CEASA - Centrais de Abastecimento - SC

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2005

O DIRETOR PRESIDENTE DAS CENTRAIS DE ABASTECIMENTO DO ESTADO DE SANTA CATARINA S.A. - CEASA/SC - no uso de suas atribuições e de conformidade com a Resolução 013/2005 do Conselho de Política Financeira, homologada pelo Governador do Estado de Santa Catarina, em 22/08/2005, publicada no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina nº 17.707, na data de 23/08/2005, faz saber que realizará concurso público para provimento de vagas no cargo de Agente Operacional, mediante condições estabelecidas neste Edital. O concurso público será realizado sob responsabilidade da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos - FEPESE, conforme contrato nº 06/2005.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O concurso será executado, em conformidade com o presente Edital, sob a responsabilidade da FEPESE e supervisionado pela comissão de concurso designada pela Diretoria da CEASA/SC.

1.2. O concurso destina-se ao preenchimento de vagas de Agente Operacional, função de orientador de mercado, a ser desenvolvida na unidade da CEASA/SC, situada no município de São José/SC.

2. DO CARGO E DAS VAGAS

2.1. O cargo, as vagas, os requisitos e a remuneração mensal estão indicados no quadro a seguir:

CARGO / NÍVEL

FUNÇÃO

ESCOLARIDADE

SALÁRIO BASE

LOCAL DAS VAGAS

VAGAS

Agente Operacional Técnico

Orientador de Mercado

Ensino Médio Completo

R$ 704,40

São José

18

2.2. Os classificados, que excederem ao número de vagas estabelecido neste Edital, farão parte de um cadastro positivo, e poderão ser convocados para contratação dentro do prazo de validade do presente concurso.

2.3. As atribuições e requisitos do cargo são as definidas a seguir:

a) conhecer e cumprir o Regimento Interno da CEASA/SC, principalmente quanto ao mercado de comercialização;

b) conhecer e cumprir as determinações do Regulamento de Mercado;

c) conhecer a Legislação Fiscal e Tributária relacionada a comercialização de hortigranjeiros;

d) conhecer a Legislação e Normas da Padronização, Classificação, Rotulagens de Alimentos;

e) ter conhecimento básico de informática, para confeccionar e interpretar gráficos, mapas e tabelas;

f) participar de análises e estudos objetivando subsidiar a área de comercialização;

g) conhecer e elaborar os cálculos para obtenção do preço médio mensal, utilizando-se cotação, preços e volumes diários de produtos e de sua procedência;

h) encaminhar à Gerência de Mercado demonstrativos periódicos dos trabalhos realizados;

i) participar e contribuir da elaboração periódica de calendário de intensidade de comercialização de hortigranjeiros;

j) apresentar à Gerência de Mercado as sugestões que julgar oportunas para melhorar o sistema de comercialização;

l) auxiliar e orientar o estacionamento e cumprimento das normas de tráfego de veículo;

m) supervisionar as operações de limpeza, manutenção e serviços nas áreas de comercialização;

n) coordenar à integração da supervisão dos serviços prestados pela Portaria, no cumprimento do Regulamento de Mercado;

o) manter ambiente de cordialidade e dedicação entre os funcionários e para com usuários;

p) zelar direta e indiretamente pela utilização adequada das instalações da CEASA/SC;

q) apresentar disponibilidade de horários para cumprir os turnos de trabalho (diurno, noturno, feriados, dias santos e finais de semana);

r) apresentar condições físicas para operações de vistoria de mercadorias em veículos de pequeno, médio e grande porte, bem como em todas as instalações da CEASA/SC, pavilhões de produtos permanentes e não permanentes;

s) apresentar condições mentais, para observância das normas sobre comercialização dos hortigranjeiros, como cor, forma, danos e podridões, aferição de pesos e medidas e caracterização e tipificação de embalagens.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições estarão abertas no período de 24 de outubro a 23 de novembro de 2005.

3.2. O valor da Inscrição é de R$ 45,00 (quarenta e cinqüenta reais).

3.3. As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela Internet nos sites www.fepese.ufsc.br e www.ceasa.sc.gov.br

3.4. Para realizar a Inscrição, o candidato deverá proceder da seguinte maneira:

3.4.1. entrar nos sites www.fepese.ufsc.br ou www.ceasa.sc.gov.br, preencher integralmente o formulário correspondente ao Requerimento de Inscrição e enviá-lo, via Internet, para a FEPESE, no período entre o dia 24 de outubro de 2005 a partir das 10 horas e o dia 23 de novembro de 2005 até as 20:00 horas. Para tanto, o candidato deverá observar as instruções constantes do Manual do Candidato, bem como as informações disponíveis nos referidos endereços eletrônicos;

3.4.2. imprimir uma cópia do Requerimento de Inscrição e do Boleto Bancário;

3.4.3. efetivar o pagamento da taxa de Inscrição, através do respectivo boleto até o dia 23 de novembro de 2005. O pagamento deverá ser efetuado, via Internet, em postos de auto-atendimento ou em qualquer agência bancária;

3.4.4. manter o boleto autenticado ou o ticket que comprova o pagamento da taxa de Inscrição em seu poder. O comprovante de pagamento e o Requerimento de Inscrição, atesta o pedido de Inscrição do candidato.

3.5. A Inscrição somente será efetivada após notificação pela instituição bancária do respectivo pagamento.

3.6. A FEPESE e as Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina não se responsabilizarão por solicitações de inscrições não efetivadas por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou outros fatores, que impossibilitarem a transferência dos dados ou a impressão dos documentos relacionados neste Edital.

3.7. São considerados documentos de identidade válidos: carteiras expedidas por: Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Corpos de Bombeiros Militares e Conselhos e Ordens Fiscalizadores de Exercício Profissional; passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, todos com foto.

3.8. É vedada a Inscrição condicional, extemporânea, via postal, via fax ou por qualquer outra via não especificada neste Edital.

3.9. Os candidatos doadores de sangue terão isenção no pagamento da taxa de Inscrição. Para tanto, devem encaminhar a cópia do Requerimento de Inscrição, juntamente com o original ou cópia autenticada do documento que demonstra sua condição de doador conforme Lei n° 10.567, de 07 de novembro de 1997. O referido documento deverá ser remetido por SEDEX, respeitado o horário de funcionamento do Correio em cada município, e destacando no envelope: CONCURSO CEASA, ou, então, protocolizá-lo na sede da FEPESE,no seguinte endereço: FEPESE/ Centro Sócio Econômico - UFSC, Campus Universitário - Trindade, CEP 88040-900 - Florianópolis-SC.Tais providências deverão ser tomadas impreterivelmente até as 18:00 horas do dia 21 de novembro de 2005.

3.9.1. A comprovação da condição de doador de sangue será feita com a apresentação de documento expedido, pela entidade coletora oficial ou credenciada, que deverá relacionar o número e a data em que foram realizadas as doações, que não poderão ser inferiores a 3 (três) nos últimos 12 (doze) meses.

3.10. Não será acatada a Inscrição do candidato que:

a) deixar de entregar, nos prazos e formas estabelecidos neste Edital, qualquer documento nele exigido;

b) pagar valor inferior ao estabelecido para Inscrição ou fazê-lo fora do prazo fixado.

3.11. São considerados desistentes os candidatos que, mesmo tendo efetuado o pagamento da Inscrição, não tenham preenchido e encaminhado o respectivo Requerimento de Inscrição no prazo indicado no subitem 3.4.1.

3.12. O valor da taxa de Inscrição não será devolvido.

3.13. A Inscrição implica no conhecimento e aceitação das regras e condições estabelecidas neste Edital, no Manual do Candidato e nas instruções específicas contidas nos comunicados e em outros avisos pertinentes ao presente concurso que venham a ser divulgados.

3.14. O candidato é responsável pelo correto pagamento do valor de Inscrição e pelo preenchimento do Requerimento de Inscrição e pelas informações nela contidas. 

3.15. Os candidatos que necessitarem de condições especiais para realizar as provas deverão indicá-las à FEPESE, no momento da Inscrição, declarando os motivos, bem como as condições especiais de que necessitam. A indicação apenas de condições especiais, informada pelo candidato no Requerimento de Inscrição, não o habilita à concorrer às vagas reservadas para deficientes físicos.

4. DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

4.1. Os portadores de deficiência poderão concorrer 2 (duas)às vagas legalmente reservadas a deficientes, devendo haver compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência de que são portadores.

4.2. Ao candidato portador de deficiência é assegurado o direito de se inscrever neste Concurso Público, desde que as atribuições do cargo/função pretendido sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.

4.3. Será considerada deficiência somente aquela conceituada na medicina especializada, de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos e que se enquadrem nas categorias descritas no art.4º do Decreto Federal nº3.298/99.

4.4. Para Inscrição às vagas reservadas aos portadores de deficiência física, deverão os candidatos assinalar as condições especiais de que necessitem para realizar a prova, no espaço apropriado constante do Requerimento de Inscrição.

4.5. O candidato deficiente visual total deverá realizar, obrigatoriamente, a sua prova com o auxílio de um fiscal "ledor", levando para o local de provas o material necessário para sua realização.

4.6. O candidato portador de deficiência visual, que solicitar à FEPESE provas com letras ampliadas, receberá as provas e o cartão de respostas, com tamanho de letra correspondente à fonte 24, cabendo ao candidato sua leitura e marcação das respostas no respectivo cartão.

4.7. A declaração de deficiência, para efeito de Inscrição e realização das provas, não substitui, em hipótese alguma, a avaliação para fins de aferição da compatibilidade ou não da deficiência física, que julgará a aptidão física e mental necessárias para a posse e contratação do candidato.

4.8. O candidato portador de deficiência, após realizar sua Inscrição pela Internet, deverá entregar o atestado médico que comprove ser portador de deficiência, nos termos do item 4.3, pessoalmente ou por intermédio de procurador, ou encaminhá-lo pelo Correio, via SEDEX, com Aviso de Recebimento, para o seguinte endereço: FEPESE - CONCURSO CEASA/SC, campus da Universidade Federal de Santa Catarina, Trindade, Florianópolis - SC, CEP: 88040-900. O encaminhamento deverá ser feito, até às 18:00 horas, do dia 21 de novembro de 2005, impreterivelmente, respeitado o horário de funcionamento do Correio em cada município.

4.8.1. O atestado médico deverá conter a descrição da deficiência e o respectivo enquadramento na CID (Classificação Internacional de Doenças), bem como a indicação do número de Inscrição do candidato no concurso.

4.8.2. Somente serão aceitos atestados médicos cuja data de expedição seja a mesma ou posterior à data de publicação deste Edital.

4.8.3. Antes da homologação do resultado final do concurso, o candidato que lograr aprovação na condição de portador de deficiência submeter-se-á, quando convocado, a exame perante comissão interdisciplinar credenciada pela CEASA/SC, que verificará a existência da deficiência declarada no Requerimento de Inscrição, bem como sua compatibilidade com o exercício das atribuições do cargo.

4.8.4. A inobservância do disposto nos aludidos sub-itens determinará a perda do direito ao pleito da vaga reservada aos deficientes.

4.8.5. Os candidatos portadores de deficiência, aprovados, serão relacionados em listagem separada, obedecendo a ordem de classificação por Cargo e Função, além de integrarem a lista geral dos aprovados e classificados.

4.8.6. Os candidatos portadores de deficiência física habilitados, que excederem às vagas a eles reservadas, serão convocados para efeito de nomeação, segundo a ordem geral de classificação.

4.9. Não ocorrendo aprovação de candidatos portadores de deficiência em número suficiente para o preenchimento das vagas reservadas, estas serão ocupadas pelos demais candidatos aprovados, com estrita observância da ordem de classificação.

4.10. O candidato portador de deficiência participará deste concurso em igualdade de condições aos demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e critérios de aprovação, horário de início da prova, data, local de aplicação e nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

4.11. A participação dos candidatos portadores de deficiência neste concurso obedece ao disposto na Lei Estadual nº 12.870/2004, na Instrução Normativa nº 11/04/SEA/DIRH, e no Decreto Federal nº 3.298/99.

5. DA CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. A confirmação da Inscrição se fará exclusivamente por intermédio de lista a ser divulgada nos sites www.fepese.ufsc.br e www.ceasa.sc.gov.br, onde estarão relacionados o nome do candidato, o número de Inscrição e o número do documento de identidade.

5.2. Verificando-se mais de uma Inscrição de um mesmo candidato, será considerada válida apenas a Inscrição mais recente.

5.3. Em caso de divergência dos dados constantes da lista de confirmação de Inscrição, com as informações prestadas no ato de Inscrição, o candidato deverá solicitar a correção à FEPESE, impreterivelmente, até 2(dois) dias após a sua divulgação.

5.4. Após preenchido o nome completo do candidato e o número de inscrição, conforme modelo constante do Manual do Candidato, a solicitação a que se refere o subitem anterior deverá ser encaminhada à FEPESE, Centro Sócio-Econômico - UFSC-, Caixa Postal, 5067, CEP 88040-900 - Florianópolis-SC.

6. DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS

6.1 A prova objetiva realizar-se-á na cidade de São José, em Santa Catarina, em local a ser oportunamente divulgado nos sites www.fepese.ufsc.br e www.ceasa.sc.gov.br

6.1.1. Ao candidato só será permitida a realização da prova na respectiva data, horário e local constantes das listas publicadas nos sites da FEPESE e da CEASA/SC.

6.1.2. O candidato deverá comparecer ao local da prova no mínimo 30 (trinta) minutos antes do horário fixado para o início da sua realização, observado o horário oficial local de Brasília - DF.

6.1.3. Será vedada a admissão em sala de prova ao candidato que se apresentar após o início da sua realização.

6.1.4. Para a realização da prova, o candidato deverá identificar-se, mediante a apresentação de documento de identidade original, dentre aqueles previstos no item 3.7, preferencialmente o utilizado para a Inscrição. O documento deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

6.2. A prova será realizada no dia 04 de dezembro de 2005, e terá duração de 4 (quatro horas), com início às 14:00h e término às 18:00h.

6.3. O concurso objeto deste Edital será realizado em etapa única e consistirá na aplicação de prova objetiva, contendo ao todo 40 (quarenta) questões, de múltipla escolha, com idêntico peso. Cada questão terá 5 (cinco) alternativas, sendo apenas uma a correta.

6.4. A prova versará sobre os conteúdos programáticos constantes do Anexo, de conformidade com a seguinte composição, em duas áreas de conhecimento:

6.4.1. Conhecimentos Gerais: - 20 (vinte) questões assim distribuídas:

6.4.1.1. Português - 08 (oito) questões;

6.4.1.2. Matemática - 08(oito) questões;

6.4.1.3. Informática - 04 (quatro) questões;

6.4.2. Conhecimentos Específicos - 20 (vinte) questões.

6.5. A alternativa correta deverá ser assinalada no cartão - resposta, respeitando a área de preenchimento, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

6.6. A correção da prova terá por base apenas o cartão-resposta e será atribuída nota 0 (zero):

a) à questão que contenha emenda e/ou rasura, ainda que legível;

b) à questão que contenha mais de uma opção de resposta assinalada;

c) à questão que não estiver assinalada no cartão - resposta;

d) à questão cujo cartão - resposta for preenchido fora das especificações nele contidas ou das instruções da prova;

e) à questão preenchida com canetas não esferográficas ou com canetas esferográficas de cor diferente de azul ou preta.

6.7. Durante a realização da prova é vedada a consulta livros, revistas, dicionários, folhetos ou anotações, bem como o uso de máquina de calcular ou qualquer equipamento elétrico ou eletrônico, inclusive telefone celular, relógios, palmtop, sob pena de eliminação do candidato.

6.8. Os candidatos somente poderão se retirar do local da prova, após 1 (uma) hora do início de sua realização.

6.8.1. Os 2 (dois) últimos candidatos de cada sala somente poderão entregar as respectivas provas e retirar-se do local simultaneamente.

6.8.2. O candidato entregará ao fiscal da sala o cartão-resposta devidamente assinado no verso e o caderno de prova.

6.8.3. Será disponibilizada a prova, bem como o gabarito oficial, nos sites www.fepese.ufsc.br e www.ceasa.sc.gov.br, em até 4 (quatro) horas após a constatação do efetivo encerramento da sua realização em todo o Estado.

6.9. A prova será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo a nota expressa com 2 (duas) centesimais, tendo todas as questões igual valor.

6.10. Na hipótese de anulação de questão da prova, a questão será considerada como respondida corretamente por todos os candidatos.

6.11. Serão considerados aprovados os candidatos que tiverem nota igual ou superior a 5,00 (cinco inteiros).

6.12. Não haverá, sob nenhuma hipótese, segunda chamada ou repetição de prova, sendo que o não-comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará na sua eliminação do concurso.

6.13. A FEPESE, visando a preservar a veracidade e a autenticidade do processo seletivo, poderá proceder, no momento da aplicação da prova, a autenticação datiloscópica dos cartões de resposta.

7. DA CLASSIFICAÇÃO

7.1. Os candidatos aprovados serão classificados, em ordem decrescente, de acordo com a nota obtida.

7.2. Serão publicadas duas listas de classificados: a primeira conterá a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência; a segunda, somente a pontuação destes últimos, atendendo ao que dispõe o art. 42 do Decreto nº 3.298/1999.

7.3. Ocorrendo empate na nota da prova, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a) tiver idade mais elevada;

b) obtiver maior nota na prova de conhecimentos específicos;

c) obtiver maior nota na prova de português;

d) obtiver maior nota na prova de matemática;

8. DOS RECURSOS

8.1. Caberá recurso quanto ao conteúdo e ao gabarito das provas no prazo de 2 (dois) dias úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte ao da divulgação do gabarito.

8.2. O recurso deverá obedecer ao padrão estabelecido no Manual do Candidato, observados, entre outros, os seguintes requisitos:

a) ser datilografado ou digitado e apresentado em duas vias assinadas;

b) ser fundamentado, incluindo bibliografia pesquisada, com argumentação lógica e consistente;

c) ser apresentado em folhas separadas, para questões diferentes.

8.3. Admitir-se-á para cada candidato um único recurso abrangendo uma ou mais questões relativamente ao seu conteúdo, sendo automaticamente desconsiderados os recursos de igual teor interpostos pelo mesmo candidato.

8.4. Caberá recurso quanto à lista de classificação, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados da data de sua publicação.

8.5. Os recursos só serão aceitos se postados e encaminhados, por SEDEX, à FEPESE, Centro Sócio-Econômico - UFSC, Campus Universitário - Trindade, Caixa Postal nº 5067, CEP 88040-900 - Florianópolis-SC, respeitado o horário local de funcionamento das agências dos Correios, ou se protocolizados diretamente na seda da Fundação até às 18 horas.

8.6. Somente serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo, considerado para esse fim o horário de protocolo junto à FEPESE - das 8:00h às 18:00h - e a data de postagem da correspondência junto aos Correios, destacando no envelope: CONCURSO CEASA, com indicação do nome completo do candidato, do número de sua Inscrição e assinatura, conforme o Manual do Candidato.

8.7. A decisão proferida pela banca examinadora da FEPESE, tem caráter irrecorrível na esfera administrativa.

8.8. A decisão fundamentada do recurso será divulgada, até 5 (cinco) dias úteis, a contar da data do seu recebimento, nos sites www.fepese.ufsc.br e www.ceasa.sc.gov.br

9. DO PROVIMENTO DOS CARGOS

9.1. O provimento dos cargos obedecerá à ordem de classificação dos candidatos habilitados, desde que considerados aptos em inspeção de saúde, de caráter eliminatório.

9.2. Os candidatos habilitados serão admitidos, obedecendo-se a ordem de classificação. A classificação, ainda que no limite das vagas existentes, não assegurará ao candidato o direito a admissão imediata.

9.3. Por ocasião da posse será exigido do candidato aprovado:

a) comprovação da idade mínima de 18 anos;

b) prova de quitação das obrigações eleitorais;

c) prova de quitação das obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

d) comprovação da escolaridade exigida neste Edital;

e) declaração de não ter sofrido, no exercício de função pública, as penalidades previstas no art. 137 e seu parágrafo único da Lei nº 8.112/1990;

f) atestado de boa saúde física e mental, mediante exame médico determinado pela CEASA/SC;

g) nacionalidade brasileira ou gozo das prerrogativas insertas nos decretos nºs 70.391/1972 e 70.436/1972.

9.4. Não serão aceitos protocolos dos documentos exigidos, nem fotocópias não autenticadas.

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. O concurso terá validade de 2 (dois) anos, a contar da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período a critério da CEASA/SC.

10.2. Em caso de alteração do endereço para correspondência constante da Ficha de Inscrição, o candidato classificado deverá requerer à CEASA/SC a atualização dos dados.

10.3. Serão de exclusiva responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da não-atualização do endereço para correspondência, sempre que houver alteração.

10.4. Todas as convocações, avisos e resultados serão divulgados nos sites da FEPESE e da CEASA/SC.

10.5. Serão publicados no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina apenas os nomes dos candidatos que obtiverem classificação no concurso.

10.6. Verificadas falsidades, inexatidões de declarações ou irregularidades na Inscrição, nas provas ou nos documentos, o candidato será eliminado do concurso.

10.7. A Inscrição do candidato implicará o conhecimento e aceitação das condições estabelecidas neste Edital.

10.8. Os casos omissos, no que tange à realização deste concurso, serão resolvidos em conjunto pela FEPESE e pela CEASA/SC.

PUBLIQUE-SE.

Florianópolis, 19 de outubro de 2005.

Ivo Vanderlinde
Diretor Presidente

ANEXO I 

PROGRAMA

1. CONHECIMENTOS GERAIS

1.1. PORTUGUÊS

I) COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO(S)

Verificar a capacidade do candidato em termos de:

- compreensão do pensamento contido em um texto, na sua globalidade

- distinção das idéias básicas das secundárias

- identificação das inter-relações de idéias no texto dado.

II) ASPECTOS GRAMATICAIS E ORTOGRÁFICOS

1.Fonética e Fonologia:

1.1.Fonemas: vogais e consoantes.

1.2.Encontros vocálicos e consonantais.

1.3.Sílaba e acento tônico.

2.Ortografia e Pontuação:

2.1.Emprego do sistema ortográfico vigente: letras, notações léxicas e acentuação gráfica.

2.2.Emprego dos sinais de pontuação.

3.Estrutura dos vocábulos:

3.1.Processo de formação das palavras: derivação e composição.

3.2.Elementos mórficos: radicais e afixos (morfemas flexionais e derivacionais).

3.3.Flexão nominal e verbal.

4.Classe de palavras.

5.Sintaxe do período e da oração:

5.1.Período simples.

5.2.Período composto.

6.Sintaxe de regência:

6.1.Verbos e sua predicação

6.2.Regência nominal e verbal.

7.Sintaxe de concordância:

7.1.Concordância nominal e verbal

8.Sintaxe de Colocação:

8.1.Próclise, mesóclise, ênclise

9.Semântica:

9.1.Sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia

1.2. MATEMÁTICA:

Conjuntos numéricos: números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Operações e propriedades.

Razões e proporções: regra de três, porcentagem, juro simples.

Funções: conceito, domínio, imagem, gráfico. Função linear e quadrática.

Geometria: Elementos, área e perímetro de triângulos, quadriláteros e círculos. Áreas de superfície e volumes de prismas e cilindros.

Sistemas de medidas: medida de tempo, sistema métrico decimal.

1.3. INFORMÁTICA:

Conceitos e Fundamentos de Hardware. Sistemas Operacionais (conceitos, interface de janelas): Microsoft Windows 98, Windows 2000, Windows XP.

Procedimento para a realização de cópia de segurança.

Conceitos e comandos para Edição de Textos e planilha eletrônica usando o Microsoft Office.

Serviços de Internet (correio eletrônico, navegação e busca).

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Souza, de V.J. Padronização, Classificação, Rotulagem, Embalagem de Hortaliças. Ed. Florianópolis: Gecla-Cidasc, 2005, 112 p.

Lei nº 9.972 de 25 de maio de 2000

Decreto nº 3.664 de 17 de novembro de 2000

Instrução Normativa SARC/ANVISA/INMETRO nº 009 de 12 de novembro de 2002

Portaria nº 157 de 19 de agosto de 2002 - INMETRO

Portaria nº 096 de 07 de abril de 2000 - INMETRO

Portaria nº 074 de 25 de maio de 1995 - INMETRO

Resolução nº 11 de 12 de outubro de 1988 - CONMETRO

Resolução RDC nº 259 de 20 de setembro de 2002 - ANVISA

Resolução RDC nº 360 de 23 de dezembro de 2003 - ANVISA

66230

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231