AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL REGIONAL DO CAMPO LIMPO - AHMRCL
CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS E
FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA
EDITAL Nº 01/2003
A AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL REGIONAL DO CAMPO LIMPO - AHMRCL torna pública a abertura das inscrições, para o CONCURSO PÚBLICO, para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva, em regime de CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, para o emprego de Médico, de acordo com as instruções especiais abaixo transcritas.
INSTRUÇÕES ESPECIAIS
I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1. O número de vagas, cadastro reserva, pré-requisitos,remuneração, forma de avaliação e taxa de inscrição são os estabelecidos no Anexo I do presente Edital e disponibilizados também na Internet no site: www.caipimes.com.br.
2. O telefone 4224-4834 estará à disposição dos interessados para o esclarecimento de eventuais dúvidas, até a divulgação do resultado final do Concurso, operando em horário comercial.
3. O concurso público tem validade por 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de sua homologação. Os candidatos aprovados poderão ser admitidos para as vagas existentes, para as que forem criadas de acordo com a legislação específica e para as que se vagarem durante o prazo de validade do concurso, sob o regime da C.L.T.
4. O período de validade estabelecido para este Concurso Público não gera obrigatoriedade para a AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL REGIONAL DO CAMPO LIMPO - AHMRCL de aproveitar, neste período, todos os candidatos classificados. O aproveitamento dos classificados reger-se-á, exclusivamente, pelos procedimentos vigentes na AHMRCL.
4.1. O cadastro reserva, formado por candidatos excedentes à disponibilidade de vagas atuais, assegurará aos candidatos que dele fizerem parte, prioridade na contratação futura, decorrente da existência de vagas para a categoria de Médico, no período de sua validade.
5. As provas serão realizadas na cidade de São Paulo.
II - DAS INSCRIÇÕES
6. As inscrições serão recebidas no período de 25 de março a 11 de abril 2003, via Internet através do site www.caipimes.com.br e, exclusivamente, nas seguintes agências do Banespa S/A, na cidade de São Paulo, durante o horário de expediente bancário:
a) 203 - Brooklin (São Paulo) - Rua Joaquim Nabuco, 138
b) 388 - Butantã (São Paulo) - Avenida Francisco Morato, 365
c) 662 - Cidade Dutra (São Paulo) - Avenida Senador Antonio Vilela, 1131
d) 648 - Conceição (São Paulo) - Avenida Eng. Armando Arruda Pereira, 951
e) 390 - Guarapiranga (São Paulo) - Avenida Pinedo, 353
f) 347 - Itapecerica da Serra - Rua XV de Novembro, 60/72
g) 641 - João Dias (São Paulo) - Avenida João Dias, 1243
h) 731 - Largo 13 de Maio (São Paulo) - Avenida Mário Lopes Leão, 121
i) 319 - Patriarca (São Paulo) - Viaduto do Chá, 15
j) 653 - Piraporinha (Diadema) - Avenida Casa Grande, 2611
k) 83 - República (São Paulo) - Praça da República, 291
l) 196 - Ribeirão Pires - Rua Dr. Felício Laurito, 33
m) 205 - Rio Branco (São Paulo) - Avenida Rio Branco, 408/426
n) 110 - Santo André - Rua Senador Fláquer, 305
o) 60 - São Bernardo do Campo (Centro) - Rua Rio Branco, 326
p) 109 - São Caetano do Sul (Centro) - Rua Rio Grande do Sul, 247
q) 145 - São João (São Paulo) - Avenida Duque de Caxias, 200
r) 336 - Taboão da Serra - Rua do Tesouro, 198
7. Para inscrever-se o interessado deverá:
7.1. No caso de Inscrição via Internet:
7.1.1. Consultar o Manual do Candidato no site www.caipimes.com.br, preencher a ficha de inscrição e emitiro boleto bancário.
7.1.2. Pagar a taxa de inscrição, nos termos do Edital que rege o Concurso, na rede bancária integrada de compensação, seguindo as instruções do site.
7.1.3. A inscrição via Internet, se confirmada, desobriga o candidato de entregar a Ficha de Inscrição nas agências bancárias credenciadas receptoras.
7.1.4. O IMES não se responsabiliza por solicitações de inscrições via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
7.2. No caso de Inscrição na rede bancária:
7.2.1. Retirar, nas agências do Banespa S/A identificadas no item anterior, o Manual do Candidato contendo o Edital do processo seletivo e Ficha de Inscrição para pagamento da taxa de inscrição, portando Cédula de Identidade - RG, ou outro documento legal de identificação com foto, preencher a Ficha de Inscrição e pagar a taxa na rede bancária de compensação, de acordo com o Anexo I do presente Edital.
7.2.2. Entregar, obrigatoriamente, a Ficha de Inscrição, devidamente preenchida, ao caixa, para fins de validação. O candidato que, mesmo efetuando o pagamento da taxa de inscrição, não entregar a Ficha de Inscrição ao caixa recebedor da taxa, não terá sua inscrição validada e não poderá participar do Concurso.
7.2.3. O candidato deverá manter em seu poder o comprovante de inscrição devidamente autenticado.
7.3. O pagamento da importância poderá ser efetuado em dinheiro ou cheque do próprio candidato.
7.4. Õ candidato deverá, no caso de inscrição por procuração, apresentar o instrumento de mandado, o documento de identidade do procurador e o pagamento da taxa de inscrição. Será exigida uma procuração para cada candidato no ato da inscrição, a qual ficará retida.
7.5. O candidato e o respectivo procurador respondem, civil e criminalmente, pelas informações prestadas na ficha de inscrição.
7.6. O candidato fará sua inscrição por código indicativo do emprego de Médico, conforme Anexo I.
7.7 A opção para assumir, ou não, a vaga oferecida será sempre do candidato convocado.
7.8 O candidato convocado que não se interessar pela vaga oferecida continuará compondo a lista de candidatos classificados, passando para o último lugar na lista de classificação, na expectativa de vaga e de eventual convocação para a unidade de seu interesse, durante o prazo de validade do Concurso.
8. O preenchimento correto da Ficha de Inscrição, assim como sua devolução na Agência Bancária receptora de Inscrição, será de total responsabilidade do candidato ou de seu procurador.
9. O candidato ao se inscrever, estará declarando, sob as penas da Lei, satisfazer as seguintes condições:
a) Estar de acordo com os termos do respectivo Edital;
b) Ser brasileiro ou gozar das prerrogativas do Decreto 70436/72;
c) Estar no gozo dos seus direitos políticos;
d) Ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data do encerramento das inscrições;
e) Quando do sexo masculino, estar quite com o Serviço Militar;
f) Não estar incurso na condição de acumulação ilícita de cargos públicos;
g) Não estar respondendo processo administrativo, na Prefeitura Municipal de São Paulo;
h) Atender aos requisitos solicitados para o provimento do emprego, de acordo com o Anexo I do presente Edital.
10. No ato da inscrição NÃO serão solicitados comprovantes dos requisitos legais contidos no Anexo I deste Edital e das exigências contidas no item 9 deste capítulo. No entanto, será automaticamente eliminado do cadastro de candidatos inscritos o candidato que não os apresentar no ato da admissão, na AHMRCL, sendo declarada nula a sua inscrição e todos os atos dela decorrentes.
11. Não serão aceitas inscrições por via postal, fac-símile, condicional e/ou extemporânea. Verificando-se, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados, será ela cancelada.
III - DAS UNIDADES DE TRABALHO
12. Conforme item 7.7., os candidatos estarão se inscrevendo para o exercício de suas atividades, se classificados e convocados, em qualquer uma das seis unidades da AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL REGIONAL DO CAMPO LIMPO - AHMRCL, ou para sua sede.
12.1. A AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL REGIONAL DO CAMPO LIMPO - AHMRCL determinará o local de trabalho do candidato classificado, obedecidas rigorosamente a lista de Classificação Final e as determinações contidas nos itens 7.7 e 7.8 deste Edital.
12.2. Os locais de exercício de atividades são os seguintes:
- Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha
Estrada de Itapecerica, 1661, Vila Maracanã
- Pronto Atendimento Macedônia
Rua Soriano de Albuquerque, 77 - Jardim Macedônia
- Pronto Atendimento Parelheiros
Rua Mário Trapé, 100 - Parelheiros
- Pronto Socorro Municipal Balneário São José
Rua Gaspar Lemos, s/n - Balneário São José
- Pronto Socorro Municipal Dr. José Sylvio de Camargo
Avenida Adolfo Pinheiro, 805 - Santo Amaro
- Pronto Socorro Municipal Maria Antonieta Ferreira de Barros
Rua Antônio Felipe Filho, 180 - Grajaú
IV - DAS FORMAS DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E TÍTULOS
13. A avaliação será realizada com base nos instrumentos identificados no Anexo I, de acordo com as exigências do emprego de Médico: prova objetiva de conhecimentos específicos e títulos.
13.1. O conteúdo programático relativo à prova de conhecimentos específicos faz parte integrante deste Edital (Anexo II).
14. A prova constante da 1ª fase (Conhecimentos Específicos) será avaliada na escala: de 0 (zero) a 100 (cem) pontos a Prova Escrita de Conhecimentos Específicos será classificatória e eliminatória.
15. Os candidatos serão avaliados e classificados pelo critério de tratamento estatístico dos pontos obtidos na prova de Conhecimentos Específicos e a lista de classificação final será resultante da aplicação do critério de Nota de Corte.
15.1. A Prova de conhecimentos específicos será estatisticamente avaliada de acordo com o desempenho do grupo de cada opção a ela submetida. Considera-se grupo o total de candidatos inscritos em cada opção, presentes à prova.
15.1.1. Na avaliação das respectivas provas será utilizado o escore padronizado com média igual a 50 (cinqüenta) e desvio padrão igual a 10 (dez).
15.1.2. A nota da prova de cada candidato resultará da diferença entre o escore bruto e a média do grupo da opção, dividida pelo desvio padrão da distribuição, multiplicada por 10 (dez) e acrescida de 50 (cinqüenta).
15.1.3. O escore bruto corresponde ao número de acertos que o candidato obtém na prova objetiva de Conhecimentos Específicos decorrentes da avaliação alicerçada em planilha de acertos e erros.
15.1.4. A padronização das notas das Provas de Conhecimentos Específicos tem por finalidade avaliar o desempenho do candidato em relação aos demais. Na avaliação da prova, o programa de computação eletrônica:
· conta o total de acertos de cada candidato na prova;
· calcula a média e o desvio padrão, dos acertos de todos os candidatos de cada opção presentes à prova;
· transforma o total de acertos de cada candidato em nota padronizada, para isso, calcula a diferença entre o total de acertos da prova e a média de acertos do grupo, divide pelo desvio padrão, multiplica o resultado por 10 (dez) e soma 50 (cinqüenta)
_
(A - X)
EP = _______ x 10 + 50
s
15.1.5. A aplicação dos critérios de avaliação previstos neste item (avaliação estatística e nota de corte) será realizada da seguinte forma:
15.1.5.1. Os candidatos serão listados por ordem decrescente do valor da nota obtida na Prova de Conhecimentos Específicos.
15.1.5.2. A definição da quantidade de candidatos que comporá cada lista se dará pela somatória do número de vagas e do número de cadastro.
V - DA FORMA DE AVALIAÇÃO DE TÍTULOS.
16. Os títulos serão avaliados da seguinte forma:
Médico - Anestesiologia
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM (TEA) - 10 pontos.
2.Experiência comprovada na especialidade - 01 ponto para cada ano até 10 anos.
3.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC - 07 pontos
Médico - Cardiologia
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM em cardiologia, com especialização comprovada em ecocardiografia infantil - 10 pontos.
2.Experiência comprovada de no mínimo 01 ano em ecocardiografia infantil - 05 pontos.
3.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC em cardiologia - 07 pontos
4.Título de ATLS - 02 pontos
Médico - Cardiologia com especialização em ECO infantil
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM em cardiologia, com especialização comprovada em ecocardiografia infantil - 10 pontos.
2.Experiência comprovada de no mínimo 01 ano em ecocardiografia infantil - 05 pontos.
3.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC em cardiologia - 07 pontos
4.Título de ATLS - 02 pontos
Médico - Cardiologia com especialização em ECO adulto
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM em cardiologia, com especialização comprovada em ecocardiografia adulto - 10 pontos.
2.Experiência comprovada de no mínimo 01 ano em ecocardiografia adulto - 05 pontos.
3.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC em cardiologia - 07 pontos
4.título de ATLS - 02 pontos
Médico - Cirurgia cabeça e pescoço
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM na especialidade - 10 pontos.
2.05 a 10 anos de experiência comprovada na especialidade - 01 ponto para cada ano, até 10 anos.
3.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC em cardiologia - 07 pontos
Médico - Cirurgia geral
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM em cirurgia geral ou alguma especialidade cirúrgica - 10 pontos.
2.05 a 10 anos de experiência comprovada na especialidade - 01 ponto para cada ano até 10 anos.
3.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC - 07 pontos
4.título de ATLS - 02 pontos
Médico - Cirurgia pediátrica
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM em cirurgia geral - 10 pontos.
2.02 anos de experiência em cirurgia geral e 03 em cirurgia pediátrica - 01 ponto para cada ano em cirurgia pediátrica, até 10 anos.
3.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC - 07 pontos
4.título de PALS - 02 pontos
Médico - Cirurgia vascular
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM na especialidade - 10 pontos.
2.05 a 10 anos de experiência comprovada na especialidade - 01 ponto para cada ano, até 10 anos.
3.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC - 07 pontos
Médico - Clínica médica
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM em especialidade clínica - 10 pontos.
2.Estágio de no mínimo 02 anos - 05 pontos
3.Experiência em clínica médica - 01 ponto para cada ano até 10 anos.
4.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC em clínica médica- 07 pontos
5.Título de ACLS - 02 pontos
6.Título de ATLS - 02 pontos
Médico - Infectologista
1.Titulo de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM em Infectologia - 10 pontos.
2.Especialização ou experiência comprovada em Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - 5 pontos.
3.Estágio ou especialização em SCIH - 1 ponto cada 3 meses.
Médico - Pediatria
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM em pediatria - 10 pontos (TEP).
2.Estágio de no mínimo 02 anos - 05 pontos
3.Experiência em pediatria - 01 ponto para cada ano até 10 anos.
4.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC- 07 pontos
5.Título de PALS - 02 pontos
Médico - UTI - Adulto
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM como intensivista - 10 pontos.
2.Estágio de no mínimo 01 ano - 05 pontos
3.Experiência em UTI-Adulto - 01 ponto para cada ano até 10 anos.
4.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC- 07 pontos
5.Título de ACLS - 02 pontos
6.Título de ATLS - 02 pontos
Médico - UTI - Infantil
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM como intensivista - 10 pontos.
2.Estágio de no mínimo 01 ano - 05 pontos
3.Experiência em UTI-infantil - 01 ponto para cada ano até 10 anos.
4.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC- 07 pontos
5.Título de PALS - 02 pontos
Médico - Neonatologia
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM em neonatologia - 10 pontos. (T.E.N)
2.Estágio de no mínimo 02 anos em neonatologia- 05 pontos
3.Experiência em neonatologia de no mínimo 02 anos - 01 ponto para cada ano até 10 anos.
4.Residência reconhecida em pediatria pelo MEC- 07 pontos
5.Título de TEP - 02 pontos
6.curso em reanimação neonatal ou PALS - 02 pontos
Médico - Neurologia
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM em neurologia - 10 pontos.
2.Estágio de no mínimo 01 ano - 05 pontos
3.Experiência em neurologia - 01 ponto para cada ano até 10 anos.
4.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC- 07 pontos
Médico - Neurologia Pediátrica
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM em neurologia - 10 pontos.
2.Estágio de no mínimo 01 ano na especialidade - 05 pontos
3.Experiência em neurologia pediátrica - 01 ponto para cada ano até 10 anos.
4.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC- 07 pontos
Médico - Neurocirurgia
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM em neurocirurgia - 10 pontos.
2.05 a 10 anos de experiência comprovados na especialidade - 01 ponto para cada ano até 10 anos.
3.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC - 07 pontos
4.Título de ATLS - 02 pontos
Médico - Ortopedia e Traumatologia
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM em ortopedia (SBOT) - 10 pontos.
2.05 a 10 anos de experiência comprovados na especialidade - 01 ponto para cada ano até 10 anos.
3.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC - 07 pontos
Médico - Psiquiatria
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM em psiquiatria - 10 pontos.
2.05 a 10 anos de experiência comprovados na especialidade - 01 ponto para cada ano até 10 anos.
3.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC - 07 pontos
(NG))Médico - Tocoginecologista
1.Título de especialista, registrado pelo CRM, fornecido pela AMB e CFM em tocoginecologia (TEGO) - 10 pontos.
2.05 a 10 anos de experiência comprovados na especialidade - 01 ponto para cada ano até 10 anos.
3.Residência reconhecida na especialidade pelo MEC - 07 pontos
VI - DOS PROCEDIMENTOS
18. As provas serão realizadas na cidade de São Paulo, em locais, datas e horários a serem comunicados oportunamente por meio de publicação do competente Edital de convocação no Diário Oficial do Município de São Paulo e Cartões de Convocação que serão encaminhados pelo Correio.
18.1. O envio dos Cartões tem caráter auxiliar na informação do candidato, não sendo aceita a alegação de não recebimento como justificativa de ausência ou de comparecimento em data, local ou horários incorretos, uma vez que a comunicação oficial dar-se-á através dos edital publicado no Diário Oficial do Município de São Paulo (DOM) e o candidato poderá ter ciência do local das provas, também, através do site www.caipimes.com.br e das publicações no DOM (site: www.imprensaoficial.com.br).
19. Não serão admitidas solicitações, anteriores ou posteriores, de aplicação de provas em local, dia e horário fora dos pré-estabelecidos.
20. Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver munido de Cédula Oficial de Identidade ou Carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe ou de Carteira de Trabalho e Previdência Social ou de Certificado de Reservista. Como não ficará retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas. O documento deverá estar em perfeito estado de conservação, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.
21. O candidato deverá comparecer ao local da prova pelo menos 30 (trinta) minutos antes da hora marcada, munido de cartão de identificação (comprovante de inscrição) e de um dos documentos citados no item anterior, caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto n° 2 e borracha.
22. O candidato só poderá se ausentar do recinto de provas após 30 (trinta) minutos do início das mesmas. Em casos especiais, será acompanhado pelo fiscal.
23. Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.
24. O candidato deverá assinalar suas respostas, na Folha de Respostas Definitiva, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, assinando-a.
24.1. Não serão computadas questões não assinaladas ou assinaladas a lápis ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.
25. Será excluído do Concurso o candidato que:
a) apresentar-se após o horário estabelecido ou em local diferente do designado;
b) não comparecer à prova seja qual for o motivo alegado;
c) não apresentar o documento de identidade exigido;
d) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal ou antes de decorridos 30 (trinta) minutos do início das provas;
e) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas, impressos não permitidos ou calculadora;
f) estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação;
g) lançar mão de meios ilícitos para a execução das provas;
h) não devolver integralmente o material recebido, exceto a Folha de Respostas Intermediária;
i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;
j) agir com descortesia em relação aos examinadores e seus auxiliares ou autoridades presentes.
26. O candidato ao terminar a prova entregará ao fiscal, seu caderno de questões, recebendo, neste ato, a Folha de Respostas Definitiva para transposição das respostas.
26.1. A Folha de Respostas Intermediária ficará em poder do candidato para posterior conferência do gabarito.
27. Em hipótese alguma haverá segunda chamada, vista, revisão de provas ou de resultados, em quaisquer das formas de avaliação, nas diferentes fases do concurso público, seja qual for o motivo alegado.
28. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, o IMES não fornecerá exemplares dos cadernos de questões a candidatos ou a Instituições de Direito Público ou Privado, mesmo após o encerramento do Concurso.
VII - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS, DA HABILITAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO
29. Com o objetivo de preservar a identidade dos candidatos inabilitados não serão divulgados resultados parciais e os candidatos habilitados para a realização da Segunda Fase (Avaliação de Títulos) serão convocados através de listas organizadas por ordem alfabética, publicadas no Diário Oficial do Município de São Paulo e divulgadas pela internet (www.caipimes .com.Br) e pelo envio, pelo Correio, do Cartão de Convocação para realização da Segunda Fase(Avaliação de Títulos).
29.1 Considerando o objetivo estabelecido no "caput" deste item, não serão divulgadas, na lista de classificação final os nomes dos candidatos não classificados e suas respectivas notas.
30. A nota final do candidato classificado será igual à soma total de pontos obtidos na prova, e na Avaliação de Títulos, obedecidos os critérios estabelecidos nos capítulos referentes às formas de avaliação.
31. A classificação será única.
32. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota final.
VIII - CRITÉRIO DE DESEMPATE
33. Na hipótese de igualdade de nota final, constituem-se, sucessivamente, critérios de desempate:
a) maior nota na primeira fase (prova escrita objetiva);
b) maior nota na segunda fase (Títulos);
c) maior idade.
IX - DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
34. Em caso de irregularidade substancial insanável relativa aos atos do concurso público, caberá recurso que deverá ser dirigido à AHMRCL, à Estrada de Itapecerica, n° 1661, Vila Maracanã, São Paulo, na Gerência de Recrutamento e Seleção, mediante protocolo.
35. O prazo de interposição de recurso será de 48 (quarenta e oito) horas após a realização de cada etapa e da divulgação dos respectivos resultados, tendo como termo inicial o 1° dia útil subseqüente.
36. O recurso deverá estar devidamente fundamentado, constando o nome do candidato, número de inscrição, emprego e endereço para correspondência.
36.1 O recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito, sendo considerada, para tanto, a data do protocolo.
36.2 Não serão aceitos recursos enviados por fax, pelo correio ou por mídia eletrônica.
37. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concurso da AHMRCL.
X - DA ADMISSÃO
38. A admissão obedecerá rigorosamente a classificação obtida pelo candidato que será integrante de lista final de classificação.
38.1. A convocação para a contratação será feita através do Diário Oficial do Município de São Paulo e pelo envio de telegrama, para o endereço informado pelo candidato, sendo considerado desistente o candidato que não comparecer à AHMRCL, munido de toda documentação para a admissão, no prazo de 3 (três) dias úteis, contados a partir do mesmo dia útil da data do recebimento do telegrama.
39. A admissão do candidato decorrerá da assinatura de Contrato Individual de Trabalho com a AHMRCL, o qual reger-se-á pelos preceitos da Consolidação das Leis de Trabalho - C.L.T., não gerando, portanto, estabilidade ou direitos correlatos, assegurados aos servidores públicos municipais, nos termos da Lei 8989 de 29/10/79.
40. A aprovação no Concurso Público não significa imediata admissão do candidato aprovado, a qual só será efetivada segundo os critérios de conveniência e oportunidade da AHMRCL, em decorrência de condições técnicas de trabalho e disponibilidade orçamentária.
41. A contratação será em caráter experimental, pelo período de 30 (trinta) dias, prorrogável por mais 60 (sessenta) dias, ao término do qual, mediante resultado positivo de avaliação do período de experiência, o contrato poderá ou não se converter automaticamente em prazo indeterminado.
42. A admissão dos candidatos, ficará condicionada à classificação em todas as fases do concurso público e, por ocasião do processo de admissão, à apresentação dos seguintes documentos - ORIGINAIS E CÓPIAS:
42.1. Carteira de Trabalho e Previdência Social;
42.2. Cédula de Identidade;
42.3. Se solteiro, Certidãode Nascimento;
42.4. Título de Eleitor e dois últimos comprovantes de votação da última eleição ou respectiva(s) justificativa(s);
42.5. Comprovante de Pessoas Físicas - CPF;
42.6. Comprovante de Inscrição no PIS/PASEP;
42.7. Certificado de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar constando dispensa;
42.8. Se casado, Certidão de Casamento;
42.9. Certidão de Nascimento de filhos menores de 21 anos;
42.10. Caderneta de Vacinação de filhos menores de 14 anos;
42.11. Comprovante de escolaridade, de acordo com os requisitos legais, para cada cargo, destacados no anexo I;
42.12. Anuidade quitada do exercício em curso do Conselho Profissional, conforme item anterior;
42.13. Comprovante de Residência (conta de água, telefone ou energia elétrica);
42.14. Comprovante da faculdade para filhos universitários que tenham entre 18 e 24 anos;
42.15. Carimbo na Carteira de Trabalho e Previdência Social INSS, designando dependência do pai, mãe ou da companheira;
42.16. Termo de guarda e certidão de nascimento do filho menor que estiver sob tutela;
42.17. Comprovante de Rendimentos (Imposto de Renda);
42.18. Para o candidato que já tenha sido servidor de qualquer órgão público, será exigida a comprovação de que não está impedido de exercer função pública,
42.19. Duas fotos 3x4, coloridas e recentes.
42.20. Comprovante do nível de escolaridade exigida.
42.21. Certidão dos Distribuidores Criminais da Comarca em que o candidato tiver residido nos últimos 5 (cinco) anos - certidão ou protocolo original com prazo válido.
43. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no concurso público, valendo para esse fim, a homologação.
44. O candidato obriga-se a manter atualizado seu endereço junto à AHMRCL, durante o período de validade do concurso público.
45. Os candidatos que atenderem à convocação para a admissão e recusarem-se ao preenchimento de vaga, serão excluídos do cadastro, sendo o fato formalizado em Termo de Desistência.
46. Por ocasião da admissão, o candidato será submetido a exame médico e, quando houver necessidade, a exames laboratoriais de caráter eliminatório, para avaliação de sua saúde física e mental.
47. A inscrição do candidato implicará na tácita e integral aceitação das condições estabelecidas neste Edital e nas instruções específicas, das quais não poderá alegar desconhecimento.
XI - CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
48. De acordo com a legislação pertinente, serão destinados 5% dos empregos vagos a portadores de deficiência compatível com o exercício do emprego, desprezadas as frações menores que 5 (cinco).
48.1. Na hipótese de não ocorrer classificação de candidato portador de deficiência para ocupar vaga destinada para essa finalidade, a mesma será preenchida por candidato classificado na Lista Geral de Classificação Final.
49. Os candidatos portadores de deficiência deverão declarar, quando da inscrição, serem portadores de deficiência, especificando-a na própria ficha, e submeterem-se, quando convocados, a perícia médica a ser realizada por profissional de saúde da AHMRCL e que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não, e o grau de deficiência capacitante para o exercício do emprego.
50. Consideram-se deficiências aquelas conceituadas na medicina especializada, de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos.
50.1. Não serão considerados como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção.
51. As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere a conteúdo, avaliação, horário e local de realização das provas.
52. O candidato portador de deficiência, ou aquele que necessitar de condições especiais para a realização da prova, deverá solicitá-las, na própria ficha de inscrição disponível no posto de inscrição, no período de realização das inscrições.
53. O candidato cego ou amblíope deverá solicitar, na ficha de inscrição, a confecção de prova em Braile ou Ampliada especificando o tipo de deficiência e a(s) opção(ões) em que se inscreveu.
53.1. O candidato que não solicitar a prova especial no prazo mencionado não terá a prova preparada, seja qual for o motivo alegado, estando impossibilitado de realizar a prova.
53.2. Aos deficientes visuais (cegos), serão oferecidas provas no sistema Braile e suas respostas deverão ser transcritas também em Braile. Os referidos candidatos deverão levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção. Aos deficientes visuais (amblíopes) serão oferecidas provas ampliadas, com tamanho de letra correspondente a corpo 24.
54. Obedecidos os critérios estabelecidos neste capítulo, o candidato que se inscreveu como deficiente e que obteve classificação terá prioridade para admissão, obrigando-se para tal, requerer junto à AHMRCL, exame médico nos termos do item 48 no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas da publicação da lista final de classificação.
54.1. O não cumprimento do que dispõe o "caput" deste item, por parte do candidato, desobriga a AHMRCL a lhe conceder a prioridade para admissão.
XII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
55. A inexatidão das afirmativas contidas em documentos apresentados, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do concurso público, anulando-se os atos decorrentes da inscrição.
56. Os atos relativos ao concurso público serão publicados, na íntegra, no Diário Oficial do Município de São Paulo, não se aceitando justificativa para o desconhecimento dos prazos neles assinalados.
57. À AHMRCL é facultada a homologação parcial ou total do concurso público, se constatada irregularidade substancial insanável.
58. Decorridos 120 (cento e vinte) dias da homologação do concurso público e não se caracterizando óbice administrativo ou legal, é facultado a incineração das provas e demais registros escritos, mantendo-se, entretanto, pelo período de validade do concurso público, os registros eletrônicos a eles referentes.
XIII - CRONOGRAMA PREVISTO
Atividade Período ou data previstos
Período de Recebimento das Inscrições 25 de março a 11 de abril de 2003
Realização da Primeira Fase (Prova Objetiva) 11 de maio de 2003
Publicação do Gabarito da Prova Objetiva, divulgação do resultado da Primeira Fase (Prova Objetiva) e Convocação para realização da Segunda Fase (Avaliação de Títulos) 17 de maio de 2003
Realização da Segunda Fase (Avaliação de Títulos) 20 a 25 de maio
Divulgação dos Resultados Finais Até 31 de maio
AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL REGIÃO CENTRAL - AHMRCL
ANEXO I
Salários: Diarista R$ 2.107,00
Plantonista 24H R$ 2.497,00
Taxa de Inscrição: R$ 35,00
Cód | Empregos | Vagas | Cadastro Reserva | Requisitos | Forma de Avaliação |
302 | MÉDICO - ANESTESIA | 21 | 63 | Título de Especialista ou Residência na Especialidade | CE / TIT |
303 | MÉDICO - CARDIOLOGISTA | 1 | 3 | Título de Especialista ou Residência na Especialidade | CE / TIT |
304 | MÉDICO - CARDIOLOGIA ECOCARDIOGRAMA ADULTO | 3 | 9 | Experiência comprovada de no mínimo 1 ano ou Estágio comprovado em ecocardiografia adulto | CE / TIT |
305 | MÉDICO - CARDIOLOGIA ECOCARDIOGRAMA INFANTIL | 2 | 6 | Experiência comprovada de no mínimo 1 ano ou Estágio comprovado em ecocardiografia infantil | CE / TIT |
306 | MÉDICO - CIRURGIA CABEÇA PESCOÇO | 2 | 6 | Título de Especialista ou Residência na Especialidade | CE / TIT |
307 | MÉDICO - CIRURGIA GERAL | 24 | 72 | Título de Especialista ou Residência na Especialidade | CE / TIT |
308 | MÉDICO - CIRURGIA PEDIÁTRICA | 5 | 10 | Residência na Especialidade | CE / TIT |
309 | MÉDICO - CIRURGIA VASCULAR | 5 | 15 | Título de Especialista ou Residência na Especialidade | CE / TIT |
310 | MÉDICO - CLINICA MÉDICA | 92 | 276 | Registro no CREMESP | CE / TIT |
311 | MÉDICO - INFECTOLOGISTA | 1 | 3 | Título de Especialista ou Residência na Especialidade | CE / TIT |
312 | MÉDICO - INTENSIVISTA ADULTO | 22 | 66 | Título de Especialista ou Residência na Especialidade ou Residência reconhecida em Clínica Médica, Cirurgica ou Anestesiologia com 1 ano de experiência comprovada em UTI . | CE / TIT |
313 | MÉDICO - ITENSIVISTA PEDIÁTRICA | 8 | 24 | Título de Especialista ou Residência na Especialidade ou Residência em Pediatria mais 1 ano de experiência comprovada em UTI Pediatrica | CE / TIT |
314 | MÉDICO - NEONATOLOGISTA | 15 | 45 | Título de Especialista, Residência em Pediatria ou curso em reanimação neonatal | CE / TIT |
315 | MÉDICO - NEUROCIRURGIA | 19 | 57 | Título de Especialista ou Residência na Especialidade | CE / TIT |
316 | MÉDICO - NEUROLOGIA ADULTO | 2 | 6 | Título de Especialista ou Residência na Especialidade | CE / TIT |
317 | MÉDICO - NEUROLOGIA INFANTIL | 1 | 3 | Título de Especialista ou Residência na Especialidade | CE / TIT |
318 | MÉDICO - ORTOPEDIA | 38 | 114 | Título de Especialista ou Residência na Especialidade | CE / TIT |
319 | MÉDICO - PEDIATRIA | 67 | 201 | Registro no CREMESP | CE / TIT |
320 | MÉDICO - PSIQUIATRIA | 17 | 51 | Título de Especialista ou Residência na Especialidade | CE / TIT |
321 | MÉDICO - TOCOGINECOLOGIA | 16 | 48 | Título de Especialista ou Residência na Especialidade | CE / TIT |
322 | PCI (PLANTÃO CONTROLADOR INTERNO) | 6 | 18 | * | - |
Legenda:
CE - Conhecimentos Específicos
TIT - Titulos
ANEXO II
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
(NG))PROGRAMA COMUM A TODAS AS ESPECIALIDADES MÉDICAS
Código de ética Médica.Legislação do SUS. Saúde Publica.Preenchimento de declaração de óbito.Doenças de notificação compulsória. Lei 13271 de 04/01/2002 que dispõe sobre a criação da Autarquia Hospitalar Municipal Regional e Lei 13399 de 1º de agosto de 2002 que dispõe sobre a criação das Sub Prefeituras do Municipio de São Paulo.
1.MÉDICO: ANESTESIOLOGIA
CE: Preparo do doente para anestesia: medicação pré-anestésica. Anestesias raquidianas: subaracnoidiana, epidural sacral e peridural. Anestesia venosa: agentes, técnicas e complicações. Anestesia por inalação: agentes, captação, biotransformação, eliminação. Ações no organismo, complicações e técnicas. Ventilação artificial. Anestesia para cirurgia pediátrica. Anestesia para obstetrícia. Anestesia para cirurgia de urgência. Indicação da anestesia nas diversas especialidades. Recuperação pós-anestésica: cuidados gerais e específicos no pós-operatório imediato. Aborto legal segundo código penal.
2.MÉDICO: CARDIOLOGIA - ECOCARDIOGRAFIA
CE: Princípios físicos do ultra-som. Geração de imagens em modos uni e bidimencional, transdutores e controle dos aparelhos de ecocardiografia. Técnicas de Doppler pulsátil, contínuo e mapeamento de fluxo em cores - características, vantagens e limitações. Análise dos sinais de Doppler e suas relações com a dinâmica de fluidos. Valor e limitações dos principais princípios físicos e equações aplicados na quantificação de lesões obstrutivas, regurgitantes e de "shunt". Ecodopplercardiografia normal. Reconhecimento das estruturas e planos. Medidas ecocardiográficas, massa e volume do ventrículo esquerdo. Função sistólica e diastólica do ventrículo esquerdo. Avaliação hemodinâmica pelo ecodopplercardiograma. Diagnóstico, avaliação quantitativa e qualitativa das miocardiopatias dilatada, hipertrófica e restritiva. Diagnóstico e quantificação das valvopatias. Ecocardiograma na insuficiência coronariana aguda e crônica. Pericardiopatias, derrame pericárdico e tamponamento. Aortopatias. Hipertensão arterial sistêmica e pulmonar. Endocardite infecciosa e febre reumática. Diagnóstico e complicações. O coração como fonte embolígena. Massas e tumores intracardíacos. Ecocardiografia no Transplante Cardíaco. Ecocardiografia nas Arritimias e Distúrbios de Condução. Ecocardiograma Transesofágico: princípios, técnica e planos de imagem, indicações e contra-indicações, vantagens e desvantagens. Ecocardiograma sob Estresse Físico e Farmacológico: princípios, técnicas e planos de imagem, indicações e contra-indicações, vantagens e desvantagens. Cardiopatias Congênitas: análise seqüencial segmentar, diagnóstico e quantificação. Cardiopatias cianóticas. Diagnóstico e Quantificação. Ecocardiograma no pós-operatório de cardiopatias congênitas. Princípios e indicações da Ecodopplercardiografia Fetal.
3.MÉDICO: CARDIOLOGIA
CE: Anatomia e fisiologia do aparelho cardiovascular. Semiologia do aparelho cardiovascular. Métodos diagnósticos: eletrocardiografia, ecocardiografia, medicina nuclear, hemodinâmica, ressonância magnética, radiologia. Cardiopatias congênitas cianóticas e acianóticas: diagnóstico e tratamento. Hipertensão arterial. Isquemia miocárdica. Síndromes clínicas crônicas e agudas: fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e profilaxia. Doença reumática. Valvopatias. Diagnóstico e tratamento. Miocardiopatias. Diagnóstico e tratamento. Insuficiência cardíaca congestiva. Doença de Chagas. Arritmias cardíacas. Diagnóstico e tratamento. Distúrbios de condução. Marca-passos artificiais. Endocardite infecciosa. Hipertensão pulmonar. Síncope. Doenças do pericárdio. Doenças da aorta. Embolia pulmonar. Cor pulmonar. Patologias sistêmicas e aparelho cardiovascular. Infecções pulmonares.
4.MÉDICO: CIRURGIA CABEÇA/PESCOÇO
CE: Noções de anatomia. Diagnostico e tratamento cirúrgico das patologias: da tireóide (Bócio e Câncer); das glândulas salivares (parótidas, submandibulares, sublinguais e menores); das paratireóides; da língua e soalho da boca; dos tumores da boca; da faringe e laringe (ressecções parciais e totais); do nariz e cavidades paranasais; da nasofaringe; dos grandes vasos do pescoço. Cirurgia reparadora da face. Cirurgia da região orbitária. Traqueostomias. Exérese de cistos ou fístulas congênitas do pescoço (tireoglos-so), branquial, higroma.
5.MÉDICO: CIRURGIA GERAL
CE: Bases da cirurgia: respostas endócrinas e metabólicas ao trauma. Equilíbrio hidroeletrolítico e nutrição. Choque.Infecção e cirurgia. A cirurgia e a ética médica. Cirurgia do tórax, traquéia e tireóide. Diagnóstico e conduta em: Hemotórax, Pneumotórax, Empiema pleural. Tórax instável: conduta. Traqueostomias: indicações e técnica. Conduta no nódulo "frio" de Tireóide. Cirurgia do Aparelho Digestivo - Disfagia: Orientação propedêutica. Lesões cáusticas: atendimento inicial. Megaesôfago: Classificação e conduta. Neoplasia de esôfago: clínica e estadiamento. Doença péptica: fisiopatologia e terapêutica. Doença péptica: indicações do tratamento cirúrgico. Neoplasia gástrica: Conduta na lesão precoce. Megacólon chagásico: diagnóstico e conduta. Doença diverticular do cólon: Clínica e tratamento. Neoplasia do cólon: Manifestações clínica. Diagnóstico e conduta na colecistopatia calculosa. Conduta na coledocolitíase. Colangite aguda: Fisiopatologia e tratamento. Colecistite aguda: indicação cirúrgica. Pancreatite aguda: tratamento quadro inicial. Abdômen agudo: abordagem diagnóstica. Cirurgia dos vasos periféricos - conduta na trombose venosa profunda. Síndrome pós flebítica - fisiopatologia/ tratamento. Cirurgia plástica e reconstrutora - Tratamento inicial do grande queimado. Síndrome de Fournier: abordagem terapêutica. Cirurgia da parede abdominal - conduta nas hérnias inguinocrurais. Técnicas para correção das hérnias incisionais. Princípios de atendimento ao paciente politraumatizado.
6.MÉDICO: CIRURGIA PEDIÁTRICA
CE: Choque; distúrbios hidro-eletrolíticos e ácido-básicos; nutrição parenteral no recém-nascido e na criança; hidratação no paciente cirúrgico; profilaxia com antibióticos em cirurgia. Trauma: cuidados com a criança politraumatizada, traumatismos torácicos, traumatismos abdominais, traumatismos urogenitais, ferimentos por arma de fogo, por arma branca e queimaduras. Acessos vasculares e cateteres de longa permanência. Hematologia: indicações cirúrgicas. Patologia cirúrgica da cabeça e do pescoço. Cirurgia torácica: pleural, pulmonar, mediastinal e de parede torácica, incluindo tumores. Patologia cirúrgica do diafragma. Patologia cirúrgica do aparelho digestivo: anomalias congênitas e funcionais do esôfago, hérnias de hiato, patologias congênitas e adquiridas do estômago, duodeno, intestino delgado e grosso e região anal. Patologia cirúrgica do fígado e das vias biliares. Malformações da parede abdominal e do umbigo, incluindo as hérnias. Abdome agudo. Anomalias congênitas e funcionais do aparelho urinário e reprodutor, incluindo intersexo. Calculose urinária. Cirurgia oncológica no recém-nascido e na criança. Endoscopia digestiva e respiratória na criança: indicações e complicações. Cirurgia laparoscópica: indicações, técnica e complicações. Toracoscopia: indicações e complicações. Cirurgia neonatal. Ver possibilidade de de um caso e analise prática do procedimento cirúrgico
7.MÉDICO: CIRURGIA VASCULAR
CE: Semiologia arterial, venosa, linfática. Patologia arterial: Doença Degenerativa (AEO). Aneurismas - Doenças Carotídeas - Isquemias críticas dos membros inferiores - Síndromes Isquemicas Agudas - Trauma. Angioradiologia: Diagnóstica e Terapêutica - Endopróteses - STENTS. Patologias venosas: Varizes - T.V.P. - Insuficiência venosa crônica - Trombofilias. Patologia Linfática: Erisipelas - Linfagites - Linfedema - tratamento clínico e cirúrgico. Angiodisplasias: F.A.V. congênitas - Hemangiomas - (sindromes) tratamentos. Tumores Vasculares. Pé Diabético. Acessos vasculares para hemodiálise. Uso em angiologia e cirurgia vascular de: anticoagulante - heparinas - anticoagulante orais - fibrinolíticos - vaso-dilatadores e antia-agregantes plaquetários. Amputações - indicações - níveis. Uso de materiais em cirurgia arterial: fios - Fogarty - próteses. Infecção Hospitalar. Pré e Pós Operatório. Biosegurança. Reforma Sanitária e os Modelos Assistencias. Vigilância Sanitária e a Saude do Consumidor. Vigilancia Epidemiológica. Ética Medica.
8.MÉDICO: CLÍNICA MÉDICA
CE: Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurismas da aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque; pulmonares: insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, trombo-embolismo pulmonar, pneumopatia intestinal, neuplasias; neoplasia; sistema digestivo: gastrite e úlcera péptica, colicistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon, tumores de cólon; renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomeruloneferites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido base, nefrolitíase, infecções urinárias; metabólicas e do sistema endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipotiroidismo, hipertiroidismo, doenças da hipófise e da adrenal; hematológicas: anemias hipocrônicas, macroncíticas e homolíticas, anemia aplástica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão; reumatológicas: osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota, lupus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno; neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias; psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão; infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leichmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença meningocócica, infecções por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses; dermatologias: escabiose, pedículos, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas; imunológicas: doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafiloxia: ginecológicas: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucoréias, câncer de mama, intercorrentes no ciclo gravídico, intoxicações exógenas: barbitúricos, entorpecentes.
9.MÉDICO: INFECTOLOGIA
CE: Doenças transmissíveis: conceitos básicos e gerais, agentes etiológicos e transmissão, mecanismos da defesa antiinfecciosa, patogênese e patologia, quadro clínico e terapêutico, diagnóstico diferencial, exames complementares inespecíficos e específicos, epidemiologia e vigilância epidemiológica, profilaxia. Quadros infecciosos específicos e sindrômicos referentes a: vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos, ectoparasitoses. Infecção hospitalar. Imunização ativa e passiva. Acidentes causados por animais peçonhentos. Destaques a: doenças transmissíveis no Brasil, doenças sexualmente transmissíveis (DST) HIV/ AIDS - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, tuberculose, cólera, dengue, meningites, doenças exantemáticas, antimicrobianas. Critérios diagnósticos e cadeia epidemiológica das infecções hospitalares. Métodos de vigilância epidemiológica - Indicadores epidemiológicos. Controle de surtos. Higiene hospitalar. Lavanderia. Classificação de artigos hospitalares - Desinfecção por métodos físico e químicos. Anti-sepsia. Esterilização por métodos químicos e físicos. Conceitos básicos de microbiologia no controle das infecções hospitalares. Coleta e transporte de amostras em Microbiologia. Farmácia e controle de infecção hospitalar. Risco de infecção ocupacional. Isolamento/ precauções. Racionalização de antimicrobianos. Infecção do trato urinário. Infecção da corrente sanguínea. Infecções hospitalares em neonatologia. Infecção do sítio cirúrgico. Infecção respiratória. Questões e soluções práticas do controle de infecção/ Legislação - Funções e operacionalização da CCIH.
9.MÉDICO: INTENSIVISTA ADULTO
CE: Distúrbios Hidroelétricos e Ácido-Básicos. Doença coronariana aguda. Choque Fisiopatologia, Classificação, Tratamento. Arritmias Cardíacas. Insuficiência Respiratória Aguda. Insuficiência Renal Aguda. Intoxicação Exógenas. Distúrbios Hemorrágicos e Tromboembólicos. Indicações e Usos de Aparelhos de Ventilação Mecânica. Parâmetros, indicações e usos de monitoragem hemodinâmica. Terapia Nutricional. Cuidados Gerais no Pós-Operatório de Cirurgia Geral e Neurocirurgia. Reanimação Cardio-Respiratória. Antibióticos e Drogas Vasoativas. Comas Metabólicos. Politraumatizado em UTI. Infecções. Queimaduras. Insuficiência Cardíaca.
10.MÉDICO: INTENSIVISTA PEDIÁTRICO
CE: Reanimação cardiorrespiratória-cerebral. Choque: fisiopatologia, diagnóstico e terapêutica. Insuficiência cardíaca. Insuficiência respiratória aguda. Ventilação mecânica: Indicações e usos de aparelhos. Insuficiência renal aguda. Suporte nutricional na criança gravemente enferma-enteral e parenteral. Distúrbios hidroeletrolíticos e do equilíbrio ácido-básico. Cetoacidose diabética. Comas. acidentes - Intoxicações exógenas, politraumatismos, queimaduras e aspiração de corpos estranhos. Infecção na criança gravemente enferma - diagnóstico e terapêutica. Cuidados gerais no pós-operatório de cirurgia pediátrica e neurocirurgia. Preenchimento do atestado de óbito. Diagnóstico e tratamento dos principais quadros clínicos decorrentes de acidentes. Atendimento à criança vítima de maus tratos. Riscos inerentes aos procedimentos terapêuticos na UTI
11.MÉDICO: NEONATOLOGIA
CE: Atendimento do recém-nascido (RN) na sala de parto. Cuidados com o RN de baixo peso e normal. Asfixia perinatal. Distúrbios metabólicos do RN: hipoglicemia, RN filho de mãe diabética, Distúrbios do cálcio e magnésio, sódio e potássio e acidose metabólica. Icterícia neonatal. Infecções congênitas, perinatais e neonatais. Afecções cirúrgicas no período neonatal. Patologia do lactente e da criança. Distúrbios cárdio-circulatórios: Cardiopatias congênitas, Choque, Crise Hipertensiva, Insuficiência cardíaca, Reanimação cardiorrespitória. Distúrbios respiratórios: Afecções de vias aéreas superiores, Bronquite, bronquiolite, Estado de mal asmático, Insuficiência respiratória aguda, Pneumopatias agudas e derrames pleurais. Distúrbios metabólicos e endócrinos: Acidose e alcalose metabólicas, Desidratação aguda, Diabetes mellitus, Hipo e hipertireoidismo, Insuficiência supra-renal. Distúrbios neurológicos: Coma, Distúrbios motores de instalação aguda, Estado de mal convulsivo. Distúrbios do aparelho urinário e renal: Glomerulopatias, Infecções do trato urinário, Insuficiência renal aguda e crônica, Síndrome hemolítico-urêmica, Síndrome nefrótica. Distúrbios onco-hematológicos: Anemias carenciais e hemolíticas, Hemorragia digestiva, Leucemias e tumores sólidos, Síndromes hemorrágicas. Patologia do fígado e das vias biliares: Hepatites virais, Insuficiência hepática. Doenças Infecto-contagiosas: AIDS, Diarréias agudas, Doenças infecciosas comuns da infância, Estafilococcias e estreptococcias, Infecção hospitalar, Meningoencegalites virais e fúngícas, Sepse e meningite de etiologia bacteriana, Tuberculose, Viroses respiratórias. Acidentes: Acidentes por submersão, Intoxicações exógenas agudas. Reanimação Neonatal. Alojamento Conjunto. Bases Práticas e fisiológicas do aleitamento materno. Seguimento do recém-nascido prematuro nos primeiros anos de vida. Exame físico e classificação do recém-nascido. Tocotraumatismos. Apnéia do recém-nascido. Anemia. Policitemia. Trombocitopenias. Distúrbios hemorrágicos. Uso de sangue e derivados. Encefalopatia hipóxico-isquêmica. Síndrome do desconforto respiratório neonatal. Pneumonia. Síndrome de aspiração meconial. Taquipnéia transitória do recém-nascido. Displasia broncopulmonar. Hipertensão pulmonar persistente neonatal. Síndromes de extravasamento de ar. Distúrbios do metabolismo da glicose. Recém-nascido de mãe diabética. Distúrbios do metabolismo ácido-básico. Infecções congênitas perinatais: sífilis, rubéola, toxoplasmose, citomegalia, hepatites, doença de chagas. Afecções cirúrgicas do período neonatal. Morte cerebral no recém-nascido. Afecções do trato urinário. Afecções neonatais do trato digestivo. Enterite necrosante. Afecções oftalmológicasdo recém-nascido. Retinopatia da prematuridade. Nutrição e avaliação nutricional do recém-nascido. Princípios de ventilação mecânica neonatal. Ventilação não-invasiva no recém-nascido: cpap. Terapia com surfactante exógeno. Afecções ortopédicas do recém-nascido. Doença metabólica óssea do pré-termo. Afecções dermatológicas do período neonatal. Erros inatos do metabolismo. Principais síndromes genéticas neonatais. O recém-nascido de mãe dependente de drogas. Analgesia e sedação do recém - nascido. Aspectos epidemiológicos e mortalidade perinatal. Conceito de risco e identificação de grupos de risco neonatal.
12.MÉDICO: NEUROCIRURGIA
CE: Neuroanatomia - Semiologia dos Estados Alterados da Consciência. Neuroradiologia: Diagnóstico dos Processos Expansivos Intracranianos através da Angiografia Cerebral e da Tomografia Cerebral por Computador, Diagnóstico das Alterações Intrínsecas da Vasculatura Intracraniana e através da Angiografia Cerebral. Conceito Clínico e de Exames Complementares da "Morte Cerebral". Síndrome da Hipertensão Intracraniana. Traumatismo Crânio Encefálico e Raqui-medular. Doenças Oclusivas das Artérias Carótidas em trajeto Extra-Craniano. Abordagem Cirúrgica da oculação artéria aguda intracraniana e Infarto Cerebral. Fisiopatogenia e avaliação clínica da hemorragia subaracnóidea espontânea. Tratamento conservador da hemorragia subaracnóidea espontânea. Tratamento cirúrgico dos aneurismas intracranianos. Má formação arteriovenosa cerebral: quadro clínico e considerações para a abordagem terapêutica. Hemorragias intracerebral e intracerebral espontânea, quadro clínico e considerações para abordagem terapêutica. Tumores intracranianos. Compressões radículo-medular.Anomalias Congênitas do SNC: defeitos de fusão da linha mediana, hidrocefalias, craniostenoses, anomalias de transição crânio-vertebral. Doenças Infecciosas e Parasitárias do SNC. Neuralgias craniofaciais, clínica, terapêutica medicamentosa e indicações cirúrgicas. Dor: aspectos funcionais e indicações cirúrgicas. Epilepsias: etiopatogenia, terapêutica medicamentosa e indicações cirúrgicas. Hidrocefalias Adquiridas.
13.MÉDICO: NEUROLOGIA
CE: Fisiopatogenia do SNC. Semiologia dos Estados Alterados da Consciência. Doença cérebro-vascular, isquemia e hemorragia. Tumores do SNC. Epilepsia: etiopatogenia, classificação internacional, tratamento medicamentoso, estado de mal convulsivo. Hipertensão intracraniana. Doenças desmielinizantes. Demências. Neuropatias periféricas. Doenças neurológicas com manifestações extra-piramidais. Miopatias. Miastemia grave e polimiosite. Diagnóstico de traumatismo crânio-encefálico. Doenças infecciosas e Parasitárias do SNC. Distúrbio do Sono.
14.MÉDICO: ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
CE: Afecções ortopédicas comuns na infância. Luxação congênita do quadril, Pé torto congênito, Paralisia cerebral, Epifisiólise proximal do fêmur. Poliomielite - fase aguda e crônica. Tuberculose ósteo-articular. Paralisia obstétrica. Osteomielite aguda e crônica. Pioartrite, Tumores ósseos benignos e malignos, Osteocondroses; Lesões dos Tendões flexores e extensores dos dedos. Anatomia e radiologia em Ortopedia e Traumatologia - ortopédica e traumatológica e Anomalias Congênitas Fibromiaugias, Dorsopatias, Síndrome de compreensão nervosa, Anatomia do Sistema músculo esquelético, Politrauma (cuidados gerais), Traumatologia geral, fraturas expostas do aparelho locomotor, fraturas fechadas do aparelho locomotor, fratura-luxação e luxação simples do aparelho locomotor, Síndrome compartimental, algodistrofias, choque medular e traumatismo raquiomedular, Exames complementares, radiografias, ultrosonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia óssea, planigrafia, anatomia cirúrgica: vias de acesso e cirurgia ortopédica,Anatomia de vasos e nervos, amputações, artrodeses, fixadores externos, haste Intramedular bloqueada, osteosintese sistema AO, prótese total de quadril, joelho e úmero, tratamento cirúrgico por via artroscopica.
15.MÉDICO: PEDIATRIA
CE: Indicadores de mortalidade perinatal, neonatal e infantil, Crescimento e desenvolvimento: desnutrição, obesidade e distúrbios do desenvolvimento neuro-psicomotor, Imunizações: ativa e passiva, Alimentação do recém-nascido e lactente: carências nutricionais, desvitaminoses.
Patologia do lactente e da criança: Distúrbios cárdio-circulatórios: Cardiopatias congênitas, Choque, Crise Hipertensa, Insuficiência cardíaca, Reanimação cardiorrespitória. Distúrbios respiratórios: Afecções de vias aéreas superiores, Bronquite, bronquiolite, Estado de mal asmático, Insuficiência respiratória aguda, Pneumopatias agudas e derrames pleurais. Distúrbios metabólicos e endócrinos: Acidose e alcalose metabólicas, Desidratação aguda, Diabetes mellitus, Hipotireoidismo e hipertireoidismo, Insuficiência supra-renal. Distúrbios neurológicos: Coma, Distúrbios motores de instalação aguda, Estado de mal convulsivo. Distúrbios do aparelho urinário e renal: Glomerulopatias, Infecções do trato urinário, Insuficiência renal aguda e crônica, Síndrome hemolítico-urêmica, Síndrome nefrótica. Distúrbios onco-hematológicos: Anemias carenciais e hemolíticas, Hemorragia digestiva, Leucemias e tumores sólidos, Síndromes hemorrágicas. Patologia do fígado e das vias biliares: Hepatites virais, Insuficiência hepática. Doenças Infecto-contagiosas: AIDS, Diarréias agudas. Doenças infecciosas comuns da infância. Estafilococcias e estreptococcias. Infecção hospitalar. Meningoencegalites virais e fúngicas. Sepse e meningite de etiologia bacteriana. Tuberculose. Viroses respiratórias. Acidentes: Acidentes por submersão. Intoxicações exógenas agudas. Violência Doméstica. Primeiros Socorros no Paciente Politraumatizado.
16.MÉDICO: PSIQUIATRIA
CE: Reformas Psiquiátricas no Brasil. Políticas de Saúde Mental no Brasil . 1ª e 2ª Conferências Nacionais de Saúde Mental. Movimentos de Saúde Mental no Brasil e São Paulo. Movimento da Luta Anti-Manicomial no Brasil e São Paulo. Modelos Alternativos em Saúde Mental nos últimos 30 anos no Brasil e São Paulo. Legislação Psiquiátrica no Brasil hoje. Epidemiologia dos Transtornos Mentais. Psiquiatria Geral e Clínica: Bases Históricas da Constituição da Psiquiatria, Bases Científicas e sua evolução, Teorias da Personalidade, Psicopatologia Geral e Especial, Entidades Clínicas e Nosologia Psiquiátrica - CID 10, Formas de tratamento e sua evolução histórica, Abordagens biológica, psicológica e social dos transtornos mentais: usos e abusos, Psicofarmacologia, Psicoterapias, Socioterapias.
Temas especiais: Psiquiatria Social, Psicossomática, Neurologia e Psiquiatria, Medicina Interna e Psiquiatria, Psiquiatria Infantil, Drogadicão, Emergências Psiquiátricas.
17.MÉDICO:TOCOGINECOLOGIA
CE: Assistência Pré-Natal. Diagnóstico gravidez e trabalho de parto. Mecanismo de parto e assistência clínica ao parto e puerpério. Intercorrências clínicas, cirúrgicas e ginecológicas na gravidez. Gravidez de alto risco (diagnóstico e conduta). Prematuridade e rotura prematura da membrana. Doenças hipertensivas na gravidez. Endocrinopatias e gravidez (diabetes / tireoidopatias). Infecções e viroses na gravidez. Prenhez ectópica. Cardiopatias e gravidez. Hemorragias da primeira metade da gravidez. Hemorragias da segunda metade da gravidez. Modificações gravídicas do organismo materno. Fatores do parto: bacia, feto e contratação. Propedêutica obstétrica - classificação, anamenese. Inspeção, palpação auscuta, toque. Limitações terapêuticas em obstetrícia. Tocurgia. Medicina fetal. Propedêutica fetal (maturidade / vitalidade). Fisiopatologia menstrual. Sangramento uterino anormal. Vulvovaginites. Doenças sexualmente transmissíveis (incluindo doença inflamatória pélvica) - AIDS. Neoplasias benignas e malignas. Mastologia. Urgências em ginecologia. Planejamento familiar (contracepção / infertilidade). Infertilidade. Endocrinologia ginecológica. Prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer ginecológico. Ginecologia na infância e na adolescência. Prolapso genital e a incontinência uretral. Endometriose. Climatério. Gravidez na adolescência. Abortamento legal - segundo Código Penal. Abortamento provocado. Sexualidade. Violência sexual e doméstica. Patologia do trato genital inferior.