prático de parasitologia; Normas técnicas em hemoterapia (RDC-153 e RDC-57do Ministério da Saúde,14/06/2004 e 16/1212010 respectivamente); Triagem e coleta de doadores de sangue; Reações adversas da doação; Técnicas de fracionamento e armazenamento de hemocomponentes; lmunohematologia: sistemas de grupos sanguíneos, tipagem sanguínea, testes de antiglobulina direta e indireta, identificação de anticorpos eritrocitários, fenotipagem eritrocitária; controle de qualidade em serviços de hemoterapia.

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