BANESTES - Banco do Estado do Espírito Santo S.A. - ES

BANESTES S.A. - BANCO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL N° 01/2008

Notícia:   Banestes convoca novos candidatos classificados em concurso

O Diretor Presidente do BANESTES S.A. Banco do Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições, torna pública a realização de Concurso Público para formação de cadastro de reserva no BANESTES S.A., BANESTES SEGUROS e BANESTES CORRETORA, conforme as condições estabelecidas neste Edital.

1- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Concurso Público será regido por este Edital e compreenderá exame de conhecimentos aferidos por meio de aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.

1.2 O desenvolvimento do Concurso Público será de responsabilidade técnica e operacional da Fundação Conesul de Desenvolvimento - Conesul. Os procedimentos pré-admissionais e os exames médicos e complementares serão de competência do BANESTES S.A.

1.3 O Concurso Público destina-se à formação de cadastro de reserva para os seguintes cargos, conforme discriminado abaixo:

Empresas

Código do Concurso

Vagas

Cargo

Requisitos

Carga Horária Semanal

Remuneração

BANCO BANESTES

100

Cadastro de Reserva

Técnico Bancário

2° Grau Completo

30 h

R$ 921,49

101

Cadastro de Reserva

Analista Econômico-Financeiro

Curso superior de graduação completo em Administração ou Ciências Contábeis ou Economia ou Matemática ou Engenharia ou Estatística. Registro no órgão competente.

30 h

R$ 1.151,23

102

Cadastro de Reserva

Médico do Trabalho

Curso superior de graduação completo em Medicina e curso de especialização em Medicina do Trabalho. Registro no CRM.

20 h

R$ 1.378,00

103

Cadastro de Reserva

Analista de Tecnologia da Informação e de Comunicação

Curso superior de graduação completo em Administração ou Engenharia ou Economia ou Matemática ou Ciências Contábeis ou Ciências da Computação ou curso superior de graduação completo na área de Informática ou curso superior de graduação completo com extensão ou Pós-Graduação em Análise de Sistemas. Registro no órgão competente.

30 h

R$ 1.151,23

BANESTES SEGURO

104

Cadastro de Reserva

Assistente Securitário

Grau Completo

40 h

R$ 921,49

105

Cadastro de Reserva

Assistente Securitário - Especialidade Técnico em Mecânica

Curso Técnico em Mecânica Completo, de Nível Médio. Registro no Órgão Competente.

40 h

R$ 921,49

BANESTES CORRETORA

106

Cadastro de Reserva

Assistente Securitário

Grau Completo

40 h

R$ 921,49

1.4 Os candidatos aprovados neste Concurso Público, e eventualmente convocados para admissão, terão direito a receber, além da remuneração descrita no quadro acima, uma Cesta Alimentação no valor atual de R$ 252,36 (Duzentos e cinquenta e dois reais e trinta e seis centavos), Vale Alimentação/Vale-Refeição no valor de R$ 323,84 (Trezentos e vinte e três reais e oitenta e quatro centavos) e, ainda, a possibilidade de participação em plano de saúde, plano de previdência privada, Auxílio Creche-Babá no valor de R$ 181,40 (Cento e oitenta e um reais e quarenta centavos) e vale-transporte.

2- DAS VAGAS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS - PNE

2.1 Para os candidatos Portadores de Necessidades Especiais - PNE é assegurada a ocupação de 5% das vagas que forem eventualmente criadas ao longo do prazo de validade deste Concurso Público, desde que as atribuições dos cargos sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, em obediência ao disposto nos Decretos Federais n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999 e 5.296 de 02 de dezembro de 2004. Os candidatos PNE deverão encaminhar o atestado médico contendo a descrição da deficiência com o respectivo CID, pelos Correios (via SEDEX) ou diretamente, ao Setor de Protocolo da FUNDAÇÃO CONESUL DE DESENVOLVIMENTO, no prazo e endereço indicados abaixo:

2.1.1 O Prazo para o encaminhamento do atestado previsto no item 2.1 é de 20/02/2008 até 07/03/2008, valendo a data que consta no carimbo de postagem do Correio.

2.1.2 O envelope contendo o atestado médico deverá ser encaminhado para o Setor de Protocolo da Fundação Conesul de Desenvolvimento, situada na Av. Aparício Borges, 2664 - Bairro Glória, CEP 90680-570 - Porto Alegre/RS.

2.2 Os candidatos PNE participarão da seleção em igualdade de condições com os demais candidatos de acordo com a legislação e o previsto neste Edital.

2.3 Havendo parecer médico oficial contrário à condição de deficiente, o nome do candidato será excluído da lista correspondente e concorrerá juntamente com os demais candidatos.

2.4 Os candidatos PNE, que necessitarem de algum atendimento especial para a realização das provas objetivas, deverão declará-lo no Formulário de Inscrição, no espaço reservado para este fim, para que sejam tomadas as providências cabíveis, com antecedência.

2.5 O candidato PNE deverá ser submetido à avaliação a ser realizada pela PREVIDÊNCIA SOCIAL OU SUS, na forma da lei, a fim de ser apurada a categoria de sua deficiência e a compatibilidade da deficiência com o exercício das atribuições do cargo. O CANDIDATO DEVERÁ APRESENTAR O RESPECTIVO CERTIFICADO DE PNE NO MOMENTO DO EXAME MÉDICO ADMISSIONAL.

2.6 Os candidatos PNE que forem aprovados constarão da lista de classificação de candidatos PNE.

2.7 Caso o candidato inscrito como PNE não se enquadre nas categorias definidas no art. 40, incisos I a V, do Decreto Federal n°. 3.298, de 20 de dezembro de 1999, seu nome será excluído da Lista de Candidatos Portadores de Necessidades Especiais e passará a constar por regional.

3- DAS ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO

A síntese das atribuições e qualificação dos Cargos deste Concurso consta do Anexo I deste Edital.

4- DA DIVULGAÇÃO

A divulgação oficial das etapas referentes a este Concurso Público se dará através de Avisos de Edital publicados nos seguintes meios:

4.1 No DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO e no Jornal A Gazeta. Os Editais na íntegra serão publicados no site da CONESUL www.conesul.org e no site do BANESTES www.banestes.com.br.

4.2 É de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento das etapas deste Concurso através dos meios de divulgação acima citados.

5- DAS INSCRIÇÕES

5.1 As inscrições para o Concurso deverão ser realizadas a partir da zero hora do dia 20/02/2008 até às 24 horas do dia 07/03/2008, via internet, nos endereços eletrônicos www.conesul.org.

5.2 Ao realizar a inscrição, os candidatos ao cargo de Técnico Bancário deverão, obrigatoriamente, optar pelo município no qual desejam trabalhar, cientes de que os municípios estão reunidos em microrregiões que, em conjunto, formam as regionais nas quais se situam as Agências do Banestes S.A, conforme segue:

REGIONAL NORTE

Microrregião 1: Pedro Canário, Conceição da Barra, São Mateus, Jaguaré, Nova Venécia e Vila Pavão.

Microrregião 2: Mucurici, Montanha, Pinheiros, Boa Esperança e Ponto Belo.

Microrregião 3: Ecoporanga, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério e São Domingos do Norte.

Microrregião 4: Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Aracruz, Ibiraçú e João Neiva.

Microrregião 5: Mantenópolis, Alto Rio Novo, Pancas, Baixo Guandú, Colatina, Itaguaçú, São Roque do Canaã, Santa Teresa, Itarana, Marilândia e Governador Lindemberg.

REGIONAL CENTRO

Microrregião 1: São Paulo-SP, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Santa Leopoldina, Fundão, Guarapari, Santa Maria de Jetibá, Marechal Floriano e Serra.

REGIONAL SUL

Microrregião 1: Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Ibatiba, Iúna, Irupi, Ibitirama e Venda Nova do Imigrante.

Microrregião 2: Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Apiacá.

Microrregião 3: Muniz Freire, Alegre, Jerônimo Monteiro, Muqui, Mimoso do Sul e Presidente Kennedy.

Microrregião 4: Castelo, Vargem Alta, Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Rio Novo do Sul, Iconha e Anchieta.

5.3 Os candidatos PNE (Portadores de Necessidades Especiais) efetuarão suas inscrições pela internet, tendo que informar o número do CID (Código Internacional de Doenças) e sua especificação.

5.4 A correta interpretação do atendimento aos requisitos do cargo é de inteira responsabilidade do candidato.

5.5 A FUNDAÇÃO CONESUL DE DESENVOLVIMENTO não se responsabiliza por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores externos que impossibilitem a transferência de dados.

5.6 O candidato, após preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível nos sites www.conesul.org, deverá imprimir o boleto bancário para pagamento do valor referente à inscrição até o vencimento, através da rede bancária.

5.7 O sistema de inscrição via Internet permite ao candidato, dentro do período de inscrição, emitir a segunda via do seu boleto bancário.

5.8 Os valores das inscrições para os cargos previstos neste Edital são os seguintes:

NÍVEL DE ESCOLARIDADE

VALOR DA INSCRIÇÃO (R$)

ENSINO MÉDIO E TÉCNICO

35,00

ENSINO SUPERIOR

55,00

5.9 A inscrição somente será considerada válida após a constatação do pagamento do boleto constituído pelo código de barras, pagável na rede bancária. Qualquer outra forma de pagamento invalida a inscrição.

5.10 Não serão aceitos pagamentos do boleto após o prazo do seu vencimento.

5.11 O candidato, ao efetivar sua inscrição assume inteira responsabilidade pelas informações que fizer constar no formulário emitido pela Internet, assim como no caso de ficha de inscrição, sob as penas da lei.

5.12 É vedada a inscrição condicional ou fora do tempo.

5.13 O valor relativo à inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo no caso de cancelamento do certame por decisão da Administração.

5.14 O comprovante de pagamento da inscrição deverá ser mantido em poder do candidato até o final do certame.

5.15 Não será aceita inscrição via postal, por FAX, e ou outra forma que não a estabelecida neste edital.

5.16 Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alteração de cargos.

5.17 Havendo inscrições múltiplas do mesmo candidato irá prevalecer a primeira paga.

5.18 Após a divulgação dos locais de prova, os candidatos poderão imprimiro Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), acessando a opção Pesquisa Local de Prova nos sites www.conesul.org. E obrigação do candidato conferir, no CDI, todos os seus dados e caso haja divergência, deverá o candidato comunicar ao Fiscal de Sala no dia da prova, ou antes dela, à Fundação Conesul, por meio dos telefones disponíveis no site www.conesul.org.

5.18 Será encaminhado a cada candidato, e-mail (caso fornecido corretamente pelo candidato), comunicando-lhe dados de sua inscrição, o cargo para o qual se inscreveu, a data de realização da prova, seu local de prova (escola/sala) com respectivo endereço e horário.

5.19 A inscrição no presente Concurso Público implica no conhecimento e na expressa aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

5.20 DA ISENÇÃO DO VALOR DE INSCRIÇÃO.

5.20.1 O candidato, de acordo com Lei Estadual n°. 6.663, de 25 de abril de 2001, poderá requerer junto ao site www.conesul.org, nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro de 2008, a solicitação de inscrição de isenção de pagamento do valor da inscrição.

5.20.2 Ao final do procedimento descrito no item anterior, será gerado um formulário impresso com o pedido de isenção que, devidamente assinado, deverá ser entregue, juntamente com os documentos que comprovem sua incapacidade financeira para arcar com os custos de inscrição, nos seguintes locais:

Cidade de Vitória
Centro de Formação Martín Lutero - Rua Eng. Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira.

Cidade de Alegre
Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Lellis - Rua Dr. Olívio Correa Pedrosa, 178 - Centro.

Cidade de Colatina
Colégio Conde de Linhares - Rua Adamastor Salvador, S/N (ao lado do Ministério do Trabalho).

Cidade de Cachoeiro do Itapemirim
Ginásio Municipal de Esportes Nello Vola Borelli - Rua Henrique Dutra Nicácio - Nova Brasília.

Cidade de Linhares
UNILINHARES - Av. São Mateus, 1458 - Araçás

5.20.3 Os dias para a entrega do formulário e dos documentos citados no item anterior, são 20, 21 e 22 de fevereiro de 2008, no horário das 8h30min às 17h30min, nos locais acima mencionados.

5.20.4 A condição de isento será comprovada mediante a apresentação de cópia autenticada das páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social que contenham a foto, a qualificação civil e a anotação do último contrato de trabalho do candidato, com a correspondente data de saída anotada, e da primeira página subseqüente ou através de documento idôneo que comprove que o candidato, anteriormente a essa solicitação: a) teve extinto vínculo empregatício; b) teve extinto vínculo estatutário com o poder público; c) encerrou o exercício de outra atividade reconhecida legalmente como autônoma, devidamente comprovada através de declaração de próprio punho, sob as penas da lei, atestando que o candidato interessado não exerce a profissão como autônomo.

5.20.5 O candidato desempregado, ainda, declarará no formulário de isenção que não se encontra em gozo de nenhum benefício previdenciário de prestação continuada e de que não possui renda de nenhuma natureza, exceto a proveniente do seguro-desemprego.

5.20.6 O candidato que recebe salário até 03 (três) salários mínimos comprovará sua condição mediante apresentação de cópia autenticada das páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social que contenham a foto, a qualificação civil e a anotação do contrato de trabalho do candidato, com a correspondente remuneração, e também, cópias autenticadas dos últimos 03 (três) contracheques e/ou holerite, que comprovem que o candidato interessado possua renda mensal de até 03 (três) salários mínimos.

5.20.7 O pedido de isenção deve ser entregue pessoalmente ou por procurador com procuração pública.

5.20.8 A análise da documentação pertinente à solicitação da isenção do valor de inscrição será realizada pela CONESUL.

5.20.9 O resultado da análise da documentação para solicitação de isenção será divulgado no dia 03/03/2008 nos sites www.conesul.org e www.banestes.com.br.

5.20.10 O candidato cujo requerimento da isenção do valor da inscrição for indeferido deverá realizar sua inscrição até o dia 07/03/2008, mediante o pagamento do valor de inscrição, conforme estipulado item 5.

5.20.11 O candidato, cujo requerimento de isenção do valor de inscrição for deferido, terá sua confirmação de inscrição através de listagem de inscrições homologadas nos sites www.conesul.org e www.banestes.com.br.

5.20.12 De acordo com o Art. 1°, Parágrafo único, da Lei n° 6.663, de 25 de abril de 2001, o candidato que tiver seu pedido de isenção deferido e vier a ser classificado, e posteriormente contratado por uma da Empresas, poderá ter o valor da taxa de inscrição descontado parceladamente do seu salário, nas duas primeiras remunerações recebidas.

6- DA PROVA OBJETIVA - CLASSIFICATÓRIA E ELIMINATÓRIA

6.1 A Prova Objetiva para os cargos constantes do subitem 1.3 tem caráter eliminatório e classificatório, sendo composta de 60 (sessenta) questões.

6.2 As provas objetivas serão realizadas nas Cidades de Vitória, Cachoeiro do Itapemirim, Linhares, Colatina e Alegre no dia 06/04/2008, em um ou dois turnos, à critério da Fundação Conesul.

6.3 As questões da Prova Objetiva são do tipo múltipla escolha e cada questão conterá 5 (cinco) alternativas de resposta, sendo somente 1 (uma) correta.

6.4 A relação de disciplinas, a quantidade de questões por disciplina, o valor de cada questão e a pontuação necessária para aprovação estão descritos no Anexo II deste Edital.

6.5 As provas serão realizadas em locais e horários a serem divulgados conforme item 4 - DA DIVULGAÇÃO.

6.6 Os Conteúdos Programáticos dos Cargos constam do Anexo III.

6.7 A duração da Prova Objetiva para todos os cargos será de 4 (quatro) horas.

6.8 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 1 (uma) hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, Comprovante de Pagamento da Inscrição e, obrigatoriamente, do documento de identificação.

6.9 Serão considerados documentos de identificação: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores do exercício profissional; passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto).

6.10 O documento de identificação deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e de sua assinatura. Não serão aceitos como documentos de identificação: CPF (CIC), certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade nem cópias de documentos de identificação, ainda que autenticados, ou protocolos de entrega de documentos.

6.11 Não será admitido o ingresso de candidatos no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

6.12 Ao entrar na sala o candidato recebe seu Cartão de Respostas, o qual deve ser assinado e ter seus dados conferidos.

6.13 Não haverá segunda chamada para a Prova Objetiva. O não comparecimento na Prova Objetiva, qualquer que seja a alegação, acarretará a eliminação automática do candidato do certame.

6.14 É vedado ao candidato prestar a Prova Objetiva fora do local, data e horário divulgados pela organização dos Concursos Públicos.

6.15 O candidato somente poderá retirar-se do local de realização da prova, após 1h (uma hora) do início da mesma.

6.15.1 O candidato poderá obter o caderno de prova no final da realização da prova objetiva.

6.16 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em virtude do afastamento do candidato da sua sala.

6.17 Durante a realização da prova, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação, informações referentes ao conteúdo e aos critérios de avaliação das mesmas.

6.18 Será automaticamente ELIMINADO do certame o candidato que, durante a realização da prova:

a) usar ou tentar usar meios fraudulentos ou ilegais para a sua realização;

b) for surpreendido dando ou recebendo auxílio na resolução da prova;

c) utilizar-se de anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta;

d) utilizar-se de quaisquer equipamentos eletrônicos que permitam o armazenamento ou a comunicação de dados e informações;

e) faltar com a devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, as autoridades presentes ou candidatos;

f) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

g) ausentar-se da sala, durante a prova, portando o Cartão de Respostas ou Caderno de Questões;

h) descumprir as instruções contidas no Caderno de Questões;

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

6.19 Não será permitido o uso de calculadora durante a realização da prova objetiva.

6.20 Os aparelhos celulares deverão permanecer obrigatoriamente desligados, durante a realização da prova objetiva, sob pena de desclassificação do candidato.

6.21 Será anulada a resposta que contiver mais de uma ou nenhuma alternativa assinalada, ou que contiver emenda ou rasura.

6.22 O candidato deverá transcrever as respostas da Prova Objetiva para o Cartão de Respostas, que será o único documento válido para a correção. O preenchimento do Cartão de Respostas é de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de conformidade com as instruções específicas contidas na capa do Caderno de Questões. Não haverá substituição do Cartão de Respostas por erro do candidato.

6.23 Ao terminar a Prova Objetiva, o candidato entregará ao Fiscal de Sala, obrigatoriamente, o Cartão de Respostas devidamente assinado.

7- DA CONVOCAÇÃO PARA A PROVA

A convocação para a Prova Objetiva será divulgada através de Aviso de Edital, conforme disposto do item 4 - DA DIVULGAÇÃO deste Edital.

8- DOS RECURSOS

8.1 O candidato poderá interpor recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar do primeiro dia subseqüente à publicação conforme item 4 - DA DIVULGAÇÃO, nos seguintes casos:

a) referente às inscrições não homologadas;

b) referente às questões das Provas Objetivas;

8.2 Os recursos deverão ser protocolados no Centro de Formação Martín Lutero, situado na Rua Eng. Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES, no horário das 8h30min às 17h30min.

8.3 Para cada questão recorrida deverá ser utilizado um formulário denominado Recurso Administrativo (Anexo IV), onde devem ser fundamentadas as razões pelas quais o recorrente discorda do gabarito ou conteúdo da questão.

8.4 O Requerimento de Recurso (Anexo V), devidamente preenchido, deverá capear o(s) recurso(s) administrativo(s) referidos no subitem 8.3.

8.5 O(s) Recurso(s) Administrativo(s) e o Requerimento de Recurso deverão ser digitados ou datilografados.

8.6 Não serão aceitos recursos enviados por via postal, via e-mail e fac-símile ou qualquer outro meio que não o previsto neste Edital.

8.7 Após o julgamento dos recursos, os pontos correspondentes às questões eventualmente anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente, do mesmo modo, quando houver alteração de gabarito, ela valerá para todos os candidatos independentemente de terem recorrido.

8.8 Eventuais alterações de gabarito, após análise de recursos, serão divulgadas conforme item 4 - DA DIVULGAÇÃO, deste Edital.

8.9 A Comissão Examinadora da FUNDAÇÃO CONESUL DE DESENVOLVIMENTO é a responsável pela análise dos recursos administrativos, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

8.10 Serão indeferidos os recursos que não atenderem os dispositivos aqui estabelecidos.

9. DA CLASSIFICAÇÃO

9.1 A Classificação Final observará a ordem numérica decrescente da pontuação obtida na Prova Objetiva, aplicando os critérios de desempate conforme item 10- DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE.

9.2 A classificação dos candidatos aprovados para o cargo de Técnico Bancário do Banestes S.A será realizada por município escolhido pelo candidato para trabalhar.

9.3 Além da classificação por município, que será a primeira a ser utilizada para o suprimento das vagas para o cargo de Técnico Bancário, serão formadas e divulgadas listas de classificação agrupando os candidatos classificados por micro - região, por regional e geral, sempre observada a ordem numérica decrescente da pontuação obtida na Prova Objetiva.

10- DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

10.1 Em caso de igualdade na pontuação final do Concurso, o desempate se dará adotando-se os critérios abaixo, pela ordem e na seqüência apresentada, obtendo melhor classificação o candidato que tiver:

a) idade mais elevada dos candidatos com 60 (sessenta) anos ou acima, nos termos do parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal n° 10741/2003, na data do término das inscrições;

b) obtido a maior pontuação em Língua Portuguesa;

c) obtido a maior pontuação em Língua Inglesa (quando for o caso);

d) obtido a maior pontuação em Conhecimentos Específicos (quando for o caso);

e) obtido a maior pontuação em Matemática (quando for o caso);

f) obtido maior pontuação em Informática (quando for o caso);

g) obtido a maior pontuação em Conhecimentos Gerais (quando for o caso);

h) obtido a maior pontuação em Raciocínio Lógico (quando for o caso).

10.2 Persistindo o empate entre os candidatos, depois de aplicados todos os critérios acima, o desempate se dará através de sorteio.

10.3 O sorteio de que trata o item acima, será realizado ordenando-se as inscrições dos candidatos empatados, de acordo com o seu número de inscrição, de forma crescente ou decrescente, conforme o resultado do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal do dia imediatamente anterior ao dia de aplicação da Prova Objetiva, conforme os seguintes critérios:

a) se a soma dos algarismos do número sorteado no primeiro prêmio da Loteria Federal for par, a ordem será a crescente;

b) se a soma dos algarismos da Loteria Federal for ímpar, a ordem será a decrescente;

11- DA PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS

11.1 O Gabarito Preliminar (antes da análise dos recursos) será divulgado nos sites da Fundação Conesul e do Banestes, em até 05 (cinco) dias úteis após a realização da Prova Objetiva. Ao término da análise dos recursos, será divulgado o Gabarito Definitivo.

11.2 A Classificação Final contendo o resultado obtido na Prova Objetiva, será divulgada através de Aviso de Edital conforme disposto no item 4 - DA DIVULGAÇÃO, deste Edital.

11.3 Para os candidatos Portadores de Necessidades Especiais (PNE), os resultados serão apresentados em lista específica.

12- DO PROVIMENTO DAS VAGAS

12.1 A criação das vagas ocorrerá conforme os interesses da Administração e o provimento das vagas obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos aprovados no Concurso Público.

12.2 O eventual preenchimento de vagas de Técnico Bancário será realizado utilizando-se a Lista de Classificação por município onde houver a vaga a ser preenchida.

12.3 Não havendo candidato classificado ou tendo se esgotado a Lista de Classificação para Técnico Bancário do município onde houver a vaga, será utilizada a Lista de Classificação da respectiva microrregião e, na seqüência, se necessário, a Lista de Classificação da Regional e a Lista de Classificação Geral.

12.4 O candidato ao cargo de Técnico Bancário convocado para contratação em município diferente daquele que escolheu para trabalhar poderá recusar a oferta uma única vez, sem prejuízo da sua posição na Lista de Classificação. Uma segunda recusa eliminará definitivamente o candidato do certame.

12.5 Quanto aos demais cargos, as vagas eventualmente criadas pela Administração serão para lotação no município de Vitória, observando-se que os candidatos ao cargo de Assistente Securitário, integrante do quadro de cargos da Banestes Corretora - BANESCOR, poderão, a critério da Administração, ser deslocados para exercer suas atividades em escritórios localizados em outros municípios do Estado do Espírito Santo.

12.6 Os candidatos ao cargo de Técnico Bancário, quando convocados para vaga em município diferente daquele que escolheu para trabalhar, deverão comparecer no prazo previsto no item 14.3 e, sendo sua opção, formalizar a recusa pela vaga uma única vez, sem prejuízo de sua posição na Lista de Classificação.

12.7 Os contratados a partir deste Concurso, após assumirem o cargo no município, só terão analisados eventuais pedidos de transferência decorridos três anos de efetivo exercício da função.

12.8 Os aprovados que vierem a ser contratados no Quadro de Pessoal do BANESTES serão regidos pelas normas d Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

12.9 Os aprovados que vierem a ingressar no Quadro de Pessoal do Banestes estarão sujeitos à jornada de trabalho correspondente ao Plano de Carreira e Remuneração, inclusive com as alterações que vierem a se efetivar, bem como poderão ser convocados para laborar em regime de plantão/escala de trabalho.

12.10 Ficam comunicados os candidatos classificados, de que sua contratação para o Cargo, só lhes será dada se atenderem às exigências a seguir:

a) ter sido aprovado no presente concurso;

b) ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português a quem foi conferida a igualdade, nas condições previstas no Decreto Federal n° 70.391, de 12/01/72;

c) estar quite com as obrigações eleitorais;

d) estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

e) possuir escolaridade mínima exigida para o cargo na data da contratação.

f) ter 18 (dezoito) anos completos na data da posse;

g) não estar incompatibilizado com a contratação para o Cargo, inclusive em razão de demissão por atos de improbidade, comprovados por meio de sindicância e ou inquérito Administrativo, na forma da Lei;

h) possuir habilitação para o exercício do cargo (certificado de conclusão);

i) ser considerado apto nos exames clínicos a serem feitos pelo BANESTES.

13- DA HOMOLOGAÇÃO E DA VALIDADE

13.1 O resultado final homologado pelo BANESTES será divulgado e conterá os nomes dos candidatos classificados obedecendo à estrita ordem de classificação.

13.2 A validade do Concurso Público será de 02 (dois) anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

14- DA CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO

14.1 Durante o período de validade deste Concurso Público, fica o candidato aprovado obrigado a manter atualizado junto ao BANESTES, seus dados cadastrais e endereço, sob pena de perder a vaga que lhe corresponderia quando da convocação. As informações pertinentes deverão ser disponibilizadas via correspondência à GEREH - Gerência de Recursos Humanos do Banestes, no endereço Av. Princesa Isabel, n° 574, Bloco B, 30 andar, CEP 29.010-931.

14.2 Para a contratação, o candidato deve satisfazer as condições definidas na CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas.

14.3 A divulgação da Convocação dos Aprovados neste Concurso se dará através de Edital conforme disposto no item 4 - DA DIVULGAÇÃO, deste Edital, devendo o candidato comparecer no local e horário estabelecidos pelo BANESTES no prazo de 10 (dez) dias úteis após a convocação, conforme CLT. O não comparecimento no prazo previsto implicará na eliminação do candidato do certame.

14.4 Após a convocação inicial, que será por EDITAL publicado na imprensa, o BANESTES poderá usar qualquer meio de comunicação para efetuar as próximas convocações.

14.5 Por ocasião do ingresso, serão exigidos dos candidatos classificados os documentos relativos à confirmação das condições estabelecidas no subitem 12.4 deste Edital, sendo que a não apresentação de quaisquer deles importará na exclusão do candidato da lista de classificados.

14.6 O candidato aposentado por aposentadoria especial não poderá ingressar no BANESTES em cargo cujo exercício da atividade infrinja disposição contida na Lei n° 9.032/95.

14.7 No ato da contratação, o candidato não poderá estar aposentado por invalidez e nem possuir idade de aposentadoria compulsória, ou seja, 70 anos. Também não poderá receber proventos de aposentadoria oriundo de cargo, emprego ou função exercidos perante a União, Estado, Distrito Federal, Município e suas autarquias, empresas ou fundações, conforme preceitua o Art. 37, § 10 da Constituição Federal, com a redação de Emenda Constitucional n° 20 de 15/12/98, ressalvada as acumulações permitidas pelo inciso XVI do citado dispositivo constitucional, os cargos eletivos e os cargos ou empregos em comissão.

15- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1 O BANESTES e a FUNDAÇÃO CONESUL DE DESENVOLVIMENTO não assumem qualquer responsabilidade quanto ao transporte, alojamento e/ou alimentação dos candidatos, quando da realização das etapas deste certame.

15.2 O candidato que fizer qualquer declaração falsa ou inexata ao se inscrever, ou que não possa satisfazer todas as condições enumeradas neste Edital, terá cancelada sua inscrição e serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que tenha sido aprovado nas provas e exames ou já contratado.

15.3 Os candidatos aprovados neste concurso serão convocados conforme os interesses da Administração do Banco.

15.4 Por justo motivo, do BANESTES, a realização de 01 (uma) ou mais provas do presente concurso poderá ser adiada, sem a necessidade de prévio aviso, devendo, no entanto, ser comunicado aos candidatos por novo Edital ou por comunicação direta, as novas datas em que se realizarão as provas.

15.5 Todasas demais informações sobre o presente Concurso serão divulgadas conforme o disposto no item 4 - DA DIVULGAÇÃO, cabendo, no entanto, ao candidato, a responsabilidade de manter-se informado.

15.6 Os casos omissos, pertinentes à realização deste Concurso Público serão dirimidos pela Comissão de Concurso do BANESTES, em conjunto com a FUNDAÇÃO CONESUL DE DESENVOLVIMENTO.

16- ÍNDICE DE ANEXOS

ANEXO I - ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

ANEXO II - DETALHAMENTO DA PROVA OBJETIVA

ANEXO III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ANEXO IV - RECURSO ADMINISTRATIVO

ANEXO V - REQUERIMENTO DE RECURSO

Vitória, 18 de fevereiro de 2008.

Roberto da Cunha Penedo
Diretor Presidente

ANEXO I- ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ASSISTENTE SECURITÁRIO

Atender ao público em geral, executando os serviços solicitados e/ ou prestando informações relacionadas ao seu setor de trabalho, ou encaminhando a outros setores, quando necessário;

Examinar problemas fora de rotina, trazidos por clientes ou outros setores apresentando alternativas de solução;

Manter contatos internos e externos para prestar esclarecimentos e obter informações, a fim de solucionar problemas relativos á sua unidade de trabalho;

Acompanhar e auxiliar nas fases de planejamento, organização, coordenação e execução de atividades de ordem administrativa, financeira, técnica e operacional, desenvolvidas na área onde estiver atuando;

Executar trabalhos técnicos do setor onde estiver lotado, distribuir tarefas e proceder a orientação necessária ao fluxo normal do desenvolvimento das atividades;

Revisar datas, especificações, cálculos, autenticações mecânicas, totais acumulados e outras informações recebidas ou preparadas em sua área de atuação, comparando os documentos originais, quando necessário;

Analisar e interpretar dados, bem como elaborar relatórios, planilhas, posições, correspondências e demonstrativos para efetivação das operações realizadas;

Auxiliar a chefia na assistência e orientações prestadas às unidades, bem como na interpretação e aplicação de leis e normas trabalhistas, providenciarias, tributárias, monetárias e fiscais;

Operar máquinas diversas e microcomputador, acionando os dispositivos de comando de processadores de texto, planilhas, banco de dedos e outros, para executar serviços em atendimento às necessidades da área onde estiver atuando;

Redigir correspondências, confeccionar mapas, preencher formulário, montar processos, relatórios e outros documentos, segundo normas preestabelecidas, efetuando cálculos e conferindo documentações para compor os instrumento de rotina da área onde estiver atuando;

Organizar e arquivar documentos de movimentos diários e periódicos, correspondências, normativos e outros papéis recebidos;

Executar outras tarefas correlatas.

TÉCNICO BANCÁRIO

Atender ao público em geral, executando os serviços solicitados e/ou prestando informações ou encaminhando-os a outros setores, quando necessário;

Manter contatos internos e externos para obter informações, prestando esclarecimentos, a fim de solucionar problemas relativos a sua unidade de trabalho;

Acompanhar e auxiliar nas fases de planejamento, organização, coordenação e execução de atividades de ordem administrativa, financeira, técnica e operacional, desenvolvidas na área onde estiver atuando;

Executar trabalhos técnicos do setor onde estiver lotado, distribuir tarefas e proceder a orientação necessária ao fluxo normal do desenvolvimento das atividades;

Analisar e interpretar dados, bem como elaborar relatórios, planilhas, correspondências e demonstrativos para efetivação das operações realizadas pelo BANESTES, em geral;

Operar máquinas diversas e microcomputador, acionando os dispositivos básicos de comando dos processadores de texto, planilhas, banco de dados e outros softwares, para executar os serviços de rotina em atendimento às necessidades da área onde estiver atuando;

Oferecer suporte técnico às unidades nas atividades de concessão de crédito, visando a obtenção de liquidez nas operações, segundo a política estabelecida pelo BANESTES;

Analisar, interpretar e acompanhar a aplicação de leis e normas trabalhistas, previdenciárias e tributárias, a fim de evitar notificação e/ou autuação;

Analisar os recursos disponíveis, os métodos e as rotinas de serviço, colhendo informações junto ao pessoal ou por outros meios, visando avaliar, propor, estabelecer, alterar e ou aperfeiçoar práticas e procedimentos administrativos e operacionais;

Acompanhar o desenvolvimento e a implantação de projetos oriundos da sua área de atuação para as Unidades do Banco;

Executar outras tarefas correlatas relacionadas à sua atividade e necessárias aos interesses do Banco.

Atender aos usuários na recepção e transmissão de dados e relatórios;

Selecionar e montar, nas unidades correspondentes, as mídias necessárias à execução do serviço, guiando-se pelo fluxograma do sistema fornecido e outras indicações, para possibilitar o processamento das informações;

Acompanhar os serviços em execução, interpretando as mensagens dadas pelo computador, verificando mensagens e concordância aparente de resultados e outros fatores de importância, para detectar eventuais falhas de funcionamento;

Manter mídias e relatórios em local seguro e em bom estado de conservação.

ANALISTA ECONÔMICO-FINANCEIRO

Analisar demonstrações contábeis, como balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício, demonstração da origem e aplicação de recursos, demonstração das mutações do patrimônio líquido, extraindo indicadores econômico/financeiros e comparando-os com os padrões dos respectivos segmentos de atuação;

Efetuar análise de informações subjetivas, tais como: ramo de atuação, fornecedores, mercado, ciclo financeiro, administradores e outros, para ter uma visão global da empresa;

Apurar a demonstração do fluxo de caixa de empresas diversas, para certificar-se da capacidade de geração de recursos, bem como da necessidade de capital de giro;

Emitir parecer sobre as empresas analisadas, baseando-se nas demonstrações contábeis e informações subjetivas apuradas, para propor parâmetro de limite de crédito;

Realizar visitas de caráter técnico a empresas, quando solicitado pela Gerência da agência;

Manter-se constantemente atualizado com relação aos diversos setores de atividade da economia, intercambiando informações referentes à liberação de créditos, visando melhorar a qualidade das análises efetuadas;

Emitir relatórios periódicos sobre o desempenho dos diversos setores de atividades da economia, com vistas a melhorar o direcionamento do crédito;

Estudar, propor e articular a adoção de novas técnicas orçamentárias e de análise, que sirvam como instrumento gerencial;

Propor valores de limite de crédito com vista a determinar o nível de risco possível de ser assumido com o cliente, quando solicitado pelo coordenador ou gerente da agência;

Planejar as estimativas de recursos, receitas e despesas visando o estabelecimento de metas para as Agências, bem como o acompanhamento das mesmas;

§ Analisar as despesas administrativas do BANESTES, visando manter a Diretoria e demais unidades informadas, prestando orientação técnica aos administradores;

§ Analisar e estudar a viabilidade econômico-financeira de abertura, encerramento, reforma, investimento de Agência e/ou Postos de Serviços, bem como a transformação de PAB em Agência;

§ Efetuar apuração de custos por centros de responsabilidade, por produtos e outros, relativos ao sistema;

§ Apurar e analisar o resultado gerencial de Agências e Postos de Serviços, emitindo relatórios de desempenho, bem como prestando orientação técnica aos administradores;

§ Elaborar e acompanhar o fluxo de caixa do Banco de forma a identificar a origem dos recursos e sua destinação, bem como avaliar a eficácia da captação e aplicação destes recursos;

§ Analisar o desempenho semestral e anual do Banco, procedendo a classificação das Agências, inclusive selecionando aquelas que irão compor o Grupo Gestão de Qualidade;

§ Prestar orientação técnica na execução das atividades de sua área para assegurar a observância de prazos e a qualidade dos serviços, informando-se da situação econômico-financeira do BANESTES, para fornecer elementos que subsidiem o processo de tomada de decisão;

§ Apurar diariamente a movimentação da conta "Reservas Bancárias", efetuando o cálculo e ajuste da média móvel e ainda, cálculo dos custos e penas no caso de ocorrer deficiências, bem como a movimentação das empresas do SFB, e outras;

§ Estudar e analisar a política do mercado financeiro, avaliando a sua repercussão para o Sistema Financeiro BANESTES, através de publicações técnicas, jornais, revistas e especialmente os normativos expedidos pelo BACEN, C>M, Orgãos Técnicos de Contabilidade e Secretaria da Receita Federal;

§ Apurar e analisar a necessidade de tomada de recursos junto ao BACEN, utilizando as linhas de Assistência Financeira (empréstimo de liquidez, crédito de liquidez), objetivando solucionar deficiência na conta Reservas Bancárias;

§ Analisar contratos, sob a ótica econômico financeira, visando detectar desequilíbrio e emitir parecer técnico, subsidiando as áreas na tomada de decisão;

§ Analisar reciprocidade de clientes, emitindo parecer técnico, auxiliando aos administradores em sua tomada de decisão;

§ Acompanhar e atualizar índices financeiros, prestando informações a clientes internos e externos;

§ Apurar e analisar a participação do BANESTES na praça, a partir de dados de Estatística Bancária, traçando diagnóstico de atuação das unidades nas respectivas praças;

§ Analisar as informações provenientes do Sistema de Informações Gerenciais, bem como as demandas por novas informações dentro dos padrões de conceituação estabelecidos no SIG e demais sistemas de informações que o BANESTES adota ou venha adotar;

§ Apurar e analisar o sistema de Funding para obtenção de spreads dos produtos BANESTES;

§ Elaborar e analisar as Demonstrações Contábeis Individuais e Consolidada pela Legislação Societária, Correção Integral e em moeda estrangeira (FASB 8-FASB 52);

§ Acompanhar e analisar a variação real das Contas de Resultado, com vistas a verificar junto à unidade envolvida, as variações relevantes;

§ Controlar e manter atualizado o Plano de Contas do Banco e subsidiárias fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil;

§ laborar relatórios gerenciais, demonstrando variações das contas patrimoniais e de resultado;

Controlar e registrar a movimentação do patrimônio líquido e dos investimentos permanentes do Banco;

Remeter ao BACEN, CVM, e Órgãos Oficiais as Demonstrações Contábeis mensais, trimestrais, semestrais e anuais, conforme prazos e normas legais;

Encaminhar as Demonstrações Contábeis individuais e consolidada para publicação, conferindo e acompanhando a montagem da arte final juntamente com o Departamento de Marketing;

Orientar as Unidades da Direção Geral e Agências, quanto à correta classificação Contábil e sobre a área tributária;

Controlar e analisar o cálculo e recolhimento do Imposto de Renda-PJ e Contribuição Social, bem como elaborar a Declaração do Imposto de Renda do Banco;

Executar outras tarefas correlatas relacionadas à sua atividade e necessárias aos interesses do Banco.

Acompanhar a carteira de produtos do Banco, o processo de evolução dos produtos existentes para atender à demanda do mercado, ou mesmo se antecipar à demanda;

Participar do processo de criação de novos produtos, homologação e liberação para a rede de agências;

Analisar e propor soluções e regras relativas aos processos referentes à gestão de crédito; Homologar, em conjunto com a área de informática, sistemas de informação específicos;

Mensurar e controlar os riscos aos quais o BANESTES esteja ou possa estar exposto, visando à otimização dos negócios do Banco.

MÉDICO DO TRABALHO

Atuar na prevenção de doenças em geral, em especial, as ocupacionais através da convocação de empregados ao Serviço Médico e execução de exames no próprio consultório ou encaminhando-os a Clínicas especializadas, nos casos de doenças mais graves;

Proceder a perícias médicas ocupacionais ou não ocupacionais junto aos empregados do BANESTES ou deslocando-se à residência do empregado ou hospitais, quando solicitado;

Atender, encaminhar e/ou acompanhar empregados em casos graves de urgência e internação, prestando assistência e/ou preenchendo guias próprias, visando agilizar a prestação de socorros aos mesmos;

Efetuar consultas de clínica médica em casos suspeitos de doença ocupacional e/ou acidentes do trabalho, a fim de garantir medidas básicas de assistência médica;

Atuar na recuperação de alcoólatras, encaminhando-os a entidades de recuperação e clínicas especializadas procedendo o acompanhamento dos mesmos e prestando-lhes auxílio no decorrer do tratamento, para possibilitar a recuperação e reintegração do empregado ao seu grupo de trabalho;

Realizar os exames pré-admissionais, demissionais, periódicos, de alteração de função e retorno ao trabalho, dos empregados do BANESTES;

Elaborar planos e programas de proteção à saúde e educação sanitária, ministrando palestras de saúde pública e de interesse, visando alertar e sensibilizar os empregados quanto a problemas de contágio e surgimento de doenças;

Participar de programas de manutenção de saúde e campanhas de prevenção de acidentes do trabalho, bem como analisá-los em conjunto com o Técnico de Segurança do Trabalho e demais empregados que compõem a equipe;

Participar de reuniões multiprofissionais e/ou inter-equipes, avaliando ações comuns, diagnosticando demandas e planejando serviços preventivos e/ou saneadores que subsidiem o próprio trabalho ou de outros profissionais;

Vistoriar locais de trabalho, avaliando as condições de segurança, condições ambientais e ergonômicas, tarefas executadas e substâncias manuseadas pelos empregados, visando detectar prováveis danos à saúde dos mesmos;

Formular anualmente e acompanhar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);

Participar na formulação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);

Fazer levantamentos estatísticos e realizar estudos epidemiológicos para conhecimentos dos principais problemas da saúde dos empregados da empresa;

Analisar processos e emitir relatórios e pareceres de assuntos referentes à sua área, tais como: pedidos de adicional de insalubridade, periculosidade, etc.;

Supervisionar os exames especializados, emitindo parecer final nos casos exigidos pelo BANESTES para ascensão profissional;

Executar outras tarefas correlatas relacionadas à sua atividade e necessárias aos interesses do Banco.

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO

Projetar, instalar, dar suporte, administrar e recuperar Banco de Dados;

Instalar, configurar, atualizar, dar suporte e fazer manutenção de sistemas operacionais e softwares básicos;

Prospectar tecnologias, pesquisar soluções, projetar e implementar novas tecnologias, bem como introduzi-las no ambiente tecnológico e de telecomunicações;

Elaborar parecer técnico sobre incidentes e avaliações realizadas;

Programar em linguagens de 4GL para customização de interface entre ambientes computacionais;

Elaborar metodologia e dar suporte às áreas de desenvolvimento de sistemas na realização de testes de homologação de sistemas no que se refere à integração dos ambientes operacionais e redes de comunicação;

Buscar soluções e especificar recursos de hardware, software e serviços;

Definir parâmetros de desempenho para os sistemas operacionais;

Elaborar projetos relativos à infra-estrutura e a ambientes computacionais e de telecomunicações;

Elaborar soluções de integração de aplicativos para as plataformas tecnológicas computacionais existentes;

Elaborar metodologia para diagnóstico de falhas nas plataformas tecnológicas computacionais existentes;

Elaborar roteiros, manuais, procedimentos e/ou qualquer documentação necessária para a organização das diversas plataformas existentes;

Interagir com fornecedores de produtos e serviços;

Gerenciar projetos de acordo com as melhores práticas de mercado;

Desenvolver especificações técnicas de equipamentos e serviços, para fins de edital de licitação;

Elaborar editais para aquisição e contratação de equipamentos e serviços, de acordo com os preceitos da Lei de Licitações n° 8.666;

Homologar equipamentos e serviços adquiridos e/ou contratados pela empresa;

Definir padrões de configuração no ambiente tecnológico e de telecomunicações;

Definir mecanismos de gerenciamento dos ambientes tecnológicos e de telecomunicações;

Instalar e configurar equipamentos, utilizando as tecnologias, protocolos inerentes a cada um deles;

Analisar incidentes na infra-estrutura, utilizando, as ferramentas adequadas;

Definir, manter, suportar e garantir a utilização dos métodos e processos que deverão ser utilizados no desenvolvimento e manutenção de sistemas e estruturas de informação;

Definir os processos de relacionamento e comunicação com os usuários clientes;

Identificar as demandas próprias por qualificação profissional e propor programas de reciclagem, treinamento e certificação;

Apoiar nas atribuições de análise de sistemas relativamente à ferramenta de construção nos diversos ambientes;

Desenvolvimento de sites: elaboração de layouts, editoração gráfica, editoração web/ilustração;

Programar e desenvolver aplicativos para a internet e intranet;

Elaboração de projetos web (planejamento, estrutura, layout, navegadores, padrões);

Planejamento de interface gráfica e praticar design com foco no projeto de criações em ambiente web;

Desenvolver ativIdades multidisciplinares utilizando os seguintes subsídios: design, programação, usabilidade e acessibilidade

ASSISTENTE SECURITÁRIO - TÉCNICO EM MECÂNICA

Examinar problemas ocorridos com veículos segurados, em decorrência de sinistros, verificando avarias e prejuízos, emitindo relatórios e/ou laudos técnicos conclusivos.

Avaliar veículos salvados para posterior comercialização, emitindo laudo técnico quando necessário;

Elaborar perícias técnicas de veículos sinistrados, com emissão de laudo técnico conclusivo, informando as causas dos danos, as avarias encontradas, e os mecanismos necessários para reparação;

Examinar problemas fora da rotina, trazido por clientes ou outros setores, apresentando alternativas de solução;

Acompanhar e auxiliar nas fases de planejamento, organização, coordenação e execução de atividades de ordem administrativa, financeira, técnica e operacional, desenvolvidas na área onde estiver atuando;

Analisar e interpretar dados, bem como, elaborar relatórios, planilhas, posições, correspondências e demonstrativos para efetivação das operações realizadas;

Operar máquinas diversas e microcomputadores, acionando os dispositivos básicos de comando dos processadores de texto, planilhas, bancos de dados e outros para executar serviços em atendimento às necessidades da área onde estiver atuando;

Redigir correspondências, confeccionar mapas, preencher formulários, montar processos, relatórios e outros documentos, segundo normas preestabelecidas, efetuando cálculos e conferindo documentações para compor os instrumentos de rotina da área onde estiver atuando;

Examinar problemas fora da rotina, trazidos por clientes ou outros setores apresentando alternativas de solução;

Acompanhar e auxiliar nas fases de planejamento, organização, coordenação e execução de atividades de ordem administrativa, financeira, técnica e operacional, desenvolvidas na área onde estiver atuando;

Analisar e interpretar dados, bem como elaborar relatórios, planilhas, posições, correspondências e demonstrativos para efetivação das operações realizadas

Operar máquinas diversas e microcomputador, acionando os dispositivos básicos de comando dos processadores de texto, planilhas, banco de dados e outros, para executar serviços em atendimento às necessidades da área onde estiver atuando;

Redigir correspondências, confeccionar mapas, preencher formulário, montar processos, relatórios e outros documentos, segundo normas preestabelecidas, efetuando cálculos e conferindo documentações para compor os instrumentos de rotina da área onde estiver atuando;

Executar outras tarefas correlatas relacionadas a sua atividade de trabalho e necessárias aos interesses da BANSEG;

Conduzir trabalho técnico e aplicar normas técnicas concernentes aos respectivos processos de trabalho;

Executar levantamento de dados de natureza técnica;

Desempenhar trabalhos técnicos circunscritos ao âmbito de sua habilitação;

Fiscalizar a execução de serviços e atividades de sua competência;

Organizar arquivos técnicos, bem como correspondências e normativos diversos;

Executar trabalhos repetitivos de mensuração e controle de qualidade;

Prestar assistência técnica, ao nível de sua habilitação, na compra e venda de equipamentos e materiais;

Elaborar orçamentos relativos às atividades de sua competência.

ANEXO II

DETALHAMENTO DAS PROVAS OBJETIVAS

As Provas Objetivas abrangerão as seguintes disciplinas para os cargos constantes nos quadros abaixo:

Quadro I - Para o cargo de Técnico Bancário,

Disciplina

N° de Questões

PONTUAÇÃO

Por Questão

Total

Mínimo para Aprovação

Língua Portuguesa

15

1,6

24,0

 

Matemática

15

1,6

24,0

 

Noções de Informática

10

0,8

8,0

 

Conhecimentos Gerais

5

1,6

8,0

 

Conhecimentos Específicos- Serviços bancários

15

2,4

36,0

 

TOTAL

60

-

100

60 Pontos

Quadro II - Para o cargo de Analista Econômico-Financeiro,

Disciplina

N° de Questões

PONTUAÇÃO

Por Questão

Total

Mínimo para Aprovação

Língua Portuguesa

15

1,0

15,0

 

Raciocínio Lógico

12

1,3

15,6

 

Noções de Informática

7

0,8

5,6

 

Conhecimentos Gerais

5

1,0

5,0

 

Conhecimentos Específicos

 

 

 

 

- Contabilidade geral

7

2,8

58,8

 

- Serviços Bancários

7

- Matemática Financeira

7

TOTAL

60

-

100

60 Pontos

Quadro III - Para o cargo de Médico do Trabalho,

Disciplina

N° de Questões

PONTUAÇÃO

Por Questão

Total

Mínimo para Aprovação

Língua Portuguesa

15

2,0

30,0

 

Conhecimentos Gerais

10

1,0

10,0

 

Conhecimentos Específicos

25

2,0

50,0

 

Conhecimentos de Informática

10

1,0

10,0

 

TOTAL

60

-

100

60 Pontos

Quadro IV Para os cargos de Assistente Securitário,

Disciplina

N° de Questões

PONTUAÇÃO

Por Questão

Total

Mínimo para Aprovação

Língua Portuguesa

15

1,6

24,0

 

Matemática

15

1,6

24,0

 

Conhecimentos Gerais

05

1,6

8,0

 

Conhecimentos Específicos - Seguros e Serv. Bancários

15

2,4

36,0

 

Conhecimentos de Informática

10

0,8

8,0

 

TOTAL

60

-

100

60 Pontos

Quadro V Para o cargo Analista de Tecnologia da Informação e de Comunicação

Disciplina

N° de Questões

PONTUAÇÃO

Por Questão

Total

Mínimo para Aprovação

Língua Portuguesa

7

1,6

11,2

 

Raciocínio Lógico

7

1,6

11,2

 

Língua Inglesa

7

1,0

7,0

 

Conhecimentos Gerais

5

1,2

6,0

 

Conhecimentos Específicos

 

 

 

 

- Serviços Bancários7   
- Tecnologia da Informação271,964,6 

TOTAL

60

-

100

60 Pontos

Quadro I - Para o cargo de Assistente Securitário - Especialidade Técnico em Mecânica

Disciplina

N° de Questões

PONTUAÇÃO

Por Questão

Total

Mínimo para Aprovação

Língua Portuguesa

15

1,6

24,0

 

Matemática

15

1,6

24,0

 

Noções de Informática

5

0,9

4,5

 

Conhecimentos Gerais

5

1,5

7,5

 

Conhecimentos Específicos- Mecânica

20

2,0

40,0

 

TOTAL

60

-

100

60 Pontos

Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento de no mínimo 60% (sessenta por cento) da pontuação total prevista na prova objetiva e que não tenha zerada a pontuação em nenhuma das disciplinas da sua prova.

ANEXO III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Língua Portuguesa (para todos os cargos):

Compreensão, interpretação e reescritura de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas: Tipologia textual; Paráfrase, perífrase, síntese e resumo; Significação literal e contextual de vocábulos; Processos coesivos de referência; Coordenação e subordinação; Emprego das classes de palavras; Estrutura, formação e representação das palavras; Ortografia oficial; Pontuação; Concordância; Regência.

Noções / Conhecimentos de Informática (para todos os cargos aonde ocorrer):

Conhecimentos básicos de microcomputadores PC - Hardware. Noções básicas do sistema Windows 951981NT120001XP. MS-Excel 97 e MS-Word 97 ou versões superiores. Noções básicas de Internet, Intranet e Correio Eletrônico. Noções básicas de utilização de rede local.

Conhecimentos Gerais (para todos os cargos aonde ocorrer):

Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade sócio-ambiental, segurança e ecologia, e suas vinculações históricas.

Matemática (para os cargos de Técnico Bancário, Assistente Securitário, Assistente Securitário - Especialidade Técnico em Mecânica):

Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem. Sistema legal de medidas. Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens. Equações e inequações de 1.° e 2.° graus; sistemas lineares. Conjuntos: conjuntos e intervalos numéricos; operações entre conjuntos. Funções; gráficos. Seqüências numéricas. Funções exponenciais e logarítmicas. Noções de probabilidade e estatística. Juros simples e compostos: capitalização e descontos. Raciocínio lógico: problemas aritméticos.

Raciocínio Lógico (para os cargos de Analista Econômico Financeiro, Assistente Securitário, Analista de Tecnologia da Informação):

Aferição da habilidade do candidato para compreender estruturas lógicas de relações arbitrárias entre entidades concretas ou abstratas e eventos reais ou fictícios e, a partir de tal compreensão, fazer analogias, tirar conclusões, deduzir novas informações ou relações. Podem ser apresentadas situações que requeiram conhecimentos de Aritmética Elementar.

Língua Inglesa (para o cargo de Tecnologia da Informação e Comunicação):

Competência para entender e interpretar textos redigidos em inglês de nível intermediário e técnico; Domínio das seguintes estruturas gramaticais: 1- Artigos; 2- Substantivos: plural dos substantivos; gênero dos substantivos; uso do possessivo; 3- Adjetivos: demonstrativos, indefinidos, comparativos e superlativos, formas regulares e irregulares; possessivos; 4- Pronomes: pronomes pessoais, possessivos, pronomes indefinidos, pronomes relativos; 5- Verbos: formas e tempos verbais de verbos regulares e irregulares e os verbos anômalos; 6- Advérbios: advérbios de freqüência; advérbios de modo. 7- Preposições; 8- Conjunções; 9- Orações: estrutura das orações interrogativas e negativas. 10- Leitura e Interpretação de textos técnicos; tradução; conhecimento de termos técnicos de sua área.

Conhecimentos Específicos - Serviços Bancários (Técnico Bancário, Analista Econômico Financeiro, Analista de Tecnologia da Informação):

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: organização, Instituições Normativas, Instituições Financeiras Públicas e Privadas e Estrutura Atual do Sistema Financeiro. Produtos e serviços financeiros: depósitos à vista: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos; depósitos a prazo (CDB e RDB); letras de câmbio, Nota Promissória, Duplicata, Fatura; Nota Fiscal (principais características); Cheque: requisitos essenciais, circulação, endosso, cruzamento, compensação; Ordem de Pagamento: definição, tipos, emissão e liquidação; Documento de Ordem de Crédito - DOC: noções gerais; TED - Transferência Eletrônica Disponível: noções gerais; transferências automáticas de fundos; cobrança e pagamento de títulos e carnês; arrecadação de tributos e tarifas públicas; home/office banking, internet banking, dinheiro de plástico; fundos mútuos de investimento; hot money; contas garantidas; crédito rotativo; descontos de títulos; financiamento de capital de giro; leasing (tipos, funcionamento, bens); financiamento de capital fixo; crédito direto ao consumidor; crédito rural; cadernetas de poupança; financiamento à importação e à exportação - repasses de recursos do BNDES; cartões de crédito; títulos de capitalização; planos de aposentadoria e pensão privados; planos de seguros. Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias; Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Tipos de Sociedade (principais características): Em comum, Sociedade Limitada e Sociedade Anônima.

Conhecimentos Específicos - Assistente Securitário:

Serviços Bancários

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: organização, Instituições Normativas, Instituições Financeiras Públicas e Privadas e Estrutura Atual do Sistema Financeiro. Produtos e serviços financeiros: Cheque: requisitos essenciais, circulação, endosso, cruzamento, compensação; Ordem de Pagamento: definição, tipos, emissão e liquidação; Documento de Ordem de Crédito - DOC: noções gerais; TED - Transferência Eletrônica Disponível: noções gerais; transferências automáticas de fundos; cobrança e pagamento de títulos e carnês; arrecadação de tributos e tarifas públicas; home/office banking, internet banking; leasing (tipos, funcionamento, bens); crédito direto ao consumidor. Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio.

Seguros

A Estrutura do Sistema de Seguros Privados: Conselho Nacional de Seguros Privados, Superintendência de Seguros Privados, Instituto de Resseguros do Brasil, sociedades seguradoras, sociedades de capitalização, entidades abertas de previdência complementar, corretoras de seguros, estipulante, subestipulante, apólice de seguro, riscos, provisões, segurado. Produtos e Serviços : seguros de danos, seguro de vida em grupo, seguro DPVAT, PGBL, VGBL, títulos de capitalização, resseguro, cosseguro, regulação de sinistros, serviços de assistência ao segurado, vistoria prévia. Prêmios: direto, retido e ganho, proposta de seguro, proponente, importância segurada, valor de mercado referenciado, vigência de apólice, bônus, comissões de seguros. Sinistros: retido, aviso de sinistro, avarias, cobertura, franquia, indenização, limites de indenização, prescrição, liquidação de sinistro, reintegração, salvados, vistoria de sinistros, beneficiários, sub-rogação, terceiros, fraude, prevenção a fraude. Etica e Atenção ao Cliente: lavagem de dinheiro (Lei 9613 e Circular SUSEP 200/02), papel e atribuições do corretor de seguros, atendimento ao segurado. Legislação: capítulo XIV do Código Civil.

Conhecimentos Específicos - Contabilidade Geral (para o cargo de Analista Econômico-Financeiro):

Instituições financeiras, sua importância no desempenho do desenvolvimento do país. Plano de Contas das Instituições do Sistema Financeiro Nacional - COSIF. Princípios Fundamentais de Contabilidade. Legislação e Normas emitidas pelo Banco Central do Brasil. Contabilidade societária (Lei 6.404 e legislação complementar). As demonstrações financeiras (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido). Demonstração do Fluxo de Caixa (Método Direto e Indireto). Avaliação de Investimento e contabilização. Métodos de Avaliação de Estoques (PEPS, UEPS e Média Ponderada Móvel). Princípios e convenções contábeis. Consolidação de demonstrações contábeis. Noções de contabilidade tributária (Lucro Real, Presumido ou Estimado). Noções básicas de Auditoria (Pareceres com ressalva, limpo, adverso e negativa de opinião). Análise econômico-financeira (Vertical, Horizontal. índices e índices-padrão). Análise Dinâmica do Capital de Giro (CDG, NCG, Saldo de Tesouraria, Efeito Tesoura). Ciclo Operacional e Financeiro (Prazos médios e rotação). Os CTs do Crédito (Caráter, Capacidade, Capital, Condições, Conglomerado e Colateral). Classificação de risco (Resolução 2682 do BACEN).

Conhecimentos Específicos - Matemática Básica e Financeira (para o cargo de Analista Econômico-Financeiro):

Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem. Sistema legal de medidas. Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens. Equações e inequações de 1.0 e 2.° graus; sistemas lineares. Conjuntos: conjuntos e intervalos numéricos; operações entre conjuntos. Funções; gráficos. Seqüências numéricas. Funções exponenciais e logarítmicas. Noções de probabilidade e estatística. Juros simples e compostos: capitalização e descontos. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. Rendas uniformes e variáveis. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Taxas de retorno. Raciocínio lógico: problemas aritméticos.

Conhecimentos Específicos - Médico do Trabalho:

Organização dos serviços de saúde do trabalhador. Organização Internacional do Trabalho e Normas Internacionais do Trabalho. Recomendações 112/59 da OIT - Convenção 161/85 da OIT-NR4_SESMT; NR5 - CIPA; NR7 - PCMSO; NR9 - PPRA; PPP e suas regulamentações; Doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho. Conceito; relação saúde/doença/ambiente do trabalho. Doenças ocupacionais e profissionais. Doenças causadas por agentes físicos; químicos e biológicos. Doenças relacionadas aos sistemas cardiovasculares; digestivo; endócrino; hemolinfático; neuropsíquico; osteom uscular; respiratório; tegumentar; urogenital; oftálmico e otolaringológico. Doenças infecciosas ocupacionais e câncer; Acidentes no trabalho ou portador de uma doença do trabalho - Reabilitação profissional - mudança de cargo/função; Toxicologia ocupacional. Agentes tóxicos; exposições e vias de introdução. Classificação das intoxicações - limites permissíveis para agentes tóxicos no ambiente de trabalho; Ergonomia - cargas e solicitações no trabalho - formas de trabalho humano. Fadiga e monotonia; vibrações intensas - iluminação; Saúde ambiental e repercussões na saúde individual e coletiva. Mapeamento de riscos - ações de saúde; de segurança do trabalho e dos agentes funcionais - campanhas de prevenção de saúde; planejamento; implantação e execução de programa. AIDS; Alcoolismo; Tabagismo e uso de drogas nas empresas; Legislação previdenciária e acidentária (CLT). Decreto n.° 3.048/99 - Direito do Trabalho - regulamentação atual de insalubridade - NR 15 da Portaria n.° 3.214/78; Laudo pericial e os processos trabalhistas - proteção do trabalhador; da mulher e do menor; Vigilância sanitária - legislação estadual e municipal - epidemiologia e saúde do trabalhador. Sistema de abastecimento de água; desinfecção da água; águas residuárias. Aspectos de biossegurança; Experiência no atendimento de urgências em medicina pré-hospitalar para vítimas de acidentes e mal súbito - Perícia Médica - Sigilo Profissional Atestado e Boletim Médico; A Patologia do Trabalho numa perspectiva ambiental; Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS. Vigilância à Saúde do Trabalhador; Investigação e análise dos acidentes de trabalho - conceito do acidente do trabalho; medidas técnicas e administrativas de prevenção. Metodologia de abordagem: individual e coletiva dos trabalhadores; com o uso de ferramentas epidemiológicas; Epidem iologia.

Conhecimentos Específicos - Tecnologia da Informação (para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação e Comunicação):

Tecnologia da Informação Conceitos básicos: hardware, periféricos, dispositivos de entrada/ saída, dispositivos de armazenamento, organização lógica e física de arquivos. Análise e Projeto Orientado a Objetos: Princípios de Orientação a Objetos, UML, Modelagem de classes e pacotes, Modelagem de casos de uso, Modelagem temporal (estados, seqüência, atividades, colaboração), Conceitos básicos sobre Processo Unificado. Princípios de Engenharia de Software: Gerência de projetos de software, Qualidade no desenvolvimento de software. Conceitos básicos de métricas: FPA. Programação Orientada a Objetos: Origem e evolução, Classes , Objetos, Métodos, Mensagens, Sobrecarga, Herança, Polimorfismo, Encapsulamento, Interfaces e Pacotes, Tratamento de exceção, Interfaces gráficas, Applets,. Acesso à banco de dados. Lógica de programação: Algoritmos, Estruturas de dados, Constantes e variáveis, Comandos de entrada e saída, Estruturas seqüenciais, condicionais e de repetição, Vetores e matrizes. Linguagens Orientadas a Objeto: Java, C++ , VisualBasic. Modelagem de dados utilizando o Modelo de Entidade - Relacionamento: Entidades, Relacionamentos, Atributos, Chaves de identificação, Normalização, Chaves de entidade. Banco de dados: Conceitos e fundamentos, Abstraçãode dados, Instância e esquemas, Independência de dados, Normalização e dependência funcional, Mapeamento a partir do modelo Entidade-Relacionamento, Restrições e integridade, SQL, Conceitos de Repositórios de Dados. Sistemas Operacionais: Sistemas operacionais de Redes, Sistemas operacionais da família Windows, Sistemas operacionais da família Unix, Sistemas distribuídos (clusters), Gerência de recursos.Arquitetura de computadores: sistemas de arquivos, Tolerância a falhas. Redes de comunicações de dados: Tipos e topologias de redes de computadores, Internet, Intranet, Modelo OSI, Elementos de interconexão de redes de computadores, Arquitetura e protocolos de redes, Servidores de redes, Tipos e meios de transmissão, modos de operação, modulação, correção de erros, técnicas de comutação de circuitos, pacotes e células, tipos de serviços e QoS, serviços de mensagem eletrônica de colaboração, Arquitetura TCP/IP, Nível de aplicação TCP/IP, DNS, FTP, SMTP, HTTP e SNMP. Conceitos de segurança da informação: Segurança Física, Segurança Lógica, Criptografia, Assinatura Digital, Vírus, Mecanismos de autenticação, tipos e arquitetura de firewall. Planejamento e Controle da Produção: dimensionamento e gerenciamento de processadores, discos e arquivos, procedimentos de backup.

Conhecimentos Específicos - Mecânica (para o cargo de Assistente Securitário - Especialidade Técnico em Mecânica):

Estática e resistência dos materiais (decomposição de forças x-y, cálculo de esforços e reações, diagrama de momento, diagrama de esforço cortante - cisalhante). Metalurgia (dureza de materiais, tratamentos térmicos, ensaios de tração/ compressão, ensaios de impacto, ensaios não destrutivos, micrografia/macrografia dos aços, diagrama ferro-carbono, metais ferrosos e não ferrosos). Elementos de máquinas (engrenagens, roldanas, polias, acoplamentos de eixos, rolamentos, parafusos). Noções sobre motores de combustão interna. Hidráulica. Pneumática. Lubrificação de equipamentos. Solda. Noções sobre a organização da manutenção. Noções de eletricidade básica, segurança no trabalho.

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